Boa tarde é um prazer tê-los aqui novamente mais um sebes debate hoje nós estamos com um convidado muito querido do do sebes né um companheiro de lutas aí de longa data um Combatente do bem né Combatente do bem e do bom né dos bons eu tô aqui recebendo o nosso querido reimon reimon que já foi vereador quatro vezes pela cidade do Rio de Janeiro eh suplente deputado estadual suplente deputado federal hoje ocupa uma uma cadeira como deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro reimon é professor teólogo né E um grande militante da luta contra
a desigualdade pela democracia reimon é católico reimon já chegou a exercer o sacerdócio e eh acabou eh Abrindo mão do sacerdócio né Para Viver um um uma vida a ao lado da pessoa que ele escolheu para amar e hoje o rimon está lá eh firme e forte na Câmara dos Deputados enfrentando uma batalha árdua que todos nós sabemos nós convidamos o o nosso querido Deputado eh para falar de um tema que envolve religião e política e aí reimon eu vou vou colocar algumas questões para que você comente aborde se quiser incluir outras eh eh serão
todas elas evidentemente bem-vindas como todos sabem nas últimas décadas a gente assiste a uma intensificação da presença de grupos religiosos organizados na Esfera da política né e e particularmente nos últimos anos Isso se testificou eh de forma contundente né de forma expressiva e nós verificamos que cada vez mais eventos religiosos foram transformados em palanques né palanques eh na defesa de candidatos ou de correntes eh de pensamento e a gente vê também que paraa parte expressiva da da da da população Ah professar uma fé virou quase que um sinônimo né de reputação ilibada ou ou habilidade
para exercer um cargo eletivo ou um cargo no executivo né como se fosse um uma qualidade diferenciadora do do das demais uma qualidade suficiente né eu diria suficiente para exercer esse esses caros e para muitos analistas eh eles eles falam que essa essa intensificação da participação eh desses grupos religiosos na Esfera da política eles isso sempre existiu Mas eles agora h desculpe pro fato de que essa participação se dá por vezes em detrimento dos valores da Solidariedade Cristã né dos valores do da Defesa do estado la e Às vez se dá contra a tolerância religiosa
ao lado disso a gente tem perspectivas em disputa né perspectivas diferentes e e atuando ao mesmo tempo e aí eu me refiro reimon a teologia da libertação a teologia da prosperidade ao projeto chamado de Teologia da da Dominação e a disputas né tanto na igreja católica como nos segmentos evangélicos na disputa entre e progressistas e conservadores né eu queria eh conversar com você a respeito desse quadro né O que que isso faz bem ou o que que isso implica tanto do ponto de vista da melhoria da qualidade da participação política como do ponto de vista
interno né da da das confissões da igreja e dos segmentos eh que estão participando dessa esfera é com você Carlos Fideles meu amigo quero inicialmente agradecer muito a centro brasileiro de Estudos em Saúde que você Preside agradecer muito por esta por este convite para estarmos juntos para conversarmos sobre esse tema que é muito caro para mim saber eu gosto muito de debater esse tema eu acho que muitas vezes a gente entra na contramão porque há uma corrente meio que quase que eh buscando unanimidade na sociedade de que tem algumas alguns elementos da vida humana que
não dialogam né que a gente tem que viver em caixinhas separadas e que essas caixinhas elas não são comunicantes elas não comunicam entre si e eu penso e não penso agora Eu sempre pensei que toda a atividade humana ela não está separada em caixinhas em gavetas em momentos estanques tá tudo junto e misturado tá tudo embolado tá tudo se comunicando então importante demais discutir esse tema eh muitas pessoas acabam achando nessa perspectiva de que alguns assuntos da vida humana não dialogam entre si que de fato a fé não tem nada a ver com a política
que a política não tem nada a ver com a fé que não dá para coadunar que não há não dá para ter um encontro dessas duas esferas da vida humana que é atividade religiosa atividade crente atividade da crença atividade eh da busca do transcendente com atividade atividade humana atividade humana da política atividade humana da transformação da sociedade atividade humana das relações pessoais né porque a política é tudo isso eu sempre achei contrário disso Sempre achei que fé e política dialogam muito dialogam sim e eu quero começar essa minha essa minha conversa aqui com você Carlos
Fideles mandando um abraço para todos os companheiros e companheiras do sebes que eh na pronúncia tem a ver com uma outra sigla que é sebes também a pronúncia é a mesma só que aqui nós estamos falando do centro brasileiro de Estudos em Saúde e a outra cebes nós estamos falando de comunidades eclesiais de base e era uma célula de transformação de uma igreja Libertadora de uma igreja que vivia no meio do povo vivia no meio dos Pobres uma igreja que a partir da vida dos Pobres entendia a dinâmica do projeto do Reino de Deus então
quero fazer o meu cumprimento Inicial e depois quero citar inicialmente citar Paulo Freire que é recentemente agora faria aniversário né no último dia 19 de setembro ou 17 Se não me engano Faria aniversário e Paulo Freire dizia que a leitura do mundo precede a leitura das Letras Isto é ser Alfabetizado não é saber ler um livro não é saber ler uma história não é saber pegar uma caneta e escrever uma carta não é saber pegar a caneta e escrever um texto ser Alfabetizado é você saber fazer leitura do mundo fazer a leitura da realidade e
como você me provoca nessa discussão essa disputa entre progressistas e conservadores essa disputa que se dá pela dimensão da fé que muitas vezes é instrumentalizada pela política o que é um equívoco Porque o fato de dialogarem a Fé e a política não significa que uma tenha que ser Senhora da outra que uma tenha que dominar a outra a política e a fé a política e a religião elas são autônomas elas dialogam sem perder a essência sabe aquel a levia histórica é o nosso grande sonho por exemplo de um homem e de uma mulher que se
apaixona um pelo outro ou de duas pessoas que se apaixona uma pela outra e que uma não faz uma simbiose com a outra né A partir de agora você não é mais Fulano você é Fulano de beltrano Não continua sendo Fulano continua sendo beltrano você continua Mantendo a sua identidade Mantendo a sua especificidade a sua condição humana específica única nesse planeta então da mesma forma a fé e a religião dialogam a fé não dialoga com a religião a fé não dialoga com a política para que a política eh eh para que a política mande na
fé que a política seja dona da Fé também a fé não dialoga com a política para que a fé seja dona da política elas dialogam mas elas continuam Independentes elas continuam na sua identidade mais profunda então nessa provocação que você me faz eu trago a figura de Paulo Freire que diz exatamente isso primeiro de tudo nós precisamos nos nossos processos de alfabetização e nós todos somos alfabetizandos todos estamos o tempo todo nos alfabetizando nessa perspectiva Carlinhos Carlos Fideles nessa perspectiva eh a gente precisa fazer uma leitura de mundo e a leitura de mundo que a
gente tem é uma leitura de mundo de uma sociedade muito desigual de uma sociedade onde a gente constituiu castas onde algumas pessoas entre aspas valem mais do que as outras onde algumas pessoas transfiguram e outras desfiguram onde algumas pessoas se enriquecem as custas do empobrecimento de outras então fazer essa leitura de mundo nos ajuda a entender que toda e qualquer religião só é religião se for Libertadora e eu afirmo sem medo de errar sem medo de errar que também toda atividade política só é uma atividade política se ela for Libertadora uma religião ela só pode
ser considerada religião se ela der ao ser humano a condição de ele tomar sua vida nas mãos e buscar o transcendente na sua perspectiva eh primeiro individual para depois transformar-se num coletivo mas primeiro tem que afirmar-se quem sou eu né a velha a velha a velha indagação filosófica né quem sou eu né O que é o ser humano né de onde eu vim para que que eu existo o que que eu tô fazendo aqui essa é uma pergunta que nós temos em nós e saber responder essa pergunta eh nos faz compreender e fazer uma leitura
de mundo conforme dizia Paulo Freire pra gente entender que essa leitura de mundo nos leva a transformar esse mundo então eu quero afirmar aqui Carlinhos quero afirmar aqui algo que pode pode suar estranho aos ouvidos de muita gente toda e qualquer religião só pode ter a alcunha de religião só pode dizer se mesma religião se ela for Libertadora Ah reimon mas a religião que oprime ela tem nome de religião mas ela não é religião e a religião que estabelece preconceitos ela pode ter nome de religião mas ela não é religião Ah reimão mas é a
religião que não tolera por exemplo discutir com outras pessoas que creem diferente ela tem alcunha de religião mas ela não é religião a religião só pode ser religião se ela for Libertadora porque a religião é a perspectiva humana que transcende para fazer a gente compreender que nós somos seres em como com Unhão e que estamos à busca à procura de responder a essa pergunta de onde a gente veio para que que a gente existe e para onde que a gente vai então essa pergunta que é uma pergunta profunda Carlinhos é uma pergunta que faz a
gente faz a gente faz a gente compreender que que toda toda e qualquer dimensão religiosa toda e qualquer dimensão religiosa ela deve nos levar a um processo transformador quando a gente pensa por exemplo que existem pessoas que se dizem muito religiosas e que t a prática de ir a um culto no domingo ou uma missa no domingo ou uma celebração ou ato devocionário em algum dia da semana mas se quando essa pessoa sai desse recinto religioso do espaço do culto e se transforma em alguém que é al gós de outro em alguém que prejudica o
outro em alguém que avacalha com a vida do outro em alguém que tem preconceito para com o outro em alguém que discrimina o outro essa prática religiosa é uma prática religiosa vazia vi vindo pro meu cristianismo né Eu sou um homem católico sou um homem Cristão batizado Carlinhos Aos sete dias de idade sem nem saber o que significava isso eu nasci no dia 2 de setembro no dia 9 meus pais me levaram para ser batizado o que que eu entendia disso nada entendia nada se ele tivesse me levado para comprar farinha no supermercado se ele
tivesse me levado para uma festa na rua se ele tivesse me levado numa piscina para nadar se ele tivesse me levado na casa da na casa da minha madrinha para mim era a mesma coisa só que eles me levaram à igreja para eu ser batizado e eu levei um tempo para entender esse processo que é a transmissão da Fé de meus pais para mim para depois eu tomar individualmente individualmente a minha fé nas mãos e dizer olha eu aceito aquilo que meus pais fizeram por mim ou eu não aceito que meus pais fizeram por mim
e eu rompo então o processo religioso ele é esse sabe o processo religioso é esse processo de construção de libertação só volto a dizer afirmar isso categoricamente alguém alguém que tem eh a premissa do armai vos uns aos outros alguém que tem a premissa de ter um um objeto de culto numa mão e ter uma arma na outra mão e dizer eu posso usar uma coisa ou outra Em Nome de Deus não entendeu processo religioso porque isso não é religião isso não é dimensão de crença não é dimensão de fé Isso é muito imanente isso
é muito humano para não dizer desumano Isto é muito é é muita fuga da nossa humanidade que existe pra gente progredir e fazer progredir o universo em que a minha religião faz progredir o outro em que a minha atividade política faç progredir o outro quanto amor eu coloco na minha realidade porque não é armai vos não é amai-vos é amai-vos não é armai vos é amai-vos então assim nesse processo sabe Carlinhos da Solidariedade Cristã E aí eu falo da religião cristã mas poderia falar das das religiões de Matriz africano poderia falar do Candomblé da Umbanda
podia falar das religiões da da da das igrejas cristãs protestantes históricas a a Luter a a Presbiteriana a a anglicana poderia falar poderia falar das igrejas pentecostais da Assembleia de Deus das neopentecostais da Igreja Universal do Reino de Deus não importa podia falar de qualquer dimensão religiosa aquela pessoa que pratica religião tem que ser respeitada porque ela tem liberdade para ser para ser ou não ser para ter ou não ter aliás essa dimensão nos é dada para além da nossa dimensão Humana porque não precisa de uma lei para dizer di isso mas também tem uma
lei percebe não preciso de uma lei para dizer que eu tenho liberdade religiosa porque isso é inerente à minha condição humana mas se alguém quiser uma lei eu dou tem uma lei a Constituição da República Federativa do Brasil diz para nós que o nosso país é um país laico significa o quê significa que nenhuma religião é proibida e nenhuma religião é privilegiada pelo Estado o estado não pode religião nenhuma e não pode perseguir religião nenhuma então é por isso que eu afirmo sabe que a religião e a política elas de fato interagem tem uma carta
uma carta eh bíblica que é uma carta de São Tiago no Novo Testamento que ele diz assim eh você diz para mim que a tua fé te salva mostra-me a tua fé sem obras porque eu quero te mostrar a minha fé a partir das obras Então a nossa fé a nossa fé cristã ela nos chama a gente nos chama nos chama a que produzamos frutos e quais são os frutos Quais são os frutos O fruto não é a arma é o amor O fruto não é o preconceito é o respeito O fruto não é a
discriminação o fruto é a solidariedade Quais são os frutos que a a a a a minha fé me faz produzir Então nesse sentido Carlinhos eu acho que fé e religião fé e política ou religião e política dialogam e dialogam muito dialogam muito né Eh quando a gente vê por exemplo alguns pastores alguns sacerdotes quando a gente vê algumas pessoas que TM eh que falam muito de Deus eh aprisionando Deus ou aprisionando o seu projeto e dizendo Olha esse projeto tá aqui dentro dessa caixinha fechada dentro dessa caixinha fechada eh Possivelmente essas pessoas não entenderam ainda
como é que é a dimensão religiosa da humanidade a nossa dimensão religiosa volta a dizer ela é Libertadora eu tive muito eu tive um privilégio né Carlinhos um privilégio enorme grande eu eh na minha na minha infância eu tive um pai e uma mãe que eram muito religiosos e ao mesmo tempo muito caridosos a fé e a obra estava muito junta eram muito solidário minha mãe era assim de a mesa a mesa para fazer alimento para 13 filhos para 13 filhos dizia pros filhos olha vocês não comam tudo porque a gente precisa de esperar pode
ser que em algum momento algum pobre bata a nossa porta e a gente tem que ter uma comida para ela ela fazia isso pela sua dimensão de Fé Mas pela sua dimensão humana e portanto pela sua dimensão política eu depois disso fui pra vida religiosa e tive grandes grandes grandes amigos sabe homens e homens de fé e mulheres de fé também que me ensinaram muito que a gente precisava de juntar as duas coisas eu me lembro participando da sebes que não é do centro Brasileira de Estudos em Saúde é a comunidade eclesial de base participando
da comunidade eclesial de base eu me lembro no interior do Espírito Santo quando eu tinha 16 anos que a gente fazia uma uma experiência nos finais de semana quando estudava de segunda a sexta e no sábado e domingo ia pra roça da roça bem pro interior onde Existiam os agricultores e ali aqueles agricultores eram uma área de muita Contenda uma uma uma região de de de muita muita morte no campo sabe e a gente por diversas vezes a gente teve que fugir né dos tiroteios das lutas e a gente tava lá para quê aos 16
anos Carlinho para ajudar a animar aquele povo na sua fé sabe na sua fé nas comunidad eclesiais de base na nossa cebes E aí eh depois disso eu fui pra filosofia e paraa teologia e tive outros professores maravilhosos eu tive alegria de estudar com Leonardo bof eu tive alegria de estudar com clodovis bof tive alegria de estudar com Antônio moza tive alegria de estudar com padre medoro tive alegria de estudar com Paulo Fernando que é meu amigo e seu seu amigo tive alegria de de de estudar com homens com Maria Clara bigman com Teresa Cavalcante
com Ana Maria tepedino São pessoas que davam para nós uma dimensão dizendo assim olha a sua fé reimon ela precisa estar encarnada na vida e por isso ela é política então a fé é política tem um movimento que a gente chama de fé e política movimento de fé e política ou movimento de fé política ou movimento da fé que é política então a gente a gente tem essa essas dimensões Então eu acho que eu falei muito né Carlinho Desculpa falei para caramba mas eu queria eu queria só dizer isso sabe essa disputa entre progressistas e
conservadores ela existe né na dentro das igrejas como ela existe também dentro da política como ela existe também dentro do empresariado como ela existe também dentro dos ambientes de saúde né existem homens e mulheres que pensam de maneira mais Progressista e de maneira mais conservadora eh de uma forma ou de outra se a gente entender que de fato a nossa religião ela existe para ser transformadora e Libertadora e que a nossa política existe para mudar a vida das pessoas tá tudo bem não tem problema a gente pode seguir adiante e pode seguir irmanados irmão ótimo
assim Acho que a gente começa muito bem Nossa nosso debate e eu queria eh eh abordar um pouco a partir do que você falou e lembrando também que os ateus também têm a questão de de onde vi para onde vou né E tem atribuição de sentido na vida o que e e esses esse sentido pode ser exatamente igual eh no sentido do da permanência do mundo de fazer a mesma obra eh que um um um crente né de um um um um agora o E isso não é um problema isso é uma coisa que tem
eh eh São pessoas irmanadas na construção eu queria abordar eh justamente uma perspectiva que eu enxergo no espectro da Extrema direita que é uma perspectiva da destruição né eh eh Você nota que não existe ali proposta de construção não é algo que se existe ali uma mobilização de afetos né como ódio rancor né e e apontar para um inimigo real ou Imaginário né E que aquilo deságua que é um extravasamento das frustrações que as pessoas sentem de viver num mundo tão desigual num mundo tão tão opressor e isso parece que basta né Parece que é
uma coisa assim Eh estamos aí assim contra tudo isso que está aí contra tudo isso que está aí então nós vamos nos mobilizar e é uma perspectiva volto a dizer que não apresenta apresenta coisas vagas como é contrária à corrupção somos Patriotas só mas não existe ali assim vamos eh fazer uma redistribuição de renda vamos zelar país tão grande como esse Por que não não tem terra para quem nela trabalha né um país que que bate recordes de produção de alimento e como é que a gente convive com o espetáculo dantesco da fome né um
país do do homem cordial mas que no entanto de muleres pretos eh pobres e pessoas com orientação sexual eh diferente do do padrão hétero normativo a gente vive isso e e há uma captura dessa insatisfação dessa insatisfação muitas vezes causada por quem captura né causada para aqueles que estabelecem políticas eh de desamparo como foi a reforma trabalhista a reforma da Previdência agem contra contra o estado contra as Universidades contra as políticas de inclusão e valorizam uma certa eh eh eh meritocracia falsa né uma uma coisa falsa e não tem construção o chamado é sempre ao
ódio né O Chamado é sempre a ódio e você vê coisas que não você não imaginava ver há uns anos atrás eh que são representantes de de determinadas correntes de fé eh eh abençoando eh armas ou estando ligado com eh representantes do Crime Organizado né não na perspectiva de de salvá-los mas na perspectiva de estarem juntos em um projeto e um projeto comum eh naquele naqueles territórios Então queria que você falasse um pouco disso né E essas pessoas também me me me espanta muito eh por exemplo a referência as referências a ao Papa Francisco né
Papa Francisco é tratado como um comunista um sujeito que está ali para eh destruir a fé cristã então é um embate muito forte isso tanto no interior da Igreja Católica como no no embate com outras com outras eh denominações com outras correntes enfim isso nós notamos por exemplo Onde você está né eh no no no Congresso Nacional e na divisa Deus acima de todos Deus patre e família que é um lema eh integralista né No começo do do Século XX e e temos lá figuras eh eh admiráveis né você o pastor Henrique São pessoas que
que estão eh no campo religioso não são do mesmo das mesmas correntes e no entanto defendem eh o mesmo projeto de solidariedade né de de cultivo eh do do amor e e e e da da Defesa do bem comum né como direito de todos você pode comentar um pouco disso Claro Carlinhos eu acho que me escutam ou escutam né Ah é claro carlinos eu acho que assim a gente tem que ter uma preocupação muito grande com o avanço da extrema direita quando a gente pensa na extrema direita você falou aí da do lema integralista do
início do século passado né Deus Pátria família e tal na verdade esse esse esse lema as práticas de quem o tem elas exatamente ela fala Deus Pátria e família ela nega Deus desz respeito à Pátria e desonra a família não tem nenhum respeito a Deus não tem nenhum respeito à Pátria e não tem nenhum respeito à família então a Extrema direita tem avançado muito e esse avanço da Extrema direita não é um avanço no Brasil Somente um avanço no mundo Avanço No mundo né o nosso país a gente como a gente tá mais aqui é
o nosso chão o nosso Locus né é o chão que a gente pisa a gente quer dá um acerto dá um conserto uma conserta aqui no país mas essa conserta ela na verdade não dá para ser para ser feita aqui no Brasil porque novamente né Nós não somos uma ilha nós não nós não temos uma cerca um muro Graças a Deus não temos um muro que cerca o Brasil e daqu nós nossas coisas a gente é de certa forma influenciado pelo mundo e a Extrema direita tem crescido muito no mundo seja na Esfera política seja
na Esfera religiosa né os movimentos medievais eh da Inquisição eles retomam paraa igreja para paraas igrejas hoje né eles retomam para as práticas religiosas hoje eh quando nosso compreendemos por exemplo que não há nenhum respeito nenhum respeito às pessoas você citou aí as pessoas de orientação sexual distinta desta da heteronormatividade eh quando há um desrespeito à pessoas empobrecidas quando há um desrespeito às pessoas que não creem à pessoas que não têm fé Até porque eu sou eu sou testemunha ocular testemunha ocular de muita gente que não professa fé nenhuma mas que tem uma vida exemplar
e que está muito próxima de Deus muito próxima de Deus porque a aproximação de Deus ela não se dá Carlinhos pela prática religiosa eu tenho a prática religiosa mas o que me aproxima da prática o que me aproxima de Deus não é a minha prática religiosa exclusivamente é um combo né porque eu posso ter uma prática religiosa exemplar ser um camarada que vivo com o joelho no chão com o Rosário nas mãos com os olhos fechados lacrimejando de emoção porque tô num num culto que me emociona Mas se eu não tenho a prática da Solidariedade
a prática do amor eu estou distanciado de Deus eu não tenho dúvida nenhuma disso então assim esse processo da da da da do avanço da Extrema direita seja na dimensão política dimensão religiosa Isso é muito ruim paraa humanidade que a gente constrói muito ruim para o planeta onde nós estamos E aí quando você traz por exemplo né aqui no Brasil como é que a gente pode conviver num país onde as pessoas se enriquecem e se enriquecem absurdamente às custas do empobrecimento de outros pra gente trazer um exemplo simples é a especulação financeira promovida pelo senr
Roberto Campos Neto Presidente do Banco Central quando mantém uma taxa de juros alta e que a Faria Lima Isto é os ricos do Brasil inclusive ele se tem o dinheiro saindo pelo ladrão Enquanto isso a gente tá escravizando ainda mais do Trabalhador e a trabalhadora diminuindo a sua capacidade de viver com dignidade Então esse é o avanço da Extrema direita para além da violência física eh que nos querem matar nos querem eliminar Ah vamos matar os os Peti quantas vezes quantas vezes a gente passa ah Peti tem que morrer Peti a gente tem que matar
um deputado outro dia Carlinhos dentro do plenário da Câmara dos Deputados me disse assim olha se você quiser vir no ringue eu te quebro no judô no ta no karatê no no juit O que que você quiser eu te quebro F mas eu não tô aqui para isso não meu amigo a minha luta aqui o meu ring hoje é outro meu ring aqui nunca foi esse que você tá me propondo porque eu sou um pacifista sou humanista sou Franciscano esse ring nunca foi meu agora O Ring das ideias eu quero discutir contigo topas então a
Extrema direita tem essa característica mas para além dessa violência física que eles nos propõem e querem nos matar e nos matam nos matam a gente tá vendo aí a violência política no Rio de Janeiro violência política nos estados brasileiros a violência política dentro dos debates da da a a Prefeitura de de São Paulo dentro no momento em que tá sendo televisionado para todo o estado de São Paulo e pro Brasil os caras se agridem mutuamente né extrema direita provoca agressões Então mas para além dessa agressão física tem uma agressão simbólica que é agressão de fazer
as pessoas pela dimensão da fé sabe pela pelo envolvimento eh eh assim de de de uma de uma fé abstrata de uma fé que que não tem compromisso com nada de levar as pessoas a acreditarem que de fato o amai-vos e o armai vos eles podem conviver e não podem o amor a Deus e O Desamor ao próximo podem conviver e não podem a aproximação de Deus e acia o distanciamento dos Pobres eles podem conviver e não podem Então esse é essa é a face da Extrema direita é essa fase da Extrema direita eu gosto
sempre de lembrar sabe o Carlinhos Dom Pedro casaldáliga um bispo do Araguaia um bispo de uma casa sem portas e de um terreno sem cercas ele dizia nós precisamos ser uma causa e a nossa causa a nossa causa eh a nossa causa é construir uma sociedade diferente dessa proposta pela extrema direit diferente gente desce é aquela causa que nos faz compreender que o rosto do pobre rosto do empobrecido é revelação do rosto de Deus se não for assim não tem graça não é não é sem motivos que o Papa Francisco é atacado sabe o Carlinhos
porque também como ele Pedro foi atacado Pedro casal dáa Dom Paulo avar suares foi atacado ah disseram outro dia tá rodando aí um vídeo na na internet em que um repórter lá do do do Roda Viva perguntou para Dom Paulo Evaristo arnes Cardeal Arcebispo de São Paulo dizem por aí que o senhor é a favor dos bandidos aí ele cita Jesus de Nazaré Quem foi Jesus de Nazaré o que ele fez foi o militante de direitos humanos foi Claro se contrapôs a realidade do seu tempo que apedrejava as mulheres por uma suposta infidelidade foi contrário
foi contrário a a a a sociedade do seu tempo quando os quando os romanos eh emplacaram né fardos pesados sobre os pobres na Palestina aí que que fizeram com ele ou alguma ou alguém aqui acha que Jesus morreu atropelado nas ruas de Jerusalém alguém acha que Jesus morreu porque porque tava escrito né Ah ele veio para cá já tava tudo certinho Deus preparou tudo para ele morrer na cruz ou a gente acha que o pai um pode ter um pai tão tão eh tão masoquista que deseja a morte de um de um ente Amado de
um filho na cruz a morte de Jesus de Nazaré ela se dá porque ele se posicionou ao lado do dos pobres e dos oprimidos quando uma mulher ia ser apedrejada ele sentou-se ao lado dela quando chegaram para apedrejar ele de cabeça baixa disse aquele que não tem pecado atira a primeira pedra isso incomodou foi isso que isso que isto que o levou à morte e o Papa Francisco Quando é quando é é eh quando é desrespeitado inclusive dentro do seio da própria igreja católica e na sociedade por aqueles da Extrema direita extrema direita católica ou
não ele é atacado Carlinhos exatamente por isso pelo mesmo motivo que levou Jesus à Cruz Porque as pessoas não conseguem admitir que na praça de São Pedro o Papa tenha o direito de construir uma lavanderia e uma um centro de referência para que as pessoas em situação de rua daali de Roma tenham na praça de São Pedro no Vaticano um espaço para lavar a sua própria roupa secar a sua própria roupa tomar uma sopa tomar um copo d'água tomar uma caneca de café com leite isso é inadmissível inadmissível a Extrema direita não consegue compreender isso
a Extrema direita não consegue compreender que a gente defende o pequeno agricultor Porque ela acha que o pequeno agricultor não produz que Quem produz é somente O agronegócio que muitas vezes aqui não é uma demonização do agronegócio mas que muitas vezes usa venenos e mais venenos toca fogo fogo nas nossas arvores como a gente viu recentemente agora a Extrema direita dizendo Ah vamos tocar fogo no Brasil e a gente viveu essa onda de incêndios loucos aí então é inadmissível que o Papa Francisco acolha na Praça São Pedro a população em situação de rua como é
inadmissível que o presidente Lula faça um pé de meia para manter os estudantes do ensino médio na escola que tenham Bolsa Família ou que a gente cuide das famílias dos presidiários que ficaram desamparadas porque o homem da família que era aquele que muitas vezes é quem mantinha a casa com o seu salário e no num numa numa sociedade adoecida e empobrecida eh a admissível que o estado brasileiro possa resolver ou ajudar ou minimizar o sofrimento de uma mulher com três quatro filhos que tem o seu marido preso Ah mas ele é um bandido e os
filhos e a mulher então assim a Extrema direita é isso a Extrema direita prega o ódio e nós pregamos o amor a Extrema direita pega prega um Deus que é apartado da vida dos pobres e nós pregamos um Deus que se confunde com a vida dos Pobres a Extrema direita ela prega uma sociedade onde os homossexuais ou a comunidade lgbtq ap mais seja excluída escurra assada assassinada e morta e nós pregamos que a diversidade é um direito a Extrema direita prega que a sua forma de rezar e de cultuar a Deus é única e é
verdadeira uma verdade incontestável e nós admitimos a liberdade religiosa que inclui Inclusive a liberdade de não crer então há uma há uma diferença né há uma diferença e que bom viu Carlinho que nós estamos do lado que estamos que bom eu sou eu tô feliz para caramba tô feliz para caramba eh a gente tá se aproximando já do nosso do fim desse desse programa que ele fica eh na na nossa página lá no YouTube no nosso canal na na internet e eu queria ver de você sim se você fazia uma uma pequena análise como você
vê né a as eleições municipais agora o que o mapa eleitoral que surge daí né e a possibilidade do governo Lula com todas as restrições né do arcabo fiscal de todas você citou aí o o os juros elevadíssimos do do Banco Central né Eh e a gente sabe que tem países que que o déficit é bem maior do que o nosso e eles conseguem recuperar eh esse esse recurso né investindo investindo em vez de restringir nós aqui pagamos juros da dívida e não investimos então portanto não geramos a economia não não fazemos com que essa
dívida eh nós somos prisioneiros desse esquema da dívida e eu acredito que somos prisioneiros desse esquema da austeridade eh fiscal né como conciliar isso assim numa perspectiva não só nessas eleições mas a construção de uma que eu acho que vai ser assim como foi a eleição passada para Presidente acho que vai ser uma eleição crucial pro futuro do país né uma eleição crucial pro futuro da América Latina uma eleição importantíssima na configuração das das relações internacionais como um todo e nós estamos vendo uma extrema direita bem organizada eh usando da do Poder de comunicação que
eles têm tanto nas redes tradicionais como na nas novas redes usando de de artifícios não não não eh regulares e e nem muito menos honestos né E nós temos um campo Progressista porque temos muitas opiniões e nós temos às vezes um campo bastante dividido né nosso governo é um governo de de frente Ampla eh não somos um governo se a esquerda somos um governo que comporta aqueles que resolveram ficar do lado da da democracia como é que você vê esse esse daqui para lá n nesse novo quadro já a eleição Que Nós faremos agora a
semana que vem né E como isso como é que a gente pode construir um 26 né mas eh esperançoso e que a gente possa ter fé nesse Brasil né Como dizia você citou Paulo Freire né esperançar como é que e E aí aproveita e você dar o seu o seu recado a sua convocação a todos nós né do cebes e não do cebes eh e fica como uma Fala Final sua Pois é Carlinhos eu quero começar então agradecendo viu agradecendo cebes que me chamou aqui para essa conversa e que me fez me fez também trazer
a memória tanta coisa que eu vivi e que me fez muito feliz sabe Carlinho eu sou um cara muito feliz com a minha história a minha história de vida ela ela me faz muito feliz eu não tenho eu não tenho uma pitada de sal para dizer devia ter sido diferente daqui ou diferente dali eh eu sei hoje ver olhar para trás esse filme da minha vida e ver que tive muitos momentos de equívocos tive muitos acertos muitas oportunidades algumas eu abracei algumas eu deixei passar alguns erros eu cometi e que é próprio de todos nós
mas assim os erros os acertos as quedas tudo tudo tudo tudo eh foi muito bom rever tudo isso aqui hoje e eu sou muito feliz com essa trajetória falar de eleições Carlinhos eu acho que a gente tá num momento crucial até porque 24 constrói 26 né Nós saímos da eleição de 2022 com uma realidade muito dura que nós ganhamos nós derrotamos o fascismo nas urnas Ou melhor derrotamos o fascin mas não derrotamos o fascismo nós derrotamos eh o candidato do fascismo nas eleições portanto elegemos lula lula venceu o ex-presidente da República que era a contramão
de tudo que nós acreditamos mas nós não ganhamos o governo nós ganhamos a cadeira do presidente da pública mas não ganhamos o governo numa câmara de 513 deputados nós temos 69 deputados do PT 130 juntando alhos e bugalhos congresso nacional no senado nós temos 8 10 vereadores 8 10 senadores nossos juntando tudo aí deve ter devemos ter uns 20 em 81 então nós ganhamos a cadeira da presidência da república ganhamos a caneta do presidente mas a a tinta é fraca porque nós não temos o congresso presidente Lula não tem o congresso então devido a isso
a gente passou momentos difíceis mas mesmo assim com muita sabedoria o presidente Lula com sua equipe soubre conduzir esse processo todo e ao conduzir esse processo todo ele acabou ganhando né ganhando muita eh avançando em muitas questões aprovamos políticas muito importantes como Bolsa Família mais médico minha casa minha vida ampliação do SUS as conferências de saúde de Educação de alimentação eh de de de segurança alimentar eh de direitos humanos a gente fez muita coisa boa muita coisa boa mesmo nessa configuração Então imagina se a gente tiver uma configuração diferente de 2026 E aí é por
isso que 2024 é importante importante a gente não deixar o fascismo avançar eu quero acreditar viu Carlinhos que talvez eu não quero aqui dá uma orientação porque se seria contrário à minha à minha vida né A tudo aquilo que falei aqui mas é um pouco do que eu tô sentindo nesse momento e aí vou falar do Rio de Janeiro a cidade que eu escolhi para viver há 35 anos nessa cidade hoje nós temos o início de um avanço eh da candidatura da Extrema direita que é do candidato lá do inominável e a gente tava muito
confortável com uma eleição em primeiro turno e quero dizer para você eu sei muito bem o que que foi a greve dos professores de 2 de 2013 eu sei o que nós sofremos eu sei o que foi também o que é também a luta dos camelos na Cidade do Rio de Janeiro eu sei que a luta da moradia na Cidade do Rio de Janeiro sei que tem muita coisa por fazer muita coisa por fazer mas eu também sei que o que eu sofri eu sofri e nós sofremos nos quatro anos do governo anterior o que
nós sofremos 4 anos na Prefeitura do Rio de Janeiro com prefeito que nós sofremos aqui com o governo do estado que vem a cada dia né demonstrando o que tem demonstrado eh eu eu quero Minimizar esse choque na Prefeitura do Rio de Janeiro Então nesse momento eu acho que não tem outro caminho eu sei que tem alguns companheiros meus do PT que estão engajados na campanha do deputado taciso Mota que é meu amigo meu amigo de quem eu gosto muito mas acho que nesse momento nós Devíamos fazer recuar o voto no Eduardo Pais pra gente
dar um basta ao crescimento da Extrema direita ess é o meu pensamento não tô aqui orientando ninguém certamente algumas pessoas que vão me escutar não estarão satisfeitas com a minha fala mas assim é um pouco o sentimento que eu tenho de de não correr um risco de num segundo turno com o candidato da Extrema direita a gente ter dificuldades não não nos esqueçamos Lula ganhou do ex-presidente do inominável por menos de 1% dos votos no segundo turno segundo turno é uma outra eleição o inominável certamente mudará pro Rio de Janeiro para fazer campanha do seu
candidato da Extrema direita e o que eles querem é a nossa morte eles não querem outra coisa querem nos matar querem matar o povo pobre querem matar o povo negro querem matar a juventude da Periferia não acreditam na democracia então eu eu eu eu tô pensando isso sabe pensava diferente achava que que podia ter no segundo no primeiro turno um voto mais ideológico mais ideológico mas infelizmente hoje eu tenho a consciência que não dá para ter esse voto que a gente deve deve se envolver para tentar ganhar a eleição no primeiro turno eh já já
agora depois e lembrar que isso também é ponte para 2026 e depois lembrar viu Carl que eh a gente tem algumas movimentações a serem feitas agora eh no no nível Central A gente vai ter o início do ano a mudança da presidência da Câmara dos Deputados Art tuira termina a a o período dele graças a Deus vamos ver o que que a gente consegue compor presidente Lula e a equipe do governo Tem trabalhado isso né e acho que é importante o diálogo com o Parlamento a gente a bancada Nossa do PT tem dialogar sobre a
sucessão da mesa diretora importante teremos a mudança também na presidência do Senado teremos a mudança do presidente do Banco Central esse esse sujeito que é um sabotador sabotador do Brasil chamado Roberto Campos Neto olha que eu eu não nominei ninguém aqui né não dei nome a ninguém falei inominável falei candidato a Extrema direita mas o Roberto Campos neto tem que ser nominado ele é um sabotador do país sabotador do país e eu queria dizer que tô esperançoso esperançoso caminar E aí lembrou Paulo fre que disse que esperan não é não é nada mais do que
nada Men Do que um verb né Nós pramos de esperan eu Santo Agostina um afrio que viu no século do cristianismo que dizia que a esperança tem duas filhas uma das filhas da Esperança é a indignação estar indignado com a fome com o desemprego com o preconceito com a discriminação com a miséria com a falta de oportunidade estar inconformado então indignado a primeira filha da Esperança é a indignação e a segunda filha da esperança que é a irmã da indignação é a Coragem coragem para mudar o que não tá bom e a gente tem coragem
o ces tem coragem Carlinhos tem coragem o meu amigo o Paulinho atuante tem coragem a Lúcia solto tem coragem e tô falando de companheiros que são aí um pouco nesse nesse Campo nosso né o presidente Lula tem coragem nós temos coragem a nossa coragem é para dizer que aquilo que que nos faz indignados não pode apenas nos fazer indignados nós temos que mudar isso então as duas filhas da Esperança São essas a indignação e a coragem e a gente precisa ter as duas estar indignados e ter coragem para mudar e com construir um país que
seja para todo mundo Lembrando que a gente faz isso pela atividade política e podemos fazer também os que cremos pela nossa atividade religiosa porque religião e política dialogam religião e política só são religião e são política se elas são libertadoras muito bom infelizmente nosso tempo aqui nesse momento acaba mas nós seguimos juntos na luta Temos muita coisa a construir te agradeço imensamente a participação esse programa vai ficar no ar né e ele sempre como acontece com os outros programas do ele são bastante acessados né ótimo e vamos ver e espero vocês pro próximo eh sebes
debate Na segunda que vem é isso é um prazer estar com vocês