Cristologia (Parte 1) - Curso de Teologia Básica

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Video Transcript:
[Música] [Música] olá este é o curso de teologia básica da prime teologia vamos a partir de agora abordar o estudo da cristologia ou seja aquilo que a teologia fala a respeito da pessoa de jesus cristo como jesus cristo é o centro da fé cristã nós vamos dedicar um espaço maior portanto essas serão três aulas separadas mas abordando diferentes aspectos da vida do ministério e daquilo que a bíblia fala a respeito de jesus cristo como iniciar pensando um pouco sobre as idéias teológicas sobre jesus cristo normalmente se pensa em jesus a partir do seu nascimento seja
o jesus homem mas a bíblia remete a uma explicação mais profunda ou seja que ele existia desde a eternidade como já vimos como parte da trindade sendo assim em cristo estava pré encarnado na eternidade ele já existia e nós precisamos pensar que se olharmos para a bíblia dissemos 'não jesus começa apenas no seu nascimento significa então que ele não faz parte da trindade significa também que se ele não faz parte da trindade ele não é deus e se ele não faz parte da trindade não é deus tudo aquilo que ele falou a respeito de deus
de si mesmo é mentira sendo mentira não há necessidade de acreditarmos em mais nada e portanto não existe a fé cristã não é o que nós entendemos a partir das escrituras por isso precisamos lembrar que jesus cristo teve origem celestial ele estava no céu desde a eternidade ele participou da criação se compararmos o início da bíblia gênesis e compararmos com o início do evangelho de joão ramos que jesus cristo tem envolvimento na obra da criação como o verbo divino ele se relaciona com deus pai deus filho espírito santo compartilhando da sua glória desde a eternidade
mais tarde quando jesus vai ser batizado e joão batista vai dar testemunho a respeito dele embora cronologicamente joão batista seria mais velho um parente máquinas eu antes tinha conhecimento de si jesus homem ele reconhece que jesus o precedia ou seja entendia essa eternidade de cristo se nós não tomarmos cuidado podemos cair alguns equívocos por exemplo a seita conhecida como testemunhas de jeová fala sobre jesus criado sobre jesus que é menor no que deus não sendo parte da trindade então precisamos reforçar essas idéias jesus cristo tem a mesma essência de deus os profetas ao longo da
história principalmente no antigo testamento anunciaram a eternidade desse cristo jesus falou acerca de si mesmo reafirmando a sua existência e interno o apóstolo joão quando escreve seu evangelho também época lipsy fala sobre o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo ou seja muito antes da cruz o testemunho do apóstolo pedro também na sua carta reafirma essa ideia da preexistência do plano divino de viagem jesus que foi elaborado antes da fundação do mundo tendo dito isso temos de partir para análise o entendimento melhor do que significa encarnação ou seja o deus que se faz
carne cristo revela se com uma natureza totalmente humana se pensarmos sobre esse deus homem vamos lembrar de tudo aquilo que os profetas falaram a respeito da vinda do messias especialmente isaías ele fala que um dos nomes de jesus seria emanuel que significa o deus conosco ou seja é esse menino que nasceu é a encarnação de deus também fala sobre o seu nascimento virginal essa não é uma questão profundamente de batida na teologia brasileiro já que a maior parte das igrejas evangélicas entendem pela fé que jesus nasceu de uma virgem mas qual era o propósito da
encarnação podemos pensar em alguns propósitos relacionados com essa decisão divina e soberana de se enganar revelar melhor para o ser humano quem deus é é difícil o efetivo pelo pecado pelo sangue o sangue é essencialmente humano cumprir uma aliança que havia sido estabelecida com deus através de davi destruir também as obras do diabo na carne vencendo o pecado eo mal e se oferecer como um sacerdote humano intermediador entre deus e os seres humanos e o seu povo nós não podemos questionar a divindade absoluta nesse cristo encarnado afinal de contas ele possui atributos divinos vejamos a
eternidade a une ciência onipotência a imutabilidade ele faz coisas no seu ministério que somente deus poderia fazer por exemplo ele perdoa os pecados ele dá a vida ele ressuscita os mortos e afirma que julgará todas as pessoas também quando observamos os títulos os nomes divinos a respeito de jesus cristo vemos que isso está em 35 na formação desse entendimento é chamado de o filho de deus é chamado de senhor como já vimos antes que equivale o termo de e arroz de jeová é chamado de o próprio deus era chamado de rei dos reis e senhor
dos senhores e ele mesmo disse que era deus a perfeita humanidade desse cristo também não deve ser minimizada nós não podemos falar de um cristo cósmico de um ser espiritual que está aí solto mas é um homem que habitou um determinado tempo num determinado espaço ele possuía um corpo humano e esse corpo humano se desenvolver o beijo feto até chegar à idade adulta e ele referia se a si mesmo como o filho do homem ou seja um ser humano ele estava sujeita às limitações humanas por exemplo sentia fome sentir sede sentir cansaço sentia também emoções
a união da divindade e da humanidade deste cristo encarnado é essencial para o estabelecimento de uma cristologia bíblica a união das duas naturezas tem um nome técnico o nome teológico que é unir não impôs tática ou seja é esses atributos divinos esses atributos humanos tinham uma relação harmoniosa que equivale dizer que jesus cristo era 100% deus e 100% homem o caráter da união era inconfundível era imutável é indivisível e era inseparável quando nós pensamos nisso de uma perspectiva humana talvez seja muito difícil de entender a nasa premissa do nosso estudo tem sido a fé naquilo
que as escrituras revela ou seja jesus cristo era deus ele é onipotente ele tinha todo o poder mas se sujeitou e nós vemos isso mais detalhadamente a seguir a deixar de lado alguns aspectos da divindade para exercer seu ministério por exemplo se ele não fizesse isso não poderia morrer porque deus não morre jesus cristo tomou sobre si uma decisão e neste plano eterno ele precisava realizar o que se chama de o alto esvaziamentos é um conceito tecnológico baseado na palavra que nozes encontrada no texto de felipe pences capítulo 2 do ciclo 7 antes a si
mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo tornando sem semelhança de homens e reconhecido em figura humana diz a tradução de almeida a teologia reformada vai discutir como aconteceu esse esvaziamento e como ele pode ter deixado de lado alguns atributos divinos em com isso comprometer a sua divindade vamos lembrar então o texto define pensa no capítulo 2 que vai falar que cristo existe em forma de deus a palavra grega que é morphy que significa uma forma visível ou seja a sua natureza mas a mesma palavra aparece em outros textos dos evangelhos relacionando o conceito como
uma forma um pouco distinta daquilo que os homens viviam então se deus não tivesse assumido esta forma corpórea e jesus nós entendemos que o termo fala que ele é da mesma substância ou da mesma natureza de deus o alto o vazamento foi algo que cristo impôs a si mesmo envolve tudo que ele fez nascer desenvolver seu ministério morrer e ressuscitar a acender os céus e ainda o que virá na segunda vinda ou seja ele tinha a aparência de homem ele viveu como homem mesmo assim era completamente deus a idéia de altos vazamento é bastante debatido
em alguns livros de teologia sistemática mas a essência deste pensamento tem a ver com jesus sendo homem e ser deus um dos aspectos dessa divindade humana revelada de uma maneira única em toda a história através de cristo também nos remete ao debate da impecabilidade ou seja se nós pensamos que cristo tinha duas naturezas e ele era deus logo ele não poderia pecar mas alguns questionam se isso não tornaria o sacrifício de cristo menor uma vez que ele não estava nas mesmas condições porque todos seres humanos pensar um pouco sobre isso jesus cristo é essencialmente santas
escrituras dão testemunho de sua vida sem pecado ele foi chamado santo desde o seu nascimento ele desafiou aqueles questionar a provar que ele tinha algum pecado nada do que jesus falou pode fazer com que ele fosse acusado está pecando ele guardava todos os mandamentos da lei judaica momentos antes da sua crucificação ele foi declarado inocente várias e várias vezes o apóstolo paulo atestou da empregabilidade de cristo assim como fizeram pedro joão e também o autor de brews esse debate sobre a empregabilidade é talvez um pouco difícil de ser tratado no dia a dia das nossas
igrejas mas a a teologia se preocupa em analisar o que a bíblia diz a bíblia afirma que cristo foi tentado com um ser humano e também diz que deus não poderia ser tentado mas o fato é de que as tentações jesus no deserto realmente aconteceram tinha a ver com todos os aspectos onde ele poderia ter cedido onde ele poderia ter entrado segue assim como adão fez ou seja o mesmo diabo que tentou adão e viu pecar cantou jesus e não o viu pk uma melhor compreensão dessa natureza divina essa natureza humana as idéias de que
isto podia e aquilo que ele não podia aquilo que ele optou por fazer aquele porque ele optou por não fazer não ser melhor reveladas no estudo cuidadoso dos evangelhos que fala sobre a vinda de jesus mas existe todo um arcabouço no antigo testamento que remete a elementos sobre a vida de jesus que vão ser cuidadosamente revelados ao longo do seu ministério terreno portanto nós partimos de dois pontos de vista o primeiro é de que as escrituras são perfeitas e por isso tudo que elas revelam a respeito desse deus homem é verdade segundo de que se
jesus não completou a obra para o qual havia sido internamente destinada a fazer não há sentido em falar da fé questão vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto [Música]
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