Claudio Duarte | POR QUÊ É DIFÍCIL MUDAR

770.63k views4248 WordsCopy TextShare
Projeto Recomeçar
Olá, graça e paz! Que bom ter você aqui! Espero que você seja muito abençoado com essa palavra, aqui...
Video Transcript:
Algo que tem recuado no meu coração. Antes de entrar na mensagem, eu gostaria de fazer uma reflexão com vocês sobre mudanças. Por que é tão difícil mudar?
Por que, muitas vezes, estabelecer um novo padrão de ações e pensamentos é tão difícil? A maioria de nós sabe o que é certo, mas temos grandes dificuldades de fazer o que é certo. Às vezes, isso diz respeito não apenas ao pecado, mas a decisões assertivas que podem levar a nossa situação econômica para uma nova esfera ou para um outro nível, que possa levar nosso relacionamento com Deus a uma nova dimensão.
No que diz respeito ao relacionamento espiritual, isso pode impactar nosso casamento, a criação de nossos filhos e o estabelecimento de nossa credibilidade. Todos nós gostaríamos de mudar, mas por que queremos tanto algo que, muitas vezes, não conseguimos? Talvez porque temos um pouco de dificuldade em entender que nosso cérebro é programado para gastar sempre menos energia, sempre poupar.
Na verdade, ele procura repetir comportamentos e busca o conforto de fazer coisas que exigem menos energia. Portanto, todas as vezes que desejamos mudar, inevitavelmente, teremos que sair do conforto de repetir comportamentos para entrar no conflito de mudar decisões. Algumas pessoas até conseguem êxito em um curto prazo de tempo.
Elas começam a ler a Bíblia e conseguem ler alguns capítulos ou alguns livros, mas, após algum tempo, já não conseguem mais. Elas se matriculam em uma academia e, no começo, conseguem desenvolver certo, mas depois param. Elas começam a estudar, começam a praticar decisões assertivas no que diz respeito aos seus relacionamentos, mas não conseguem ir muito longe.
Se não tivermos a habilidade de avaliar, vamos dizer que essa pessoa é uma pessoa sem disciplina; talvez até chamemos isso de procrastinação, algo que não é. Tenho aprendido que as pessoas, normalmente, mudam em quatro ambientes, os mais fortes de mudança. O primeiro ambiente onde as pessoas costumam mudar é o ambiente da dor, o ambiente onde as pessoas se machucam.
Quando as pessoas se machucam muito em uma situação, essas feridas, essa dor, essas lembranças buscam fazer com que as pessoas mudem. Nem sempre essas mudanças são positivas; às vezes, o trauma pode transformar uma pessoa boa em alguém com mau comportamento. Mas é um ambiente de mudança, um ambiente de dor.
Outro ambiente onde as pessoas costumam mudar é o ambiente de inspiração. Aquele ambiente onde você escuta alguém contar uma história, como a de alguém que venceu um câncer, que conseguiu ultrapassar uma dificuldade, que conseguiu ver uma porta se abrir após uma falência financeira. Nesse ambiente de inspiração, pessoas, então, inspiradas pelo exemplo do outro, também mudam.
Isso é muito comum através dos testemunhos. Outras pessoas mudam no ambiente onde elas recebem ferramentas para mudar: informação, conhecimento. Elas achavam que não tinham capacidade de mudança, mas não foram apenas inspiradas por um exemplo; receberam informações, conhecimentos e ferramentas.
Seja em um ambiente de coaching, seja em um ambiente de terapia. Algumas pessoas também me parecem conseguir mudar quando o ambiente em que estão as leva a ter uma visão clara de si mesmas. Se você buscar, eu espero que não seja pela dor, mas todos os outros três momentos podem fazer com que você consiga dar esse passo tão decisivo na sua vida: o passo da transformação.
Porque a cada dia que passa e você não se transforma, a cada dia que passa sem caminhar para a próxima fase, você perde credibilidade em todos os ambientes. E, para mim, um dos mais danosos é o ambiente do evangelismo, com as pessoas que estão olhando para sua vida e para a minha, esperando ver Deus agir em nossa vida. Hoje eu quero falar com você sobre uma das oportunidades mais extraordinárias que recebemos: a oportunidade da salvação.
O tema da minha mensagem é “A Salvação Chegou” e eu vou mostrar a você que ela chega de diversos modos, sempre trazendo a mesma direção, sempre colocando as pessoas no mesmo trilho, mas de formas diferentes. Então, eu separei algumas formas aqui que acho que vale a pena você olhar, ouvir, anotar. Depois, você pode assistir de novo, pois essa mensagem vai ficar gravada.
Quero começar pelo segundo livro dos Reis, capítulo 5, verso 2. Vamos ver que, muitas vezes, a salvação vai bater na nossa porta de uma forma bem estranha. Isso se dá por causa de tropas da Síria, que da terra de Israel levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
Como Deus vai levar a salvação a um povo que não tinha salvação? Estamos falando dos filhos de Israel, um povo que não foi o povo escolhido. É verdade, mas quando olhamos o Velho Testamento mais de perto, sempre veremos a salvação, a oportunidade de aproximação que Deus está oferecendo às pessoas.
Ela passou pelo Egito através de José e fez com que, quando o povo saiu do Egito, alguns egípcios resolvessem caminhar com o povo. Ela passou pelo Egito através de Abraão, dando a oportunidade a uma egípcia de se tornar a mãe de uma grande nação: a egípcia Agar. Mas nessa ocasião, olhem como a salvação vai passar na casa desse moço, porque é isso que eu quero mostrar: a casa, a família.
Esse é o meu propósito. O texto conta a história de um cara extraordinário chamado Naamã, comandante do exército do rei da Síria, um homem próspero, respeitado, digno, ovacionado por sua nação. Ao andar na rua, ele era alguém que representava a segurança; as pessoas que olhavam para Naamã, em seu cavalo, provavelmente se curvavam, o cumprimentavam, o reverenciavam, porque a Síria podia dormir tranquila, pois a segurança dos seus filhos estava em suas mãos.
Do poderoso Naamã, um homem altamente respeitado por todas as nações vizinhas, temido por todo o material bélico que trazia em suas mãos e sua estratégia e manobras militares. Mas, apesar de ser tão bem visto fora de casa, quando ele chega em casa e tira sua identidade, tira suas roupas, tira seus elmos, a lepra aparece. E pasme você: o que vai aproximar Naamã da mão de Deus é exatamente a lepra, exatamente a lepra!
Aquilo que era ruim e que o estava conduzindo a uma morte gradativa, paulatina, lenta. Um belo dia, numa de suas campanhas, numa de suas investidas contra Israel, ele leva a menina, leva para a Síria uma garota da terra de Israel. E pasmo, você, a salvação poderia entrar na casa de Naamã porque ele é por um profeta respeitado, por um rei fervoroso, por alguém, por um sacerdote.
Às vezes, eu fico pensando se não seria muito legal se Samuel fosse o indivíduo que fosse levar a salvação até a casa de Naamã, ou Natan, o grande profeta, ou Davi, um homem misericordioso. Se não poderiam ser contemporâneos. Mas não, a salvação vai entrar na casa de Naamã através de uma garotinha que entra pelas portas dos fundos, uma menina sem muita expressividade, alguém que nem se sabe o nome, levou a palavra da salvação a um dos homens mais poderosos do Velho Testamento.
Uma menina entra na casa de Naamã e a salvação para Naamã entra através de uma menina, por causa de uma dor, por causa da lepra que ele tem. Presta atenção: essa menina começa, dentro da casa de Naamã, a trazer a esperança para algo que não tem esperança, a trazer possibilidade de sucesso para algo que não tem possibilidade de sucesso. Sabe que essa menina traz consigo a palavra de Deus?
Se tivéssemos no Novo Testamento, eu diria o evangelho, as boas novas. Mas por que não dizer boas novas também no Antigo Testamento, onde a menina chega na casa de um leproso e diz: “tem cura para você”? Ou, de uma voz, uma palavra chega numa casa e diz: “tem restauração do seu casamento, tem libertação para os seus filhos, tem cura para essa doença, tem solução para você”?
É isso que essa menina traz consigo. Naamã está em busca de quê? De ser salvo de impulsão?
É lógico que não; na sua cultura, não é assim que funciona. Por que você acha que ele leva presentes? Quase 350 kg de prata, quase 75 kg de ouro.
Por que você acha que o rei, provavelmente Ben-Hadade, manda Naamã levar tudo isso para dar de presente, provavelmente para Jotão, o rei? Porque, na cabeça deles, o sacerdote e o profeta são funcionários do monarca, então eles vão ser pagos pelo serviço de curar. Esse é o modelo mental deles.
O que eles não sabem é que o Deus que quer salvar não precisa de dinheiro. Salvação não se compra, nem no Velho nem no Novo Testamento. Quando olhamos para isso, o que vemos?
Uma menina entrando. Cuidado! Cuidado com que, às vezes, o sucesso de sua vida vai bater à sua porta no modelo que você não espera.
Às vezes, você está pensando que para mudar de vida você precisa ter um amigo rico e poderoso e pode entrar alguém que não tem dinheiro nenhum, mas cheio de Deus, e levar sua vida para um outro nível. Nós precisamos entender isso! Quando olhamos para essa história, é isso que vemos: a salvação chegou na casa de Naamã, onde uma garotinha.
. . Você sabe quanto valia a palavra de uma mulher naquela época?
Nada! Se fosse novinha e se fosse estrangeira, o que essa garotinha tinha para ganhar credibilidade? A vida!
Repita comigo: o mundo espiritual não reconhece o que eu falo, o mundo espiritual reconhece o que eu vivo. Fale menos e viva mais. Naamã voltou para casa curado, sim ou não?
Sim ou não? Mas voltou para casa com Deus, sim ou não? Construindo um altar para adorar o Deus que Ele conheceu por causa da palavra de uma garotinha.
Então, fique atento, querida: Deus às vezes quer usar até uma mula para falar com você! Ah, eu não recebo palavras. Gente, aprenda uma coisa: não se preocupe muito com quem está falando; se preocupe com o que está falando.
Preste bem atenção nisso: você não precisa dar crédito para tudo, mas também não precisa tirar o crédito de nada. Então, vamos olhar isso. Esse é o primeiro.
. . Olha, entrou de uma forma muito esquisita.
Vou te mostrar outra passagem. Coloca aí: Josué, capítulo 2, verso 1. Pensa só: essa também é bem bagunçada para quebrar nossos paradigmas.
Enviou Josué, filho de Num, dois homens desde Setim, a espiar secretamente, dizendo: “Andai, observai a terra e a Jericó. ” Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram. Ô, gente, seja franca!
O que nós vamos fazer? Tem alguém de Petrópolis aqui, então vou trocar, não tô querendo ofender nada, tá bom? Vou pegar aqui com fim da terra.
É porque tem gente na internet, tá certo? Então, vamos dizer que nós fôssemos enviados lá nos confins da terra, eu e tu, e a gente chega lá, dois crentes. Quem não mandou foi Deus para dormir na casa da dona Raabe?
Pro instituto, seja franca! Tu tem reputação, crente! Eu acho isso um primeiro ponto, porque essa mulher não pertence ao povo de Deus.
Olha a salvação passando em Jericó, sim ou não? Mais do que ela, ela quer salvar quem? Toda sua família!
Eu gosto dessa dona, a vida meia torta, mas meio certa. Aliás, quem aqui tem direito de falar contra a dona Raabe? O nome dela está na genealogia do Cristo e o teu está no Serasa.
Pense nisso! Olha que diferença. .
. Você botando defeito nela, muita gente sorriu porque achou graça. Sorrindo porque lembraram que é verdade, mas preste atenção em mim.
Ô gente, são espiões! Quem são aqueles dois espiões? Eles são a oportunidade de Raabe segurar a salvação.
É isso! Isso é a salvação passando em dois possíveis clientes que entram na casa de uma prostituta para levar a salvação. Às vezes, ela vai vir no modelo bem esquisito para nós, extremamente perigoso.
Raabe põe sua vida física em risco para conseguir o direito de receber também a salvação espiritual. Ela disse: "Eu quero a garantia de que eu e a minha família. .
. " E sabe o que os homens disseram? "Então nós vamos fazer um acordo.
Se você nos receber aqui nessa casa. . .
" Olha só, olha bem: a salvação entrou na casa de Naamã através de uma menina e entra na casa da prostituta Raabe com dois espiões. E os espiões dizem para ela: "Quando nós invadirmos Jericó, todos os seus familiares devem estar dessa porta para dentro, e porta fechada. Nós não damos garantia nenhuma do que vai acontecer lá fora.
" É o mesmo processo que acontece o tempo inteiro. Se formos usar a Arca de Noé como exemplo, é isso aí: fecha o que tá aqui dentro, tá seguro; o que tá lá fora, tá em jogo. Certo?
O sangue cobriu, cobriu, cobriu, fechou. Quem tá fora do sangue, tá fora. É assim que funciona; é sempre a salvação tentando nos alcançar.
E aqui, passando por. . .
é assim que funciona. Ok, deixa eu usar o terceiro, porque esse culto é mais curtinho. Não tenho tempo de falar muito não.
Só depois, se você quiser escutar tudo, vai embora, porque também não cabe no final. Deixa quieto, vai embora, depois você assiste o outro. Tá bom?
Vamos dar uma olhada agora no Novo Testamento, já que você tem dois exemplos do Velho. O primeiro foi o exemplo de quem? De quem?
E o segundo foi de quem? Isso, um leproso e uma só gente boa. Dá uma olhada no terceiro.
Esse terceiro aqui é maneiro: Lucas 19:9. Dá uma olhada! Na história do indivíduo, disse-lhe Jesus: "Hoje veio a salvação a esta casa.
" Isso, a salvação já veio à casa do leproso, já foi à casa da prostituta, agora vai à casa do ladrão. É um cobrador de impostos, que tinha um camarada da Receita Federal Romana, o tal do Zaqueu, pequenininho, mas de olho grande. Não sou obrigada a ler tudo, mas Jesus foi na casa desse cara.
E sabe o que foi? Você sabe quem ajudou? Olha que coisa louca: sabe quem ajudou Zaqueu a ter encontro com Jesus?
Quem foi? Uma árvore! Gente, para mim, uma árvore.
Porque às vezes quem te ajudou a ouvir a palavra foi um rádio, um celular. É só mudar, adaptar. O Zaqueu não podia ver Jesus, mas ele tava interessadíssimo porque ele provavelmente queria saber quem era aquele homem que não era rico, mas era famoso.
E os arqueiros sobem numa árvore e ficam olhando, sim ou não? Sim ou não? Então, presta atenção: assim como a lepra certa foi para Naamã através da garotinha, um instrumento de transformação, os espiões foram para Raabe e agora a árvore vai ser para Zaqueu, porque a forma que Deus vai te alcançar pode ser totalmente oposta, estranha para muita gente.
Esses dias eu tava fazendo um evento num teatro, num shopping em São Paulo, e o camarada tinha ido levar a esposa para fazer uma consulta. Me parece que enquanto a esposa tava na consulta, né, no prédio do shopping, ele resolveu dar uma volta no shopping. Passou em frente ao teatro, tinha uma fila grande para entrar.
Ele foi lá e perguntou que fila era aquela, o que estava acontecendo. Alguém falou: "Vai ter um culto. " E o cara que tava na fila falou assim: "Ó, e é de graça.
" É culto! Ele falou: "Então, não tô com nada para fazer mesmo. " Se eu sou Deus, eu falo: "Então, não entra assim, não serve.
" Poxa, tinha que ser comprar a porta. Não! Deus falou: "Deixa ele, deixa ele, deixa ele.
" Ele entrou, sentou, o louvor cantou, eu preguei. No final, ele levantou a mão e entrou, só porque tava sem tempo. E Jesus deu logo uma mãozada nele e o diabo ficou chupando o dedo.
Então, cuidado! Cuidado com os modelos. Você tá aqui, Deus está aqui.
Amém? E ele quer falar com você do jeito que ele quiser. Às vezes não vai falar no culto todo.
Na hora que você foi embora, alguém te dá um abraço e Deus fala: "Olha eu aí te abraçando. " E eu preguei aqui, o louvor cantou, todo mundo fez isso, isso, isso, isso, e você nem escutou nada. Aí, lá fora, num lugar assim, você fala: "Nossa, eu já amei esse culto.
" Aí eu te pergunto: o que você mais gostou? A palavra falou? Não, abraço de quem?
Eu falei: "Não sei nem de quem é, desconhecido. " Porque ele fala com você do jeito que ele quer. Aqui ele usa uma árvore para dar condições ao pequenininho, Raquel, de enxergar Jesus.
E Jesus diz para ele: "Hoje me convém ir para sua casa. " Olha Jesus indo para casa. Olha que maravilha!
Sempre casa a casa. A casa da Raabe, a casa, né, na casa do Naamã e agora na casa do. .
. Já já vai ser na sua casa. Quer ver isso?
Presta atenção: Atos dos Apóstolos 16:31. Esse também é outro perturbadinho, coitado. Esse aqui queria suicidar.
Turma do suicídio é o apóstolo Paulo. Essa é uma história maneira do capítulo 16, uma parte do capítulo. Vou narrar para você rapidinho: o apóstolo Paulo tava lá mandando a palavra, no início por ali, certo?
E tava ele pregando a palavra de Deus e o povo tava lá, maneiro. Mas tinha uma dona lá, que era uma menina que adivinhava as coisas. Mano, adivinhava as coisas e tinha os caras que ganhavam dinheiro com ela porque montaram uma estrutura para ela adivinhar.
Então, os caras entravam no dinheiro, e Paulo tá lá pregando, pregando, pregando, pregando, e ela olhava e falava: "Gente, escuta Paulo, porque Paulo é gente boa. " Aí, Paulo falou assim: "Essa dona gritando, gritaria dessa mulher que grita, tem um demônio. Mulher fala muito, porque a área de fala da mulher é muito grande.
O homem tem uma área de fala bem aqui, no finalzinho, que é assim, ó, do tamanho de um grãozinho de feijão. A mulher tem uma área de fala é todo lado esquerdo, assim; e, se faltar espaço, também tem o direito todo que ela fala. Por isso que normalmente a coisa mais difícil que existe, esse avião, é uma mulher gaga.
É porque falar faz parte dela, tá certo? Foi só uma. .
. nem sei porque eu falei isso. Sangue de Jesus, tem nada a ver.
Concurso, os teólogos de plantão morrem. Ainda bem que eu sou o Vasco, tem que deixar pregar de novo. Escute só: aí Paulo olhou para a dona lá que estava endemoniada.
Sentar endemoniado, olha os demônios escondidos, demônio dissimulado. Paulo falou: "Falei, amor, sai dessa maluca aí. Mulher perdeu, não enviava mais nada, esses brinquedinhos de criança.
" Os caras falaram: "Manda prender esse miserável. " Prenderam o Paulo, todo mundo tava com muita raiva. Perto da meia-noite, Paulo de cantar, crente é terrível, meia-noite, todo mundo dormindo, os caras presos, com os caras, ganharam tudo preso assim.
E eles estavam lá, poderoso, começou a estremecer o negócio, tudo, as portas abriram, tudo, alvará de soltura. Aí vem o carcereiro, acordou. Acordou agora: "Nossa, o que aconteceu?
As portas tudo abertas! " E falou: "Fugiu todo mundo, vou me matar! " Paulo: "Não, é nem isso que eu tô falando, é um negócio só.
Tô falando fofoca, só superficial para criar em você o interesse, entendeu? Então conta na metade do babado, o restante contigo, vai lá. " Aí, o Paulo tá lá, e vem ele: "Seu estado, ninguém fugiu.
" Ele falou: "Ninguém fugiu, tão tudo aqui. " Ele falou assim: "Então, São Paulo, como é que eu faço para me salvar aqui? Que eu me lasquei agora, morrendo.
" Paulo falou: "Creia no Senhor Jesus e será salvo, tu presta atenção! " Olha que coisa fantástica! Quem foi?
Por que que Paulo foi para a prisão? Ele ficou preso, sim ou não? Ele foi solto?
Ele só deu uma passada lá porque Deus estava afim de salvar. O que sereno? Deixa eu falar uma pergunta para tu, Célia: o que que você veio fazer aqui hoje?
Tanto lugar mais legal que você poderia ir. Se você bebe até hoje na esquina, aí, umas viroses com uma cerveja, você gosta de ver filme, você podia estar no cinema. Se você tá com preguiça, você poderia estar em casa, miserável.
E olha só o que você tá fazendo aqui! Ah, não, eu vim aqui porque o Senhor é engraçado. Falar sério, o diabo tinha poder para combater isso aí.
Eu vim aqui porque eu achei que não era o Senhor que ia pregar. Se lascou! Você tá entendendo?
Presta atenção! Ah, desculpa. Que Deus usou para te trazer aqui.
Eu não sei, eu só sei que você só tá aqui porque ele decidiu que você estaria. Você tá entendendo? Para que você entenda que o que você enfrenta hoje não tem autorização para te destruir, é apenas para que Deus se revele mais para você.
Paulo tá preso, poderia falar: "Dessa droga, tô preso, vou cantar. " É nada! Tô todo dolorido, tá ele lá cantando.
Você estava cantando no cu. Quem é que canta aquela música? Terremoto é Cassiane.
Quem é a Eyshila? Ainda não sei se Eyshila tava lá também. Cantou terremoto, saco de tudo.
Salvou! Depois Paulo saiu, ou seja, aquilo só aconteceu para levar a salvação àquele a quem Deus queria. Queria isso.
Agora vamos para outro só, gente boa. Vou recapitulando só para você ver como é que o Naamã. .
. Que era você, tem lepra? Não, então você tá melhor.
A dona rave, que era isso? Nem vou perguntar para a senhora. Usa aquele que era isso!
[Aplausos] Cara, que vacilo, mano! Vamos agora só gente boa, tá bom? Vamos agora, Marcos 5:19.
Marcos, esquece esse negócio de política, acabou, ok? 519, sangue de Jesus. Jesus, porém, não lhe permitiu: "Mais vai para tua casa, lava tua cara.
" Rapaz, eu gosto dessa aí. Pastor, o que que aconteceu aqui? Os demônios, os demônios lá, muito doidão.
Os demônios pegavam um maluco lá que andava pelado, atacando os outros, voando em cima dos outros lá, o maluco grita, atacando os outros. Perigoso! O tal do Gadareno, dormindo no cemitério.
Sabe o que os demônios foram para Gadareno? A oportunidade de Jesus entrar na vida dele. Quando Jesus acaba de desembarcar, olha o que que o demônio diz: "O que tenho eu contigo, Filho do Altíssimo?
Para você vir aqui me perturbar! " O demônio sabia o que Jesus foi fazer lá, que demônio bem informado! Jesus olhou para o demônio e falou: "Como é que é o seu nome, querida?
" Ele falou: "Meu nome é Legião, porque nós vamos montar uma facção. " Jesus falou: "Não quero saber a quantidade, nos porquinhos. Pode só sair do moço.
" Entrou nos porquinhos, jogou os porquinhos dentro da água, porque tudo se afogou. Mas quem é que chegou? Os caras que criavam os porquinhos falaram: "Cadê os porquinhos que estavam aqui?
" Não tinha mesmo. Alguém falou: "Matador de porquinho! " Aqueles foram lá e falaram para Jesus: "Vai embora agora, some daqui!
" Eu imagino o discípulo falando: "Acabamos de chegar, foi uma tempestade lá, um maluco aqui! Quer ver que tem outra tempestade para nós voltar? " Aí o Waze, endemoniado falou: "Ai, Jesus, deixa eu ir.
" Jesus falou: "Não vai rolar não, mano! Já tô com o pessoal aqui. Ruim, mais um.
Faz o seguinte: vai para tua casa, vai para os teus e mostra. Não é fala, mostra! Vai!
Deixa eu ver como é que tá. " Anuncia-lhes que vai mostrar para eles, com seu estilo de vida, como que eu fiz por você. Quão grandes coisas fez o Senhor por ti e como teve misericórdia!
Pronto, a salvação chegou para o endemoniado nas dez cidades pagãs lá do leste do mar da Galileia. Dá para você entender isso? Você volta um pouquinho em Atos dos Apóstolos.
Um carcereiro sendo salvo, que aí um pouquinho, o ladrão da árvore, o Zaqueu. Você quer voltar um pouquinho? A prostituta?
Você quer ir mais um pouquinho? O Ciro, me ajude, por favor! O leproso Naamã.
. . e hoje, pastor, bom, hoje não tem Naamã, hoje não tem Rabi, hoje não tem Zaqueu, hoje não tem o carcereiro, não tem o Gadareno.
Quem tem aqui hoje é você, porque finalmente a história chegou até você para te dar uma oportunidade de tomar uma decisão que pode mudar a sua vida para sempre. Mas, pastor, com a minha vida toda torta. .
. tapioca do leproso, tapioca da Dona aqui, da mulher peixa. .
. tapioca não tá pior, entendeu? Então escute, só escute, só guarda da igreja, que eles vão entender.
Devagarzinho a gente fala. Eu já faço de propósito, que é exatamente para fazer você raciocinar. Tô falando palavrão?
Não! Meu propósito aqui é fazer com que você entenda que sua mente é como um paraquedas: para funcionar, tem que abrir, para que você consiga ver o que Deus fez, faz e fará por sua vida, por sua causa, por sua família, pelos seus negócios. Ah, pastor, mas eu.
. . você não é a melhor opção.
Por isso que a Bíblia diz que você não escolheu, ele foi ele que escolheu. Eu não era a única opção e nem a melhor opção que ele tinha; ele tinha gente muito melhor do que eu, muito melhor do que você. Mas aprove, ele escolher eu e você, e pronto!
Quem não gostar, reclama na administração.
Related Videos
Cláudio Duarte - Pra receber tem que ESPERAR
54:57
Cláudio Duarte - Pra receber tem que ESPERAR
Palavras de Fé
610,927 views
Claudio Duarte | VOCÊ JA SE FEZ ESSA PERGUNTA?
1:02:34
Claudio Duarte | VOCÊ JA SE FEZ ESSA PERGU...
Projeto Recomeçar
302,538 views
Pastor Cláudio Duarte 2019  - Resolva os problemas da sua família NOVÍSSIMA | Palavras de Fé
1:25:04
Pastor Cláudio Duarte 2019 - Resolva os p...
Palavras de Fé
582,549 views
20 MINUTOS QUE VÃO MUDAR SUA VIDA EM 2024 - CLÁUDIO DUARTE (MOTIVACIONAL 2024)
21:22
20 MINUTOS QUE VÃO MUDAR SUA VIDA EM 2024 ...
Motivação Águia
3,082,547 views
CUIDADO COM O QUE FALAS (MINISTRAÇÃO COMPLETA) - PR. OSIEL GOMES
53:15
CUIDADO COM O QUE FALAS (MINISTRAÇÃO COMPL...
Pr. Osiel Gomes
756,090 views
20 MINUTOS QUE IRÃO TRANSFORMAR A SUA VIDA [Motivação]
20:47
20 MINUTOS QUE IRÃO TRANSFORMAR A SUA VIDA...
Você Pode Realizar
1,242,277 views
Pr. Cláudio Duarte - 01 de Junho de 2014
1:20:32
Pr. Cláudio Duarte - 01 de Junho de 2014
AD Santo André
1,728,111 views
Claudio Duarte | O SUCESSO DE DANIEL
54:09
Claudio Duarte | O SUCESSO DE DANIEL
Projeto Recomeçar
1,198,214 views
CLAUDIO DUARTE | APRENDENDO COM AS TEMPESTADES (PARTE 2)
43:15
CLAUDIO DUARTE | APRENDENDO COM AS TEMPEST...
Projeto Recomeçar
864,479 views
Saiba o que fazer para mudar de vida | Tiago Brunet
56:03
Saiba o que fazer para mudar de vida | Tia...
Tiago Brunet
820,996 views
Cláudio Duarte - Mude sua postura
41:22
Cláudio Duarte - Mude sua postura
Palavras de Fé
1,241,164 views
Claudio Duarte | O PROBLEMA É SEU - Tente não Rir😂
1:00:07
Claudio Duarte | O PROBLEMA É SEU - Tente ...
Igreja Batista Monte Horebe Cortes [OFICIAL]
580,414 views
Claudio Duarte |  A Vida Não é Facil Pra Ninguém
52:27
Claudio Duarte | A Vida Não é Facil Pra N...
Projeto Recomeçar
553,790 views
20 MINUTOS MOTIVACIONAIS QUE VÃO TE DEIXAR MAIS FORTE - Pastor Cláudio Duarte (Motivação)
23:16
20 MINUTOS MOTIVACIONAIS QUE VÃO TE DEIXAR...
Motivação Águia
513,624 views
PR ANDRÉ FERNANDES | A SUA MUDANÇA COMEÇA EM SUA MENTE | LAGOINHA ALPHAVILLE
55:43
PR ANDRÉ FERNANDES | A SUA MUDANÇA COMEÇA ...
Lagoinha Alphaville
4,346,608 views
FAÇA ISSO ANTES DE TOMAR DECISÕES | Claudio Duarte
53:41
FAÇA ISSO ANTES DE TOMAR DECISÕES | Claudi...
Pr Claudio Duarte
476,388 views
NÃO É HORA DE BRINCAR! PR GENIVAL BENTO AGO 2024
59:05
NÃO É HORA DE BRINCAR! PR GENIVAL BENTO AG...
Pr.Genival Bento
158,340 views
Pastor Cláudio Duarte - Palavra para as MULHERES | Palavras de Fé
54:01
Pastor Cláudio Duarte - Palavra para as MU...
Palavras de Fé
3,669,372 views
IMPOSSÍVEL não MUDAR de VIDA com esta PREGAÇÃO IMPACTANTE - Pastor Antonio Junior
44:04
IMPOSSÍVEL não MUDAR de VIDA com esta PREG...
Pastor Antônio Júnior
7,903,548 views
Claudio Duarte | A CONTA SEMPRE CHEGA
43:16
Claudio Duarte | A CONTA SEMPRE CHEGA
Pr Claudio Duarte
435,804 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com