você de vez em quando tá dando umas microt travadinhas assim não sei se a minha internet ou a sua bem pequenininha assim sabe pode ser a sua aqui tá tudo bem mas eu corto esse trechinho depois porque estamos ao vivo pessoal Professor Daniel gonti por aqui sou professor de Psicologia Doutor em neurociências e fundador do Instituto ponto azul e esta é a primeira aula da nossa jornada cognitiva lá da formação em ciência e filosofia do Instituto ponto azul o CF e a gente tá hoje aqui com o professor Dr Gustavo Leal Toledo para conversar sobre
o mistério da consciência que tema cabeludo é esse hein já vou mostrar a pauta para vocês mas antes eu queria dar boa noite a todos e agradecer a cada um que se inscreveu na nossa jornada cognitiva neste evento gratuito do Ipa CF que tá rolando aqui no meu canal pessoal e vai ser repostado no canal do Instituto pon Azul deixa o joinha se inscreva por aí com partilhe esta live com quem você acha que pode se beneficiar desse conhecimento massa vindo da filosofia com essas Pontes com a neurociência com a psicologia e a gente vai
receber aqui então no evento vários cientistas e filósofos para aprender sobre esses temas legais como a consciência Será que existe uma mente que que perspectiva esquisita é essa do behaviorismo Radical por exemplo Inteligência Artificial Será que o negócio vai dominar geral e os psicólogos vão perder seus postos de trabalho Esses são alguns dos temas que a gente vai abordar inconscientes sonhos tantas coisas legais por aqui eu tô muito animado com esse evento e com o volume de pessoas que se inscreveram por aqui obrigado de coração pessoal e eu acho que vai ser massa demais Gustavo
antes de você se apresentar cara deixa eu só dar uma palhinha pro pessoal aqui ó Hoje a gente vai conversar com o professor Gustavo sobre o que é a filosofia da mente como os filósofos definem com consciência se mente e Consciência São a mesma coisa se os animais não humanos TM consciência se máquinas poderão ser conscientes um dia qual é o problema fácil o problema difícil da consciência e qual é a relevância de se estudar filosofia da mente é basicamente por aí que a gente vai passar eu acho que vai ser incrível Agradeço aos membros
do canal que já estão chegando por aí também deixando o seu alô o seu boa noite Lembrando que quem é membro do meu canal pessoal tem um descontinho bacana lá no instituto pon azul só dar uma olhada depois na aba comunidade para você aproveitar ó 25% de desconto hein É isso aí Gustavo Obrigado cara por ter aceitado fazer essa Live Aqui Esta aula sobre filosofia da mente uma introdução pro pessoal entender um pouquinho o que é filosofia da mente O que é a consciência que é um dos temas mais debatidos e sua relação com o
cérebro se que já este teve aqui no canal algumas vezes e e sempre é muito bom cara te receber porque eu aprendo com você você que é um escritor um pesquisador professor de Federal e é muito massa cara e vamos contar com você lá no curso filosofia da mente no ipsf hein fiquem até o final que eu vou contar para vocês essa novidade aí vai ter desconto para uma galerinha então fica de olho Gustavo Se apresente cara E aí Daniel Muito obrigado não corta não quem sabe faz ao vivo ficou perfeito você teve uma cego
aí perfeito eu gostei C meu nome é Gustavo como o Daniel falou sou professor aqui da Universidade Federal de São João Del Rei atuo nas áreas de filosofia da mente filosofia da biologia filosofia da religião principalmente né e acabei de sair agora faz um ano e pouquinho do pós-doutorado de filosofia da mente né eu fiz filosofia da mente mestrado depois biologia religião E agora voltei pra mente fiz o meu meu pós-doutorado com David chers e o que Frank são dois nomes importantes na área né e o Daniel sempre que me chama para discutir qualquer coisa
estamos aí né bom demais inclusive eu deixei aqui embaixo algumas dicas de livros sobre filosofia da mente neurociências ciências cognitivas e tem dois livros do Gustavo aí embaixo para quem quiser dar uma olhadinha Gustavo vamos começar pelo básico então muitas pessoas desconhecem a expressão filosofia da mente esses termos isoladamente fazem sentido na mente de muitas pessoas mas filosofia da mente é uma expressão que cara quase nenhum estudante de Psicologia por exemplo ouviu falar eu tive a sorte ou o privilégio de conhecer vários filósofos brasileiros bacanas como o professor Nivaldo Machado inclusive que nos deixou recentemente
infelizmente com quem você já escreveu dois ou três livros não sei né cara então eu acho que eu fui um privilegiado porque eu consegui mergulhar nessa área já no finzinho da graduação no início da minha p e aprendi muitas coisas com vocês e com os estudos que a gente fez então explica pro pessoal do que se trata a filosofia da mente somos todos grandes devedores o João de Fernandes Teixeira que é uma espécie de patrono da filosofia da mente aqui no Brasil não é só ele tem outros também que trouxeram isso essa em já faz
um tempo a gente associa aqui no Brasil filosofia normalmente com que na área da filosofia a gente tende a chamar de filosofia Continental São aqueles grandes pensadores da história da filosofia então é niet Platão Kant descart heidegger né e a gente tende a associar a filosofia com esses pensadores que num determinado momento da história tiveram um grande pensamento que na na verdade mudou de certa maneira o modo da gente ver o mundo o modo da gente pensar queem al uma coisa nova só que existe uma outra áa da filosofia que não é tão estudado aqui
no Brasil na verdade tá crescendo bastante assim assim comparado com quando eu me formei com Hoje não tem nem comparação que é a filosofia analítica uma Filosofia anglo-saxã mas da Inglaterra Estados Unidos Filosofia de língua inglas mais voltada para estudar ciência estudar lógica certo e eh nessa área a filosofia da mente ela vai surgir mais ou menos em 1950 com um livro do filóso chamado Gilbert ry chamado conceito da mente C eh A ideia é que a filosofia ela pode ser eh um uma técnica de pensar e estudar diferentes Assuntos Então do mesmo jeito tem
filosofia da ciência tem filosofia da arte tem filosofia da biologia que que eu fiz o meu doutorado e tem filosofia da mente cé quando a gente fala o termo filosofia da mente normalmente a gente tá pegando de Riley para frente ou seja 50 mais ou menos paraa frente porque tem muita gente que falou sobre o que que é a mente antes mas a gente tende a não tratar essa pessoal dentro da filosofia da mente não possa citar aqui ali eu mesmo se aqui ali mas normalmente o que a gente chama de filosofia da mente é
uma coisinha mais recente e uma diferença da filosofia da mente no que diz respeito justamente por ser da filosofia analítica é que a gente tá mais voltado a discutir certas questões do que certos autores então por exemplo as questões que você apresentou aí o que é a consciência Por exemplo essa é uma questão né na filosofia Continental é muito é mais provável que você fale assim a o fundamento da ética em Kant certo aí você tá querendo ver no autor Kant Qual é o fundamento da da ética dele na filosofia da M ISO existe sim
mas não é o a nossa tradição é o que é a consciência e ponto final e a gente vai pegar vários autores vai beber de várias Fontes às vezes de outros filósofos mas da neurociência da linguística da Inteligência Artificial a gente bebe de vagas e vagas Fontes tem vários modos de fazer filosofia da mente né O importante é que a gente tá discutindo questões fundamentais metafísicas sobre o que é propriamente a mente e a sua relação com o resto do mundo é isso que a gente faz nessa área quando você fala que é de 1950
para cá A partir dessa obra do rile Por que aqueles filósofos da antiguidade por exemplo que falaram sobre a mente humana ou a alma ficam de fora é porque não havia uma área muito estruturada que existe hoje que é a filosofia da mente ou as contribuições deles não foram tão boas assim pro tema não foram assim historicamente foram muito relevantes certo ou seja o pensamento sobre a mente até a construção do conceito de o que que é a mente o que que é a consciência né porque é muito comum que a gente hoje hoje não
sempre usa na vida palavras que a gente não sabe que tiveram uma origem muitas vezes no pensamento de um filósofo não precisa ser necessariamente um filósofo pode ter sero um físico um sociólogo certo mas muitas vezes são termos que tiveram origem dentro de um escopo teórico e que depois passam a virar sentido comum a gente usa esses termos por aí certo eh e muitas vezes esses termos seam origem filósofos no passado certo então Existem algumas inspirações da mente que a gente usa no dia a dia não só filósofo qualquer pessoa que tá assistindo que são
inspirações de descart cer ele não sabe que aquilo veio de descart ele usa como se fosse quase parte cotidiana da vida dele mas veio de descart a gente consegue fazer a História do Pensamento daquele conceito e a gente consegue ver onde descart colocou essa coisa que hoje a gente usa na conversa de boutiquim com se fosse a coisa mais normal então eles têm uma relevância Histórica de Fato né mas quando a gente quer discutir eh escolher responder uma questão e não uma questão em um determinado autor certo não faz muita diferença a história ela não
é exatamente importante quem falou isso Quem falou aquil isso não é importante o importante é você tá atualizado no que tem de melhor certo e para você tá atualizado no que tem de melhor você tem que ler as últimas coisas que foram feitas então mesmo que a gente fale a filosofia da mente come5 é muito comum que a gente esteja lendo coisas de 1920 para cá não 1920 2020 para cá certo ou seja o que tá o que tá rolando agora é o que a gente tá lendo tá discutindo ao contrário de muita coisa dentro
da filosofia como um todo eh a filosofia da M é uma área muito quente no sentido de que tá sendo feita agora certo não é só vamos estudar a galera do passado pelo contrário galera do passado é interessante mas ela não é o foco certo é vamos fazer agora vamos ver o que que tá acontecendo agora em 1950 Não exatamente o ano 1950 mas existem algumas coisas que são importantes que vão acontecer no século XX certo que vão culminar mais ou menos em 1950 certo principalmente avanços médicos especialmente da neurociência certo eh a medicina tende
a avançar bastante em momentos de guerra porque é quando as coisas mais traumáticas acontecem você consegue fazer um monte de estudo que normalmente você não conseguiria faz em outros momentos é uma coisa feia de se falar mas é uma realidade empírica e principalmente na Segunda Guerra certo você teve um avanço gigantesco na computação c o Alan Tur certo você tem o filme aí acho que é jogo da imitação o Alan Tur praticamente Vai cenh um pouquinho antes a ideia de computador vai ter os primeiros computadores para desvendar os códigos nazistas aí começa já ter a
primeira discussão sobre inteligência artificial isso aí é 1940 alguma coisa nto então 1950 você já tem um escopo empírico completamente diferente do que você tinha em 1900 cé então qualquer coisa antes de 1900 pode ser até um pensamento muito interessante mas que tá faltando muita informação certo para quem tá antes de 1900 Você pode ler pode ser legal Às vezes fundamento o que a gente pensa hoje mas o grosso do do trabalho mesmo para ser 1950 para cá não tem jeito e uma coisa que eu gostava muito do nival era como ele trazia as descobertas
da ciência como informações relevants Simas pro fazer do filósofo ou seja um bom filósofo filósofo precisa estar antenado às novas descobertas científicas para poder fazer reflexões que são bem fundamentadas ou ou que estão antenadas nessas novidades então pelo que você tá descrevendo aí eu acho que que que que tá alinhado o seu pensamento com aquilo que o univaldo ensinava e com o próprio João de Fernandes Teixeira que traz nos seus livros sempre essa conexão com as neurociências ou com a inteligência artificial que você tá mencionando né Gustavo Então tem essa conexão muito próxima né com
ciência filosofia a gente consegue a gente consegue fazer uma linha certo eu vou me meter nessa linha junto com Nivaldo assim mas obviamente a gente não é tão importante quanto o resto da linha vai Riley certo eh junto com v genin ao denet certo ao Teixeira que foi Orient isso tudo é orientador e orientando certo ao Teixeira que foi que foi orientado pelo denet o Teixeira orienta O Nivaldo ele não chegou a me orientar mas eu praticamente comecei minha carreira na filosofia da M lendo tudo que ele tinha escrito e conversando com ele viramos amigos
e somos amigos até hoje cer e é é um é uma tradição que que que se mantém certo que a gente tem mais ou menos a mesma perspectiva existem outras perspectivas em filosofia da M essa também não é só e a única até porque isso é uma questão para filósofo como um todo como a gente não é exatamente um cientista a gente não precisa ter aquele foco muito centrado naquela micro questão que a gente tá tentando resolver a gente tem uma visão mais abrangente como pode ser visto aqui é só aquela parte ali que é
a prateleira de trás é de filosofia tradicional todo o resto aqui é Biologia neurociência tá ali atrás este quarto é uma biblioteca né cara minha biblioteca exatamente mas quase não tem filosofia certo tem ciência certo história história religião aqui a neurociência vai estar para lá certo mas acaba que a gente tem que fazer um corte por exemplo eu gostaria de saber mais de linguística mas mas eu não sei tanto e tem relação da minha área com linguística mas a gente tem que fazer uns cortes então a gente acaba focando mais paraas áreas empíricas mas dentro
Óbvio uma limitação de tempo uma limitação financeira e alguns cortes que são necessários mas é a ideia é essa certo uma filosofia que tá bem formada empiricamente se não tiver bem formada empiricamente ela tá ela tá só ultrapassada para responder a questão muito legal Gustavo adorei aí as reflexões e e e e essa esse percurso assim pra gente entender Até histórico mesmo de onde vem essas questões e a maneira como os filósofos da mente vêm abordando esses problemas por falar nisso queria que você definisse pra gente ou pelo menos trouxesse algumas possibilidades de definição do
que que é a consciência e do que é a mente mente e Consciência São sinônimos uma coisa é menor do que a outra Abarca a outra como é que tá a discussão atualmente na filosofia da mente sobre esses termos chave definição é parte sempre mais difícil para um filósofo de longe certo que ao contrário do cientista a gente trabalha justamente tentando esclarecer e deixar a nossa definição melhor possível as definições de um cientista elas podem ser o que o meu antigo orientador chamava de eh fap fapp for All practical purpos para todos os propósitos práticos
ou seja se essa definição aqui funciona na prática é a única coisa que eu preciso saber então funcionou tá ótima essa definição para filósofos não fó qu os propósitos práticos os propósitos impr práticos ele quer uma definição completa para todos os casos possíveis o que digo is de passagem até uma crítica minha a maioria das vezes que os filósofos a maioria do modo que os filósofos trabalham eu acho que não precisa ser tão restrito assim mas sempre aquelas questões O que é são bastante difíceis paraa gente Sócrates foi morto praticamente por causa disso né ficar
perguntando questões O que é na na na Atenas antiga né Eh mas existem alguns modos mais intuitivos de tentar definir eh O que que é a mente e o que que é a consciência né os dois termos são termos com muitos significados possíveis e muitas vezes a dificuldade tanto na filosofia da mente quanto até na psicologia na neurociência é justamente uma dificuldade de definição de termos e não necessariamente uma dificuldade empírica ou seja Às vezes você tem um embate entre duas áreas dois duas pesquisadores seja da psicologia da neurociência da Filosofia mas esse embate não
é exatamente um embate ele só define os termos de maneira diferente e por definir os termos o mesmo termo de duas maneiras diferentes eles ficam brigando um com o outro e a filosofia entra ali meio que para tentar ajudar a esclarecer mínimo no mínimo tenta falar olha eu acho que vocês estão usando conceitos diferentes mesmo que eu não saiba Qual é o conceito eh certo n eh a gente trata a mente quando a gente usa o termo mente a gente normalmente eh trata tá tratando eh da da nossa capacidade de compreender o mundo fazer asserções
em relação ao mundo nossas vontagem desejos daquilo que a gente chama de atitudes proposicionais certo eu quero fazer isso desejo fazer aquilo eu tenho vontade o raciocínio eu tenho certo eu acho que está certo errado por aí vai né faço julgamentos por aí vai existe uma outra coisa que a gente usa na linguagem popular como o termo mente que é mais ou menos parecido com pensamento que na filosofia da mente a gente vai chamar de de algo como soliloque interno que é essa vozinha na cabeça quando a gente pensa a gente meio que escuta uma
uma vozinha C ar isso a gente pode colocar dentro da mente mas a gente na filosofia muitas vezes discute separado certo as atitudes proposicionais vontade desejo você pode ter vontade eu tenho vontade de beber água mas não necessariamente eu pensei na minha vozinha interna estou com vontade de beber água beberá são duas coisas diferentes né e a gente coloca também de certa maneira dentro da mente a consciência ou os estados qualitativos a filosofia da mente contemporânea ela tem a focar mais na questão da consciência do que priamente na questão eh da mente do desse sol
lógo interno dessa vozinha interior não que não exista pesquisa inclusive tô dando aula no mestrado aqui agora a gente tá discutindo Justamente a mente e deixando um pouquinho a consciência de lado certo então pesquisa existe certo mas assim o que tá pegando fogo Já faz alguns anos é questão da consciência Na verdade até diminuiu um pouquinho o fogo tava pegando mais fogo mais cedo alguns anos atrás né e o que a gente chama de consciência ou na filosofia da M A gente chama de qualia qualia é o plural de qual então é um qual e
os ou as qualha Ok o que a gente chama de qualha É Esse aspecto subjetivo da consciência ou seja o fato de que quando eu experiencio algo Eu tenho a sensação subjetiva de ter tido uma experiência de algo é eh o jeito mais fácil de imaginar n isso é o exemplo clássico da filosofia da mente é a dor certo quando você Martela o seu dedo sem querer né além de todo o dano físico que você fez no seu dedo além de toda a informação que passou pelos seus neurônios para chegar até o seu Sé até
a parte que processa a dor Você tem uma outra coisa que é o fato de que você sente dor Você tem uma sensação subjetiva de primeira pessoa fenomênica de um outro exemplo que eu acho que fica talvez até um pouco mais claro é porque dor parece que é mais ou menos a mesma para todo mundo Pelo menos é o que diz a nossa intuição original Mas vamos imaginar cor certo quando eu vejo uma coisa azul Você tem todo um aspecto físico tem a luz que vai lá bate na coisa azul reflete vai no meu olho
na verdade refrata vai no meu olho é transformado em sinais nervosos no meus cones receptores lá no fundo da retina vem um sinal nervoso o olho é bem que parte do S certo ven no sinal nervoso vai pro lobo occipital onde vai ser processada essa informação certo só que além de ter todo esse processo físico também tem a experiência a sensação de ver azul e essa experiência sensação de ver Azul ela parece aí é um debate filosófico mas ela parece pelo menos à primeira vista que ela não pode ser eh colocada em termos de linguagem
científica ou que a gente chama de linguagem de terceira pessoa que é uma linguagem que é Comunitária Ou seja a gente não consegue falar com uma pessoa como é o azul que eu vejo eu posso falar É claro é escuro é feio e é bonito mas vamos imaginar que a pessoa é cega certo uma pessoa cega eu consigo explicar o que que é uma mesa Ok mas a minha a minha mesa aqui inclusive é azul eu consigo explicar que é uma mesa e eu posso até falar para ele que a mesa é azul ele vai
entender o conceito de mesa não vai ter nenhuma grande dificuldade nisso mas não vai entender o conceito de azul cer se ele nunca tiver visto o azul c Por quê Porque a mesa a gente consegue apcar em termos de propriedades extrínsecas uma linguagem de terceira pessoa quando eu falo linguagem científica aqui não tenta linguagem rigorosa da ciência não é só uma linguagem que a gente pode descrever algo para um terceiro por isso que é uma linguagem de terceira pessoa certo se ser um cientista para explicar para um cara cego que nunca viu uma mesa como
é que uma mesa é certo qualquer pessoa consegue fazer isso mas o azul você pode ser o maior cientista do mundo você não consegue explicar azul e até para outras pessoas que vem azul também você não consegue explicar como é o azul que você vê que elas podem ver um azul diferente do seu azul certo elas podem ver um azul mais claro ou de repente Elas têm algum problema nos seus cones bastonetes de repente elas vem um azul que na verdade é amarelo para você se você visse o que elas vêm pessoas daltônicas queas exatamente
certo e aí como que eu vou saber vamos imaginar que a pessoa é um daltônico que a gente chama da tônico perfeito ou seja onde eu vejo Azul ele vê vermelho e onde eu vejo vermelho ele vê Azul certinho certo ele aprendeu a apontar paraa cor vermelha e chamar de azul e apontar pra cor azul e chamar de vermelho certo se ele for um daltônico perfeitinho assim certo par apagem comigo você não tem como saber se ele é daltônico nunca Ok para você descobrir que a pessoa da tônica é porque ela vê de certa maneira
diferente de repente ela não vê a diferença entre sei lá se D com uma camisa azul e uma calça vermelha ela acha que você D com tudo da mesma cor aí você percebe que a pessoa da tônica porque você faz a distinção ela não faz mas isso pois fizerem a distinção perfeita só que as cores estão trocadas você não tem como descobrir C essa experiência de primeira pessoa subjetiva é o que a gente chama na filosofia da mente de qualha e de consciência certo são praticamente sinônimos pode ter um ou outro que faz um debate
se qualha consciência pode ter qualha que não é consciente pode ter consciência que não é qualitativa aí tem um debate mas não é muito comum normalmente Principalmente depois do chalmers né que foi o Car falei que me orientou ele escreveram um livro certo 96 se eu não me engano e ali meio que sedimentou qual consciência a gente usa praticamente como sinônimo Então não é a consciência o termo consciência na filosofia da mente não é consciência no sentido de ciência ou seja estou ciente D certo e também não é consciência também no sentido social tipo consciência
de classe e também não é consciência no sentido de acordado ou dormindo né se você tá dormindo e tá sonhando você ver com azul no seu sonho certo você tá tendo qual você tá tendo consciência tá tendo estados conscientes um significado um pouco diferente pouco não bastante diferente do significado tradicional que faz essa separação entre entre Consciente e consciente na na na na terapia psicológica C Mas por que que a gente usa esse significado porque essa questão é a questão mais complicada de todas eu diria pelo menos na minha opinião certo eu acho que não
é só mim na filosofia da mente CTO é saber o que que são esses aspectos qualitativos subjetivos porque eles parecem violar tudo que a gente entende por ciência porque eles não são acessíveis por uma outra pessoa eu não tenho como saber como é você experienciando dor ou azul ou gosto de café ou orgasmo ou amor ou qualquer coisa certo e se eu não ten como saber né é possível que você nem tenha isso e eu não sei é o que a gente na filosofia também chama de zumbi certo é possível que você não tenha E
eu simplesmente não sei não ten acesso certo é possível que você tenha cer mas eu não consigo fazer ciência de algo que eu não posso falar não posso vocês querem ver como é que eu vou fazer ciência de algo que é subjetivo de primeira pessoa que a outra pessoa que tá pesquisando não tem acesso ao que tá pesquisando o o Vit G tem um famoso exemplo que é o bisouro na caixa ele fala imagina que tem uma galera assim todo mundo tem uma caixa e todo mundo chama o que tá dentro daquela caixa de bisouro
n Mas eu só posso ver o que tá na minha caixa e não posso ver o que tá nas outras caixas certo como é que eu eu sei que a palavra bisouro tá sendo usado corretamente eu não tenho essa corretores certo porque eu sei o que que tá na minha caixa eu sei que eu chamo aquilo de bisoro Eu sei que você tem uma caixa e você chama o que tá dentro da sua caixa de bisor também mas eu não posso olhar na sua caixa de repente na sua caixa tem tem o que eu chamo
de colher certo mas você tá chamando de boro eu não tenho como saber certo a linguagem para funcionar ela tem que ser Comunitária todo mundo tem que significar pelo menos mais ou menos a mesma coisa com a mesma palavra mas para saber isso a gente tem que ter o referente qual que todo mundo sabe o que que é a gente consegue apontar para um copo mas Azul a gente consegue apontar para uma mesa Azul minha mesa é azul mas PR a experiência qualitativa de azul subjetiva Você pode abrir meu Sé Você não acha essa experiência
acha neurônio e e sangue mas a experiência qualitativa você não não vai achar maravilha então é um problemão a gente vai voltar a isso mais tarde você falou inclusive sobre a mente inconsciente ou processos inconscientes que não estão no centro dos debates o problema da ciência tem sido mais discutido mas a gente vai ter uma aula no curso filosofia da ciência justamente sobre o inconsciente Será que é possível cientificamente até estudarmos o inconsciente já ouviram falar sobre o inconsciente cognitivo que é diferente do inconsciente psicodinâmico ou freudiano então Esse é um dos temas do curso
filosofia da mente o link já tá embaixo Mas daqui a pouquinho a gente conversa um pouco mais sobre isso Gustavo e você diferenciou vários processos mentais ou faculdades mentais como a linguagem decisões sonhos desse aspecto qualitativo então da experiência que a gente nomeia como os qualha que são um problemão então tem alguns filósofos como você mencionou que estudam essas faculdades cognitivas mas o maior problema estaria em torno dos qualha quando a gente pense em animais então esses animais teriam qualha existe algo que é ser um Cordeiro experimentando o sabor de de Seja lá o que
que ele come ou então Ah enfim Esses animais sentem prazer eles têm uma experiência cognitiva de pensar de raciocinar Ou eles seriam como zumbis ou máquinas explica um pouquinho pra gente em que pé tá essa discussão na filosofia da mente aí vai para aquela questão original da da da importância da filosofia nessa questão Porque dependendo como é que você define conceito em mente você vai ter respostas diferentes para isso certo o o o Marco aqui nessa nessa história é o descart que praticamente fez um corte gigantesco onde só seres humanos têm mente e os resto
tudo são autômatos são robôs Então quando você bate um determinado animal ele pode até fazer sons de dor mas é porque ele ele tem um mecanismo interno para fazer som de dor como bate mas ele ência consciente não tem coalha decart usava exatamente ess termo mas não tem coalha não tem mente então ele não sente de fato certo mas isso é obviamente um raciocínio pré darwinista certo quando chega Darwin e não tô falando que só no Darwin que se mudou já tem gente antes de Darwin que já dizia isso mas quando chega em Darwin você
tem a famosa eh frase que não é não é exatamente de dar mas que a a natureza não dá saltos cer então para você chegar numa Mente Consciente com perspectiva com linguagem com tudo cer você teve que ter passos para chegar naquilo ali né então a gente meio que pode assumir que e mente e consciência existem em outros pênes animais não humanos Ok lembrando sempre assim que a gente quando fala eh seres humanos a gente meio que separa do resto da natureza mas é por pur arrogância pelo simples motivo foi a gente que fez a
classificação pra gente botar a gente meio que separado num numa classe só perto certo seria colocar a gente junto com os os orangotangos os gorilas eh os chipanzés e os gibões com a classe de grandes símios a gente é da da mesma galera certo a gente é só mais um tipo desses macacos e é esperado por exemplo que todos eles TM algum nível de mente consciência embora Talvez não tenha por exemplo sol ló interna essa vozinha na cabeça certo é possível até que tenha na verdade não sei exatamente como é que seria mas Como diz
não como uma linguagem complexa como a nossa né não como linguagem complexa mas existe linguagem Inclusive eu tava vendo recentemente e que os cientistas estão usando Big Data inteligência artificial para pegar a linguagem de animais principalmente cetáceos né mamíferos marinhos certo e como tem muito dado certo eles estão meio que transcrevendo estão fazendo um tradutor de linguagem animal cetáceos e pássaros certo e a ideia é conseguir ver que diabo eles estão falando obviamente Eles não estão falando conceitos abstratos e tudo mais mas vocêes pode estar falando coisas como você tem pagos por exemplo que tem
um som para se o pío vem do alto e um som para se o pío vem de baixo ou seja um gavião tá tentando me comer ou é uma cobra ou um Jaguar certo e aí você tem o o pio dele lá específico ele vai significar Pingo do alto pingo de baixo certo alguma linguagem eles TM mais uma vez a natureza não faz salto outro dia mesmo eu vi um um um artigo falando que corvos eles cons guardar rancor por mais de 10 anos ou seja você tira na comida de um Corvo 10 anos depois
você passa ali aquele Corvo sabe quem é você e te ataca certo então você tem algumas coisas você sabe de algum vários animais que são capazes de entender o conceito de de eu certo o clássico exemplo disso é você faz um um uma desenhozinho assim na testa do bicho e Bota ele de frente pro espelho alguns não vão perceber nada outros vão perceber que aquele desenho tá na testa dele eles vão fazer assim certo vão tentar apagar outro você não pode fazer exatamente desenho para apagar porque são tipo golfinhos eles não tem nadadeira não chega
na testa para apagar mas com outros experimento você consegue perceber que eles têm essa diferenciação eles T nome individuais então tem linguagem tem bastante coisa acontecendo aí né e obviamente depende do do significado de citado termo mente e consciência para ver até onde tem né é bastante natural que a gente diga que em algum sentido pelo menos todos os mamíferos devem ter E aí vai vai do rato e vai de tudo as aves então aí agora a gente já tá incluindo todos os animais de Sangue Quente C aí quando chega nos peixes e chega nos
anfíbios e chega nos insetos aí o buraco fica mais embaixo né fica mais difícil saber se tem ao mesmo tempo eh se a consciência é definida como a experiência qualitativa de perceber alguma coisa n eles percebem certo a a a as cobras sabem onde o rato tá e onde o rato não tá certo então a gente tem alguma percepção daquilo ali deve ter algum tipo de experiência daquilo ali duvido muito que tem algum soliloque interno porque eles não tem linguagem pelo menos não oral né de repente tem outra linguagem que a gente não entende né
mas percepção Pag que eles têm e se tem percepção tem qualha tem consciência nesse sentido da filosofia não no consciência no sentido tradicional da da psicologia e só que aí o problema é você vai vai descendo descendo descendo daqui a pouco você descobre que tem seres unicelulares que TM alguma percepção por exemplo eles sabem eh tem seres que e aquáticos certo unicelulares né que eles afundam quando tá de dia então eles percebem a luz e afundam aí quando começa a ficar escuro porque ele tá afundando ele começa a subir se quando subir tiver luz de
novo ele vai afundar de novo até uma hora que ele vai subir não vai ter luz porque tá de noite aí ele fica lá em cima e aí depois o só nasce ele vai afundar e a vida dele é isso certo e é um ser unicelular a gente consegue explicar o Como que o fóton de luz atingindo uma parte específica desse ser faz com que ele comece a nadar para baixo certo ele tem experiência aí já fica cada vez mais complicado Ok é muito difícil dizer um C que não tem nem neurônio nem cérebro é
uma célula até algumas plantas se movim dez n elas avisam uma outras Se tiverem com cupin Se tiverem pegando fogo as plantas conversam tem comunicações também entre elas né é muito maluco o Antônio damio e aqui eu já invoco um neurocientista que Talvez possa lançar alguma luz ao trabalho dos filósofos ele sugere que para haver um pingo de consciência algum tipo de processamento que a gente possa nomear como uma experiência consciente é preciso haver um sistema nervoso que represente de forma mais ou menos simultânea estados corporais e estados extra corpóreos no sentido de você ter
algum tipo de entrada de input do que tá acontecendo aqui fora no ambiente tipo a luz ou as ondas eletromagnéticas de forma que outras redes vão emparelhar Vão colocar de forma mais ou menos simultânea essa essas entradas esse processamento então Eh das modificações corporais em vista do que tá acontecendo aqui fora na medida em que o organismo estabelece uma relação com o seu meio Então deveria haver uma rede que sincroniza os disparos de neurônios de redes distintas que processam tanto sinais corporais como sinais Extra corpóreos Essa é uma das propostas dele tem um livro até
aqui embaixo para quem quiser dar uma olhadinha que é o mistério da consciência onde Ele trabalha as bases neurais da consciência como é preciso segundo a a as pesquisas dele a ver esse essa representação os mapas corporais no nosso cérebro que seriam conectados Associados a mapas Extra corpóreos do que tá acontecendo aqui em termos gustativos em termos visuais sonoros para poder emparelhar tudo e formar essa experiência incrível que é a consciência não sei se é uma coisa que eh Vamos pensar assim eh tem sido consistentemente corroborada por próximas pelas pesquisas mais recentes eu li esse
livro tem talvez 12 anos mais ou menos mas eu achei muito interessantes as evidências e a discussão que ele traz pra gente pensar sobre isso e talvez isso auxilie um pouquinho Nessas questões descendo como você falou né Eh para esse seres um pouco mais simples será que eles teriam consciência Depende de como eles processam essas informações eu acho que seria um pouquinho esse o ponto trabalhado pelo Damásio você acha que faz sentido depende Depende do que você chama de consciência também porque se consciência for no sentido mais básico da filosofia da mente só ter experiências
conscientes ele não precisa ter essa unidade da consciência que o Damasio tá se referindo certo inclusive o c tem um livro exatamente com o mesmo nome M da consciência que é o nome aqui da da nossa Live né porque se você só precisa ter uma experiência com certeza você só precisa sentir poder fazer distinções no mundo usando seus sentidos então você pode comer uma coisa e achar que aquela coisa tem um gosto ruim certo então você teve uma experiência de gosto certo uma experiência de gosto que vão imaginar que um animal muito básico assim sabe
um uma uma barata Sei lá ela come e não gosta de alguma determinada coisa nem sei se tem coisa que barata não gosta parece que come tudo aquilo mas vamos imaginar que ela come e não gosta com coisa e cosp certo ela teve uma experiência de de gosto mesmo que ela não consiga se expressar cer mas vou imaginar agora que a gente conseguiu arrumar algum jeito de fazer aquela barata falar ela não consegue explicar pra gente a experiência de gosto dela porque é uma experiência subjetiva qualitativa de primeira pessoa dela e nesse sentido ela tem
no sentido mais eh amplo na na filosofia da M ela tem experiência eh fenomênica tem algo como é para ela comer aquilo mas como é ser é também uma das definições de coalha e consciência certo Thomas Nel Thomas n exatamente certo você tem como é ser você comendo aquilo você tem então uma experiência C um computador que consiga a a tem outro debate certo mas um um vou imagar que a gente que uma máquina que é capaz de você botar comida lá e ela falar se é doce salgado do amargo azedo certo aí vem a
questão tem como é ser aquela máquina ela sente gosto ela ou ela só processa aquilo de maneira puramente eletrônica e mecânica e dá o resultado se tem como é ser ela tem consciência certo se não tem como é ser ela não tem consciência ela ela é uma a gente chama de zumbi ela só um processo físico químico certo que dá um resultado você dá um input que é a comida ela dá um resultado fala salgado beleza certo do mesmo jeito que um termômetro você bota termômetro negócio ele dá temperatura mas não tem como é ser
um termômetro a não ser para uns filósofos mais radicais ainda que vão falar não tem como ser um termômetro também aí aí entra no debate né mas o debate vai muitas vezes direcionado pelo conceito que você tá utilizando de consciência Sim esse como ser e eu me lembro de de ler esse artigo do Nel eu acho que é tipo como é ser um morcego acho que é esse o títul examente ess como é ser um morcego e ele propõe isso que a consciência diz respeito à existência de uma experiência de ser alguma coisa ou de
ser alguém existe algo que é ser um morcego na natureza no mundo parece plausível Mas será que existe algo que é ser uma parede a a experiência de ser uma parede aqui paradinha do meu lado aí não parece fazer muito sentido né enfim celular aí fica mais difícil C eita nossa o celular é ele é capaz de pegar dados do sentido e e processar o touchscreen as câmeras ele pega informação e processa a parede a parede Você pode até marcar ela com informação você dá uma martelada na fica a informação da martelada que você deu
na parede mas ela não tem nenhum processo daquela informação o celular já tem algum né ele tem o suficiente pra gente chamar de consciência consciência só processar informação ou tem que processar informação de um jeito muito específico como o Damasio fala o damas tá falando é isso processar informação só no interessa ner processar informação muita coisa processa cé tem que processar desse jeito aqui para ter experiência consciente muito bom você já acabou entrando levemente no tema que eu queria trazer paraa discussão que é justamente sobre a inteligência artificial que vai ser um tópico de uma
próxima aula com o professor Samuel Beline Leite aqui em breve aguardem vai ser muito massa que tá nos assistindo que tá nos assistindo também um abração aí Samuel mas Gustavo hoje os filósofos da mente em geral entendem que um dia a inteligência artificial vai ganhar Esse aspecto qualitativo de existência Ou seja vão conseguir experienciar o mundo qualitativamente sentindo gosto tendo raiva talvez até sentindo dor amando outras inteligências artificiais quiçá seres humanos ou isso aí é pura ficção científica balela não dá pra gente acreditar nesse tipo de coisa ol Isso é uma treta antiga certo como
eu disse o decart certo ele pensou que só seres humanos tinham consciência e o resto tudo era máquina autômata então cachorro é uma máquina certo ele parece ter experiência consciente mas não tem Darwin colocou os ISO Tudo de Volta falou a gente tem eles tem que ter pelo menos em algum nível natureza não D saltos né E aí chega a gente tá falando aqui no comecinho da Live chega a Segunda Guerra chega aão dos computadores e já ali naqueles primeiros computadores o debate da Inteligência Artificial já se coloca e não é nenhum debate novo a
gente agora tá reacendendo esse debate por causa de novas técnicas de inteligência artificial que inclusive o Samuel trabalha com essas novas técnicas de Inteligência Artificial certo como o chat GPT e outros aí tem um macar tem um monte mas é o acabou ficando mais conhecido CTO N E aí você vai ter um debate em cima disso então reascendeu o debate mas na história da filosofia esse debate foi reeso apagado reeso apagado por várias por várias vezes N E mais uma vez acaba sendo uma questão também um de certa maneira de definição depende como é que
você define se for processar dados informacionais do mund meu celular tem consciência e não tem nenhuma dificuldade em entender isso porque ele faz isso e faz muito bem eu compr ele porque ele faz isso bem inclusive ele pega dados e processa e entrega para mim certo ele tem um input que é a c output que é a tela e eu tiro foto ele processa essas fotos e mostra para mim do jeito que eu quero que ele que ele mostre mas a gente tem a sensação de que tá faltando muito pouco Às vezes a gente tem
a sensação que tá faltando algo com uma espécie de consciência de si mas a gente tenta na filosofia da mente separar essas duas coisas e falando consciência de si é uma coisa consciência é outra coisa completamente diferente você não precisa estar consciente de que tá consciente você não precisa ter nenhuma elaboração de nível superior para ter consciência porque senão a gente pode de repente falar que por exemplo bebês recém-nascidos não t consciência é porque eles têm uma consciência de si talvez não aí também é debate paraa psicologia do desenvolvimento certo eh mas parece pelo menos
nos primeiros momentos ali não tem nenhuma consciência de que ele é um separado de todo o resto c não tem consciência de si exatamente então não tem consciência a gente vai falar que bebê não tem consciência dá um tapa no bebê você vai ver que ele chora Car que tem consciência ele sentiu dor certo e você tem experiências subjetivas conscientes é claro que ele tem certo e aí a gente vai bom tá então se consciência é essa definição a gente começa a ter uma certa dificuldade que é a mesma dificuldade que a gente teve aqui
com os animais certo a gente vai para características cada vez mais simples mais simples e vai falar se aquilo ali tem a capacidade de perceber o mundo e discriminar o mundo dizer isso é isso e aquilo é aquilo por que que a gente pode dizer que né um computador não tenha consciência aí a gente pode imaginar o seguinte Isso é uma um experimento clássico na filosofia da mente experimento mental na filosofia da mente na ciência também se faz experimento mental na filosofia da mente a gente faz até um exagero de experimento mental imagina que você
tem lá seu cé tá funcionando perfeitinho aí D feito em um neurônio Um só e eu tenho um chip que faz exatamente a mesma coisa que aquele neurônio faz exatamente ele é bem pequenininho e eu consigo substituir o seu neurônio com aquele chip então tirei o neurônio botei o chip aí um outro neurônio dá defeito em outro lugar do cé eu substituo aquele bota outro chip aí outro outro outro bom agora 30% do seu cérebro é chip 70% é neurônio C Só que os chips fazem exatamente a mesma coisa que os neurones faziam eu tenho
experiência ente ou eu tenho uma experiência consciente igual eu tinha antes ou ela tá mais apagada porque agora tá 70% só de experiência mas não tá 30 ou ela só apaga quando eu passo de um limar numérico específico ou seja 57% você a conscia desliga certo 56 ainda tem certo ou só apaga quando eu tirar uma parte específica do cérebro ou seja todo o resto do cérebro eu posso trocar pro chips uma parte se eu trocar aquela ali a consciência paga Mas se tiver uma parte só do cérebro que você pode trocar você não pode
trocar que a consciência apaga o problema volta para essa parte vamos pegar um neurônio dessa parte troca por chip outro neuron quando que apaga certo se parece bastante razoável dizer que se o neurone faz exatamente a mesma coisa certo então tudo continua funcionando exatamente igual e se funciona exatamente igual tem exatamente o mesmo resultado se tem exatamente o mesmo resultado tá conando consciência ainda tá E aí você tem que falar então que se você substituir todos os seus neurônios por chips você tem consciência né nos parece estranho porque a gente t a imaginar chips como
coisas puramente físicas e aí entra num debate na filosofia da mente bom o s também não é puramente físico se ele é puramente físico P O que que tem no que a gente chama de wetware que é o hardware molhado e o hardware que é seco que é o do computador não tem que Magia é essa o tem que um chip não tem que NOB a gente consegue ter consciência e num chip que faz exatamente a mesma coisa exatamente a gente não consegue ter consciência e aí vai de volta debate você tem filósofos que vão
falar olha no sentido mais básico de consciência celulares computador até termostato de ar condicionado temer o mundo dentro da simplicidade capaz dele ali de experienciar o mundo outro já vão falar não a partir de uma determinada complexidade a tem que dar mais ou menos pelo menos uma sugestão de complexidade eles vão experienciar a gente poderia perguntar pro damaz se eu fizer um computador certo que é capaz de pegar informações internas e fazer externas e fazer e internas dele mesmo e fazer esse processamento interno exatamente o que o dam falou que o ser humano precisa ter
para ter consciência ele vai vai ter consciência ou não vai ter consciência certo é uma questão a se perguntar pel P dam porito que acho que ele ainda tá vivo certo provavelmente já perguntar dia passagem deve ter alguma conversa dele no YouTube falando falando isso agora existem aqueles que vão falar olha não vai ter consciência a máquina não tem semântica ela tem só sintática ela só recebe input solta output dado a mecânica que tem aqui dentro dela certo e tá isso não é o suficiente para você ter experiência consciente aí o o cle tem um
famoso experimento do quarto chinês que qu não for na hora da aula a gente conta certo mas é um experimento bastante interessante com respostas bastante interessantes também né para defender Que máquinas Não importa quão complexa elas sejam não vão ter consciência nunca elas vão só imitar alguém que tem consciência pode imitar perfeitamente de modo que a gente não consiga distinguir uma máquina de um ser consciente mas o ser consciente tem consciência e a máquina é só um imitador perfeito aí a gente entra no teste de turing ou não entra no teste de turing o teste
de turing foi o primeiro teste proposto pelo Alan criador da da Computação justamente lá na segunda guerra para combater e o eixo certo e que é o teste para dizer segundo Tur se algo tem consciência ou não tem consciência n Hoje em dia a gente tende a achar que o teste de turing não é um bom teste porque tem muita coisa que passa nele muito fácil o chat PT é uma delas mas assim até antes já tinha coisas que passavam no t de T com uma razoável facilidade C aí você pode então falar que o
teste de T Tá certo então essas coisas já tem consciência Você pode falar não a gente precisa de um teste mais rigoroso do que o teste de T para dizer se algo tem ou não tem consciência e tem o pessoal que é o galera da singularidade que acha que eh a partir de uma determinada data eles até chutam uma data que eu acho que se não me engano 2027 a gente vai chegar na singularidade que é a máquina efetivamente com consciência ou seja para ter uma complexidade tal que ela vai ter de fato consciência e
aí agora você tem uma questão ética Inclusive a ela certo você não pode tirar da tomada uma máquina tem consciência tá matando ela certo aí você tem umas questões éticas aí em cima também alent questões filosóficas e questões práticas muito legal sobre inteligência artificial a gente vai discutir com mais calma com o professor Samuel Beline leite em breve tá gente então quem se inscreveu na jornada cognitiva vai receber o e-mail bonitinho no dia da aula quem não se inscreveu eu não sei se o link tá embaixo ou tá lá no meu Instagram até hoje dá
para vocês se inscreverem ainda se o link não tá aí mais dê um pulinho lá no meu Instagram que dia 4 de novembro o link já vai pro saco e não dá para vocês depois pedirem certificado desconto no instituto. azul para participar do curso filosofia da mente e todos os outros cursos que a gente tem por lá e clubes do do livro sobre Ciência filosofia e religião Gustavo a gente tá finalizando aqui cara o nosso papo mas antes eu queria só mostrar pro pessoal aproveitando que eu falei de novo aí do curso qual é a
ideia do curso e a gente já volta para finalizar com a última pergunta que eu tenho para fazer para você pessoal então ah Finalmente eu já tinha deixado aí Ah o spoiler para vocês que a gente tá com um curso novo lá na nossa Nosa formação em ciência e filosofia do Instituto pon azul que é o ipf a gente vai ter então agora a partir do dia 16 de novembro a primeira aula inclusive vai ser com o professor Dr Gustavo Leal Toledo sobre filosofia da mente então eu reuni filósofos e cientistas para discutirem para nós
para nos ensinarem várias teorias e que são bastante controvérsias inquietantes que estão aí na Vanguarda né Gustavo como a gente a gente fala aí tá tá naquela fronteira do que a gente já tem e o que a gente ainda tá especulando que vai ser sobre o futuro das ciências cognitivas da própria Psicologia Das neurociências Será que em breve as máquinas se tornarão conscientes Essa é uma das grandes questões que a gente tem para discutir por aí e vai ser muito massa esse curso de Filosofia da mente olha só a gente vai ter no dia 16
de novembro às 15 horas serão nos sábados as aulas mas para quem não puder assistir tudo fica gravad Dinho aqui na plataforma do Instituto ponto azul se você perder alguma coisa então dia 16 o professor Gustavo vai explicar sobre o seguinte dá pra gente dizer que o cérebro cria essa noção que a gente chama de realidade a consciência Será que tem espaço hein Gustavo para teses dualistas que afirmam que a mente é de uma substância diferente do corpo existem filósofos da mente que defendem o dualismo de propriedades por exemplo Então a gente vai rec conhecer
com o professor Gustavo as principais teorias da filosofia da mente pra gente entender o que é a mente a consciência e qual é sua relação com o cérebro na aula do dia 23 com o professor Samuel belin Leite a gente vai estudar o inconsciente cognitivo Olha só eu tava num evento de Psicologia recentemente e eu pedi pro pessoal levantar a mão quem acreditava na existência do inconsciente Gustavo quase ninguém levantou a mão pessoal de lá da Psicologia científica Ah esse negócio de inconsciente aí não tá com nada isso aí é é pseudociência e tal mas
existe uma proposta a partir de teóricos das ciências cognitivas de um inconsciente cognitivo de processos neuropsicológicos que ocorrem sem que produzam necessariamente uma experiência de coalha como Gustavo tava explicando aí então a gente vai estudar um pouquinho esse novo inconsciente que seria o inconsciente cognitivo ou neurocognitivo com com o professor Samuel para além de Freud então no dia 30 de novembro a gente vai ter uma aula com a gace Kelly hermia sobre a ciência e a filosofia dos sonhos Olha que coisa interessante né Gustavo mesmo quando a gente dorme a gente ainda tem experiências de
qualha a gente ainda tem experiências por exemplo Hoje eu sonhei com o meu irmão mais novo Gui tava querendo comprar um apartamento em Lavras e eu tava desencorajando ele falando gu cara você vai terminar seu doutorado você vai ficar em Lavras ainda será que vale a pena então eu tive todo um embate com o meu irmão senti altas emoções ali dormindo então qual é que é as dos sonhos O que que a filosofia tem a dizer sobre os sonhos e a própria ciência as neurociências para que servem os sonhos no final das contas para além
de Freud mais uma vez tá gente no dia 7 de dezembro a gente vai ter uma aula com o professor Gabriel mograbi sobre livre arbítrio Será que as neur ciências refutaram a nossa liberdade não existe isso de tomar decisões Livres Todas as nossas decisões seriam determinadas por processos cerebrais quem sabe até em conscientes Então vai ser esse o tema da aula do professor Gabriel que vai trazer muita filosofia da mente e neurociências também estudos científicos pra gente entender um pouco essa problemática e finalmente o Geovan rolla vai dar uma aula sobre realidade virtual será que
isso é o futuro da humanidade a gente tá se deslocando gradativamente para esse universo digitalizado Será que um dia Inclusive a nossa mente vai poder ser digitalizada a gente pode fazer um upload E se o nosso corpo morrer a gente sobreviveria quem nunca assistiu aí ó carbono alterado é uma série que retrata muito essa questão aí da realidade virtual e da digitalização da mente então o Giovan que é um grande filósofo como também a GL Kell Gabriel Samuel todos esses filósofos barra cientistas vão trazer pra gente essas questões instigantes pra gente amadurecer mais nosso pensamento
crítico pra gente delimitar conceitualmente várias questões legais em filosofia da mente aqui tão a as fotinhas dos professores suas formações para vocês conhecerem um pouquinho melhor esse time de especialistas que eu reuni para discutir essas questões tão instigantes com vocês aqui tem uns detalhes para quem perder as aulas como eu falei tudo fica salvad Dinho aqui na plataforma do Instituto ponto azul por exemplo ó tudo sobre pseudociências vocês podem para quem se tornar membro do ipsf assisti uma aula que já aconteceu lá no ano passado deixa eu ver a aula do pirula sobre design inteligente
por exemplo deu play aqui ó você vai assistir uma aula do pirula sobre esse assunto aqui então então no final das aulas Inclusive a gente tem um espaço para conversar com os professores 30 minutinhos eh da das 2 horas que a gente vai vai estar com o professor e esses 30 minutos são dedicados pra gente bater esse papo aí não vai ser diferente no nosso curso aqui de filosofia da mente que já tá aguardando todos vocês a partir do dia 16 E aí pessoal queria só dar mais um alerta aqui que até o dia 15
de novembro para quem se tornar membro do ipsf vai ter um desconto em vez de pagar 397 na anuidade vai pagar R 347 para acompanhar não só o curso de Filosofia da mente mas todos os outros cursos ó História da Bíblia psicologia das Seitas tudo sobre pseudociências o cérebro Místico filosofia da ciência psicologia da religião e a gente vai ter cursos no ano que vem também porque é uma anuidade você não vai pagar 347 por mês você vai pagar uma vez só para acessar por 12 meses todos os nossos conteúdos a origem de tudo como
ciência e filosofia explicam quem somos nós De onde viemos a origem do Cosmos até onde a gente pode ir é claro que a gente não tem todas as respostas um curso de pensamento crítico também em outubro do ano que vem então quem chegar agora ainda vai poder assistir a esse curso aqui com a gente além dos nossos clubes do livro que ocorrem de quatro em quatro meses a gente escolhe um livro para discutir cada um dos Capítulos em encontros online exclusivos para quem é membro do ipcf além do nosso grupo no telegram para trocar trar
uma ideia e dos certificados de todas essas atividades vocês podem dividir esses R 347 em até 12 parcelas de R 34 Então tá aí o valor do investimento em muito conhecimento Bora com a gente que vai tá muito massa Daniel eu tenho interesse só no curso filosofia da mente tem jeito tem jeito também você pode se inscrever no curso filosofia da mente acessar as aulas por um ano ganha certificado também de 10 horas e entra no nosso grupo exclusivo do curso por R 247 É uma opção bem bacana também mas se você gostou dos outros
temas ó por mais R 100 você encontra todos esses outros cursos e clubes do livro então para você que tá com muito mais sede de Conhecimento vale a pena para caramba beleza O link tá embaixo para quem tá assistindo a Live gravada ou a Live ao vivo para se tornar membro lá ou para se inscrever no curso filosofia da mente e vir com a gente por lá a partir do dia 16 mas a gente tem mais aulas Aqui Ao Vivo gratuitamente então fiquem ligados nos próximos dias aí nesta semana vamos receber o professor Samuel deixa
eu abrir inclusive aqui só um instantinho eu vou abrir a página aqui só para vocês verem as aulas que a gente tem ainda e depois eu faço a pergunta final pro Gustavo ó a gente tá tendo aula hoje aqui com Gustavo da jornada cognitiva Mas vamos ter uma aula com a Maria e enaco que tá aí no chat eu acho hein acho que eu vi a Maria por aí sobre o cérebro ser uma máquina de simulações ela vai trazer teoria de evolução teorias computacionais e filosofia da mente pra gente entender por o cérebro existe o
que ele faz no final das contas Qual é sua importância no esquema Geral das coisas a gente tem aula com professor Samuel no dia 6 sobre inteligência artificial e aula com o professor Pedro Sampaio no dia 7 Será que a mente é uma ilusão a gente tá perdendo tempo discutir na mente qual é a visão dos behavioristas a respeito do tema eu acho que vai dar polêmica esta última aula aqui com o professor Pedro hein não sei se eu concordo com ele não ai ai ai então vocês podem se inscrever lá no meu Instagram ainda
tá o link para quem não se inscreveu porque quem é inscrito ganha o certificado aqui da jornada cognitiva Tem o desconto também para participar do ipsf e tem um acesso à nossa plataforma aqui para poder passear Ah e depois acessar alguns dos benefícios eu vou explicar depois tá gente no último dia aqui como emitir o certificado e vou mandar no e-mail de vocês também para quem se inscreveu todas as instruções então Não fiquem preocupados que em breve vocês vão entender direitinho como emitir esse certificado Gustavo pra gente finalizar então o nosso bate-papo por aqui deixa
só te interromper rapidinho Claro Claro só o Medalhão Eu fiquei impressionado tá aqui o gliss Kell Gabriel moges o Samuel só o Giovan rola certo só medalhão realmente iso é assim a top de linha do que é feito aqui no Brasil com com com muita T Talvez eu tenha esquecido um nome aí mas eu li todos e conheço todos pessoalmente só gente boa e eu tive uma al incidência semana passada me pagou na no corredor falou assim Ah você lembra que você me indicou lá o Instituto do Daniel eu eu entrei e eu tô vendo
tudo lá e tô adorando falei bô Que legal Manda ver mesmo ah que massae ficou ele gostou bastante do seu conteúdo Aí que legal Gustavo fico feliz aí por por essa notícia vai ter aula sua lá também então então ele teve aula presencialmente com você lá na na federal e vai ter também no instituto ponto azul é legal demais eh nesses eventos que eu tenho participado aí muita gente eh Me cumprimenta Sou aluno do Ipa Daniel Ah é muito gostoso é muito bom a gente ver o pessoal aprendendo desenvolvendo pensamento crítico e passando a palavra
adante né a gente fala que que estamos compartilhando esse conhecimento que a gente vai produzindo ao longo dos anos e é para transformar a vida das pessoas das mais variadas maneiras é muito bom a gente ver o pessoal aproveitando tudo isso aí eh no Ipa aqui também né nos conteúdos eh gratuitos que eu produzo no canal há cara desde 2019 tá fazendo 5 anos é isso tá fazendo C anos de canal por agora então sou muito realizado com esse trabalho de divulgação Científica e de filosofia por aqui né que eu trago os amigos filósofos pra
gente passar adiante esse conhecimento e é muito bom a gente ouvir isso e outra coisa eu acho que não tem nenhum dos nomes ali com das aulas com quem eu Concorde Acho que nenhum deles concorda entre em si o que é perfeito para pro debate filosófico entendeu ass É verdade eles tem com Samel comb com rol a discussão omicas né que legal perspectivas diferentes acho que é que é como tem que ser a filosofia exatamente então Olha só pessoal além de vocês poderem assistir aulas com esses grandes nomes da filosofia da mente aqui no Brasil
como o Gustavo tá colocando eles não necessariamente concordam entre si Então vai ser um campo muito rico de aprendizagens discussões Ó mas o professor falou um pouquinho diferente isso aqui é é muito legal né Gustavo porque na filosofia eh as questões estão abertas né cara não tem aquela coisa que poxa esse estudo aqui encerrou o assunto sobre a consciência sobre como a mente funciona ou sonhos ou inconsciente é interessante isso né cara toda vez que a gente falou que encerrou alguém alguns 50 anos depois tá abrindo de novo não que não haja avanços né cara
eu acho que existem questões que vão vão vão avançando como você exemplificou as neurociências as ciências cognitivas meio que que trouxeram eh elementos que tornaram Ultra passad certas visões da antiguidade a respeito do tema eu acho que que existem alguns avanços interessantes mas ainda assim há muito campo para discordâncias e tá tudo bem né Eu acho que que a gente cresce muito intelectualmente assim também bacana bom a última pergunta que eu tinha para te fazer é sobre a relevância de se estudar filosofia da Mente Para quê existe algum tipo de benefício ou o pessoal vai
vai sair só estressado frustrado porque são questões complexas demais que que você tem a dizer sobre isso acho que os dois certo eh a filosofia tem esse hábito e acho que é parte da nossa profissão de levantar mais questões do que propriamente responder é e o benefício dela é justamente esse di de passagem é você aprender Onde é que estão seus pontos cegos a gente usa termos como mente consciência inconsciente a gente usa meio que no automático né quando a gente vai pegar ele direto e vai tentar definir a gente vê que ele é muito
mais complexo né assim a gente o o vitg time dava um clássico exemplo que é você definir jogos certo a gente usa o termo jogos o dia inteiro certo é fácil cer quando a gente vai pegar uma definir as características que algo tem que ter para ser tanto um jogo de futebol ou um jogo de xadrez ou um jogo que você joga sozinho tipo uma Sei lá deve ter um monte de jogo que joga sozinho de paciência no baralho n você vai tentar pegar as definições você vê que não são tão claramente definidas assim você
vê que tem existe um monte de debate e você vai achando os pontos cegos Aconteceu algo interessante na minha última aula de mestrada agora foi quarta-feira tem dois médicos recém formados que estão querendo fazer residência em neurociência estão assistindo lá e eles quiseram então fazer um experimento para tentar ver um conceito de um filósofo cientista cognitivo chamado Bars eh que ele já tinha aplicado se eu não me engano em corvos fo feito um experimento e eles queriam aplicar em ratos então eles de fato desenvolveram um experimento empírico mais ou menos o mesmo raciocínio que o
Bars usou em corvos eles quizeram usar em em em ratos e o nosso debate todo foi Não beleza o experimento acabou não dando muito certo mas por questões mais relacionadas à dificuldades com comit di ética não necessariamente porque é sempre complicado e tudo mais é muito burocrático e eles têm Prazo Curto não é tamb não a gente cheio de aluno certo é é mais complicado né Eh mas aí a gente acabou discutindo se o experimento pudesse dar o resultado um ou resultado dois seriam os dois resultados possíveis né é parecido com o que o corvo
faz ou não é parecido com o que o corvo faz o que que seo implicaria pra gente dizer se os ratos têm consciência como tentar mostrar que se que os corvos têm consciência e essa pergunta só faz sentido dependendo uma uma definição de consciência eles estão obviamente seguindo a definição de consciência do Bars Mas a gente pode falar olha existe muita coisa que a gente chama tranquilamente de consciente que não tá nessa definição e o Rato pode ter E aí isso é outro tipo de consciência ou é consciência e a definição dele é muito restrita
como seria a definição do Damasio também pode pode dizer que é muito restrita que tirar um monte de ser que a gente considera com cons cente é o que que significa tirar ser que a gente considera um consciente vamos imaginar eh O Damásio não falou isso mas vamos imaginar que o Damasio fale que dentro da definição dele Ratos não tem consciência então agora a gente pode torturar eles à vontade a gente pode pegar eles vive arrancar suas Patinhas e por prazer porque eles não t consciência el não tem experiência subjetiva então não tem seriam como
plantas né como alface nesse caso né hip exatamente Sim certo tem implicações e isso depende do o conceito de conceitos certo e depende também empiricamente como que você vai definir o conceito empiricamente você acha e uma vez achado empiricamente você pode ir ver os outros animais C vou imaginar que você tem um conceito de consciência que é tão restrito que bebês não t consciência ninguém vai aceitar que a gente possa fazer certas coisas com os bebês só porque aquele cara teve aquele conceito super restrito e não cobe no bebê né ou pessoas com matosas certo
você vai permitir certas coisas você não vai permitir n então o conceito no final das contas ele acaba sendo a base pelo qual você vai procurar o que que você tem que procurar na ciência empírica e muitas vezes você vai procurar algo na ciência ía mas se o seu conceito não tá bom Você pode até encontrar mas você não encontrou nada demais certo meu antigo orientador Sérgio Fernandes já falecido ele falava eh nada mais prático do que uma boa teoria né se você não tem uma boa base teórica uma boa teoria do que que você
tá de fato fazendo certo e você vai paraa prática certo você vai achar coisas que pode de repente não tem nenhuma relevância em picnica Ou você tem uma relevância não é relevância que você achou que tinha né de repente você achou lá na neurociência a diferença entre sono e vigília e tá chamando vigilha de consciente e sono de inconsciente Então beleza mas então fique claro isso aqui é sono e vigília certo mas existe a gente pode falar de estados conscientes no sono como você bem falou tem sente dor senente tem ter orgasmo no sono certo
você tem várias coisas no sono que a gente fala que são experiências conscientes então você não falou de consciência você conseguiu achar a base neurológica da vigília beleza mas não da consciência esses termos tem que estar razoavelmente bem definidos é claro que o filósofo leva um pouquinho além ele o filósofo não é Como disse for All practical purpose não é para todos os propósitos práticos a gente quer uma definição bem mais fechadinha C mas é buscando é né tentando atingir as estrelas que a gente chega na lua certo A ideia é mais ou menos essa
tá essa seria a a função prática principal assim no que diz respeito a quem vai de fato botar a mão na massa fala isso é pessoal entender os conceitos entender a história dos conceitos entender as diferentes visões porque aí quando você for entrar num debate sobre essas questões você tem agora todo um ferramental instrumental que você não tinha antes de entender porque muitas vezes uma uma colega minha professora da uer Camila Jordan ela gostava de falar tudo coisa toda coisa nova que a gente pensa pela primeira vez quando a gente vai ler pelo menos três
outras pessoas Já pensaram antes da gente séculos atrás certo e é mais ou menos isso C você vai ver que Mita das coisas pô tin uma ideia genial aqui não essa ideia aí certo 1700 se lá aqui o cara já tava mostrando os defeitos dela C Então você vai ter ess ferramental que vai te permitir uma vez que você vai entrar na discussão no debate vai falar sobre o assunto você vai ter esse ferramental certo aí já não é tão prático como mão na massa como fazer experimento científico psicológico mas é um ferramental paraa discussão
você passa ter uma vez que você tem uma base filosofia da ciência filosofia da mente filosofia da ciência também de se de passagem muito legal Gustavo inclusive em breve eu vou escrever um texto eu já tô para começar foi encomendado a mim por um jornal aí não posso dar muito spoiler ainda mas sobre crenças sobre porque algumas pessoas tem dificuldade de abrir mão de certas crenças e crença aqui num sentido filosófico abrangente não é crença religiosa necessariamente tá gente é aquela atitude Nossa de tomar uma proposição ou uma ideia como verdadeira então eu tenho que
ter clareza sobre o conceito de crença para eu ir à literatura encontrar artigos científicos relevantes que delimitaram bem o que é crença processos de aquisição e de transformação ou abrir mão de certas crenças para eu produzir esse texto se eu não tenho esse conceito bem claro na minha cabeça eu não vou fazer um trabalho científico Legal ou de divulgação Científica Mas você sabe que o contrário também pode acontecer eu acredito que você tenha alguns exemplos mas no meu doutorado eu estudando crença e a base biológica ou cerebral das crenças eu encontrei pesqu Gustavo mostrando que
quando a pessoa avalia uma ideia como falsa as partes que se acionam do cérebro são diferentes a maneira de o cérebro funcionar em comparação com quando as pessoas consideram uma ideia verdadeira e na filosofia classicamente a gente considera ah crença você dizer que uma afirmação negativa é verdadeira né Por exemplo não existem unicórnios então é uma proposição de crença você acredita que não existem unicórnios Então seria uma crença também só que na neurociência a gente tem visto que a forma de o cérebro operar é Diferente de quando você considera uma negativa verdadeira ou uma afirmação
que está digamos positivada né existem Margaridas por aí então a a a minha reflexão é talvez de acordo com esses resultados possamos criar um termo ou optar por outro termo pra gente diferenciar um pouquinho as coisas a minha proposta inclusive é chamar de descrença quando você avalia uma ideia como falsa e crença quando quando você avalia uma ideia como verdadeira eh eu sei que existem vários pepinos intelectuais nisso aí também daria pra gente brincar um pouquinho mas assim é interessante porque às vezes a pesquisa científica também pode orientar a reflexão filosófica né É bem esse
tipo de trabalho que você ilustrou lá atrás do filósofo da mente com o neurocientista ou psicólogo essa interdisciplinaridade que é tão importante né cara e e legal demais eu acho que que o nosso curso vai agregar muito nesse sentido né de trazer ou de levar filosofia para psicólogos para leigos e pessoas que gostam desse assunto verem como a filosofia e a ciência trabalham juntas e assim que deve ser né Eu acho que tem um campo muito rico aí para ver essas interações e não uma ruptura uma briga ou coisas do gênero né acho que vai
ser massa é isso dá uma discussão assim que eu acho que até é é pouco feita inclusive ó eu eu tô tentando fazer mais justamente o que que diz sobre a nossas eh nossos termos mentalistas quando a gente vai na neurociência e vê que eles não funcionam direito lá é porque são debate que eu acho que deveria ser ainda mais é feito já é feito mas deveria ser ainda mais feito a aula do professor Gabriel mograbi vai ser muito importante eu acho nesse sentido de ver sobre decisões o que que rola no cérebro eu acho
vai ser um exemplo bom ah aula sobre sonhos também da Hermínia enfim vai ter muita coisa legal lá no curso gente bora porque vai ser massa demais Gustavo Obrigado cara por bater esse papo aqui com a gente por essa aula sobre consciência Eu acho que você deixou aqui Várias Vários caminhos de aprendizagem para quem tiver interesse perseguir seja pelos livros que eu já deixei aí embaixo sobre essa temática seja no curso com a gente de filosofia da mente para vocês se aprofundarem e encontrarem algumas respostas ou não né A A aquelas a a controvérsias que
são tão naturais nesse Campo da Filosofia mas certamente que vão amadurecer ainda mais o pensamento crítico de vocês preparar vocês para essas questões interessantíssimas sobre inconsciente sonhos livre arbítrio Inteligência Artificial relação mente cérebro Caraca eu tô muito animado eu tenho certeza que a gente vai aprender demais eu gente ó eu sou um cientista cognitivo da crença eu não sou um filósofo da mente então eu tô super animado porque eu vou aprender muito com esses filósofos lá e tô muito muito contente por ser por você ter aceitado eh você que é uma das referências no campo
Gustavo aqui no Brasil então mais uma vez obrigado por estar com a gente nessa Eu que agradeço Inclusive a gente já teve alguns debates vamos ter de novo vamos Eu acho que vai ser um ambiente muito muito massa para debates essa aulas aí e no nosso grupo do telegram Então quem participa lá do ipsf tem acesso ao grupo do telegram pra gente conversar eu tô por lá e o pessoal é muito bacana gente então torne-se um IMP Pense também Bora com a gente nessa O link tá embaixo se inscreva no canal deixa o joinha aí
compartilhe esta aula com quem você acha que vai aprender bastante com o professor Gustavo e a gente se vê na aula de amanhã então aula dois é sobre deixa eu ver se é com gab com com o o não se dia 6 amanhã Ah é com a Maria luí e enaco será que o nosso cérebro é uma máquina de simulações tô muito empolgado também para entender mais sobre o cérebro bahiano já ouviu falar Então chega aí amanhã às 19 horas que vai ser bacana demais abraço a todos Obrigado pessoal a gente se vê em breve
Bora com a gente no Ipa um abração Gustavo a gente se vê então no curso daqui uns dias tchau tchau valeu Y