[Música] [Música] Agora presta atenção se você ainda não leu o texto eu leria porque agora eu vou soltar um monte de spoiler E aí é com você vamos lá quando a Maria Firmina dos Reis escreve o romance Úrsula sobre o pseudônimo de uma maranhense esse texto circula ele é conhecido das pessoas daquela época e causa uma certa comoção sim nos leitores mas obviamente por ser escrito por uma mulher e uma mulher negra ele sofre um processo de esquecimento de famento quando ele vai ser recuperado já vai ser em 1962 Olha que coisa interessante ele foi
encontrado num cebo do Rio de Janeiro por um Historiador e bibliógrafo e ele pesquisando no cebo ele descobre lá um original desse texto manuscrito acreditem e ele quando encontra esse original ele leva para uma editora e aquilo reconhecido como a Preciosidade e é republicado e volta a circular então quando a gente quando se leu Úrsula em 1860 qual era o olhar o olhar era é um mau romance é um romance romântico mal escrito por quê Porque no final todo mundo morre Você já viu algum romance romântico em que todo mundo morre no final a mocinha
morre no final O mocinho morre no final enfim Tô brincando que todo mundo morre mas a maioria das personagens vai morrer e o romance entre Tancredo e Úrsula não é levado a termo por quê Porque Tancredo é morto pelo tio de Úrsula alerta de spoiler eu avisei o que que vai acontecer qual era o enredo afinal de contas de Úrsula o tio era irmão da mãe de Úrsula né da Luísa b a Luísa B escolhe para para seu marido um homem que era pobre e aquilo desperta uma Ira um pouco desmedida nesse tio e quando
a gente entende essa Ira um tanto desmedida a gente já entende um primeiro traço psicológico desse personagem ele é um personagem que tem as suas as suas emoções exacerbadas as suas emoções são todas muito exageradas principalmente as emoções relativas à raiva ao ódio ao desprezo à vontade de matar esse tio é um tio que vai eh ficar inimigo da irmã tirar todo o dinheiro da irmã importante dizer isso porque Úrsula e a mãe viviam de uma maneira para pessoas brancas que eram da nobreza elas viviam de uma maneira precária Ursula era uma menina muito inocente
e nesse sentido ela segue perfeitamente perceba isso é o romance de Formação romance romântico de Formação brasileiro porque ela inaugura uma personagem aquilo que a gente vai ver não tanto em Iracema Mas muito em Guarani na personagem de cessi aquela menina doce ingênua inocente de coração muito puro e no final das contas muito exposta a as periculosidades do mundo é exatamente o que Úrsula É eu tô dizendo que Alencar leu Maria Firmina longe de mim que ele pode ter pego essa fórmula dali muito mais longe ainda só que não porque se um romance anterior ao
dele esse romance circulou certamente os diálogos estão ali presentes de alguma maneira então A Úrsula É Essa Menina extremamente doce o ambiente do romance é o mesmo ambiente de todos os romances românticos é um ambiente idílico um ambiente e do mato bucólico sabe e essa menina ela está em casa quando de repente a aparece o o o o Túlio que era um escravizado de uma fazenda vizinha com o Tancredo para ser socorrido E aí no que no que ela vai cuidando de Tancredo ele dormindo delirando ela vai cuidando dele né tirando a febre aquela coisa
daquela cena mesmo ele é meio que um belo adormecido e ela vai cuidando dele e de repente ela se apaixona por ele e ele quando abre os olhos se apaixona por ela e imediatamente como trás decidem que vão se casar aí você diz meu Deus mas como que que resolveram casar tão rápido se apaixonaram tão rápido e aí a gente vê uma outra característica do texto de de de urso de Maria Fermina dos Reis é que a história dos brancos não é tão relevante é curioso isso ela faz os personagens brancos como personagens planos sabe
a gente tem o personagem plano e o personagem Redondo o plano é aquele personagem que começa e termina a história com o mesmo nível de comportamento uma mesma vibração de perfil físico atitudinal e psicológico ele tem uma coerência entre esses perfis o Tancredo come essa a narrativa como esse homem que tá em cima de um cavalo o cavalo inclusive tropeça ele já tava meio que desmaiado e ele fica inconsciente ele está inconsciente olha aqui interessante ele permanece inconsciente um tempo da narrativa quando ele acorda ele já acorda para o amor vai resolver alguma coisa em
tese ele deveria voltar para o casamento mas não chega porque o tio de de de de Úrsula o mata eu falei que eu ia dizer o final mocinho morre no final mas por que que ele tem essa vida tão pouco interessante Úrsula essa menina extremamente inocente criada pela mãe sem pai e essa menina ela se apaixona pelo Tancredo espera por se casar com com o Tancredo no meio do caminho num dos passeios que ela faz pela fazenda encontra com esse tal homem que é o tio e que inclusive se você vai ver você demorou um
pouquinho de entender que era o tio porque ele vem a gente não entende muito bem quem é esse homem mas é o tio dela e de repente você demora de entender também que é o tio porque ele quer olha a loucura desse homem Ele queria se casar com Úrsula e nele querendo se casar com Úrsula o que acontece é que ele passa a ser o inimigo frontal de Tancredo estão lá Tancredo que é esse rapaz do coração bom o que que ele faz ele paga a ufora de Túlio e Túlio vem e aí a gente
introduz uma personagem que eu já falei que é muito importante aqui que é dona Suzana Túlio vem muito feliz dizer a dona Suzana a Escrava Suzana que ele estava livre e aí o texto que ela dá hein que textão ela diz você nunca vai saber o que é a liberdade porque você nunca foi livre você teve a sua alforria comprada mas você não é livre e aí essa sinalização que a Susana vai fazer pra gente tem dois sentidos o fato dele ter nascido escravizado e portanto esse sujeito que nasce escravizado é um sujeito que carrega
n na sua subjetividade no seu ideário mental toda uma uma construção eh que é feita pela lógica Colonial entende que é feita pela opressão colonial e ao mesmo tempo ele nunca vai ser livre porque ele está Agradecido a Tancredo ela diz isso não é liberdade a minha liberdade não será garantida por eu ser grata a alguém que pagou para eu ser livre a minha liberdade não será garantida se eu tiver livre sozinha e isso instaura uma reflexão para para Túlio que já é um rapaz dado a refletir a pensar sobre o seu comportamento desde a
primeira cena e isso vai fazer com que o a personagem de Túlio vá se Complex no decorrer da narrativa Túlio ele vai até o final muito fiel a Tancredo isso é um fato isso tem a ver com que a Suzana fala né de ele ser um escravizado mental isso eu vou deixar uma dica de leitura aqui existe um um um Pensador chamado France fanon France fanon vai discutir a colonização mental ele vai dizer como corpos negros podem estar Livres Mas se estiver com a mente se estiverem com a mente aprisionada ele continua sendo um cativo
da branquitude do racismo de todas as violências possíveis Então o que ele o que ele tá o que se coloca no romance é que ele está livro Livre mas a mente dele permanece cativa do agradecimento então ele é um sujeito que ele diz Em algum momento que ele é capaz de dar a vida por Tancredo é grave porque ele é libertado mas ele continua sendo um escravo um escravizado por dívida entende num outro sentido mas ele ele se sente em dívida com Tancredo porque Tancredo o libertou Apesar dele conseguir complexar as reflexões ele pela colonização
mental não consegue avançar e se retirar da Ordem da escravização E aí o que que fica no texto a gente acaba prestando muito mais atenção às pessoas negras porque você vai ver o discurso de Dona Suzana Dona Suzana é essa mulher que foi sequestrada então a a dona Suzana é uma personagem que é criada P pela Maria Firmina para ser um contraponto a Túlio e e dona Suzana ela recupera no seu discurso todo o processo da escravização o modo como as pessoas negras eram sequestradas Ela diz que estava livre que era feliz que era uma
menina muito feliz e que nesse processo ela foi tirada de sua família e jogada no navio e ela vai descrever Os horrores dos navios Negreiros ela vai mostrar pra gente a partir da fala dessa escravizada O que foi aquele sofrimento e é importante a gente pensar numa outra coisa a gente tem um poeta que é o Castro Alves que é pensado como o poeta dos escravos que se dedicou a falar sobre esse sofrimento no entanto é importante talvez que a gente Pense como Castro Alves apresenta o sofrimento mas não apresenta resistência e quando essa escravização
é narrada por autores negros a resistência comparece que é o que vai acontecer com Maria Firmina Maria Firmina ela mostra como dona Suzana era uma mulher extremamente íntegra como era uma mulher extremamente ciente de si e aí a gente volta pra questão da personagem Redonda ela é uma personagem complexa ela é uma personagem que está o tempo inteiro propondo mudanças reflexões redirecionando a narrativa de alguma maneira da mesma forma vai aparecer a figura do pats do tio de Úrsula né que era um homem que era que tinha uma adição uma adicção ele era viciado em
álcool né então esse homem ele vai falar sobre esse vício em álcool mostrando como o álcool era uma coisa que Inclusive era dada dentro dos navios Negreiros era dada era dado dentro das calas não para momentos de festa mas para manter a mente dos mais revoltados e alheia aos processos que estavam acontecendo e esse álcool que era dado que era bebido que era ingerido não era não eram necessariamente as bebidas de África é importante pensar nisso assim como existe uma adaptação linguística de vestuário de culinária a o vinho de Palma que é muito tradicional em
muitos lugares de África na Nigéria por exemplo não existia aqui no Brasil Então o que essas pessoas tomavam e até hoje em dia não imagin on dis se Ach vinho de Palma aqui no Brasil mas essas pessoas tomavam era a cachaça era a bebida crua né da cana de açúcar e esse homem que bebia muito esse homem ainda dentro da bebida ele diz que ele bebe para tentar eh eh esquecer do que ele passa a bebida vira sintoma do sofrimento então eu concluiria dizendo isso né como Como existe ali naquele texto um investimento nas personagens
as personagens negras rendem e elas morrem elas permanecem vivas elas estão ali ativas na narrativa mas eh a grande mensagem que a a a a Maria Fermina acaba nos passando é se não existe final feliz para todo mundo não vai ter final feliz para ninguém é curioso a gente observar como o casamento não dá certo a mocinha não termina feliz e o vilão não termina punido vocês viram que o tio muito depois daquele momento já num outro ambiente ele diz eu faria tudo de novo ou seja o ódio dele permanece o mesmo e esse tio
ele acaba de alguma maneira representando o ódio da supremacia Branca contra os corpos negros também porque o ódio ele ele fez contra a irmã mas ele também fazia contra todos os escravizados que ele mantinha então o romance úrsola é um romance que é inovador isso é um fato eu olho aqui a minha proposta de leitura com vocês é olhar o romance com os olhos de 2021 mas se você olha com os olhos de 182 1860 você vai perceber que esse texto ele estava ali eivado de inovações já naquele momento ele é cheio de de informações
que não circulavam ele é cheio de representações que eram sufocadas naquele momento se a gente olha com os olhos de 2021 a gente entende como é um texto que é extremamente propositivo atual disruptivo como é um texto extremamente questionador do status quo e talvez Justamente por isso ele tenha ficado esquecido durante tanto tempo hoje em dia o que que acontece com esse romance é um romance que é muito estudado existem pesquisas que indicam que entre 2017 e 2020 mais ou menos nós temos algumas dezenas de Estudos em universidades de mestrados de doutorados sobre o texto
depois desse texto a Maria Firmina que era um artista nata escreveu contos poemas e curiosamente muitas letras de música então era uma mente extremamente criativa E aí o que que fica de Maria Firmina Quem são as herdeiras de Maria Firmina bom a primeira herdeira imediata de Maria Firmina é Carolina Maria de Jesus que é uma escritora que vai escrever 100 anos depois praticamente né porque o livro de Carolina é do final da década de 50 quarto de despejo e essa escritora ela vai ainda representar as situações pelas quais passam uma família negra matrilinear passando fome
no quarto de despeja da sociedade brasileira e é com isso que eu gostaria de encerrar o noss nossa conversa e dizer a vocês que não deixem de ler Úrsula não deixem de de ler Carolina Maria de Jesus não deixem de ler Maria Firmina porque o texto de Maria Firmina é um texto que se instaura como um Marco dentro do nosso romance mas não apenas como marco histórico mas como marco interpretativo das Relações raciais no Brasil até a próxima h