Somos Totalmente Depravados - Augustus Nicodemus

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Augustus Nicodemus
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Bom dia irmãos quero saudá-los em nome do Senhor Jesus na manhã desse dia primeiro dia da semana onde nós nos reunimos para louvar o nosso Deus adorá-lo servi-lo sempre um privilégio fazer isso queridos eu queria convidá-los a abrir a palavra de Deus primeiro no livro de Êxodo capítulo 20 onde nós iremos ler os 10 mandamentos depois em romanos capítulo 7 eu queria falar sobre um dos temas centrais da reforma protestante cujo aniversário nós celebramos no dia 31 passado que é a doutrina da depravação total do ser humano e vamos começar com a lei porque é
a lei que caracteriza isso que prova isso êxodo Capítulo 20 a partir do verso primeo Então falou deus todas essas palavras eu sou o Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egito da casa da servidão não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti imagem de escultura nem semelhança alguma do que há em cima nos céus Nem embaixo na terra nem nas águas debaixo da terra não as adorarás nem lhes darás culto porque eu sou Senhor teu Deus Deus Zeloso que visita a iniquidade dos Pais nos filhos até a terceira e
quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão porque o Senhor Não terá por inocente que tomar o seu nome em vão lembra-te do dia de sábado para o santificar seis dias trabalharás e farás toda a tua obra mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus não farás nenhum trabalho nem tu nem o teu filho nem a tua filha nem o teu servo nem a tua serva nem o teu mal nem
um Forasteiro das tuas portas para dentro porque em seis dias fez o senhor os céus e a terra e o mar e tudo que neles há e ao Sétimo Dia Descansou por isso o senhor abençoou o dia de sábado e o santificou honra teu pai tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá não matarás não adulterarás não furtarás não dirás falso testemunho contra o teu próximo não cobiçarás a casa do teu próximo não cobiçarás a mulher do teu próximo nem o Seu servo nem a sua
serva nem o seu boi nem o seu jumento nem coisa alguma que pertença ao teu próximo agora meus irmãos vamos para Romanos Capítulo 7 eu queria que você deixasse sua Bíblia aberta nesse capítulo nós basearem a nossa exposição nessa manhã do verso 7 até o verso 25 Romanos Capítulo 7 de 7 a 25 vamos orar mais uma vez pedindo que o nosso Deus nos Oriente no conhecimento da sua palavra Deus bendito estamos diante de ti na manhã desse dia gratos pela reforma protestante que aconteceu a tantos anos passados e cujos efeitos permanecem até o dia
de hoje pedimos que nos ajudes ó Deus agora quando nos debruçamos sobre a tua palavra que foi a base daquela reforma para que nós possamos compreendê-la queira aplicá-la ao nosso coração em nome de Jesus amém meus irmãos uma das razões que levou a revolta por assim dizer de Martinho Lutero foi que ele descobriu que a justificação do pecador diante de Deus é pela graça é um de Deus e não é alguma coisa que se adquire por mérito ou por valor e ele chegou a essa descoberta depois de muitos anos como monge Agostiniano que ele era
tentar se justificar diante de Deus seguindo todos os rituais todos os preceitos as tradições e as ordenanças da igreja cristã da época ou seja ele estava querendo se justificar pela guarda da lei dos mandamentos dos preceitos que eram impostos aos cristãos daquela época até que finalmente ele chegou à conclusão de que ele não podia fazer isso não não tinha ele não não encontrava em si as condições necessárias para isso toda a sua por mais que se decidisse por mais que se empenhasse por mais que se esforçasse para guardar meticulosamente tudo aquilo que era pedido na
escritura sagrada e pela igreja ele chegou à conclusão de que era fracasso ele havia fracassado moralmente espiritualmente em todos os sentidos ele tinha consciência de que se dependesse dele ele jamais poderia ser aceito por Deus ser perdoado e ter a vida eterna até que um dia lendo a carta aos romanos especialmente o capítulo 1 onde fala no verso 16 que a justiça de Deus se manifesta pela fé então a luz brilhou no seu coração ele entendeu que aquilo que ele estava tentando obter pelo seu esforço Deus lhe concedia gratuitamente plenamente eficazmente mediante a justiça que
há em Cristo Jesus Deus lhe dava Deus lhe imputava concedia a ele aquilo que ele estava tentando obter pelo seu mérito e jamais conseguiria e a partir daí Léo começou a pregar a justificação pela fé sem as obra sem a participação humana sem mérito algum da nossa parte e uma questão que se mostrava então absolutamente necessária era descobrir como se a justificação é pela fé se nós somos salvos gratuitamente Por que que Deus deu 10 mandamentos e disse que a gente tinha que guardar esses mandamentos se ele deu os 10 mandamentos dizendo não faça isso
não faça isso faça isso Faça aquilo então se pressupõe que Deus tá mais ou menos dizendo que a minha situação eterna ou felicidade eterna vai depender da minha obediência a esses mandamentos Mas por outro lado tem um evangelho que diz que nós não somos salvos pela guarda da Lei Nós não somos salvos pelo que a lei determina ou pelo que ela exige mas Deus nos concede gratuitamente a salvação em Cristo Jesus e Lutero juntamente com outros reformadores eh enfatizaram ou nos ensinaram a razão pela qual Deus havia dado a lei razão essa que passou despercebida
a muitos judeus no antigo testamento e até o dia de hoje Deus não nos deu a lei como um manual ou como um mapa um GPS para se chegar à salvação na verdade a lei é um diagnóstico da nossa situação A lei foi dada exatamente para provar que nós somos incapazes de agradar a Deus a lei clama faz com que nós clamemos a Deus por uma salvação que vem de fora e não de dentro é isso que a lei faz como alguém que tira o raio X do pulmão e descobre que tá com pneumonia ou
faz um ultrassom e descobre que tem uma doença que tem um tumor ou alguma coisa a lei é um instrumento para revelar o nosso estado de perdição diante de Deus e nunca o caminho da salvação e é exatamente o que o apóstolo Paulo está explicando aqui a carta aos romanos foi usada muito pelos reformadores para isso para explicar qual é o papel da lei porque esse é um dos assuntos com o qual o apóstolo Paulo se ocupa aqui no o Capítulo 7 é onde ele responde algumas dessas questões Paulo ele escreve essa carta aos cristãos
da igreja de Roma explicando o evangelho que ele prega e falando da Graça que há em Cristo Jesus capítulos de 1 a TR ele fala da perdição da raça humana judeus e gentios todos pecaram carece da Glória de Deus metade do capítulo 3 até o capítulo 5 ele fala Como Deus nos justifica gratuitamente mediante Jesus Cristo e no capítulo 6 ele fala Como Deus nos livra do Poder do pecado fomos libertos da escravidão do pecado fomos feitos Livres da condenação do pecado pela nossa união com Cristo Jesus e aí vem a pergunta então aquela para
que a lei Então se tudo é Cristo se tudo é graça se e tudo é misericórdia para que então foi dada a lei porque os mandamentos não matarás não adulterarás não furtarás e tudo mais ele começa o Capítulo 7 dizendo que todo mundo que vem a esse mundo todo mundo que nasce ou já nasceu existe e existirá ele já vem ao mundo debaixo da obrigação de guardar a lei é o verso primeiro porventura ignorais irmãos Pois fala aos que conhecem a lei que a lei tem domínio sobre o homem em toda a sua vida todo
o tempo em que você viver você está debaixo do domínio da Lei aqueles 10 mandamentos eles são a sua obrigação você tem que guardá-los é ordem de Deus não tem como fugir o índio lá no meio do mato o bber lá perdido no deserto do Saara o esquimó lá no Polo Norte Polo Sul onde seja qualquer lugar que seja toda pessoa que já veio a esse mundo tendo consciência detalhada dos 10 mandamentos ou pela consciência que ele tem do certo e do errado ele tá preso à lei de Deus ele tá debaixo da lei de
Deus ele usa até uma ilustração aqui no verso 2 dizendo é como a mulher casada que está presa pela lei ao marido enquanto o marido vive então tá casado é a lei do casamento então nós estamos casados com a lei casados com a lei e esse é o tipo de casamento que não tem divórcio é um casamento indissolúvel estamos casados com a Lei e a Lei nos obriga toda a nossa vida toda a nossa vida e agora qual é a situação para isso E aí Paulo no verso 3 diz o seguinte se essa mulher for
viver com outro marido for viver com outro o marido estando vivo Ela será adúltera mas se o marido morrer ela tá livre para casar com outro então tem uma maneira desse casamento no com a lei acabar é se o marido morrer o marido aqui representa a lei nós somos a mulher e aí no verso quatro Paulo dá um um final inesperado Sabe aqueles filmes assim de de suspense que você pensa que o final vai ser um e de repente é outro porque o final que tá encaminhando aqui é que o marido a lei tem que
morrer para que a gente seja livre só que Paulo dá uma virada e quem morre é a gente tem duas maneiras de terminar es casa ou o marido morre ou a mulher morre Deus escolhe matar a mulher nós E aí o nosso casamento com a lei termina não porque a lei morreu porque ela não passa é a lei eterna de Deus mas porque Deus nos tira de debaixo dela para que a gente agora possa casar com outro verso 4 assim meus irmãos também vós morrestes relativamente à lei por meio do corpo de Cristo para pertencer
a outro quem é o amante aqui o outro a quem nós desejamos pertencer e não podemos porque estamos presos ao marido que é a lei Jesus Cristo é a ele que nós queremos pertencer mas não podemos porque estamos casado com a lei não tem como não tem como separar mas se nós morrermos nós estamos livres e podemos nos unir a Cristo mas como é que a gente morre Paulo diz no verso 4 vocês morreram por meio do corpo de Cristo quando Cristo morreu na cruz ele não somente estava derramando o seu sangue pelos nossos pecados
mas ele estava nos incluindo na sua morte de maneira que agora mortos paraa lei eu posso me unir a Cristo e servir a Deus em novidade de vida no poder do Espírito Santo e não mais debaixo da obrigação da lei que maravilha não é é o que ele diz no verso 6 agora porém libertados da Lei estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos que era obrigação dela de modo que servimos a Deus em novidade de espírito Unidos a Cristo e não na caducidade na velhice da Lei muito bem esse é o caminho de Deus
os reformadores entenderam isso mas a pergunta então é para que a lei ou se a lei provoca a morte se a lei é tão incômoda ela de fato é boa é de Deus várias questões se levantam e aqui no verso 7 a 25 o apóstolo Paulo vai mostrar Por que a lei foi dada e quais são os efeitos da Lei na vida do ser humano e ele vai falar aqui esse é um capítulo que confunde muito e tem diferentes explicações para ele mas eu quero propor a você eu quero que você leia esse capítulo comigo
hoje à luz do seu contexto imaginando que Paulo está descrevendo o que é que acontece quando alguém tenta o caminho errado ou seja a Deus ou receber o favor de Deus ou merecer a salvação através da guarda da Lei ele obedecer cada um dos mandamentos direitinho quando ele tenta fazer isso o que que vai acontecer três coisas Paulo vai descrever aqui e aqui ele tá falando como ele fosse um desses especialmente vamos imaginar Paulo um judeu lá no deserto naquele dia em que Deus deu ai no Alto do Monte Sinai e ele recebe a lei
como sendo o caminho de vida e ele diz agora eu vou sei o que que eu vou fazer eu vou guardar tudo isso para me salvar e depois vem o desastre completo Até que ele grita como é que eu faço então para me salvar porque pela lei não vai dar certo já tô vendo que não vai funcionar veja como é que a lei trabalha no coração do homem o que é que ela produz no coração do homem até nos levar a Cristo Primeiro ela ela mostra a nossa morte verso de 7 até 13 que diremos
Pois é a lei pecado de modo nenhum mas eu não teria conhecido o pecado senão por intermédio da Lei pois não teria eu conhecido a cobiça se a lei não dissera não cobiçarás mas o pecado tomando ocasião pelo mandamento despertou em mim toda sorte de concupiscência concupiscência quer dizer desejos maus porque Sem Lei está morto o pecado outrora antigamente sem a lei eu vivia mas sobrevindo o preceito que é a lei reviveu o pecado e eu morri e o mandamento que me fora pra vida Verifiquei que esse mesmo se me tornou paraa morte porque o
pecado se prevalecendo do mandamento pelo mesmo mandamento me enganou e me matou Por conseguinte não é conclusão a lei é santa e o mandamento Santo justo e bom por acaso o bom se me tornou em morte de modo nenhum pelo contrário o pecado para se Revel lá como pecado por meio de uma coisa boa me causou a morte a fim de que pelo mandamento se mostrasse sobre maneira maligna tem muitas frases de Paulo aqui mas o que ele tá dizendo aqui é o seguinte imagine o seguinte a experiência é essa a nação de Israel estava
lá no Egito não conhecia a lei ele não tinha os 10 mandamentos Deus liberta a nação através de Moisés cruza o mar vermelho leva até o Monte Sinai lá na península do Sinai Moisés sobe ao monte lá Deus lhe dá os 10 mandamentos este que nós estes que nós lemos aqui no início da pregação e Moisés traz e entrega ao povo e diz Essa é a lei de Deus e o povo que coisa maravilhosa é o Caminho da Vida vamos seguir isso aqui e durante 40 anos do Deserto o povo tentou obedecer a lei e
vocês conhecem a história fizeram Bezerro de ouro se misturaram com as mulheres pagãs cometendo prostituição imoral murmuraram contra Deus se revoltaram contra Moisés foram incrédulos tentaram a Deus quiseram voltar para o Egito eles quebraram todos os mandamentos milhares de vezes durante aquele período o que Paulo tá descrevendo aqui é essa experiência veja se não bate verso 7 é a lei pecado não mas eu não teria conhecido o pecado senão por intermédio da Lei pois ele não teria conhecido a cobiça se a lei não diss era Não cobiçarás ele tá se referindo a que mandamento ao
décimo que é o resumo de todos ele tá dizendo a lei não é pecado mas na hora que Deus deu a lei e disse que cobiça é pecado aí eu fiquei sabendo o que é pecado porque eu eu não pensava que cobiça era pecado mas na hora que Deus diz não cobiçarás ah então é pecado puxa então eu sou pecador porque eu cobiço a mulher do meu próximo eu queria ter o jumento do meu próximo queria ter a tenda do meu próximo queria ter a roupa do meu próximo o emprego do meu próximo amém eu
não teria conhecido o pecado se a lei não dissesse não cobiçarás não furtarás não adulterarás não matarás então a lei me trouxe esse conhecimento e aí o que que aconteceu verso 8 o pecado toma ocasião por isso ele aproveita Então esse fato e desperta em mim toda sorte de mau desejo a segunda consequência foi isso aí a lei ela tem o efeito de eh provocar a gente a fazer o que não presta eu já contei essa ilustração mas eu gosto dela daquele e empresário que mandou fazer um hotel muito bonito à beira de um de
uma de uma estrada muito movimentada toda de vidro todo de vidro o hotel as paredes de vidro a janela de vidro porta de vidro e durante anos era uma maravilha nunca teve problema até que entrou um gerente muito esperto que ele contratou disse patrão você não tem medo de que alguém jogue uma pedra aí não né Já pensou alguém passar e jogar um tijolo aí isso é muito caro a o patrão Tá bom aí no dia seguinte ele colocou a placa é proibido jogar tijolo na Parede de Vidro não precisa dizer o que que aconteceu
no dia seguinte né ninguém tinha tido essa ideia né mas na hora que a lei diz é proibido desperta então o pecado toma ocasião pelo mandamento e desperta em nós todo o desejo que não presta quando tá dizendo não cobiçarás a mulher do teu próximo pode ser que você nem tava cobiçando mas o próprio mandamento diz Epa é possível cobiçar a mulher do meu próximo é mesmo aí você começa a olhar pra mulher do seu próximo que você nunca tinha olhado antes o mandamento desperta esse tipo de coisa e no nosso coração e aí verso
9 ele diz outrora sem a lei eu vivia lá no Egito eu não tinha os mandamentos vivia sem a lei Mas agora sobreveio o preceito Deus deu a Lei e o resultado o pecado reviveu e eu morri porque o salário do pecado é a morte então a lei acaba causando a morte não porque ela é ruim porque ela vem de Deus mas ela é um instrumento pelo qual o pecado nos mata nos declara culpados e debaixo da condenação de Deus olha a conclusão que ele chega no verso 10 e o mandamento que me fora pra
vida o mandamento que eu recebi pensando que era o caminho para Deus esse Na verdade eu Verifiquei que se me tornou para morte se tornou paraa morte e aí ele descreve no verso 11 até o verso 13 como o pecado se prevalece da Lei e finalmente nos mata concluindo no verso 12 ele diz a lei é santa o mandamento é santo e justo e bom E qual é o problema se a lei é santa e o mandamento de Deus é santo justo e bom o problema é que a lei justa santa e boa foi dada
para pessoas que não são santas que não são justas e que não são boas problema não é a lei problema somos nós Então essa é a primeira conclusão de Paulo A lei foi dada para mostrar que nós para caracterizar o pecado dar força ao pecado e com isso nos levar a nós estamos mortos diante de Deus porque Nenhum de Nós guarda a lei Nenhum de Nós a observa completamente e plenamente o tempo todo como consequência a lei nos leva a morte diante de Deus segundo impacto da lei em quem deseja viver debaixo dela é que
ela mostra a nossa impotência espiritual que nós não temos condições de resolver essa situ conflito que Paulo narra em seguida ele fala na primeira pessoa como se fosse com ele mas lembre ele está descrevendo a situação de alguém que não conhece a Cristo não regenerado debaixo da lei essa pessoa tem conhecimento da lei que é o caso dos judeus os judeus sabiam a lei receberam a lei até tinham um prazer na lei mas ao tentar cumprir a lei eles vão descobrir que eles não podem fazer isso e Paulo fala como se fosse um deles a
partir do verso 14 bem sabemos que a a lei é espiritual eu todavia sou carnal vendido à escravidão do pecado porque nem mesmo compreendo meu meu modo próprio de agir pois não faço o que prefiro e sim o que detesto Ora se eu faço o que não quero consinto com a lei que é boa nesse caso quem faz isso já não sou eu mas o pecado que habita em mim porque eu sei que em mim Isto é na minha carne não habita bem nenhum pois querer o bem Está em mim não porém efetuá-lo não faço
o bem que prefiro mas o mal que não quero esse faço mas se eu faço o que não quero já não sou eu quem faz e sim o pecado que habita em mim Paulo aqui tá descrevendo como se fosse a experiência dele a a angústia que vive uma pessoa que sabe a vontade de Deus que tenta fazer pelo seu próprio esforço e não consegue ó o que ele diz verso 15 verso 14 ele começa admitindo a lei é espiritual mas qual é o problema que eu sou carnal eu sou vendido na escravidão do pecado estou
agrilhoado estou preso aos desejos pecaminosos que foram provocados pela lei estou preso sou escravo do pecado é isso que ser escravo significa o escravo não tem vontade própria o escravo faz a vontade do seu patrão e ele tá dizendo que ele é escravo do pecado Portanto ele não faz o que ele quer ele faz o pecado o tempo todo mesmo sabendo que tá errado e mesmo querendo fazer o certo mas ele não encontra forças ele não tem Liberdade como ele diz no verso 15 eu não compreendo o meu modo de agir pois eu faço não
faço o que eu prefiro e sim o que eu detesto ele descobre no dia a dia que ele faz não aquilo que ele prefere porque ele entende ele sabe que a lei é justa santa e boa mas aquilo que exatamente ali a lei diz Para Ele não fazer ele faz o tempo todo o tempo todo porque ele é escravo do pecado verso 16 se eu faço isso eu tô consentindo com a lei que é boa nesse caso quem faz isso já não sou eu mas o pecado que habita em mim ele agora não somente diz
que ele é escravo do pecado mas diz que o seu patrão mora dentro dele o pecado habita em mim estou descobrindo isso não somente sou escravo mas é um patrão que está dentro de mim verso 18 eu sei que em mim Isto é na minha carne não habita bem nenhum pois querer o bem Está em mim não porém o efetuá-lo pecado habita em mim eu eu quero fazer o bem o querer o bem eu posso querer eu desejo almejo eu penso eu vejo eu entendo que eu tenho que não olhar pra mulher do próximo não
cobiçar nada do próximo eu tenho que me contentar com as coisas que tenho eu não posso furtar eu não posso matar eu tenho que dar a Deus o primeiro lugar mas eu se simplesmente não consigo não consigo tem um poder maior dentro de mim que me escraviza ao pecado e me faz quebrar a lei de Deus verso 19 porque não faço o bem que prefiro mas o mal que não quero esse eu faço verso 20 se eu faço o que não quero já não sou eu quem faz e sim o pecado que habita em mim
fale de livre arbítrio agora eis aqui o seu livre arbítrio aqui você tem um homem conhecedor da lei de Deus da vontade de Deus que quer fazer a vontade de Deus mas não é livre ele não consegue o seu arbítrio está escravizado ao pecado está amarrado à natureza pecaminosa e essa foi uma das coisas que os reformadores entenderam que o não tem mais livre arbítrio depois da queda porque o seu arbítrio o seu querer e a sua vontade estão inclinados ao mal está acorrentado ao mal ele não pode fazer a vontade de Deus não pode
agradar a Deus não pode nem se preparar para isso é isso que a lei provoca o conhecimento da nossa impotência e você sabe que eu tô certo é só examinar sua consciência quanto quas vezes você pecou contra a luz que você tem você sabia que era errado e você fez do mesmo jeito e quantas vezes você sabia qual era a coisa certa para você fazer mesmo assim você fez a coisa errada você não peca na ignorância você sabe exatamente o que você tá fazendo e faz da mesma forma a história e a sua consciência e
a escritura confirma isso essa é a razão pela qual Deus nos deu a lei para mostrar a nossa impotência e finalmente a lei nos foi dada para revelar a nossa mais profunda escravidão Veja a partir do verso 21 então ao querer fazer o bem eu encontro a lei de que o mal reside em mim porque no tocante ao homem interior eu tenho prazer na lei de Deus mas vejo nos meus membros outra lei que guerreando contra a lei da minha mente me faz Prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros desventurado o homem
que sou quem me livrará do corpo desta morte graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor de maneira que eu de mim mesmo com a mente sou escravo da lei de Deus mas segundo a carne da lei do pecado aqui nesses Versículos finais o apóstolo Paulo revela ou mostra a escravidão a qual nós estamos sujeitos e que é revelada pela lei ele diz no verso 21 e resume o conflito aqui ó ao querer fazer o bem encontro a lei de que o mal reside em mim ele quer fazer mas encontra essa lei de que o
mal habita nele e o mal o escraviza o domina verso 22 no tocante ao homem interior tem o prazer na lei de Deus O Judeu se gloriavale lei O Judeu sabe que na lei tem a verdade que ele se julga então a o mestre dos dos ignorantes O Judeu tinha prazer da lei de Deus mas quantos guardavam pergunte o apóstolo Paulo Ele vai lhe dizer quantos guardavam tinha prazer na lei de Deus verso 23 Mas vejo nos meus membros outra lei que guerreando contra a lei da minha mente me faz Prisioneiro da lei do pecado
que está nos meus membros pensou bem nessa expressão aqui no início quando nós começamos no Capítulo 7 ele disse no verso 14 eu sou vendido a escravidão do pecado ele usou a figura da escravidão que era muito comum naquela época as pessoas compravam escravos os escravos não tinham vontade eles tinham que obedecer absolutamente a seu patrão Mas agora ele usa uma outra figura no verso 23 para dizer a mesma coisa Ele diz que ele vê nos seus membros no seu corpo outra lei guerreando contra a lei da minha mente e ganhando porque lhe faz Prisioneiro
da lei do pecado a outra figura agora é de um prisioneiro de guerra primeiro do escravo Mas agora ele disse eu me sinto como um prisioneiro de guerra eu perdi essa guerra estou preso estou preso da lei do pecado que está nos meus membros E aí no verso 24 finalmente ele grita a lei aqui no verso 24 alcança o propósito porque esse é o objetivo da Lei fazer você gritar isso aqui ó enquanto você não gritar isso diante de Deus de todo o coração você não está pronto para ser salvo desventurado o homem que sou
quem me livrará do corpo dessa morte miserável pessoa que eu sou quem vai me livrar porque eu não consigo só quando você gritar isso é que você está pronto para ser salvo mas enquanto você no seu coração obrigar abrigar alguma esperança de que você é melhor do que os outros que você pode fazer o que os outros não fazem que tá tudo sob controle que você vai chegar lá que Deus vai lhe dar o seu merecimento você não entendeu foi nada você tem que chegar no verso 24 para poder ser salvo porque até você chegar
aqui você ainda não tá pronto porque ou você depende completamente de Cristo ou não depende de forma nenhuma e você vai cair em Romanos 7 você vai cair em Romanos 7 a resposta que Paulo sussurra no ouvido do desesperado do verso 24 é quase que um parêntese na minha bíblia eu coloquei entre parênteses graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor porque ele vai desenvolver isso no Capítulo 8 aqui ele tá fazendo o trailer né É só um preview do que é que ele vai dizer no Capítulo o então eu coloquei até entre parênteses aqui
porque ele não tá desenvolvendo ainda ele viu a pessoa desesperada gritando quem vai me livrar como é que eu vou me salvar eu sou impotente eu não posso Paulo chega e diz calma Jesus Cristo vou falar disso já já deixa eu só terminar meu pensamento e ele termina o pensamento no verso 25 de maneira que eu de mim mesmo com a mente sou escravo da lei de Deus mas segundo a carne sou escravo da lei do pecado desespero Total Capítulo 7 termina em desespero alguns queridos irmãos olham para esse capítulo e eles dizem assim puxa
vida Paulo tá descrevendo a experiência dele era essa a experiência que Paulo vivia Será porque aqui não tem vitória nenhuma Será que Paulo vivia escravo do pecado o tempo todo Paulo nunca conseguia fazer o bem que ele queria Paulo nunca conseguia agradar a Deus em nada regenerado pelo Espírito com o Espírito Santo morando dele Novo Nascimento unido a Cristo no capítulo 6 Ele diz que já havia sido liberto da escravidão do pecado o que que ele tá descrevendo aqui gente eu acredito que Paulo não está descrevendo aqui a experiência Cristã normal eu sei que muitas
vezes você leu esse capítulo se consolou dizendo puxa até Paulo passava por isso né então eu tô bem se até Paulo passava por isso eu tô bem Paulo não tá descrevendo a experiência Cristã normal aqui ele tá descrevendo o desespero de alguém que quer agradar Deus por suas próprias forças esse eu de Romanos 7 ele não ganha uma ele perde todas isso aqui não é experiência Cristã e se sua vida é igual a isso aqui alguma coisa tá errada se sua vida é até o verso 23 alguma coisa tá errada esse conflito essa escravidão constante
nunca libertação nunca Vitória alguma coisa tá errada na sua vida isso não quer dizer que o crente verdadeiro ele não tem conflito só que ele é vencedor Gálatas Capítulo 5 é só você ler lá as obras da Carne fruto do espírito e Paulo afirmando que pelo espírito Nós mortificando a obra da carne e somos vencedores há um conflito Cristão mas ele sempre redunda em Vitória o que tá sendo descrito aqui é a derrota total [Música] é isso que a lei veio fazer e eu termino então com algumas aplicações para nós Eu desconfio que muita gente
nas igrejas ainda não foi convertida porque nunca entendeu isso aqui porque nunca chegou ao ponto de gritar miserável o homem que sou na teologia reformada nós chamamos isso de convicção de Pecado é você estar convicto de que você é um pecador que você está perdido e que só merece A Ira de Deus e que você em misericórdia esperando a misericórdia de Deus você clama a ele e espera somente nele convicção de Pecado segunda segundo ponto aqui que nós queremos tirar como lição Esse é um dos melhores Capítulos que eu acho na Bíblia para explicar o
que é a depravação total a depravação que é uma doutrina da reforma protestante a doutrina da depravação Total diz que o pecado de tal maneira nos atingiu que ele corrompeu todas as nossas faculdades especialmente a nossa vontade a nossa vontade é escrava do pecado ela é inclinada a todo mal por isso se você deixar o homem a sua própria vontade e se você disser o homem A escolha é sua tá aqui a escolha dele se você disser o homem é você que escolhe a decisão é sua tá aqui já a resposta ele não vai segir
e isso é a base para dizer se Deus não vier ao nosso encontro se Deus não vier pelo seu espírito iluminando o nosso conhecimento fortalecendo a nossa vontade regenerando a nossa natureza quebrando os grilhões do pecado você não pode se converter você não pode entender você não pode crer você não pode ser salvo a salvação do começo ao fim é obra de Deus é pela graça e nessa manhã só resta uma esperança é que esse Deus tenha misericórdia de você é que esse Deus tenha compaixão de você porque se ele não tiver sua vida é
Romanos 7 e o fim dela é a perdição eterna mas graças a Deus Capítulo 8 verso primeiro agora pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus que condenação é essa é essa do capí sete que ele acabou de descrever quem está em Cristo Ele não está mais debaixo dessa condenação porque verso 2 A Lei do espírito da Vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte é isso que é Ser Cristão estar livre dessa lei do pecado e da morte a lei Condena o pecado me assalta Me
Domina me aprisiona me escraviza e eu morro Essa é a Lei a qual está sujeita toda a raça humana lei do pecado e da morte é nesse casamento que nós estamos como sair dele a resposta é graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor Esse foi o grito da reforma protestante a esperança pro pecador na obra completa e plena de Cristo o que fazer então arrependa-se arrependa-se dos seus pecados se volte para Deus não com mérito ou qualquer coisa que você pensa que você tenha Mas com esse grito nos lábios Deus eu sou um desventurado
eu sou um miserável sou um pecador sou escravo do pecado te desobedeci minha vida toda mas agora eu me chego em Esperança a ti tenha misericórdia de mim eu quero Jesus para ser o meu único e suficiente Salvador que Deus lhe ajude nessa manhã que você saia daqui nessa manhã tendo convicção de que é pela graça somente pela misericórdia de Deus e que Deus salva pecadores continua salvando e ele deseja salvar nessa manhã também amém
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