e aí os dois irmãos romance publicado no ano 2000 de autoria de milton hatoum um ah sim me foi contada a história de amor e roma ii em tese filho desse esse é meu outro filho é um grande engenheiro um dos maiores calculistas do brasil era muito maior do que a distância que poderia separá-los eu não quero morrer dos meus filhos eu diária até a morte o atrito entre mim e eu ama é assunção nossa se houver violência gravar uma cena bíblica só deus é mediador o romance começa com uma breve introdução onde se narra
a morte de zana mãe dos gêmeos e aco e o mar o caçula em situação de enorme e na cena descrita o silêncio que responde negativamente a última pergunta da mulher meus filhos já fizeram as pazes coincide com o fim do dia o primeiro capítulo começa com a volta do jovem acúmulo de uma viagem forçada ao líbano pode-se concluir que essa ação se passa em 1945 no fim da segunda guerra mundial pois o porto do rio de janeiro está apinhado de parentes de pracinhas de oficiais que regressavam da itália e o motivo da viagem ao
líbano é esclarecido posteriormente em um recuo cronológico a tentativa de separar os gêmeos e evitar o conflito entre eles as diferenças entre os personagens que parecem vir do berço ou ter começado em sua mais remota infância tornam-se mais acentuadas a primeira disputa séria entre os irmãos tem como pivô lívia uma garota pela qual os dois se apaixonaram numa primeira ocasião o baile dos jovens amanhã ordena ayako que leve a irmã tânia para casa o que favorece o mar o troco não demora chegar numa sessão de cinematógrafo na casa dos vizinhos uma pane no equipamento deixa
a sala escura quando as luzes se acendem os lábios de lívia estão colados ao rosto de akobo se o mar se vinga quebrando uma garrafa e cortando com ela o rosto do irmão a cicatriz em forma de meia-lua será uma marca do ódio perene entre ambos os pais percebem que o incidente pode despertar uma série de vinganças entre os irmãos e para evitar isso manda um yakubu a uma aldeia remota no líbano a estratégia resulta inútil pois a única coisa que não muda em aco ao voltar para o brasil é o ódio que sente do
irmão o mesmo pode ser dito de o mar ea cubo chega de viagem e se a ferro os estudos revelando-se o matemático excelente o irmão que permaneceram sob os cuidados da mãe mostra-se irrequieto e indisciplinado durante uma aula de matemática o caçula agride o professor bolislau o preferido de bom e é expulso do colégio dos padres vai para uma escola de reputação duvidosa liceu ruy barbosa o águia de haia conhecido como galinheiro dos vândalos lá conhece o professor antenor laval admirador de poetas simbolistas franceses e defensor da liberdade e em contrapartida o sucesso de aco
tem como prêmio uma viagem a são paulo a fim de que possa aprimorar os estudos se o professor de matemática o padre boleslau ajuda-o a decidir-se pela partida ao dizer se ficares aqui serás derrotado pela província e devorado pelo teu irmão antes de seguir e aqui tem um encontro amoroso com lívia de são paulo ea cuba envia cartas lacônicas forma-se em engenharia prospera profissionalmente casa se enquanto isso um rali velho e nostálgico fala sobre o passado ao narrador conta como foi o nascimento dos filhos e abertura de sua loja afirma também que a vinda dos
filhos o incomodou foi sentia que eles lhe roubavam a atenção da mulher principalmente o caçula ou e torna-se boêmio entrega-se a festas e a bebedeiras terminando sempre suas noitadas estirado numa rede da casa onde permanece grande parte do dia na noite em que traz uma mulher para casa isso ultrapassa os limites até mesmo de seu permissivo pai ali levanta-se expulsa desconhecido que dormia na sala depois arrasta o filho pelo cabelo dá-lhe uma bofetada prendio ao cofre parte por dois dias quando o mar leva formalmente outra mulher dália para casa zana antevê nela uma potencial concorrente
por isso a expulsa o caçula parte atrás de dália que descobre ser uma das mulheres prateadas grupo de dançarinas amazonenses que se apresentava em uma casa noturna e após o episódio da mulher prateada zona decide enviar o mar a são paulo iaco mega se abrigar o irmão mas se propõe a lugar para ele um quarto numa pensão e matricular em um colégio particular o caçula parte para são paulo e durante algum tempo porta se de maneira exemplar de repente chega a notícia de seu desaparecimento algum tempo depois descobre-se que ele se envolverá com a empregada
de aco para ter acesso à casa do irmão ao chegar lá descobriram que a mulher de arco não era outra senão lívia alvo das disputas infantis dos gêmeos tomado pela raiva o mar cobrir as fotos de arco e de sua mulher com desenhos obscenos roubaram também 820 dólares do irmão mas o seu passaporte e viajará para os estados unidos numa visita de acordo com a família em manaus eu tava duro observa sua mãe o visitante de mãos dadas e desconfia ter descoberto a identidade de seu pai de volta são paulo o gêmeo mais velho prospera
cada vez mais o mar retorna a manaus onde se envolve atividade de contrabando e com uma mulata conhecida como paulo lado depois foge de casa por longo tempo além decidiu procurar o caçula mas a busca que dura meses não surte resultado é a zana quem dá o passo decisivo para encontrar o filho procura um velho peixeiro manco o perna de sapo que conhecia a floresta como ninguém em pouco tempo o homem descobre o paradeiro de omar suzana vai atrás dele e após uma discussão ela o traz para casa o narrador revela sua paixão por vânia
que no entanto só irá conceder a ele uma única noite de amor aline envelhece a presença definitiva do caçula o deixa pouco à vontade em casa usando a pede anael narrador que acompanha o fio em suas noitadas outra faceta de o mar é narrada no episódio de prisão e morte do professor antenor laval em abril de 1964 logo após o golpe militar lavar o espancado por policiais em praça pública e preso dois dias depois sabe-se que está morto o mar abalado com o destino do mestre fecha-se em luto e deixa temporariamente as noitadas rally se
entrega ao passado e sai de casa frequentemente para longas caminhadas pela cidade sempre seguido por noel até que na véspera do natal de 1968 só volta de madrugada depois que todos já dormiam de manhã e os familiares o encontro sentado sobre o sofá não respira mais o mar dirige então grandes ofensas em direção ao corpo do seu pai os vizinhos chegam a tempo de impedir o filho de atacar o cadáver iaco envia para o enterro uma coroa de flores e um epitáfio saudades do meu pai que mesmo à distância sempre esteve presente anna pela primeira
vez pra tomar com dureza e o repreende severamente o mar passa trazer para caso indiano chamado retirando que pretende construir um hotel em manaus zana ver aí a possibilidade de conciliar os dois irmãos o caçula prevê sem intenções da mãe e tenta esconder inutilmente o indiano por cartas ana chama aí a cor que após algum tempo aparece secretamente em manaus e seus pedra no hotel isolado está associado arroxeado e numa manhã e à cubo surge na casa e deita-se na rede chamando domingas para sentar-se ao seu lado nesse instante o mar irrompe na varanda e
agride brutalmente o irmão indefeso rasga também seus projetos para a construção do hotel os planos de zana vão por água abaixo yaqub tentará atrair o irmão que descobrirá tudo e o teria matado se não fosse a interferência de nael e dos vizinhos para piorar a situação o fracasso do projecto resulta em gigantesca dívida com empresário indiano pouco tempo após o conflito domingas fica doente e morre antes revelará ao filho que no passado foram estupradas por omar rânia prepara um bangalô para levar a mãe que resiste abandonar o velho lar um dia rocheira aparece e pede
a casa como forma de e da dívida a sugestão viera diaco o mar torna-se um foragido por que a agressão foram denunciadas pelo irmão a polícia nesse tempo ocorre a morte de zana uma pequena parte da casa nos fundos torna-se posse de israel tu herança afirma lhe ranya numa tarde o mar aparece diante de runner a irmã não tem tempo de falar com ele já que policiais estavam à espreita e o capturam depois agride lu1 o narrador cita rapidamente a morte de acordo o mar sai da cadeia pouco antes de cumprir sua pena na última
cena do romance chove terrencial mente e o caçula aparece diante do narrador olha fixamente para anael e parece estar a um passo de pedir perdão mas recua e parte lentamente personagens ana esposa de raline mãe dos gêmeos yaqub e omar é dominador e forte modo destino do marido e dos filhos ali melhorou devido ao se casar com zana iaco irmão gêmeo de o mar é mandado para o líbano aos 13 anos para ser separado de seu irmão e evitar o conflito entre os dois de volta ao brasil torna-se engenheiro e casa-se com lívia é alto
e vistoso de rosto angular cabelo ondulado e preto olhos castanhos o mar o caçula nasceu pouco depois do seu irmão e a culpa fisicamente a idêntico ao irmão mas tem comportamento e caráter bem diferentes dele protegido pela mãe torna-se rival do pai e do irmão a rânia é a irmã mais nova dos gêmeos decide não se casar e dedicar-se inteiramente ao comércio lívia por causa dela os gêmeos têm a primeira briga séria e o mar corta face de acordo com uma garrafa quebrada ela vai embora para são paulo e mais tarde casa se às escondidas
cunhaco domingas órfão que foi morar na casa de valinhos ana como empregada nael é filho de domingas e é o narrador do romance filho de um dos gêmeos mas não se tem certeza de qual deles dália dançarina por quem o mar se apaixona suzana consegue fazer com que ela assumisse palmulato negra alta e forte por quem o mar se apaixona os dois fogem de casa mas anna consegue novamente desfazer o romance do filho quem é milton hatoum o filho de imigrantes libaneses milton hatoum nasceu em manaus amazonas no dia dezenove de agosto de 1952 na
década de 1970 viveu em são paulo onde cursou arquitetura na universidade de são paulo ao usp em seguida direcionou-se para os estudos literários dos anos 1980 depois de morar na espanha foi para a frança e fez pós-graduação na universidade de paris 3 de volta a manaus lecionou língua e literatura francesas na universidade federal do amazonas foi também professor visitante na universidade da califórnia em berkeley nos estados unidos em 1989 aos 37 anos publicou seu primeiro romance relato de um certo oriente voltou a morar em são paulo em 1998 o doutorado em teoria literária na usp
publicou ainda dois irmãos no ano 2000 e cinzas do norte no ano de2005 seus três romances foram ganhadores do prêmio jabuti um dos mais importantes do país muitas de suas histórias foram traduzidas e publicadas em outros países átomo que ocupa lugar de destaque entre os autores de sua geração lançou em 2008 a novela órfãos do eldorado cara inclusive matar a artística é isso que eles querem né e o monumento a morte mas nós não estamos mortos escrever um romance hoje é quase um ato de loucura porque eu acho que o mundo está cada vez menos
interessado pela literatura romance ideológico o que faz opções ideológicas ele ele perde muito a sua força em papel do o touro intelectual de modo geral deve ser sempre crítico ao poder nessa suposta democracia o nessa caricatura e democracia que o brasil os sensores se sentem muito à vontade da direita sempre foi igual pista na no brasil e à esquerda caiu no conto do vigário e e é porque escreveu um romance a difícil porque eu não sei é o que eu gosto de fazer a escrita é movida pelo desejo escrita é sempre a arte é sempre
uma atividade uma atividade passional ela não você não procura um tema para escrever um romance é esses temas e subtemas de bichinho conflitos e tramas é isso eles estão dentro de você estão na dois fazem parte da tua vida oi maria e aí tudo isso usei recortado filtrado a linguagem pela legislação pela memória bom então mas a escrever um romance hoje é quase um ato de loucura porque eu acho que o mundo está cada vez menos interessado por la literatura o nosso tempo escolheu escolheu outras coisas né escolheu nosso tempo ao tempo da da velocidade
da informação da pressa né da banalidade da espetáculo das celebridades é não é o tempo da literatura mas mas a literatura é também uma forma de resistência tudo isso ela se contrapõe a tudo isso eu acho que cada cada escritor tem o seu método de trabalho ou o seu vamos ver o seu ritmo né eu começo e o márcio quando quando a forma a estrutura dele é muito mais do que o tema ou subtemas tá vamos ver mais ou menos armado a minha cabeça eu preciso encontrar a forma modo de narrar antes de começar a
escrever e isso aconteceu com todos os todos os meus livros não são muitos só que fazer cola com esses são sintomas se eu encontrei como forma a o romance no diria epistolar mais um romance construído com o anotações cartas um fundiários né segundo volume tem diários de personagens fragm bom então essa forma fragmentada que eu eu vamos ver que eu encontrei para narrar para inventar esse esse essa experiência de vida agora o processo alguns a muito longo que o meu caso para outros é mais ou menos demorado então eu eu não sei escrever pressa olá
eu sou muito medo o vento para para tudo né se eu não faço nada com muita pressa gosto de comer com pressa nem amarrar narguilê para ler no seu pouco mais sobre as eu sou bem mais vamos dizer assim eu demoro menos não é um saco de pressa mas eu consigo ler um com alguma rapidez de tanto para escrever eu sou muito neto bom então minha informação ele arquiteto eu estudei na na fauna usp nos anos 70 mas já em manaus em brasília na minha primeira juventude eu eu gostava de ler como todo jovem eu
escrevi há poemas a em brasília eu e eu até participei de concursos literários e meu primeiro poema foi publicado no correio braziliense em 69 salvo engano bom depois aqui em são paulo eu eu frequentei a última mas eu perguntava também cursos de literatura e teoria literária na usp e um grande professor né eu tive eu tive grandes professores de literatura movings do salmo davi arrigucci júnior joão luiz lafetá saudoso afetar faleceu a leyla perrone-moisés e escrevi alguns contos naquela época a mas nenhum foi publicado e eram quantos muito sofres o péssimos eram imitações porque a
gente começa imitando todo escritor começa a escrever e imitando algum algum outro escutou aquele que aprecia a imitação é uma coisa inerente ao ser humano né a gente começa a imitando e depois a gente tenta encontrar a própria voz eu trabalho com alguns temas que dizer que são que são comuns alguns de meus livros né eu acho que a a fratura social a fratura familiar o drama familiar já está no meu primeiro romance na lápis de um certo oriente e depois essa fratura se espandiu essa se der uma familiar se expandiu para a história da
cidade no caso manaus dois irmãos e depois do sisu do norte e agora entrou em vereador por outros por outros espaços na é brasília em são paulo brasília são paulo áries em é tão a esse drama familiar social que eu também social e político a que sempre me interessou né mas através da memória quiser memória para mim e tratar dos outros não é uma espécie de musa tutelar da literatura que interessam às famílias de personagens porque trata-se de personagens não da minha família não é hora possa ver aqui ali algum alguma relação é com a
sua família o que me interessa é o drama humano quiser um certo o certo deslocamento na sempre um desgarrado na vida família maioria bom na minha é assim foi assim a tantas outras famílias as famílias muito bem comportadas e muito vamos ver muito certas elas não servem para o romance essa hidratação essa ineficiência existencial esse esse deslocamento social viseu personagem do romance ele já não já não encontra um lugar confortável na sociedade daí a sua perspectiva de uma vida solitária ou de uma vida faturada bom então o mais fala sobre essas faturas e as figuras
femininas materiais são importantes e estão em alguns são são muito presentes e em alguns de meus romances senão em todos não mas nossos eldorado - mas um relato de um certo oriente a emily que é uma matriarca importante central mais perto de matrizes da linguagem asana nos dois irmãos a região a elas são são figuras importantes porque na minha infância as a presença feminina foi importante e foi mesmo decisiva na minha formação né minhas uns meses três tias meu minha avó e a mãe só um pessoas foram pessoas muito presentes é a minha primeira lá
em na logo no início da minha infância a imagem que eu tenho assim da minha casa em manaus antes de mudar para o uma casa onde vivia só minha família orgia com o outras famílias família do meu meus pais ea família é os meus avós maternos oi e ele tinha mulher para burro tinha muita mulher e elas dominavam o ambiente e elas tá ao contrário do clichê da do clichê do acidente sobre a mulher oriental a mulher àrabe nada disso a uma opressão e a mulher é oprimida em vários países árabes como é oprimido aqui
no brasil américa latina e muitos países do mundo muitas sociedades né mas é mais haha na minha experiência e as mulheres tinham tinha voz e os personagens eles estão no passado porque literatura fala do passado para para de algum modo esse passado ressoar no presente o passado na literatura nunca é um passado ou não deve ser um passado cristalizado passado morto né nisso eu acho que os escritores historiadores têm algo em comum historiador ele não ele não fala do passado como um passado morto ele fala do passado para entender para que a gente entenda mais
o presente né é só que a diferença entre literatura história é que a verdade da literatura não é a verdade da história é verdade da literatura é uma verdade inventada image nada como a dimensão histórica e atualmente romance mas é uma verdade de relações humanas e relações entre personagens bom então eu não saberia escrever sobre presente eu acho que o presente o circo spacial pertence ao jornalismo que eu não sei o que eu faria se eu não escrever eu já não eu poderia ser um arquiteto é talvez enfadonho ao passo que a literatura eu me
sinto mais vivo eu me sinto de fato de fato uma possibilidade para eu sonhar para eu inventar eu trabalhar com a linguagem a bom e até mesmo para pra mamar porque não deixa de ser uma uma atividade em que o desejo de tudo é movido pelo desejo a escrita é movida pelo desejo e a escrita não é museu uma atividade burocrática e obrigatória na um diesel borges você não pode ser poeta de 8 horas da manhã e 5 horas da tarde e você também não pode pegar o romance de 8 horas da manhã às 5:00
da tarde viu se escreve de madrugada se escreve quando tá sonhando você escreve lá na mesa de um bar para denotações momentos incomuns não eu não represento nenhuma literatura nem do norte nem do centro nem sudeste eu sou um escritor latino-americano nascido a gente realmente no brasil em manaus eu não sou obrigado a falar é é só da amazônia porque o como disso guimarães rosa né eu sou eu sou de onde nasce eu sou de outros lugares à noite esperando o primeiro romance ambiental do fórum de manaus fora do amazonas também mas eu já havia
escrito textos contos ambientados fora do brasil barcelona na califórnia e os lugares onde eu vivia em paris na bárbaro no inverno é um conto parisiense que aliás é uma das das sementes do desse romance a nós da espera é que a vida me persegue né os espaços eu frequentei na minha vida eles estão vendo de mim são eu aos 65 anos o considero meus 20 anos com uma espécie de infância ou adolescência e juventude né então a arranjar um recuo considerável para escrever sobre aquela época eu me reinventar aquela ela então no caso desse romance
o trauma du eu tô martin do personagem é a cultura a separação familiar decoração da mãe separa da mãe aos 16 anos de idade e em um certo momento ela para de escrever para ele ela desaparece então esse é o mistério que o martin o narrador e é o mistério leitor também será para ele ser aproveito então essa busca que tá mãe é uma busca também simbólica eu acho que dá o mote da zelda né uma moral martins e aí a todos os outros subtemas o que o romance ele não é a centrado no único
motivo no único tema ele é mais perto de rio que vamos ver com vários afluentes o pequenos afluentes depois todos eles desembocam em alguma e em algo mais distantes a e ele não tem um caráter didático sobre a ditadura e nem nem foi isso que eu pensei e o romance não pode ser didático nem ideológico romance ideológico com dizer aqui que faz opções ideológicas ele ele perde muito a sua força a ah e não é um romance político também só que os personagens eles estão eles estão envolvidos pela políticas foram também de algum modo é
e atraídos pela polícia não sendo romance político martinho por exemplo personagem ele não quer se envolver na política ele não se envolve diretamente na militância ele tá um pouco perdido drama dele é outro e agora a uma leitura histórica e política e os dois volumes os dois primeiros romanos sobre a política brasileira sobre a brutalidade da política brasileira bom então nesse sentido ele não é um romance que fala diretamente dessa brutalidade é porque é mais uma pesquisa de vidas para pensar partícula de uma geração para geração tá procurando um sentido para a vida naquela hora
e me interessou mais foi narrar a vida a vida dessas personagens nesse ambiente político ou politizado agora não podia falar sobre o brasília de 68 a 72 sem mencionar as invasões da universidade as invasões policiais aí eu sairia no outro mundo é porque eu estudei no colégio que foi invadido em alguns estudantes foram presos pessoas vão preso alguns desapareceram bom então já estão desaparecidos até hoje foram líderes no verso da tim em brasília e disso vamos ver me marcou muito porque de algum modo eu convivi essas pessoas eu vi algum meu dia vários desses vídros
na onde no campus da unb e na minha própria escola o meu último romance de fato foi publicado em 2008 quase dez anos eu comecei a fazer essa cirurgia a pouco antes mas ela ela começou a ser pensada 1980 quando eu fracassei na tentativa de escrever um romance sobre os anos 70 não havia distanciamento temporal não havia enfim recuo né o tempo que a experiência depende muito também da experiência daquela altura do narrador depende muito desse desse recuo no tempo a um período de esgotamento para mim né que eu sei lá depois de tanto esforço
não sei se ainda vou publicar mais komanse seu vô e eu vou me entregar a uma um projeto tão longo porque esse é um projeto dizer quase 800 páginas eu sou marcos 3 volumes e é muita coisa né foi para mim foi um esforço tanto terminei ainda os outros volumes mas não é um se fosse enorme então mas eu vou continuar a escrever os contos que eu comecei hoje você já vários contos narrativas breves continue as coisas continua a escrever crônicas agora romances não sei gostaria de publicar um livro de ensaios já está na gaveta
há muito tempo né eu acho que o papel do do escritório de intelectual de modo geral deve ser eu acho que é sempre crítico ao poder em qualquer que seja o poder e nesses momentos mais uns limites esses momentos vão dizer e os corantes vou acho que os intelectuais da região se manifestar eu até traduzir um livro sobre isso sobre sobre a posição do telectual do livro o lado representações do intelectual do palestino americano eduardo side eu acho um livro importante porque é só tá mente dele ele reflete sobre o papel do intelectual no mundo
contemporâneo textual ele ele ele perde toda a credibilidade na quando ele é totalmente fiel à o leal a uma religião ou a um partido político quando ele não critica o poder quando ele não não diz a verdade vamos ver as mentiras de poder pode faço a 3 no poder é bom agora essa é uma posição minha o ter fox mantém cima até independente roça para poder agora o próprio meu próprio romance pode ser também uma resposta pode ser também uma medida que ele é um romance de formação entendendo a formação como o mal algo muito
mais abrangente que envolve não só a formação intelectual mas a formação moral também ia fazer o romance não dá lição de moral nunca mas ele sendo romance de formação o leitor percebe que a importância da leitura na da escola na vida desse grupo de estudantes o facebook do personagem e a exatamente isso que falta para os brasileiros a formação se eu não falo ideologia de direito disse que ia do falo da formação intelectual como como o compra como aquisição de um pensamento mais crítico é isso significa uma opção ideológica significa que você teria ou tem
capacidade de entender a situação política e social e criticá-la mas eu não era um militante ligado a uma organização nunca fui a nenhum partido mas nunca foi ligado nenhum parte 1 é isso talvez por intuição talvez ou por escolha corrupção ou que me dá a liberdade de criticar todos os partidos à direita e à esquerda a ver porque todos cometeram erros a boy a direita sempre foi igual pista né no brasil sempre teve essa propensão a a autoritarismo de e sempre foi aliada com as forças mais sinistros dos países e a esquerda ela caiu no
conto do vigário ela se aliou a essas forças de direito e deu no que deu né que você pagar um preço carício quando você se aliar ao pmdb por exemplo e os partidos evangélicos e na aos fundamentalistas cristãos você paga um preço por isso né ou então seria grande ingenuidade é mas eu prefiro dizer que foi mais perto de oportunismo político para compor maiorias então se for para compor maiorias com esses partidos é melhor não não tomar o poder essa é minha opinião já que eu já que eu posso criticar uns e outros e devo
ficar eu já eu acho que foi no erro gravíssimo e tão pagando além da corrupção e é bom fizemos várias coisas que vamos ver que aconteceram naquela época e que quis vamos ver estão registrados no romance como o século ea invasão as universidades a universidade a escola as prisões alguma coisa disso está acontecendo de novo brasil para é isso aconteceu recentemente quando as coisas algumas escolas foram invadidas estudantes foram espancados e presos a mesma as universidades vivem momento de penúria de grande penúria fazer a rubi repressão às manifestações contra o impeachment da presidente dilma dizer
eu não diria que a mesma situação nós estamos vivendo estado de exceção senão não estaria conversando com você eu gostaria dizendo tudo que eu estou dizendo isso não seria publicado certo mas eu acho que a vamos ver uma há uma tendência a e a medidas bastante bastante e fortes já já medidas de censura de repressão porque nós fizemos momento desastroso e nós o congresso congresso mais corrupto da história republicana elegeu e instituiu uma presidente que foi eleita de um golpe parlamentar foi meticulosamente planejado e pois no colocou no poder um presidente que está sendo está
sendo indiciado é o curso ministério composto por oito nove ministros também indiciado sob suspeição no congresso que tem 281 deputados também indiciado dizer é uma situação calamitosa então dizer que são governo democrático no mínimo reto mínimo um ato de absoluta otimismo né ou de gênero idade público e não há algum paralelismo se entre esse momento e e aquela época ea ditadura mas nós não estamos ainda vivendo no estado de sessão eu acho que as inagens e nós preocupantes o cara inclusive matar a artística há um movimento no brasil sinistro e uma tendência um pouco fascista
de no sentido de obscuro sentiu de censurar as posições performance né ridicularizar os artistas mas os artistas não estão mortos nós temos palavras temos desejos e temos memória e temos uma geração também a todos os passos contra a é essa onda essa onda autoritária religiosa nas tenista fanática né e quer abolir a arte do da sociedade bezerra é uma espécie de monumento a morte é isso que eles querem e o monumento a morte mas nós não estamos mortos e mas nessa suposta democracia nessa caricatura e democracia é o brasil a os sensores se sentem muito
à vontade e