e quando coloca uma nota sozinha ela só uma nova agora eu pego outras notas Coloca ela sim sequência mesmo sendo diferentes mas que dão sentido musical que eu tenho um negócio ali que a gente chama de melodia mas aí se eu pego essa melodia essas notas que antes eu tocava uma depois da outra e coloca agora uma em cima da outra ou seja tocando tudo junto quando eu faço isso eu tenho um negócio chamado de acorde Que por sinal a denominação disso é a combinação de três ou mais sons e é justamente com esse acorde
que Harmonia tem a ferramenta para começar a funcionar eu posso usar nessa harmonia a melodia mais os acordes ou só os acordes alguns casos até a melodia também mas para que fique fácil aqui de você perceber isso por um ver um exemplo na vida real eu tenho aqui o parabéns para você parabéns para você uma música que todo mundo conhece todo mundo canta Mas normalmente faz isso só com a melodia e E aí Ah mas isso colocar junto com essas notas da Melodia do parabéns para você também acordes ou seja para dar um preenchimento ali
para dar um corpo diferente para ficar um sentido musical diferente olha só como sou eu E isso acontece pessoal porque além da função do acorde de preencher mesma música deixar mais cheio mais bonito ele também tem um negócio que é chamado de função harmônica essa função harmônica ela tem o papel de causar alguma sensação para gente seja uma sensação de movimento ou até mesmo o negócio de tencionou resolveu tem seu novo tem uma sensação de repouso vamos ver agora o mesmo parabéns com essas indicações 1 E aí é para você entender mas ainda fica mais
fácil Vamos Fazer uma comparação aqui com a partida de futebol todo mundo sabe que o objetivo de uma partida de futebol é fazer o gol mas se eu for um pouco além ainda eu sei que na verdade o que eu quero é comemorar a vitória do meu time é fica feliz que eu time ganhou é daí tem que zoar meu amigo que torce por que meu posto e como isso é possível através dos jogadores E como que esse jogadores jogam por quê que eles fazem o que eles estão fazendo através de um técnico que comanda
tudo isso agora que você for comparar isso com a música É como seu gol e depois o resultado do gol fosse a sensação o que eu quisesse transmitir com aquilo meu objetivo os jogadores por sua vez são os acordes imagina que eles tocando a bola em crescia ali fazendo uma ligação que o objetivo é o gol forma ali uma melodia com os acordes e o técnico é quem dita a coisa toda ali Ah quem coloca de repente o fundamento coloca um tiro Coloca um vídeo Coloca ordem na casa e eu e sim quando eu tenho
tudo isso funcionando eu tenho agonia e pessoal tem um ponto aqui para vocês prestarem bastante e para não se confundir quando eu tenho uma sequência de acordes tipo sol seminole menores é maior isso na verdade é chamado de progressão harmônica que essa sequência E aí sim quando eu tenho uma função por de trás desses acordes eu tenho a função harmônica a minha agonia a gente acabou apelidando tipo faz uma monumental toca amanhã de tal música A qual que é a agonia daquela outra música porque acaba ficando mais fácil em um outro ponto é que quando
os acordes eles têm relação entre si ou seja eles não são isolados que estão dentro de uma tonalidade automaticamente esse acorde vai ter uma função então no final das contas você tem uma progressão harmônicas mais que já tá sendo atribuída uma função tá nesse ponto do vídeo já entendeu que você tem uma sequência de acordes que é uma progressão harmônica essa progressão harmônica Tem uma função cada acorde ele vai ter uma função e aí quando você analisa a função para você vai ter a função harmônica e chega assim o resultado da análise da harmonia Mas
você também pode estar se perguntando como é que eu usei a função de cada corda e aonde eu acho esses acordes com é o e para fazer isso pessoal para descobrir isso a gente vai usar um negócio que é chamado de campo harmônico simplesmente porque ele me permite a cada nota por exemplo sete notas musicais ele permite ao criar acordes a partir dessas notas e na sequência atribuir uma função com para o campo harmônico como se fosse um uma família trabalhando ali no negócio familiar pensa o seguinte que eu tenho ali no mercadinho da família
eu tenho cada membro da família todo mundo é parente ali o pai a mãe o filho filho todo mundo tá ali trabalhando no mesmo lugar cada um tem uma função dentro no mercadinho então o mercadinho ele é a tonalidade ao lugar onde as coisas estão acontecendo a família todo mundo tem uma relação são os acordes e o que Cada um faz entra no mercadinho tipo um trabalho no caixa na administração ou em qualquer outra coisa tanto faz cada um tem uma função definida e quando você junta tudo isso aí sim você tem a língua Harmonia
acontecendo colocado no mercadinho alguém consegue realizar uma tarefa bem sucedido mas montando fazendo isso musicalmente agora eu pego as sete notas musicais do e é mi fá sol lá e si a propósito quando eu faço isso eu posso até repetir a última que é um dó mas eu não vou usar ela que não porque no WhatsApp perguntar o campo harmônico eu tenho uma escala de dó maior e ela sou desse jeito aí é uma vez que você tem essa escala montada ela vai ser a base para você formar todos os outros acordes em uma maneira
que eu faço isso é simplesmente empilhando terças eu uso conceito de empilhamento de terça isso quer dizer que eu pego a nota Dó conto três e a próxima nota que vai ser que vai formar o meu acorde eu faço isso com todos o ré ré mi fá terceira nota e empine uma terça come mi fá sol terceira nota e vou empilhando uma terça eu faço isso com todos eu vou chegar em todas as terças baseadas nas notas da Minha escala vamos ouvir como isso sou eu E aí pessoal como nosso acorde aquele alumínio uma Pinha
Deus a gente precisa de três notas a gente vai repetir o processo agora começando o das notas que a gente achou pega a primeira nota dessa formação nova que seria o ponto 3 mi fá sol eu tenho a terceira nota correspondente ao primeiro corte vou aplicar essa lógica em todos os outros o Acorde de ré que o próximo que eu achei eu faço ao lá vou imprimir uma terça e vou fazendo isso usando a mesma lógica feito toda a gente tem todas as nossas crianças montadas só que um detalhe importante você pode continuar isso você
pode empilhar de repente uma outra nota que deu uma até trade ou até mesmo um acorde com cinco novas mas a gente vai até aqui para você não se confundir agora Com todas essas combinações de notas eu consigo dar um nome para cada acorde eu não vou explicar como eu faço isso aqui no jeito nesse vídeo vai ficar enorme e eu vou ter que explicar um monte de conceito que provável vai te confundir mais caso você se interessar termina de ver esse vídeo e no link do vídeo que tá aqui na descrição Agora sim analisando
essas notas que eu chego Por conseguinte os acordes O primeiro é um dom maior segundo é menor em menor fala maior só o maior lá menor esse menor com a quinta Bemol Bemol 15 vamos dar uma ouvido 1 E aí pessoal além dos nomes dos acordes representados pelas cifras as letras do alfabeto a gente também consegue atribuir números que acabou ficando mais fácil e padronizou para a gente analisar a agonia aí é bem simples eu vou na sequência mesmo o dó é um e todos os outros vão na ordem 1 2 3 4 5 6
7 eles agora você já sabe quais são os acordes o que que ele tem ali de número e aonde ele tá Qual o grau ele corresponde nosso próximo faço é finalmente saber qual que é a função de cada acorde de si e para isso a gente se conhecer as funções que são três eu tenho a primeira delas que a função chamada de tônica que ela encontrada no primeiro grau ou seja um acorde de dó e essa função aqui de tônica ela responsável parte dão um relaxamento uma sensação de repouso uma sensação de chegada e é
a segunda função é o Acorde de dominante que a gente encontra no quinto grau e ela é exatamente o oposto da tônica ela já dá uma sensação ali Detenção de estabilidade alguma coisa que precisa ser resolvida e no 4º grau Eu tenho um sub dominante quem ele é como se fosse um meio do caminho das duas coisas como é que você tá nele você pode ir tanto para o Acorde de dominante quanto você pode ir para o Acorde de tônica é a beleza aí eu sei que você deve tá pensando agora eu sei que o
primeiro grau é tão única o 4º grau só dominante o quinto gravar dominante e os outros que que eu faço com os outros esses outros eles são exatamente as mesmas funções A única diferença aqui que esse 14 e 15 tônica subdominante e dominante eles são mais fortes você consegue perceber essa função muito mais visível ele é muito mais perceptível agora nos outros graus Essas funções elas também acontecem só que elas são consideradas as mais fracas você acaba não percebendo tanto não terceiro grau a gente tem uma função também de tônica uma tônica mais fraca e
no sexto grau também uma função histórica também mais fraco uma dominante ele acontece no quinto grau e também no sétimo que eu acorde com bastante tensão E aí sobrou o segundo grau que é um acorde de subdominante Agora se liga nesses exemplos práticos de músicas conhecidas como você percebe isso caminhando pelas músicas você percebe os acordes acontecendo algumas músicas com a melodia não E olha como isso sobre os nossos ouvidos o e a música Let It Be dos Beatles 1 E aí E aí é mas é por número dois como é grande meu amor por
você de Roberto Carlos A [Música] [Aplausos] [Música] Ah e não exemplo de número 31 Beethoven o [Música] E aí é uma vez Agora que você já sabe o campo harmônico que já sabe também com os acordes cada grau de cada acorde e a também a função de cada acorde basta você analisar uma música para entender o que que tá acontecendo aí vamos pegar de exemplo aqui como é grande o meu amor por você ela começa no 2º grau que é um acorde de ré menor que tem a função ali de subdominante Depois disso ela vai
pegar um acorde de sol maior que tem a função de dominante com o quinto grau e depois ela vai para o primeiro grau que vai dar uma sensação ali de repouso que eu acorde de tônica feito isso a gente vai para o terceiro grau que também tem uma função de tônica Mas lembra que uma função mais enfraquecido depois Profa maior que é o 4º grau com uma função de Sub dominante o quinto grau que é uma função de dominante vai tencionar mais para resolver na tônica que é o primeiro grau e uma coisa também muito
legal aqui aqui já que você identificou cada acorde com a sua função você pode substituir o Acorde e manter a mesma função em alguns exemplos não vai dar um sentido musical tão claro de quanto música é ou não vai ficar tão bom e vai fazer algumas outras coisas para que será corte muito bom mas ele vai ter um conceito fazendo um conceito Esse é o primeiro passo é o nosso ponto de partida então não primeiro acorde aqui que era um re menor tem a função de Sub dominante eu substituído pelo facto e também tem função
subdominante você não pode criar um dominante um acorde de sol e substituí-la pelo último que não se menor de não cinco ele vai dar um pouco mais de atenção aí talvez não fique tão legal mas certamente ele funciona precisa lugar o próximo acorde que é um DOC tem a função de tônica porque ele tem sono bem um acordo anterior e Teoricamente agora resolveria para substituir pelo sexto grau que é um acorde de lá menor que o relativo de dó profissional ele é uma tônica Mas lembra que era uma tônica um pouco mais enfraquecido eu faço
uma corda que o menor também tem a função icônica eu deixei ele como tá no próximo acorde que ele seria um sofá maior com a função de Sub dominante eu fiquei por é menor que o mesmo subdominante aí mais fraco e os dois últimos só para concluir a música não ficar tão uns 15 eu deixei o Acorde de sol maior que o dominante e depois o DOC a tônica e ficou Olá [Música] pessoal esse conceito de harmonização você tem vários estágios e várias coisas para serem feitas só quem é só uma ideia para você saber
como que funciona e qual que é a lógica por trás se você quiser saber um pouco mais sobre isso dá uma olhadinha no meu curso online Milan Drew. Com.br aí outra coisa tudo isso que eu falei aqui é um conceito pessoal eu usei o Dom Maior pra ficar mais fácil de visualizar e você conseguir enxergar e entender as coisas mas você pode aplicar em qualquer outra tonalidade em qualquer outros carros inclusive o que a gente fez aqui gerou uma fórmula para gente o primeiro grau ele vai ser sempre maior então eu pego a outra tonalidade
e eu já a nota vai ser o acordo que eu escolher Pois é o sol maior o segundo grau ele vai ser sempre menor mesma coisa que segundo grau de sol é lá então já sei quem vai ser um lá menor o terceiro grau ele vai ser menor sempre menor o 4º grau ele vai ser sempre maior o quinto grau também sempre maior o sexto grau menor e o sétimo grau ele vai ser menor com a quinta Bemol isso aqui na verdade que eu acabei de falar uma forma do campo harmônico maior então resumidamente que
que você faz você monta a escala impedir as terças e ver qual a cor de gel para você entender um pouco mais sobre os conceitos que eu usei aqui nesse vídeo que aconselho dar uma olhadinha nesse curso de teoria completo musical aqui em uma hora onde eu falo sobre todos os conceitos necessários para você entender e como farmácias acordes se escreve por aqui Valeu e até o próximo