nós começamos hoje pela TV Novo Tempo mais um programa de dências de uma série todo especial sobre o livro de Daniel um importante documento do Antigo Testamento nesse programa você será o meu convidado especial para esta Aventura pelas páginas da Bíblia Sagrada e pelos registros históricos e arqueológicos a fim de se continuarmos O Mistério do mundo e o destino da humanidade portanto não sai daí Porque o seu programa de desses está só começando a [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí [Música] nós estamos de volta com o programa Evidências
mas eu não posso começar o assunto de hoje sem primeiro oferecer um presente para você um presente da família novo tempo para sua família é o guia de estudos evidências onde você encontrará a verdade muito Profundas acerca da palavra de Deus e como adquirir é simples você pode ligar para gente aqui pelo zero operadora 1221 27 3121 ou também pelo site biblia.com.br ou também pelo QR Code que aparece aí na tela do seu visor E aí E aí E aí e o livro de Daniel de maneira fascinante apresenta um registro bem específico da vida do
profeta Daniel e seus amigos na corte do Rei da Babilônia e da medo-pérsia ele também apresenta um vislumbre histórico da história da humanidade desde a Babilônia até os últimos impérios os últimos tempos deste mundo o tempo em que vivemos tanto Daniel como seus companheiros foram levados em primeiro lugar cativos como exilados judeus para trabalhar no palácio do Rei da Babilônia foi um grande desafio manter os seus princípios a sua fé EA sua ética na corte do rei o livro também apresenta um sonho profético do rei Nabucodonosor EA interpretação de Daniel acerca deste sonho além disso
inclui outras visões sobre o futuro da humanidade visões por exemplo o que aconteceria com o povo Judeu o destino do planeta Terra enfim a cronologia dos tempos até O Daniel é curiosamente o livro mais enfatizado em termos de fidelidade de um judeu em meio aos desafios de uma sociedade pagã e estrangeira agora ao mesmo tempo é um livro que mostra se aperta o diálogo com o povo diferente de culturas e crenças diferentes daquelas que o próprio Daniel defendia e como se ele mesmo de certa forma combinasse o seu testemunho com a cordialidade EA firmeza de
caráter e quando você ler esse livro você vê que no decorrer da história do profeta ele é ajudado por diversas pessoas pagãs por exemplo o chefe da cozinha e o chefe dos eunucos ambos arriscam seu próprio pescoço para garantir que Daniel e seus companheiros não comecem os alimentos proibidos pela legião da casca mais tarde ele levou o próprio Rei da Babilônia a reconhecer a grandeza do verdadeiro Deus de Israel numa outra feita quando Daniel foi injustamente acusado de descumprir um decreto real ele teve a simpatia de ninguém menos que Dario o monarca que tinha assinado
o decreto é que para Daniel manter a identidade de fé Não significava ter uma xenofobia em relação ao se fora pelo contrário é possível dialogar sem perder os princípios mas ao mesmo tempo com cortesia Note que a linguagem do livro de Daniel é propositadamente universalista ele Evita o nome de o nome pessoal do Deus dos judeus e em seu lugar da preferência já elorrim o Deus universal ele não diz o Deus de Israel mas o Deus dos céus ou seja judeus e não-judeus são todos mencionados nesta história e muitos pagãos não judeus são colocados aí
como protagonistas de Atos heróicos Daniel fala também de modo diverso da Babilônia da Pérsia de Jerusalém da Grécia dos Quatro Ventos do céu dos quatro cantos da terra você vê que é um livro geograficamente falando o mais universal de todos que estão na Bíblia aliança ele Talvez só pede para o livro de Atos dos Apóstolos mas fora esse livro Daniel seria o mais universal de todos ele mostra que o povo de Deus é composto de dois grupos o povo visível da profecia também chamado de Santos ou eleitos e o segundo grupo maior invisível é formado
por pessoas sinceras de todas as etnias credos e culturas tipo qualquer razão ainda não fazem parte do Povo da profecia Este é o caso dos vários amigos que Daniel fez enquanto estava ali na corte do Rei da Babilônia e também é o caso daqueles que Jesus Faria referência a eles no futuro quando o próprio Jesus disse o seguinte ainda tem outras ovelhas que não são deste aprisco as quais devo da mesma maneira trazer elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho é um só Pastor João 10:16 e recebeu embora o livro Daniel tenha
sido escrito durante o exílio da Babilônia e logo depois quando eles estavam sob o domínio da medo-pérsia o seu propósito não era necessariamente apresentar uma história exclusiva do exílio judeu não o livro enfoca experiências específicas do profeta e seus amigos tem como profecias para o povo de Deus que viveria muito tempo depois disto Veja a orientação que ele recebeu de uma em uma de suas visões que ele teve eu vou ler para você mas Guarde a visão em segredo porque se refere a dias ainda bem distantes Daniel Capítulo 8 verso 26 e recebeu de um
modo geral o livro de Daniel pode ser dividido poderia dizer assim duas partes os seis primeiros Capítulos são considerados os mais históricos pois contam histórias da vida do profeta e seus companheiros em ordem cronológica eles contém relatos escritos na terceira pessoa sobre as experiências de Daniel e como eu falei dos seus amigos sobre os reis Nabucodonosor segundo belsazar Dario o primeiro e Cyrus chegou já a segunda metade do livro escrita principalmente na primeira pessoa contém relatos das três visões de Daniel e um sonho são na verdade os últimos seis Capítulos do livro O Capítulo 7
até o capítulo 12 considerados portanto a sessão Profética de Daniel eles declaram então principalmente aquelas visões que foram dadas ao profetas em vários momentos de sua vida durante o seu cativeiro na Babilônia e depois da Pérsia e agora uma curiosidade que nem todos sabem mas que eu vou contar para você é exatamente esta você sabia que ser Isaac Newton uma das mais brilhantes mentes científicas de todos os tempos Aceitou os livros de Daniel e Apocalipse como revelações diretamente vindas de Deus ele inclusive escreveu este livro observações sobre as profecias de Daniel e Apocalipse de São
João publicada postumamente em 1733 ou seja mesmo que era seu parente as densas páginas desse livro de Newton versando sobre a Bíblia EA história dos primórdios do cristianismo e também das profecias surpreendem por um lado pelo empenho do autor em estabelecer uma linguagem objetiva para a catalogação das visões proféticas e para também os detalhes minuciosos da relação entre as profecias e os fatos históricos que se seguiram numa tentativa a colaboração interpretativa E é claro que as análises de Newton conhecida em apenas empate com aquelas que os modelos estudiosos da Bíblia consideram ser uma interpretação mais
provável do texto bíblico e mesmo que não tenham um endosso Geral de todos os teólogos aquelas conclusões de Newton seriam muito interessantes por quê Porque elas podem nos dar um argumento de que alguém como a mente científica tão brilhante também aceitava a Bíblia como livro inspirado e de profecias reais não não é uma questão de argumentar por autoridade é apenas uma forma de dar um testemunho para você de que na ciência também é espaço para alguém que é crente e tem uma fé fervorosa em Deus e deixe-me dizer que estas considerações escritas por Nilton não
devem ser lidas como sinal de que o cientista de um lado retrógrado ou obscurantismo pelo contrário a fé religiosa de Newton era tão profunda intelectualmente falando quanto o seu interesse por assuntos científicos e suas descobertas pelo menos é o que afirma o professor José Luiz goldfarb Historiador da ciência e professor de pós-graduação da pontifícia Universidade Católica de São Paulo a gente tem que inverter a relação não é apesar de suas crenças religiosas e místicas que o Nilton consegue dar o pulo do gato nos trabalhos sobre gravidade é justamente devido a elas os próprios estudos bíblicos
de Newton já denotam uma sensibilidade mais crítica e moderna uma tentativa de estudar as profecias de forma Quase matemática usando cronologias detalhadas é a maior parte dos quase quatro mil textos ou 4 mil páginas escritas por Milton versam sobre religião Bíblia e espiritualidade pena que pouca gente divulga isso por aí com a morte dele a Universidade de Cambridge e a Royal Society principal sociedade científica do Reino Unido da qual ele fazia parte Betinho o direito de preservação de seus manuscritos e ter um modelo para o que deveria ser ou não um trabalho científico portanto Eles
privilegiaram apenas uma parte da obra de Newton e deixaram o resto virá público somente de forma aleatória e tardia mas o fato é que Newton era um aficcionado por esse livro aqui a palavra de Deus o livro em questão que fala sobre as profecias do e foi publicado Como eu disse após a sua morte com base em suas anotações mas ninguém absolutamente ninguém coloca em dúvida a autenticidade do manuscrito de Newton ou seja ele é uma no escrito autêntico e é uma tentativa do cientista de desvendar o segredo histórico das principais profecias do livro de
Daniel e Apocalipse que são caracterizadas pela riqueza de imagens simbólicas animais status chifres Trombetas etc que funcionam como uma espécie de linguagem cifrada dada pelo próprio Deus para a sua audiência que às vezes pode ser três vendada pela razão humana é claro com ajuda do Espírito Santo e foi isso do que Milton tentou fazer o Isaac Newton para quem Daniel foi um profeta dos mais claros para se interpretar graça uma série de correspondências entre as imagens proféticas de Daniel e eventos reais acontecidos na história do esquema de Newton por exemplo as menções a Dias sempre
se refere na profecia de Daniel é claro a períodos correspondentes a anos e alguns seres por exemplo animais podem corresponder a impérios Nações Poderosas ou seja elementos que aconteceriam no futuro da humanidade em outras palavras Newton cria da palavra de Deus usando essa chave simbólica interpretativa o cientista se propõe a relacionar todas as grandes ocorrências da história mundial do exílio judaico até os seus tempos com as profecias de Daniel Daniel no primeiro momento e João no Apocalipse no segundo momento é que para Nilton esses dois livros e representações detalhadas e precisas do futuro da humanidade
Elas mostram reinos que subiriam Reis que assumiria um poder e tudo antecipando aquela crença do próprio Isaac Newton que era certeza da breve volta de Jesus Milton também defendeu que as escrituras ensinavam que a verdadeira igreja de Jesus Cristo havia sido corrompida e ele esperava que em breve haveria três eventos futuros que resultariam numa recuperação das verdades bíblicas eu vou mostrar para você Quais eram esses elementos descritos por Isaac Newton vamos ver aqui na tela é exatamente isso aqui ele fala aí primeiro lugar da Restauração do Evangelho por um anjo curiosamente Apocalipse também vai mostrar
três anjos que voam pelo meio do céu restaurando o Evangelho Eterno em segundo lugar Isaac Newton também fala do restabelecimento é a verdadeira igreja ele trabalhava com a ideia de que a igreja se contaminou por doutrinas pagãs e em terceiro lugar Daniel Fala da Ascensão de um novo reino Mundial liderado pelo próprio Salvador que esmagará os reinos do mundo enquanto a pedra transformava a estátua em pó esses detalhes você verá quando nós estudarmos sobre a estátua do sonho do rei Nabucodonosor para Newton o propósito dessas revelações não seria o de satisfazer apenas a curiosidade humana
sobre o futuro não por ser um testemunho da presciência de Deus aquele que vê todas as coisas Antes que elas aconteçam aquelas profecias na visão de Newton seria um testemunho do cuidado e da providência de Deus sobre a história Ele propôs que as revelações podem ser entendidas pela descoberta de regras que governam as suas imagens de maneira consistente mas o e depois que elas fossem cumpridas é que o estudante poderia perceber com clareza o cumprimento daquelas profecias excepcionalmente vistas no passado e vamos ver o que Newton disse nas suas próprias palavras acerca de todas essas
profecias do livro da União vamos ver aqui na tela olha o que ele está dizendo eu traduzi aqui para vocês as previsões das coisas que virão se relacionam com o estado da igreja em todas as épocas e entre os antigos profetas Daniel é o mais distinto na ordem do tempo e mais fácil de ser compreendido e portanto nas coisas que se relacionam com os últimos tempos continuamos ele deve se tornar a chave para o resto Daniel tinha o maior crédito entre os judeus até o reinado do imperador romano Adriano e rejeitaram as suas profecias é
rejeitar a religião cristã pois esta religião se baseia em sua profecia a respeito do Messias você ver as próprias palavras de Isaac Newton E olha que Newton não foi o único assim pressionar As Visões de Daniel eu vou mostrar outros exemplos para vocês um antigo Historiador judeu do primeiro século chamado Flávio Josefo que o seu livro antiguidades judaicas admite que o conquistador Alexandre Magno tomou conhecimento das Profecias de Daniel e se reconheceu nelas e quando o livro de Daniel foi mostrado a ele Alexandre o Grande onde Daniel declarou que um dos seus gregos deveria destruir
o império dos persas que ele supôs que ele mesmo seria a pessoa pretendida e Alexandre estava certo Daniel de fato previu as suas conquistas aproximadamente dois séculos antes do seu nascimento mas você verá isso ao longo dessa Série Especial 2 meses em alguns historiadores também tem notado uma forte evidência de que o livro de Daniel chamaram bastante a atenção dos líderes judeus na época de Jesus de Nazaré e arqueologia também tem contribuído para essa conclusão vamos começar por Flávio Josefo aquele Historiador judeu que eu já mencionei anteriormente ele afirma que em seu tempo e Flávio
Josefo viveu no primeiro século de nossa época ele disse que em seu tempo ocorreu um crescimento enorme de indivíduos que se diziam Libertadores do povo de Israel alguns entendem que poderão ser até pretensos Messias isso eles faziam porque muitos haviam compreendido naquela época que os tempos proféticos de Daniel haviam chegado ao seu ápice e portanto Essa época da chegada do dominador messiânico do mundo e esse texto de Josefo não cita explicitamente as profecias de Daniel mas muitos acreditam que é a este profeta que ele faz referência quando ele escreveu esse texto sabe porque eu vou
dizer para você como é que está o texto de Flávio Josefo e você vai poder acompanhar comigo aqui no telão crédito em sendo que ele escreveu vamos ver aqui mas o que mais incitou o Deus da Guerra exatamente a guerra de 66 a 70 depois de Cristo foi uma ambíguo A Profecia muitos pensam que é que ele está se referindo ao Daniel uma ambigu A Profecia encontrada também na sagradas escrituras segundo a qual naquele tempo alguém proveniente de seu povo tornar-se-ia o dominador do mundo muitos pensam que aqui Flávio Josefo está falando do livro de
Daniel que era conhecido até pelos pagãos Josefo para quem não sabe era quase que um renegado do judaísmo Oi para o lado dos Romanos e depois escreveu os seus livros como uma espécie de meia culpa por ter mercado a sua fé EA sua herança Judaica mas mesmo assim ele nunca deixou de bajular o Imperador e o César e os romanos mas vamos continuar lendo o que Flávio Josefo escreveu presta atenção aqui na tela esta profecia ambígua novamente ele deveria estar falando de Daniel for entendida pelos o Deus como se alude-se a um compatriota e muito
se enganaram e sua interpretação quando na verdade a profecia se referia ao domínio de Vespasiano aclamado Imperador da Judeia como eu falei aqui Flávio Josefo faz uma questão política com os romanos mas ele não dá um testemunho valioso o Flávio Josefo talvez propositadamente evita neste trecho neste texto as palavras Messias EA fonte de tal profecia ambígua também não é revelada mas tudo indica como eu falei que ele estaria se referindo aos oráculos proféticos do livro de Daniel que apontavam de maneira cronológica a época em que o Messias de Israel deveria chegar e muitos em seu
tempo acreditavam que o Messias deveria chegar naquela época ou seja no tempo em que Flávio Josefo Jesus de Nazaré e outros Apóstolos viveram ali no primeiro século essa seria a época da vinda do Messias e considerando o que Josefo falou isto atribui o cumprimento da profecia de Daniel A Vespasiano na versão de Josefo porque Vespasiano veio à terra dos judeus e então ele seria aquele mencionado na profecia como o dominador do mundo e também apontava para a época em que isto aconteceria hora eu posso dar uma outra interpretação uma vez que os judeus e o
próprio Flávio Josefo não aceitaram Jesus como sendo cumpridor desses oráculos proféticos eles tinham evidentemente que arranjar um outro candidato para aquele Episódio envolvendo Vespasiano Judá e as profecias de Daniel Por que pela cronologia Profética aquele era um tempo para chegada do nome da dor e Quem seria esse dominador se não foi Jesus tem que ser Vespasiano Ah e quanto Josefo viu Vespasiano pela primeira vez Vespasiano era apenas um comandante a serviço de Nero que vieram para sufocar as rebeliões judaicas da Galileia nesse encontro Josefo que eram dos insurgentes Talvez para livrar-se da própria morte saudou
Vespasiano como Imperador dizendo que ele seria o futuro rei de Roma e a estratégia acabou dando certo o Vespasiano gostou da frase de Josefa do cumprimento dele e Josefa Apenas não foi poupado mas também caiu nas graças de Vespasiano enquanto General e se tornou um dos seus prestigiados líderes que depois que Vespasiano se tornou o Imperador Ganhou ainda mais fama e poder dentro das milícias romanas aliás Vespasiano saiu da Judeia indo direto para Alexandria e depois para Roma a fim de assumir o carro mais importante do mundo daquela época tornar-se-ia o Imperador de Roma então
aquele cumprimento de Josefa acabou sendo uma boa estratégia política e aí depois vou interpretação Vespasiano era o dominador do mundo predito por Daniel É uma pena porque nesta interpretação o autor judeu trocou o que seria o advento dos Messias isto é uma vinda do Messias por um advento dos pesares isso é a chegada de César triste muito triste e olha que Josef não foi o único aceitar este oráculo provavelmente extraído de Daniel porque nós temos pelo menos dois autores Romanos Tácito e suetônio que igualmente fazem referência a uma certa profecia que estava escrita com relação
ao destino do mundo que da Judeia viriam os dominadores do mundo ele se tão dominadores no plural e o próprio José foi determinado momento de sua obra aplica a profecia a Vespasiano e a seu filho Tito que completou a obra de reconquistar a Judeia destruindo o templo EA cidade de Jerusalém e E aí [Música] E aí E agora o que mais interessa é que isto reforça o entendimento de que havia ali no primeiro século um estudo e o entendimento de Daniel também havia uma compreensão de que os cálculos proféticos feitos em cima das Profecias de
Daniel indicavam que naquela época do primeiro século havia chegado os tempos messiânicos dentre os manuscritos do Mar Morto encontrados do deserto da Judeia localizam-se cálculos proféticos certamente baseados nas Profecias de Daniel Capítulo 9 que testemunham a certeza da comunidade do deserto de que aquele tempo era a chegada a época de surgir o Messias e nos próximos programas evidências vamos conhecer melhor essas profecias e o seu cumprimento na história por enquanto basta dizer que Graças aos achados arqueológicos dos manuscritos do Mar Morto podemos hoje dizer que uma importantes Oi Dai Cap contemporânea aos tempos de Jesus
e do Novo Testamento não apenas valorizavam as profecias de Daniel mas também entendiam que ali naquelas profecias estavam demarcados os tempos da chegada do Messias e estes tempos coincidiam com a época em que Jesus viria ao mundo por isso aquela seita Judaica os essênios foram para o deserto para se prepararem para os últimos dias da humanidade agora você sabia que no judaísmo rabínico há uma curiosa maldição isso mesmo uma maldição para quem estudar ou ensinar as profecias de Daniel você certamente já deve ter ouvido falar no talmud uma coletânea de ensino judaicos antigos escrita durante
séculos na Idade Média pois bem veja agora o que o talmud dízimo dos seus tratados o rabinos mão bem Armani chegou a amaldiçoar em nome do Rabino Jonathan a música insistir um estudar e ensinar a cronologia Profética de Daniel que seque os ossos desse ele daquele que calcular o advento do Messias a razão do amaldiçoamento de acordo com esse Rabino estaria neste motivo uma vez que o tempo determinado um veio e ele o Messias não chegou então ele nunca virar o que a profecia de Daniel claramente revelava em muitos cabelos assim não compreendiam era que
o Messias deveria exercer o seu ministério durante o período do segundo templo aquele que estava em Jerusalém onde Jesus andou por este mundo pois em sequência disso vive um povo e um príncipe estrangeiro que destruiriam a cidade e o templo e o templo foi de fato destruído pelos Romanos no ano 70 depois de Cristo logo o Messias deveria ter vindo antes disso mas conforme o entendimento rabínico ele não veio por isso entenderam que o povo havia quebrado a aliança e em vista disso O Messias não veio deste modo seria uma maldição estudar o livro de
Daniel O importante das testemunhas rabínico é que ainda que não reconheceu Jesus como Messias reconhecem pelo menos que ele veio na época que o Messias deveria viver mas ainda tenho muita coisa para mostrar para vocês sobre o livro de Daniel tem muita coisa nossa senhora está só começando Então não perca a continuação desse tema semana que vem aqui na TV Novo Tempo e você sabe a TV Novo Tempo é o canal da Bíblia o canal da esperança e o canal do programa Evidências um abraço e até o nosso próximo encontro até lá E aí E
aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí [Música]