[Música] Xangô é o Deus do Trovão do raio do fogo da dança e da Justiça Segundo a mitologia e orubá Xangô é o rei entre os orixás mas também a o juiz ele mantém a ordem e o equilíbrio garantindo que a verdade prevaleça acima de todas as coisas ele é frequentemente retratado como um homem alto e musculoso com um machado de dois gumes e com um raio na mão que é conhecido como Oé que é um símbolo de sua justiça capaz de separar o certo do errado a verdade da mentira Xangô não tolera injustiça e
puni severamente aqueles que a praticam conta-se que shango nasceu de um relâmpago que rasgou o céu numa noite de tempestade trazendo ao mundo esta poderosa divindade seu temperamento é explosivo e seus Adoradores acreditam que ele pode causar e também acalmar tempestades e que os raios são um sinal da presença do Orixá Xangô está associado aos tambores Batá que são um instrumento importante na música yorubá Ele é o patrono da música e da dança quando Xangô dança o mundo treme Ao Som dos Tambores e as chamas dançam em seu ritmo celebrando o poder e a força
do rei dos orixás em seu glorioso Palácio ele dançava com suas mais famosas consortes as orixás oxun Iã e Y Obá com quem teve vários filhos shango também é conhecido por sua grande sabedoria ele é um líder Sábio e um juiz justo que busca sempre o equilíbrio e a harmonia o orixá ensina que o verdadeiro poder vem da Justiça da Verdade e da integridade e que um rei deve governar não apenas com força mas também com sabedoria e compaixão no campo de batalha shango luta com seu poderoso Machado e seus gritos de guerra ecoam como
trovões sempre lutando do lado da Justiça o rei dos orixás tem um legado de força justiça e sabedoria e seu nome é cantado em lendas e histórias que são testemunho de toda a sua grandeza Yemanjá também conhecida como a rainha do mar é uma das divindades mais reverenciadas na mitologia yorubá e na religião afro--brasileira que inclui o domblé a umbanda e algumas tradições do Batuque mãe de toda a vida e associada ao Oceano aos rios e a fertilidade Yemanjá é frequentemente retratada como uma sereia ou uma bela mulher com cabelos longos vestindo roupas azuis e
brancas associada à Lua e às Marés ela é capaz de controlar as ondas e proteger marinheiros e pescadores Yemanjá tem controle sobre diferentes aspectos da e da vida humana ela é capaz de se comunicar com os espíritos da água como tal ela é frequentemente chamada para proteção durante as viagens marítimas e também se acredita que tenha o poder de curar os doentes e trazer fertilidade às mulheres materna carinhosa e protetora Yemanjá incorpora as qualidades de compaixão empatia e força existem muitas histórias sobre emj segundo a e emanjá nasceu das águas primordiais do universo ela foi
criada pelo Deus Olodum mar que lhe deu o poder de controlar o oceano e todas as suas criaturas e emanjá foi um dos primeiros orixás a descer à terra e ela é reverenciada como a mãe de todos os orixás outra lenda diz que emanjá era tão bonita que o sol se apaixonou por ela seguindo-a onde quer que ela fosse o calor do sol fez com que as águas evaporasse manjar com muita raiva decidindo enfrentá-lo ela usou seus poderes para criar um maremoto que varreu o sol daquele dia em diante o sol soube manter uma distância
segura de emanjá certa vez Yemanjá e oxun fizeram uma competição para ver quem fazia o enfeite mais bonito para seus cabelos Oxum usava ouro joias e outros materiais preciosos enquanto emanjá usava apenas algas marinhas e Conchas quando os juízes viram a criação de emanjá Ficaram tão impressionados com sua beleza que a declararam vencedora o encontro de oxun e emanjá simboliza o encontro das águas dos rios simbolizadas por Oxum com o mar representado por Yemanjá a celebração do Dia de Yemanjá é um grande evento na cultura afro-brasileira Especialmente na cidade de Salvador na Bahia e no
no Rio de Janeiro realizada no dia 2 de Fevereiro a celebração atrai milhares de pessoas que trazem oferendas para a rainha do mar as oferendas são lançadas ao mar em miniaturas de barcos simbolizando presentes para ir a manjar ogum Deus do ferro da guerra e da caça é um dos deuses mais importantes da mitologia yorubá ele é um Deus poderoso e temido representado como um guerreiro usando um capacete de metal e carregando o seu facão Segundo a mitologia I orubá ele é filho de emanjá e oduduá Ogun se apaixonou por oxun a deusa da beleza
da fertilidade dos rios conforme algumas versões ela seria uma de suas amantes em uma passagem famosa sobre o orixá da Guerra ogum foi chamado para uma batalha e teve que partir sem data para voltar Antes de Partir solicitou ao seu filho que um dia do ano fosse dedicado em seu nome enquanto ele estivesse em batalha durante este dia a população deveria fazer jejum e silêncio Em sua homenagem após ficar S anos em batalha ao retornar ogum bateu em diversas casas pedindo bebida e comida mas ninguém o atendeu o silêncio na cidade era absoluto enfurecido por
não ser recebido com festa ogum dizimou toda a aldeia com sua espada o orixá apenas parou quando seu filho apareceu e relembrou seu pedido tomado por vergonha e remorço ogum abriu o chão com sua espada e desapareceu sobre a terra ogum Ainda é cultuado em várias religiões de matriz africana onde o Deus é reverenciado por sua coragem força e poder de [Música] transformação nas Águas Doces que fluem suavemente pelo mundo encontramos a presença de Oxum a deusa da Beleza do amor da fertilidade e da riqueza ela é a senhora dos rios e das Cachoeiras uma
deusa de doçura e carinho Mas também de grande poder e resiliência na mitologia yorubá Oxum é uma belíssima orixá que mantém em equilíbrio as emoções a fecundidade e a natureza oxun é a representação da sensibilidade da delicadeza feminina e da Paixão para motivar a ência da vida ela é uma mulher bonita e sensual vestida de amarelo e segurando um espelho e um leque é uma das orixás mais poderosas e benevolentes o xun era cons sorte de Xangô o orixá do trovão e do relâmpago mas teve vários outros parceiros românticos segundo um mito yorubá Oxum é
associada à água e ao mel certo dia ela criou o primeiro rio do mundo usando os seus poderes mágicos para invocar as águas do céu e da terra ela então abençoou o rio com sua beleza encanto e doce mel tornando-o uma fonte de vida fertilidade e alegria para todosos que viviam perto dele sua dança é uma celebração do amor da vida e da beleza uma expressão da doçura e do poder que reside em cada um de nós Oxum é a mãe a nutridora aquela que cuida e protege Ela traz a fertilidade para as mulheres assegura
o crescimento saudável das crianças e oferece amor e conforto a todos que buscam sua bênção mas Oxum também é a deusa da riqueza e da prosperidade Ela traz fortuna para aqueles que a honram garantindo que nunca falte nada em seus lares oxun ensina que a verdadeira riqueza não se encontra apenas nas Posses materiais mas também no amor na saúde na família e na beleza que nos rodeia no entanto é importante lembrar que Oxum Apesar de sua doçura também é uma guerreira ela é resiliente e forte capaz de enfrentar qualquer desafio que se coloa em seu
caminho como as águas dos rios Oxum pode ser suave e tranquila mas também pode ser poderosa e implacável quando necessário na tradição yorubá as pessoas costumam fazer oferendas a Oxum com Mel frutas e doces para pedir suas bênçãos em questões de amor fertilidade e prosperidade Oxum é uma deusa popular na cultura afro-brasileira contemporânea celebrada como um símbolo do poder e da beleza feminina Seu nome é cantado em histórias e lendas e seu espírito flui como as águas dos rios tocando a vida de todos que a veneram oxosse é uma importante divindade do Panteão Y orubá
ele é associado a ca e a justiça o orixá é um caçador habilidoso que faz uso de seu arco e flecha e nunca retorna para casa sem alcançar seu objetivo como grande Caçador ele tem o poder de encontrar o que está oculto oxos é conhecido como Caçador Divino e possui uma visão aguçada agilidade e precisão tornando-o um aliado valioso para aqueles que buscam Justiça ou perseguem seus objetivos na mitologia yorubá ox é o companheiro de Ogum O Deus do ferro e da Guerra yosun a deusa dos rios e da fertilidade juntos eles formam um trio
Poderoso com ogum representando a força física oxosse trazendo visão e estratégia e Oxum trazendo intuição e diplomacia eles trabalham juntos para enfrentar desafios e garantir que a justiça seja feita oxosse era conhecido como Rei de quetu uma antiga cidade que se localiza no atual benim e é considerada um dos berços da cultura yorubá oxos era tido como um rei sábio que trazia prosperidade ao seu povo no Brasil especialmente na tradição do Candomblé a noção de Oxossi Como Rei de quetu continua relevante essa tradição foca na reverência aos Orixás Associados aos ancestrais africanos dos praticantes yosos
como o rei de quetu tem uma ligação direta com o uma das regiões mais importantes para a diáspora africana no Brasil o dia dedicado a oxos no Brasil é 20 de janeiro quando são realizados rituais e celebrações para h rar o orixá as festividades incluem tocar tambores cantar dançar e fazer oferendas de alimentos e outros itens incluindo frutas e legumes que são depois lançados à natureza ressaltando a profunda ligação entre oxos a floresta e a abundância Que ela fornece a figura do caçador Divino é uma metáfora poderosa para a busca de objetivos e a conquista
da abundância temas que encontram ressonância em muitos aspectos da vida e da cultura brasileira e Cubana Obá é uma deusa yorubá associada aoo relacionamentos e fertilidade Ela é conhecida principalmente como a esposa de xang o Deus Y orubá do trovão e do relâmpago na mitologia yorubá Obá é uma esposa bonita e Leal no entanto ela também é conhecida por sua natureza forte e independente retratada como uma rainha real e poderosa Obá simboliza a importância do papel da mulher na sociedade orubá Obá é a representação do amor que é intenso que enfrenta diversidades e sacrifica tudo
em nome daquele a quem ama diz-se que Obá amava tanto Xangô que estava disposta a fazer qualquer coisa para agradá-lo mesmo que isso significasse o seu próprio sofrimento ela é retratada tradicionalmente com uma orelha cortada refletindo sua história trágica de amor e sacrifício com Xangô Mas mesmo em sua dor Obá representa a resiliência a capacidade de superar adversidades e continuar lutando ela nos lembra que todos nós temos a força interior para enfrentar Os desafios da vida Obá é uma guerreira conhecida por sua habilidade em batalha e por sua bravura inabalável ela ensina que a verdadeira
força não vem apenas do Poder físico Mas também da coragem de se manter firme diante das adversidades de lutar pelo que é certo e de proteger aqueles a quem amamos na mitologia yorubá Exu é o mediador entre os Deuses e os humanos ele é o grande mensageiro dos orixás unindo os mundos do Divino e do mundano a sua presença é tão vital como o ar que respiramos Pois é através deles que os desejos dos homens chegam aos ouvidos dos Deuses e as palavras dos Deuses Retornam aos corações dos homens ele não é apenas o Deus
mensageiro mas também o orixá da dualidade o que vive entre a luz e a sombra a ordem e o caos o bem e o mal Exu é o equilíbrio Entre esses extremos o ponto de encontro entre todas as contradições essa dualidade que o torna tão misterioso e tão poderoso retratado como uma figura trapaceira e ardilosa que gosta de pregar peças e causar travessuras Exu é considerado Guardião da Encruzilhada e muitos acreditam que lá ele resida as Encruzilhadas são vistas como espaços simbólicos onde diferentes caminhos se cruzam e representam um espaço transformador onde escolhas são feitas
e direções são determinadas Exu é frequentemente retratado em uma Encruzilhada segurando um bastão esta posição simboliza seu papel como intermediário entre o mundo físico e o reino espiritual com o poder de abrir ou fechar os caminhos ele influencia o curso dos acontecimentos e Os destinos individuais dessa forma Exu é visto como um porteiro e um facilitador da comunicação entre humano e o Divino ele frequentemente interage com xango em suas histórias e rituais mitológicos Exu é o confidente e Conselheiro de Xangô fornecendo-lhe orientação e percepções em várias histórias Exu auxilia Xangô em suas buscas ou empreendimento
eles têm um excelente relacionamento pois shango conta com a sabedoria e assistência de Exu enquanto Exu ganha o reconhecimento e as oferendas por sua Associação com o poderoso Xangô os Devotos de Exu costumam fazer oferendas e realizar rituais nas Encruzilhadas para honrar e buscar suas bênçãos as oferendas são feitas como um gesto de respeito e para estabelecer uma conexão com Exu buscando sua orientação proteção assistência nas Escol e desafios da vida em meio às sombras da doença e do sofrimento encontramos o misterioso e respeitado Babalu a o orixá da doença e da cura ele também
é conhecido como Omulu e é uma importante divindade da religião yorubá associada à doença e cura Babalu é um homem idoso coberto de feridas que simbolizam as doenças e enfermidades que ele controla Apesar de sua Associação com doenças ele também é reverenciado como um poderoso curador Babalu ae tem a capacidade de inflingir e curar doenças nas cerimônias e rituais Babalu ae é homenageado com oferendas e orações ele tem uma forte conexão com a terra e sua presença é frequentemente associada ao cemitério e ao submundo os yorubás acreditam que ele pode navegar entre os reinos físico
e espiritual e que tem o poder de limpar e curar aqueles que sofrem de doenças Babalu ae é considerado uma divindade compassiva que compreende o sofrimento da humanidade e oferece seus poderes de cura aos necessitados ele é protetor contra as doenças com o poder de afastar energias negativas e restaurar o equilíbrio e o bem-estar de acordo com o mito Babalu ae Era Um Homem Comum que possuía extraordinárias habilidades de cura pessoas de longe buscavam sua ajuda quando adoeciam Babalu ae usava seu conhecimento de ervas e práticas espirituais para curar os enfermos e curar suas doenças
à medida que sua reputação crescia ele se tornava conhecido como um curandeiro poderoso e compassivo capaz de curar até as doenças mais graves Babalu a serve como um lembrete da fragilidade da vida e da importância de buscar o equilíbrio e o bem-estar tanto no âmbito físico quanto no espiritual e também nos lembra da fragilidade da vida da inevitabilidade da Morte Mas também da possibilidade de renovação e cura yanan também conhecida como oá é uma divindade poderosa associada a vários aspectos da natureza tempestades e poder feminino ela é um dos orixás centrais nas religiões afro-brasileiras incluindo
o Candomblé e Umbanda além de ser um símbolo de força coragem paixão e mudança na mitologia yorubá yanan é um orixá associada a ventos raios e tempestades e é considerada a rainha dos Ventos yansã controla os ventos e os usa para trazer mudanças e transformações ela é frequentemente representada carregando um ereré um chicote ou Cetro feito de de cavalo que ela usa para conjurar ventos e tempestades ela é vista como uma força da natureza tanto destrutiva quanto criativa simbolizando o poder de transformação e Renascimento yanan é uma mulher feroz e independente uma rainha guerreira repleta
de coragem liderança empoderamento feminino e proteção contra inimigos e espíritos malignos sua natureza é tão feroz e poderosa quanto os fenômenos naturais que ela ela governa em algumas tradições yanan é a guardiã do cemitério e dos ancestrais ela ajuda as almas em sua transição para a vida após a morte guiando-os e protegendo e an Sanja foi casada com o Deus shango que era conhecido por seu temperamento explosivo um dia shango ficou furioso e começou a lançar raios pela Aldeia yanan conseguiu acalmá-lo e impedi-lo de destruir tudo decid em diante e ansan passou a ser protetor
e aliada de Xangô os Devotos de ansan costumam buscar sua ajuda por vários motivos como proteção e coragem e fortalecimento orientação em momentos de mudança ajude a superar obstáculos e traga transformações positivas na vida das pessoas nas cerimônias e rituais religiosos yanan é homenageada e invocada por meio de músicas danças oferendas e orações majestosa e invencível continua dançando nos céus Em meio às tempestades Celebrando a Vida simbolizando o grande poder que todos temos dentro de [Música] nós