graça e paz queridos nós vamos encerrar Nossa série de reflexões sobre a epístola de Paulo aos Colossenses hoje e a gente vai terminar depois de ter falado sobre o reino cristocêntrico depois de ter falado sobre a teologia cristocêntrica depois de ter falado sobre eh a o evangelho cristocêntrico enfim todas essas nuances ah sobre a centralidade de Cristo na experiência da vida cristã a gente vai terminar a gente falou semana passada sobre espiritualidade cristocêntrica a gente vai terminar falando sobre ética cristocêntrica Então a gente vai falar hoje um pouco sobre as nossas ações sobre as nossas
decisões sobre as nossas atitudes é sobre isso que a gente vai falar nossa vida é marcada por escolhas o tempo todo a gente tá escolhendo você escolheu vir hoje aqui a gente vive a vida fazendo escolhas é como Agostinho Um dia sabiamente disse Deus nos condenou a escolher e mesmo não escolher estamos escolhendo Então não temos como como nos livrar nos furtar de escolhas de decisões de tomadas decisões e a gente está se aproximando do final de um ano hoje é o segundo domingo do Advento a gente já está prestes aí do Natal em vias
também de a gente encerrar um trajeto de um ano e não são poucos mas muitos os que fazem revisões do que foi feito durante esse ano e vão fazer também os seus planejamentos pros próximos anos e a gente costuma fazer essas escolhas e tomar as decisões do que a gente vai fazer é pensando obviamente em diversas situações da nossa vida do que a gente viveu e eu queria que a mensagem de hoje fosse um convite Antes de a gente fazer e tomar qualquer decisão que a gente colocasse a nossa mente em Jesus que você possa
tomar suas decisões referendando a tua mentalidade a tua inteligência para Jesus para que a partir de uma conexão profunda de tua mente com Jesus todo o teu projeto de todas as tuas decisões possam ter a beleza das decisões que são aquelas tomadas diante de Jesus e pra Glória dele vamos orar para que Deus nos ajude mais uma vez pai querido Fala conosco nessa hora nessa tarde nesse início de noite que a gente possa ter uma meditação abençoadora pra nossa vida e que a gente possa encontrar nessa palavra de hoje fundamentos paraas nossas decisões centradas em
Cristo Jesus assim nós Oramos Amém não é fácil a gente tomar decisão se a gente estava aqui se você chegou aqui um pouquinho mais cedo e viu o videozinho de abertura viu que a grande discussão daquela sket que foi apresentada era uma cadeira e uma moça brigando com Jesus para quem ficaria de posse da cadeira não é e que e que isso parece ser a nossa vida hoje como a gente toma decisões como a gente faz as nossas escolhas com referências Às nossas próprias vontades ou com referência à vontade de Deus eu queria lançar o
desafio de a gente viver uma vida que toma decisões com referência a Jesus tendo Jesus como referência E para isso eu queria trabalhar hoje três fundamentos dessa ética que Paulo vai trabalhar nesse texto que é o fundamento da boa ação o fundamento da boa vontade e o fundamento da boa consciência preste atenção são três fundamentos e todos eles são indispensáveis eu não posso ter um ou outro eu não posso ter dois e não ter um é um fundamento uma maneira de viver que exige que a nossa atitude para ser centrada em Cristo ela seja sempre
uma atitude composta desses três fundamentos toda boa atitude vai ser composta de uma boa ação uma boa vontade e uma boa consciência a toda a história da do nosso ocidente é uma história que tenta dar pra gente contornos ou direções paraa felicidade não é desde a Grécia antiga os filósofos se preocupavam com isso se preocupavam em como a gente pode ser feliz como a gente pode fazer escolhas certas e a partir das escolhas certas a gente ser feliz não é todo mundo quer saber com quem quer casar com quem com que que empresa vai entrar
Quais as decisões de um contrato que vai pode trazer alegria pode trazer tristeza então todo mundo sabe que determinadas escolhas são fundamentais para determinar nossa felicidade Nossa Alegria futura isso os filósofos antigos de certa forma já refletiram e tem um deles que é é muito famoso é o Ari o Aristóteles ele escreveu um livro que ele dedicou ao seu filho nicômaco chama-se ética nic ética nicômaco ele escreveu esse livro pro seu filho e esse livro é muito interessante porque ele tenta dizer pro filho dele quais são os passos para ele alcançar a felicidade o que
ele precisa para ser feliz então ele precisa agir bem se ele não agir bem ele não vai ser feliz só que eu não posso agir bem no susto ninguém age bem no susto do tipo ah sem querer eu acertei não o agir bem ele vem acompanhado daquilo que Aristóteles vai ensinar pro seu filho que é a prudência AF fronesis Essa é a palavrinha grega que Aristóteles vai ensinar para o seu filho nicômaco que é o fundamento daquilo que vai fazer com que Caco tenha uma atitude que seja tão boa ao ponto dele encontrar felicidade então
ele vai dizer nicômaco você precisa de prudência porque é a prudência que vai fazer você ter uma boa atitude e tendo uma boa atitude você sempre vai alcançar felicidade e o que é a prudência Aristóteles dizia a prudência é a nossa capacidade de deliberar bem de pensar bem de não agir sem pensar de antes de agir não é o próprio texto de Provérbios diz isso né não é bom agir sem refletir e peca quem é precipitado me parece que esse princípio que está presente lá na sabedoria de Salomão também está presente aqui em Aristóteles quando
ele ensina ao seu filho o seguinte filho você não pode simplesmente agir bem você tem vontades e às vezes as tuas vontades vão ser vontades que vão te impulsionar a agir bem e às vezes você vai ter impulsos aqui dentro que vão fazer você agir mal por isso você precisa de prudência porque a prudência é a arte de você usar sua mente para escolher a vontade que corresponde com a ação boa e não a vontade que é contra a ação boa então você precisa de alguma forma pensar bem para poder fazer as escolhas de acordo
com a a vontade que está inclinada para o bem então me parece que num primeiro momento Aristóteles dá muitas pistas pra gente dá a pista de que a gente vai ser feliz se a gente agir bem ele também dá uma pista maravilhosa que também está lá no próprio provérbios de que essa essa essa ação boa Depende de uma Depende de uma reflexão sobre nossas vontades sobre o que é certo o que é errado e fazer a escolha apropriada e deliberada com fronesis com prudência mas Aristóteles não nos deu mais importante não nos deu critério Qual
o critério das nossas escolhas Qual o critério do bom agir sob qual peso eu vou dizer que tal vontade é boa e tal vontade é ruim so qual régua eu terei a minha disposição e que me servirá como uma espécie de medidor para dizer Jonas esta decisão que você precisa tomar agora ela é uma decisão importante paraa sua vida por garantirá tua felicidade e se você tomar essa decisão você vai ser feliz qual seria essa régua qual seria esse critério qual seria essa essa Esse princípio normativo de nossas escolhas me parece que a gente tem
uma experiência muito fácil e muito encarnada de ter como essa régua nós mesmos não é me parece que os gregos também entendiam no passado que o homem é a medida de todas as coisas que o homem é a regra de todas as coisas e que portanto as melhores decisões as decisões que te farão felizes serão aquelas decisões baseadas na medida da tua vontade na medida do teu desejo na medida das inclinações do teu coração eu queria questionar exatamente esse ponto hoje será que nós temos a garantia de que sempre que fizermos a nossa vontade seremos
felizes Será que sempre que deliberar a favor de uma vontade que temos e decidirmos A partir dessa vontade centrada em nós mesmos egocentrada centradas em nossas perspectivas em nossas habilidades em nossas capacidades em nossa visão de mundo em nossa maneira de ver as coisas Será que isso é suficiente para nos fazer felizes Será que eu conto apenas comigo mesmo e ponto ou será que eu preciso de algo mais do que a mim mesmo como referência paraa felicidade para ser feliz para acertar o alvo é um pouco disso que a gente vai pensar hoje a partir
de uma passagem muito bonita de Colossenses Capítulo 3 Versículo 2 que diz o seguinte mantenham a mente o pensamento nas coisas do alto e não nas coisas terrenas Este é o princípio que Paulo quer ensinar para os Colossenses ele sabe que os Colossenses eles tiveram um encontro com o evangelho e eles tiveram a experiência da conversão a palavra conversão pra gente ela é muito significativa a palavra conversão vem também do grego e se chama metanoia quem já ouviu falar nessa palavra arrependimento alguns traduzem né metanoia já ouu falar noia não tem nada a ver com
aqueles aquela turma que fica perto lá do ibte não é o noia aqui vem de nos que é a mente noia é todo o conteúdo pensado todo o conteúdo da mente tudo aquilo que você pensa Note que a conversão não é um sentimento que você tem de remorço pela vida pregressa pródiga que você tem teve a conversão não é uma espécie de de sentimento de culpa que vai te atravessando e fazendo como eu fui um homem miserável durante toda a minha vida como Aquela experiência semelhante a de Agostinho que parece olhar pra vida pregressa com
um ódio terrível de toda a vida Boémia que ele tinha a conversão é mais do que isso a conversão é mais do que um mero sentimento de perda de tempo diante de tantas coisas terrenas que aparentemente são boas e aparentemente também são ruins mas a conversão é mais do que isso a conversão é uma modificação na tua mente a tua mente muda de uma tal maneira que a realidade já não é mais enxergada da mesma maneira então isso é conversão a conversão é um é um trabalhar de Deus na nossa mente e Paulo sabia que
os Colossenses já tinham passado por esse processo de conversão da mente no entanto qual era a dificuldade dos Colossenses tomar decisões conformes essa conforme essa conversão da mente como a gente toma as nossas decisões uma vez que a nossa mente já não está mais autoc convertida mas está teoc convertida como a gente toma decisões Quando a nossa mente já não está mais egocentrada mas cristocentrismo e agora vou tomar todas as grandes decisões da minha vida submetendo minha vida a Deus não o tempo todo você vai ficar como aquela menina lá do vídeo que a gente
assistiu tentando segurar a cadeira de Jesus tentando sentar no lugar daquela cadeira só que aquela cadeira só cabe uma pessoa ou é você ou é Jesus não cabem os dois e é preciso tomar em algum momento das nossas vidas uma grande decisão e talvez a maior decisão antes de ser a decisão do ato bom seja a decisão da nossa mente ser convertida para Jesus isso não é fácil não é fácil você abrir mão de suas habilidades não é fácil você abrir mão da tua perspectiva não é fácil você abrir mão do teu histórico você já
viveu um tempão da tua vida e você sabe esse negócio funciona assim isso aqui eu conheço isso aqui do começo esse processo todo eu domino por isso não é fácil você converter a tua mente que já está acomodada a centralizar todas as tuas decisões na tua experiência nessa intuição da ação Divina que faz a gente optar por caminhos que aparentemente seriam caminhos ruins Mas pela graça de Deus são exatamente os caminhos perfeitos que a gente precisaria perseguir para ser feliz mas que é justamente aquilo que bate de frente com o histórico que a gente tem
e com os planejamentos que a gente faz então tá entendendo não é tão fácil assim a gente converter a nossa mente para Jesus e Paulo usa uma palavrinha que é difícil de traduzir porque a gente não tem no português essa palavrinha você viu aqui frite é a palavrinha que é o verbo daquela palavrinha que Aristóteles ensinou pro seu filho fronesis a gente não tem essa palavra em português é muito difícil Traduzir por isso ora você vai ver a Bíblia traduzindo por pensamento consciência ora você vai ver a Bíblia traduzindo por ato bom atitude ora você
vai ver a Bíblia traduzindo por sentimento por vontade porque fronesis pode significar essas três coisas no entanto ela não é apenas uma destas coisas ela é todas essas coisas ela é atitude ela é sentimento e ela é pensamento consciência é isso que eu quero pensar com vocês veja que isso está no centro do pensamento e na ética de Paulo sobre a vida do homem o que que Paulo entende sobre uma ética cristocêntrica não é algo que ele está dizendo apenas aos Colossenses é algo que ele diz aos romanos é algo que ele diz aos Filipenses
Veja por exemplo uma mesma essa essa mesma palavra sendo usada em Filipenses Capítulo 2 Versículo 5 Note que a palavra é a mesma Mas em vez de ser pensamento Olha o que que foi atitude essa frones tem que ser mantida no céu lá acima de todas as coisas e não na terra mas aqui ele está dizendo num contexto em que os Filipenses estavam assim olha Eh a gente não não quer se servir a ninguém aqui a gente essa Ética do Serviço não combina com a gente então eles diziam Paulo aparece nesse cenário dos Filipenses para
dizer para eles olha Vocês precisam ter atitude Vocês precisam ter afres de Jesus vocês precisam ter a ética de Jesus então ele diz tenham a mesma fronesis de Jesus a mesma que houve em Cristo Jesus e que tipo de ética é essa de Jesus que tipo de mentalidade é essa é essa de Jesus é justamente aquele tipo de mentalidade que em primeiro lugar está em contraste com a figura do Homem miserável Então veja assim ó a gente tem duas duas dimensões da vida aqui Paulo vai apresentar tá o homem miserável e vai apresentar pra gente
o homem prudente aquele homem que Aristóteles quer ser mas parece que ao longo da história a gente viu falta um critério falta uma régua falta uma uma um elemento que defina melhor as nossas escolhas e as nossas decisões e ele vai contrastar isso com o homem miserável o homem miserável é uma espécie de chaves Não é Romanos Capítulo 7 Versículo 15 ao 25 olha não entendo o que faz pois não faço o que desejo mas o que odeio é um Chaves né Então olha só o contrassenso do homem miserável o homem miserável ele não consegue
entender o que ele faz existe um descompasso no pensamento na consciência e na ação ele faz coisas que ele não entende como é que eu pude fazer um negócio desse como é que eu pude tomar essa decisão como é que eu pude agir dessa forma então ele não entende porque ele faz desse jeito mas olha só como a vontade também está presente pois não faço o que desejo faço o que odeio ou seja o cara tá fazendo o que odeia sem entender muito menos o que tá fazendo então não entendo o que tô fazendo é
uma coisa de Chaves mesmo não entendo o que eu tô fazendo faço que não quero e realizo é o maior de todos os cont contrassensos o contrassenso do homem miserável aquele que não consegue fazer o que ele quer faz o mal e não consegue entender o por que ele faz dessa forma que ele faz tão desastrosa existe um desarranjo existe uma falta de Harmonia entre três fundamentos atitude vontade e pensamento afres de Cristo é a harmonia é afinação desses três instrumentos você e euis tocar esses três esses três instrumentos de uma maneira afinada mas olha
como Paulo vai dizer e se faço que não desejo Admito que a lei é boa neste caso já não sou mais eu Quem o faz mas o pecado que habita em mim parece que existe um mar dentro da gente uma correnteza que joga a gente para agir justamente de uma maneira contrária à aquela atitude que Nos fará felizes você já conta com uma força interna para te fazer infeliz você já luta com uma correnteza dentro de você contrária A tua felicidade então nós já lutamos com um impulso interno que é autodestrutivo a gente já luta
com elementos e forças de trevas do nosso coração que sempre quer nos colocar para baixo que quer nos colocar em contextos de extrema e desilusão e de descompasso com relação à decisões da vida então é interessante como Paulo vai dizer sei que nada de bom habita em mim Isto é Minha Carne porque tenho o desejo de fazer o que é bom veja a gente quer ser feliz a gente quer fazer a boa ação a gente quer realizar bem mas o problema é que a gente não consegue por que que eu não consigo fazer a atitude
que precisa ser feita Onde está o nogo dessa dificuldade dessa situação pois o o que faço não é bem que desejo mas o mal que não quero fazer esse eu continuo fazendo Ora se faço o que não quero já não sou eu quem faz mas o pecado que habita em mim assim encontra esta lei que atua em mim quando quero fazer o bem o mal está junto a mim pois No íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo guerreando contra a lei da minha
mente tornando-me Prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros E aí ele conclui A reflexão dizendo o seguinte Miserável homem que sou quem me libertará do corpo sujeito a esta morte graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor de modo que com a mente eu próprio sou escravo da lei de Deus mas com a carne escravo da lei do Pecado Então o que a gente vê gente é um contraste que Paulo vai apresentar para os Colossenses para os Filipenses para os romanos e para toda a igreja cristã inclusive para mim e para você
de que existe uma vida miserável para ser vivida e essa vida miserável a gente já aprendeu a viver com os nossos dilemas com as nossas péssimas ações com as nossas péssimas escolhas basta você fazer um flashback aí você vai ver quantas escolhas erradas quantos destinos mal traçados quantos frutos ruins de escolhas precipitadas de escolhas que foram tomadas ou decisões ou ações que foram decorrentes de posições mal pensadas mal elaboradas mal deliberadas e todas elas trouxeram uma série de dor sofrimento de de tristeza de decepção uma série de coisas ruins disso a gente já sabe a
grande pergunta é se existe uma outra vida para ser vivida a pergunta é se a gente pode viver de uma outra maneira a pergunta é se você pode encontrar uma Harmonia nessa desarmonia natural do do teu coração com a vontade de Deus e É nesse o ponto que eu gostaria de tocar nesse final da nossa meditação de hoje que é o grande desafio da Prudência Cristã Mais uma vez esse desafio ele se fundamenta em três fundamentos ou seja ele possui três fundamentos né que é a boa ação a boa vontade e a boa consciência Note
que a prudência Cristã não vai ser uma coisa do tipo assim ai agi bem sem querer querendo tipo Chaves né você não chega assim pô acertei mas se você simplesmente acertou mas não era algo que você queria e não era algo que você tinha consciência de que era algo certo isso não é prudência a prudência ela tem que vir acompanhada preste atenção desse ato que concretiza que se realiza você realiza o ato mas esse ato Que você realiza ele é um ato que é produto da tua vontade você não está sendo obrigado Deus não está
com 38 na tua cabeça dizendo faça isso senão você vai ser infeliz faça isso senão não vai dar certo na tua vida faça isso se converta mude os seus os seus caminhos saia dessa vida impura que você está vivendo Saia Desse caminho tortuoso que você está caminhando senão você vai ser infeliz não AF fronesis vem acompanhada de uma decisão que vem com a conversão da minha vontade eu desejo fazer esse ato Desejo realizar dessa maneira Mas porque eu cheguei à conclusão de que não existe outra atitude que possa me fazer feliz se não esta atitude
que é conforme à vontade de Deus e o exemplo típico dessa passagem é o de Filipenses 2 Capítulo 5 que dois Versículo 5 que a gente acabou de ler agora a pouco veja todos nós conhecemos essa passagem pelo menos existem três traduções bíblicas e cada uma delas tentando traduzir essa coisa que eu tô tentando traduzir com vocês aqui que é fronesis a a a Bíblia na linguagem de hoje traduz como consciência tende em vóz a mesma consciência que houve em Cristo Jesus eu cresci ouvindo esse texto na a na tradução atualizada tende em Vós o
mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus e a geração saô não é da NVI tende em vóz a mesma atitude que houve em Cristo Jesus a O problema é que as três estão corretas as três estão certas porque as três falam de dimensões do que é Af fronesis mas se eu interpretar todas as três passagens apenas como um desses pontos eu não vou fechar com frones veja só suponhamos que Paulo esteja dizendo à igreja o seguinte tende em Vós o mesmo sentimento ele esteja falando apenas de vontade apenas de desejo o que ele está dizendo
para mim e para você hoje seria o seguinte apenas queira apenas Ten o sentimento de fazer como Jesus fez você não precisa agir você não precisa realizar você não precisa se comprometer e concretizar o ato você precisa apenas ter um desejo no coração se você teve a vontade se você teve um sentimento se queimou alguma coisa no teu coração você sentiu alguma coisinha aí tá valendo Não fund não é isso por isso a NVI sabiamente colocou como atitude Porque apesar de a gente dar atitude não ser uma mera não seu apenas a atitude ter que
vir acompanhado da minha vontade da minha consciência e nenhuma hipótese eu vou ser convidado a pensar de que ter a mesma frones de Jesus não impliquem uma ação não impliquem uma ética não implic em uma realização de um ato então presta atenção no que eu vou te dizer e a gente encerra com isso quando Paulo diz isso aos aos Filipenses ele diz assim tende em Vós a mesma fronesis que houve em Cristo Jesus e a grande pergunta é que fronesis é essa que Jesus teve E aí o texto continua dizendo tende voz a mesma frones
que houve em Cristo Jesus o qual não julgou por usurpação ser igual a Deus antes a si mesmo se esvaziou não são poucos mas muitos que quando vão responder essa pergunta diz bom AF fronesis de Cristo é essa esvaziar acham que encontraram a saída Então esse o ponto eu preciso me esvaziar eu preciso de alguma maneira encontrar esse vazio aqui dentro para eu poder eh obedecer a Jesus não o esvaziamento não é algo que te é requerido Eu já vi gente cantando na igreja isso né Eu quero me esvaziar eu caro levantar a mão tudo
bem a gente entende o que significa esse esvaziar mas meu só quem pode cantar isso é Deus tá você precisa ser Deus para cantar isso porque o texto está dizendo tende em Vós a mesma atitude que houve em Cristo Jesus que não julgou por usurpação o ser igual a Deus antes a si mesmo se esvaziou essa atitude de esvaziamento não é a atitude dos homens os homens não têm que se esvaziar Eles já são por natureza vazos nossa atitude a atitude de Jesus se esvaziar é uma atitude de Humilhação vocês concordam a nossa já não
é a gente já é humilhado por natureza já estamos numa condição de De Humilhação já estamos numa condição inferior Então pensa comigo assim vamos pensar em duas estruturas olha para mim aqui ó aqui é Deus aqui é o homem aqui é o senhor aqui é o servo Tá certo então olha só Deus pode ser homem não homem pode ser Deus não senhor pode ser servo não servo pode ser senhor não Deus pode ser senhor pode homem pode ser servo pode o que que Jesus fez o que que ele precisava fazer cumprir a vontade de Deus
ele precisava realizar AF fronesis e Af fronesis que ele recebeu de Deus foi a seguinte eu quero que você me sirva no mundo no mundo que eu criei só que para Jesus ser servo ele precisa preencher um requisito Qual é o requisito para ser servo ser homem a ética de Jesus é A Ética do Serviço a ética de Jesus é a ética dos homens é preciso ser muito homem para ser servo por isso Jesus se esvazia para preencher o requisito do serviço você e eu não precisamos nos esvaziar para preencher o requisito já somos homens
o que a gente precisa é obedecer todos somos homens mas nem todos somos servos por isso a ética cristã ou a ética cristocêntrica é uma ética que opera em nossa mentalidade transformando a tua vida a tua mente e o teu coração para servir a Deus você vai ser feliz todas as vezes que você servir a Deus por isso a pergunta que eu te faço nessa noite é o que Deus quer de você Qual é o Isaac que ele tá te pedindo Quais são as grandes decisões que você precisa tomar e que você lá no fundo
no fundo sabe qual é a vontade de Deus que é justamente aquela vontade que está indo contra a tua vontade que está indo contra os teus desejos que está indo contra aquilo que você acredita ser o mais correto que está sendo contra aquilo que você acredita ser o mais apropriado paraa tua vida o mais apropriado para tua para o conjunto de situação que você está enfrentando hoje na tua vida Jonas eu tô precisando tomar um monte decisões na minha vida e eu sei que eu preciso ter uma ética que seja uma ética bíblica uma ética
cristã e eu aprendi hoje que essa ética ela tem que ser um ato bom eu aprendi que ela precisa ser um desejo do meu coração mas Jonas Eu não quero fazer a vontade de Deus eu quero falar com você que hoje está aqui e está lutando contra a vontade de Deus dizendo eu não quero fazer tua vontade afron só é possível se houver uma conversão do teu Se houver uma conversão da tua mente por isso não é uma questão apenas de deliberar como dizia Aristóteles não é uma questão de você ponderar sobre as variantes das
tuas decisões e dizer olha aqui diz isso aqui diz isso aqui diz isso pera aí vamos fazer uma matemática uma economia uma uma equação de todas as nossas e variantes aqui e chegar uma conclusão x não o que eu tô convidando você é antes de fazer equação de você dobrar o teu joelho e dizer assim Senhor eu não quero fazer tua vontade eu não quero e enquanto meu coração não for convertido para tua vontade eu não vou conseguir aon sabe por você pode simplesmente fazer por obrigação isso não vai ser a atitude de Cristo Jesus
Jesus não quer que você seja obrigado a fazer o que ele quer Jesus quer teu coração convertido para vontade dele por isso a gente não começa brigando com Deus a gente começa orando e confessando para ele com todas as letras garrafais senhor não quero fazer tua vontade sabe sabe qual o nome disso confissão a gente tem medo de fazer esse tipo de confissão porque a gente acha que Deus vai ficar irado com a gente a gente acha que Deus vai ficar irritado com a gente vai mandar um raio do céu e vai dizer assim Fulano
você tem que fazer o que eu quero mas se a gente lembrar da Cruz a gente vai ver que Jesus disse Senhor se possível afasta de mim esse cálice chega de cristianismo Medíocre que começa com falsas promessas sem luta nenhuma como Se Tudo Fosse lindo maravilhoso como se as coisas não tivessem intenções como se a vida cristã fosse vazia de tensões de dificuldades chega desse cristianismo que apresenta pra gente soluções prontas do tipo é só você obedecer não não é só obedecer obedecer a Jesus é lutar contra si mesmo é lutar contra esse impulso dentro
de você que faz você acreditar que você será feliz com seu braço que você vai ser feliz com sua competência que você vai ser feliz com sua habilidade que você vai ser feliz com seu histórico que você vai ser feliz com a herança da tua família com a herança do teu nome com a herança que vem dos teus pais que você vai ser feliz com as obras de suas mãos é uma luta contra essa correnteza é uma luta contra esse impulso que faz você ser autônomo Na Busca da Felicidade o cristianismo põe o machado na
raiz o evangelho quer tratar com isso por isso não é fácil que eu tô dizendo Hoje é não é fácil fazer a vontade de Deus e esse talvez seja o primeiro passo pra gente fazer a vontade dele assumir que não é fácil assumir que a gente precisa de um coração convertido que a gente precisa que o Espírito Santo faça uma obra em nossa vida priso tomar grandes decisões pro ano de 2000 2015 né tomei os Chaves agora e eu queria que você me dissesse o que eu preciso fazer uma só coisa orar não tem como
você orar e você já não dizer quem você é Tá certo silenciosamente quando você começa uma oração você já tá dizendo quem você é você começa a oração dizendo assim Senhor em silêncio você já tá dizendo quem você é ninguém poderia dizer Senhor se não assumisse a sua posição como alguém que está diante dele para fazer o que ele quer quem quer fazer essa oração nessa noite mas quer fazer uma oração para valer não aquela oração do tipo aquela que a gente faz no final do sermão só de pra para resolver o culto porque já
tá já no horário então vamos fazer aquela oração para resolver o nosso a nossa liturgia não eu quero convidar você a fazer uma oração que seja de fato fundamental na tua vida hoje que talvez te dêu um notte pra vida que faa você sair hoje daqui pensando dizendo puxa Deus eu preciso disso preciso que o meu coração se conto que minha mente se converta para que as minhas ações possam ser conforme a tua vontade e eu possa também querer isso que agora eu não tô querendo tendo consciência e o pensamento a reflexão a deliberação de
que a melhor atitude que eu poderia tomar na minha vida e eu só posso fazer isso se minha mente hoje estiver no lugar mais baixo que aos teus pés Vamos colocar h