[NCDP] A LÂMPADA DO CORPO - Luciano Subirá

64.59k views4661 WordsCopy TextShare
Luciano Subirá
Assistir Luciano Subira: https://youtu.be/NhiUscIjtnM Ouvir Luciano Subira: https://youtu.be/NhiUscI...
Video Transcript:
Gente, nós estamos aqui com o Mar da Galileia ao fundo. Não muito distante de nós, à direita nós vamos encontrar a cidade de Cafarnaum, onde Jesus morava. Esse local é muito próximo do chamado local Monte das Bem Aventuranças e essa é uma das localizações onde se acredita que Jesus possa ter feito o seu Sermão do Monte.
Na verdade, a referência mais antiga de reconhecimento estava aqui, uma igreja da época do período bizantino. Nós estamos em locais muito próximos. Agora, independente de acertar com precisão o local, é lembrar que o cenário era esse, o ambiente era esse e aqui, mais importante do que o local, eu tenho enfatizado e repito: é a mensagem que recebemos do Senhor.
Algo interessante para a gente observar é que a palavra de Deus diz, em Mateus 4:25 é o último versículo do capítulo 4 de Mateus, que antecede o início do Sermão do Monte, diz assim: "e da Galileia", que é a região onde nós estamos, "Decápolis", do outro lado do Mar da Galileia, esse é um grande lago de água doce, do outro lado nós temos Decápolis. Era um conjunto de 10 importantes cidades romanas que estava do lado de lá e já era uma região diferente da Galileia. A bíblia diz: "da Galileia, Decápolis, Jerusalém", a bíblia diz "Judeia", era ainda uma outra região para baixo de Jerusalém, " e dalém do Jordão", o território que hoje é a Jordânia, a bíblia diz: "numerosas multidões o seguiam.
" As cidades não eram assim tão grandes ou tão habitadas com a população que nós temos hoje, mas era desses vários lugares que convergiam, literalmente, milhares de pessoas. O versículo 1 do capítulo 5 diz que Jesus, vendo as multidões, subiu ao monte. Uma pergunta é: por que Jesus precisou subir ao monte?
Uma das respostas óbvias é: não havia espaço suficiente nessas pequenas cidades, na costa do Mar da Galileia para acomodar tanta gente e eles precisavam de espaço. Não tinham nenhuma grande arena para comportar essas multidões e aqui, nós tínhamos nessa região um campo aberto, isso permitia que multidões fossem acomodadas. Um outro fator interessante é que normalmente nessa colina e na encosta para o mar, havia um outro elemento que também ajudava e bastante, que era a questão acústica.
Imagine que Jesus multiplicou pães para 5 mil homens, fora mulheres e crianças. Eram multidões. Como falar para uma multidão como essa sem o sistema de microfone, de amplificador de voz que nós temos hoje?
Então, eles precisavam explorar também essa questão e esse elemento acústico. E é nesse cenário, normalmente pensamos em Israel só com o cenário do deserto, mas aqui, nessa região da Galileia, à volta do mar, que é um grande lago de água doce, nós temos muitas árvores, muita vegetação, muito verde por aqui e foi neste local que o Senhor Jesus ensinou as multidões. O Monte das Bem Aventuranças tem vista para a planície de Genesaré, numa extensão de mais ou menos 6 quilômetros de comprimento.
Esse lugar era famoso desde os tempos de Jesus, chamado por Flávio Josefo, o historiador, de "o coroamento da natureza". O verde aqui dessa região é impressionante. Uma das características desse lugar onde Jesus teria dado o Sermão do Monte, é que ele era desabitado.
Alguns acreditam que isso se dava pela dificuldade de cultivar o terreno onde existia um extrato rochoso e pouca profundidade, apesar de ter essa disponibilidade de irrigação muito próxima. Por outro lado, outros acreditam que, graças aos mananciais de água, além do lago próximo, a erva cobria o chão e que havia a sombra de muitas palmeiras. Isso, além do fato de ter espaço para muita gente e da acústica, pode ter sido um dos fatores que levou Jesus a escolher esse local para dar o Sermão do Monte, além de ser muito próximo da base onde ele estava instalado.
Em Mateus 6:22 e 23 nosso Senhor Jesus declarou: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
” Eu quero tomar essa declaração de Jesus que “os olhos são a lâmpada do corpo” e eu quero falar justamente a respeito disso: a lâmpada do corpo. O evangelho de Lucas normalmente não dá todos os mesmos detalhes do “sermão do monte” que Jesus deu, no entanto, no capítulo 11, dos versículos 34 a 36 nós temos um registro feito por Lucas dessa afirmação que envolve ainda mais detalhes. Então eu quero ler esse texto também.
Lucas 11:33 a 36 diz: “Ninguém depois de acender uma candeia, a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador, a fim de que os que entram vejam luz. São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu o corpo ficará em trevas. Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas.
Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz. ” Aqui o Senhor Jesus está relacionando os olhos como a candeia do corpo, com a nossa responsabilidade de ser luz. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo”.
Nós temos a responsabilidade de brilhar e resplandecer essa luz. O Senhor Jesus está declarando que não adianta acender uma candeia para colocá-la no lugar escondido nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que todos vejam. O propósito da luz é brilhar, é aparecer, mas para que a gente manifeste essa luz nós temos um regulador que são os nossos olhos.
Eles determinam a entrada da luz que nós vamos resplandecer ou não. Na verdade, eu gosto quando a palavra de Deus diz que nós somos como “luzeiros no mundo”. Eu gosto de pensar na ideia de algo como a lua.
A lua não tem brilho próprio, ela reflete a luz do sol. Quando a palavra de Deus diz que nós somos luz, de modo semelhante à lua podemos afirmar que nós também não temos luz própria. A luz que refletimos é a luz de nosso Senhor.
Agora, a entrada e o reflexo da luz que vamos ou não brilhar tem muito a ver com a questão dos nossos olhos. Eles determinam a entrada e a saída ou a liberação dessa luz. Então, nós precisamos entender o que é que Jesus está falando a respeito dos olhos.
Eu acredito que nós precisamos repensar a importância, o peso e o valor de como olhamos para as coisas, de como olhamos para nós mesmos, de como olhamos para os outros e até mesmo como olhamos e enxergamos a Deus. Obviamente não estou falando de olhar e enxergar apenas com o olhar natural, com os olhos naturais. Até porque, Deus, aos olhos naturais, é invisível.
Mas quando a palavra de Deus fala de olhos, ela está falando da visão e a visão é algo mais do que a percepção natural e física. Nós entendemos que há uma imagem interior, há um retrato maior, que muitas vezes começa por aquilo que o olho natural vê e é desenvolvido pela maneira como nossa mente, nossos sentimentos e até mesmo a nossa fé, reagem ou não em relação aquilo que nós enxergamos. Então, eu gostaria que nós pudéssemos avaliar e reconhecer alguns princípios bíblicos.
Em primeiro lugar, a forma como nós vemos as coisas nos afeta. Em Números 13:33, nós temos um relato de 10, daqueles 12 espias enviados por Moisés para espiar a terra de Canaã e eles voltam com um relatório diferente de outros dois, que a bíblia diz serem Josué e Calebe. Esses 10 fazem a seguinte declaração, quando se referem ao tamanho dos gigantes que habitavam na terra prometida, eles dizem: “Éramos, aos nossos olhos, como gafanhotos e assim também éramos aos olhos deles”.
Há algo que nós podemos dizer com certeza: eles não foram vistos por aqueles gigantes. Se tivessem sido vistos por aqueles gigantes espiando a terra, eles não teriam voltado. A bíblia mostra que quando Josué envia dois espias para a terra de Jericó e eles são descobertos, começa uma verdadeira caçada e perseguição com o propósito de matá-los e aniquilá-los, porque isso, na perspectiva militar, já era um ato de guerra, era uma ameaça.
Eles não foram vistos pelos moradores da terra, pelo menos não reconhecidos como espias. Mas, porque eles se viam como gafanhotos, eles acreditavam que os outros também olhavam para eles como gafanhotos. A verdade é que a forma como nós vemos nos afeta, porque eles se viam como insignificantes gafanhotos diante dos inimigos, eles não se viam capazes de tomar aquela terra por herança, a terra da promessa, a terra que Deus havia declarado estar entregando nas mãos deles.
Agora, nós temos Josué e Calebe que se enxergavam de forma diferente, que não se reconhecem como gafanhotos. Pelo contrário, eles dizem: “ausentou-se deles”, falando dos gigantes da terra, “ausentou-se deles a sua segurança, o Senhor é conosco. Não os temais, nós vamos consumi-los como pão.
” O que reconhecemos nessa declaração é que José e Calebe, diferente dos demais, se enxergavam de uma outra forma. Resultado: Josué e Calebe, que se viam de forma diferente, foram os únicos que entraram na terra prometida, enquanto o restante daquela geração impactada e influenciada pelos dez espias, reproduzindo a mesma visão, ficaram de fora daquilo que Deus tinha. A maneira como você se enxerga certamente vai te afetar.
Provérbios 23:7 diz: “Como imagina em sua alma, assim o homem é”. O conceito que você tem de si mesmo, a maneira como você se enxerga, começa a determinar não só natural e emocionalmente, mas até espiritualmente, aquilo que você recebe, que você experimenta. Na verdade, a palavra de Deus mostra que o que afeta o nosso coração, o nosso íntimo por isso eu quero falar da visão não apenas como aquilo que é exterior, mas que a partir da entrada dos olhos aquilo que nós interiorizamos.
Provérbios 4:23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. ” Em outras palavras, se você quer afetar um rio você não precisa tentar sair contaminando o rio todo, correndo junto com as águas, você pode ir lá na nascente no local, das fontes e, se afetar a nascente, você vai afetar o rio todo. A bíblia diz: “do coração procedem as fontes da vida”.
Em outras palavras, o que afeta o coração, afeta toda a nossa vida. E nós entendemos que a maneira como o homem se vê vai afetar o seu coração. Provérbios 27:19 diz: “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem.
” Quando a palavra de Deus está dizendo sobre na água o rosto corresponder ao rosto, ela está falando a respeito do reflexo. Eles não tinham um espelho de vidro com reflexo perfeito como eu e você temos hoje. Um dos melhores lugares para ver a sua imagem era na água.
E a bíblia diz: “da mesma forma como na água o rosto corresponde ao rosto”, hoje a gente poderia ler isso assim: “como no espelho o rosto corresponde ao rosto”, a bíblia diz: “assim o coração do homem ao homem”. O seu coração é um retrato daquilo que você é. O que entra e afeta o seu coração afeta a sua vida.
Então, você precisa cuidar como você se vê. Em segundo lugar, a forma como vemos os outros também nos afeta. Precisamos aprender a olhar para os outros de uma forma diferente.
Em 1º Samuel 16:7, o Senhor fala com o profeta da seguinte maneira: “Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior porém o Senhor um coração. ” Nós, muitas vezes, avaliamos as pessoas de forma errada porque não entendemos o coração, porque não sabemos as motivações tiramos conclusões precipitadas.
Às vezes valorizamos muito alguém além daquilo do que ela pode oferecer, porque nos impressionamos com aparência mas às vezes também diminuímos. Mas a verdade é que a forma como olhamos os outros também afeta a maneira como nós vamos nos relacionar. É por isso que a palavra de Deus nos ensina lá em 1ª Coríntios 13:5, quando a bíblia fala a respeito do amor, uma das declarações do amor a tradução brasileira diz que ele não suspeita mal.
Nós precisamos aprender a nos relacionar com as pessoas procurando não algo errado, procurando não agir com suspeitas mas precisamos ter uma perspectiva de acreditar nas pessoas. O apóstolo Paulo diz que nós devemos corrigir com a expectativa de que Deus conceda o arrependimento. Precisamos acreditar nas pessoas com as quais nos relacionamos no sentido de que Deus pode fazer algo.
Precisamos entender que a maneira de lidar com eles também vai nos afetar. É por isso que em 2º Coríntios 5:16 Paulo diz: “se a alguém conhecemos segundo a carne; já não conhecemos agora desse modo". Ele diz: "isso é verdade em relação às pessoas e isso é verdade em relação a Deus".
Há uma maneira correta de olhar para as pessoas. Precisamos ter discernimento. Precisamos enxergar o potencial das pessoas que vamos trabalhar, que vamos investir nelas, que vamos discipular, porque se nós apenas suspeitarmos o mal, nós não vamos levar essas pessoas a um lugar diferenciado.
Josué e Calebe conseguiam acreditar não apenas do que Deus tinha para eles, eles conseguiam acreditar que se a nação correspondesse em fé eles viveriam as mesmas coisas. Quando você se vê da forma correta, você começa a olhar para as pessoas da forma correta e isso pode ajudar a destravar o destino de outros e não só o. seu.
A maneira como nos vemos vai nos afetar. A maneira como vemos os outros, vai afetar a gente e as pessoas com quem nos relacionamos. Mas a maneira como olhamos para Deus também é chave.
O Senhor Jesus, na “parábola dos talentos”, disse o seguinte: “Chegando por fim o que recebera um talento disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeastes, ajuntas onde não espalhastes, receoso, escondi na terra o teu talento. Aqui tens o que é teu”. Essa palavra traduzida “receoso”, no grego é “phoobeo”.
Outras versões declaram que ele falou o seguinte: “tive medo”. Nós temos aqui alguém olhando para o seu senhor é uma figura do homem olhando para Deus e dizendo: “eu tenho medo de você”. É óbvio que ele está com uma visão ofuscada.
Ele não está tendo uma revelação correta, porque ele tem uma caricatura, uma distorção de quem Deus é. Agora, vamos perceber nessa parábola que, justamente aquele que não multiplicou, que não viveu aquilo que Deus tinha para ele, que não experimentou o que era o sonho e projeto de Deus, era aquele que olhava para o Senhor de forma errada. Os outros dois não só olhavam para Deus da forma correta, como olhavam para si mesmos de forma correta.
"Se Deus me confiou algo, eu tenho condição de fazer, eu posso cumprir com isso. " Esse homem olhava para Deus da forma errada, olhava para si da forma errada, ele limitou completamente o plano e o projeto de Deus. Eu entendo que entre tantas coisas que significam os “olhos serem a lâmpada do corpo”, o que nós precisamos reconhecer é a maneira como olhamos para nós mesmos, para os outros e como olhamos para Deus determinam ou não a entrada da luz nas nossas vidas e na vida dos outros.
Determina se haverá ou não a reprodução dessa luz, dessa revelação de Deus para com os outros. E quando compreendemos isso, isso precisa, de fato, mudar a maneira de relacionar com os outros e com Deus. No livro de Hebreus 10:19 a bíblia nos mostra que a maneira de entrar no “Santo dos Santos”, ele está falando figuradamente, nós não temos hoje um templo literal nem esse ambiente mais profundo e sagrado do templo que era o Santo dos Santos, onde a presença de Deus ficava depois do véu, mas o autor simbolicamente diz: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus”.
Uma outra versão em vez de intrepidez usa a expressão ousadia. Eu e você podemos nos aproximar de Deus sem medo. Podemos entender não apenas o Deus amoroso que ele é, o Pai que ele se tornou para nós, a nossa posição de filhos e de liberdade que nós temos de acesso a ele.
De vez em quando eu percebo a forma errada como alguns olham para Deus e para si pelo jeito que oram. De vez em quando eu vejo alguns crentes e a oração deles parece a atitude um mendigo estendendo o chapéu esperando uma esmola. Nós podemos entrar com ousadia na presença de Deus.
Podemos nos dirigir a ele com liberdade, embora isso não signifique necessariamente irreverência. Nós precisamos entender que uma forma correta de se relacionar com Deus nos levará a viver muito mais daquilo que ele sonhou, daquilo que ele planejou e daquilo que ele nos disponibiliza. Voltando na declaração de Jesus: “os olhos são a candeia do corpo” só que Jesus diz: “se os teus olhos forem bons o teu corpo será luminoso”.
Quando você olha da forma correta para Deus, para você mesmo e para os outros, você permite que isso afete o restante do seu corpo ou da sua vida. Mas a bíblia diz que “se os teus olhos forem maus, haverá em você trevas”. Eu olho para algumas pessoas e vejo que elas reclamam de Deus, reclamam da vida, reclamam dos outros, por aí nós já percebemos “olhos maus”, que estão trazendo trevas.
Mude a forma de você ver. A melhor maneira de você se ver é através da ótica de Deus. Tiago escreveu e disse que “o que ouve a palavra e pratica é diferente do que ouve e não pratica”.
Ele diz: “o que ouve e não pratica é semelhante a alguém que se olha no espelho depois sai, vai e esquece de quem ele era”. Eu entendo que Tiago está dizendo que a palavra é como um espelho que revela quem nós somos. Se nós somos praticantes e levamos essa palavra de Deus a sério, nós jamais esqueceremos a nossa verdadeira identidade.
Qual é a nossa verdadeira identidade? É a forma como Deus nos olha. Enquanto aqueles 10 espias se viam de forma errada e trouxeram trevas para a sua vida, Josué e Calebe começaram a se ver como Deus via: "Deus fez uma promessa.
Deus disse que daria a terra. Deus acreditou em nós dizendo que nós poderíamos vencer então nós vamos vencer. " Quando nós nos vemos de acordo com a nossa identidade na palavra, tudo muda.
Portanto, gaste tempo meditando, refletindo na palavra, estudando a palavra, entendendo quem você é e mantenha o vínculo com a palavra através da prática, porque daí você não esquecerá de quem é e a forma correta de ver a Deus, de se ver e ver os outros vai revolucionar a sua vida. Nos próximos minutos nós vamos ter uma conversa em família e eu gostaria que você acompanhasse o momento de aplicação prática dessas verdades que vai te acrescentar ainda mais. Fique conosco.
Nós vimos que a forma como olhamos para nós mesmos, para os outros e para Deus nos afeta. Sabemos que se os nossos olhos trouxerem luz para o lado de dentro isso vai nos abençoar. Se vedarem a entrada da luz, vão deixar o nosso interior em trevas.
Agora, a pergunta prática é: como podemos consertar a forma de nos enxergar, de enxergar os outros e de olhar para Deus? E acredito que a resposta é basicamente uma só. Nós lemos lá no livro de Tiago, no capítulo 1, que a palavra de Deus é como um espelho e acredito que isso é uma figura extraordinária que nos faz compreender que a palavra de Deus revela a nossa verdadeira identidade.
Tiago diz que se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que se contempla num espelho e depois esquece de como é. O não ser praticante faz com que ele esqueça aquilo que ele viu mas que a palavra é o espelho que revela a nossa verdadeira identidade, nós não podemos negar, e a mesma palavra que revela a nossa identidade é a palavra que revela a identidade dos outros. Ou seja, se nós tivermos uma ótica correta e aprendermos a nos olhar, olhar os outros e mesmo a Deus, através da lente da palavra de Deus, tudo isso será diferente e a palavra de Deus vai trazer luz para o nosso mundo.
- Inclusive é o que a palavra diz em Salmos que a palavra é lâmpada para os nossos pés e isso é um comentário de alguém que vivia numa época sem eletricidade. - Sem eletricidade - até uma uma lâmpada aqui, né? Aquela lanterna mesmo a luz de vela, de fogo era algo completamente necessário para você poder andar praticamente depois das seis da tarde.
- Exatamente. - Ela não só traz a luz ali para você poder caminhar, mas para você entender o que está acontecendo ali. Porque, de novo, não tem eletricidade estão não é só .
. . lá fora é completamente escuro.
É isso que traz o "insight" de quem nós somos e para onde nós estamos indo. - Essa luz precisa entrar no nosso caminho, precisa entrar dentro de cada um de nós, porque se nós conseguirmos nos enxergar da forma correta e enxergar os outros e eu diria até acima de tudo enxergar Deus, nós vamos ter um comportamento completamente diferente. Eu me lembro de uma situação quando era ainda bem garoto, de ter passado na frente de um circo e ter visto um elefante preso numa corrente, amarrado a algo que não condiz com a força que aquele animal tem.
Nós sabemos que o elefante com a tromba consegue arrancar árvores profundamente enraizadas. Ele tem uma força descomunal e não fazia sentido aquela corrente estar prendendo ele. E alguém fez um comentário comigo dizendo que mais curioso até do que a corrente é em muitos lugares da África, onde os elefantes na verdade são capturados, eles eram amarrados com o pé numa corda, numa estaca de madeira presa num chão de terra.
Ou seja, aquilo tinha capacidade inferior ainda da corrente no concreto de prendê-lo e a pessoa dizia que o que essas pessoas que aprisionavam o elefante faziam era criar um condicionamento. Eles normalmente caçavam, capturavam esse elefante quando ainda era filhote. Então, ele, quando filhote, não tinha força suficiente nem para arrebentar a corda e nem para arrancar a estaca e ele, por diversas vezes, tentou vencer aquela corda e aquela estaca e não conseguiu.
Então, ele assimilou uma imagem interior de que a corda e a estaca eram mais fortes do que ele. Depois de crescido, ele tinha força para vencer aquilo mas já não via a possibilidade de tentar. Isso me faz imaginar a condição de muitos crentes, que formaram uma imagem errada de si e no início da sua caminhada de fé ainda não tinha a força, a revelação, o crescimento, a maturidade espiritual de reagir mas parece que ficaram condicionados a uma forma errada de se olhar.
Quando a palavra de Deus diz que nós temos que nos transformar pela renovação da nossa mente, é que a nossa transformação precisa também de uma reprogramação que vem através da palavra. Porque se não houver essa reprogramação, nós vamos ficar no patamar inferior ao que Deus tem. - Quando a gente não sabe quem nós somos, a gente se torna uma presa muito fácil no mundo inimigo e quantos crentes às vezes estão naquele dia assim, derrotado, pequeno, sem valor quando nós somos tão valorosos, né?
A gente vê dos 12 espias, 2 tiveram uma visão bem correta sobre si mesmos e eles conquistaram a terra prometida. Os outros 10, que estavam lá se vendo como meros gafanhotos mediante os gigantes, nunca chegaram a se apropriar daquilo, das promessas de Deus. Então, nós precisamos ter uma visão correta de quem nós somos para tomarmos posse daquilo que Deus tem para nós.
- É verdade. E a bíblia fala também que sem fé é impossível agradar a Deus, então nós temos que acreditar, temos que acreditar no potencial dele de fazer de nós a nossa melhor versão. Nós temos que ter fé que ele pode continuar a boa obra que ele começou em nós e nos tornamos parecido com Jesus, né?
- É. Acho que é tão importante lembrar que a fé não é só um sentimento. Às vezes a gente pode sentir como se estivesse derrotado pequeno, mas a gente tem que lembrar de quem Deus é, e quem Deus vê a gente, como Deus vê a gente.
Como gente está é escutando aqui, né? Olhando na palavra de Deus, se olhar no espelho, praticando aquilo a cada dia e isso aí vai ajudar a gente a lembrar quem nos somos, né? - E Deus faz declarações extraordinárias a nosso respeito, a respeito da nossa identidade, de quem nós somos e quando a gente não se vê de acordo com a forma como Deus nos vê, nós estamos indiretamente chamando ele de mentiroso ou dizendo que ele não é confiável, o que é absurdamente contraditório na vida de um crente.
Agora, além de nos vermos corretamente e pela mesma ótica olharmos os outros, até porque a palavra de Deus diz: "o amor não suspeita o mal", a gente tem que sempre procurar enxergar o potencial nos outros, acredito que muita gente também está paralisada por não enxergar corretamente a Deus. A palavra de Deus diz que Deus é bom. É lógico que a mesma bíblia fala da bondade de Deus e da severidade de Deus, mas ela mostra que uma atitude correta nos permite experimentar a bondade.
Nós não vamos pregar a bondade onde a pessoa brinca com o pecado e deixar de anunciar que tem severidade, mas para quem permanece na presença de Deus não há porque ter a expectativa da severidade. Alguns simplesmente não conseguem imaginar que Deus é bom. Então nós precisamos mudar essa forma de olhar para Deus.
Outro dia, alguém me falou: “Luciano, eu fico meio assustado com a forma como você ora”. Eu até fiquei me perguntando se eu tinha falado algo de errado. Eu falei: “por quê?
” Ele falou: “não, você parece meio abusado no jeito que você fala com Deus. É muita liberdade, é muita intimidade, né? ” E eu falei: “amigo, o livro de Hebreus diz que nós podemos entrar com ousadia diante de Deus.
A gente quando vai orar não é um mendigo estendendo o chapéu esperando uma esmola. A gente tem que ver o amor de Deus, a nossa posição como filhos, como herdeiros de Deus. ” Enfim, se a forma como olhamos para Deus não mudar o que nós vamos experimentar dele, também não será aquilo que ele gostaria que nós experimentássemos.
Sem contar que, como já falamos na palavra, uma forma errada de olhar para Deus não apenas limita o que nós desfrutamos dele mas inclusive a nossa produtividade na terra. - Sim, com certeza. - Então, a nossa oração e desejo sincero é que a maneira de olhar não só o mundo mas de olhar a si mesmo, de olhar os outros e olhar o próprio Deus mude, porque os olhos serão a lâmpada do seu corpo e se ela vai estar trazendo luz ou vedando a entrada da luz, depende unicamente da maneira como você decide olhar as coisas.
Então gaste tempo com a palavra. Deixe ela ser a sua lente, deixe ela determinar a sua ótica e tudo será diferente. - Amém (todos).
Related Videos
[NCDP] LIMPOS DE CORAÇÃO - Luciano Subirá
27:27
[NCDP] LIMPOS DE CORAÇÃO - Luciano Subirá
Luciano Subirá
74,611 views
OS OLHOS BONS E OS OLHOS MAUS | Mateus 6: 22-23
42:13
OS OLHOS BONS E OS OLHOS MAUS | Mateus 6: ...
Igreja Presbiteriana de Uberaba
30,866 views
[NCDP] JULGAMENTOS - Luciano Subirá
27:31
[NCDP] JULGAMENTOS - Luciano Subirá
Luciano Subirá
58,762 views
A Única Maneira de Alimentar o Seu Espírito Santo - LUCIANO SUBIRÁ
22:36
A Única Maneira de Alimentar o Seu Espírit...
PALAVRA DA SALVAÇÃO
157,462 views
[NCDP] FORTALEZAS DO CORAÇÃO - Luciano Subirá
26:16
[NCDP] FORTALEZAS DO CORAÇÃO - Luciano Subirá
Luciano Subirá
76,554 views
[NCDP] OS DOIS CAMINHOS - Luciano Subirá
27:26
[NCDP] OS DOIS CAMINHOS - Luciano Subirá
Luciano Subirá
82,494 views
Se os teus olhos forem bons... - Mateus 6:22-23 I Rev. Carlos Henrique
31:44
Se os teus olhos forem bons... - Mateus 6:...
Primeira Igreja Presbiteriana em Sobradinho
5,229 views
Ruan Noce - Os olhos são a janela do corpo
29:23
Ruan Noce - Os olhos são a janela do corpo
ibaviva
18,282 views
DESPERTANDO DO SONO - Luciano Subirá
1:00:14
DESPERTANDO DO SONO - Luciano Subirá
ORVALHO
421,650 views
[NCDP] CONSOLO AOS QUE CHORAM - Luciano Subirá
25:44
[NCDP] CONSOLO AOS QUE CHORAM - Luciano Su...
Luciano Subirá
65,107 views
COMO A ORAÇÃO PODE TRANSFORMAR MINHA VIDA? - LUCIANO SUBIRÁ
1:17:29
COMO A ORAÇÃO PODE TRANSFORMAR MINHA VIDA?...
Bíblia Viva Ofc
618,460 views
Se os teus olhos forem bons | Elaine Rangel | Mulher Esperança | IPP TV
31:30
Se os teus olhos forem bons | Elaine Range...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
7,574 views
Como Alimentar o Espírito Santo - LUCIANO SUBIRÁ
15:04
Como Alimentar o Espírito Santo - LUCIANO ...
PALAVRA DA SALVAÇÃO
186,995 views
Rev. Hernandes Dias Lopes - Mateus 6.19-34
38:13
Rev. Hernandes Dias Lopes - Mateus 6.19-34
Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória
43,570 views
O QUE É CONFIAR EM DEUS?  - Luciano Subirá ensinando a Bíblia
41:48
O QUE É CONFIAR EM DEUS? - Luciano Subirá...
Luciano Subirá ensinando a Bíblia
50,575 views
Cuide do seu coração e seus olhos verão o Senhor | Lucas 11:33-41 | Pastor Paulo Seabra
19:48
Cuide do seu coração e seus olhos verão o ...
Pastor Paulo Seabra
26,459 views
[NCDP] HUMILDES DE ESPÍRITO - Luciano Subirá
25:00
[NCDP] HUMILDES DE ESPÍRITO - Luciano Subirá
Luciano Subirá
86,340 views
Comportamento Animal | Luciano Subirá
1:09:19
Comportamento Animal | Luciano Subirá
Alcance Curitiba
81,532 views
Dê um Passo em Direção a Deus e Ele Fará o Mesmo - LUCIANO SUBIRÁ
50:30
Dê um Passo em Direção a Deus e Ele Fará o...
Pregação Poderosa
118,496 views
Como Conseguir Uma Fé Inabalável - LUCIANO SUBIRÁ
13:34
Como Conseguir Uma Fé Inabalável - LUCIANO...
PALAVRA DA SALVAÇÃO
53,404 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com