então já que você falou da teologia da libertação foi foi uma linha desculpa falar demais mas não mas você tá aqui para falar você vi aqui para falar e as pessoas querem te ouvir eh as pessoas perguntam muito e elas querem entender a teologia da libertação e você que estudou muito sobre a teologia da li pode dar uma aula aqui pra gente é eu queria queria puxar o gancho da teologia da libertação mas eh certamente isso vai nascer lá onde nossa senhora falou dos erros da Rússia lá atrás Então como é que a gente entende
isso como é que surgiu pras pessoas que estão nos assistindo como é que surgiu a teologia da libertação quem libertar do seguinte existem um milhão de caminhos que dá para você fazer para contar essa história porque é é assim quando por exemplo você pega a tua árvore Gine lógica né você obviamente tem dois pais quatro avós oito bisavós e assim vai numa razão né de dois né Eh de Potência em dois então Eh mais ou menos como é a sua raiz né da sua aliás sua árvore genealógica é mais ou menos nesse sentido quase todo
grande movimento político ele nunca é uma corrente única nunca é uma coisa única que acontece né era que o Max verby chamava de o acúmulo das ações impreme ditadas ou seja as pessoas não calculam né e não tem só Deus poderia né moldar todas as ações juntas né Para que desce naquilo né Para que DCE aquele resultado aquele resultado final não é então e eu costumo dizer o seguinte eh você pode traçar a explicação a partir do que o Bento XV disse pode porque porque ela é em certo modo correta mas ela é incompleta eu
ouso dizer isso no meu querido Ben X aqui eu entreguei uma medalha dele para você né Eh porque ele dizia que era por assim dizer ocasionado por uma deturpação que foi feita do Conselho Vaticano II da nova teologia que surgiu dali e de uma nova visão de mundo que eh tinha surgido a partir dos anos 60 dos países pobres do terceiro mundo aquele discurso né vamos aí resolver o os problemas sociais etc ISO Ben 16 Tá certo tá certo mas não é a verdade toda porque obviamente intelectual etc e tal talvez não manejassem bem o
conhecimento da da da política se você pergunta para um tipo como Leonardo bof eh que é muito famoso vamos pegar ele como exemplo ele fala também que vem da da da teologia do Concílio ele também fala que vem dessas questões eh sociais mas ele insere um novo componente que eu acho que é fundamental porque ele fez parte disso no final das contas não da criação mas ele surfou a onda depois eh da do movimento de cristãos com o movimento social político mesmo que aconteceu a partir dos anos 50 e veio assim a a a crescer
com grande força nos anos 60 até culminar e do de cristãos católicos fazendo o ataque lá a ao aeroporto de Guararapes né foram foi o pessoal da ação popular que veio da ação católica não é e aquele ataque no aeroporto de Guararapes que tentaram matar o Costa Silva em agosto 66 no aeroporto de Pernambuco foi organizado pelo padre alip de Freitas que era um Padre católico que treinou Guerrilha em Cuba isso é público todo mundo sabe isso um padre treinar Guerrilha em Cuba né surreal E aí fazer um tentado aqui né para matar o Silva
porque tinha sido cantado para ser o próximo presidente eleito indiretamente pelo congresso então o o bof diz olha né Tem tem uns movimentos sociais que mas isso tá certo hum eu acho que não tá incompleto também se você pergunta por exemplo eh para um um um o pessoal que estuda esses serviços eu até a gente pode comentar sobre isso eu trouxe um livro muito especial aqui para desse assunto dos serviços secretos do por exemplo da Rússia dos erros da Rússia existiu uma certa infiltração e uma influência da da do serviço secreto soviético nesse meio existiu
mas ele não é a única causa tem gente Professor Olavo defendia essa tese de que era a única causa eu não acho que não tem parte mas não é tudo se você pergunta por exemplo para um para um Ultra mega tradicionalista e sobre a teologia da libertação ele vai dizer não é uma cria dos comunistas dos liberais dos modernistas não sei o que que infiltrou a igreja ou seja uma coisa absolutamente de Fora isso é verdade é mas não é toda a verdade se você pergunta e em quinto lugar para um tipo Historiador independente Vamos
colocar assim como Luis SM que é um comunista clássico ele vai dizer que foi a Igreja Católica o Vaticano que criou a teologia da libertação para exercer poder no Brasil criando o PT então a Igreja Católica cria CNBB para criar o PT e dominar o Brasil Ou seja a Igreja Católica exerceria o seu domínio no Brasil pelo PT Essa é a tese dele mas a Igreja Católica já existia Já exercia poder no Brasil através de seos bispos é o que que eu vou fazer é a tese dele tese delee a tese assim an assim os
documentos que ele traz eh no no negócio são fundamentais só que a tese é invertida é justamente o PT que que cria a a teologia libertação para exercer o domínio sobre a igreja né Ou pelo menos através da igreja é exatamente o contrário da tese dele mas é um Ele não conhece aí de fato a igreja eh eh como como se deve e acaba fazendo uma série de confusões de método né então se você pega essas cinco Fontes que eu citei para você que dizem existem outras mas essas são as principais sobre a origem da
teologia da libertação ou o que ela é de fato todos eles vão ter opiniões semelhantes mas incompletas né A Minha tese genial qual que é combinar todos estes ou seja não tô inventando nada pegou que todo mundo disse ó gente tá aqui exato é exatamente isso então é é um concurso não é é um concurso né Ou seja é a confluência de coisas impreme ditadas né de ações que não foram calculadas porém a partir dos anos 60 70 eh essas ações que confluem todas elas nos anos 70 principalmente aqui no Brasil todos esses movimentos confluem
Aqui no Brasil é que tipos como Gustavo Gutierres aproveitam esse movimento eh e o padre brasileiro gasman também que é um dos criadores da teologia da libertação aproveitam esse movimento para eh por assim dizer empurrar a igreja numa direção que contribua pro processo revolucionário é isto que a teologia da libertação vamos dizer num conceito ou seja essa tentativa constante dessas pessoas marxistas etc revolucionárias de usar a igreja como um motor do processo revolucionário que é o quê quebrar eh de algum modo a civilização ocidental que nós chamamos como o Bento chamava né o Bento 16
chamava de né Jerusalém Roma e e e Atenas né a filosofia o direito e a e a e a fé é quebrar essas civilização tal e instaurar um governo político de de revolucionário de esquerda Como Queira entende então no final das contas é isso é só isso é política pura né tanto que eh o movimento político surge antes e a teologia da libertação é um discurso que justifica isso só tanto que se você for ver o esse livro do Gutiérrez até trouxe para mostrar você vê que ele tá até quebrado de tanto que eu mexi
nele mas se você for ler esse aqui que é um livro fundante né da teologia da libertação aqui ele fala assim nós não estamos inventando nada nada de novo o que nós estamos fazendo é apenas o que ele chama de e reflexão crítica sobre a Praxis Essa é a definição clássica deles da teologia da libertação nós estamos refletindo sobre uma revolução que tá acontecendo refletindo teologicamente mas eu digo não que vocês estão fazendo é outra coisa vocês estão justificando teologicamente a revolução comunista dentro da igreja vocês estão dando uma linguagem que é fundamental pra ação
política se você olha para Babel lá em Gênesis 11 o que que Deus diz olha tudo que eles vão fazer e imaginam é possível por eles têm uma só linguagem e são um só povo então a unidade causada pela linguagem constrói um reino revolucionário ditatorial como Babel de novo é isso aqui você tem eles trazendo uma linguagem teológica riquíssima complexa justificando Por que um um e um um cristão católico naturalmente pode ser um comunista como como cheguevara e cam sim mas mas a origem disso quando ele vai escrever isso e ele vai eh apontar para
esse caminho da onde ele bebe Qual é a fonte ó ouça isso aqui você sabe quem é Camilo Torres Camilo Torres foi um padre dos que foi morto na Guerrilha nos anos de 1966 um padre guerrilheiro que celebrava a missa com o cálice a patena com a hóstia e o fuzil meu Deus é disso que nós estamos falando tá então ó figuras como Camilo Torres e thgo EV evar diz o Gustavo gutieres fundador da teologia da libertação põe um selo irrevogável no processo que se vive na América Latina né ou seja marca para sempre e
influem decisivamente em certos setores cristãos na maior parte dos países latino-americanos acentua-se o caráter repressivo do atual sistema ou seja as os governos militares Brasil Argentina Chile etc acrescentando-se destarte ao que medelim a conferência de medelim de 68 acertadamente qualifica como violência institucionalizada né Ou seja a a o repressão militar ao movimento comunista o uso indiscriminado da força para manter a ordem doos movimentos populares a radicalização da política do continente foi levando os crescentes grupos de cristãos a posições revolucionárias começou a surgir a fé a princípio como motivadora e justificadora de um compromisso revolucionário despido
do elemento ideológico falador de uma realidade social cruel e conflitiva o o evangelho não só repudiava a revolução mas exigia revolução se você vouer outros trechos ele fala literalmente em Abolição das classes sociais o que que é Abolição das classes sociais revolução comunista então assim ah não tem nada não tem sim agora se você for falar assim Bert ah Da onde Da onde que eles tiraram essas coisas obviamente de Marx né mas se você for olhar bem eh no fundo no fundo no fundo inclusive são estudos que eu tô realizando já tem aí uns 7
meses 8 meses se você for bem essas ideias estão presentes eh talvez eu acho que eu também nunca tenha explicado isso públicamente eh só grupo curso fechado essas coisas né ou palestra enfim enfim você a gente teria que voltar eh lá pro século XII eu eu vou explicar por e vocês vão entender o sentido disso com o monge eh cisterciense lá da Calábria chamado Joaquim de Fiori o Joaquim de Fiori eh quando as pessoas que talvez estudaram superficialmente falam dele geralmente colocam ele assim ah ele foi um cara que teve umas ideias erradas foi condenado
e e Pronto né mas quando você vai olhar com uma lupa a vida dele né e certas pessoas que hoje falam dele e estudam Como por exemplo o professor Olavo é um o hry marid de lubac que é um dos maiores intelectuais Concorde se ou não com ele do século XX o Ben XV falava dele Ah o Eric veglin falava dele o Norman Kong aquele livro sobre milenarismo fala dele um monte de gente tem livros inteiros debruçando sobre ele o Henri delub tem dois livros de 500 páginas só sobre ele são esses que eu estou
estudando agora Ou seja é um é um personagem terrível por depois de Agostinho e São Tomás talvez tenha sido o homem mais influente no no ocidente e talvez tão influente porque desconhecido porque se você conhece você consegue se desamarrar daquelas ideias né mas não e o Norman con diz Norman con diz que talvez até Marx ninguém tinha sido tão influente existe uma disputa do tamanho Mas é um homem que teve uma influência tremenda no universo e principalmente ocidental é o o Joaquim deo tomou tamanho a proeminência só quero dar uma ideia para vocês ver o
tamanho do do cara que o o Dante aliger colocou no céu na Divina Comédia ele diz né el calabres bate Joaquino do Espírito Profético dotato né o o o calabres porque ele era calá na Itália né o abad porque ele era abad do do do cisterna do mosteiro de Fiore e de dotado de espírito Profético né porque ele também era famoso por fazer profecias ele durante a sua vida eh quando o rei Ricardo Coração de Leão da Inglaterra foi pr pra terceira cruzada na terra santa fez questão de passar na Badia de Fiore para pedir
as bênçãos e vi as pregações do Joaquim de Fiore depois foi lá para Jerusalém perdeu mas o Papa Inocêncio Tero Por Exemplo foi um dos grandes Papas da história da igreja que autorizou a abertura da da dos dos dominicanos e dos franciscanos né aquela famosa cena do Francisco pedindo a regra etc adorava chamava o Joaquim de para pregar em Roma para ele então assim nós não estamos falando de qualquer pessoa falando do cara um cara realmente grande que escreveu muito eh Então tá qual qual qual que é o problema vamos dizer assim da onde que
a gente conecta este monge né Eh Místico misterioso né né com o pessoal da teologia da libertação é assim bem simples como é que um um católico que toma G renal sen que não é maluco entende a história do mundo nós entendemos a história sim é o que nós Ramos no salve rainha não é seesse Vale de Lágrimas e tal e pronto acabou nós temos vamos dizer assim uma visão pessimista ou eh o que o o h o hry delub chama de agonística né é uma é um um processo histórico de agonia Cristo vai vencendo
Satanás nesses nessas grandes lutas mas ele nunca vence totalmente ele só vai vencer totalmente no final né vamos dizer vai terminar a conquista né no final no no juízo final então a história ela é assim existe um certo pessimismo que foi consagrado nas obras do Santo Agostinho da Cidade de Deus e Cidade dos Homens né a Cidade de Deus que que é é o orgulho o desprezo de de si e o amor a Deus é a Cidade de Deus de dos homens é o amor a si e o desprezo de Deus ponto é Babel e
Nova Jerusalém então a visão que imperava desde o século V com Agostinho até São eh o Joaquim de Fiore que inclusive é Beato é o Beato ou ou ou venerável acho que é venerável até Joaquim de Fiore era esta ideia pessimista Ou seja a ideia de implantação de um paraíso na terra nunca passou na cabeça de ninguém as pessoas até achavam que Jesus ia voltar por exemplo São Paulo achava Santo Irineu achava Tertuliano achava eh orines a gente acha que tá vindo agora lembra nos anos 2000 o bug do milênio vai voltar depois 2012 calendário
Maio agora 2030 que não sei o que agenda sei lá o que vai voltar né é uma loucura cura 000 Acharam a mesma coisa quando teve a reforma protestante quando enfim todo mundo achar isso né Eu acho que tá no direito né Jesus falou que vai voltar né Uma hora vem e então o Joaquim de Fiori ele é o primeiro que inaugura esta quebra de pessimismo em relação à história eu vou assim resumido do resumo do mais o essencial para entender que que ele dizia que no começo de Adão até Jesus Cristo eh existiu o
reino do pai uhum ou seja o pai dominava o Deus pai né obviamente então era o período da Lei era o período da escravidão no sentido da servidão a Deus era o período da carne em que tudo era feito de modo físico era o período eh sacerdotal Levítico né com Moisés era o período etc e tal e com Jesus Cristo inaugura-se A Era do filho do filho por Óbvio então é a Era não mais da lei Mas da Graça não é a época da da da servidão mas é a época da caridade da desculpa da
é da caridade é a época dos eh dos eh não era dos amigos como é que ele chamava época dos acho que época dos filhos de Deus ele ia fazendo essas mudanças de perspectivas né e essa segunda era ou eh idade do tempo ele cada um interpreta de uma maneira isso né mas vamos chamar de era né Essa era do filho também iria chegar a um fim época da igreja época dos sacramentos etc também iria chegar ao fim eh lá por volta do ano 1260 não sabemos o que não aconteceu porque Pois é também tava
esperando estamos aqui né Pois é até agora mas que no ano de mais ou menos 1260 que ele fez alguns cálculos lá bíblicos etc iria ser o grande ápice da era do Espírito Santo que começou com eh São Bento São Bento de núrcia no ano ali de na no século sexto E essa era do Espírito Santo seria uma era em que a hierarquia da igreja seria desnecessária porque as pessoas iam ser infusas do Espírito Santo de tal maneira que a hierarquia a obediência ia ser desnecessário nós não não seríamos mais servos ou ou um povo
eh Como é que se diz próximo de Deus como filhos mas seríamos de fato amigos de Deus e discípulos exato então era é servos discípulos E agora amigos mesmo né de Deus nós eh não precisaríamos de fato de uma estrutura da igreja o ideal seria o vida monástica né todo mundo iria viver com vida monástica viria um papa Angélico um papa assim angelical maravilhoso que iria libertar as igrejas dessas amarras né ninguém precisaria aprender com mais ninguém porque o espírito santo iria infundir diretamente nas pessoas o conhecimento nós iríamos aprender ele que ele chamava de
intelecto espiritual Então você teria uma abolição por assim dizer da igreja católica a igreja católica como nós a conhecemos dos pais que nós estamos falando aqui seria ela passaria mas ele veio bem até um determinado momento né depois depois o cara surtou ele teve um surto aí seo isso parece mais uma ideia diabólica uhum de de de tão bem assim que olha gente nem precisa disso tudo então vamos abolir só que na realidade ele tá no meu modo de ver coitado nunca estudei isso mas é é uma prefiguração do céu ele tentou apresentar uma prefiguração
do céu e abolindo a igreja na Terra só que todo mundo na terra is significa dizer não mais Sacramento e dirige todo mundo pro inferno pronto não sei seha isso se Bert assim matou a charada