E aí o Olá pessoal bem-vindos a mais essa vídeo-aula do nosso corpo de ter nosso próximo é o nome Guilherme e para quem acompanha as aulas assíncronas assíncronas aqui pelo canal na semana passada a gente não teve nenhuma vídeo aula como vocês devem ter percebido Porque em vez disso investir mais na gravação e pedir para os doentes assistirem aquele documentário chamado homo sapiens 1900 e também está disponível no YouTube e outros canal e a gente os dois documentário para complementar a nossa discussão que a gente teve durante a aula 5 ano sobre o trabalho do
Astro de emprego e sobre as percepções sobre natureza e cultura na caneta não é áudio hoje vai ser um ponto de partida para a gente conversar nas discussões sobre cultura e personalidade na antropologia cultural norte-americana e o foco dessa aula vai ser a Ruth benedic assim como a prescrever a Rua Benedito também foi aluna do Franz boas na universidade de Columbia Nova York e uma coisa interessante tem uns observar em relação à aula de hoje e as aulas seguinte é que Franz boas harris-benedict e os outros autores que a gente vai descobrir nessas próxima semana
como por exemplo a Margaret Ninja o Edward sapir EA Islândia todos eles se conheceram Eles estudaram juntos ou em alguns casos foram professores um dos outros então Eles estudaram ou trabalharam juntos na universidade de Columbia e por isso todos eles influenciaram muito o trabalhos dos desenvolveram amizades pessoais relacionamentos amorosos ó e todo seres dar continuidade de uma maneira ou de outra a o trabalho que Franz boas fazia em relação ao desenvolvimento do relativismo cultural não procura dos Estados Unidos tá eu e como o Cléber entra nessa equação toda já que ele também estudar em Colombo
como vocês tiverem lembrada na sala passada o criador foi trabalhar na Universidade da Califórnia em berkeley então ele tava na costa oeste dos Estados Unidos enquanto Nova York tá na costa leste Então como na época não existia aula online não existe razão não deixei Microsoft temos que acabou não dando continuidade a essa convivência diária com esses outros antropólogos e Colômbia e acabou se isolando um pouquinho desse debate e continuarão desenvolvendo a partir do bojo e Nova York Lógico que ele manteve-se em contato com boas e com alguns assuntos mais ele não tinha essa convivência diária
que você e por exemplo com que ele não inscrever-se tantos textos fosse como o autor mas todos antropólogos não participar de seminários de coluna e acabou se isola um pouco e criando digamos assim eu sou próprio grupo de estudantes na Califórnia estava um pouco separados desse jeito não é e é bom então como pouco agora na Rua Benedito ela nasceu em Nova York está com 19 e ela aceita uma família de classe média no pai dela era médico a mãe dela era professor e tudo mais mas o pai dela acabou falecendo cedo por conta de
uma doença que ele texto e depois disso a mãe dela entrou numa depressão muito profunda e passou muitos anos em luta por causa da morte do marido e esse outro da mãe acabou associado também ao falecimento do Palio fez com que arrepende que acabar se sentindo muito isolada no espaço nesse durante a infância e esse luto também acabou sendo esperando digamos assim na origem do que viria a ser o interesse dela no futuro pela polícia como daqui a pouco vocês vão ver Ah é Então anos depois essa questão produto da mãe falecimento do pai a
benefício foi estudar inglês inglesa na universidade só para mulheres em Nova York e também ela trabalhou depois disso depois se tornar por alguns anos como professor de inglês em escolas em Nova York e na Califórnia Mas como eu gostava muito de literatura ela lia livros que narravam histórias e que apresentava um episódio do mundo que parecia um radicalmente distantes da realidade dela isso foi levando ela a questionar a vida pessoal mesmo que ela tava levando bom então época ela não fala se casar também demais estava morando uma região pouco mais plural dos Estados não pagar
ela começou se dá conta que aquele Não Era exatamente Avenida que ela gostaria de levar e foi que ela resolveu fazer um mestrado novamente de volta para cidade não foi lá e ela queria aprender mais sobre educação e sobre filosofia principalmente e foi nesse momento que ela acabou se deparando como antropólogo chamada el ciclos Parsons é Ah eu sei que os passos foi professor dela de Antropologia ela fez um curso com a passo sobre percepções de sexualidade em diversas sociedades indígenas e eu sou acabou atraindo o interesse apenas o Lugia e essa os parças ficou
uma das primeiras são sacolas mulheres nos Estados Unidos e tanto ela contra os dentes e um interesses alinhados com o feminismo o peixe também porque ela encarasse a elas duas partes como mais perto de inspiração profissional para ela e foi aí que ela resolveu então mudar um pouco o foco da formação dela e vez de focar em filosofia educação para resolver o participar tanto hoje e por indicação da Elsa pelos persas ela foi fazer seu doutorado em Colômbia com os anjos boa ele faz boas comunitário realizado bom então ela fez ao longo da carreira as
suas pesquisas de Campo mais substanciais assim mais longas foi entre os pueblos do estado do Novo México nos Estados Unidos e ar seco esparsas também fazer pesquisas com grupos indígenas do Novo México ele foi um pouco dessa influência e levou a luz bendix a essa decisão eu também estudar grupos indígenas celular e logo depois do doutorado arroz bem dizer que começou a trabalhar como professor juntos Ecologia na universidade coluna e ali ao longo da carreira dela que ela foi percebida como uma continuadora Direta do legado do futebol time depois do pois não os livros principais
da Band foram esses dois que eu indiquei para vocês ler alguns Capítulos no programa do Hulk é o primeiro deles a bruxa cultura e o segundo o crisântemo EA espada eu acho que ela também teve outros artigos outros é mas elevando eu vou comentar sobre um deles na vídeo aula de hoje e também falar mais detalhadamente sobre o outro cor preta que ela escreveu sobre racismo e discriminação racial durante a aula 5 Ah então é ela tinha iria nesse livro padrões de cultura que foi o livro chegarmos macho teórico dela ela queria difundir essa versão
recepção da Cultura como sendo uma espécie de lente e filtro tudo então Todos nós temos alguma cultura não existe as Gamas assim vida humana sem estar associada a cultura na pensão dela então é a gente vai ver o mundo de acordo com a lente e a nossa cultura permite que a gente tem então pensam de uma forma um pouquinho grosseira é como se a cultura fosse um óculos e você sem óculos você não enxerga bem Mas de repente quando você coloca óculos que você começa a perceber o mundo de uma determinada maneira e não existe
como você nenhuma maneira de perceber o mundo que você penteia o sociedade e habitat enquanto ser humano tem uma cultura então a teria digamos assim os Estados Unidos a cultura francesa à cultura chinesa a cultura das drogas das mulheres de da Universidade Columbia E por aí vai e todas as culturas são as lentes que você coloca para perceber o mundo e para filtrar esse mundo de uma maneira curiosa e esse filtro e são os padrões de cultura e vamos fazer com que a gente perceba tudo de uma forma diferente e tome decisões de frente e
pense raciocine ou de uma forma específica ou desenvolver determinados costumes o hábito de uma maneira e não de tantas outras bom então ela pode ser aqui aquilo que a gente pensa que a gente passa dela digamos como normal ou natural é na verdade cultural Então como ela tinha esse pensamento aliado com o feminismo muitos dos exemplos que ela traz é pensando o papel do homem e da mulher na sociedade e nas poucas então aparecem a tua a mulher nos Estados Unidos na época que muitas fracos não mudou tanto assim é se dedicava primo e temos
Queiroz a mulher nos Estados Unidos na época se dedicava primordialmente ao cuidado da casa e das crianças é porque afinal de contas a civilização ocidental estabeleceu esse com cê no papel principal da mulher na sociedade EA mulher se dedicavam Principalmente ao cuidado da Casa das crianças não porque a mulher fosse naturalmente mais nada o cuidado da família do que o homem mas sim porque foi assim que a civilização ocidental estabeleceram a cultura ocidental e faleceu Ponciano o papel culturalmente aceitável e esperado na mulher naquela determinada sociedade ir para mostrar como esse papel atribuído a mulher
é um papel cultural e não normal no sentido de natural ela águas urbanas e que traz exemplos etnográficos de outras culturas e somente para provar como essa divisão do trabalho sexual não é natural e para mostrar como outras sociedades organiza essa divisão trabalho e outras maneiras e ela postamos assim como foi bom hoje na situação dos Imigrantes pensa na questão do racismo e da discriminação racial e ela fala que os membros da sociedade norte-americana dessa tinham menos acesso digamos assim a bom salário a bons empregos e ao ensino superior mas isso não era o que
o negro fosse naturalmente menos inclinado ao sugo ou menos inclinado ao trabalho interesse é mas sim porque a escravidão EA discriminação racial e tanto os outros fatores culturais histórico construíram o papel do negro na sociedade da dessa maneira então isso que ela estava propondo era uma espécie de processo de desnaturalização principalmente mostrar aqui na parte social uma forma de organização da sociedade ou um costume ou um pensamento era um costume uma forma de organização Uma prática dentre tantas outras práticas costumes e formas pensamentos possíveis cada Cultura vai ter uma série de padrões costumes crenças e
valores diferentes e esses padrões são alguns entre muitas outras possibilidades bom então vamos pensar um pouco no que a gente discutiu na semana anterior sobre o alfa Spider sobre o orgânico e superior glória sobre a natureza e sobre a cultura é a natureza o a natureza humana de acordo com esses autores serve de base para que as culturas se desenvolvam de milhares de maneiras possíveis então a natureza seria mesmo ryoma Sim seria Universal EA cultura que vai se desenvolver por cima dessa natureza vai fazer com que a gente envolva diferente padrões costumes e formas de
encarar o mundo então um exemplo bem simples para gente pensar nisso é questão dos movimentos corporais se você faz determinados movimentos corporais em determinadas sociedades por exemplo e você como eu nesse momento está gesticulando na hora de falar isso talvez por um abraço para a cultura brasileira a cultura italiana seja uma coisa vista para o mar normal mas se eu gente pulo mundo talvez de acordo com a cultura a mesa isso já seja gestos demais já significa que eu estou nervoso ou irritado o que eu tenho algum tipo de perturbação Mental é então existe pular
fazer determinados tipos de movimentos corporais indeterminado ações vai ter um significado diferente em cada cultura e a mesma coisa por exemplo em relação à danças eu faço determinados movimento isso com corpo Isso significa que já corra com a cultura do hip hop dos Estados Unidos eu tô dançando mas de acordo com a cultura dos dançarinos de balé da estamos a Coreia o que eu tô fazendo não é exatamente uma dança ou então não é uma dança que seja reconhecida dentro daquele padrão de Cultura dois bailarinos da Coreia policial então é a natureza é a mesma
EA natureza permitia que eu tenho um pouco e eu enquanto indivíduo pertencente a uma cultura tem um corpo e essa coisa pouco de determinados maneiros mas esses movimentos essas pressões vão ter significados diferentes de agosto com cada cultura e cada Cultura vai ter seus padrões e vão reconhecer determinados movimentos como legítimas ou não adequados ou não em cada contexto é então esses padrões culturais estimula a produção de indivíduos com inclinações interesses similares indivíduos que compartilham deste mesmo padrões culturais então perceba que o movimento que agora está passando da cultura para o indivíduo o argumento dela
nesse sentido que os principais argumentos dela nesse vivo é que o os padrões culturais vão influenciar as personalidades individuais então cada cultura estimula a produção de uma personalidade dominante de uma personalidade padrão e o modo de ser específico que se torna é essencialmente característico de uma determinada sociedade e a por isso que te acordo com ela vão existir culturas e estimulam a produção de indivíduos Mais pacíficos enquanto outras culturas vão estimular a produção de indivíduos mais perigosas então em algumas culturas os desafios vão ser mais abertas e solidários e outras eles vão ser mais talvez
fechados talvez mais um dos Jornalistas E são essas questões sobre como padrão cultural Vai um segurar alguns tipos de personalidade sentido do Art predominante que vão dar início à chamada escolas públicas realidade na antropologia dos Estados Unidos e a partir da segregação entre padrões de cultura e personalidade são individuais a Ruth benedict vai estabelecer várias formas de pensar culturas diferentes e com a cultura influenciou e influencia o comportamento e os costumes no nível individual então uma uma das agitações que ela traz é o que ela chama de culturas a coelhinhos e culturas Dionísio Então ela
traz por somente materiais do trabalho de campo dela comparando com os membros do Novo México comparando também com os trabalhos etnográficos do Franz boas com o chocolate o uso e os à noite para falar que algumas culturas festejam algumas ocasiões como por exemplo a passagem de uma estação do ano para outra ou época de colheita agrícola ou então a transmissão de determinados indivíduos da adolescência para a vida adulta algumas culturas vão festejar essas ocasiões um grande festas e grandes combates de grandes banquetes e por aí vai enquanto outras culturas vão festejar essas mesmas razões de
uma forma bem mais reflexiva silenciosa ou então em grupo em pequenos grupos e veja se é uma celebração que empurra todas as pessoas naquela determinada sociedade e isso vai estabelecer e os que ela chama de dois estilos radicalmente diferente de padrões de Cultura um deles é o apolíneo eo dionisíaco e esses dois nomes são referência aos Deuses Apolo e Dionísio e a forma como adoração desses Deuses era feita de forma diferente então por exemplo no caso do Deus Apolo pelo que diz a mitologia é as celebrações dele as formas de você cultuar o Deus Apolo
era sempre mais moderadas mais reflexivas enquanto as formas de você cultuar Dionísio eram por meio de grandes demonstração a ação e excesso e vamos Aquelas imagens que você já deve ter visto de pessoas bebendo muito aquelas festas com muito sexo aí com grandes banqueiros um sobra de comida e bebida doméstico e isso seria um digamos dois modelos culturais e se a cada cultura se aproximaria mais de um padrão ou de outro de acordo com as formas como estes padrões culturas influenciaria as personalidades individuais dos membros dessas culturas E você tá na cultura tem o seu
padrão próprio e único esse cada padrão de Cultura estimula a formação de personalidades individuais diferentes Então os cada cultura também vai apresentar a sua concepção própria sobre o que se a DECO a esse padrão e o que se afasta dele e esse é o tema de um outro artigo da gosto benítez e não é um livro em inglês e chamar a tropaldi and abnormal alguma coisa tipo antropologia EA anormalidade que você acha que nunca foi traduzido para o português e é justamente essa ideia que você tem que pensar o que é normal e o que
é anormal em cada cultura de acordo com aquela percepção específica daquela própria cultura Então vamos pensar um pouco aqui de volta no relativismo cultural em si tá vendo desde ou Facebook e O que é de acordo com acidente relativismo cultural deixar de ser etnocêntrico significa analisar outras culturas de acordo com os padrões das outras culturas sem por nosso padrão a nossa percepção ou grau também a essas outras culturas então digam Talvez uma pessoa inglesa que seja muito tagarela muito expressiva ou que abraça todo mundo seja considerado estranha ou anormal ou usar um enterro um pouco
mais típico da Luz Fernandes desviantes é de acordo com os padrões de cultura na Inglaterra mas talvez uma pessoa com as mesmas características tagarela expressiva que a raça do mundo seja considerado normal e muitos lugares no Brasil por exemplo Ah é Então a gente não pode determinar diante mão de acordo com as nossas percepções da nossa cultura O que é normal ou anormal certo e errado justo injusto moral ou à moral e outras culturas onde tem que analisar comportamentos e costumes e pensamentos das esculturas de acordo com os próprios valores deles é Então vamos pensar
por exemplo na cultura dos nadadores olímpicos dos Estados Unidos Por exemplo eu e você nada do livro e se você não raspa todos os pelos do corpo para ajudar na sua o seu movimento na água para se tornar mais rápido mais isso significaria para outros nadadores olímpicos e você não tá levando as portas sério e você não se conforma aos padrões daquela cultura Mas tente pensar por exemplo na cultura dos rappers dos Estados Unidos se você raspar todos os pelos do corpo é aquilo naquela cultura específica não vai ser uma coisa nessa mentira existe você
vai acabar sendo alvo de todas as piadas possível porque naquela cultura você raspar todos os pelos pouco seria considerado anormal seria um sinal depositar santiliano daquele padrão esperado por aquela a cultura específica a cruz bem se tu nem fala bastante sobre o desprezo pelo estrangeiro sobre o preconceito racial como mencionei anteriormente e também sobre etnocentrismo o etnocentrismo justamente passa a ideia de que a gente nós brancos não podemos impor os nossos padrões aos outros e achar que nós somos superiores aos outros povos E por que que ela fala tanto sobre esses temas pelo motivo muito
similar ao motivo pelo qual Franz boas e o afro trailer e outros antropólogos também vamos por isso porque nós estamos falando aqui sobre a primeira metade do século 20 sobre o recrudescimento dos nacionalismos e também aproximando já sobre a primeira EA segunda guerra mundial su Esse é um peixe que a superioridade Nacional vai ser uma firmada a qualquer curso eu também pelas vias do racismo por exemplo Ah é Então é proposta dela voltar um pouco na questão da desde a atualização e ela aplicação que deve estar a atualização também aos tudo sobre a caça como
a gente vai ver em outro panfleto que ela escreveu chamada a as asas da humanidade the races of Man é a gente quer descobrir os limites entre natureza humana e instinto de um lado e do outro lado cultura e respostas condicionadas e raciocínio e inteligência nós temos que estudar não só a nós mesmos mas também as sociedades mais diferentes possíveis da Nossa justamente para a gente entender o que é compartilhada por todos os grupos humanos e o que é específico de nós faz brancos nós ocidentais nos brancos dos Estados Unidos do início do século 21
e é aí agora já nos encaminhando para o final da aula tem duas questões controverso eu queria deixar aqui para vocês vocês pensaram sobre isso nos próximos dias e que a gente vai retomar essas questões para discutir durante a aula Sintra a primeira delas é quando vocês lerem arroz fez nesse caso vocês eu não assistindo o vídeo a gente lê né percebam como tanto ela quanto traz boas quanto ao fim schreiber como esses autores que se identificam como um oceano parte desse movimento do relativismo cultural estão ainda na transição pois evolucionista para se dizer eles
estão tentando superar o evolucionismo mais é interessante observar que eles também guardam parte do vocabulário e das percepções O que são emitidos pelo socialismo então agora a Rússia benfiquista assim como Franz boas eles falam sobre culturas no plural e não só uma única cultura no celular agora é só todos cada vez mais afirma que o desenvolvimento cultural não pode ser equiparado ao desenvolvimento biológico e também afirma que não existem raças culturas e línguas ou grupos humanos inferiores ou superiores nos autos justamente para a descrição que eu acabei de explicar e cada grupo humano tem que
ser percebidos após com suas próprias regras padrão mais esses autores a rhythmix também uma delas ainda fala ainda usa esse vocabulário de sociedades primitivas em relação a nossa sociedade civilizada esses autores aí no Dizem que as nossas culturas são mais complexas do que as culturas dos primitivos a tomar simples esse como os primitivos são mais simples eles são mais fáceis de serem estudar então arrepende que fala justamente e na civilização os grupos que constituem as futuras civilizados são mais diversificadas e os conhecimentos desenvolvidos por esses grupos são mais específicas é impossível você dá conta da
totalidade da civilização enquanto um único antropólogo então se você quer estudar a civilização as culturas das sociedades complexas você ter estudar por exemplo a cultura dos petistas de São Paulo os valores profissionais dois erros é corretores de imóveis dos professores universitários dos Estudantes de ensino médio e são várias culturas e forma a cultura brasileira precisa Então essa sociedade são tão complexas que é impossível um único antropólogo das contas dessa cor e agora a última Ele também disse que as culturas primitivas são mais simples então já que o outro com essa percepção um mesmo indivíduo e
determinado grupo indígena seria capaz de possuir todo o conhecimento acumulado produzido por aquela cultura específica e esse mesmo indivíduo também estaria mais ou menos familiarizado com todos os costumes daquela Cultura bom então ela recua um pouco essa forma de distinção entre os simples e os complexos que a gente já vinha vindo desde os vivendo desde os evolucionistas Então ela também fala sobre a questão de sociedades letradas e sociedades para entradas sobre o uso da escrita como sendo um Marco divisor entre um tipo de cultura e sociedade idiotas os povos primitivos as culturas primitivas são definidas
a partir daquilo que nós não nós temos e que eles não têm então por exemplo se nós civilizados temos uma organização política reforma do estado e nós temos escrita se nós temos conhecimento científico e tudo mais esses outros povos indígenas por assim dizer em geral ou os princípios são definidos a partir do que não a partir do que eles têm que diferencia eles da gente mas a partir do que nós temos é isso no final das contas acaba ainda sendo uma perspectiva etnocêntrica o que o foco dos estudos continuar sendo a gente esses outros povos
continuam sendo visto como um reflexo positivo ou negativo do que nós temos e eles não e esse é justamente o argumento que vocês vão ver em outras cidades do Pi a classe sobre a sociedade quando estava e ele escreve contra essa percepção é uma percepção que já vendi já evolucionistas e que mesmo esse exagero polos do relativismo cultural da antropologia culturalista norte-americana tentando superar o evolucionismo ainda repetem alguns desses argumentos e já começavam a ser isso os machos problemáticos na terra Então essa é uma visão anti etnocêntrica e mesmo tendo seus muitos méritos nesse sentido
de forma alguma invalidam esse trabalho que está vendo a tua frente e os pênis celular continuam demonstrando o último traço Gente esse nosso esse chá e isso nos leva a outra pergunta que eu não vou responder eu vou deixar que vocês refletida sobre isso é até que ponto muito desse etnocentrismo continua presente até hoje na antropologia que a gente faz se vocês pensarem por exemplo que em vários departamentos de psicologia do Brasil existem disciplinas eletivas chamadas sociedades complexas e várias universidades existem grupos de pesquisa sobre sociedades complexas e esses grupos de pesquisa essas disciplinas estuda
a princípio de tudo usar um termo sociedades complexas que é uma espécie guarda-chuva e cobre basicamente copiar objeto de estudo que você possa considerar possível pela a rir antropológico mais nunca vão estudar esses números indígena então é um aumento latour aqui mesmo que talvez não expresse isso plenamente com é lindo Esse aspecto bem evolucionista bem final do século 19 que caracteriza a história disciplina e se perpetua até hoje o segundo aspecto um pouco mais controversa que eu vou deixar para vocês pensaram sobre isso gente voltar desperdiço nada assim para não é que como eu falei
anteriormente um dos grandes livros da árvore Mendes se chama o crisântemo EA espada esse livro fala sobre a cultura japonesa japonesa e olhando que ela publicou logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial e Esse livro foi escrito a pedido do Governo dos Estados Unidos Oi e o objetivo dele era aqui nos Estados Unidos fossem capaz de entender melhor os costumes hábitos e padrões culturais dos Japoneses deram lembrem do contexto histórico em que esse dia que foi produzido foi lançado em 1946 um ano Depois terminou a segunda guerra mundial ir na segunda guerra mundial onde
estavam os Estados Unidos estavam botão outro Japão Então qual pode ter sido o interesse dos Estados Unidos impedir uma pesquisa dessas nesse momento histórico para uma derrota justamente entender melhor o inimigo saber lidar melhor com o japonês contra os quais estavam vão pensar que sobre como antropologia transformou problemas militares e problemas culturais e em como a pesquisa antropológica produziu materiais sobre os japoneses e foram usados diretamente contra o Eu tenho esse mente e na próxima aula a gente vai discutir entre outras coisas as consequências éticas fiz isso e pensar sobre os usos da tecnologia aplicada
em contextos militares comerciais e diplomáticas porque afinal de contas nem todos nós usamos antropologia para fazer pesquisa acadêmica dessa interessado tá então é isso que eu só ficamos por aqui obrigado a todos que assistiram e quantos anos o nosso da baixo nesse clássico