INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE MARX com JOSÉ PAULO NETTO (primeira parte) - PPGPS/SER/UnB, 19/04/2016

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Ivanete Boschetti
Video Transcript:
eu queria começar agradecendo a meu pai a minha mãe aos meus dois filhos H um cachorro que eu tenho chamado Pablo não é ass não é que sucessor do Lenin e não é assim que a gente começa também é ao meu povo evangélico primeiro Bom dia para vocês eu queria agradecer essa Generosa acolhida de iete Dani eu que me sinto honrado de ter sido convidado para estar com vocês hoje e parcialmente amanhã e dizer que eu acho que é difícil a gente encontrar um loucura não é mas eu acho que tanto ivanet quanto Daniela estão
mais ou menos no mesmo nível porque anunciar o método em Marx em 6 horas já é uma maluquice e maluquice maior é alguém aceitar essa proposição não é Ou seja eu e vocês que eu vou fazer aqui hoje de maneira que eu espero que seja rigorosa de maneira muito simples é colocar alguns dos parâmetros Inclusive a partir da própria enta desse curso que já tá construída há alguns anos aqui na na UnB alguns elementos para que se possa pensar a discussão metodológica em Marx não irei não me atrevi eu sou ousado mas não sou irresponsável
eh a dizer a vocês nada mais do que nós vamos conversar sobre como nos aproximar a discussão teórico-metodológica de Marx não mais que isso vocês têm já uma bibliografia na disciplina Daniela me mostrou ontem os vários módulos eu vou me ater aqui nessas parcas 6 horas que temos a conversar com vocês insisto com com Rigor mas de maneira a mais a que me for mais eh didática possível mesmo considerando que fundamentalmente os presentes aqui estão vinculados a um programa de pós-graduação e eu digo que a gente tem que começar a ponderar com cuidado os programas
de pós--graduação não é né no mundo inteiro a partir de 2000 e é um Marco para isso que é o chamado documento ou protocolo de Bolonha que foi firmado em Bolonha pelas autoridades universitárias da União Europeia e constituiu-se a a concepção da formação Universitária segundo os ditames do Banco Mundial e do FMI ninguém pode ficar na universidade europeia mais de 8 anos Isso significa que os cursos de graduação não excedem 3 anos e meio o doutorado não excede 1 ano e meio perdão o mestrado não excede 1 ano e meio e o doutorado não pode
exceder 3 anos esse modelo é um modelo fatal para o desenvolvimento das ciências Ci não apenas das ciências sociis vocês terem uma ideia eu t regressando a pouco da Europa inúmeras universidades sérias sérias para o mestrado já não exigem mais uma dissertação bastam dois artigos publicos em revistas index processo começa a chegar ao doutorado o que está ocorrendo é um barateamento uma vulgarização ah desses títulos no Brasil o quadro que começa eu diria um pouquinho depois começa por volta de 2003 2004 é mais ou menos o mesmo então a gente tem alunos eu espero que
não seja o caso de nenhum de vocês mas a gente tem alunos que chegam ao mestrado semianalfabetos e saem do doutorado analfabetos especializados Então por tudo isso é sempre bom começar do princípio porque isso não atinge igualmente ao conjunto E agora me refiro a discussão nas Ciências Sociais e humanas isso não atinge igualmente ao conjunto dessas ciências algumas foram mais vulnerabilizadas do que outras mas sobretudo algumas matrizes teóricas foram mais vulnerabilizadas que outras e aquela que penso eu foi a mais atingida não foi a única é aquela que diz respeito à tradição crítico dialética não
é o que se fala e o que se escreve sobre Marx hoje reina fronteira da barbaridade reina a fronteira da barbaridade eu acompanho de alguma maneira o debate das Ciências Sociais no Brasil e fico horrorizado com afirmações de doutores de pós-doutores de mestres aclamados não é que dão assessoria e Consultoria e são frequentemente chamados a dar entrevista em redes de televisão que são verdadeiras barbaridades então eu vou imaginar aqui que todos nós não vocês não Todos nós somos muito ignorantes e vou fazer algumas formulações que provavelmente para alguns serão já de conhecimento notório mas eu
vou fingir que elas são muito originais e vou pedir a vocês que também me deem o crédito eh que um crédito pequeno de 6 horas só de me ouvir e depois a gente tratar de discutir esse depois não quer dizer que eu impeça a manifestação de vocês que eu disser aqui que não ficar claro por favor interrompam levantem a mão como se for a uma aula num curso de pós-graduação Não mais do que isso Hum sinaliza se eu tiver no meio de um raciocínio eu vou pedir a vocês um momento de de tempo concluo a
minha formulação e passo a palavra a vocês e queria dizer que aqui é o espaço pra gente expor o nosso QI o nosso cosciente de ignorância aqui ninguém tem que ter vergonha de fazer pergunta tola nenhuma pergunta é tola tá claro a hora que eu vinha pelo corredor uma jovem doutoranda me foi apresentada e disse ah já conheço muito o senhor já li muito eu disse já sofreu muito ela disse não até que foi agradável Claro que ela foi simpática comigo não é a gente faz essas diplomacias eh eu quero ser entendido por todo mundo
por todo mundo que não fica claro por favor sinalizem uma das coisas mais complicadas em quem Leona tanto na graduação quanto na pós-graduação São algumas palavras mágicas uma delas é uma palavra que eu vou usar muito pouco aqui certamente Alguém vai me cobrar isso depois então já T vou antecipando eu vou usar muito pouco uma palavra que é uma palavra mágica dialética né o aluno chega na escola primeiro período tem um professor que fala em dialética o menino não sabe exatamente o que que é mas morre de vergonha de perguntar o professor disse isto é
um processo dialético e o estudante repete isso ao longo da vida como profissional e às vezes até como professor não sabe exatamente o que que significa eu brinco muito contando uma história que um amigo meu revelava com muito humor eu não tenho o humor dele trata--se de Leandro con falecido há pouco tempo o Leandro era tinha menos de 30 anos quando fez um curso no iseb o Instituto Superior de estudos brasileiros já no Rio de Janeiro ele fez um curso com o Professor Álvaro Vieira Pinto que foi um importante filósofo brasileiro no golpe de 64
naturalmente o isb foi arrasado e criou-se um IPM do e uma das figuras mais visadas era o Professor Álvaro viira Pinto O Leandro foi chamado para um depoimento com um coronel sobre o isb Leandro era apenas um depoente foi chamado como testemunha entrou lá numa sala um coronel muito educado recebeu disse a razão de chamá-lo e ao lado tinha um Sargento com uma máquina de escever reduzia a termo os depoimentos que vinha colhendo e o Coronel muito simpaticamente começou a indagar o Leandro sobre as atividades subversivas do Professor Álvaro viira Pinto e chegou um momento
e o Leandro percebendo do que que se tratava Começou a dizer que o Álvaro era um filósofo nada mais do que um filósofo e num determinado momento o Coronel resolveu apertar e disse mas o senhor não acha que os cursos do Professor Álvaro veira Pinto eram para subverter a legalidade constitucional instaurar o comunismo e agitar as massas o Leandro que era um diplomata disse não Coronel primeiro que as massas juntavam aqui assistindo cursos segundo que o pensamento do Professor Álvaro era um pensamento muito sofisticado muito abstrato E as massas não entenderiam o Professor Álvaro eh
usava muito a dialética nesse momento O sargento que tava lá reduzindo a termo voltou-se pro Coronel e disse Coronel que negócio esse mesmo Que coisa é essa mesmo de dialética que o senhor já ouviu várias vezes e eu até hoje ainda não entendi e o coronel que estava sendo muito educado com Leandro perdeu um pouco a paciência com Sargento e segundo Leandro respondeu da seguinte maneira Ô Fulano Eu já tentei te explicar isso não vou repetir olhou pro Leandro voltou-se pro pro S olha Sargento dialética é o seguinte as coisas são assim aí Os Comunistas
vêm e dizem que as coisas são assim o Leandro dizia que essa foi a melhor definição que ele teve de dialética eu vou usar pouco essa palavra aqui mas se eu usar não tenham façam como o sargento Zé Paulo Que coisa é essa que a dialética Vamos trabalhar o objeto das nossas conversas aqui é Marx na disciplina de que essa palestra de hoje faz parte a questão é pensar método o que significa que nós vamos tratar aqui de uma das matrizes das Ciências Sociais eu diria que as Ciências Sociais que se constituem no século X
se desenvolvem a partir de três matrizes fundamentais a primeira Matriz é o pensamento de mar a segunda Matriz é o pensamento de Jim a terceira Matriz é o pensamento de Weber nas obras desses três homens estão os fundamentos teórico-metodológicos das Ciências Sociais isto não quer dizer que conhecê-los é conhecer as Ciências Sociais o último a falecer deles foi Weber que morreu em 1920 quase 100 anos depois nós estamos em 2016 as Ciências Sociais se desenvolveram se transformaram Mas neste desenvolvimento e nessa transformação as impressões digitais de cada um desses três pensadores ou as as impressões
digitais de todos esses pensadores estão nítidas para caricaturar eu costumo dizer que a última novidade nas Ciências Sociais foi a morte de Weber claro que é uma caricatura várias tendências das Ciências Sociais de 1920 até hoje des tendências que estavam contidas no pensamento desses três autores algumas tendências buscaram fundindo ou criticando esses três autores ou um ou dois deles várias tendências tentaram Inovar entretanto se conhecendo esses três autores nós não conhecemos o acervo das Ciências Sociais na sua totalidade sem o conhecimento desses três autores nós não conhecemos nada das Ciências Sociais são três autores muito
diferentes composições não apenas distintas mas composições colidentes conflitantes e sob vários aspectos posições antagônicas entretanto eles constituem sem qualquer sombra de dúvida de maneira incontestável as matrizes das Ciências Sociais eu diria que o menos conhecido é Marx nós vivemos num país que foi sempre francófono francófilo jkim tem uma fortíssima influência na cultura brasileira por via da nossa francofilia e da nossa francofonia a posição de Weber é um pouco diferente poucas foram as tendências German folas na nossa cultura mas Weber Teve bons autores brasileiros que o incorporaram eu penso Por exemplo em Raimundo faoro aquele livro
clássico os donos do Poder eu penso no trabalho de Sérgio Buarque de Holanda e na segunda metade do século XX penso no trabalho do professor Gabriel k entre tantos que poderam ser citados ou seja embora Weber não tenha o peso que Jim teve na formação acadêmica brasileira Weber tem uma incidência que eu diria que que é muito fiel ao seu pensamento a presença deim ainda precisa ser discutida no Brasil n quero lembrar para vocês que boa parte dos professores que vieram aqui para fundar a USP eram distração deiana n não foi por acaso que lev
andou pelo Brasil e escreveu tristes trópicos a situação de Marx é uma situação muito mais complicada Por que que ela é mais complicada primeiro lugar pela Fortuna editorial da obra de Marx Marx morre em 1883 há duas obr Marx duas obras uma delas em coautoria com engels que é absolutamente fundamental pra gente apreender a Gênese das suas concepções teórico-metodológicas Eu me refiro à ideologia alemã a ideologia alemã foi publicada pela primeira vez em 1932 em 1932 já estavam mortos e sepultados um Aliás nem sepultado que a múmia dele tá até hoje lá na praça vermelha
já estavam mortos Rosa Luxemburgo Lenin plean fr mering todos os principais teóricos daquilo que depois da morte de Marx se chamou Marxismo eles não conheceram esses textos Lenin não conheceu a ideologia alemã eu insista ela foi publicada pela primeira vez em 1932 Lembro que grams já estava preso e não teve acesso a esse texto esse texto é um texto para reconstruirmos o itinerário intelectual de Marx sabemos que é um texto de um Marx ainda jovem a ideologia alemã foi escrita entre 1945 e 46 precisamente no momento em que aquilo que constitui a originalidade de Marx
está se esboçando está se desenhando Eu lhes lembro que Marx nasceu em 1818 junto com Eng ele elabora esse texto antes de completar 30 anos de idade um outro texto que é fundamental este só de Mar são os grund recentemente publicados Brasil esse material veio à Luz pela primeira vez em 1939 1941 vocês vão de convir que não era um bom tempo para reflexão não é esse material sai numa precária Edição em 3941 a sua primeira edição mais filic mais correta tá em 1954 sem esses textos é impossível pensar o método de Marx agora observe-se
isso sai em 32 em 39 41 em alemão a nossa cultura sempre foi um pouco refratária a textos germânicos Eu mencionei H pco primo braso vai cuidar disso não de Marx mas da cultura alemã de maneira pensada para cências sociais é Sérgio boque de Holanda é nos anos 30 mas Marx não sofre apenas pelo destino editorial da sua obra ele sofre por uma coisa né É bom lembrar isso né as pessoas às vezes esquecem que esse tal de Carl Marx foi um militante comunista foi um revolucionário Eu costumo dizer que Marx quando entra na universidade
quando ele na porta da universidade é um espécie de um boi antes de entrar ele é esquartejado n então tem uma perna dianteira uma pata dianteira que vai pro departamento de filosofia a outra pata vai pro departamento de história um quarto traseiro vai pro departamento de Economia o outro quarto que sobra vai o departamento de Ciências Sociais agora o coração do Marx os nervos do Marx esses vão pra latrina Marx não teve bolsa do CNPQ não fez doutorado Marx não fez doutorado aquela dissertação de doutoramento que todo mundo cita é o equivalente hoje na universidade
hoje é o equivalente a uma monografia de fim de curso de graduação o doutor em filosofia se explica simplesmente pelo seguinte na universidade alemã da época você fazia os cursos para você poder lecionar você tinha que defender uma dissertação E aí você recebi o título de doutor é isso que é o doutorado de Marx e nem bolsa pós-doutor ele teve né Marx foi um revolucionário e por causa disso como é que o nosso Marx foi tratado Primeiro ele foi tratado pelos por aqueles que eram seus admiradores seus discípulos seus seguidores que inventaram uma expressão que
começou a entrar em circulação em 1881 com Marx ainda vivo ele reagiu fortemente ao uso dessa expressão documentado isso tem o testemunho de engs disse que a primeira vez que Marx ouviu falar em Marxismo ele disse olha eu eu não sou marxista Marx tinha toda razão inventou um novo credo uma nova religião nada disso se vocês observarem no conjunto da obra de Marx inclusive na titulação há uma palavra reiterativa a palavra crítica ser reiterativo nós Voltaremos a o que que isso significa em Marx crítica na medida em que essa gente aqui ó e quando eu
falo essa gente eu não tô me excluindo não viu na medida em que essa gente aqui tinha por objetivo intervir massivamente massivamente junto a trabalhadores era necessário popularizar as ideias de Marx era necessário divulgar as ideias de Marx para vocês terem uma ideia de como é que Marx morreu é bom contar uma historiazinha simples Marx morre em Londres onde Ele viveu a partir de 1849 em 1883 sabem quando a imprensa Londrina divulgou a morte de Marx quando um correspondente do time em Paris mandou um telegrama que foi publicado em Londres a notícia era a seguinte
Paris origem da correspondência onde tava o repórter repercutiu muito na capital francesa o falecimento do teórico socialista alemão Car Marx aí em Londres a imprensa de Londres não tomou conhecimento da morte de Marx o enterro de Marx foi muito Modesto líderes socialistas líderes de movimentos sociais é que acompanharam Marx as ideias de Marx expressão do movimento revolucionário Operário da época eram muito pouco conhecidas pelos trabalhadores elas só se tornam conhecidas pela ação da Internacional Socialista que entrou pra história com o nome de segunda internacional que foi fundado em Paris em 1889 e que tinha como
eixo de gravitação o partido socialdemocrata alemão este partido que foi o primeiro partido socialista de massas tinha escolas escolas de Formação política Escola de Formação sindical tinha uma imprensa própria e tornou-se uma enorme máquina ideológica através da imprensa da segunda internacional através do trabalho dos educadores da segunda internacional as ideias de mar começaram a penetrar no movimento operário e socialista mas atenção Isso foi um trabalho de divulgação foi um trabalho inicialmente necessariamente de vulgarização tratava-se de reduzir um universo temático monumental de forma a torná-lo acessível a trabalhadores e a militantes políticos o papel dessa divulgação
operada pelos publicistas da segunda internacional foi absolutamente importante e positivo mas ele teve além do seu verso teve o seu reverso as ideias de Marx foram brutalmente simplificadas a essa simplificação aqui não foi alheio o espírito positivista e cientificista que era dominante na Europa a aquela época essa divulgação introduziu várias contrafações no pensamento de Marx ademais de a obra de Marx ainda não ter sido inteiramente publicada Aliás não está inteiramente publicada até hoje [Aplausos] estão aqui algumas pessoas que foram Minhas alunas sabe que eu sou professor dos parênteses eu abro parênteses que não acaba mais
mas quero L dizer para aqueles que não me conhecem que eu fecho os parênteses e retomo o fio da miada viu Vamos abrir aqui um pequeno parênteses que que aconteceu com as obras de Marx e Eng Marx morre em 83 notem que ele havia publicado apenas o livro Um do Capital deixou os índices materiais e indicações paraa publicação de mais três livros do Capital na cabeça do Marx o capital se compunha por favor não confunda um livro com volume ou tomo o capital se compunha de quatro livros ele só concluiu um deixou bem organizado o
livro 2 deixou esboços para o livro 3 e manuscritos para o livro 4 ele morre em 1883 quero L dizer que Marx tinha uma péssima caligrafia não era uma má caligrafia era uma péssima caligrafia nos primeiros tempos de exílio em Londres para tentar ganhar a vida ele concorreu a um emprego ah numa ferrovia ele seria apontador foi reprovado porque a caligrafia dele não era o inglês a caligrafia dele era ilegível quem conseguia L marqu era a mulher dele e engels em 83 engels que vai morrer em 95 Marx morre com 65 anos de idade Engel
2 anos mais novo que ele sobrevive até 1895 engs morre aos 75 anos de idade Engel se encarrega dos manuscritos dos arquivos do Marx e publica o livro do do capital e o livro TR do Capital pega esse pacotão de materiais inéditos e entrega ao partido socialdemocrata alemão Entrega nas mãos de kaut e Bernstein na guerra de 14 o partido socialdemocrata alemão esconde esses materiais esconde esses arquivos na década de 20 com a ameaça fascista o partido social-democrata alemão transfere esses materiais para a Holanda lá que eles vão ficar até o fim da guerra no
meio do caminho com a Revolução Russa de 17 um pesquisador ligado aos bolcheviques ele não era de origem bolchevique mas depois ele se liga aos bolcheviques apresenta o plano de uma edição das obras de Marx e engels chamava-se sempre bom lembrar o nome desse cara Davi riazanov que vai a Holanda fotocopia nessa época era fotografia mesmo viu gente fotocopia materiais de marxes e recolhe outros que estavam espaços e leva para Moscou até hoje os dois grandes repositórios dos materiais de Marx se encontram em dois lugares em Amsterdã no museu de história social tá lá boa
parte do Acervo do Marx que tá aberto a pesquisa e uma outra parte foi para Moscou e agora está nas mãos explicarei em seguida de um de uma Fundação internacional que está se encarregando das obras de Marx o riasan a partir de 1927 cria o projeto da Mega essa sigla é abreviatura um acróstico do Alemão obras completas de Marx e engels que começam a ser ditadas no final dos anos 20 e essa Mega vai desaparecer no fim dos anos 30 essa Mega tirou em torno de 30 volumes divididos em livros etc é óbvio que que
ela acaba né é a guerra é a invasão da União Soviética pelas tropas nazistas mas também porque ranov desaparece nas purgas de Moscou de 3639 e ao regime estalinista não interessava de forma alguma difundir Marx nos anos 50 e 60 sai a meve tudo isso em alemão é um acrônimo de obras de Marx e engels mega obras completas a neve é uma seleção de obras de Marx e engels ela tem 39 volumes e dois suplementos na verdade 41 volumes é o material com o qual eu eu trabalho nos anos 70 surge um projeto novo bancado
pelos soviéticos e pela República democrática alemã hã Alemanha de Leste surge vocês vão encontrar essa sigla surge a Mega 2 obras completas de Marx e os mas não uma reedição daquela Mega lá de 30 e poucos volumes é uma edição que pretende reunir tudo o que Marx e engels escreveram comentes 70 não é já havia recursos filológicos para decifrar os textos de Marx você precisa de filólogo para trabalhar ali quero lhes lembrar que Marx não tinha Palm top não tinha telefone não tinha nada disso ele escrevia H molhando uma pena met era pena de G
mas uma pena metálica no tinteiro parte desse material tá desgastado pelo tempo além do problema de decifrar a letra do Sacana do Alemão projeto dessa Mega olhem por favor a diferença era de 100 volumes Olha o que que ficou de material inédito essa Mega começa a andar quando cai o muro e implode a União Soviética aí o que que faz interrompe durante algum tempo até que em meados dos anos 90 cria-se uma Fundação que retoma esse projeto e que ele está em andamento eles estão publicando mas agora por favor atenção os exemplares disso aqui e
dis isso aqui eram financiados pelo governo soviético ou vocês acham que o Zé Paulo intelectual da margem esquerda do Paraibuna tinha dinheiro para comprar isso se isso não fosse financiado né quem visita a minha casa vê essa coleção lá no alto esse cara aí deve ter uma grana não isso era baratíssimo agora a Mega 2 tem duas diferenças com relação à Mega anterior Primeiro ela é um empreendimento acadêmico que considera que a Mega um foi muito dirigida política e ideologicamente agora querci uma Vocês já estão vendo que eu sou crítico dessa da mega2 não é
quer agora um Marx que pode entrar na universidade sem nenhum problema e dois é um empreendimento comercial há volumes que custam entre atenção 300750 EUR quem tá comprando isso são universidades Fundações Não conheço nenhum milionário que esteja interessado em conhecer a obra do Agora é para dar uma ideia notem da quantidade de material que ficou sem conhecimento do que é das minhas limitadas pesquisas nesses materiais não virá nenhuma grande novidade porque tem muito esboço muito rascunho mas de qualquer maneira Dá para vocês terem uma ideia de como é diferente o destino a sorte a Editorial
de umime de um de um Weber e de um Marx fechei o parênteses e volto lá pros marxistas que estão divulgando a obra do Marx a partir de 1917 isso deixa de ser uma simples divulgação isso passa a ser também uma legitimação do Poder soviético quando esse poder se revela a partir dos anos 30 so Stalin uma ditadura policial é evidente que Marx se tor incômodo Por que que nós vamos meditar Marx inteiro olha que coisa curiosa o mais crítico dos pensadores passa a ser objeto de culto Marx disse Marx disse ninguém tem que discutir
nada né Tá Escrito Lá em Marx sobretudo quando esse Marxismo que está mais apoiado nas interpretações da segunda internacional aquelas interpretações para divulgação do que na análise das obras do próprio Marx houve aí portanto um reducionismo do pensamento de Marx pensamento de Marx não é a mesma coisa que Marxismo Atenção para isso o Marxismo parte de Marx mas não é Marx é claro que em face desse reducionismo os críticos de Marx deitaram e rolaram não é pobre do Marx que ficou dividido entre marxistas e antim marxistas eu vou dar um exemplo simples certamente vocês já
leram e leram em boas Fontes aprenderam e repetem que Marx é inovador porque ele descobriu que o fator determina o fator cultural o fator político e o fator religioso Marx que que ele é importante porque ele descobriu a relevância do fator econômico ou seja Marx é autor de uma teoria fatorial da sociedade tem um fator que comanda todos os outros Isso é uma caricatura do pensamento de Marx uma grosseira caricatura do pensamento de Marx eu espero ver com vocês se possível ainda nesta tarde que a categoria central do pensamento de Marx é a categoria da
totalidade Marx não tem nada que ver com uma com uma teoria fatorial da história em Marx não existe determinismo econômico nem determinismo de espécie alguma Zé Paulo tá louco não não tô louco não e nem é uma questão de interpretação uma questão de leitura se vossas excelências tomarem um panfleto que Marx escreveu com engels em 1848 porque se trata de um panfleto ele tem 23 páginas o texto tem 23 páginas é um texto intitulado Manifesto do Partido Comunista que depois virou livro né prefácio nota apresentação tem edição brasileira com apresentação minha que o meu texto
é maior do que o Manifesto as pessoas tem que ler O Manifesto é escutem eu não sou inocente nessa história tenho várias culpas do cartório importante eu Manifesto são 23 paginas no parágrafo dessas 23 pagin minhas vocês vão ler o seguinte prestem atenção é textual depois de afirmar que a história é a história das lutas de classes e que nos confrontos de Classe A classe que traz em suas mãos o futuro é aquela na qual eles apostam ão os dois Marx e engels eles afirmam o seguinte dessa luta ou sai uma nova sociedade ou desaparecem
as classes em luta que que Marx e l Estão dizendo Marx e Eng Estão dizendo já em 1848 do confronto entre burguesia e proletariado tem duas saídas a primeira vitória do proletariado é a transição socialista é o comunismo a segunda é a destruição das classes em luta você sab como é que eu fui educado políticamente o mundo marcha para o socialismo a vitória do socialismo e da classe operária já tá inscrita na própria história tá tudo dado o desfecho da luta de classe é o proletariado Triunfante bom se for assim eu vou para casa não
é vou cuidar lá do vou primeiro tratar de enriquecer e depois cuidar das minhas rosas não é em Marx não há nenhum determinismo histórico nenhum H determinações históricas que é outra coisa pois bem diante disso para os seus adversários é ótimo essa caricatura do pensamento de Marx não é porque é muito fácil derrotar isso como é que é o fator econômico condiciona tudo aparece o seu Max Weber estuda o espírito Calvin e diz olha é isso aí que abre o caminho pro capitalismo o Espírito do Capitalismo não vem da sua base econômica não vem de
uma ética a ética calvinista coitado do Marx Não é ele é maltratado pelos seus e pelos seus inimigos Claro não é Há uma razão para isso vocês conhecem alguém que já foi preso por ser deor cimiano aqui no Brasil vocês conhecem alguém que foi preso por quê Porque é de or cimiano vocês conhece alguém que foi preso por ser verbano não né marxista a gente não pode dizer né Aqui tá um porque ao contrário daqueles dois outros fundadores das Ciências Sociais o pensamento de Marx está vocacionado está constituído para intervir na luta de classes isto
não quer dizer que Weber eime escreviam numa espécie de Olimpo ignorando as lutas sociais pelo ambos foram ativos participantes das lutas do seu tempo noo de aliás em Franca contradição com seus próprios preceitos luim interveio Por exemplo quando da polmica acerca da laicidade do ensino na França interveio contra a Igreja e suas pretensões nos debates do caso do aeri do caso dreifus Jim teve intervenção aberta Weber lembrar que Weber estava lá na na no Palácio de Versa negociando com a delegação alemã os termos da rendição atenção esses homens todos os três tiveram ativa intervenção sociopolítica
intervenção cívica e tanto Weber quanto Jim pensaram instrumentos de intervenção social tirem da cabeça nos manuais de serviço social eu não sei se ainda continua assim porque eu já não leio mais manual de serviço social mas os manuais se ensinava que o positivismo né e de orime vem da tradição positivista os positivistas pensam o mundo como um conjunto de coisas estanques aí é bom lembrar que o primeiro a falar em dinâmica social foi o o tal de conte como é que pensa a realidade em termos de coisas distas e depois ainda se prossegue desvinculada de
qu intenção de transformação prática do mundo isso é um absurdo quero lembrar para vocês que conte escreveu uma versão de um decálogo de um caiso para os operários e Pens através do conceito de ação social a intervenção de profissionais da ação social ele não usou o termo mas os primeiros assistentes sociis eram claramente de Uranos o que distingue Marx não é o fato dele ter sido revolucionário não é o fato dele ter pensado uma teoria a serviço da revolução que distingue Marx se eu chegar até à 5 ou 6 horas da tarde hoje argumentando isso
de maneira persuasiva com vocês eu já me darei por satisfeito é que a concepção teórico-metodológica de Marx é é a expressão teórico-metodológica da condição de classe do proletariado revolucionário vamos já antecipar O que é a hipótese de trabalho que eu trago na manga e que Eu ofereço a vocês como uma hipótese de trabalho não mais do que isso embora depois de 50 anos de de dedicação a essa matéria eu esteja convencido de que essa hipótese não é uma simples hipótese eu a trago como uma convicção científica a hipótese é a seguinte todo grande Pensador grande
Pensador todo Pensador seminal de semen hã aquele Pensador que lança as bases de uma concepção teórica eh de uma tendência metodológica significativa todo grande Pensador sendo uma voz individual resultado das suas experiências da sua biografia das suas aspirações do seu Horizonte cultural apesar disso ele vocaliza os interesses e as aspirações de um grupo de um segmento ou de uma classe social não se trata aqui notem nessa perspectiva de diminuir de reduzir o papel das individualidades mas trata-se de compreender essas individualidades como individualidades sociis Marx não fala pela sua própria boca Marx vocaliza os interesses as
aspirações daquela classe que pela primeira vez em 1848 na Revolução de 1848 começa a ter um protagonismo na cena sociopolítica Marx expressa os interesses dessa classe deim é a expressão ideológica dos segmentos que fundaram e consolidaram a terceira República francesa uma república laica e Liberal conservadora Weber é a expressão da intelectualidade alemã nacionalista na sequência imediata da unificação da Alemanha e no processo em que a Alemanha começa já como potência Industrial a disputar um espaço no mercado mundial é um bocado engraçado né eu sou capaz de apostar que vocês tiveram alguma introdução a jorim estudaram
algum texto jorim mas vocês não sabem nada sobre a terceira República cai do céu né nasceu lá nos V faz a normal superior né Ele é um normali depois vai para bordel bordeau e depois enfim 1902 chega triunfalmente a Paris Qual é o chão das ideias desse homem Qual é a seiva que nutre o seu pensamento você tiveram uma aproximação a Weber certamente leram alguma coisa de vber Espero que tenham lido muito bem e o que que foi o período Guilhermino que termina em 18 quais são foram para Weber as consequências da conferência de Berlim
em 1885 estudaram a conferência de Berlim para resumir a conferência de Berlim foi convocada por bismar com as potências europeias da época abriram mesa não tô brincando não em resumo foi assim abriram na mesa da África claro que os africanos não foram convocados nem para participar como é que nós vamos dividir isso aqui porque Alemanha não tinha império colonial a França tinha a Inglaterra tinha os países ibéricos ainda tinham a Holanda tinha a Bélgica tinha e os alemães Qual a nossa parte aí queridos com régua eo osir claro né saíram da conferência diplomaticamente firmaram seus
compromissos e ninguém cumpriu coisa nenhuma pedaço da Alemanha não foi para ela qual foi o caminho da Alemanha maiores informações em agosto de 1914 é por isso que poucas pessoas dizem Weber achou justa guerra defendeu a guerra lógico a Alemanha era uma potência capitalista àquela altura e onde é que ela ia buscar matéria prima onde é que ela ia encontrar mercado pros seus produtos não foi na base do método compreensivo do Weber foi na base dos canhões da crup como é que vocês estudaram esses caras assim e Marx vocês também leram alguma coisa Onde é
que entra a revolução de 1848 não entra Se eu pedisse a vocês aqui é claro que eu não vou fazer isso hein que me dessem a sucessão das dinastias do Egito vocês saberiam hã a cultura da China na época ming vocês conhecem e se eu lhes pedisse cinco líderes da Revolução Francesa vocês de cara iam dizer se eu pedisse um líder da Revolução de 8 vocês iam olhar para mim e perguntar revolução de 1848 é aquela aqui de Pernambuco do Pedro Ivo quem não conhecer a revolução de 1848 não vai conhecer a evolução das Ciências
Sociais não vai sacar a dinâmica da Constituição das ciências sociis e a maioria das histórias que circulam por aí das Ciências Sociais não dizem uma linha sobre a revolução de 1848 é engraçado né eu estava em Paris quando se comemorou o Bicentenário da Revolução Francesa Paris em festa miterran Presidente aliás Engraçado eu não sei como é que não oach do mitan porque ele se elegeu com um programa a frente de esquerda traiu esse programa um ano depois e ninguém pediu impeach dele estelionato eleitoral a França deve ser mais atrasada que o Brasil mas eu tava
lá e Paris estava em festa anos Frances e havia um convidado que ocupou palanque da comemoração do Bicentenário como é que era o nome daquele caubói de filmes C de Hollywood hean esse mesmo ele estava lá e saudou enfaticamente a revolução francesa no mesmo momento em que financiava os terror Os Assassinos contra a Nicarágua sandinista nenhuma contradição senhores nenhuma aquela revolução de lá que nos pôs no poder Aquilo é história vamos saudá-la a revolução que estava em curso na América Central que é contra nós é um caso de polícia vamos liquidá-lo sem conhecer 1848 vocês
não vão entender nada nem de Marx e muito menos do processo de Constituição das Ciências Sociais não é apenas um Marco na história política ela é um divisor de águas na cultura do ocidente Marx esse Fulano aqui ó não fala sozinho que ele foi um trabalhador intelectual incansável que ele foi um gênio um pesquisador tudo isso é verdade mas o que ele configurou Teoricamente não brotou aqui da sua cucao processo histórico real a expressão de movimento social real assim como o é o pensamento de um Weber o pensamento de um jkim Eu agora vou abandonar
Weber e jkim porque o nosso objeto aqui é Marx mas eu gostaria de insistir em que essas hipóteses me parecem fecundas não apenas para explicar a obra de Marx mas também para explicar e compreender a obra dos dois outros grandes fundadores das Ciências Sociais Marx e jorim Weber alguém pô isso aqui agora para mim mas que gentileza eles me tratam bem aqui viu mas é só aparência e vocês vão ver que segundo o Marx a aparência não só não revela integralmente A Essência não hein a gente não combinou mas a gente podia fazer intervalo já
não não agora 10 pras 11 que que você acha tá bom você me avisa aviso só para não falar que aparência Essência mas deixe-me dizer feita essa pequena introdução eu queria chamar a atenção de vocês pra natureza da obra de Marx porque é só no Marco dessa natureza que a gente vai poder entender a significação do seu trato metodológico Eu Já brinquei aqui dizendo que Marx entra na universidade esquartejado né como se houvesse um Marx sociólogo um Marx Historiador o Marx filósofo um Marx político esse tipo de consideração é uma projeção so da grade Que
nós conhecemos da divisão sociotécnica do trabalho intelectual ao tempo de Marx essas divisões estavam apenas se esboçando eu tenho insistido sempre e ninguém me ouve vamos ver se alguém aqui me ouve né é preciso estudar história mas não só a história geral é preciso da história das chamadas ciências todas eu sou capaz de apostar que vocês antes escolhir as Ciências Sociais do serviço social a educação vocês eram maus alunos de matemática e por consequência de física não era a maioria Não Era Eu me recordo quando um professor meu de álgebra botou lá no quadro a+
B mais C = 0 Eu não entendi nada aí perguntei a ele mas escuta que que é a ele me disse assim espera um pouco que a gente vai esclarecer isso através de teoremas e começou a botar teorema e fazia uma demonstração que eu não conseguia acompanhar eu dizia eu sou infal devo ter um q igual 32 35 Felizmente eu tive um outro professor que me deu um livro de história da matemática e aí eu comecei a entender algumas coisas óbvias os romanos que constituíram o império não tinham o Zero eles não conheciam o Zero
eles tinam uma numeração sofisticada mas eles não conheciam o zero o Zero foi uma invenção de árabes de fenícios por acaso eram povos Comerciantes mas um detalhe não é hã como é que começa a geometria com a necessidade no antigo Egito de mensurar as terras para quando do desbordo do nilo sabia o que era agricultável ou não eu tive felicidade de ter um professor de física que ao invés de ficar na sala de aula nos levou pra praça principal da cidade tá lá hoje não principal Mas tinha uma Torrinha com o relógio da Estação mostrando
como é que a gente podia calcular as áreas a partir da projeção da sombra quando me mostraram que as matemáticas são expressões de práticas eu descobri que eu não era normal infran normal e me tornei um excelente estudante de física um excelente estudante de física quem não conhece a racionalidade da Física não consegue saber a razão do troco do saco de pipoca essa divisão do trabalho que é hoje né os assistentes sociais programando políticas sociais agora o custeio dessa porcaria vai lá no departamento de Economia que eles é que sabem se é algo novo na
história muito novo então quando a gente pensa a sociologia do Marx a história da tecnologia do Marx o economista que é o Marx o historiador que é o Marx nós estamos lançando sobre ele a grade da divisão sociotécnica do trabalho intelectual que nós temos hoje isso é ilegítimo dur brigou para demarcar o território da da sociologia Weber fez isso com a sociologia caramba no final na transição do século X século XX não lanem sobre Marx essa grade E se esquartejar o cara pior não é até aqui entre nós no sagrado quintal ou melhor no sagrado
território da Universidade essa grade não vale para mais nada quando eu saí da Universidade que que antropólogo brasileiro estudava que que deu notoriedade ao fundador dessa Santa instituição que é o NB vai lá PR Floresta estudou índio né estudavam os povos primitivos que que o antropólogo estuda Hoje meus amigos antropólogos no rio estudam uma coisa chamada antropologia cultural que nem eles nem eu sabemos bem o que que é mas eles estão estudando Copacabana e Panema Quais são as fronteiras das Ciências Sociais vocês vivem isso eu sou de um tempo em que alguém descobrir que não
dava para costurar antropologia sociologia e economia para ter uma visão da sociedade Inventaram um negócio chamado multidisciplinariedade a moda Hoje os cursos tem que ser multidisciplinar gastaram 25 anos nisso não mudou absolutamente nada aí apr um gênio da pedagogia que disse não mas o problema é que não se trata de uma mera agregação nós precisamos de uma relação interna então substituíram a multidisciplinaridade pela interdisciplinariedade parece que os resultados continuaram tão magros quanto antes aí inventaram a última palavra que é a transdisciplinariedade tem gente ganhando dinheiro com isso não Vai resultar em coisa nenhuma porque esses
territórios não são territórios reais são territórios institucionais é antropologia aquilo os antropólogos fazem ponto não tem que começar a justificar isso com o olhar ninguém mais fala em método é o olhar sociológico o olhar antropológico e outros olhares a maioria deles milos notem são as práticas que determinam isso os espaços inclusive epistemológicos são a priori eles são constituídos historicamente inclusive os espaços epistemológicos não apenas os prático profissionais são plásticos são cambiantes Suponho que a maioria dos meus ouvintes é de assistentes sociais nos últimos 20 anos o serviço social ganhou no Brasil uma visibilidade que ele
não tinha antes começa no governo Fernando Henrique se aprofunda nos governos Lula e no primeiro governo e Dilma toda uma série de programas sociais formalmente pensados como assistência enquanto direito que abrem um espaço para intervenção profissional muito grande antes o assistente social tava lá na ponta da execução né eu nos anos final dos anos 80 os anos 90 eu dizia que o assistente social é um Executor terminal de políticas sociais né nos últimos 20 anos ele continuou sendo mas ele ampliou o seu espaço ele passou a planejar políticas sociais ele passou a avaliar políticas sociais
a gerir políticas sociais um espaço que cresceu não quero ser Cassandra mas acho que esse espaço agora vai encolher né porque esse tipo de intervenção do estado vai se reduzir não quero falar temerariamente origem dessa palavra é boa temerariamente mas mais uma vez vai rebater no espaço profissional e não só do assistente social Ora nós não podemos pensar Marx com essa grade Marx não construiu uma economia o título completo do capital é o capital crítica da economia política que Marx construiu foi uma teoria social a obra de Marx que é uma das matrizes das Ciências
Sociais ela não leva às Ciências Sociais ela leva uma teoria social e aí algum de vocês vai dizer mas Zé Paulo tem uma contradição a partir dentre o que você está dizendo E o Marxismo do porque h sociólogos marxistas h economistas marxistas a antropólogos marxistas a sociólogos marxistas assistentes sociais você dizendo que Marx não é isso é isso mesmo que Zé Paulo tá dizendo as Ciências Sociais no século XX não se desenvolveram separadas metodologicamente por muralhas da China basta lermos um importante sociólogo que eu tenho quase certeza que vocês não leram chamado talot Parsons pra
gente ver onde dá o casamento de de Weber com jime aquilo ali é o casamento de Weber com jime é apenas um dos exemplos as Ciências Sociais mesmo com as suas aspas escolas definidas mantiveram uma interlocução com outras tendências de pensamento e incorporaram pense na obra de bourdier cuja raiz é claramente deiana mas não é só de que tem b e mais estas ciências se desenvolveram no Marco institucional no Marco da Universidade onde divisões institucionais do Saber foram e são dominantes até hoje então essa divisão do trabalho também se rebateu sobre as tendências marxistas em
alguns casos isso foi um ganho noutros casos isso foi uma perda basta você conversar e eu tenho amigos extremamente competentes no Brasil e no exterior que são os economistas que fazem a crítica da economia política que são marxistas é engraçado na obra deles não tem C literária não tem uma citação artística e eles se orgulham disso paciência a obra de Marx não é um mosaico de ciências especializadas em Marx eu tenho o projeto de construir uma teoria social que que é isso porque depois que eu vi alguns anos atrás uma astróloga conceder uma entrevista num
credibilizar a tomar cuidado com o que que é teoria que que que que é isso aqui uma teoria é um conjunto articulado articulado de explicitações metodológicas acerca de um objeto muito determinado isso aqui não é uma teoria qualquer é uma teoria da sociedade por isso teoria social agora por favor em Marx não é uma sociedade qualquer ou de toda e qualquer sociedade o objeto de Marx é aquilo queim chamava de sociedade moderna que mar sempre chamou de sociedade burguesa Esse é o objeto de Marx antes de prosseguir duas observações primeira são várias as passagens de
Marx onde ele faz alusões à relação sociedade natureza e onde ele expende observações sobre a natureza Isso é verdade é mas Marx não tem uma filosofia da natureza atenção Ele estudou as filosofias da natureza da antiguidade o seu trabalho de conclusão do curso de Filosofia é uma comparação entre as filosofias da natureza de Demócrito e de Epicuro e Marx se preocupou sim com a natureza acompanhou os estudos contemporâneos da época sobre a natureza há um livro tá aqui no Brasil traduzido com título de a Ecologia de Marx se eu não t engar nada é isso
mesmo título não é que é o belam Foster onde ele mostra isso mas atenção em Marx não tem uma filosofia da natureza não tem uma teoria da natureza quem mexeu mais com isso foi engs negócio do Marx era compreender a sociedade burgesa então em Marx não é um filósofo não é um teórico da natureza ainda que ele tenha estudado teorias da natureza segunda observação Marx não tem a preocupação de descobrir leis da sociedade a sociedade o objeto de Marx é a sociedade burguesa é evidente que ele tem estudos sobre formas societais pré burguesas Claro a
sociedade burguesa não Brota pela vontade da Pombinha do Espírito Santo nã a obra de Marx mostra que a ordem burguesa já se engendra no ventre da ordem feudal então Marx tem pesquisas acerca de formas societárias pré da mesma maneira atenção que ele faz umas poucas pouquíssimas considerações sobre a ordem societal que ele considerará pós-capitalista pós burguesa Mas isso é residual na obra do Marx núcleo duro é o estudo da ordem burguesa é engraçado né Marx o teórico do comunismo Isso é uma monumental tolice mar se negou a teorizar sobre o que não existe mas fez
meia dúzia de antecipações e olhe lá Marx é o teórico do capitalismo não tem nenhum paradoxo nisso não neora do Marx é a Constituição de uma teoria da sociedade burguesa ele não constitui essa teoria isso não é obra de Um Homem Só isso não é tarefa para um homem só isso é uma tarefa para gerações ele lançou os fundamentos para isso mas caramba o que que Marx pensava que era teoria Se eu conseguir até 10 pras 11 dizer alguma coisa sobre isso eu vou dar por justificado o tempo que eu tô tomando de vocês Leiam
o texto de 1857 que está recomendado na bibliografia de vocês Marx reconhece que há várias modalidades de conhecimento por exemplo eu sou cristão acreditem sou mesmo que gosto muito de ler o velho testamento o velho testamento o velho testamento é uma cosmologia me dá uma história do universo Tô brincando mas eu considero isso muito seriamente viu eu tenho profundo respeito pela pelas crenças de cada um de nós eu quero viver numa sociedade onde todo mundo sem prejudicar segundos terceiros e quartos possa expressar a sua religiosidade ah as suas convicções confessionais a única coisa que eu
peço é que respeitam o meu materialismo e o meu ateísmo que não tentem salvar a minha aula não quero transformar ninguém em materialista em ateu né eu tive a mulher mais importante da minha vida eu tive algumas mulheres importantes na minha vida mulher mais importante da minha vida foi a minha mãe que fazia uma síntese entre o Marxismo e o kardecismo é claro que só é possível num país onde não há um serviço de psiquiatria preventiva não é mais ela morreu convencida de que o Terceiro Milênio é a realização do comunismo Quem Sou Eu para
balar uma convicção dessa natureza eu fui educado num Colégio Metodista americano um dos reitores desse colégio que foi reitor na época em que eu estudei aparece no livro O Diário do espião da Cia como um agente da Cia estudei nesse colégio que me deu algumas coisas absolutamente importante na minha vida no granbery me deu um profundo Amor à verdade me deu disciplina intelectual e um ódio ao imperialismo que eu cultivo toda manhã hoje era um Colégio confessional Metodista Então embora não seja cristão Eu conheço razoavelmente bem os dois livros constitutivos da Bíblia o velho e
o novo Testamento quem lê o velho testamento tem ali um resumo da cosmologia como é que Deus criou o mundo como é que diante de um cataclisma Deus salvou o mundo escuta isso é um tipo de conhecimento e Marx o reconhece Marx disse Esse é um conhecimento mágico do mundo não os Estou equiparando mas quando os Tamoios e os Tupi Guaranis ali onde hoje é o estado do Rio de Janeiro viam um raio e diziam é Tupan Isso é uma forma de conhecer miticamente magicamente a realidade Mas é uma forma de conhecimento Marx considera o
conhecimento mágico como uma forma de conhecimento notem ele não está validando esse conhecimento mas ele está reconhecendo a importância desse conhecimento na vida e no processo Geral de Constituição da humanidade masx reconhece um outro tipo de conhecimento aquele que nós todos temos quando entramos nessa sala de aula chega aqui 7 horas da manhã está escuro né a gente sabe que metendo o dedo ali no comutador a gente adequa a sala em termos de luminosidade ao nosso nos trabalho nós sabemos disso hoje cedo vindo para cá eu vi com a Daniele a prova Cabal desse conhecimento
ela entrou no carro ligou o motor fez aquele barulinho ela acelerou pois o carro em marcha e me trouxe aqui EMC mas eu duvido que qualquer um de vocês aqui nessa sala aperta mete o dedão lá no computador de luz e conheço os processos que levam a acender as lâmpadas duvido que a Dani tenha a menor ideia de como é que funciona o motor do carro dela se os pistons trabalham vertical horizontalmente é claro que isso não interessa para nós o nosso conhecimento esse conhecimento é um conhecimento manipulatório o engenheiro elétrico hã sabe como é
que isso funciona mas a gente não sabe o nosso comportamento sobretudo na nossa sociedade está saturado desse tipo de conhecimento não é só olhar esses Palm qualquer coisa que vocês mexem computador com o qual Ele tá trabalhando ali e não importa nós é um conhecimento manipulatório é o conhecimento que Marx chama de prático mental ainda um outro tipo de conhecimento não sei qual o contato de vocês com Machado de Assis Joaquim Maria sei lá nome de gente jo Maria Ainda bem que a gente o chama de Machado de Assis se eu quiser conhecer a história
da corte da sociedade da corte no segundo reinado eu posso recorrer aos historiadores Mas se eu não recorrer a Machado de Assis eu não vou entender nada Machado de Assis me dá um conhecimento da corte Bentinho vive de quê reconstrói a casa de Mata cavalos lá adante Casmurro conta sua vida aquela maldita daquela capit que o traiu vergonhosamente é só ele que fala é só ele que fala mas ele vivia de quê o Escobar amigo dele vivia de quê esquece o Dom Casmurro vai lá pro Quinas Borba Você só conhece o Rubião quando ele para
de trabalhar ele ganha Fortuna e o cachorro el vai morar em Botafogo de que que ele vive Ninguém Vive de trabalho é uma Machado tá falsificando a realidade não Machado é um realista aquela franja da sociedade que Ele estudou só tem uma base de sobrevivência é o escravo é exploração do escravo pro Branco trabalho não é valor parece que nós estamos falando de um país que acabou há muito tempo né Há um machado vivo aqui já ouvi críticas a Machado mas ele não toma a defesa dos escravos ele não precisa de tomar ele tá mostrando
o nível a que chega a exploração o negro e o escravo são invisíveis você só vê os bem postos na vida que é crítica maior do que essa mais impiedosa e dura do que essa a arte me dá um conhecimento e é um conhecimento precioso cada uma dessas modalidades para não falar do con mais empírico cotidiano não é cotidiano que não é mágico que não é religioso que não é prático mental e que nem é estético sempre brinco quando trabalho com os companheiros do MST dizendo que o o trabal trabalhador rural na minha região que
é ali a Zona da Mata mineira Quando você vai precisar de uma peça de madeira ele diz uma coisa engraçadíssima não pode ser madeira colhida em mês que tenha R você é madeira colhida em mês que tem R tem que ser tratada porque senão vai empenar é batata você pega uma madeira sem tratarla naquela região que foi colida que tem R ela vai empenar ela é perfeitamente utilizável se ela for tratada se ela for seca de onde é que o cara tirou isso ele é analfabeto e diz não pode ter R conversar com agrônomo Claro
que não pode ter naquela região Olha a que mesas ele se refere os meses que começam em outubro em setembro e vão até abriil são os meses das águas onde o movimento da seiva satura o caule é o tipo de conhecimento cotidiano não sei se alguém aqui tem filho ou criança próxima com menos de 2 anos eu disse isso a propós do teu filho quando chegar a data em que ele fizer 2 anos encosta o cara na parede e mede mé quantos centímetros dobra e você vai ter a idade dele como adulto é batata altura
dele perdão a idade não a altura é batata vai dar certo um tipo de conhecimento cotidiano que começa empiricamente e depois vai se vai virando senso comum Marx reconhece todos esses conhecimentos mas ele vai dizer que tem um que é diferente de todos é uma forma de conhecimento mas é diferente de todos o Marx constata essas modalidades de conhecimento mas há um conhecimento que para Marx é objeto é o conhecimento teórico que que é esse conhecimento para Marx conhecimento teórico para Marx é a [Música] eu gostaria que vocês fizessem um esforço e pretendo ajudar entender
que é isso não há nenhuma nenhum compromisso de aceitar o que seja isso para Marx o conhecimento teórico é uma reprodução ideal insisto no reprodução em Marx o conhecimento como tal não nada conhecimento é uma reprodução no mundo das ideias Se vocês quiserem na cabeça dos homens no cérebro dos homens reprodução ideal significa só isso é algo que está fora que não é produzido pelo cérebro dos homens mas é reproduzido então a Teoria é para Marx uma reprodução ideal de quê do real não do movimento real e não é de todo o movimento real é
do movimento real do objeto desse conhecimento em Marx é nítida a preocupação com a relação sujeito objeto do conhecimento a reprodução ideal é tarefa objetivo do sujeito que pesquisa do sujeito que investiga do pesquisador pesquisador para Marx tem como objetivo reproduzir idealmente ou seja cá na sua cabeça no mundo das ideias um movimento efetivo real do objeto de que cuida esse pesquisador é isso que para Marx é teoria teoria não é um retrato da realidade teoria não é um levantamento da realidade A Teoria quer extrair da realidade tirar da realidade o movimento efetivo dela então
se eu afirmo aqui que Marx quer construir uma teoria social e já determinamos que não é uma teoria social aplicável à antiguidade o objeto de Marx é a sociedade burguesa a sociedade que se engendra que se constitui com a dominância daquilo que Marx chamava de modo capitalista de produção é isso que ele quer ele quer saber como se movimenta essa a sociedade a teoria social de Marx é a reprodução ideal do movimento real desse objeto objeto de Marx é um objeto histórico efetivo é a sociedade burguesa ele quer apreender o seu movimento e aquilo que
no seu movimento são as suas regularidades universais que ele vai chamar de leis agora vamos dar uma paradinha Marx não é um menininho quem tá no oitavo período de serviço social ou de sociologia e que ouviu falar remotamente em Aristóteles sabe em cante Marx é um profundo conhecedor da filosofia do ocidente da filosofia da clássica não é por acaso que nas páginas do Capital na primeira ou segunda página do Capital Aristóteles é diretamente citado mar é um profundo conhecedor da filosofia do ocidente ele é um alemão que se forma entre finais dos anos 30 e
finais dos anos 40 num meio onde toda a discussão epistemológica que vem de está sendo reelaborada e criticada por Hegel Marx não desconhece o debate epistemológico Marx não desconhece que essa relação aqui ó sujeito objeto é uma relação Central na pesquisa quando eu afirmo aqui e eu não estou afirmando ISO gratuitamente Leiam lá oex 1857 que está na bibliografia de vocês quando Marx dizer a reprodução no cérebro dos homens do movimento do objeto ele sabe que essa reprodução não passa sem problemas e por que que não passa sem problemas porque essa reprodução do movimento tem
que partir da aparência imediata do objeto o ponto de partida do conhecimento agora por favor estamos tratando de um conhecimento específico do conhecimento teórico tem que partir do empírico tem que partir daquilo que é resultado da experiência sensível tem que partir de um cuidadoso inventário da esse conhecimento aqui ó parte daquilo que é dado imediatamente pesquisador tem como ponto de partida aquilo que é dado imediatamente aquilo que ele Verifica que ele constata para Marx a aparência é o ponto de partida do conhecimento mas filho do pensamento de Hegel Marx considera que a aparência não esgota
aquilo que é o fenômeno a aparência é o modo imediato de emergência da realidade é a partir daí que a pesquisa começa mas a aparência tanto quanto mostra tanto quanto revela ela também oculta movimento do sujeito o movimento intelectual do sujeito é partir da aparência para alcançar a estrutura íntima e dinâmica do objeto aquilo que o filósofo que Hegel chama de essência vamos dar uma paradinha aqui nada é casual nas Ciências Sociais nada é gratuito eu brinquei há pouco quanto ao olhar sociológico quanto ao olhar antropológico não sei se vocês se lembram as minhas ironias
que nem sempre são entendidas como Tais devem ser mal formuladas não é Ah não são gratuitas boa parte dos teóricos pós-modernos especialmente aqueles que se dedicam a crítica epistemológica da modernidade suspeitam da distinção entre aparência e Essência consideram que essa distinção a palavra eu estou usando extraído de um pós-moderno certamente muito utilizado nos corredores dessa escola até porque escreve em português se vocês tomarem as discussões epistemológicas do professor Boaventura de Souza Santos explicitamente num texto de 1995 chamado pela mão de Alice vocês vão encontrar páginas tantas uma crítica epistemológica a modernidade e ele propondo né
novos paradigmas naturalmente os dele onde ele afirma textualmente que textualmente a epistemologia pós-moderna suspeita da distinção Essência aparência eu não é que sou um moderno encarniçado sempre me lembro de uma passagem de Marx onde ele dizia que se a aparência dos fenômenos coincidisse com a sua essência toda a ciência seria desnecessária basta olhar que você compreende vocês que moram aqui em Brasília me perdoem porque eu sou desorientado em termos de pontos cardiais aqui mas vocês aqueles que tiveram a glória de nascer aqui há 56 anos atrás parabéns para não é vão viver aqui até o
fim das suas vidas e vão observar que pela manhã o sol nasce ali na hora da Fome do almoço sol tá aqui e na hora do descanso sol tá lá e a tua casa a tua quadra o seu apartamento tá no mesmo lugar su experiência que vocês têm todos os di todos os dias tua casa tá paradinha você vai voltar pela mesma L3 E vai encontrar sua casa lá no lugar mas o sol não experiência que você tem você vê percebe ele gira em torno da sua casa mas eu não creio que nenhum de vocês
V defender hoje a concepção geocêntrica da nossa galáxia não é Parecia um tal de Copérnico um tal de Galileu um tal de Newton que nos mostraram que a tua casa não tá paradinha no espaço que o sol não gira em torno dela não é assim como é que basta olhar quando eu suspeito dessa distinção entre a categoria de e a categoria de essência eu punho em cheque a ciência a teoria Marx insistia que algumas formulações teóricos científicas aparecem ao senso comum como verdadeiras antin como verdadeiras barbaridades não é Se começar pegar fogo aqui antes de
aparecer meus extintores eu vou correr ali e vou pegar um balde de água a água é resultado da combinação molecular de dois gases um deles sem os quais não há fogo eu vou usar para apagar o fogo se eu elimino essa distinção se eu ponho em questão essa distinção tem todo sentido olhar sociológico né olho conheço é um importante epistemólogo pós-moderno que escreve isso e as pessoas acham ótimo mas as pessoas acham ótimo porque tem realmente uma diferença brutal entre o que se pensa e se faz de pesquisa hoje e o que Marx pensava eu
não quero saber aí o quem que vocês acham que tá certo ou errado isso não é problema meu todo mundo aqui tem a cabeça essa formada eu peço apenas que vocês pensem um pouquinho posso lhes garantir pensar é melhor coisa do mundo é melhor do que aquilo que vocês acham que é a melhor coisa do mundo porque aquilo sem pensar normalmente é muito chato é sempre igual não é o sexo não tá entre as pernas tá entre as orelhas guardem isso hã pensem gastem um pouquinho de tutano cabelo não é só a cabeça não é
só para pentear cabelo pensar é barato não dói Então quando vocês lerem uma coisa dessa do tipo a epistemologia pós-moderna suspeita da distinção aparência Pense nas implicações disso porque colide não é apenas com a diferença entre aparência e Essência colide com outra coisa se para Marx teoria é reprodução o teórico tem que extrair do objeto arrancar do objeto as modalidades do seu movimento e não introduzir no objeto o que ele pretende provavelmente a maioria de vocês senão todos já passaram por Aquela fase em que você apresenta seu projeto de dissertação ou seu projeto de doutorado
antes de falar mal dos outros deixa eu contar minha história eu me doutore tardiamente não me doutore com a idade de vocês eu tive minha vida acadêmica interrompida por alguns anos de exílio outros anos de opção profissional que não passava pela Universidade e só por pressão de dois grandes amigos o professor Taviani e o professor floresta Fernandes eu resolvi voltar pra universidade Eu sou um homem não enganam-se eu sou um homem muito feliz nesse mundo que tá aí ninguém pode ser feliz no seu euzinho Mas eu sou um homem muito feliz a vida me deu
muito mais do que eu mereço Inclusive a amizade desses dois professores e também os puxões de orelhas deles então eu resolvi voltar à Vida acadêmica em 1986 87 tive que apresentar um projeto de doutorado projeto de tese com a recém falecida Miriam Veras Batista que me bancou lá na PUC sou muito grato a ela pensávamos de maneira completamente diferente mas a miram foi uma amiga importante apresento o meu projeto a miran olhou deu um risinho safado e disse é com isso aqui que você vai entrar no doutorado eu disse eu pretenda disse mas não vai
mesmo você vai me fazer um projeto acadêmico eu confesso para vocês que eu nunca deixei de estar na academia lecionando mas eu nunca me interessei em subir na vida na academia eu estive na academia por 30 e quase 40 anos mas eu nunca fui da academia Ah eu disse mas miram esse é o projeto que eu vou apresentar isso que eu vou fazer disse B com esse projeto você não entra você vai me fazer um projeto direitinho ele me deu um modelo de um projeto que tinha sido muito elogiado eu abri aquele projeto e me
lembrei de um livro que eu li nos anos 60 um manual de pesquisa americano naturalmente de William good e Paul hat aí eu fiz um projeto com variáveis dependentes variáveis Independentes as hipóteses aquilo tudo bonitinho e havia uma parte de metodologia onde se explicitavam as categorias analíticas de que eu ia me valer Batata cheguei na banca lá primeira coisa que eu tive que fazer foi justificar aquelas categorias passei meu projeto o exemplar só que ao fim eu disse pra banca onde tava o Yane disse olha eu quero dizer para vocês que isso aqui é um
exigência da miram e eu cpri para dizer que sei mexer sei fazer um projetinho desses agora se eu sesse as categorias que eu vi utilizar não precisava de fazer pesquisa porque categoria você não traz de fora eu vou extraí do meu objeto essas categorias o que eu quero dizer é que quando te pedem Quais são as categorias que você vai utilizar se você sabe as categorias constitutivas do seu objeto Você já conhece o seu objeto você vai conhecer de fato ao fim da pesquisa você tem notem pressupostos teóricos metodológicos tá esses você precisa ter você
não começa uma pesquisa do zero a gente pesquisa com determinado ob aqui ó Marx quer extrair do objeto aquilo que lhe é próprio eu vou puxar muito pela cabeça de vocês vocês acham que um belo dia depois de 10 anos de pesquisa lá no no museu britânico lá na Bi lse e disse já sei como estudar o capitalismo eu vou criar a teoria de da mais valia e a ele inventou meria hoje quer traduzir por mais valor Sobral não importa você acha que foi assim Mar Não era nem produção o sujeito não põe nada no
objeto nós estamos nas antípodas do penso veiano viu onde você vai fazendo atribuição de sentido até encontrar aquele que é mais abrangente aqui ó o sujeito tem que extrair do objeto as suas categorias constitutivas Marx não inventou a maralia Marx não inventou a exploração Marx não inventou acumulação Marx não inventou a valorizar nada disso está lá no objeto ISO significa atenção nessa Ótica nessa perspectiva Isso não vale para Weber não vale para deim atenção significa que o sujeito recepciona o sujeito recebe as categorias as regularidades as leis nós vamos falar de lei agora mesmo do
objeto mais expressamente do movimento do objeto o sujeito que pesquisa reproduz cá na cabeça o movimento do objeto aí dirão vocês então o sujeito é um espelho diante do qual se movimenta o objeto Ah se fosse assim ser uma doçura não é H por trás de tudo isso duas concepções E aí vocês devem estar pensando mas é é coisa demais é é coisa demais mesmo Marx não dá pra gente aprender lendo os livros da Marta harnecker hã materialismo histórico em 10 pílulas homeopáticas olhem cá por trás daquilo ali tão duas ideias básicas Primeira ideia ser
é movimento tudo aquilo que parece que tá cristalizado está em movimento ser é movimento essa ideia é uma ideia comum a todos os teóricos da modernidade todos tem diferença nenhum deles acha que o mundo ao contrário do que atribui aos pobres aos positivistas que o mundo é um conjunto de coisas estáticas para todos ser é movimento o problema não está em discutir o movimento está em discutir a natureza do movimento e quanto a isso Marx tem um pai que eu quem quer separar Marx de heg quer esterilizar o pensamento de Marx é aquele Pensador que
foi capaz de perceber que ser é movimento mas mais que é movimento autodinamico [Música] que caracteriza a concepção de dinâmica de Marx não é simplesmente que o mundo é dinâmico é que o mundo tem seu dinamismo autom movido a dinâmica interna é imanente o ser é movimento porque ele é um campo de tensões é um campo de contradições e é a existência dessas contradições que dinamiza o ser essa é a primeira ideia que tá por trás disso aí é o débito de Marx com Hegel Marx não é igual a Hegel viu Hegel pensava o movimento
em termos de movimento do Espírito Marx pensa esse movimento como um movimento que permeia toda a realidade Toda a realidade material e as suas expressões anímicas no cérebro dos homens se é a primeira ideia ser é movimento movimento contraditório com colisões com confrontos e que se resolvem por rupturas por rompimentos e a segunda ideia está aí é que esse movimento põe categorias que são específicas que são categorias que não valem para todos os tipos de ser para Marx tá por trás disso não é apenas que o ser é um ser em movimento Mas está a
especificidade dessas categorias Vamos lá ver o ser que nós conhecemos tem níveis o ser é unitário mas ele não é identitário atenção é preciso distinguir unidade de identidade um mundo tal como nós o conhecemos é uma unidade mas não é uma identidade o mundo é uma unidade de diversidades o ser que nós conhecemos se mostra em pelo menos três modalidades a primeira modalidade é o ser inorgânico característica dess ser ele não se reproduz peguem por exemplo o mundo mineral uma das características centrais do mundo mineral é que ele não se reproduz é aquele ser que
lá no curso primá os professores diziam pra gente queero ser inanimado lembram-se se um nível do ser mas isso não esgota o ser há um segundo nível do ser que é o ser orgânico que é aquele ser que se reproduz e que por isso é de muito maior complexidade que o ser inorgânico notem que eu não estou falando aqui que o ser inorgânico é um ser simples pensem na estrutura atômica da matéria que nós já conhecemos bastante mas ainda não esgotamos seu conhecimento o ser inorgânico é extremamente complexo mas o ser orgânico é ainda mesmo
nas suas expressões mais elementares pensem numa ameba é muito mais complexo do que o ser inorgânico ele tem a propriedade da vida e da reprodução Olha como o nível de complexidade cresce quando você passa da consideração do ser inorgânico ao ser orgânico e um terceira uma terceira modalidade a nível de ser que supõe as duas primeiras mas não se identifica com elas é o ser social esse ser que tá aqui ó que se expressa em cada um de nós que é atenção infinitamente mais complexo que o já extremamente complexo ser orgânico não há três seres
há três modalidades de ser três níveis do ser que se diferenciam pela sua complexidade a ciência até hoje não nos mostrou ou não nos demonstrou como é que se deu atenção o salto do ser inorgânico ao ser orgânico e nós ainda não sabemos com precisão como é que se dá o passo do ser orgânico ao ser social mas uma coisa a gente sabe primeiro o ser orgânico e o ser social dependem da existência do ser inorgânico dependem o pão que os senhores comeram hoje de manhã ao lado do Trigo tá claro essa vinculação do ser
social da nossa reprodução como ser social e da reprodução do ser orgânico não é o ser inorgânico independe da existência dos dois outros níveis mas a inversa não é verdadeira eu posso supor uma ecatomb nuclear posso supor uma tragédia cósmica Ou posso supor qual vai ser o futuro desse planeta se deixarmos a coca-cola a IBM gerindo do mundo não é vão destruir a sociedade e a natureza mas não toda a natureza inorgânica sobreviverá o que eu tô dizendo aqui é que vossas excelências são seres orgânicos se vossas excelências não metabolizar nas próximas 120 Horas minerais
vitaminas e proteínas o ser orgânico de vossas excelências vai colapsar vocês vão morrer mas o ser social de que vocês são portadores depende dessa permita expressão infraestrutura orgânica depende delas mas não se esgota nelas nós temos uma qualidade que não existe na natureza orgânica ou inorgânica a sociabilidade a sociabilidade depende da estrutura orgânica Nossa que por sua vez depende da natureza estrutura orgânica que é parte da natureza mas que não se reduz a natureza então atenção Esse é o ponto importante leis e categorias teóricas sobre esse ser todos eles hein em movimento todos em movimento
contraditório intimamente vinculados um exemplo é óbvio não é nós temos uma expressão do mundo mineral o petróleo né Isso é mundo mineral é natureza inorgânica tudo que a gente sabe é que o petróleo é resultado da fossilização de matérias orgânicas Olha como um ser pode se transformar em outro mas notem cada um desses níveis tem uma dinâmica que ele é específica E se eu translado se eu transfiro a legalidade de um para outro esse é um procedimento epistemologicamente ilegítimo e que frequentemente tem implicações políticas muito Claras olha cá eu vou dar o exemplo dessas implicações
políticas apelando para um lugar comum absolutamente falso imaginemos que Charles Darwin tenha dito que o processo de seleção das espécies deu-se porque as mais fortes ganharam a luta pela sobrevivência Isso é uma mentira Charles Darwin não tem não põe na na guerra entre as espécies nenhuma ênfase o que e escreveu é que aquelas formas vivas com maior capacidade de adaptação são as que sobrevivem mas vocês sabem que uma simplificação do pensamento de Darwin surge aquela ideia segundo a qual os mais fortes é triunfam nós vamos admitir atenção até que isso fosse verdade não é hã
pobre daram e já foi suficientemente vilipendiado mas Vamos admitir que seja verdade eu não posso estender isso pra vida social porque a legalidade da vida social legalidade não é no sentido jurídico das leis que é diferente da da natureza mas quando eu faço essa extensão eu justifico claramente o colonialismo eurocêntrico sobre as suas Olha a implicação política pensem nas políticas de Eugenia agora vocês por favor não precis voltar a fascismo não no finalzinho dos anos 90 no princípio dos perdão finalzinho dos anos 80 e no na entrada dos anos 0 pesso da educação concer bem
isso as cidades Americanas patrocin uma pesquisa para atenção final dos anos 80 início dos anos 90 para saber do rendimento dos Estudantes no ensino fundamental norte-americano e depois de pesquisas científicas hã com doutores pós doutores só gente qualificada eles ataram que os filhos dos Emigrantes da América Central e os filhos de negros apresentavam um baixo rendimento escolar e publicaram essa pesquisa da k BS a tradição é a a curva dos Sinos onde se provava cientificamente que filho de preto e filho de era menos inteligente não é por acaso esse tipo de pesquisa não é como
se elementos genéticos dessem fundamento a comportamentos sociais toda vez que a gente desloca uma legalidade admitindo-se que ela seja comprovada de um plano do ser pro outro nós estamos cometendo graves equívocos a categorias e agora mesmo vou dizer que que é uma categoria para Marx H categorias que são específicas desses níveis de ser um último exemplo para clarificar isso os estudantes acham não é que a gente ensina eles né Posso garantir para vocês que os estudantes estão completamente equivocados o bom professor S vale para bom professor não é para um professor qualquer o bom professor
aprende com os estudantes tava dando uma aula tematizando isso ali no Campus da praia vermelha no anexo quem andou pela UFRJ conhece o anexo um prédio forte tem uma vista bonita eu tava no segundo andar depois de uma daquelas greves infindáveis no nossas est dando uma aula em fevereiro um calor de cão não é e o vestido assim e as meninas de shortinho e os rapazes de camisa sem manga aí eu tava estava falando sobre uma categoria categoria de liberdade e aí caracterize o que que é liberdade né do ponto de vista de Marx por
favor Isso não vale para não vale não vale PR nossa conversa cotidiana em Marx o que que é liberdade é a possibilidade de escolher entre alternativas concretas é isso que é liberdade por exemplo vem aí o feriado depois da manhã não é todos nós aqui nessa sala Somos livres para escapar desse verão escaldante e passarmos esse fim de semana prolongado em Paris onde a primavera tá explodindo Todos nós somos livres para isso ao contrário por exemplo dos cubanos não é aquela ditadura horrorosa Infelizmente o Obama foi lá e e vai dar um jeito não é
os cubanos não podem viajar nós não nós somos livres Por que que nós não vamos nesse fim de semana para Paris vocês não vão porque não querem vocês são livres para isso não é bela Liberdade essa né 1444 e de volta pela Air France fora das promoções mais 5 dias em hotel em Paris vocês não vão porque não querem não vocês não vão é porque vocês não têm uma coisinha chamada grana portanto essa liberdade que vocês têm de ir para Paris tô olhando para certas pessoas ela só é real para certas pessoas fora disso Isso
não é liberdade vocês não t opção escolher entre duas alternativas concretas a alternativa concreta que vocês têm é ficar Ah no Gama ponto eu dava essa aula escuta eu dava essa aula para uma turma de graduação e disse olha Liberdade Só existe para o ser social e liberdade é a possibilidade de escolher entre alternativas factíveis não há liberdade na natureza é uma menina claro né Eu com a cabeça quente e a menina de shortinho toda gostosinha olha para mim e diz assim professor a minha ideia de liberdade é tão diferente da do Senhor eu disse
então qual que é a sua ideia de liberdade estávamos no verão ali o campus no anexo você vê bem aberto a menina olha assim olha lá professor é aquela andorinha voando aquilo para mim é a imagem da Liberdade como é que você responde a isso pássaro voando eu disse não você tá absolutamente enganada Sand unia não é nada livre Você já viu andorinha voando aqui tão belamente em Julho Agosto eu disse você é aqui do Rio ela disse sou dis você viu Andorinha aqui em Júlio e agosto não eu disse Pois é essa andorinha não
escolheu vir aqui não ela é uma ave de arribação ela é comandada por um DNA A migrar ela não tá aqui para fazer turismo não não tem liberdade na natureza mas ausência de liberdade na natureza se justifica porque há uma outra categoria sem a qual a liberdade é impensável que é a categoria de teleologia de intencionalidade de finalidade eu posso perguntar notem por que que uma Laranjeira dá laranjas Por que que uma macieira dá maçãs mas eu não posso perguntar por que uma para que a macieira da maçã A não ser que eu acredito que
tá ali não é para Adão e Eva num passeio idílico passarem diante da da da da macieira aham a cobra buzinar no ouvido da Eva e a Eva com a sua maldade induzir o pobre do Adão a morder não há teleologia não há finalidade não é intencionalidade na natureza só pode haver liberdade para aquele tipo de ser que pode desenvolver uma intencionalidade que pode antecipar aqui na sua Cuca o que que ele quer neste sentido notem pensar uma teoria social é pensar a Constituição do ser social pensar notem que para além dos substratos naturais orgos
e inorgânicos nós somos outra coisa nós somos metabolismo circulação pulsões instintos nós somos isso som eu devo informar vocês algo que vocês se esquecem nós somos animais nosso ciclo de vida obedece legalidade vida animal mas nós não somos só animais todo mundo que tá aqui nessa sala todo mundo aqui é maior de sepho de 18 anos não é senão agora M vem um pastor e bota um projeto que eu tô ensinando sexo as crianças todo mundo que tá aqui numa sala nesta sala é maior de 18 anos tem pulsões reprodutivas e sexuais nisso eu quero
que vocês são igual meu cachorro mesma coisa não tem diferença nenhuma a diferença está apenas em que no meu cachorro essa pulsão é reprodutiva então ele não escolhe entre uma cadelinha magra e uma cadelinha gorda entre uma cadelinha malhada e uma cadelinha de pelo liso tem uma cadela em ele vai lá e ac cobre é assim que se passa entre nós não né felizmente os rapazes não estão pulando aqui em cima das moças não é atenção entre nós essas pulsões se realizam através de mediações através da linguagem entre nós há sistemas de mediação que constituem
a cultura certamente tem alguém aqui não é que diante de da reação de uma pessoa de um amigo de um colega di assim mas eu adoro Fulano ele é tão espontâneo eu detesto a espont espontaneidade é do meu cachorro tô andando em casa às vezes piso no rabo dele quando piso no rabo dele ele se volta para me morder isso é espontaneidade nós não nós operamos com um sistema de mediações tanto mais mediatizada é a nossa vida mais socializada ela é atenção mais socializada ela é num outro contexto eu diria mais humanizada ela é nós
somos animais mas ao contrário do reino animal mesmo nas suas formas mais avançadas cada vez mais na história a nossa naturalidade é direcionada é regulada por determinações que não são naturais não são como é que eu tô me comunicando com vocês através de algo chamado linguagem articulada pelo amor de Deus não é linguagem só não a linguagem articulada eu nasci não é como unidade como vocês onde sobre um número finito de fonemas creio que os da Língua Portuguesa São 29 ou 30 fonemas não é letra letra é grafema é representação do fonema sobre um número
finito de fonemas eu tenho a possibilidade de construir um universo de significações que é infinita é isso que a linguagem articulada nenhum outro ser tem linguagem articulada só esse ser que tá aqui que é o ser social e isso não é natural isso é aprendido é aprendido se eu tivesse nascido numa comunidade do norte do Alaska a minha linguagem articulada seria outra e não vale o exemplo do papagaio que que só reproduz é este ser que é o objeto da pesquisa de Marx o ser social com essas percepções e ainda temos tempo com essas percepções
Marx vai mais adiante esse objeto aqui ó é inesgotável a sua riqueza é infinita e porque ele está em mutação olha lá um dos pressupostos é movimento é transformação esse objeto está em transformação então meu conhecimento dele nunca é exaustivo só é exaustivo quando num momento histórico determinado a forma peculiar desse ser se transforma tão substantivamente que ela deixa de existir como tal aí eu posso estudar esse ser porque ele se esgotou exemplo Claro o capitalismo o modo de produção capitalista mas começou a estudá no século X morreu em 1883 não esgotou o conhecimento do
modo de produção capitalista e hoje esse modo de produção capitalista apresenta processos e fenômenos que Marx não conheceu nós só vamos conhecer integralmente o modo de produção capitalista quando ele tiver aposentado e eu espero que a próxima reforma da Previdência não lhe dê vida muito longa hoje é possível conhecer exaustivamente o modo de produção feudal ou modo de produção escravista agora o capitalismo Esse é um que tá aí ó anacron certos processos seus e fazendo emergir novos processos significa o que meus amigos que a riqueza desse objeto agora por favor atenção não pode ser tomada
por um sujeito que é um mero passivo eu comecei a dar essa volta toda nesse lugar aqui eu disse olha o sujeito não é um mero receptor ele tem que extrair do objeto as suas características as suas características as suas leis mas ele não pode fazer isso de um objeto tão rico se ele não for atenção um sujeito rico vamos dar uns exemplos banais pra gente se entender o finalzinho dos anos 80 e no princípio dos anos 90 as Ciências Sociais foram como direi animadas estimuladas fomentadas começaram os estudos mais ou menos generalizados sobre representações
sociologia acadêmica no final dos anos 80 início dos anos 90 representações e toca de Sérgio musov me chamaram PR uma banca L na PUC eu já vou avisando não me convidem pra banca eu sou muito educado muito respeitoso mas normalmente sou um estraga festa onde uma moça de uma área das ciências sociis fazia uma discussão sobre uma certa modalidade de representação de um fenômeno social que na época era significativo né eu tô lendo e não encontro uma citação de durka na tese uma única a tese arrumadinha seja dito de passagem era uma tese doutorado eu
aí elogiei o trabalho da moça porque era uma coisa bem feitinha mas lá pelas tantas disse me diga uma coisa você já leu jkim a moça disse não professor durk é um positivista e isso tá inteiramente superado eu disse olha não vai ser reprovada mas vai ganhar sete inacreditável que uma pessoa fale em representação social sem recorrer a um ensai de de 1897 sobre as representações sociais pode se questionar a concepção deiana de representação social mas vim querer me apresentar essa ideia como derni a coisa mais up to date da sociologia por favor numa tese
doutorado isso é agora é claro que é uma exigência de um professor velho né que acha que é importante construir o caminho do passado mas não é um pedantismo não é um eruditismo é que quem acha que pode prescindir do trato historicamente operado pelas Ciências Sociais para cuidado agora vai construir um conhecimento ignorante Esse é um sujeito pobre que não foi capaz de enquanto pesquisador apreender as determinações históricas que estão no acervo das Ciências Sociais pouco importa de onde elas vieram e ademais me parece muito quase que insultuoso dizer dec ele é apenas um positivista
não como se isso fosse desonroso notem pesquisador ignorante pesquisa mediocre e é por isso que 90% das pesquisas hoje são descrições da realidade não tem nada de mal nisso atenção a descrição da realidade o inventário da realidade é essencial pra pesquisa científica ou se vocês quiserem teórica é essencial Mas isso não é produzir teoria por favor isso é a condição para produzir teoria e com isso fiquem sabendo vocês os atentados à elaboração teórica quando se exige que um mestrado seja feito depois dos cursos de graduação que temos em 18 24 meses uma tese de doutorado
escrita em 30 45 meses foi falado aqui pela ivanet quando me apresentou ou abriu essa sessão na universidade pública a defesa da universidade pública não é uma palavra de ordem vazia a defesa da universidade pública sobretudo num país como este é a defesa de um dos poucos canais de mobilidade social vertical ascendente que pobres TM tradução é uma escada para subir na vida para deixar de ser miserável Mas ela é Sobretudo o único lugar onde se pode fazer pesquisa eu não defendo essa universidade pública do jeito que ela tá não eu acho que precisa de
uma modificação estrutural Mas mesmo esta que aí está ruim muito pior será sem ela é aqui a chance de tornar sujeitos ricos que que é esse sujeito rico é um sujeito culturalmente formado ninguém tem que ser especialista em assuntos gerais mas tem que ter um mínimo de erudição não pode achar que a ciência social começa com seu Professor ela tem uma história ela tem um acervo boa parte daquilo que lhes é apresentado como novidade eu posso L garantir é uma velharia Centenária mas vocês comem porque ignoram essa história tem que estudar desculpem falar isso mas
é que eu não sei se as pessoas estão fazendo isso hoje e para estudar tem que ter tempo tem que ter tempo tem que ter condições tem que ter boa biblioteca n hoje as pessoas não TM nem mais nem Agora a coisa são as infovias com a quantidade de asneiras e de toes que circulam por aí é preciso tempo de reflexão professor não pode ter 40 horas das quais 18 em sala 18 em reunião e outras tantas para pura burocracia não pode Estudante tem que ter tempo de botar o traseiro na cadeira e refletir sujeito
Rico é aquele que pode apreender a riqueza desse objeto e não há um sujeito Rico para todo sempre eu vejo aqui algumas companheiras que tem não é que são velhas não ã a a Rosa não é velha a Ivanete não é velha vou ver se tá me escapando acho acho que nós três somos os decanos aqui do pedaço e Nenhum de Nós é o mesmo 2 anos atrás a pesquisa cada pesquisa nos enriquece e eu tô falando aqui de professores com cerca de 30 anos de prática acadêmica a gente há 30 anos atrás era muito
inculto falo pelos três vocês não me deram autorização mas eu falo como é que a gente foi se enriquecendo foi no estudo sistemático na Na continuidade da pesquisa o mestrado é a porta de entrada não acreditem naqueles professores que orientaram as suas monografias de fim de curso fiz uma bela pesquisa Bela pesquisa coisa nenhuma aprendi muito L aprendeu coisa nenhuma o mestrado é a porta de entrada é por isso que não se pede a uma dissertação de mestrado nenhuma originalidade uma orientação de Mestrado pode e ser muito boa ser uma síntese do Estado das Artes
é a sua iniciação Ou pelo menos devia ser assim do doutor se exige maturidade um enriquecimento maior portanto duas coisas se pedem a uma a uma tese de doutorado autonomia intelectual tem que ser autom e se possível originalidade mas escuta isso é uma trajetória depois vem a prática acadêmica a prática da pesquisa o sujeito não nasce rico ele se torna rico ele se enriquece ele se enriquece Com as experiências culturais com abertura de horizontes vocês devem est achando que o Zé Paulo tá delirando né não tô não queridos pega qualquer texto de Marx qualquer vocês
vão encontrar uma enorme referência Cultural de Homero adante de shakespear vocês acham que oia isso os amigos Universitário Marx não era Universitário não era acadêmico Por que que ele citava essa gente para dizer ó como eu li não é porque através da arte eu tô dando o único exemplo que é uma forma de conhecimento ele instrumentaliza esse conhecimento pra sua pesquisa mas tornou-se um sujeito rico qualquer um de nós qualquer um de nós lembre-se da do negócio da Liberdade não é Dad certas condições sociais qualquer um de nós pode constituir-se num sujeito rico capaz de
uma contribuição ao conhecimento da realidade ao conhecimento de nós mesmos que não seja apenas uma referência feita pelos amigos na lja eu te cito tu me citas nós nos citamos não é que seja algo substantivo qualquer um de nós pode fazer isso sabe por quê Já tá acabando meu tempo né da manhã este sujeito rico tem por trás em Marx a ideia de uma concepção democrática do conhecimento que que é uma concepção democrática de conhecimento com estudo reflexão e ampliação de horizontes qualquer um de nós acede ao conhecimento qual que um de nós pode conhecer
Teoricamente um determinado objeto dirão vocês mas será que é importante defender uma concepção democrática do conhecimento é a ela se opõe uma concepção aristocrática do conhecimento não apenas querendo a Constituição de puras elites intelectuais a partir de condições econômicas se fosse só isso qualquer grande transformação política acabava com aristocratismo mas tem mais tem aqueles que defendem a inspiração a intuição hã essa moça escreveu uma tese inspirada não quero ler porque ela só pode ter sido inspirada não é Ou por Paulo Saulo como ia para Damasco né o senhor lhe apareceu Saulo Saulo Por que pce
e ele aí a ele foi dada a revelação mas só foi a Saulo ao Zé Saulo o senhor não apareceu ou então ela teve inspiração eu já lhes disse eu trato isso com muito respeito minha mãe era kardecista ela teve a inspiração num Centro Espírita mas um bocado de gente vai lá e psicografa Marx podia aparecer e nos dar continuidade do Capital né não vai escuta eu não tô brincando não atenção eu não estou [Música] brincando quando a teoria só é dada aos eleitos tem alguma coisa errada não é no domínio religioso eu respeito isso
não é aos eleitos aqueles a quem a divindade é Deus fala diretamente não é lá no caso do Saulo que é o caso mais conhecido não é e que el Sinceramente se converteu eu o cara até hoje não conversou comigo mas isso não é grave agora se eu começo a compreender a sociedade através de intuições hã de inspirar aqui não aqui é o ar do trabalho da pesquisa que pode enriquecer um sujeito ninguém que mergulha na atividade de pesquisa seriamente não pontualmente mas a universidade é para instituir a pesquisa contínua não pontual ninguém sai da
mesma maneira de uma pesquisa como entrou você se enriqueceu então este sujeito aqui ó tem um papel extremamente ativo no processo do conhecimento ele não é um receptor ele não é um espelho ele tem que se enfrentar com objeto é ele que realiza a reprodução do conhecimento mas atenção ele não faz arbitrariamente é o objeto que determina o conteúdo do conhecimento dá para entender isso o sujeito não põe nada no objeto tira do objeto mas para tirar do objeto ele tem que ter instrumentos que não estão lá no objeto tão no passado estão no acervo
estão no patrimônio da área de conhecimento onde ess sujeito intervém e é por isso que é necessário conhecer esse acervo não tem que conhecer a teoria da representação social doim para repeti-la mas tem que conhecer para saber qual é o potencial de análise que ela oferece para puxar o exemplo para Marx quem imaginar que vai ler todo Marx vai encontrar solução para os problemas do capitalismo da entrada do século XX tá completamente equivocado esse objeto foi o do Marx 12 anos depois que Marx morreu tá metamorfoseado agora quem quiser enfrentar esse objeto sem não conhecer
Marx não vai sacar nada dele eu não sei se eu tô respondendo à expectativa de vocês mas sem essas considerações não adianta falar em concepção teórica metodológica de Marx
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