se você tem interesse em direção teatral mas não sabe como começar tem várias ideias mas não sabe como aproveitá-las da melhor fórmula só o pensamento de estar numa sala de ensaio para começar a dirigir já te aflige Então esse vídeo é para você seis Faces para a direção teatral um dia de como você pode começar os seus próprios projetos e o Olá meu nome é João gospel que eu sou professor de teatro e diretor teatral dirigir e produzir muito dos meus projetos e também tive a chance de acompanhar de perto muitos outros projetos em períodos
de companhias e festivais conhecidas quando eu comecei eu era bem novinho eu tava completamente perdido só sabia que eu queria dirigir Já comecei Estudando muito por conta própria e arrisquei muito os meus aprendizados com salas de sai dos meus primeiros projetos escuta estão diretores que admiro muito e na maravilhosa oportunidade de acompanhar essas projetos com a ser pela Unirio e hoje eu estou aqui para dividir com você a minha experiência dizer coisas que eu gostaria de ter ouvido quando direção ainda era só uma ideia é e esse é o momento que todo mundo que trabalha
com Arte enfrenta e pode ser muito frustrante tanto ter ideias e não saber o que fazer com elas quando não ter ideias e ficar desesperado por ela vamos começar pelo segundo fiquei muitas vezes pode ser o masculino não tenho nem ideias para isso a minha dica antes de qualquer coisa é não possa o movimento de postar ideias a querer que tudo seja uma ideia em potencial não é ruim mas pode ser limitador se for o desejo pelo Desejo vazio fica aberto para as ideias de forma mais honesta Prince um dos momentos com mais de leveza
quando você relaxa um pouco e se escuta mais você pode conseguir perceber idéias muito boas ao seu redor sem desespero e você ainda percebe que provavelmente vive cercado de várias idéias e um potencial e que você nem percebeu antes porque você tava preocupado demais estou obrigando a fazer fazer e isso é muito curioso porque nós artistas muitas vezes entramos uma onda de achar que temos que fazer e fazer e fazer e muitas vezes nem lembramos mais o porque queremos fazer ou que a gente realmente quer fazer isso é uma armadilha que temos que fugir o
tempo todo porque é exatamente no lugar mais aberto de se estar que as ideias vêm ideias podem ser qualquer coisa pode ter inspiração a partir de a partir de um texto que você leu o que achou legal seja teatral não o álbum ó discografia de um artista uma cena de um filme verso de um poema uma situação cotidiana até bula de remédio dito isso se você se enquadra no tipo de pessoa que acha que não consegue ser ideia você começa a perceber que às vezes você tá passando direto por elas sem nem dá atenção muitas
vezes uma pessoa acha que a ideia surgiu só de uma única forma mas o mundo é cheio delas só é preciso prestar atenção em uma ideia ruim a rua é só um ponto de partida uma porta aberta Pode até ser que a sua ideia Inicial acabe sendo parecida com a final mas na maior parte das vezes isso não é o que acontece no assunto que te provocou ele pode abrir outra porta e levando outros caminhos e no final você está diante de uma coisa completamente diferente e isso tudo Graças aquela ideia Inicial Se vocês que
permite explorar sem preconceitos ou ficar pensando demais lá na frente no final na realização e agora que você já tem ideias o que se faz estuda estudar pode ser de várias formas todas certas mas comparar ele é um livro de História contando detalhes você deve estar em cima de um único tema pode ser ouvir música conversar com pessoas diferentes esse estudar é muito parecido com aquela forma que eu falei de ter ideia e se abrir para os assuntos que às vezes não parecem se conectar a mais se conecta no final sempre conecta o diretor cria
faíscas choque os assuntos mas não antes é preciso que ele tem as faíscas dele mesmo e que adianta você saber provocar assunto nos outros Mas você mesmo não se permite abrir mão das suas ideias ou deixá-lo se transformar em outras quando você vira essa chavinha dentro de você é sucesso é muito Libertador aí você pode cair um espetáculo de época medieval e colocar funk para tocar quebrando completamente o esperado Entre esses dois universos ou você vai montar um musical com atores surdos fazemos linguagem de sinal entendeu o lance da Faísca pode tudo você pode tudo
mas eu sempre vou falar Seja honesto com as suas vontades aprenda a escutar você antes de escutar o externo é muito normal no meio teatral algo parecer ruim até que alguém faz e quando você se dá conta do ano estamos esperando querendo fazer parecido muitos vão se inspirar no outro só queria ouvir sua própria intuição Isso é muito bom e bem vindo outro vão estar naquele modo que eu falei lá atrás que eu tenho que fazer fazer fazer preciso fazer e vamos copiar de forma vazia e aí não vou acrescentar e outros Vamos aos vindo
a sua própria intuição e se arriscando tudo é válido quando você é honesto consigo mesmo porque quando você é honesto consigo mesmo com sua vivência com a sua intuição já tá aberto ao tema que te provocou que muitas vezes pode até te dar mais dor de cabeça que uma sensação de prazer então vai com calma que às vezes aquele assunto que te dá aquela pulseirinha te deixa sem dormir incomodado é o tema que vai te abrir caminhos e muito provavelmente se levar o conceito e pode até ser a junção de outras ideias o conceito é
basicamente como você pretende levar sua ideia de antes você nem um Romeu e Julieta de Shakespeare você acha que aquela história poderia acontecer uma favela do Rio de Janeiro com guerra de facções e milícias ou você acha que a história inteira poder o fato do ponto de vista da arma do Frei Lourenço você pode também ter visto ilustrações algum artista que você gosta e viu que poderia ser motivação para juntar um grupo de atores numa sala de ensaio começar a improvisar você também pode ter visto uma notícia de jornal que te chamou atenção e resolveu
criar um grupo de estudo sistema disse de repente vocês todos juntos estão escrevendo um texto original e isso porque você se permitiu Pode até ser que você comece com Romeu Julieta e termina e Ariano Suassuna nunca se sabe que uma coisa puxa a outra e isso é uma delícia muitos falam que isso é a metáfora da Sementinha como jardineiro pronto uma árvore ele sabe Qual espécie de altura ele tá aprontando ele tem uma ideia de como ela vai ficar no Jardim que ele está cultivando mas se essa árvore vai crescer saudável você vai crescer torta
vai caindo raio nela Ela vai se acabar se ela vai dar muitos frutos não não ele não sabe e uma ideia como uma semente Você até tem a ideia um vislumbre de como ela hoje mas sempre está aberta ao caos ao acaso o diretor é alguém que cultiva a semente a ideia e ajuda a fornecer tudo que ela precisa para crescer através do exercício de escutá-la e observá-la mas podemos dizer que o diretor também é responsável pelo solo dessa ideia o solo é todas providências estão inventado de ideias a minha vida toda a sua vivência
pessoal os livros que você lembra os filmes que você viu as peças as músicas comidas Sensações é a sua sensibilidade quanto mais esses toma trabalhado mais naturalmente você vai saber se abrir para as possibilidades e desdobramentos vai deixar essa semente Florescer e até admitir que muitas vezes por outra pessoa pode ter uma ideia melhor de como cultivá-la até porque você pode se permite Entrar numa sala de ensaio só sabendo 85 porcento de tudo ou até sem saber onde tudo isso vai dar está só com sua equipe escolhida Mas sempre tem que ter um espaço para
permitir que a sua ideia se transforme é um romântico esse algo que só tem a melhorar e tomar nenhum diretor consegue dar conta de criar tudo para todo mundo tem que saber de se dar um espaço para cada um cumpre sua função aliás direção é uma função mas isso é assunto mais para frente agora que você se sente mais segura e confortável com essas perguntas e às vezes não também mas se sente seguro na densidade da ideia ela não é mais uma forma Cruz seca mas ela foi cultivada aquele seu saudável e você sente que
vai virar agora é o momento de escolher quem vai estar com você para fase do florescimento Você tem o que agora vamos ao com quem é é independente de você ter tido a ideia sozinho e vai convidar as pessoas para o seu projeto ou você ter sido chamado para uma produção como você já faz parte de uma companhia Eu sempre gosto de associar o trabalho do diretor como o trabalho de um alquimista Como se você tivesse uma mesa com vários frascos de várias cores estilos e texturas e um caldeirão onde você vai misturando as substâncias
e tem uma certa noção que vai encontrar misturar o Amarelo com azul pode usar Verde mas tem muitas tonalidades de verde você não sabe qual é o motivo que pode dar qual textura que vai informar se vai ter uma reação diferente sempre há espaço para surpresa existe um certo mistério quando algo parece muito certo isso vai acontecer com seu elenco e com sua equipe de produção e é sempre preciso saber lidar com isso um tempo vai ficando mais fácil Essa alquimia com as pessoas que você escolhe trabalhar quando você escolhe a equipe o branco você
não tá escolhendo pessoas que vão somente executar sua ideia São pessoas que vão trabalhar junto com você como eu falei anteriormente cada artista traz seu próprio caminho para bagagem porque o projeto isso pode ser enriquecedor ainda mais falando de atores que para além da sua bagagem pessoal tem seus corpos que são que eles são suas vivências e experiências estarão com os personagens eu não tô falando só de aparência o corpo do ator pode inclusive trazer novas leituras por personagens por exemplo uma vez eu fiz audições para o musical que eu tava dirigindo eu tinha que
escolher entre um casal protagonista que levarei a maior parte da trama na relação entre os dois ele era um homem que buscava Vingança ela uma mulher que nutre uma paixão platônica por ele ao mesmo tempo que ela esconde o grande segredo da história Ok num determinado momento durante a seleção do elenco em diante de duas possibilidades um ator mais novo e uma três mais velho para ser um possível casal principal mas naquele momento percebemos que diferença de idade entre os dois acabava criando uma nova camada de interpretação e essa camada poderia acabar reforçando alguns estereótipos
pejorativo dando uma pista falsa para o espectador ou até criando novos significados do porque ele não ia ter nenhum interesse amoroso por ela por exemplo vocês viram uma simples escolha poderia ter criado uma alquimia completamente diferente um caso onde você tem que estar lá quatro atores para ser uma família pai e mãe irmão irmão por exemplo Às vezes você pensa nossa eu quero essa triste para ser a mãe E aí a partir disso você me dela toda a idade dos atores A partir dessa triste até escolhe a todos que sejam parecidos no outro caso você
pode sim vê lá idade mas escolher a todos que à primeira vista não parece tem que são familiares a escolha tem uma reação você tem que entender que você queria camada por causa da família questão de ir por exemplo estando muito superficial é são de etnias diferentes muitas vezes isso pode só servir para reforçar que a questão importante da história não tá nem eles querem parecidos mas em outro lugar por exemplo E aí a sua direção vai indicando esse caminho às vezes para você e isso pode ser importante o ponto é que é sua escolha
você querendo ou não vai ter uma reação e vai criar uma camada Você tem sempre que saber jogar com isso e decidir isso é uma questão importante pra peça e eu sem querer ou por querer estou criando uma outra camada de assunto e sim eu tô querendo criar outra camada de assunto que só vai estar presente na instalação como no caso da atriz mais velha que eu citei E se eu fizer isso eu não consegui dar conta disso uma festa vai dar conta dessa camada eu vou aprofundar isso mas na frente mas acho que o
importante dá um pequeno spoiler aqui e dizer que às vezes a gente até quer criar uma nova camada de discurso a partir das cores inusitadas dos atores mas muitas vezes a gente não consegue dar conta desses novos assuntos e a gente acaba ficando meio Raso ou na primeira página como eu gosto de falar e a melhor das intenções pode acabar sendo algo bem prejudicial para o projeto e para os próprios das contas Mas voltando ao assunto que a escolha dos colaboradores do elenco o importante é a conexão entre o elenco você e os colaboradores Essa
é verdadeira alquimia do diretor claro que você vai sempre querer a melhor atriz a melhor ser Nokia for melhor figurinista a esse melhor não tem espaço no seu projeto é importante reconhecer isso também talvez não seja aquela pessoa que vai fazer um melhor para o projeto ou a pessoa que combina com um projeto mesmo você tomando cuidado com as cores da sua equipe o resultado continua sendo imprevisível lembra da imagem da alquimia você consegue entregar o resultado mas sempre vai ter o imprevisível é importante que a gente saiba usar isso a nosso favor como é
tornando a sua ideia só o ponto de partida público plantar a semente dentro de cada um eu não tô falando de vender esta ideia eu sou concepção mas fazer todos se apaixonarem e pesquisarem juntos quando você se der conta a sua ideia não vai ser mais sua pessoa como se ela gasta autonomia as coisas vão se desenrolando provocações erro sugestões e quando você se dá conta você está diante de várias possibilidades e tudo por que você escolheu os ingredientes perto para estarem juntos por você é mas vale lembrar que muitas vezes não escolhemos com quem
Vamos trabalhar a mesa do alquimista já tá com os frascos escondidos Ou você já tem um grupo uma companhia que já trabalham juntos há muito tempo cada caso é um caso o primeiro caso no qual você não escolheu sua equipe eu digo que é sempre consegui tirar o melhor de cada ingrediente escuta conhece conversa que um ambiente seguro para vocês colaboradores entenderem como trabalho deverá ser trocado sempre como vi primeiro muitos acham que isso pode ser perda de tempo eu acho o contrário você ganha muito tempo quando você consegue estabelecer a conexão um grupo e
ainda dou uma dica de ouro aqui tente sempre mostrar na prática Eu não falo no sentido de chegar na hora seja exemplo porque isso nem precisa dizer né mas funciona bem mais você mostrar na prática O que é coletividade por exemplo através de um jogo a ficar palestrando o porquê que está importante elenco no geral funciona muito com a tática gosta de ver acontecer um tempo você vai se conectando com esse grupo e vai entendendo isso ajuda muito para o projeto que você não teve poder de escolher os colaboradores por exemplo mas também para os
outros no caso da companhia de teatro que você participa ou foi chamado para dirigir uma dica que eu dou além de tudo que eu já falei é você conseguir estabelecer um ambiente de novidade as companhias sempre que fornece uma conexão única entre os integrantes ele costuma saber o melhor de cada um E como trocar entre eles Afinal já trabalham há anos diferente das famílias temporárias estão aqui no elenco que foi escolhido só para um projeto sabe uma temporada por isso que o ambiente de novidade é primordial se você conseguir criar neste elenco a sensação de
frescor de que na verdade eles ainda têm muito que um ótimo agora você deve estar se perguntando como é que eu faço isso mas é possível que eu posso dar é tentar oferecer um desafio para cada tua é normal os autores terem padrões de trabalho tipo o personagem acho que eles costuma fazer quando Raso mas nem tanto sempre vai ter o ator que está acostumado e é conhecido por ser um grande ator de comédia ou a atriz que é uma grande atriz de tragédia isso seria o tal lugar onde tanto espectador contra os próprios integrantes
da companhia já esperam e muitos casos isso funciona muito bem e é bom você saber usar isso né até porque não é fácil esse tipo de talento e muitas vezes vem de anos de experiência você seria radical se você tivesse uma excelente no excelente personagem traje que você desce para o ator genial de comédia que eu usei de exemplo aqui você pode fazer isso e muitas vezes Dá super certo isso traz a novidade E frescor caso todos estejam dispostos a mergulhar mesmo mas não se trata só disso você Oi gente personagem trágico para triste que
tá acostumada a fazer esse tipo de papel e faz bem mas se você conseguir criar uma questão do ator sabe um desafio algo novo dentro do que ele acha que já sabe fazer você pode criar uma Faísca de novidade não personagem igual querer fazer diferente por fazer também é algo bem vazio se você pensar nisso tem um limite na capacidade de uma tô realmente se transformar e deixar de ser ele mesmo Ou seja é que tu colocou modificação voz descobrir novos 300 mas você sempre pode estar uma característica diferente uma memória um adereço uma imagem
de sirva de ponto de partida para esse ator ou como uma barreira para ele trabalhar e como falamos na parte de ter uma ideia aí muitas vezes essa provocação é só uma porta aberta e quando você viveu que o ator está no lugar de mim talvez eu não saiba fazer qualquer papel traz o cômico e começa a buscar coisa diferente começa a dor o mágico dentro do personagem da comédia ou cômico dentro do trágico em perguntas certas você pode criar assim o tal ambiente de novidade E é exatamente isso que você quer extrair o melhor
do melhor a conexão forte e fresca sair do lugar de conforto é muito bom sempre achar que sabe demais e sempre complicado não existem fórmulas mas existe uma lista com o tempo você vai ganhando essa intuição de saber escutar a sua ideia e se deixar levar por ela transformando se você que permite dizer que não sabe que distribui a responsabilidade você cria um ambiente de respeito e confiança um diretor que bate o pé para seu sabe tudo e nega as ideias que aparece que parecem ser melhores que as dele não costumo extrair o melhor dos
atores e dele mesmo outro espaço que ele está trabalhando mas olha não tô falando de não saber que saber de menos lembra que dirige teatro uma função assim como atuar fazer figurinha no cenário as coisas que você precisa cumprir coisas que você precisa saber deixar ser cumprido vamos falar de transtornos próprios vamos recapitular até agora você já sabe o que já sabe o com quem e agora vamos falar do ponto que passa uma mente para mim é o que eu mais gosto de pensar que é Uh Aonde eu acho que essa pergunta tem uma pegadinha
muito interessante porque quando falamos isso já vem na nossa cabeça a imagem de um teatro com palco coxia assentos no escuro muitas vezes distantes do palco e tudo bem isso é um espaço cênico Mas não é só isso espaço cênico é qualquer espaço que se der para fazer teatro a palavra teatro tem origem grega e significa lugar onde se vê teatro através de danças e rituais homem primitivo já fazia teatro para expressar seus sentimentos sua fé a contar histórias sobre a sua vida cotidiana ou seja basicamente teatro pode acontecer em qualquer lugar contanto que tenha
pelo menos um espectador presente esse top que eu poderia acabar por aqui mas acho importante falar um pouco das especificidades do espaço térmico e como usá-las ao nosso favor até porque a como eu já falei eu sou um diretor que pensa muito no espaço na hora de começar a trabalhar encenação Antes de tudo eu gostaria de ressaltar um dado Muito importante se tratando do Brasil que temos uma situação bem específica em relação às salas de teatro e espaço de apresentação muitas vezes a gente é obrigado a adaptar um espetáculo uma ideia que a gente teve
por conta da diferença entre os espaços Vira e Mexe um diretor tem que espremer o esticar a movimentação dos atores para caber no outro espaço ou você vai chegar no espaço que a única entrada para os atores até no fundo ou não vai ter para para pendurar o equipamento de luz o teatro vai ter às vezes Sei lá só vai caber 3 cadeiras e Originalmente Você conseguiu o espetáculo usando 10 cadeiras e a gente tem sempre que aprender a se virar acontecem surpresas boas também nem tudo é sempre ruim Ok às vezes você chega no
teatro que atrás do pano da rotunda do todo preto tem uma parede de tijolo linda que você junto com a cenografia resolvem deixar aparente tornando o espetáculo até mais bonito eu já vi teatro esqueci uma espécie de mezanino que o diretor resolveu usar para fazer cenas e deixou ainda mais interessante espetáculo então sempre a grande e perdas O importante é você ser criativo e não se deixasse retém ou 21 dias sempre dá para mudar e se vocês têm sido e criativos pretende pode usar isso a seu favor o que não dá é para você achar
que se você estreou a peça no teatro de 8 m de largura e agora você vai para um de 16 m de largura a peça Vai ser a mesma não dá para ser a mesma e para simplesmente é ampliar a distância entre os atores Como se você tivesse esticando uma fotografia a relação muda prometo colocar dois atores frente a frente falando um texto e depois falando O mesmo texto na maior distância possível em cada canto de uma sala a relação muda uma simples transformação do espaço e isto precisa existir na hora de transporte petáculo isso
não fica só nas marcações da peça eu já assisti festas que cumpriram temporada em teatro no esporte uma plateia embaixo e depois entrou outra que tem um balcão os atores tinham que projetar a voz de uma forma diferente tive que levantar um pouco olhar e ou se adaptando para as novas realidades do espaço isso outro espetáculo a mínima alteração nos passo na movimentação é no tamanho da plateia Muda todo um espetáculo que seja de forma drástica como ter que colocar metade do cenário que o espaço é pequeno por exemplo a simples mudança de distância entre
os atores na projeção da voz não é preciso que mude e eu particularmente eu sou apaixonado pelo uso do espaço no teatro agora falando dos espaços municípios cada espaço traz uma linguagem uma relação com público diferente Dependendo de qual teatro você tá se apresentando os atores estarão mais próximos da plateia às vezes entre os espectadores ou estarão distantes um Palco alto iluminado enquanto espectador vai estar em uma zona escura protegida em seu lugar de Goiás no escurinho você pode se apresentar na rua também onde tem havido acontecendo carro pessoas circulando e você vai ter que
ter outra relação para prender a atenção e se conectar com o espectador eu falo de espaço mas o público Que costuma frequentar também muda no teatro de shopping tem o público em uma sala de apresentação de bairro acaba tendo o outro mas isso pode variar Bastante e não acho bacana a fundar mas muito nisso por hora nem sempre temos o privilégio de escolher o espaço exatamente pela falta de pautas e disponibilidade mais sala de apresentação E acabamos aceitando as oportunidades que vão surgir entre vamos concebendo o espetáculo para aquele espaço específico que a gente conseguiu
então acontece aquela clássica visita para conhecer o espaço para ver direitinho e você vai entendendo Quais são as entradas em alguns casos você já peça mais ou menos como um cenário pode ser utilizado Qual o cenário pode ser utilizado naquele espaço e você Anota tudo isso e vai querendo espetar com a partir disso eu recomendo inclusive Que isso fique bem claro para os atores e se der até mesmo marca no chão do lugar onde vocês vão ensaiar com fita a encontradas pelos atores terem uma simulação mais que é possível no Brasil é muito raro na
verdade para somente um possível você conseguir ensaiar desde o início onde você vai se apresentar a não ser que seja um espaço mais alternativo O que é todo o espaço no convencional Ou seja todos os passos que não é uma sala de teatro equipada com apartamento salão adaptado uma praça pública por aí vai o importante é jogar as claras eu digo de peças que tinham andaimes de quatro toneladas no total que só chegaram na semana da estreia e na hora os atores sabiam que fazer como eu marcava com festa no céu Onde ficaria cada andaime
sempre reforçava então é possível Então agora vocês entendem como espaço cênico pode mudar completamente o entendimento de um espetáculo Romeu e Julieta numa arena com público por volta é completamente diferente de um Romeu e Julieta feito numa rua é inevitável se você for pensar em formas autores devem se relacionar com os espectadores já muda completamente você já tem preocupações diferentes o movimento que fica lindo no palco italiano que é como nós estamos mais acostumados numa praça aberta pode apagar É mas o mesmo gesto não apresentação dentro de um apartamento para 15 pessoas Pode parecer muito
grande o exagerado os volumes de voz pelo ator tem que emitir no teatro de mil lugares é o mesmo por um teatro de 50 lugares vale a pena eu vou no espetáculo de apartamento no maior teatro da cidade Será que talvez o espetáculo Não perca mais do que ganho eu vou ter tempo de praticamente recriar o espetáculo por outro lugar são questionamento importante que você precisa ter em mente não precisa responder todos eles no momento em que você conhece o espaço nem quando você tem sua ideia ou muito menos tomar essas decisões sozinho mas você
precisa Que isso fique claro para você e sua equipe sobre os atores o quanto antes uma dica bacana que além disso é um ótimo exercício é você procurar os espaços da sua cidade perto de você ir anotando praças salas de apresentação do quadro está longe House o hotel salas amplas bares teatro teatro de Arenas procura a programação desses espaços muitas vezes esses faço já tem peças em cartaz mas a pena assistir vamos ver como é o uso deles do espaço escolhido como se relacionam como os atores se movimentam se tem algum momento que você gostou
muito um outro que você acha que eu poderia ter sido feito diferente e não esquece de perguntar porque eu não gostei disso O que que eu gostei daquilo na Internet Sempre tem fotos dos espaços até muitas peças gravadas disponíveis começar a pensar no espaço como potência para instalação e não só como um lugar onde acontece é Libertador e é um vício muito gostoso eu já aviso logo esse tópico ficou em terceiro porque eu queria fazer um passo a passo Mas esses três pontos podem funcionar de forma bem mais cruzada como um caleidoscópio e eu por
exemplo muitas vezes tenho a ideia junto com o espaço ou ela chega até nós se juntas né Às vezes até parece um espaço antes você que está assistindo pode talvez tem um grupo de atores no espaço e a partir daí você vai pensar na ideia ou você tem o espaço EA partir desses passo Você tem uma ideia tudo é válido eu só quero que fique claro que aquela ideia que você teve no início está sempre em constante mudança ela muda quando encontra atores colaboradores ela muda quando aposta no espaço deixa de mudar Arruda junto é
uma linha tênue entre respeitar a ideia que você teve e usar ela de bússula mas tem medo de virar uma esquina pegar o atalho voltar se for preciso um bom diretor daquele que sabe escutar afinal de contas é a coisa mais básica como diretor pode aparecer para os atores é a escuta mais atenta possível escutar como um verbo de ação escutar o espaço escutar as ideias dos outros saber errar junto claro que nem nem tudo sai como a gente espera e ficamos desesperados ou queremos agarrar o mundo com as mãos e ficamos atônitos não saber
o que fazer ou para onde ir com a sensação de que toda a equipe está deslizando dos nossos dedos que nem areia eu acho importante antes do desespero tem uma reflexão muito importante quando a gente fala do palco do espaço cênico e do uso dele estamos falando mais do que de um resultado de uma formalização de um texto ideia a gente está falando de uma escritura cênica o surgimento do encenador como uma figura que pensa em como o espetáculo será posto no espaço reforça a ideia de que a instalação autônoma Como assim antigamente o diretor
se preocupava em Cumprir o que estava escrito no texto pelo autor e pelo nome já diz né autor bem de autoridade Então se tivesse se tivesse escrito personagem entra pela direita ou nós temos um quarto antigo com móveis de madeira uma parede de coloração esverdeada o trabalho do diretor era Cumprir o que estava escrito e transportar a cena nesse momento a gente poderia até pensar como prisma de hoje em dia e reclamar que ser careta e limitador mas acho que é sempre bom abrir uma brecha pensar o seguinte um texto pode estar escrito que a
personagem vai subir na mesa e acenar com a mão direita mas existem várias formas de subir na mesa de assinar Então tinha um espaço sim para criação do diretor mas mesmo assim tudo que se costumava ver em sendo era uma transposição Fiel do que era escrito a partir de um determinado momento ali para o século 20 a figura do diretor como um senador ganha espaço e a instalação desse começa a ser um caráter de escritura cênica autônoma e ao falar de uma peça de teatro sabemos que existem várias escrituras da Selma a mais conhecida óbvia
é o texto mas tudo que é posto existem externa também uma escritura a música A movimentação dos atores iluminação cênica o cenário figurino mesmo uma peça sem falas muda é quando o ator se movimenta em um texto a liquidação escrito no espaço e consequentemente ele vai ser lido por quem tá assistindo ou seja é como se pudéssemos pensar no teatro como uma tela em branco e tudo que a porta externa cria uma escritura própria que vai ser unida pelo espectador é como se fosse uma nova camada de interpretação que o espectador vai junto tá a
ideia de a instalação servir ao texto fica um pouco ultrapassada e a cena passa a ter seus próprios símbolos Escrituras para além do que está escrito tudo feito no próprio espaço se no texto por é inscrito Julieta aparece na sacada de sua casa o diretor pode para solucionar isso como quiser ele poderia Ela poderia aparecer no topo de uma cadeira e dizer que tá na sacada é numa projeção ao vivo ou até mesmo substituir rasgar manter a promotora coreografias em texto a instalação começa a dizer outras coisas e assim criar outras camadas ela não tá
mais a serviço de um texto que aliás é bem desmantelado o texto começa a ser editado cortado coisas são acrescentadas o texto não é mais do Pilar Central isso vale para todos os pontos que passam pelo diretor e É nesse lugar que eu queria chegar que Pontos são esses que passam pelo diretor Qual a real função do diretor no micro e no Makro antes de responder essa questão eu acho muito legal comentar o que se espera de um diretor muitas vezes quando pensamos num bom diretor pensamos um homem grisalho e já teve anos de experiência
como atores a crescer e nome não é preciso urgentemente quebrar essa ideia ultrapassada também pensamos na pessoa que manda em tudo das povo tem o poder do SIM do nome por muito eu fui cobrado e me cobrava disso Este é um cara que das todo todo mundo cobra as coisas senão eu não teria credibilidade eu vou falar uma coisa foi o período são mais passei por problema e que está menos fazer credibilidade para dirigir não tem uma fórmula de como você tem que ser hoje você tem que ser responsável e verdadeiro isso é claro mas
você não precisa ser mais velho grisalho com um homem para fazer isso existem formas de estabelecer respeito e confiança com anel formas de você chamar atenção das pessoas sem precisar gritar ou até humilhar e a curiosa porque eu já vi É mesmo porque gostam de colocar essa função no diretor até como uma forma de ser besteira Ou seja é o elenco só funciona com o esporro ao invés de lá estudar se concentrar por exemplo e quando eu gritava e me colocava nesse lugar não só eu era mentiroso comigo mesmo como não funcionava como tempo eu
fui descobrindo como mostrar para o meu elenco que eu tava ali de forma responsável espera sem ficar dando esporro vazio o tempo todo ficar respondendo as pessoas você não pode nunca ameaçar de forma vazia ou se contradizer se você quer que o elenco chega e na hora tem que primeiro começa pontualmente se você quer que te Respeita respeita os outros se você quer que a equipe se organiza planeja o ensaio não passe da hora que você quer que os atores abram mão de 10 que você não acha que encaixa no projeto esteja disposto a abrir
mão das suas ideias também com certeza uma das funções do diretor no micro essa pessoa que vê de fora por esse espectador privilegiado que pode ver todos os erros e acertos ao longo das experimentações você precisa nele seu fã número 1 do projeto Olá tudo com o máximo de atenção lembra que eu falei anteriormente a função do diretor é dar a melhor atenção possível mas não pode ser uma atenção cega o preguiçosa Você tem sempre que assiste duvidando o acesso de certeza e achar tudo bonitinho incrível também pode te pegar teatro vamos ver se ele
é feito de quinta a domingo por ser tão dupla no sábado você precisa deixar o que os atores estejam cientes de e afros para conseguir viver o espetáculo dessa forma de conseguir fazer e refazer e entender onde começa e onde termina Qual o ponto de partida da trajetória do personagem de dentro do espetáculo por exemplo não se trata só de decorar entonação perfeita e repetir para falar o trecho do texto da peça se trata de entender o que está por trás quando você entende o que está por trás após acontece eu juro não é fácil
chegar nesse lugar mas com certeza as coisas mais interessantes aparece e o elenco fica mais maduro para encarar público diferente saber jogar com a energia dos atores que estão externa com eles o exemplo Claro disso é uma cena de briga onde por um acaso mesmo com tudo definido marcado um ator chega com um pouco mais de energia outros vai saber lidar com isso me ver lá porque ele tá vivo na tela e não entendimento não é porque simplesmente executa de forma mecânica e não entende o que está por trás do texto é não trabalhou as
cenas não hesitou com certeza reclamaria o outro país diferente o desestabilizou para mim isso é a morte do teatro fiquem atentos meses no máximo dirigir uma função ela preencher um cargo isso é importante de serviço e também uma dica para você relaxar naquela ideia de diretor ser a pessoa que eles área que passa aquele perder credibilidade está acima de todos e etc dirigir uma função na castelhana e a Palavra Final Eu começo decisões eu já estou bater o martelo de uma votação por exemplo opinar nas outras pastas cenografia figurino música coreografia esteja mais o que
for que é uma figura muito importante para isso mas temos que entender que por exemplo vamos que trata da relação do diretor versus atores existe uma interseção o lugar onde tanto diretor quanto os atores se encontram e trabalham juntos mas tem uma zona escura Onde estão a tua vai estar ao palco a tua esquizofrenia pessoal sua memória e em uma outra zona de diretor fica que é o verde Total Verde fora o espectador privilegiado e não precisa ter todas as respostas essa Sem dúvida não é uma função de diretor Você pode até ser uma pessoa
que chega com os desenhos de cada movimentação de uma série e mostra para os atores de cada você seja essa pessoa sempre disposto a jogar tudo fora na hora se tiver que deu gato mas não é obrigatório você planejar toda assim você os temas improvido de criação de movimentação para ir criando Acenda junto com os atores muitas vezes você pode parar um ensaio e também não sabe a resposta você pode chegar no Skype para lá gente eu fiz uma ideia é que eu queria muito testar porque ela não sai da minha cabeça e aí você
vai lá pai ver que não dê certo e assumir de boa gente obrigado não deu certo não ficou tão bacana não tem problema o importante é você ser responsável por esse comprometimento e também saber trocar coisa de forma correta para não ficar Recreio ou despreparado demais eu reporto o importante é ser honesto consigo mesmo e não tem preguiça seja levando tudo pronto planejando o sistema de improviso para marcar externas nós artistas por fatores sociais principalmente temos muito medo de fazer algo muito ridículo ou correr o risco de Se permitir fazer algo muito ruim costumamos as
picadão passo de tartaruga é uma forma pequena de disco são pequenas coisinhas que vamos guardando dentro muitas vezes chegar ao ensaio fazer tudo muito exagerado ou fazer algo que aparentemente é muito piegas lá Tosco pode ser Libertador e pode fazer os atores chegar em outros lugares o que você não pode fazer se prender Eu tenho um jargão que os meus atores que é não sei Faz aí ou me mostra e a partir daí a gente vai sempre criando errando jogado fora as muitas vezes eu já falei para parar o ensaio daí o intervalo Tomando café
para gente refrescar a mente trocar sobre mas também já cheguei muitas vezes com a ideia pronta se fosse a entender isso Varia muito mas com certeza funcionar o diretor no micro e no Makro essa pessoa que veio de fora e que tem essa relação Direta com os atores e como decorrer dos Estados acaba até ser uma pessoa que fala que o certo gesto uma certa entonação de fala que os atores estão fazendo pode acabar sendo uma pista falsa que pode atrapalhar o atendimento e eu acho que essa blusa azul nessa cena na tua boca porque
acaba dando uma ideia aqui não é bacana mas sempre entendendo o que por mais que você seja a pessoa que eu tenho tudo sempre tem um lugar onde a sua função acaba e a outra pessoa bate na tela quem bate o martelo do figurino é a turma mista até porque é ela que vai fazer e as bom que você saiba deixar as pessoas trabalharem mas não tenha medo de falar que todo uma ideia não funciona para você esteja disposto a debater de forma saudável aliás todos querem fazer o seu melhor Falo isso porque quando eu
comecei eu agarrado o mundo por braços queria dar conta de tudo você estava tudo pela metade só ficava frustrado Acredite criar uma atmosfera de criatividade e trabalho em equipe sabendo ouvir todo mundo sabemos dizer pro nem como indicação da cana passando as necessidades por equipe criativa levantando ponte entre os artistas que estão ali é importante o papel do diretor Então o que se espera de um diretor no micro macro alguém que ocupe a sua função de forma borra Seja claro consigo mesmo e com todos Cris Pontes entre toda a equipe Oriente os atores através da
escuta e das necessidades que surgem da perna seja responsável antes de tudo e como qualquer artista alguém que esteja verdadeiramente interessado gosto de escutar e conhecer os temas agora vamos partir para uma outra questão que está intrinsicamente ligada e uma das funções principais de um diretor esse ponto e o próximo vão ser basicamente continuação do tópico da função do diretor até então você tem o quê com quem aonde e já tem alguma clareza sobre qual é o papel do diretor agora vamos dar um passo adiante nessa questão organizar um projeto é tão importante quanto tudo
que vimos e de nada adianta você ter resolvido tudo que falamos até agora e jogar fora como organização catenga mas como assim jogar tudo fora eu vou dar uma dica de ouro toda vez que eu vou dirigir eu gosto de pensar de trás para frente isso ajuda muito primeiro passo você precisa entender Quanto tempo você terá de ensaio isso pode ser influenciado por alguns fatores no Brasil é raro você tem um orçamento ou Patrocínio que dê conta de sustentar salários de atores por muitos meses então a duração do período de installer já acaba sendo pré-determinada
por conta disso muitas vezes você vai ter grana para ensaiar três meses no máximo ou você vai conseguir ter mais tempo de ensaio se tiver mesmos atores em fim às vezes você quer ensaiar por mais tempo mesmo antes de ter Patrocínio e vai dando outro jeito Isso é muito comum em grupo de teatro que estão começando e querem fazer a todo o custo de qualquer forma até agora você já sabe onde e vamos então criar uma outra simulação vamos supor que a gente está em janeiro agora em Janeiro e você conseguiu uma falta lá para
agosto no teatro então daqui até lá você tem oito meses só que só só que você resolve o que só vai começar a ensaiar em março ou porque até lá você vai precisar estudar ou você precisa fazer audições e leituras ou por questões de Patrocínio Você precisa desse tempo de pré-produção não seja você precisa desse período antes de começar os ensaios sim existe todo um tempo antes de começar a ensaiar que é chamada produção nesse esquema você descobre que você vai ter só quatro meses de ensaio e aí você depois descobre que o teatro pode
disponibilizar a semana anterior da estreia que esses dias são muito preciosos porque nós só chegar com tudo de uma vez você vai ter que reservar um tempo para montar cenário um tempo para montar a luz ensaiar com a luz Qual a melhor avisar os atores no espaço é muita coisa e é importante que isso isso também Olá tudo ao mesmo tempo pode ser muito constante e até atrapalhar É sempre bom você dialogar com essa equipe saber quanto tempo eles vão precisar no espaço para montar e preparar tudo isso vai mudando de acordo com o tamanho
do cenário luz etc enfim a realidade no Brasil é bem com a lógica para os artistas de teatro e outros países do mundo as companhias estão no próprio teatro onde irão se apresentar durante meses é outra realidade aqui a gente tem sempre que se virar pensar de trás para frente essa deu que precisa estar pronto até determinada data quando você tivesse o primeiro dia de ensaio no teatro na semana da estreia você já tem que pensar em algumas coisas são elas primeiro a peça tem que estar pronta Então você vai dividir o tempo de acordo
com o tamanho porque você precisa você pode reservar o primeiro mês para leituras pesquisas exercícios debates estudos de personagens tudo para mim é um conteúdo sem nem ter marcado sendo alguma o segundo mês você pode tomar para marcar um terço da peça ou até a metade vai depender do tamanho para como eu já falei Eu sempre gosto de erguer o máximo de sequências de cenas possível eu acho que os atores ganham bem mais fluência entendimento quando começa a fazer flocos seguidos da festa do que você ficar para dentro da fala corrigindo-o interferindo com o ator
tem que falar ou fazer em cada pedacinho isso é algo que eu vejo muito jovens diretores fazendo deixam as ligações entre as células para o final tornando muito difícil entendimento do todo fazendo com que os atores não tendo a peça como pequenos momentos isolados onde eles precisam cumprir algo e temos pouco tempo para exercitar o fluxo entre as cenas e saber por exemplo quanta energia ele precisa gastar em cada cena que o ator começa com 90 porcento de energia na primeira cena Ele tem muito a travar e até o final esse tipo de entendimento pode
ser discutido e trabalhado que você começar sempre tendo em mente que cada pedaço de respeito ao todo naturalmente as limpezas de meninas as falas e detalhes vem junto é só ter calma e se permite ao processo segundo forma as pessoas que trabalham com você precisão de tempo para também criar por exemplo pessoa que vai fazer o desenho de luz da sua peça presa vela pronta pelo menos umas três semanas antes vai depender da grandiosidade da coisa ele também vai precisar saber como é a estrutura do teatro se tem vara não tem que já tem algum
equipamento que ele pode usar esse existe algumas ervas para alugar o equipamento Se necessário o figurinista cenógrafo precisam saber das necessidades ideias conforme forem surgindo Eles também precisam de processo pesquisa é claro que é difícil Às vezes você de cara definir coisas que fazem tanta diferença no todo mas mantém esses profissionais por perto conforme tudo por decidido e sim tenho coragem de tomar decisões quando tiver que tomar para o bem do processo de criação de todos e ainda falando de figurinos cenário É sempre bom que o máximo de coisas cheguem antes de você ir para
o Teatro o dia do figurino é algo muito sensível porque é quando outra pessoa tá vestindo o personagem que ela não concebeu é um momento muito delicado para os atores e pode criar até polêmica de importância para este dia marca uma data o quanto antes melhor da data de chegada no teatro os atores divertirem ensaiar com as roupas se vão cessar saltos sapatos sociais avisando Flamenco queria a ponte entre a figurinista elenco para eles perguntarem trocarem criar Fontes é melhor pode evitar uma briga de égua entre elenco e figurinista por e você logo foi por
sua vez muitas vezes se responsabiliza pelos adereços também não tenha perto porque muitas vezes os atores podem ajudando a trazer essas peças e ela já vão ficando junto desde uns os atores têm memória se a pego Isso é ótimo uma aliança que matou arruma para usar no pensar por exemplo pode fazer parte do espetáculo as coisas vão tomando valor isso vale até porque Murilo muitas vezes o autor arruma um suéter que usa para ensaiar e o figurinista se apropria disso Isso é ótimo isso é criar ponte todos ganham quando você tem diálogo com todo diretor
eu dirijo musical e o fundo do cenário era uma parede inteira de cordas trançadas para fazer uma ideia de Bosque queremos uma ponte entre a equipe de cenografia iluminador que logo colocou luzes viradas para essas cordas EA Floresta em mudando de cor como deslumbre imagina se a gente não tivesse feito dessa forma fora e andaimes mesas cadeiras o quanto antes de você conseguir essas coisas ou protótipos delas melhor imaginação ajuda nem sempre você vai ter quatro toneladas de andaime em uma sala de ensaio junto contigo para mexer mais umas cadeiras duas mesas pratos dá para
ir conseguir e muitas vezes essas coisas são tão legais que só vão ficando Isso é ótimo onde você pensa de trás para frente você consegue ter um vídeo número maior por exemplo você vai fazer uma peça de Quatro Atos e pretende que em dois meses você quer fazer dois atos então cada mês um ato cada semana 3 cena estou sendo um pouco superficial porque cada cena pode ter essa dificuldade de felicidade mas um ponto que eu quero falar é que você pode ter um cronograma o mais que você não conseguiu cumprir o 100 porcento porque
as necessidades vão mudando ajuda todo mundo ajuda você a atropelar a conseguir estudar e se preparar os atores da equipe que pode ver o seu cronograma e te perguntar você pode assistir ao ensaio por um dia o seu projeto só tende a ganhar e você relaxa porque você pode até pensar Nossa estreia Daqui a uma semana mas quando você volta para o cronograma e pensa amanhã o novo cenário de manhã à luz a noite os atores serão no outro dia cedo aquecemos façamos o primeiro ato resolvemos tudo e por aí vai você tá calma e
tudo fica no seu alcance no seu controle no seu cronograma organização é tudo um projeto mal organizado os melhores atores melhor equipe e o melhor espaço cênico é facilmente jogado fora nem mesmo melhor diretor consegue liderar um planejamento desmantelado no meio do Caos concordo que existe algo caótico na criação artística mas eu gosto de pensar que quando definimos coisas como por exemplo o da ter a gente acaba se libertando também a gente fica livre para e aqui a experimentar porque a gente sabe onde estamos caminhando nossa seu calendário faz sua agenda escreve os macro-objetivos quando
os ensaios começaram as 100 você pode começar a ser mais detalhista do que vai ser feito em cada dia nem tem sentido você já todo instante porque é muito muito né mas o todo você consegue as datas dos cronogramas os dias no teatro postamos e coisas que a gente consegue fazer sempre quando fechamos a data Conte a organização dos dias no teatro costuma ser coisas que a gente consegue fazer quase sempre quando fechamos a data para o Teatro Logo no início por isso que a produção é uma função muito importante no teatro o produtor é
quem vai lidar com todas essas questões por o práticas e de tomar conta do cronograma Ligar para as pessoas que tiver que ligar escrever projeto se eu tiver que escrever edital enfim por mais que o Brasil seja conosco todos nós acabamos sendo um pouco produtores também é sempre bom procurar alguém para esta função O importante disso tudo que eu narrei aqui é feito nesse período de pré-produção ou seja antes mesmo de começar o período de estágio mas e agora você fez o cronograma já escolheu o seu elenco e equipe já tá ciente das datas e
preparada para começar todos se encontram no fatídico primeiro dia de estágio como começar essa é uma pergunta muito importante e eu nem sei se eu gosto de dar uma resposta concreta eu acho que a dúvida sempre traz coisas muito positivas para o trabalho artístico óbvio que a dúvida é positiva até certo ponto é sempre importante ter os lugares para você se agarrar e não tava completamente perdido se lembra que eu falei lá atrás do Jardim e do alquimista e você sabe onde quer chegar consegue ter um vídeo número do resultado através da sua sensibilidade Mas
a partir do momento que você acha que já sabe tudo e que já tem todas as respostas o seu trabalho ficou um pouco morto né então se você mesmo depois de anos de experiência em direção ainda guarda aquele nervoso aquela dúvida saudável sobre como e por onde começar você com certeza ainda guarda aquela chama do fazer artístico que muitos pedem ou tem medo de perder o passar dos anos que Você dirige seja assistindo outras pessoas dirigindo até atuando enfim você vai pegando certas manhas e truques que podem te ajudar quando dirigir meu primeiro musical os
personagens tinham características contagiosas o espetáculo pediu no trabalho de criação para além do cotidiano eram figuras que pesquisar vão ser todas desenhadas pelos atores então eu comecei o primeiro mês de ensaio inteiro tem nem tocar no texto fazendo fez é curto e previsão do conversando vendo filmes referência junto com os atores EA muito interessante que ao e criando em conjunto um vai me que se espelhando no outro vamos descartam do coisa juntos e após um mês cada um tinha uma base bem história dá para trabalhar o personagem dentro da festa por um começamos a voltar
para o texto voltar a marcar ele as pernas aquela criação obviamente foi modificada né fomos cavando outras camadas Abrindo mão de coisas que temos criados como por exemplo um jeito de caminhar que na hora de marcar as penas não funcionava mais mas também gestos e personalidades que foram aprofundados e chegaram lugares incríveis é importante saber observar e saber Abrir essas questões está sempre disposto a jogar fora se for necessário e cavar ainda mais as questões se não pode ficar engessado que quando a coisa fica me vazia automática sem querer aprofundar a Natura repetição espetáculo ele
foi muito bom tivemos uma temporada bacana não tenho que depois eu pedir outro musical e dessa vez os personagens eram duramente realistas não tinha nenhuma fantasia por trás deles nada mágico que exigisse uma pesquisa uma criação profunda uma linguagem diferenciada eu fiquei naquela dúvida de como começar porque repetir o que eu tinha feito anteriormente não sei avó primeiro que seria impossível era uma cor diferente e segundo porque a peça pedir a outro tipo de criação e trabalho com os atores outro tipo de abordagem então ao invés de um pouco é na criação de visual e
do universo como foi na casa do outro espetáculos Eu comecei focando uma relação entre os personagens falando de dramas humanos e trabalhei puramente com emoções como ponto de partida esse trabalho com emoções e troca entre os atores foi muito positivo porque eu consegui colocar eles no estado de atenção é enorme e conseguiram estar vivos Luciana e para peça que era repleta de discussões brigas encontros desencontros cotidianos caiu como uma luva o trabalho das emoções ainda nos levou ao outro patamar dentro do espetáculo vimos não estou como chegar em certos estados e noções mais específicas e
que até muitas vezes não conseguimos demonstrar mas a gente descobriu como implodir e explodir esses estados Vocês conseguem perceber o mesmo diretor diante de dois projetos diferentes e respondendo a mesma pergunta de duas formas diferentes como estão estar sempre difícil é bom que não tenha fórmulas você com tempo vai querendo na sua cabeça um inventário de exercícios legais jogos teatrais referentes e quando você quiser parar por um momento assim sabendo escutar a ideia você vai saber escolher o que é melhor para os atores e para festas eu falo muito do lugar da dúvida mande que
eu quero que você saiba é acha é uma fórmula é sexo vai dirigir duas peças parecidas e por isso dá para usar Exatamente no mesmo processo de ensaio e você não vai uma proposta de experimentação que você levou quatro horas com ele Você pode levar duas horas com outro Às vezes você vai ter um elenco que nem funciona tanto com experimentação neles vai ficar mais um trabalho intelectual de leitura pesquisa e estudo de texto são muitas as variantes Eu sempre gosto de fazer algum tipo de trabalho anterior a cena eu Costuma começar com uma leitura
e não tocar no três tomates um bom tempo parto para o espaço para experimentação e a partir daí eu vejo o que eu vou querer trabalhar com aquele elenco e o que o espetáculo precisa eu posso trabalhar emoções contra a pena fazer jogos para criar maior porque nascentes ator propor improvisos de certas cenas por exemplo pedir improviso de trechos do espetáculo Muitas vezes os atores criam coisas Geniais e que acabam entrando na festa o botão do fotografando as vezes e deixa no caderninho lá na frente tu pode voltar como por exemplo a Fulano lembra aqueles
dirão que você fez que era muito bonito vamos fazer aquilo agora e de repente temos também sempre gosto de correr para ter um borrão do espetáculo mais rápido possível nem que seja só um pedaço borrão é uma sequência do espetáculo sem ser muito polida às vezes até faltando algumas coisas mais transição as cenas mas eu gosto muito disso eu acho que desses fluxos ajudam a tornar começar vídeo A vislumbrar o desenrolar das coisas EA trajetória do personagem Falando assim até parece que eu tenho algumas provas fórmula não mas eu tenho arcabouço cheio de referências e
ideias para serem usadas e mescladas sempre que necessário por exemplo se eu fosse dirigir um shape ou Nelson Rodrigues eu com certeza ia gastar mais tempo desde andando aquelas palavras aqueles termos de personagens E aí sim o de explodir tudo e começar a ir além A partir da ação cada processo é um processo e digo mais cada ator é o motor você vai trabalhar com o ator que vai estudioso que vale é todos os livros sobre o tema ver vários filmes para que a gente virar um phd no assunto e você vai ter ao mesmo
tempo outro um outro ator e para atingir o mesmo resultado não vai estudar nada disso eu acho que de brotarem observar esses personagens na rua e para um lugar de conectar mais abstrato mais e no plano da ação do que no plano intelectual você tem que saber se fala essas individualidades saber lidar com elas extrair o melhor de cada um E também ver onde um pode ser uma maior do outro o que um pode acrescentar para o outro ao debater os temas no ensaio as diferenças são sempre bem-vindas enriquecedoras eu acho que aqui dos momentos
que vai nascer a individualidade de cada diretor e vai ter forma de trabalhar o importante é você saber se adaptar você pode ser diretor com o único foco de trabalho pesquisa pode você também pode saber se adaptar a cada grupo ou projeto não tem certo errado a dica de ouro e que foi a que mais me ajudou foi assistir outros diretores dirigindo viaduto didática como eles dirigem troco como é que ele está em dos atores O que é preciso muitas vezes até começar começar a discordar de certas ideias ou posturas é descordando que a gente
se encontra eu acho quando você começa a perceber diferenças entre você e algum diretor ou diretora que você admira é um momento que você encontra sua própria personalidade tenta sempre além procura uma sua cidade os teatros das companhias cursos de teatro assistir Os espetáculos pergunta se você pode assistir o ensaio leva o caderninho eu sempre Ando por isso com certeza me mudou completamente outra coisa que me mudou com e para os livros histórias existem alguns livros que são muito bacanas e palatáveis para quem tem interesse em de teatro um dirigir eu comecei com ponto de
Virada do Peter Brook é o importante diretor britânico de teatro e cinema depois eu fui para a preparação do diretor da M Burguer diretora artística da city kompany O Curioso é que esses livros me mudaram não funcionaram pra São para agir para queria experimentar na prática tudo que eles falavam eu me inspirei na paixão que essas pessoas colocavam em cada linha e curiosamente o único livro um pouco para vários o que você vai procurando mais do autor pode achando palestras na internet vai descobrindo outros e quando você se der conta você tá cheio de leitura
de legais naturalista seu caderno de 10 exercícios tá lotado falando exercícios que atrás e processos muitos não sabem nem o que fazer por onde começar e eu acho válido procurar um livro sobre jogos teatrais Augusto Boal brasileiro é uma das grandes figuras do teatro contemporânea nacional e internacional e escreveu vários livros sobre jogos teatrais catálogo dando e explicando como ele deve ser feito como podem ser feito não é difícil achar na Internet conhecemos maiores podem autor e diretor de teatro que é considerada por muitos como a fundadora ou avó norte-americana do teatro de improviso temos
bibliografia muito boas super acessível em qualquer livraria até em sebos o ponto que eu quero chegar é que o que não falta é material para você se inspirar e se sentir menos perdido eu vou deixar na descrição do vídeo dá uma olhadinha uma lista com alguns dos nomes de livros que me inspiraram muito e que me ajudaram durante a minha trajetória direção teatral é um campo muito recente que vive em constante mudança o papel do diretor pode ser Centralizado em uma única figura ou diluída em vão a dirigir é um tema com muito pouco discutido
muitas vezes tido como algo inalcançável um lugar onde o talento determina quem vai ocupar essa posição eu espero que após essa aula Inicial vocês estejam mais confiantes para começar a se arriscar ler pesquisar sobre lembre-se estudar é muito importante mas teatro acontece na prática na dúvida faça se arrisca cria uma rede de segurança outra pessoa que você confia e que compor você e faça o seu quintal no restaurante no apartamento no teatro do seu bairro Mas não deixa de fazer o teatro precisa ser feito para continuar existindo ele precisa de coisas boas e até das
coisas ruins porque isso tudo é o que alimenta o fazer teatro não tenho medo do fracasso ele é um fantasma que vai sempre tá com a gente vamos tornar um alvo o mais importante é a gente criar fonte de saber se conectar agora mais do que nunca o assistiu até aqui o agradecimento especial a Secretaria da Cultura por possibilitar esse encontro através do edital cultura nas redes um forte abraço e se possível fique em casa né [Música] E aí