4 P's do MARKETING DIGITAL (Marketing Mix):Comece a usar agora e CONQUISTE O MERCADO 🚀🎯

24.98k views3475 WordsCopy TextShare
Rock Content Brasil
Saiba definitivamente o conceito dos 4P’s do Marketing (Marketing Mix) 🤘 Inscreva-se para aprender ...
Video Transcript:
Você sabe quais são as variáveis básicas mais importantes que você deve levar em consideração na hora de construir uma estratégia de Marketing? É óbvio que existe um monte de coisa importante e relevante que você tem que levar em consideração e tem que ficar atento. Mas praticamente isso tudo é um desdobramento de quatro elementos famosos do Marketing: os 4PS.
Produto, Preço, Praça e Promoção. Mas antes da gente quer aprender qualquer coisa mais avançada e dar um passo maior do que as pernas, a gente tem que dar um passo atrás e aprender o básico primeiro. Então fica aí que eu vou te explicar qual é a importância de conhecer os 4 PS do Marketing para a sua marca ou para o seu negócio.
[Música] Olá seja bem vindo a mais um vídeo da Rock Content! Eu sou Otávio Andrade, Especialista em Inbound Marketing e crescimento de agências aqui na Rock. No nosso canal você aprende a fazer marketing de maneira eficiente no mundo digital.
E aí quer se tornar uma autoridade no assunto? Comece agora se inscrevendo no canal e ativando as notificações no sininho pra não perder nenhuma novidade. Pessoal olha só: eu vou falar sobre vários assuntos importantes aqui, afinal de contas eu falei para vocês que os 4 PS do Marketing tem vários desdobramentos.
Então não vai dar pra gente se aprofundar em tudo. Então é preciso comprometimento de vocês de que no final vocês vão fazer um pouquinho de dever de casa, ok? Aí vocês me falam assim: “Otávio, mas desde quando eu me entendo por gente eu escuto falar dos 4 PS do Marketing.
. . Não tá obsoleto?
Não tá desatualizado? ” A resposta é não! Os 4 PS do Marketing vem lá do final da década de 50 e início da década de 60.
E pensa o seguinte: a gente sempre aprende a gente sempre estuda na Universidade, no MBA de Marketing, a gente está sempre vendo e ouvindo falar dos 4 PS. Se é um conceito que até hoje existe, se até hoje e ele sobreviveu ao tempo, então é sinal de que sim ele tem muita relevância. Agora, depois de tanto tempo é óbvio que eles cresceram, se multiplicaram, tiveram filhos.
. . Então já têm os 8 PS, já têm os 10, já têm os 12.
. . Mas, no final do vídeo, vou dar uma palhinha do 5º P do Marketing, que é bem importante para vocês também.
Bom. . .
lembra que eu falei que os 4 PS do Marketing era voltar para o básico? Mas a gente precisa de mais um passinho atrás. A gente precisa ter certeza que todo mundo tá certo quanto ao conceito de Marketing.
Eu sei que vocês sabem. Mas só pra garantir que vocês vão conseguir entender qual é a relação que tem entre os 4 PS e a estratégia de Marketing completa. Market sem o “ing” no final, significa mercado.
E Marketing significa colocar junto uma série de ações integradas que vão fazer com que seu consumidor chegue até o seu produto e compre. Afinal de contas a gente está falando é de dinheiro no bolso. Você quer vender alguém quer comprar.
. . Agora se coloca no lugar do consumidor.
A gente sempre vai querer comprar um produto ou um serviço que seja a melhor opção dentre aquelas que a gente tem no mercado. Notem que eu não disse o mais barato. Eu falei a melhor opção.
Daqui a pouco a gente vai entender porque. . .
Agora se você não consegue ter um produto que atende às necessidades do seu consumidor; que esteja dentro de uma faixa de preço que seu consumidor está disposto a pagar; que seja acessível pra ele, que ele consiga chegar até o seu produto, que ele consiga comprar; ou se ele sequer sabe que seu produto existe. . .
Então você não está fazendo um bom trabalho de Marketing. Gente, nessa minha última frase eu dei uma resumida, muito bem resumida, do que são os 4 PS. A partir de agora a gente vai aprofundar um pouco em cada um deles.
Vamos começar pelo “P” de Produto. Produto é literalmente aquilo que você está disponibilizando o seu consumidor. Pode ser produto de verdade, algo físico ou pode ser um serviço.
Então vale desde carro a um jantar, um treinamento online ou até uma Estratégia de Marketing. Agora. .
. só ter um produto não adianta. Você tem que conhecer o seu produto muito bem.
Quais que são as características bem relevantes que o seu produto tem, que vão trazer algum valor para a vida do seu cliente? Como que o seu produto vai ajudar a simplificar a vida do seu cliente ou vai resolver um problema dele? Como que seu o produto se diferencia dos produtos do concorrente?
O que levaria o seu cliente a comprar aquele seu produto? Você tem que conhecer os pontos fortes e os pontos que você ainda precisa melhorar. Os pontos fortes é aquele que você vai enaltecer.
É assim que você vai vender seu produto. Agora, é muito importante também conhecer os pontos de melhoria. Afinal de contas, se você não está desenvolvendo cada vez mais o seu produto, seu concorrente está e daqui a pouco ele vai passar na sua frente.
Então, de novo, se coloque no papel de consumidor. O que o consumidor busca na hora que ele compra seu produto? Quais que são as qualidades que ele espera que o seu produto tenha?
Como o seu consumidor gostaria que o produto fosse? São dois pontos. Um, como seu produto é.
E o segundo, como o seu cliente gostaria que o produto fosse…. Ele queria que ele fosse maior ou que ele fosse menor, ou que ele tivesse um material diferente, ou que ele viesse em várias cores? Quais que são as características que ainda faltam no seu produto e que seu cliente busca e que o seu produto ainda não tem?
E aí gente, não tem mistério. É um trabalho sem fim. Você tem que sempre que buscar melhorar seu produto.
Afinal de contas, daqui a pouco seu concorrente chega e vai passar na sua frente. Primeiro dever de casa: aprender um pouquinho mais sobre o Ciclo de Vida do Produto. E isso é muito importante gente, porque todo o produto tem quatro estágios de vida e você precisa saber exatamente em qual estágio o seu produto está, porque isso vai te ajudar a direcionar melhor os seus recursos de Estratégia de Marketing e os seus recursos de Venda.
Afinal de contas, se o seu produto tiver vendendo muito, estiver lá na fase de ascensão, é ali que você tem que concentrar. Agora se ele já tiver na fase de declínio, será que vale a pena concentrar recursos de Marketing e de vendas? Então a gente precisa aprender um pouquinho mais.
Para ajudar vocês aqui na descrição do vídeo tem um artigo do Blog da Rock falando exatamente sobre isso. Agora que a gente já conhece o nosso Produto muito bem e já sabe todas as qualidades, os pontos de melhoria, como ele se diferencia do concorrente e o que o nosso cliente busca quando ele compra um produto similar ao nosso, a gente precisa pensar no Preço e aí gente tem uma série de qualificações que a gente tem que fazer na hora de precificar. Também tem um artigo aqui na descrição do vídeo falando sobre precificação.
Mas vamos pensar um pouquinho: o que basicamente a gente tem que levar em consideração na hora de formatar o preço do nosso produto? Bom. .
quais que são os custos de produção que a gente tem, quais são os custos de operação do nosso negócio, quanto a gente gasta todo mês para manter o nosso negócio rodando e principalmente, qual é a margem de lucro que você espera naquele produto. Aí você vai ver se é viável ou se não é. E também tem que levar em consideração o concorrente, afinal de contas se eu somei tudo e coloquei a minha margem e meu concorrente está cobrando muito menos que eu, provavelmente esse é um produto que é inviável para o seu negócio.
Agora, tá sobrando, eu estou cobrando aqui e o cliente está aqui, será que vale a pena diminuir o preço? Será que vale a penas eu equalizar meu preço com o do concorrente? Bom.
. . é uma decisão estratégica.
Olha só, a gente está cobrando menos, o concorrente está cobrando “aqui”. . .
Só que essa diferença de preço é o que vai fazer com que a gente tenha mais market share. A gente vai tomar clientes do nosso concorrente. Agora se market share agora não é uma prioridade para você, ok.
Equaliza com o preço do seu concorrente, porque isso vai fazer com que tenha mais dinheiro entrando no seu caixa. Mas a coisa mais importante que eu quero que vocês entendam hoje é que, quando a gente fala de preço, a gente não tem que ficar só atento à quanto custa. Se eu pergunto quanto custa, é muito diferente de quanto vale.
Caro e barato não tem absolutamente nada a ver com a quantidade de dinheiro que está saindo do nosso bolso. Tem muito mais a ver com a sua percepção de valor que um determinado produto tem. Vamos fazer um teste: um carro de 100 mil reais, é um carro caro ou é um carro barato?
O Pedro Teixeira tá aqui atrás da câmera, um dos nossos magos de audiovisual aqui da Rock. . .
Pedro, jóia pra cima ou jóia para baixo. . .
Carro 100 mil é caro, aliás é barato. . .
não. . .
é barato ou é caro? Tá o Pedro fez assim. .
. o que pedro deu resposta certa. A resposta é que.
. . depende.
Depende do carro. Se são 100 mil reais por um carro popular, é óbvio que está caro. Agora.
. . 100 mil reais por uma Ferrari quem é que compra?
Pedro, 100 mil reais numa Ferrari? Agora o Pedro fez que sim com a mão, fez um jóia pra cima. Gente, óbvio.
100 mil reais por uma Ferrari. Oh. .
entrei na loja aqui da esquina e tem um carro popular que custa 100 mil reais, fui na loja do outro lado um carro popular por 50 mil. O mesmo carro. É óbvio que eu vou no carro de 50.
Fui pra outra loja: Ferrari 1 milhão de reais, atravessei a rua Ferrari igualzinha à outra por 100 mil reais. Vou comprar qual? É óbvio que é de 100 mil.
Porque eu sei qual é o valor que uma Ferrari tem. Então além de considerar todos esses aspectos técnicos de custo de produção, o custo de operação, a sua margem de lucro, você também tem que considerar qual é o valor que a sua marca tem. E isso está diretamente ligado à como é que você vai se posicionar para o mercado.
Eu só preciso de carro para me levar do ponto A para o ponto B. O carro popular vai fazer isso. Uma Ferrari também.
Faz sentido gastar 1 milhão de reais se só preciso de um carro que vai me levar do ponto A pro ponto B? Não. Mas porque tem pessoas que pagam 1 milhão de reais por uma Ferrari se ela vai levar do ponto A ao ponto B da mesma forma que um carro popular também vai?
Porque ali está incutido uma série de valores, uma série de elementos que são intangíveis e que a Ferrari sabe que atrai exatamente esse tipo de público. Eu obviamente não sou público da Ferrari, mas se de repente eu encontro a ferrari sendo vendido a 100 mil reais, é óbvio que vou comprar. Vou no banco, pego empréstimo, pago o carro e vendo por, sei lá, 500 mil, devolvo o dinheiro para o banco e ainda vou ficar no lucro.
Mas uma Ferrari pra mim não é o que vai resolver meu problema hoje. Então pense também em como você quer posicionar a sua marca ou seu produto no mercado. Imagina só: uma hamburgueria, de uma lanchonete de bairro.
Ela gasta tanto. . .
ela gasta X dinheiros para produzir um hambúrguer. É mais ou menos a mesma coisa que uma hamburgueria gourmet daquele bairro elitizado vai gastar para produzir um hambúrguer dela. Vai ser um pouquinho mais caro, porque tem ingredientes que são um pouco diferentes, mas o hambúrguer da hamburgueria gourmet vai custar muito mais caro.
Existe uma série de elementos, como local, a estrutura, o pessoal, o atendimento, a música que está tocando. . .
toda essa série de elementos que vão fazer com que o seu cliente, o cliente dessa hamburgueria, tenha uma experiência muito diferente do que o cliente daquela lanchonete lá do bairro vai ter. Então pensar nesse tipo de coisa também é relevante. O seu público é um público que está disposto a pagar mais caro pelo seu produto?
O seu produto realmente foi pensado para esse público? Então ok. Isso é uma coisa que você tem que considerar o seu preço também.
Bom. . .
e aí eu falei da diferença que tem entre ter uma lanchonete no bairro de uma hamburgueria goumet num bairro elitizado. Será que o local importa? Claro!
Afinal de contas do 3º P é o P de Praça, que é exatamente o local onde você disponibiliza seu produto. É só importante a gente prestar atenção num ponto: quando foi traduzido para o português, para que tivessem palavras com P pegaram “praça” porque começava com P e dar a entender que a gente só está falando de um local físico. Não!
Praça tá diretamente relacionado à exatamente aonde o seu produto está sendo vendido. Aonde ele é comercializado. Em inglês vem de placement que não dá essa ambigüidade de interpretação, que é a colocação de mercado.
Então a gente tem que pensar aonde que o nosso público está, pra gente poder colocar esse produto para ser vendido lá. O nosso público ele compra onde? Ele compra numa padaria de bairro?
Ou ele compra no supermercado gourmet? Se ele compra na padaria de bairro não adianta nada eu colocar o produto no supermercado gourmet. É regionalizado?
Meu público é do sul do país? Adianta alguma coisa vender cuia de chimarrão lá pra Maceió? Bom, inclusive beijo pro pessoal do Alagoas #saudadesférias Mas vender cuia de chimarrão lá em Maceió acho que não vai ser uma ideia muito boa.
Lá não tá o público que consome esse tipo de produto. Mas Otávio, mundo digital, não posso vender pela internet? Vou rachar de vender cuia de chimarrão la em Maceió.
Bom, você até pode ter um e-commerce, mas se o seu público não tem hábito de comprar no e-commerce, será que realmente vale a pena manter um e-commerce em atividade? Para vender chimarrão, vender cuia de chimarrão la no sul, ok, vale a pena ter um e-commerce. Agora, pra vender exclusivamente lá pro pessoal do Alagoas, provavelmente não.
Então saber aonde o seu público tem o hábito de compra, aonde o seu público está localizada, aonde ele costuma freqüentar, é importantíssimo para você colocar o seu produto para vender ali. A mesma coisa vale para internet. Se o seu público tem hábito de consumo na internet e você ainda não está vendendo pela internet, você está perdendo market share.
Bom. . .
agora que a gente já conhece nosso produto a fundo, já sei quais são os pontos positivos, quais são os pontos de melhoria, o que o meu cliente busca quando ele compra um produto similar para o poder cada vez mais melhorar meu produto, já tenho uma excelente estratégia de precificação, tô com excelentes margens, já sei exatamente onde eu vou colocar meu produto para vender. Adianta alguma coisa no meu cliente não saber que o meu produto existe? Não.
Então a gente vai para o quarto P. Que é o P da Promoção, que a gente também tem que tomar cuidado, porque promoção nesse caso, a exemplo de praça, foi traduzido de uma forma que tivesse o P, mas ele não está relacionada a desconto, não tá relacionado a cortar preço. Ele está relacionada a promover, a divulgar o meu produto.
Então quais que são os canais de comunicação mais adequados para esse público que vai consumir seu produto? É rádio? É TV?
É panfleto? Será que panfletar num cruzamento adianta? E se adiantar, em qual cruzamento da cidade é que eu vou panfletar?
Porque até isso também é relevante. Anunciar na globo vale a pena/ Anunciar às 10 da manhã ou anunciar às 4 da tarde? A gente vai ter resultados completamente diferentes.
Então saber qual é o canal, saber o horário e saber qual é a mensagem que a gente vai passar é extremamente importante. Meu público é mais formal? É mais informal?
Eu vou usar algum ator, algum famoso pra falar pra mim? Olha só, pensa como Luciano Huck e Angélica comunicam com públicos completamente diferentes? E são um casal, os dois estão na Globo, se o meu público se comunica muito bem com Luciano Huck e eu colocar a Angélica pra falar, provavelmente vou gastar muito dinheiro e não vou ter o mesmo resultado.
Será que a pessoa que vai comprar seu produto é quem realmente vai usar? Porque se não for, se eu estou comprando pra outra pessoa, além de você se comunicar com quem vai usar, você também tem que se comunicar comigo que voucomprar. Então todos esses elementos que você julga na hora de montar toda sua estratégia pensando em quem vai usar, você também tem que pensar em quem são os influenciadores.
Que pode ser a pessoa que compra ou uma pessoa que vai influenciar a decisão de quem vai comprar o seu produto. Pessoal, os 4 Ps estão aí: Produto, Preço, Praça e Promoção. Agora lembra que eu ia falar de um quinto P?
Não sei se vocês repararam o tanto que eu falei cliente, o tanto que eu falei público. . .
O 5º P é exatamente Pessoa. E é o seu público. Ele está no coração de todo o resto.
Você desenvolve o seu produto ou aprimora o seu produto pensando no seu público. Você define o seu valor, além de considerar todos os elementos para ter certeza que o seu produto é viável, também pensando em quanto o seu público está disposto a pagar. Você tem que tornar o seu produto acessível para o público.
O seu público tem que ter um acesso físico ou ele tem que conseguir comprar pela internet, sei lá o que ele compra. E você tem que falar na linguagem que o seu público fala na hora de construir uma estratégia de comunicação para ele. Então aqui também na descrição do vídeo, tem um artigo no blog da Rock falando sobre os cinco Ps do Marketing.
A gente tem um outro falando sobre os 4 Ps que o aprofunda um pouquinho mais também, acho que vale a pena vocês lerem os dois. Agora vamos ver na prática como que é importante a gente conhecer os 4 Ps do Marketing. Tem um case muito famoso aqui no Brasil, que é o case das Havaianas.
Todo mundo tem um par de Havaianas em casa, né? Aquele chinelo branco, que antes tinha só uma faixa azul, a tira também era azul ou era amarela. E aliás, agora é chinelo ou é sandália?
É outra disputa, igual biscoito e bolacha. Deixe aí nos comentários como é que vocês chamam as Havaianas. Eu chamo de chinelo.
Mas Havaianas de um tempo pra cá, fez uma reestruturação completa de posicionamento de marca. Antes as Havaianas era um chinelo muito barato e, de repente, explodiu no mundo inteiro, não só no Brasil, foi para fora do Brasil também. Olha só como o que aconteceu.
Eles entenderam que o público estava buscando algo diferente. Eles entenderam qual eram as necessidades que o público tinha e reestruturaram completamente o produto que eles tinham. Não mudou muita coisa.
O que mudou basicamente ali foi: assim que foi lançado a novidade, ela tinha um salto um pouquinho maior e tinha várias cores, mas era algo que o público buscava. Isso fez com que a precificação fosse diferente, já que o público estava buscando algo que era novo, que ainda não tinha no mercado. Para atingir um público diferente, o pessoal lá o time de Marketing das Havaianas, eles tiveram que entender aonde esse público estava, em qual Praça que eles iam comercializar.
E aí eles criaram uma campanha de divulgação imensa para poder divulgar esse novo produto usando vários artistas, usando vários famosos, tinha uma pegada bem humorística e isso fez com que o produto bombasse. Então vocês acham muita referência também sobre o case Havaianas aí na internet. Então clique aqui para se Inscrever no nosso canal e se aprofundar mais nesses assuntos para você construir uma estratégia matadora de Marketing.
A gente está lançando o vídeo toda semana, sempre às quintas-feiras. Até mais!
Related Videos
19 Ferramentas de REDES SOCIAIS para bombar em 2020 😱 🚀  [ Grátis e Pagas ]
21:30
19 Ferramentas de REDES SOCIAIS para bomba...
Rock Content Brasil
32,958 views
MARKETING DIGITAL para PEQUENAS EMPRESAS | Saiba as VANTAGENS do Marketing Digital  (2020) 👀🚀
6:38
MARKETING DIGITAL para PEQUENAS EMPRESAS |...
Rock Content Brasil
35,389 views
COPYWRITING: O segredo para se ter muito mais resultados com sua escrita na Internet.
8:56
COPYWRITING: O segredo para se ter muito m...
Rock Content Brasil
40,233 views
4 Ps MARKETING: O QUE SÃO E COMO FAZER?
13:00
4 Ps MARKETING: O QUE SÃO E COMO FAZER?
Luz, Câmera, Empreenda!
95,793 views
4Ps DO MARKETING (Mix de Marketing) | O que é e por que é tão importante?
8:42
4Ps DO MARKETING (Mix de Marketing) | O qu...
Blog Abri Minha Empresa
56,045 views
O que é MARKETING DIGITAL: O que é, conceitos básicos e TUDO que você precisa saber
11:07
O que é MARKETING DIGITAL: O que é, concei...
Rock Content Brasil
176,185 views
Você PRECISA conhecer os 8Ps do MARKETING
9:15
Você PRECISA conhecer os 8Ps do MARKETING
Semrush Brasil
1,671 views
Os 4 p's em Marketing - Conceito acadêmico
15:44
Os 4 p's em Marketing - Conceito acadêmico
Prof. Ivando
64,799 views
PLANEJAMENTO DE MARKETING 2024 para Pequenos e Médios Negócios - Aula Completa!
55:32
PLANEJAMENTO DE MARKETING 2024 para Pequen...
Suellen Warmling
36,260 views
Como fazer Marketing para Negócios: TUTORIAL COMPLETO
32:54
Como fazer Marketing para Negócios: TUTORI...
V4 Company
15,554 views
As 6 etapas essenciais de um Plano de Marketing
8:55
As 6 etapas essenciais de um Plano de Mark...
Viver de Blog
286,389 views
Como transformar seu Instagram em uma MÁQUINA de GERAR LEADS em 2020💰(mesmo com poucos seguidores)
17:11
Como transformar seu Instagram em uma MÁQU...
Rock Content Brasil
25,376 views
7 Effective Marketing Strategies for 2024 (TIPS, TRICKS & TACTICS)
22:20
7 Effective Marketing Strategies for 2024 ...
Adam Erhart
1,017,131 views
17 ESTRATÉGIAS INFALÍVEIS de Marketing Digital que toda EMPRESA DEVERIA CONHECER ( venda mais 💰💰)
20:06
17 ESTRATÉGIAS INFALÍVEIS de Marketing Dig...
Rock Content Brasil
38,647 views
Os 4 P´s do Marketing - Promoção
7:28
Os 4 P´s do Marketing - Promoção
Canal do Consultor
22,077 views
Aula de Marketing Inesquecível: Técnicas que Transformam | Gilberto Augusto
43:29
Aula de Marketing Inesquecível: Técnicas q...
Gilberto Augusto
57,230 views
4 Ps do Marketing: o que é, exemplos e como aplicar em pequenos negócios
4:26
4 Ps do Marketing: o que é, exemplos e com...
Tamo Junto
21,461 views
Stories do Instagram - Como BOMBAR de VISUALIZAÇÕES no Stories do Instagram (14 Dicas Matadoras) 😱🚀
13:53
Stories do Instagram - Como BOMBAR de VISU...
Rock Content Brasil
116,778 views
8Ps: Conhece os 8Ps do Marketing?
10:09
8Ps: Conhece os 8Ps do Marketing?
Luz, Câmera, Empreenda!
4,340 views
Como CRIAR UMA PERSONA: Marketing Digital na prática (mesmo se você ainda não tem CLIENTES!)
10:02
Como CRIAR UMA PERSONA: Marketing Digital ...
Rock Content Brasil
96,299 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com