Calvinista ou Arminiano? | Luiz Sayão

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Luiz Sayão
Prepare-se para uma jornada introspectiva com Luiz Sayão. Explore temas essenciais como vida, propós...
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grande discussão é calvinismo ou arminianismo como é que a gente debate esse assunto que tem sido aí motivo de tanta a discussão nos dias de hoje e talvez para muita gente a coisa até ficou meio complicada porque virou mais ou menos isso né um conflito teológico aí nós temos o Johnny Calvin contra o o Jake arminius e parece que muita gente em vez de estudar e conhecer o assunto mas entra numa relação de conflito do que qualquer outra coisa eh de modo que vale a pena não sei se você vai conseguir enxergar daí Pelo menos
ver algumas coisas que fazem parte dessa discussão dentro da tradição das igrejas que vieram da reforma nós temos né a tradição Luterana que em grande parte tem uma certa sintonia com os ensinos e Calvino e a reação eh de armínio posterior né o famoso teólogo Holandês Lutero alemão Calvino francês armínio Holandês e as discussões sobre a maneira de entender a a maneira como a salvação acontece envolve o arbítrio humano a eleição a justificação a conversão e a preservação do Salvo e a questão que tá Envolvida com apostasia por exemplo na tradição Luterana se acreditava H
na depravação total numa eleição não eh até certo ponto Incondicional mas sempre na tradição Luterana se enfatizou eleição somente para salvação a justificação de todos os que creem que é concluída na morte de Cristo a conversão ela tem a ver com a ação da Graça que na tradição Luterana é confirmada através dos elementos dos meios de graça e é considerada uma uma graça resistível a preservação ã diz que cair da Graça é possível mas Deus Garante a preservação do fiel a gente não tem muito a ver com nesses detalhes com a tradição propriamente Luterana Mas
entre Calvino e armínio a gente vai ver a diferença Calvino defendia e o calvinismo Mais especificamente o que é chamado depravação Total sem a existência do livre arbítrio humano todas as escolhas estão condicionadas pelo pecado no arminianismo existe a ideia de depravação mas não se recusa o livre arbítrio e não se pensa em depravação Total a eleição no pensamento calvinista ela é incondicional paraa salvação e também paraa condenação é na verdade os pensadores mais calvinistas enfatizaram as duas realidades no arminianismo a eleição é condicional tendo em conta a previsão da Fé ou da incredulidade quer
dizer Deus não escolhe a pessoa mas Deus sabe se a pessoa vai crer ou não essa é a maneira de explicar a justificação ela é limitada a é só pros eleitos paraa salvação que é conquistado com a morte de Cristo no arminianismo a justificação é possível para todos mas só se completa quando alguém escolhe crê a conversão é irresistível Quando Deus age na visão calvinista não há como a pessoa segurar isso ela não tem meios que estejam no caminho e na visão arminiana ela é resistível e envolve o livre arbítrio segundo a visão calvinista a
perseverança dos Santos é garantida porque uma vez para sempre a pessoa será salva na visão arminiana A Conservação na fé somente mediante a perseverança com a possibilidade de uma total e definitiva apostasia pra gente entender o que que tá por trás das duas maneiras de pensar a gente começa discutindo a questão do Pecado em si porque a maneira como a gente entende o pecado é a maneira como se tem a base para pensar de uma forma ou de outra muita gente por exemplo acha uma posição mais interessante mas talvez não entenda a base que sustenta
o pensamento então uma boa definição de Pecado aqui escolhendo que diz o grudem pecado é deixar de se conformar a lei moral de Deus é o conceito de falha em relação ao alvo que tá na palavra que tá na palavra hamartia seja em ato atitude ou em natureza Então essa ideia de inconformidade com aquilo que Deus determina E aí diante da realidade do pecado a discussão é o que foi que a queda produziu Quais são as decorrências do pecado original e prosseguindo nós mencionamos um pouquinho sobre isso ontem à noite eh Às vezes a gente
imagina isso né que o pecado tem a ver com a nossa ruptura com Deus e que atinge principalmente o que a gente vai chamar da nossa realidade espiritual visão bíblica é muito mais Ampla né você tem essa ruptura com Deus que é a queda teológica né Adão e Eva se escondem de Deus no Jardim a ruptura com o próximo essa dimensão sociológica a gente vai ver por exemplo né que Adão culpa Eva e logo os dois primeiros filhos Caim mata Bel né Essa ruptura com Deus que causa a ruptura com o próximo ruptura consigo mesmo
psicológica eh o homem responde que ficou com medo por isso ele se escondeu ele tem medo culpa vergonha e a ruptura com a criação onde agora a Bíblia vai dizer que Deus afirma maldita é a terra por sua causa então Eh entendendo que o pecado eh tem a ver com uma ruptura com Deus que tem desdobramentos em todas as áreas a gente começa a entender um pouquinho mais a ideia da Redenção e a ideia do pecado é forte tanto é que Romanos vai dizer que a salvação é absolutamente necessária porque a condição humana é crítica
e ela vai usar a expressão o salário do pecado é a morte a morte na sua dimensão de ruptura para com Deus a morte na dimensão de sofrer decorrências desse distanciamento com aquele que é a fonte da vida ela marca a humanidade a morte atinge toda a humanidade a gente não sabe muito bem como seria né aliás para você começar a pensar já né Será que se Adão e Eva levassem um escorregão no éem batesse a cabeça na parede ou na pedra né não tinha parede né doía ou não né Ah é possível que sim
porque além de se tornarem pecadores Eles foram criados como criaturas e criaturas são limitadas Então existe uma dimensão de fragilidade por criação mas com certeza a maneira como a morte atinge a nós não é a ideia original da criação Possivelmente o homem passaria para uma dimensão superior sem sofrer o que a gente sofre a morte atinge todo mundo tanto o animal como vegetal ela é uma realidade material e espiritual e marca toda a criação por isso que Apocalipse vai dizer né ah melhor primeira Coríntios vai dizer que o último inimigo a ser vencido é a
morte tragada foi a morte pela vitória e a vitória de Jesus sobre a morte Mostra aí o poder da Redenção então nós temos as consequências do pecado Onde está presente a morte física a ideia de morte espiritual por exemplo Jesus vai se referir aos seus opositores como pessoas espiritualmente mortas vocês estavam mortos nos seus delitos e pecados a ideia de Efésios 2 e a ideia de morte eterna aquele que nele crê tem a vida eterna existe a ideia de distinção entre um e outro por isso a seriedade da perspectiva bíblica sobre o pecado é muito
clara diferente do que as pessoas pensam hoje a maior parte das pessoas tem uma ideologia na cabeça muito parecida com o pensamento de um homem chamado jean-jacques Rousseau que acredita que o meio é que prejudica Vale apena vi um filme sobre isso ah que é chamado Ah o Senhor das Moscas Saiu até um filme é um livro que foi até premiado onde o autor conta a história de um naufrágio onde um grupo de meninos fica numa ilha e não tem pais não tem televisão não tem internet Não tem videogame não tem influência nenhuma desse tipo
e esses meninos vão reproduzindo todos os males da sociedade quando eles entram em conflito um com o outro mostrando que o problema tá dentro não fora e muita gente imagina que o problema por isso que as pessoas por exemplo com facilidade acreditam no quê que se a gente mudar um sistema político a gente muda o mundo em vez de acreditar que se a gente mudar as pessoas a gente muda o mundo Então a maneira de pensar é diferente que que a Bíblia diz Romanos 3 como está escrito não há nenhum justo nenhum sequer não há
ninguém que entenda ninguém que busque a Deus todos se desviaram tornaram-se juntamente inúteis não há ninguém que faça o bem não há nenhum sequer desde Adão todos nos separamos de Deus nos encontramos espiritualmente mortos não existe nada bom em nós mesmos no sentido de perfeito e de puro não é quer dizer que toda pessoa é um monstro né quer dizer que todos os nossos atos são maculados e imperfeitos isso se manifesta nos atos pecaminosos a ideia importante é que nós somos pecadores por natureza pé de caju da Caju pé de cupuaçu da cupuaçu pé de
gente D pecado a pessoa é pecadora não porque comete pecado ela comete pecado porque é pecadora porque tem a sua inclinação pro mal aqui aquilo que a tradição Judaica chama de yser hará inclinação pro mal e aí a gente tem que podemos chamar de as consequências do pecado que apresentam-se como ah realidades pertinentes ao fato de que nós somos pecadores nós temos a culpa isso culpa não só no no sentido psicológico culpa no sentido jurí a pessoa é passível de julgamento a corrupção quer dizer a própria prática da maldade e do erro em si a
fraqueza a fragilidade humana decorrente do pecado e a incapacidade principalmente de fazer o bem e aí é interessante como é que essas coisas são entendidas na história do pamento teológico n Olha lá nós temos duas ideias aqui importantes existe na Bíblia uma ideia difícil de entender hoje porque hoje nós somos frutos de uma sociedade que aprendeu a pensar no indivíduo como isolado por isso que tem tanta gente hoje que se acha Cristão sem pertencer à igreja daqui a pouco ele toma a ceia do senhor pelo Facebook né faz um barulhinho lá e ele já participou
essa ideia não faz nenhum sentido né na escritura sagrada você sempre pertence à comunidade por isso na verdade existe uma ideia que é essa ideia de corpo essa ideia de solidariedade que todos nós estamos em Adão por isso aquele negócio que o pessoal fala bom Adão pecou é problema dele não tem nada a ver com isso eu não tava lá nem trabalhava com fruta na época que que eu tenho a ver com isso então A ideia é que a culpa é herdada porque somos considerados culpados por causa do pecado de Adão é estranho pra gente
isso né porque a gente não entende que os nossos atos na verdade não são unicamente particulares e individuais eles fazem parte de uma comunidade tudo que uma pessoa faz envolve todos os outros por isso A ideia é que o nosso primeiro pai falhou toda a família tá envolvida nisso a corrupção herdada temos uma natureza pecaminosa por causa de Adão não só culpa mas nascemos como uma disposição indevida que é chamada disposição para pecado é por isso que uma criança pequena logo aprende a dizer não rapidinho ninguém precisa ensinar logo ela morde o dedo do outro
difícil crianças abandonadas invadir biblioteca para pegar livro de geometria e se aprofundar no assunto mas aprender o que é ruim é coisa mais fácil do mundo ensinar o que é errado você nem precisa repetir mas ensinar o Hino Nacional Brasileiro aí é complicado como é que é mesmo vamos lá meus irmãos vamos lá muito bem então diante disso vamos ver que mais está envolvido nessa história a questão de entender a o pecado nos leva à discussão do problema do mal que que é o problema do Mal problema do Mal envolve o fato de que apesar
de Deus ser totalmente bondoso e absolutamente onipotente e onisciente Deus permite o mal nesse mundo mal em que sentido tanto em termos de sofrimento às vezes sofrimento aparentemente injustificado e também Deus permite a rebelião dos seres criados contra ele então existe uma atuação humana e angelical contra Deus e como é que a gente entende Esse aspecto é um dos grandes mistérios da fé a maneira como a gente entende é que Deus permite o mal porque Ele criou seres com Liberdade seres que puderam dizer não para Deus não que que o mal fosse um reino separado
que existe por si só as pessoas quando se voltam contra Deus quando desobedecem a Deus ou saem fora desse parâmetro elas fazem a realidade do Mal presente o mal é igual a ferrugem que dá no ferro né se você não tem ferro não pode ter ferrugem o mal sempre é negação ou corrupção do bem por causa disso nós vamos reconhecer que inicialmente na criação Deus cria um ser humano com Liberdade com arbítrio ao mesmo tempo Deus É soberano e ao mesmo tempo existe o sofrimento e o pecado no mundo a pergunta como é que esses
três se equilibram pra gente entender o assunto então é muito valioso entender que Deus é descrito na Bíblia é apresentado como um Deus completamente soberano às vezes eu vejo pessoas falando coisas sobre Deus e logo a gente percebe que o que ele pensa sobre Deus é muito diferente do que a Bíblia diz sobre Deus tem uma outra ideia algumas pessoas não imaginam Que Deus seja Deus então acho que vão por exemplo colocá-lo na parede para obrigá-lo a dar uma resposta satisfatória para a a intelectualidade humana é como a formiga querendo brigar com o elefante e
chamando né para disputar a coisa diretamente então a soberania de Deus na Bíblia é absoluta nada pode definir limites para Deus nem pode surpreender a Deus ao falar de Deus fica claro que Deus é Deus como Deus é o ser soberano e absoluto do do universo nosso universo na escritura é por natureza teocêntrico não dá para construir um pensamento Qualquer que seja se você tirar o fato de que Deus É soberano e é Deus de verdade como é que a bíblia define o ser humano apesar do homem e de vários apesar do pecado e de
vários fatores limitadores o homem é em certo sentido livre Ou seja você escolhe né Se aqui é suco de manga ou de culpo aç su pessoa vai lá e decide o ser humano é responsabilizado e é considerado culpado Exatamente porque ele tem condição de dizer sim ou não ele tem condição de tomar decisões em que medida essas decisões são completamente Livres é uma discussão mas num certo sentido o ser humano tem liberdade por quê Porque ele foi criado à imagem de Deus e é capaz de fazer escolhas e por isso ele é chamado a crer
no evangelho mas também ao mesmo tempo em que ele é visto como responsável e como convidado a abrir o coração pro evangelho num certo sentido ele é visto também como escravo do pecado ele é descrito no Novo Testamento como um morto vivo uma espécie de zumbi o homem não pode crer conforme várias passagens Sem a ação especial da Graça de Deus em sua vida várias vezes Jesus vai dizer isso pros religiosos do seu tempo né que eles não podiam crer porque a estavam sem essa alternativa da ação de Deus em sua vida em função da
dureza dos seus corações Mas apesar disso fica claro que ele vai sofrer as consequências da reje do evangelho e Finalmente nós temos a discussão do problema do mal que deve ser claro que mesmo sendo soberano Deus não é o autor do pecado isso é muito importante Deus a ninguém tenta e não pode ser tentado pelo mal ah pastor mas eu li aqui na minha Bíblia uma versão antiga que eu tenho que Isaías 45 verso 7 diz que Deus cria o mal Então tá escrito aqui que ele criou o mal pois é mas você não entendeu
direito porque a palavra mal tem dois sentidos básicos absolutamente diferentes um é mal pecado o outro é mal sofrimento então por exemplo deus muitas vezes cria e traz sofrimento Claro o senhor tem o seu caminho Na Tormenta e as nuvens são os pós dos seus pés Deus enviou por exemplo permitiu o sofrimento ah na vida de diversos dos seus servos Mas nenhum lugar a Bíblia diz que Deus é o autor do pecado Deus permite que seres humanos e angelicais se volte contra ele mas ele não é autor criar o mal não quer dizer que Deus
peca né arrependeu-se o Senhor do mal que haveria de trazer sobre nínive arrependeu quer dizer Deus mudou a maneira como traria sofrio sobre ní não do pecado que faria contra ní é muito diferente muito importante entender isso ele decretou que o mal surgiria e que será no final usado Pra Glória de Deus n Satanás por exemplo não é visto como um Deus do mal é um espírito Rebelde sob o controle de Deus cujas ações no final das contas ainda redundarão pra Glória do Deus todo poderoso assim nós vemos que seres pessoais finitos são capazes de
escolha real no sentido de dizer sim ou não e aí diante dessa introdução que talvez mais atrapalhou a sua cabeça do que ajudou né Não sei se você foi escolhido para ouvir essas palavras difíceis ou foi Decisão sua vir ouvir isso aqui hoje mas a questão é a seguinte a soberania de Deus que é o ponto de partida mais valioso pra tradição calvinista ela é verdade é ensinada em toda a Bíblia toda parte você vê uma ideia Clara que Deus É soberano e todo-poderoso e onisciente surgiram umas ideias estranhas aí há um tempo atrás dizendo
por exemplo que acontecia um terremoto e as pessoas morriam e a explicação era que Deus não sabia que ia acontecer o terremoto que ele tinha ah deixado o seu atributo de onisciência em standby funcionando né no módulo aí modo diferente né precisava dar um shift F3 shift F5 para ver se a coisa volta e eles tentaram eh sugerir isso por isso que Deus não é culpável porque nem ele não tá sabendo ele não não entrou no no site do Wall da do do sei lá de não não ouviu notícias da CNN ou ou qualquer outra
né Ahã isso não é verdade Deus é soberano em toda a Bíblia o problema não está nisso o problema tá entre o relacionamento que existe entre a soberania de Deus e a liberdade Humana porque a Bíblia vai dizer que o ser humano é livre e responsável e que Deus é soberano como é que a gente entende isso O que que tá envolvido nessa discussão Quais são as perguntas a perguntas importantes para entender o assunto começa aqui primeiro até onde a queda afeta o ser humano quando a gente diz que o ser humano é pecador quer
dizer o quê que ele é totalmente perverso um monstro Cruel que ele é completamente pecador ou que talvez como pensava por exemplo Tomás de Aquino que a vontade do ser humano tava destruída pelo pecado mas a razão não a cabeça tava funcionando ou como pensam talvez grande parte dos Evangélicos brasileiros muito diferente da Bíblia que acha que o pecado tá no corpo e que o Espírito é a parte boa Conheço gente que inclusive quando tenta fazer qualquer coisa assim para prejudicar o corpo acredita que tá vencendo o pecado porque na parte do Espírito não tem
pecado e na parte do corpo tem que é uma ideia completamente pagã então a pergunta é até onde a queda afeta a gente porque se a gente imaginar que a queda por exemplo não influenciou a nossa vontade por exemplo quer dizer que a nossa capacidade de escolha tá funcionando perfeitamente se ela não atrapalhou muito a nossa razão a nossa compreensão das coisas é a mesma no tempo de Adão e agora o quando caiu a pergunta é o quanto quebrou o que que sobrou o que que não foi atingido segunda pergunta é se a gente é
capaz de fazer o bem e se faz o bem em que sentido quando a Bíblia diz né não há nenhum justo nenhum sequer todos nos corrompem não há quem faça o bem que quer dizer isso quer dizer que toda mãe quando dá mamar pro nenê é um monstro é isso ou não o ser humano faz o bem se não faz como é que a Bíblia diz que Cornélio as suas esmolas e orações tinham subido diante de Deus antes dele ser convertido como é que funciona isso a gente faz o bem Ah podemos fazer o bem
socialmente podemos fazer coisas Virtuosas Talvez nós não a façamos perfeitamente dentro daquilo que é a exigência Divina talvez a ideia seja que os nossos atos são maculados e imperfeitos terceiro temos livre arbítrio temos capacidade de escolha real ou as nossas escolhas dois Pensamentos Vão numa direção o que a gente chama de determinismo existe a ideia do determinismo religioso em que a pessoa não é capaz de fazer nenhuma escolha tudo tá definido tin uma famosa música que fez sucesso no Brasil há duas Décadas atrás que dizia nosso amor estava escrito nas estrelas Tava sim esse é
o raciocínio da astrologia é o raciocínio do pensamento mágico raciocínio presente no Islamismo que as coisas estão como cartas marcadas agora num acidente do avião que aconteceu na Colômbia vários lugares eu li a frase não já tava marcada a hora deles chegarem no ponto final da vida já era aí outros falam não ele que escolheram e essa é a discussão ou a gente tem e ou ou existe outro raciocínio que é o raciocínio de determinismo Ah mais secular que diz que você na verdade não tem escolha as suas escolhas são produzidas pelos seus traumas psicológicos
pela sua biologia pelo meio em que você viveu na verdade você acha que escolheu Mas você é um dado viciado toda vez que joga cai um toda vez que joga é mesma coisa porque sendo assim não há o que fazer a Bíblia não trabalha nessa direção ser humano é responsável tem escolha Mas a pergunta é até que ponto Nossas escolhas de fato são escolhas que podem ser chamadas de arbítrio livre Deus escolhe alguém para salvação ou não como é que funciona isso a gente que decide ou Deus que põe o nome antes se você só
entra na fila depois de Deus determinar São perguntas fundamentais O que é eleição e predestinação se a Bíblia fala que Deus escolheu até Efésios 1 diz que ele predestinou o que quer dizer isso quer dizer que Deus escolheu a pessoa antecipadamente ou ele sabia que a pessoa ia acreditar então ele só ticou o nome porque ele viu antes quem é que decide a parada a graça de pode ser resistida quando Deus quer agir na vida de uma pessoa ela de fato pode dizer não Judas poderia se converter o apóstolo Paulo tinha condição de negar a
o evangelho na hora em que ele tá na estrada de damasco e vê a grande Luz como é que funciona isso por em Cristo morreu nem todo mundo sa disso mais calvinist dier não morreu por todos morreu somente pelos salvos pelos eleitos por quê Porque se Cristo morresse por todos e todos não viessem a se converter isso quer dizer que a morte de Cristo não foi eficiente não foi eficaz Como assim Cristo tem um grande uma grande perda em relação ao que ele fez então a afirmação é que Cristo morreu só pelos eleitos já tradição
arminiana diz não não Cristo morreu por todo mundo morreu por todo mundo e só os eleitos ou só os que crem só os salvos é que vão a tomar a decisão e correta portanto a discussão é se a expiação é limitada ou seja se essa a morte de Cristo se estende Só aos eleitos ou se estende a todos aliás continuando o que é a salvação salvação como é que é essa história você foi salvo você será salvo ou você está sendo Salvo é interessante que no Novo Testamento a Bíblia diz que Jesus é a porta
aquele que entra por mim será salvo mas diz que também ele é o caminho e diz que nós aguardamos a salvação então no Novo Testamento tem depende da lente né que muda uma lente que mostra o começo mostra a caminhada e mostra o ponto final mas o que envolve essa salvação salvação envolve por exemplo muito dinheiro no bolso saúde para dar e vender como muita gente está sugerindo salvação é só perdão dos pecados salvação envolve mudanças na vida além de crer que Jesus perdoou os seus pecados e como é que fica essa salvação na sua
vida ela pode ser perdida se pode ser perdida como é que ela é perdida eu conheço várias igrejas que acreditam na perda de salvação o que eu achei interessante é que em cada lugar a pessoa perde por razão diferente tem lugar que perde por causa da roupa em alguns lugares perde por causa do cabelo ou perde porque bebeu uma coisa ou outra que não convém eh não é adequada em países diferentes as pessoas perdem por costumes diferentes é muito interessante e eu conheci gente até que ficava tão preocupado com isso que dormia de roupa porque
falava vai que Jesus Volta à noite e eu tô muito à vontade e aí ele li o texto lá para que não sejais encontrados nos falar olha se ele chega e eu tô aqui muito à vontade porque tá muito quente hoje aí eu acabo não subindo e fico pra grande tribulação eu acho que a pessoa não estava entendendo bem o ensino do Testamento se perde perde como e como é que funciona salvação é uma bolinha de pingpong que vai e volta como é que funciona isso Quem produz Santificação como é que faz você é chamado
de Santo aos santos que estão em Éfeso quer dizer que o já tá santificado sen a gente tem que produzir é Deus que produz em nós ou a gente produ a Santificação sem a qual Ninguém Verá o Senhor e a pergunta até que ponto chega interessante um homem chamado John fletch que chegou a dizer no século XV que Ele alcançou a experiência do coração puro que chegou o momento em que ele praticamente não pecava mais há mais ou menos duas décadas surgiu especialmente no sul do Brasil uma ideia muito multiplicada que você podia chegar num
grau tão elevado de santificação que a pessoa não pecava mais e aí o pessoal então dizia que eles chegaram num nível elevado será que isso é verdade o que significa isso até que ponto essa Santificação faz sentido por que que eu tô dizendo tudo isso porque muitas pessoas costumam ter um monte de certeza sem nem entender do assunto sem nem estudar a questão e sem nem ver tudo que tá envolvido quanto mais uma pessoa fizeram uma opção na direção da soberania de Deus e foram estendendo isso até o fim ela vai chegar na posição final
que Deus faz todas as coisas a gente não faz nada quando ela faz o contrário ela escolhe a posição de que a liberdade humana é a categoria principal que vale ela vai até o fim até o ponto em que Deus praticamente não interfere mais em nada então diante disso vamos pensar um pouquinho sobre as posições teológicas da história vamos lá é interessante ver que entre o século quto e v surge um homem chamado Pelágio Pelágio foi ele é considerado um herge porque a posição dele era muito radical ele chegou a dizer uma coisa interessante que
o homem é bom por natureza e que quando Adão pecou problema de Adão tem nada a ver com isso a queda trouxe condenação para o Adão a disposição da vontade humana não foi afetada não teve nada a ver o homem na verdade nasce como Adão e agora ele tem que tomar uma posição por que que a história de Adão tá lá para dizer pra pessoa hoje Se ela escolhe ou não repetir o erro de Adão ou mudar o seu caminho e o homem então é capaz de escolher entre o bem e o mal o homem
comete pecado só e somente só quando Segue o mau exemplo do primeiro pecador que é Adão Pelágio pensava assim e os outros alguns autores e liberais os sanos e grande parte dos representantes do judaísmo contemporâneo tem uma ideia parecida com esse pensamento que a gente chama de pensamento pelagiano ah a tradição arminiana ela vai numa direção diferente é bom a gente entender ela vai dizer não homem não é bom ele é decaído por natureza a queda trouxe condenação ah enquanto condenação para Adão mas o pecado de Adão nos é imputado toda vez que a gente
peca individualmente em concordância com Adão na tradição arminiana não se tem uma ideia tão forte de que o pecado chega a nós por sermos descendentes de Adão Mas pela nossa concordância com Adão a disposição da vontade é corrompida de modo que o homem tem uma inclinação pro pecado mas Deus concede graça preveniente para corrigir essa disposição pecaminosa o homem é agora como Adão no éem capaz de escolher entre o bem e o mal né Apesar de que não é a mesma coisa do pensamento pelagiano ã que acredita que o homem é praticamente inocente e completamente
neutro no pensamento arminiano não é assim armínio pensa isso pensamento católico Metodista e Pentecostal geralmente tá alinhado com esse tipo de ideia o que que o arminianismo sempre defendeu primeiro que não dá para abrir mão do livre arbítrio todas as pessoas TM capacidade completa de dizer sim ou não a partir da sua própria vontade depois que a eleição que Deus faz ela é sempre condicional Deus nunca elege uma pessoa sem saber Sep adamente que ela vai ser gente boa a eleição é com base ah em condições a expiação foi estendida para todo mundo ela é
universal alguns arminianos radicais inclusive caminharam na direção de universalismo ah a graça de Deus pode ser resistida Deus pode bater bater e a pessoa diz não e acabou Deus não vai forçar ninguém e é possível cair da Graça por isso que a tradição arminiana sempre desenvolveu igrejas que acreditam muito na perda da Salvação O interessante é bom te dizer isso aqui que os únicos que estão em todas posições são os Batistas porque onde há dois Batistas reunidos a pelo menos sete opiniões diferentes os irmã sabem a história do náufrago Batista que pegou o navio o
navio afundou e ele sobreviveu nadou chegou numa ilha e ficou sozinho na ilha e ele ficou lá ficou TRS meses depois de três meses ele fez lá umas fogueiras passou um barco viu achou o homem chegaram lá ele tinha construído três igrejas E aí falaram que que aconteceu aqui falei não tá vendo essa igreja aqui que eu fiz é a minha é a primeira igreja batista da ilha aqui a gente é tradicional Só canta cantor cristão aqui a coisa funciona assim né culto vai ser do jeito que eu sempre aprendi mas que eu não quero
ser muito radical e alguém pode pensar diferente então eu fiz uma outra porque vai que chega um pessoal né que tem aquele coisa gosta mais de cântico a igreja um pouquinho mais aberta então eu não quero ser tão fechado então eu fiz essa pros outros que chegassem aqui e quisesse uma segunda opção não tudo bem então essa aqui é a sua aquela outra mais aberta e aquela terceira essa terceira nem vou falar para você essa é uma absurdo nunca não vou nem entrar nessa igreja mas ele já tinha construído então a coisa é mais ou
menos assim H você tem posições variadas existe Batistas muito arminianos e muito calvinistas segundo os arminianos é possível cair da Graça é interessante eh que talvez nem todo mundo saiba que a referência que influencia o pensamento de calv vem de Agostinho Agostinho ensinava que o homem é decaído por natureza a é a própria vida dele talvez ajudasse a pensar assim a queda trouxe condenação e culpa a todos os homens a disposição da vontade está totalmente corrompida e inclinada pro mal o homem até tem um certo livre arbítrio mas este é governado pela natureza pecaminosa ele
até faz escolhas mas a escolha sempre é pro lado errado Ele sempre dá seta pro lado que ele não vai entrar o homem alguém foi abençoado aí né o homem peca por ser pecador Agostinho então é a base desse pensamento que vai crescer na reforma e nós temos junto com ele Anselmo Lutero Calvino e alguns conhecidos do nosso mundo hoje como Jonathan Edward que são autores muito conhecidos já em português e aí a tradição calvinista desenvolveu isso que vocês estão vendo que é chamado de Tulip que é anagrama pra palavra inglesa que quer dizer Tulipa
que que é total total depr depravação total pecaminosidade completa unconditional election ou seja eleição Incondicional Deus escolhe por soberania e não pela cara do indivíduo ou por qualquer atitude positiva dele Limited at quer dizer expiação limitada Só para os eleitos irresist Grace a graça Irresistível ninguém que é alvo dessa graça de Deus consegue contê-la e finalmente a perseverança dos Santos dizendo que a pessoa verdadeiramente salva vai acabar chegando lá a ideia então por tanto é que o homem é totalmente decaído todos herdaram o pecado de Adão o homem possui uma natureza pecaminosa o pecado original
decorre da queda o homem incapaz de fazer o bem a depravação total é o ponto de partida do Calvinismo é a base que explica todo o restante a eleição Incondicional que talvez seja a parte mais difícil para quem tem uma posição diferente vai dizer que é impossível que o homem escolha Deus por que ele tá totalmente depravado não tem como ele jamais querer a Deus se Deus não mexer dentro dele antes Deus escolhe arbitrariamente ou talvez melhor soberanamente no sentido em que Deus não escolhe porque ele sabe que o cara é bom que o cara
vai porque ninguém é bom essa que é a maneira de pensar o destino humano nesse sentido é predestinado Deus escolhe alguns e não escolhe todos e alguns são destinados à perdição né e depende do grau de calvinismo alguns muito calvinistas V dizer não Deus predestinou o cara para a condenação pro inferno e outros vão dizer não Deus salvou alguns os outros que ficaram aí é uma outra questão Eles já estavam perdidos E aí acredita-se então no que é chamado de expiação limitada Jesus morreu apenas pelos eleitos do contrário o sacrifício de Jesus seria ineficaz o
sacrifício de Cristo beneficiou apenas Uns poucos esses eleitos aí a gente tem a diferença de entendimento o arminiano vai afirmar que Cristo morreu por todos de modo igual veio salvar a todos morreu por todos e fez expiação por todos até mesmo pelos os que no fim perecerão palavras de John w aí John esden da tradição Metodista era muito arminian em vários aspectos os calvinistas diz que morreu pelos eleitos a extensão da expiação é Idêntica à intenção da eleição Divina graça Irresistível muito interessante o espírito santo opera diretamente o homem não tem escolha é aquela frase
se Deus mandou Jonas e para nínive ele nunca vai chegar a tsis ponto o homem não tem escolha o homem não pode resistir à ação do Espírito ele não pode nem entender o Evangelho se alguma coisa não der um clique lá dentro sem a intervenção divina não pode haver salvação a perseverança dos Santos vai mostrar que Deus tem controle Total salvação nunca se perde uma vez salvo salvo para sempre apostatar de fato é impossível Ah mas como é que a Bíblia fala daqueles que uma vez foram iluminados e caíram como é que fica Judas escariotes
como é que fica Demas que abandonou Paulo qual é a resposta calvinista eles nunca foram convertidos de verdade a famosa expressão foi convencido mas não é convertido né Não sei se isso resolve muito mas pelo menos é a resposta agora presta atenção nesses gráficos que são muito interessantes entenda bem para você ficar craque no assunto depois vai ter prova no final não sei se o pastor zacar avisou né só almoça quem quem conseguir resolver todas as perguntas da provas Amém irmão Quem foi escolhido né vamos lá ah na posição pelagiana pecado original de Adão atenção
nem a culpa de Adão nem a natureza decaída de Adão atinge ninguém eu aqui tô livre e separado de Adão por que que eu tenho problema na minha vida só aquilo que eu escolhi de errado só existe o pecado individual de cada um por que que a história de Adão tá lá só para mostrar pra gente o perigo da má escolha um Pensador parecido que é um teólogo americano recente chamado Clark pinck pessoal da teologia Ah relacional amigo de um homem chamado John Sanders ele tem um pensamento parecido nega a natureza decaída e a culpa
mas diz o seguinte eu tenho um problema que é a minha depravação cultural Como assim por exemplo menino nasce na Alemanha nazista 1930 quando ele tá com 10 anos ele é levado para aprender lá com a escola os conceitos nazistas e desenvolve um monte de prática Ele nasce numa tribo que pratica canibalismo cresce num ambiente onde as pessoas ensinam a matar gratuitamente ele cresceu e aprendeu assim isso é bom não isso é mau mas é uma depravação cultural aquele ambiente é que estragou o indivíduo no arminianismo clássico a coisa muda o arminianismo vai concordar que
a natureza decaída né esse negócio de que o ser humano tem tem uma inclinação errada que isso atinge a nós mas a culpa de Adão não isso é dele não tem essa ideia de que o erro de Adão me atinge do ponto de vista da culpa não só a natureza por isso existe uma ideia vamos dizer diferente daquilo que a gente vê na tradição de Agostinho de Calvino onde você Calado já tá errado a natureza decaída e a culpa atingiram você mesmo o bebezinho nenezinho mais fofo e lindo desse mundo se você demole ele vai
mostrar que ele é parente de Adão herdada a natureza caída e a culpa pra gente entender isso olha só a compreensão disso como é que Pelágio pensava presta atenção no gráfico aqui que ele é bastante interessante vamos ver se a gente consegue aqui olha lá antes da queda depois que caiu redimido e glorificado na vida eterna para Pelágio antes da queda Adão podia escolher entre o bem e o mal caiu como é que a gente tá hoje do mesmo jeito você pode escolher entre o bem e o mal não tem muita diferença porque hoje segundo
o Pelágio eu posso não pecar quando eu creio em Cristo me torno Cristão qual é a diferença nenhuma eu continuo sendo alguém que pode não pecar então presta atenção antes da queda depois da queda e depois de redimido não houve nenhuma mudança você na prática continua fazendo as mesmas coisas glorificado depois de salvo aí sim você não poderá Mais Pecar só na vida eterna você pode escolher entre o bem e o bem porque agora você foi salvo completamente na visão arminiana a coisa já muda antes da queda eu posso não pecar Adão podia escolher depois
da queda aí a coisa é diferente eu posso não pecar mas com uma limitação muito grande porque existe o mal que está em mim na minha natureza e Diante de Mim Ten o mal e o bem eu posso dentro da minha natureza caída tomar decisões melhores quando me converto e ten uma nova natureza aí sim eu posso não pecar de maneira mais clara e somente na vida eterna é que eu tenho a escolha diferente na visão agostiniana que vai ser a visão que vai influenciar pensamento calvinista qual é a diferença eu não posso não pecar
no momento de hoje Qualquer coisa que eu faça de alguma maneira tá maculada prejudicada eu vou fazer uma oração na igreja mas é só para mostrar pros outros eu vou dar uma oferta mas é para as pessoas baterem palma e achar que eu sou lindo e maravilhoso todas as minhas atitudes sempre tem cinco pontos de interrogação Amém irmãos Quem foi abençoado levante a mão vamos lá redimido aí eu posso não pecar agora com a nova natureza pelo Espírito Santo eu posso fazer o bem segundo Deus e só na vida eterna é que a escolha está
definida como é que a gente resolve essa confusão toda como é que a gente lida esse assunto é importante porque o meio evangélico tá confuso e brigando sobre ele primeiro existe um problema nas duas posições qual é o problema a gente chama de polarização do testemunho bíblico o grupo que defende a soberania de Deus que que faz só escolhe as a a os textos da soberania de Deus e os outros esconde ou então diz não esse aí é um texto difícil Qual que é o texto difícil que vai contra a minha ideia os outros que
defend a liberdade humana eles escondem os os textos que defende a soberania de Deus e aí você acaba tendo uma polarização ou uma um selecionamento eh vamos dizer indevido dos textos depois o modelo lógico condutor da teologia Qual é o nosso jeito de pensar é um jeito de pensar que nem sempre é um jeito da Bíblia que como é que a gente entende isso por exemplo Às vezes tem pessoas que pegam caixas e querem guardar fruta nessas caixas Eu já vi o pessoal pegar a caixa de fruta e querer ah guardar lá dentro Murici cajá
aí cai tudo porque a fruta é pequena né fica os buracos lá embaixo metade da caixa porque a fruta não cabe na caixa mas a pessoa quer pôr na Caixa ou então ele pega uma jaca uma melancia põe na caixa e quebra a caixa e tem gente que faz a mesma coisa ele tem um jeito de pensar que a palavra de Deus tem que entrar cabendo ou não cabendo então por exemplo quem é Jesus Ele é Divino ou é humano ele é Divino e humano a Bíblia é palavra humana ou palavra Divina ela é palavra
humana a linguagem que tá lá não é linguagem dos Anjos é grego hebraico aramaico e a palavra Divina Deus é um ou é três é um só ser em três pessoas por qu porque o Pensamento bíblico mantém o que a gente chama de tensões e por exemplo a santidade de Deus não é o contrário do seu amor Ah não se Deus é bondoso e amoroso ele não vai condenar ninguém Ah Se Deus é santo ele vai arrebentar todo mundo por na verdade as coisas estão em contradição elas são um contraponto ser contraponto é diferente de
ser contradição por isso na Bíblia o jeito de pensar é diferente o jeito de pensar da Bíblia parece a geleia de pimenta da Cabana do Sol é doce e apimentado ao mesmo tempo quer dizer que Deus É soberano e o ser humano é responsável e livre ao mesmo tempo então o modelo lógico condutor de muita gente é uma camisa de força é uma caixa onde não cabe a melancia toda vez que põe quebra aí quando quebra a caixa o sujeito vai quebrar a cabeça do outro por isso os textos e teologias na Bíblia ah apresentam
ênfase diferente por exemplo Hebreus Hebreus enfatiza muito o quê a responsabilidade humana olha se vocês abandonam a Cristo e voltam atrás eu vou dizer para vocês que o prejuízo é grande vocês lembram que aconteceu no passado vocês sabem que eú buscou arrependimento e não conseguiu a ideia de Hebreus não é assim que a pessoa pode ficar do jeito que tá porque se Deus escolheu ele vai dar tudo certo Hebreus enfatiza a responsabilidade humana já o livro de romanos enfatiza o qu muito a soberania de Deus não depende de quem quer ou de quem corre mas
de Deus de usar a sua misericórdia ah os textos de Efésios nós vamos ver também enfatizando a soberania de Deus Evangelho de João enfatiza os dois que Deus não foi vocês que me escolheram mas eu os escolhi para que vocês possam ir e dar fruto mas a vara os que permanecem né os Ramos que permanecem em mim esses dão muito fruto existe uma ênfase nas duas realidades no antigo testamento a gente vai ver também que existe ênfase na ação Soberana de Deus e ênfase na responsabilidade humana quer ver uma coisa interessante a Bíblia diz que
quem foi que endureceu o coração do faraó deus endureceu Versículos abaixo diz o quê que o faraó endureceu o seu próprio coração quando você crê em Jesus o que foi que aconteceu foi você que abriu o coração ou foi o espírito santo que convenceu você foram os dois você não você não você não se converteu automaticamente H nem sei o que foi que eu fiz que foi que eu fiz mesmo eu encontrei um sujeito assim que dormiu o culto todo acordou na pregação num assim terminou ele acordou tava atendo um apelo aí levantou a mão
e foi lá na frente aí o cara falou Esse é predestinado mesmo Ele dormiu a pregação toda e mesmo assim se converteu aí ele ganhou novo uma Bíblia semana seguinte ele tava com uma bíblia encapada numa propaganda de cigarro ficou um mês na igreja e desapareceu então você vê que a coisa realmente não funcionou então nós temos variação e qual que é o perigo quando a pessoa exagera na direção da Soberania Divina unicamente ele pode cair no fatalismo se eu sou assim é porque Deus quer eu conheci gente que vivi uma vida fala olha não
cai uma folha da árvore sem a vontade de Deus então se eu tô usando cocaína é porque Deus de alguma maneira tem algum plano nisso já eu encontrei um indivíduo fora da igreja Vivendo uma vida totalmente errada aí eu perguntei para ele mas você não acha que você deveria voltar pro senhor agora falou não não posso voltar só quando Deus determinar só quando Deus me tocar é que eu volto falei eu acho que você tem que se tocar viu porque o negócio não é bem assim não determinismo fatalismo e do outro lado quando a soberania
de Deus é excluída existe só decisão humana e liberdade humana a tendência é cair no humanismo e universalismo é como se Deus não determinasse nada Deus nem fosse o Deus da Bíblia e a tendência e na direção errada Quais são os problemas sérios se é verdade que Eu determino tudo isso quer dizer que eu tenho a vontade absoluta do universo Deus me orienta o diabo Me tenta Mas quem decide sou eu eu sei o sou o rei do pedaço será que é assim eu me salvo no final das contas porque eu fui fiel eu permaneci
eu fiz por isso que é muito comum a esse famoso crente santarrão né que acha que ele é o rei da cocada preta assim na igreja ele põe uma panca porque ele acredita na justiça própria e nunca estarei seguro porque se eu vou perder a salvação perco quando quando eu fico nervoso no trânsito quando o sujeito me fecha e aí ela volta quando quando baixa o calor como é que funciona por isso que quem pensa assim quase sempre cai no legalismo Se Eu determino as coisas Deus não é soberano e nem recebe Glória na prática
eu sigo um enfoque humanista e dá a impressão que eu sou moralmente neutro que eu simplesmente tomo essa posição a partir de mim mesmo problemas dos calvinistas se Deus determina tudo e o ser humano não participa Será que Deus pode ser considerado injusto Deus tem um favoritismo escolhe a pessoa assim do nada será que tem gente que quer ir pro céu bate na porta pede para entrar Deus diz não você não tá na lista feio vai embora é assim não pode ser será que se for um determinismo Será que eu não tenho escolha nenhuma eu
conheci gente que falava assim ó se eu tiver que ir um dia Deus vai me levar porque ele é que decide se é verdade como muitos influenciados por um Ultra calvinismo fizeram não é necessário nem pregar o Evangelho quando William Cary quis começar o seu movimento Missionário O pastor da sua igreja falou assim ó quando Deus quiser salvar o os pagãos ele vai fazer isso não vai precisar de um indivíduo com você que Aliás na época era sapateiro eu não preciso me santificar porque eu vou est lá eu já tô classificado eu jogo pelo empate
eu vou pro céu mesmo vou segurar o 0 a 0 Vou esperar o apito final será que alguém pode ser condenado já que Deus decide tudo e se é verdade que ninguém corre perigo nenhum por tantas vezes o Novo Testamento diz cuidado vigi preste atenção se tem tanta advertência será verdade que não existe perigo nenhum então como é que a gente pensa sobre isso problema do modelo teológico vamos ver lá aquilo que a gente mencionou um pouquinho quando a gente estuda a bíblia e os assuntos teológicos é muito importante entender que o estudo da teologia
tem três áreas principais e o problema de muita gente é ficar em uma em nenhuma delas por exemplo a teologia chamada cataf é a teologia preocupada com doutrina ensina como pensar sobre Deus e coloca Deus numa caixa é a teologia sistemática tradicional ó Deus é assim seus atributos a obra de Cristo isso é bom é importante mas tem os seus limites a outra ideia de teologia que aparece no verdinho aí a teologia pietista devocional a vida diária com o senhor a oração a dedicação interpreta Deus através da experiência vocês já descobriram né que tem muita
igreja que só tem experiência e tem outra que só tem estudo racional e existe o que a gente chama de teologia apofática que enfatiza o mistério ou seja Não afirma uma série de coisas sobre as quais a gente não sabe direito uma coisa que é misteriosa não é irracional ela é Além da Razão ela é admirável é como uma criança contemplando o seu pai a sua mãe falando coisas que ela não consegue acompanhar Então qual que é o problema problema é quando a gente pega alguns aspectos que t a ver com o mistério da fé
e quer transformar numa explicação doutrinária sim por isso O Pensamento bíblico é marcado por bastante dialética onde tese antítese e síntese form realidade do pensamento que é ensinado na escritura que que a gente precisa entender é necessário nesse assunto Man uma posição de Equilíbrio Toda vez que você quiser praticar a teologia do S Pererê que a teologia de uma perna só ficar só com um lado você vai se dar mal perere não bate nem escanteio você sabe que é complicada a situação dele que que a gente tem que entender não dá para abrir mão do
conceito bíblico sobre a soberania de Deus isso é mudar próprio conceito de Deus eu conheço gente tão arminiana que eles de fato chega ao ponto de dizer que Deus quase que se aposentou ele não faz mais nada não dá para abrir mão de que a salvação é pela fé e pela graça Amém irmãos senão a pessoa se salva a si mesmo não dá para abrir mão da responsabilidade humana não dá para você cair num fatalismo eu conheci um sujeito que dizia vamos orar olha orar não faz nada é um jeito de submeter debaixo da soberania
de Deus porque Deus nunca vai mudar nada por qualquer atitude humana nunca vi isso Nenhum texto bíblico e não dá para abrir mão da segurança da Salvação em Cristo que que a gente deve fazer como é que eu lido com a Bíblia eu preciso ler o texto bíblico que eu vou ensinar que eu vou pregar que eu vou aprender fazer exegese e respeitar o texto como assim pastor simples se eu vou ler Hebreus não pregue Calvino em Hebreus pregue Hebreus o livro foi escrito para produzir advertência e não teologia do século X se eu vou
ler Romanos 11 não pregue o Wesley em romanos 11 o texto foi escrito com outro objetivo respeite a Bíblia não contrabandeia teologia específica para dentro de um texto fale o que o texto tá dizendo Ah mas a pessoa vai ter problema Amém quanto mais problema as pessoas tiverem mais sérias elas vão se tornar procurando conhecer e se aprofundar na palavra de Deus a mensagem de Deus não existe para ser uma um Dorflex espiritual para as pessoas sairem da igreja tô calmo agora tô feliz né não é pra pessoa entender permite atenção dialética a teologia bíblica
aceita que duas ideias aparentemente diferentes tem que conviver numa relação chamada dialética o texto bíblico não pode ficar preso a caixas é aquela coisa difícil que a pessoa é tão preso numa caixa que ele lê o texto e prega o que ele sempre pensou Então para que o texto e entenda que a questão envolve aquilo que vai além da nossa razão numa perspectiva bíblica a gente precisa manter atenção entre certas ideias não resolver tudo racionalmente que a gente não vai conseguir entender a função do texto que foi escrito e obedecer a recomendação dele se o
texto foi escrito para fazer as pessoas orarem é para fazer as pessoas orarem se ele fori escrito pra gente fazer missões é para fazer missões ah entender a complexidade de certos temas você não vai resolver tudo porque você não sabe ponto final não adianta fica ficar procurando chifre em cabeça de cavalo porque você é limitado descobriu o que é fundamental no texto e escutar o texto e jamais forçar o texto a dizer aquilo que ele não quis dizer como é que a gente termina depois de entender todo esse cenário qual é o valor prático disso
nós podemos e devemos respeitar o que é sagrado nas escrituras aquilo que é palavra divina e a sabedoria de Deus para nós nós precisamos entender que é uma coisa muito valiosa deslocar essa questão pra Vida Prática porque veja bem por exemplo Às vezes a pessoa estuda escatologia com que finalidade de descobrir o RG do anticristo para saber que time ele torce Eu tenho algumas sugestões depois eu posso falar pessoalmente para alguns né Ahã mas o objetivo da Bíblia falar de escatologia é o quê produzir vida piedosa nas pessoas que seguem a Jesus então às vezes
a pessoa faz um estudo com foco diferente isso tem que ser deslocado pra vida valorizar a unidade do corpo que quer dizer isso é muito complicado quando o povo de Deus começa a brigar por coisa menos importante a se dividir por questões secundárias é necessário ter maior tolerância a gente precisa ser unido naquilo que é essencial e tolerante naquilo que é secundário se uma pessoa tem uma visão diferente sobre um tema secundário amém a gente conversa discute isso de maneira amadurecida e respeita o jeito diferente de pensar crescer em humildade diante da amplitude daquilo que
envolve o conhecimento de Deus e sempre está preocupado não em ter a razão talvez absoluta não de achar que entendeu completamente do assunto mas glorificar a Deus e ser obediente à sua vontade Deus abençoe a nossa vida e que ele encaminha a sua vida na direção certa e que você escolha o caminho que ele tem para nós Amém Deus nos abençoe louvado seja Deus nesta manhã
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