O Sacramento da Penitência (Parte II) | Catequese Tradicional #032

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Centro Dom Bosco
Na primeira aula sobre o Sacramento da Penitência os alunos viram de modo panorâmico o significado d...
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[Música] sejam bem-vindos meus caros como vão vamos dar início a mais uma aula do nosso catecismo tradicional da igreja catecismo inspirado no catecismo de São Pio 10º hoje nós vamos dar continuidade ao ciclo dos sacramentos na aula passada tratamos de maneira geral do Sacramento da Penitência só que o sacramento da Penitência ele possui uma característica de análise da própria ação do Sacramento levando em consideração o sujeito do Sacramento Ou seja aquele que o recebe e a igreja nas nos seus ensinamentos na sua doutrina ela nos ensina que há três disposições da alma do penitente que
deve existir no recebimento deste Sacramento São esses três a contrição a confissão e a satisfação Então a partir de hoje dando continuidade a esse Sacramento nós vamos analisar cada um deles hoje começando pela contrição dos três é o único que é absolutamente essencial nós vamos ver que em casos de necessidade esses dois aqui podem faltar essas duas essa ação essas duas disposições essas duas realizações elas podem em caso de necessidade não existir mas a contrição não a contrição é absoluta mente essencial para que o sujeito do Sacramento realize e Receba as graças deste Sacramento né
a origem da palavra contrição é sempre bom a gente passar um pouco por essa etimologia para a gente entender porque que essas palavras são escolhidas pela igreja porque dá a impressão que é uma coisa meio aleatória né mas não é não existe um porquê por exemplo a palavra contrição vem de conter do latim que significa destruir em partículas aí você pensa mas o que que isso tem a ver com o sacramento da Penitência né É porque há uma contrição da alma a alma vai ser esmagada diante da visão dos pecados Então esse sentido de destruição
que que tem de conter deu origem à palavra contrição outra palavrinha que etimologicamente tem o mesmo significado mas para o sacramento não é a mesma coisa é atrição etimologicamente contrição e atrição são sinônimos etimologicamente pra doutrina da igreja para o catecismo são coisas diferentes tá então eh etimologicamente é a mesma coisa né a atrição ela tem um sentido de quebrar enquanto que a contrição é esmagar e o outro é quebrar Então significa mais ou menos a mesma coisa para o sacramento não é uma coisa distinta no entanto senhores existe por parte da igreja a definição
de contrição né As definições elas são sempre muito importantes para nós entendermos a essência das coisas né Eh tanto é que a melhor maneira de se aprender algo é defini-lo quando você define você atinge aquilo que você quer então o que que a igreja nos ensina sobre contrição contrição é a dor interior é a dor que que a alma vai sentir a detestação dos pecados que se cometeu com o propósito de não mais fazer então é uma dor interior Pelos Pecados que Você cometeu Pelos Pecados que você realizou com o propósito de não mais fazer
isso é a contrição né então o que que vai ser esmagado em nós o que que vai esmagar não é a dor é a dor do coração é como se ele tivesse sendo esmagado diante do pecado por isso que a igreja vai escolher esse nome para compor essa disposição da pessoa do sujeito do Sacramento Essa contrição ela se divide na sua natureza em um sentimento Olha que interessante um sentimento e um ato de vontade existe algo que envolve o que você vai sentir e o que você vai fazer ou seja você vai trabalhar esse sentimento
e um querer esse sentimento está ligado completamente com o passado o Ato da vontade estará ligado com o futuro na contrição né então esse sentimento interior que é a primeira parte da contrição ele vai justamente tratar da seguinte situação eu estou diante de um Deus perfeitamente bom e eu fui capaz de realizar algo contra esse ser perfeitíssimo que me concedeu todas as coisas esse sentimento ele nasce da contrição só que ele sempre tem que estar acompanhado com uma vontade firme de nunca mais cometer em tese tudo parece muito simples o problema é que as disposições
da Alma nem sempre são tão e a gente vai tentar ver isso na aula de hoje e dirimir esse problema tentar dirimir esse problema da melhor forma possível tá pois muito bem as duas formas de contrição nós temos a contrição e dentro dela apresenta-se duas formas de contrição uma é a contrição e a outra é atrição uma forma é perfeita e a outra forma é imperfeita só que a contrição imperfeita ou atrição não significa que essa imperfeição anulará em nós os atos do Sacramento as graças do Sacramento os atos realizados no sacramento nós vamos entender
isso porque quando se fala de algo imperfeito suscita logo uma espécie de defeito mas esse defeito é justamente nascido dos nosos pecados da natureza decaída e nós vamos entender Qual a solução que noso senhor deu para esse problema e como que a igreja nos ensina nesse sentido Então essa contrição ela pode ser perfeita ou imperfeita né Essa contrição perfeita senhores é justamente o centro do nosso assunto hoje quando que a contrição Ela é perfeita quando o movimento de contrição nasce de mim pelo amor de caridade que Deus tem para conosco e por esse amor que
nós devemos ter para com ele ou seja é o arrependimento do pecado por conta do amor que eu tenho ao criador Ou seja é a caridade Perfeita é a contrição esse é o ideal seria o ideal seria o ideal porque deveria brotar em nós esse amor profundo a Deus nosso senhor a ponto de dizer olha Eu Não Vou Mais Pecar porque eu vos amo todo mundo nas orações da manhã vai dizer eu vos amo meu Deus de todo coração dou-vos graças por me ter deses criado Mas será que é assim mesmo não a verdade em
muitos casos eu me arriscaria a dizer na maioria dos casos é uma atrição que a gente sente e o que que é atrição é o arrependimento dos pecados por Med dos castigos isso aí é o que geral move o ser humano a receber tá errado está imperfeito mas a disposição de atrição ela pode conceder a nós as graças do Sacramento Então quer dizer que eu posso me arrepender por medo do inferno pode eu posso me arrepender por medo das consequências daquilo que eu que eu causei a Deus pode não é o perfeito mas pode tá
essa é que a grande diferença da contrição perfeita e da contrição imperfeita então contrição imperfeita é a atrição tá posso chamar de uma coisa ou de outra não tem problema tá o que nós vamos ver aqui mais adiante é que essa há momento H há uma disposição na alma do penitente na alma de quem se arrepende que às vezes essa essa essa atrição ela não tem valor Sobrenatural é a hora em que se diz muitas vezes que o indivíduo não tá arrependido porque às vezes ela cria uma espécie de vínculo com o pecado nós vamos
ver isso mais adiante o que é interessante pra gente perceber é justamente que essa imperfeição não vai nos tirar a graça do Sacramento Isso é uma alegria muito grande né porque quantos de nós se aproxima do Sacramento por medo das consequências do do do pecado e não por um amor entranhado ao criador a ponto de receber o perdão nesse grau de perfei tá pois bem o que que cai na nossa alma o que que vem na nossa alma no momento em que a gente comete um pecado né [Música] Eh a primeira coisa que nos causa
um certo Tremor é a perda do céu ou a perda do céu ou o temor do inferno são as coisas que que realmente nos trazem um certo medo na hora em que a gente comete o pecado esses dois movimentos tanto o temor o o o lamentar por perder o céu e o temer ir para o inferno ele pode nos conduzir ao recebimento da Graça chamada graça atual ou graça sacramental própria da desse Sacramento que vai nos conduzir de volta ao estado de graça Então essas duas realidades estão sempre vivas na alma daqueles que cometem o
pecado mortal reparem o pecado venial ele já é diferente disso tá a vai ver já já que o pecado venial ele não mexe com a graça que existe em você ele simplesmente pode favorecer um possível enfraquecimento e você cair num pecado mortal mas ele em si não tira a graça de você nós vamos ver isso já falamos sobre isso isso será repetido aqui nessa aula então e o ideal é que nós amássemos Deus e por esse amor os nossos pecados sejam perdoados se nós mergulharmos nas sagradas escrituras nós vamos perceber o exemplo da mulher arrependida
né que cometeu muitos pecados e nosso senhor diz olha os seus pecados estão perdoados porque você muito amou naquele instante nosso senhor não tinha ainda instituído o sacramento da Penitência Logo logo ela foi perdoada por uma contrição perfeita então em tese a contrição perfeita nos eximia de receber o sacramento não é isso que parece Se eu ten uma contrição perfeita eu não preciso do Sacramento da Penitência porque a Contri é perfeita em tese sim só que no momento em que nosso senhor institui esse Sacramento ele não anula as consequências da contrição perfeita mas se ele
estipulou um rito para a confissão a igreja Deixa claro e define de forma total no Concílio de Trento que mesmo que se alcance a contrição perfeita É bom que se faça a confissão dos pecados ao padre tá então a igreja vai determinar isso mas ela não anula a possibilidade da contrição perfeita Num caso de necessidade não tem com quem confessar não existem padres eu cometi um pecado mortal eu posso fazer a contrição perfeita e aí eu vou ser perdoado mas veja bem para contrição ser perfeita eu tenho que rejeitar o mal que eu fiz por
amor a Deus e por tudo aquilo que ele realizou por mim não pode ser por medo do inferno porque aí você substitui o amor do Criador pelo medo da pena a igreja considera os dois tá não fiquem se sentindo eh maus porque vocês têm medo das penas do inferno isso é normal mas na nossa vida a gente deve procurar atingir pelo menos um pouco dessa contrição em que senti o amor pelo ser que te criou na vida dos Santos Em geral os santos atingem essa condição o amor que eles sentem por Deus por Nosso Senhor
é e e se em algum momento eles eh cometeram algum pecado no passado se arrep né eles podem ter atingido esse grau e mantendo-se nesse grau nunca mais cometeram pecados Mortais vamos dizer assim né Santa Terezinha por exemplo me parece Salvo engano me parece que ela nunca cometeu o pecado mortal né ela só cometeu pecados veniais durante a vida dela posso estar enganado quanto a isso mas eu acho que é de fato isso né por esse amor que ela sentia por Deus nosso senhor as penas do Inferno para ela diante do amor que ela sentia
por Deus nosso senhor era algo muito distante só que nem todos de nós conseguimos alcançar esse grau de de Amor ao criador então para nós a atrição passa a ser a condição pela qual minha alma morta pelo pecado vai voltar à vida através da Graça Tá mas o esforço de aumentar cada vez mais esse amor ao criador deve ser tentado por nós né porque é o ideal é o ideal Mas a forma imperfeita também nos confere a graça Ok pois muito bem Uma das coisas também que faz que que faz parte da da contrição imperfeita
é aquilo que motiva essa atrição essa imperfeição que é a vergonha dos pecados e o que eu já tinha falado o medo dos castigos Mas a vergonha do pecado também é uma maneira imperfeita de me levar de volta à graça e essa vergonha às vezes não é uma vergonha só perante a Deus nosso senhor você fica envergonhado de ter feito tal pecado diante de Deus mas também há uma vergonha que não raro também entre os homens né porque às vezes você comete um pecado público e todo mundo viu você cometendo aquele pecado Então existe essa
vergonha perante perante os homens também não raras vezes daquilo que nós cometemos nem todos os pecados ficam no foro íntimo às vezes os pecados são públicos E aí nasce essa vergonha da atrição que nos leva por conta dessa vergonha a buscar o sacramento e receber de volta a graça Pois Muito bem outra coisa também que nos atinge é o receio dos castigos senhores é aquela velha pergunta Deus castiga Claro que sim o castigo sob o olhar da da Revelação é um ato de caridade Por que que é tão difícil pro homem atual ter uma certo
entendimento do castigo v o castigo como algo terrível é claro o castigo nunca é agradável sensivelmente Mas ele tem um porquê de caridade Deus lança castigos Claro para o nosso bem e é sempre bom nós lembrarmos que todo se nós pegarmos todas as catástrofes que já aconteceram no mundo nenhuma delas pode sequer ser comparada à desgraça de um pecado é porque essas realidades espirituais elas não podem ser vistas agora mas se nós víssemos por exemplo uma alma em Pecado Mortal ela seria mais horrível que a criatura mais monstruosa da terra se nós víssemos uma alma
em estado de graça ela é mais bela que todo o universo então catástrofes tristezas perdas dores Sofrimentos são difíceis são são pesados são Mas nem se comparam aos às consequências do que é um pecado mortal então quando Deus castiga alguém Quando lança um certo castigo é porque ele quer que aquela alma volte ao estado de graça comparativamente eh em qualquer estrutura de ordem na sociedade por conta do pecado original sempre deve haver uma forma de punição é utópico achar que uma institui humana vai caminhar sem ser punida sempre perfeitamente retilineamente o tempo todo isso é
é uma Utopia você precisa sempre ter um recurso que é a punição diante de uma transgressão e a punição tem que ser dada sabe por quê Porque se eu não punir eu estarei sendo injusto com quem foi correto então diante disso eh quando nós vemos catástrofes acontecendo e aquilo tudo naturalmente nos deixa tristes desolados é natural tá ninguém vai comemorar uma catástrofe não pelo contrário tem que pedir a Deus para que elas não venham mas muitas vezes elas vêm por causa dos nossos pecados muitas vezes nós estamos submetidos a estruturas ruins porque algum pecado aquela
sociedade cometeu aquela família cometeu aquele grupo cometeu Para merecer estar debaixo daquela coisa desastrosa cabe a nós confiar em Deus que certamente tirará disso um bem muito maior tá a confiança que a alma deve ter em Deus é essa estou passando por um momento terrível mas Deus tirará isso tirará disso um bem muito maior Então essa noção que nasce do receio dos castigos é perfeitamente normal podemos pedir a Deus para que Deus seja paciente com com com conosco pode lembra da oração de Santo Agostinho que eu li para vocês aqui nas aulas mais antigas aquela
oração pede justamente isso senhor não me castigue segundo os meus pecados é como quem diz assim olha me envia um castigo mas não castiga proporcionalmente ao que eu fiz de errado não porque senão eu vou ser aniquilado e nosso senhor ouve por causa dos méritos de Cristo e por causa da intercessão de Nossa Senhora e muitas vezes Você merecia um castigo desse tamanho Deus dá um castigo assim para você e ainda vai ser pesado mas segundo aquilo que você é capaz de suportar por isso que a gente vê que antes da Redenção Por muito menos
Deus destruía cidades Deus castigava um povo de uma forma duríssima e agora você vê num mundo aonde inúmeras blasfêmias acontecem Diz respeitos ao que é sagrado abandono da vida da Graça abandono da virtude e parece que as coisas as pessoas estão meio tranquilas apesar disso é porque Porque existe no meio disso tudo aí o mérito o mérito os méritos infinitos de Nosso Senhor os os méritos gigantescos da Santíssima virgem e o mérito dos Santos e dos religiosos que rezam e pedem a Deus para que poupe o mundo dos castigos que ele merece tá isso é
muito importante a gente guardar e saber que Deus sim Castiga e Castiga sempre com justiça e com misericórdia pois bem esse medo do castigo de ser punido é o que a gente chama de temor servil quem já cantou na infância aí o o Hino da Independência sabe o que já ouviu falar nesse nessa expressão temor servil o temor servil é justamente isso é você obedecer a Deus por medo do castigo agora existe um outro que é meio que oposto ao temor servil que é o temor filial o temor filial não é o medo do castigo
Olha que interessante o temor filial é o medo de desagradar ao pai perceberam a diferença um você teme o castigo do pai o outro você teme o desagradar o pai né são dois temores né um diferente do outro o medo do castigo e o medo de não cumprir a sua obrigação perante aquele que te obrigou né então é isso é isso diante da estrutura do mundo que nós vivemos diante da da da das da das das dificuldades que a vida apresenta para nós a gente acaba ficando Entre esses dois temores né O temor do castigo
e o temor de não cumprir os nossos deveres que a nós foram confiados né pois muito bem para que a contrição aconteça ela Tem que apresentar certas qualidades certas características que características são essas né a contrição ela precisa primeiramente ser interior né Eh nós vamos falar um pouco sobre isso precisa ser Sobrenatural nós vamos ver Em que circunstâncias ela é sobrenatural ela precisa ser também bem Soberana e precisa ser Universal vamos seguir nesses quatro nessas quatro evoluções nessas quatro qualidades da contrição a contrição interior é a contrição sincera essa contrição sincera senhores em muitos casos
é externada por lágrimas ou por fórmulas que que significa isso todo mundo aqui que já confessou reza o ato de contrição não reza Deus eu me arrependo de ter pecado contra vóz prometo Nunca Mais Pecar você vai rezando o ato de contrição que é uma forma de externar a sua contrição mas essa externa da cont ela tem que ser interior as palavras que você está ali falando refletem o que você tem dentro e se essas coisas exteriores faltarem Não alterem nada a gente lê nas sagradas escrituras né o pecador Deve Chorar o pecado Então você
é obrigado a chorar toda vez que pecar não não porque a contrição é interior eu posso estar extremamente contrito e não derramar um lágrima sequer eu posso estar muito contrito e chorar mas o ato de chorar ou não chorar não é condição para que a contrição tenha acontecido a maioria das pessoas não choram outros choram quando cometem o pecado outros recebem uma graça de externar o pecado com as lágrimas né sempre a lembrando da da Ofensa que fez a Deus né mas não é necessário porque a contrição ela precisa ser interior ela tem que nascer
tem que brotar do coração Esse interior na vem de dentro de nós né e é algo como que aflitivo mas não necessariamente externado em Atos que mostrem a contrição O que é essencial pra gente é uma coisa que a Igreja Chama de firme propósito o que vai provar para Deus que você está arrependido não são as lágrimas mas o firme propósito de não mais realizar então errei cometi o pecado Puxa vida dói vergonha um monte de coisa e derramei lágrimas Puxa vida não devia ter feito isso confessei pro padre fiquei aliviado chorei mas veja bem
tudo isso tem que estar condizente com uma contrição interior e o firme propósito tenha contrição e o firme propósito tá tudo certo tá essa exteriorização ela tem uma fórmula ou a pessoa tem liberdade tem várias formulinhas tem que ser uma fómula de ato de contrição aprovado pela igreja né normalmente no confissionário tem o tem o tem a oraçãozinha para você rezar e ali sofre uma variação tá existem atos de Contri são maiores atos de contrição menores mas a estrutura deles é sempre o seguinte eu reconheço que eu pequei e e prometo não Mais Pecar isso
tem que est presente na oração no ato de contrição pequei senhor contra vós que sois perfeito sois Santo sois Justo mas com a vossa graça prometo Nunca Mais Pecar tendo essa estrutura a fórmula de ato de contrição aprovado pela igreja você vai fazer ali sem menor problema mas veja bem não é o essencial o essencial é a contrição interior e o firme propósito não vou mais cometer esse firme propósito é um firme propósito mesmo que você Cometa de novo mas também não é para você falar assim ah eu já sei que eu vou cometer de
novo não não é o firme propósito mesmo mas muitas vezes ve quando a gente peca de novo o demônio joga uma sementinha na cabeça do tipo ah lá tá vendo esse negócio de firme propósito não adianta não tá vendo você fez o firme propósito mas caiu de novo não você fez o firme propósito mas por fraqueza caiu novamente Então você tem que fazer de novo o propósito a contrição o propósito para poder receber absolvição né O que Padre Pio via por uma graça especial que ele recebia é justamente ver que o indivíduo não tinha firme
propósito o cara estava confessando ali Pró Forma não tinha a intenção de de de de melhorar de se consertar quando nas próximas aulas nós falarmos da propriamente da confissão e da satisfação isso vai ficar mais claro Tá mas a contrição é justamente essa essa esse essa desenvoltura interior que não pode faltar eu posso receber todo passar por todo esse trâmite sem externar absolutamente nada rezar a fórmula que tá ali do ato de contrição acabou levantei do confessionário vou cumprir minha Penitência segue a vida tá se houve essa contrição então o sacramento foi perfeito ok O
segundo é e a gente ser é interessante isso é que uma das qualidades da da contrição e também da atrição é o caráter Sobrenatural disso por quê Por que que tem que ter um caráter sobrenatural bom de cara a gente já percebe logo se eu vou receber uma graça a o meu ato ele tem que estar ligado com algo sobrenatural o que que é a graça é um poder que deu D sobre a matéria para nos conferir uma força para vencer o pecado e se manter no estado de graça se eu vou receber essa graça
a coisa é de origem Divina porque Deus é autor da graça né então de primeira quase que autoexplicativo a questão da qualidade da contrição se Sobrenatural né é sobrenatural por causa do fim dela Qual é o fim da contrição a remissão dos pecados para recuperar a graça então o fim é recuperar a graça que é de origem Divina Então ela deve ter essa qualidade Sobrenatural perfeito outra coisa que está presente também nessa característica da qualidade so natural tem que haver nessa contrição de alguma maneira um ato de fé e fé é uma virtude Sobrenatural que
você recebe no batismo e é pela fé Olha que interessante é pela fé que você reconhece a bondade de Deus é pela fé que você vê a feiura do pecado e é pela fé que você tem medo do inferno esses três dados nos são conferidos pela fé a fé aquela definição antiga adesão racional às verdades reveladas isso tudo são verdades reveladas para nós então essa motivação Sobrenatural da qualidade da contrição tem a ver também com a fé então é sobrenatural é Divina perfeito agora se a motivação for meramente humana ela não terá essa qualidade O
que que é uma motivação meramente humana se eu me arrepender de um pecado só porque eu cometi mal a uma pessoa e fiquei mal visto por ela isso vai faltar para qualidade Sobrenatural ou por exemplo eh eu pequei roubando a empresa que eu trabalho eu só me arrependi porque aquilo me causou um prejuízo material só se eu restauro o prejuízo mat tá tudo bem não faltou o sentido Sobrenatural porque para cada ato humano que eu cometo que tem que que seja um ato humano tendo uma relação com a vida moral Sobrenatural há uma ofensa contra
Deus também então meu arrependimento não sei olha eu eu eu eu alimentei muito o meu vício gastei o dinheiro da minha família todo fui pródigo com os bens né ah eu me arrependo por só me arrependo porque agora eu tô pobre se eu não esse pobre eu não estaria arrependido Então essa motivação ela foge do sentido Sobrenatural então quando eu cometo alguma coisa dessa natureza eu tenho que lembrar que antes de cometer algo contra alguém ou contra uma instituição eu estou cometendo contra o criador também tá então a motivação sempre tem que ter esse caráter
Sobrenatural outra qualidade da contrição é a soberania Olha que coisa interessante Por que soberania O pecado é um mal absoluto o mal absoluto é aquele que em qualquer circunstâncias ele é Malu Então se o pecado é um mal absoluto eu tenho que detestá-lo acima de tudo eu tenho que detestá-lo absolutamente é justamente que a gente pede lá no segundo mistério doloroso né a detestação dos pecados para cada mistério do do Rosário a a gente tem uma graça que a gente pede destacadamente então a graça que se pede no no mistério do getsemane é a detestação
dos pecados por que que eu tenho que detestar o pecado porque o pecado é o mal absoluto só que a gente sabe que muitas vezes fica em nós um apego ao pecado a gente gosta do pecado a gente cria laços com o pecado a gente cria Manias com o pecado né mas quando isso acontece eu tenho que saber que aquilo ali é um mal absoluto e se eu tenho um apego ao pecado é pela graça que eu tenho que vencer aquele apego ao pecado mas muitas vezes esse apego fica em nós mas nós temos que
lutar contra isso para Pouco a Pouco vencer aquele hábito e digo pros senhores quanto mais idade nós temos mais difícil é por isso que a pureza ela tem que ser cultivada nas crianças Então a hora de formar as crianças numa vida moral é lá na na terra idade é ali que tem que corrigir os pequenos defeito zinhos Porque conforme as crianças vão crescendo as raízes do pecado vão crescendo também aí vai ficando mais difícil a graça para vencer certos vícios depois de certa idade vai ficando muito difícil não é impossível tá é difícil mas não
é impossível a a a CESE espiritual é capaz de de de de vencer tudo isso mas quanto antes a gente procurar guardar a pureza melhor por isso que são Pio X fez questão de trazer a comunhão para as crianças para que a as crianças tivessem as graças e do próprias do Sacramento da Eucaristia já ent raidade aonde você ainda pode realizar e corrigir muitos desvios da alma humana tá então o pecado soberano e por ser soberano ele precisa ser rejeitado como um todo ou seja detestação de todos os pecados a quarta e última característica da
contrição é universal é ser Universal essa contrição tem que englobar todos os pecados que Você cometeu Mortais não pode deixar nenhum de Fora sabe por a graça nunca habita aonde existe o pecado então se a graça para que a graça atue no sacramento todos os pecados devem estar perdoados com exceção dos veniais os veniais podem coexistir porque eles não violam a graça agora o pecado mortal não o pecado mortal na hora da confissão todos os pecados devem estar englobados Ah mas eu esqueci de um pecado na hora de confessar não esqueceu não se você foi
ao confessionário com o propósito de confessar todos os pecados confessou todos os pecados essa era a sua disposição essa era a sua vontade e junto a isso o propósito de não mais cometer os seus pecados foram confessados saí do confessionário demônio faz isso hein saí do confessionário ih lembrei de um agora que que eu faço vou voltar para não volta nada já tá tudo Perdoado tá porque você teve ali a vontade de confessar tudo isso foi uma falha da memória Deus nosso senhor sabe que você o confessaria caso tivesse lembrado e a limitação que você
tem da sua natureza foi quem impediu que você confessasse recebeu absolvição todos os pecados estão Mortais se confessou de fato todos que você lembrou procurou Lembrar de todos isso é muito importante quando nós estudarmos a confissão nós vamos falar um pouquinho sobre sobre a preparação pra confissão que é justamente como se preparar para fazer uma boa confissão e como é uma boa confissão mas isso aí é só na próxima aula tá então o pecado ele tem que ser englobado totalmente na nesse ato sacramental para que vocês possam receber a graça porque aonde há pecado não
há a graça tá bom E como é que tem que ser esse elenco dos pecados na confissão é curioso porque você tem que falar um por um mas na hora na hora do arrependimento tem que ser Global na hora de falar é unitário você falou cada pecado que Você cometeu aí o padre vai perguntar você se arrepende dos seus pecados aí você não precisa falar Eu Me Arrependo desse me arrependo desse me arrependo desse me arrependo desse não você já confessou agora de todos os pecados você está arrependido tá arrependido e fez o propósito de
não mais cometer fez o propósito de não mais cometer perfeito então quanto aos veniais não há essa necessidade o pecado venial não viola não viola a a Graça Ou seja você permanece com a graça ainda que existam pecados veniais e a contrição perfeita por si só ela remite todos os pecados remitir é é perdoar remite todos os pecados a contrição perfeita remite mas se lembra o que eu falei depois que o sacramento foi instituído você tem que confessar tá é o Concílio de Trento que decide isso para que os católicos nunca mais tenham dúvidas em
relação a isso perfeito senhores e quais são os efeitos da contrição seja no caso por exemplo a até mesmo a contrição imperfeita a contração imperfeita ela tem alguns efeitos na nossa alma né O que que ela vai fazer em nós essa contração imperfeita ela é imperfeita porém ela satisfaz a infusão da Graça tá graças a Deus né porque ela ela ela ela existe dessa forma é imperfeito essa contrição essa atrição Mas ela é satisfatória para que a graça atue em nós tá pois muito bem Existe alguma maneira de eu conseguir a contrição sem a confissão
e sem a satisfação só em estado de necessidade não tem Padre presente não tem como eu satisfazer a justiça aí eu não preciso fazer quer ver só um exemplo já vou até adiantar outra aula mas tudo bem no caso da satisfação eu Realizei um pecado gigantesco sei lá dá um exemplo material para ficar mais claro eu desviei Milhões de Dólares de uma empresa me arrependi me confessei tenho que satisfazer a justiça tenho condições de devolver esse dinheiro que eu já gastei já joguei fora mandei embora dei para alguém fiz outra coisa não tem como é
impossível agora vamos supor que o o o meu o meu roubo foi uma coisa tipo R 500 R 200 R 1.000 dá para restituir dá aí dá aí você pode realizar a satisfação da coisa tá mas não sendo possível a satisfação não sendo possível a confissão a contrição perfeita vale mas imediatamente em que for possível confessar deve se confessar tá pra gente terminar existe um propósito esse propósito né nós já falamos dele que é que nasce na vontade de não mais cometer o pecado esse propósito ele tem que ser de três maneiras isso tem que
estar presente nesse propósito ele tem que ser firme eficaz e universal O que que significa cada uma dessas coisas firme é a vontade deliberada não quero mais cometer isso é firmeza você querer verdadeiramente não cometer aquele erro eficaz buscar os meios para não pecar mais porque você pode sair por exemplo de uma contrição e firme decidido a não fazer mas vai para ocasião de Pecado aí você vai chegar lá vai se sentir atraído e vai cometer o pecado Então essa essa decisão tem que ser firme eficaz e universal por que Universal porque ela tem tem
que conter todos os pecados você tem que usar essa vontade determinada e essa eficácia Ah eu vou usar para esses pecados aqui mas para aquele outro ali eu não vou usar Não não tem que ser universal para todos os pecados que nós cometemos por exemplo você fez o filme propósito mas vamos supor que o a ocasião que Você cometeu pecado foi vamos ver um exemplo assim eh você você foi a um lugar que de de de de costumes e Morais você dentro do firme propósito tem que est objetivo de não voltar mais a esse lugar
isso aí se eu vamos supor Alguém convidou Fulano vamos lá naquele lugar que a gente foi naquele dia você Opa Não não vou né então a o a eficácia é isso eu não vou ali eu não vou mais porque a ali eu vou estar me expondo ao pecado é isso então é uma situação que vai acontecer realmente posteriormente Mas ela já tem que estar presente no meu arrependimento presente na minha contrição né Ou seja eficazmente eu não vou mais realizar aquilo né vamos supor uma pessoa que seja cometa o pecado de furto né então é
claro que é aí é mais difícil né mas por exemplo evitar ocasião Aonde esse tipo de coisa Fique facilitada só se for impossível de se evitar é diferente aí você vai ter que realmente num ato de esforço realizar aquilo e não e não pecar daquela forma tá E isso tem que valer para todos os pecados que a gente cometeu Ok até aqui tudo bem então agora vamos abrir pras dúvidas pra gente poder errar a aula de hoje é tenho tenho uma dúvida que é o seguinte se o estruturo aqui a coisa corretamente eh como no
no livro do Santo Afonso né ele frequentemente Ele conta né que é saudável você confessar com frequência né uma vez a cada semana uma vez a cada duas semanas ou que seja Mas se a pessoa só tem pecados veniais não existe a possibilidade de atrição porque você não perdeu o estado de graça e você não perdeu o céu é Não há necessidade né sim mas aí você só seria levado ao confissionário você só poderia ir ao confissionário no caso de uma contrição perfeita no falando você só tem pecado venial Olha o pecado venial ele não
tira graça e ele pode ser apagado também em outras ocasiões como por exemplo na na absolvição que o padre dá no início da missa apaga os pecados veniais então se você de fato não cometeu nenhum pecado mortal Você apagou seos pecados veniais vive uma vida da Graça não existe por ter tanta frequência na confissão eh na verdade na na prática de uma paróquia vamos dizer assim né isso Varia muito de pessoa para pessoa né Cada um tem os seus problemas pessoais mas em geral assim é você confessar uma vez por mês né o não é
possível né que a gente tem que pelo menos ter algum esforço de evitar o pecado agora indivído sem tá com nenhum tipo de inclinação ao pecado levar uma vida justa honesta em estado de graça não existe uma necessidade de se confessar toda semana né como um hábito assim vou me confessar eu tenho que me confessar uma vez por semana até porque numa situação assim Pode muitas vezes faltar certos pré-requisitos que a gente viu hoje né porque não vai ter nem matéria pro Sacramento né exato oago da pergunta é esse né se você só com pecal
e você vai se confessar por exemplo você faz parte você se confessar Mas aí você confessa exatamente mas aí você confessa porque de alguma maneira aquilo faz parte da devoção endeu mas não é uma necessidade né tipo assim se você não confessar você vai estar pecando não você na verdade você não confessou justamente porque você não pecou né mas como faz parte da devoção e você quer participar daqueles atos religiosos você vai lá e confessa seu pecado mas numa situação vamos imaginar uma situação hipotética onde você não tivesse pecado nenhum zero Então o que se
faria no confessionário O que que você confessaria no confessionário O que você já confessou e já foi completamente Perdoado entendeu a gente tem que muitas vezes analisar isso né Mas de fato na realidade o que que acontece O pecado é um negócio que tá sempre diante de nós né e muitas vezes a gente confessa Toda semana é porque precisa não é nem porque Mania não é porque precisa Ih eu cometi um pecado ali às vezes fica dúvida eu fiz tal coisa será que eu cometi pecado aí o que que vai te ajudar o que vai
te ajudar nesse caso é uma direção espiritual inclusive quando a gente falar de confissão a gente vai ver a diferença de falar com o padre no confessionário e falar com o padre na direção espiritual um é é pecado o outro é correção conselho e ajuda a vencer os defeitos dominantes o que a gente leva no confissionário são os pecados elenco isso isso isso isso tantas vezes FZ isso tantas vezes fez isso tantas vezes FZ isso Direção Espiritual aí o padre vai moldar você de acordo com aquilo que são os seus defeitos dominantes ele vai te
dar conselhos ele vai te orientar a realizar certas coisas aí já vai te ajudar nesse nesse lado nesse lado mais pessoal né mais próprio de cada um professor Qual a diferença entre pecado e o mortal seria o mortal são os pecados deliberados cometidos contra Deus principalmente elencados ou relacionados com os 10 mandamentos né O pecado venial é algo que é cometido sem uma intencionalidade deliberada ele escapuliu de nós por isso que não violou a graça não foi deliberado o pecado mortal eu decido realizar por vontade própria vou fazer pum aí é mortal agora uma coisa
que você escapa de você por uma fraqueza sua por uma mania sua sem deliberação e não contendo matéria grave o que que é matéria grave é o que está elencado nos 10 mandamentos Esse é o pecado mortal é o pecado deliberado em matéria grave como está elencado lá nos 10 mandamentos tá então mortal é isso é deliberado eu estou sempre diante do seguinte eh foi me proposto algo ruim eu poderia rejeitar mas por apego ao pecado eu falei não vou fazer é deliberado né a deliberação é o que marca o pecado mortal tá pecado venial
não pecado venial não é deliberado ele acaba sendo como que mais ou menos um cacoete do erro sem uma vontade deliberada de de ofender a Deus e de transgredir a vontade do Criador por um por um bem que eu considero quando Na verdade é um mal tá eh porque e até até nisso é interessante te lembrar aqui toda vez que a gente peca a gente acha que nós estamos fazendo um bem para nós não é você nunca acha que você vou vou fazer um mal para mim não vou fazer um bem para mim mas aquele
bem viola as leis de Deus não é só quem quer o mal pelo mal é o demônio demônio faz o mal pelo mal né o ser humano não ele acha que ao pecar tá fazendo uma coisa boa para ele uma coisa agradável uma coisa que vai trazer para ele um benefício né mas aí quando ele faz aí bate o peso daquilo que você fez na consciência caramba eu fiz isso entendeu então isso aí é o pecado mortal né e o que acontece nos países que as pessoas xingam né falam palav e Pois é São Pio
X teve esse problema na na Itália né ele quando era Bispo de mantua Se não me engano Bispo de mantua os italianos tê uma mania de xingar palavrão com o nome de Deus né Eu não sei como é que eles conseguem fazer isso mas eles conseguem el todo palavrão italiano tem uma virgem maria no meio tem um santo é um negócio esquisito para caramba então é um costume Bárbaro mas os os italianos não faziam isso por maldade não pelo contrário virou um hábito assim corriqueiro que muitas vezes não era nem pecado mortal mas era algo
que era escandaloso né o palavrão Pois é o palavrão é um negócio complicado porque o uso do palavrão de forma deliberada com intuito de agredir e tudo mais tal é bom é o pecado mortal agora você deu uma topada com dedo no pé da cama e sem querer saiu uma palavra puf mais inesperada aí não aí é um pecado venial não é não é o aquilo ali você não fez deliberadamente entendeu Às vezes você nervoso discutindo com uma pessoa você deixa escapar um palavrão você não teve a intenção assim direta de fazer isso agora usar
palavras Morais torpes de forma deliberada aí não aí você já comete um pecado grave né E muito mais se se forem se estiverem relacionadas com coisas sagradas aí é pior ainda pecado mortal pode se encrer somente na mente pensamento pecar por pensamento sim pode mortalmente pode pode pode por pensamentos palavras e obras são as três maneiras que a gente pode pecar pensamentos palavras e obras né Aliás o o o pecado pro pensamento é o que a gente fica mais tranquilo para fazer porque não tem ninguém vendo ninguém vendo assim entre aspas né o criador está
vendo mas mas assim a pessoa tá ali né Ah entendeu é o pecado por pensamento você desej é já desejou no no coração você já pecou Quando Você desejou aqui dentro você já pecou né mas aí é é assim então por pensamento pode se pecar mortalmente também perfeito então senhores vamos fazer uma oração pra gente encerrar nosso auxílio está no nome do senhor pai do filho e do Espírito Santo i [Música]
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