e aí gente tudo bem que sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui do canal e hoje é uma aula de filosofia que a gente vai falar a gente está caminhando nessa bacana isso a gente vai falar na escola de frankfurt essa escola filosófica tão importante e tão influente no século 21 em século 20 e no nosso século atual não é o século 21 eu já vou adiantando vocês que é um uma das escolas que eu mais gosto até mesmo porque eu acho que tudo que eu vou
falar aqui pode ajudar vocês muito não só fazendo questões mas eu acho que a escola de franca por kassab muito bem em uma redação as citações que vocês podem fazer os pensamentos que vocês podem colocar numa redação acho que a escola de franco pode ser uma uma grande uma grande fonte de inspiração então eu também vou dar algumas dicas de alguns textos da escola de franca porque estão em domínio público então eu indico vocês que são textos que não são muito grandes vocês lerem até mesmo antes da prova antes mesmo de começar essa aula a
gente fala de tudo isso que eu coloquei pra vocês que é extremamente interessante que é extremamente relevante eu já vou convidar vocês me seguir nas redes sociais curtir esse vídeo se ele sentir se você sentir que ele vai te ajudar de alguma forma porque assim você acaba ajudando o canal crescer cada vez mais expandir as idéias aqui do canal do canal parabólica e também se inscrever se você ainda não foi inscrito certo vamos começar então falar então da escola de franco que é uma escola filosófica então a gente não está falando de um filósofo nós
estamos falando de uma rede de filósofos é claro que a gente não vai falar de toda a gente vai falar dos que compõem a base do pensamento da escola de frango e ela tem algumas algumas gerações e ela surgiu essa escola filosófica vamos falar um pouquinho do conceito do que essa escola ela surgiu do século 20 em 1924 dentro da universidade é franco for como se fosse um departamento é da universidade frangos lá na década de 20 e do século 20 também em 1924 por que eu tô falando isso é porque é extremamente importante entender
o período que ela surgiu porque a gente já tem vários filósofos já que foram estudados a escola de frankfurt netos os pensadores da escola de frankfurt estudaram vários filósofos tal e é uma escola que está no período histórico muito importante que é o período chamado de entre guerras então a primeira guerra mundial acabou em 1918 a segunda guerra mundial que o meu tempo ele começou em 1939 a escola de franco surgiu nesse período em uma alemanha que está vivendo a famosa república de weimar é ou vai mar é que é um período de uma república
democrática alemã mais o nazismo já existia na alemanha os nazis já estava concorrendo ao pleito parlamentar alemão e o fascismo já era a realidade do governo da itália além do que em 1924 é o ano onde o joseph stalin se torna também o presidente da união soviética ea morte do lênin e aí a chegada do secretário geral do partido comunista e josef stalin em poder porque eu tô falando isso porque as análises que a escola de franco faz estão ligadas diretamente a esses governos que vão brotar e nem do século no século 20 e antes
da segunda guerra mundial tanto o nazismo na alemanha o fascismo na itália e até o stalinismo e até o socialismo da união das repúblicas socialistas soviéticas e aí é que a base é que a gente vai entender é essa a gente está falando aí pedi alguns filósofos mas a gente vai focar hoje aqui em dois dos grandes filósofos na verdade vai falar de um terceiro mais pra frente ainda neste vídeo a gente começa aí falando aí do theodor adorno e do max von kaay merta que são dois dos fundadores dessa escola de franco que é
importante estar colocar pra vocês ainda falando sobre esse contexto histórico do surgimento da escola de franco ela é uma escola que tem uma base muito forte que é uma base marx mas vocês já viram vídeos de marcas aqui já falou bastante disso seja sabido que a gente está falando a gente está falando de um processo de luta de classes tal só que a escola de frankfurt ela chega a ser crítica até mesmo ao marxismo tradicional a esse marxismo a feito através de organizações sindicais de partidos políticos então uma das características da escola de franco é
ter sim uma influência muito grande e do marxismo mas tem uma carga maior de um academicismo ela está mais ligado à universidade do que a partidos políticos então é por isso que é a própria escola de franco faz críticas ao governo socialista da união soviética faz críticas pesadas mesmo ao governo tradicional marxista aplicação a tradicional marxista do governo da união soviética é claro que ela também vai fazer as críticas ao fascismo ao nazismo e por aí vai então ela não é uma escola marxista clássica é uma escola marxista como se fosse uma uma hora a
alternativa é uma nova alternativa à pensando aí para o marxismo inteiro então basicamente se você pensar nessa crítica que faz ao marxismo clássico é uma crítica para a esquerda lindo da própria esquerda então é uma linha é uma escola que se posiciona à esquerda tá bom vamos lá é uma das obras que eu falei para vocês que é doador no e do ro kaymer ela tem domínio público indica vocês procurarem para ler não são muitas páginas - está em páginas é muito legal de lei é muito interessante que é chamado a dialética do esclarecimento à
inicialmente a maior parte dessa obra que é assinada por o km por adorno é eles colocam pra gente uma definição do que é o esclarecimento gente não é complicado mas é preciso muita atenção de todos nós o esclarecimento eles começam a fazer um estudo é um subemprego usadas começam a estudar desde a grécia antiga o que seria o esclarecimento esclarecimento da verdade em linhas mais gerais que eu passo para vocês é basicamente a busca que o ser humano sempre teve na história de dominar a natureza ter o conhecimento sobre a natureza dominar as práticas dominar
as técnicas em arte nec arte nesse contexto filosófico significa técnica do ser humano sempre teve o intuito de dominar a natureza para o seu próprio bem do ser humano sempre buscou desde os tempos do egito antigo mas eles falam muito da grécia antiga eles vão falar muito de platão nessa obra ele não fala muito de aristóteles nós sempre quisemos conhecer a história da humanidade conhecer porque estamos aqui nós sempre tentamos dominar vários aspectos e isso vai se encaminhando até os dias atuais a gente sempre tenta fazer isso dominar é e aí é quando os dois
vão dizer o esclarecimento ele é totalitário essa é uma frase extremamente característica da obra do adorno do rock extremamente importante para entender isso a escola do funk tá o esclarecimento é essa busca de dominação que nós queremos ter sobre a natureza é totalitária porque a gente tenta dominar tudo a gente não quer deixar espaços e eu posso dizer aqui pra vocês e eles diziam o conhecimento é totalitário o seu ideal é um sistema onde pode-se dominar tudo toda prática a gente tenta fazer através do esclarecimento através da dessa compreensão de mundo a gente tenta saber
de tudo é um é meio que uma vontade que nós seres humanos temos a gente tem curiosidade o aluno está mudando um pouquinho não ligue e eles vão falando que ao longo da história nós tentamos fazer tudo isso através da filosofia através das técnicas presentes eles falam que o conhecimento também essa busca por esse domínio pode ser de forma empírica e é aí que na obra dos dois eles vão falar até por exemplo de um sociólogo que a gente viu recentemente que é o do caen se vocês lembrarem do cai quando ele falava da solidariedade
mecânica da solidariedade orgânica especificamente na solidariedade horgan o'dor cai dizia pra gente o que a nossa sociedade é complexa solidária da solidariedade orgânica é a divisão social do trabalho dentro dessa nossa sociedade complexa todos nós temos cada um uma função dentro dessa sociedade que compõem o que a gente conhece como sociedade mas para a obra do cae para o pensamento do cae que é ligado ao positivismo a natureza ela antecede os seres humanos se lembra desse conceito de positivismo é que vocês vocês precisam saber disso a escola de franco como até mesmo uma escola marxista
diz que não que nós que estamos criando essa sociedade sabe não é algo que vem de natural então isso aí é um conceito assim claro pra gente mas a escola de franco diz que a gente consegue dominar essa natureza que a gente consegue através desse esclarecimento desse totalitarismo que que reina sobre nós é que nós queremos nós temos interesse em construir tudo isso ea gente quer é isso mesmo agora e aí que ele vai chegar que eles vão chegar e fazer as críticas às ideologias totalitárias do século 20 que eles vão fazer as críticas ao
fascismo na itália o nazismo na alemanha ao socialismo da união soviética porque por exemplo o exemplo que eles gostam muito é o exemplo do hitler vamos pensar o ele o hitler há algumas alguma alguns anos depois a ída da criação da fundação da escola de franco depois outras gerações inclusive fizeram análise sobre o período do nazismo vamos pensar o hitler a a guerra à guerra iniciada né pelas atitudes do hitler chegou a matar e cerca de 80 milhões de pessoas entre civis e mali e militares no mundo inteiro e foram seis milhões de judeus mortos
em campos de concentração o nazismo a gente sabe que é uma sociedade puramente ideológica se vocês a gente tem uma série sobre nazismo aqui no canal está chegando agora no canal vou deixar na descrição essa playlist que a gente fala sobre os conceitos de nazismo vários vídeos a gente fala sobre juventude sobre religião a gente fala de um monte de coisa você olha e fala o nazismo é puramente ideológico o nazismo fazer com que as pessoas acreditassem que aquilo era bom sabe então isso tem a ver com a crítica que a escola de franco faz
porque eu como professor e ao longo da minha carreira como professor eu vejo muitos alunos falando assim a olha é claro que eu não concordo com hitler mas ele era humanamente inteligente e ao mesmo tempo tem muita gente que acredita que hitler era um gênio do mal que as a capacidade que ele teve de fazer com que os povos é germânicos é segundo eles se unissem à sua causa é algo que poderia ser algo sobrenatural que veio de outro mundo que se não nenhuma outra pessoa poderia fazer isso e aí a escola de frango por
tenta quebrar isso que eu acho muito interessante que hitler foi um ser racional hitler era um ser humano que fez o que fez assim como mussolini na itália fascista com seus planos mirabolantes de primeiro expulsar os ingleses de criar um sistema onde a violência é a base nec que do sistema todo do sistema político do sistema governamental e até mesmo o socialismo soviético com coisas que aconteceram né até mesmo atrocidades coisas assim a escola de franco diz que foram feitas por pessoas então se percebe até uma influência marxista nisso foram feitas por pessoas racionais que
buscaram em suas épocas em suas oportunidades de governo olha só o domínio o domínio da razão buscaram o domínio do conhecimento buscaram o domínio do esclarecimento tiveram esclarecimento para fazer tudo isso não foi um gênio do mal não foi um espírito malevolente cook fez isso foram eles que raciocinar o que estudaram utilizado da razão e levaram a humanidade para esse caminho então eles fazem críticas nisso mesmo olha que interessante o que a escola de franco está fazendo aqui pra gente é uma crítica extremamente a é coerente é na minha opinião não sei que seus acham
disso né a gente tá falando aqui de ciências humanas a gente está falando de história a gente fala de filosofia então a gente não conta como sobrenatural pois bem gente ainda nessa obra que a gente está falando da dialética do esclarecimento adorno rouca e mobilizou tentar ainda aprofundará a fome lá e se essa ideia do esclarecimento desse totalitarismo por parte do esclarecimento e eles vão chegar ao ponto de discutir o que é uma indústria cultural isso é muito interessante eu acho que isso é a redação dependendo do tema nessa eu falar de mídia antes vou
falar de de alguma coisa ligada aos tempos atuais né porque eles vão falar sobre a indústria cultural e isso é muito interessante porque eles trabalham muito com críticas em relação à indústria cultural principalmente por isso que a gente está falando nós estamos falando de cultura e reparem que quando a gente fala de indústria cultural a gente está falando que a cultura ela também se transformou se transformou em uma indústria tenta levar essa indústria cultural para um patamar que a gente vai chamar de cultura de massas que significa isso a cultura a indústria cultural ela tem
por objetivo atingir as massas ela tem por objetivo fazer com que todos a conheçam ela tem por objetivo fazer com que todos a compreendam da então isso é muito interessante as principais críticas que eles fazem estão ligados claro aos governos totalitários porque se você parar pra pensar o adolf hitler parte né grande parte desse entendimento de que o povo alemão boa parte do povo alemão que não eram todos a gente nunca generaliza mas boa parte do povo alemão seguiu os ideais de hitler isso aconteceu muito por conta da propaganda ideológica nazista que foi uma propaganda
extremamente disciplinada né e que foi feita pelo seu ministro é pelo seu assessor bobos é o fiel escudeiro de hitler então o que vai acontecer a propaganda nazista a gente tem o vídeo propaganda nazista aqui que é interessante que foi feito muito através do cinema que foi feito muito através da arte fazia com que as pessoas e ideologicamente se alinhassem ao nazismo é então a cultura ela virou uma espécie de indústria no nazismo assim como no fascismo assim como a propaganda soviética era pesadíssimas também agitação e propaganda soviética e aí você consegue fazer com que
isso atinja as pessoas e as pessoas começam a compreender o seu discurso ideológico começa a compreender o seu discurso político e se alinhar a você é tão transformar a cultura numa indústria para atingir as massas é um objetivo e eles vão fazer logicamente também as críticas ao capitalismo liberal inclusive boa parte das críticas que eles fazem sobre essa cultura de massa essa indústria cultural está ligado por exemplo ao cinema hollywoodiano e aí que a gente pode assim aprofundar em várias áreas que vocês vão perceber que a que eles falam que a gente perdeu um pouco
do conceito cultural a gente perdeu um pouco da espontaneidade da cultura então eles falam que o cinema por exemplo hollywoodiano esse filme ele só sai ele só é colocado a nas massas só é começa a ser divulgado a a partir do momento que eles que ele é interessante economicamente que ele é interessante financeiramente para os seus produtores então pensa bem quando o roteiro de cinema ele passa pra pra ser aprovado a primeira análise que se faz ou uma das primeiras análises é se ele interessante para o público público vai gostar mas não sentindo só qualitativo
mas no sentido econômico também então a gente vê muitas obras aí que tentam a reproduzir coisas que são irreais a gente acaba fugindo de uma realidade e aí eu acho legal a gente linkar o que o adorno rouca então falando sobre essa indústria cultural e um outro texto de um outro filósofo extremamente importante vai ser o walter benjamin que ele vai escrever lá um texto que tá em domínio público vocês devem procurar ele é bem menor inclusive do que a a a dialética do esclarecimento quem a obra de arte do tempo de sua produtividade técnica
o walter benjamin ele não é considerado oficialmente um membro da escola de franco mas a escola de frango aderiu ao walter benjamin por uma questão de afinidade e ele escreve esse texto que eu vou deixar em casa acho extremamente importante que vocês leiam tá a vai ajudar a redação vai na minha a gente vai ajudar na relação ele trabalha também com essa ideia da cultura de massas e da indústria cultural então que que eles estão dialogando que essa ideia de que o poder econômico ou o resultado econômico no mundo capitalista por exemplo vem em primeiro
lugar do que a sua própria qualidade pensa bem eu quero te dar um exemplo que a gente pode achar 200 mil exemplos no cinema pra poder falar disso mas eu quero dar um exemplo específico que é algo que até terminei recentemente existe uma série de tv a série que inclusive eu já fiz vídeos sobre ela aqui que é adversário né adversário fala da construção do palácio de versalhes na frança no século 18 é e amando ali do rei sol é o famoso luís 14 é aquele que tem a famosa frase o estado sou eu eu
fiz um vídeo quando ainda tinham duas duas temporadas mas agora recentemente acabou de sair a terceira temporada o que encerra a série se eu não me engano superinteressante a série e o que mais me chama a atenção que mais chama a atenção na nossa inicialmente para pelo menos se você for assistir essa série é o a questão visual da série é uma questão extremamente interessante da moda francesa do século 17 que era bem peculiar era diferente de várias coisas que você pode ver por aí mas se você estudar história do luís 14 você vai perceber
que o luís 14 ele não era um rei tão e higiênico assim luís 14 na verdade você tem registro de que ele não gostava de tomar banho não gostava de limpar os seus próprios dentes ele tomava banho tem gente que fala que ele tomava banho uma vez por meio dele tinha problemas intestinais né ele e ele evacuavam em qualquer lugar no palácio e e na série o o o ator que faz ele otto é o mesmo autor foi ator faz eu esqueci o nome dele agora não vou entrar eu me preparei para essa parte técnica
é o mesmo ator que faz o sacerdote não vai 15 na série max nas primeiras temporadas vai querer e ele está com o cabelo maravilhoso na série a versalhes a gente sabe que luís 14 você procurar até mesmo pinturas de luz 14 ele não tinha esse cabelo escova na sua equipe pela série ele está lindíssimo você olha pra ele na série c fala assim nossa dá vontade de guardar esse cara numa caixinha sempre falando sério da gente mas tem um mote até uma cena não vou lá spoiler da série pra vocês mas na terceira temporada
tem uma cena que ele se joga no na água para nadar e ele sai com o cabelo escovado da raça se fique preso até a companheira quando a gente assiste uma das séries que eu mais gostei de ter assistido ela fala nossa o cabelo dele num muro não é escovar das porquê porque visualmente interessante vender uma imagem limpa para o espectador visualmente e isso com isso contribui para a economia isso contribui para a série sabe ela tem na minha agenda aqui é com a minha leitura aí dodô walter benjamin britten uma passagem que o walter
benjamin fala que diz em 1927 calcula-se que um filme de longa metragem para ser rentável precisaria atingir um público de pelo menos 9 milhões de pessoas e como que você vai atingir esse público de 9 milhões de pessoas e tem utilizado a propaganda você tem que utilizando market tem utilizado a estética você foge um pouco do que é a realidade até mesmo os outros exemplos que eu poderia dar pra vocês eu como professor quando eu era professor de colégio que eu ia passar um filme no colégio por exemplo que achava interessante como um filme qualquer
coisa que passam fome que era interessante filmes que abordassem a história mas sem ter uma pegada extremamente comercial não chamava a atenção dos estudantes eles gostavam de ver ou jogar real pra vocês eles gostavam de ver filme onde o cabeças rolavam eles adoram um filme de guerra nessa segunda guerra mundial mas principalmente para ver as cabeças rolando os conflitos armados né isto faz parte do que é uma indústria cultural tentando atingir a sua cultura de massas né e isso vai ser utilizado por governos totalitários sim vai ser utilizado de uma maneira onde a razão vai
vai vai permanecer sólida para poder atingir os outros isso é utilizado nos nossos governos atuais isso utiliza utilizado na nossa atual conjuntura na nossa sociedade é atingir o público se tornar uma cultura de massas então é um tema muito interessante e aí o walter bem junina na sua obra ele vai dar um conceito interessante pra gente que é o conceito de aura ele diz que a obra de arte em sua essência possui aura o que que é a hora da obra de arte gente é bem simples é bem tranqüilo de entender a obra seria a
singularidade da obra de arte desde a sua produção até o seu acabamento quando alguém vai pintar um quadro quando você vai fazer um teatro um cinema alguma coisa assim você tem uma singularidade que é todo o planejamento é tudo que você pensa essa obra tem um tem um valor externo interessante só que a partir do momento que a gente tenta transformar ela numa cultura de massas que a gente tenta atingir um público maior simplesmente por um poder aquisitivo que a gente precisa ter que a gente acaba fazendo cópias que a gente acaba simplesmente tendo um
padrão técnico já foi extremamente usado por outras obras a gente tá fazendo uma cópia mesmo como se fosse como se fosse basicamente um processo de obra de arte construída em série que que o walter benjamin fala que a arte está perdendo a sua singularidade que a arte está perdendo a sua aura inteiro então é interessante você pensar se tenha que associar a ideia do que a gente está falando da escola de frankfurt essas críticas né da questão da indústria cultural assistente associar ao mundo que a gente está vivendo ao mundo que a gente chegou um
dia viver né gente é escola de frente foi muito legal eu espero que vocês tenham pegado algum algum parâmetro alguma situação aqui indico demais novamente que vocês leiam as obras que eu citei aqui procurando na internet estão em domínio público são bem legais de lei e tira um tempinho e no fim de semana eu vou ficando por aqui foi um grande prazer estar aqui mais um grande prazer mesmo grande beijo fui