Olá meus amigos do adventismo Vivo sejam muito bem-vindos para mais um estudo da Bíblia por meio da lição da Escola Sabatina Estamos estudando sobre o evangelho de João e chegamos hoje à lição de número oito cujo título é a sombra da Cruz e vamos estudar o capítulo 12 do Evangelho segundo João e já que estamos falando da lição da Escola Sabatina eu quero aproveitar esse momento para dizer que eu já estou aqui com a minha lição de jovens do próximo trimestre E você também pode adquirir a sua pelo site da editoral ZD domundo.com.br já programe-se
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então programe-se adquira sua lição para iniciar o próximo trimestre com com todos os recursos necessários para o seu estudo Combinado então sem mais demoras Vamos iniciar o nosso estudo da lição oito e aqui nós vamos começar tratando do próprio título a sombra da Cruz perceba que existe uma crase na letra a a sombra é uma junção do artigo e de uma preposição a por isso a crase e por é importante você Observar isso porque com crase e sem crase o título da lição fica totalmente diferente acompanhe no slide a sombra da Cruz sem crase é
uma referência é um tipo de expressão que faz referência à cerimônias do Antigo Testamento que apontavam para o sacrifício de Jesus então por exemplo a morte do cordeiro sacrifical era uma sombra da Cruz ou seja era uma realidade imperfeita que apontava para o sacrifício de Jesus Então essa expressão a sombra da Cruz sem a crase ela se refere a esse tipo de assunto um assunto que é tratado Especialmente na epístola aos hebreus mas o nosso estudo não vai nesse sentido o título da nossa lição é a sombra da cruz com crase e essa crase tem
o sentido de debaixo da sombra da Cruz ela indica a proximidade do momento em que Jesus seria crucificado E é disso que fala a lição desta semana da proximidade do momento que Jesus seria crucificado por isso essa frase a sombra da Cruz con crase foi utilizada ela é uma frase retirada do livro O desejado de todas as nações para designar exatamente isso que o momento do fim do ministério terrestre de Jesus estava chegando não é à toa que o capítulo 12 começa assim seis dias antes da páscoa e Essa foi a última Páscoa de Jesus
Então a partir do capítulo 12 de João começa a última semana de vida de Jesus e já que nós vamos tratar do capítulo 12 do Evangelho de João é importante você entender que este é um capítulo de transição entre uma sessão e outra do Evangelho segundo João Como assim veja na tela o evangelho de João geralmente é dividido em quatro sões a primeira dela é o prólogo que toma os versos iniciais do capítulo 1 Onde existe aquele Cântico sobre o verbo a segunda sessão é o livro de sinais e ela vai desde o capítulo 1
do verso 19 até o fim do capítulo 12 que é justamente o capítulo que nós vamos terminar de ler e em seguida a terceira sessão é o livro da Glória que pega do capítulo 13 ao capítulo 20 e por fim existe o epílogo no capítulo 21 o que nos interessa são as seções dois e três livro dos sinais e livro da Glória Por que o livro dos sinais por essa sessão recebe esse nome porque esses são os capítulos em que Jesus realiza sinais em que Jesus realiza Milagres e os milagres que Jesus realiza são em
número de sete nós Já estudamos isso transformação da água em vinho cura do filho do oficial do Rei cura do paralítico multiplicação dos pães caminhar sobre o mar cura de um cego de nascença e ressurreição de Lázaro que foi o tema do estudo da semana passada e agora o Capítulo 12 é uma transição entre esse livro dos sinais que falam dos Milagres de Jesus que o legitimavam como Messias e o livro da Glória Mas por que o livro da Glória recebe esse nome O que que significa a glória de Jesus o que significa que Jesus
será glorificado que é uma expressão que nós vamos ver várias vezes daqui paraa frente para entender porque essa terceira sessão do livro de João chama-se livro da Glória eu quero apresentar a princípio o poema que o apóstolo Paulo fez lá na sua primeira carta a Timóteo Capítulo 3 verso 16 falando de Jesus ele diz assim evidentemente Grande É O Mistério da Piedade aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito contemplado por anjos pregado entre os gentios crido no mundo e recebido na glória eu quero chamar a sua atenção para essa expressão Jesus foi
recebido na glória perce perceba que antes da palavra Glória existe a preposição em Jesus Foi recebido na glória guarde isso e veja agora o próximo texto que são palavras de Jesus Lucas 24:26 Jesus diz assim porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória novamente a palavra Glória é antecedida pela preposição em entrasse na sua glória essa antecedência da preposição em indica que Glória é apresentada nessas passagens como um local qual local é esse a dimensão espiritual em que Deus habita a morada do filho de Deus antes da sua Encarnação a glória
é apresentada tanto na linguagem de Paulo quanto na própria linguagem de Jesus como um lugar em que Jesus era tratado com autoridade onde ele exercia a Sua Majestade divina e essa ição que Jesus tinha ela será retomada após a morte ressurreição e ascensão de Jesus quando Jesus morrer ressuscitar e ascender ao céu ele voltará para a sua glória então por exemplo logo mais nós vamos ler o texto de João Capítulo 12 verso 23 que diz assim é chegada a hora de ser glorificado O filho do homem O que significam essas palavras ser glorificado significa que
está próximo Jesus quer dizer que está próximo o momento da sua morte ressurreição e ascensão Então esse é o sentido de glorificação Esse é o sentido da expressão livro da Glória é aquela sessão do Evangelho de João em que nós estamos muito próximos da crucificação de Jesus estamos muito próximos da morte de Jesus e é por meio da morte de Jesus de sua ressurreição e de sua ascensão ao céu para junto do pai que Jesus vai recobrar a glória que ele tinha a princípio e será tratado não com desprezo mas com autoridade e majestade então
grave isso a Glória de Jesus a glorificação o momento de Jesus ser glorificado significa a proximidade da sua morte porque sem a sua morte Jesus não sobe para o pai então o destaque importante é justamente que o capítulo 12 é é essa transição da sessão dos livro dos sinais para a sessão do livro da Glória para aqueles que creram nos sinais que Jesus praticou e viram ali nos seus milagres a evidência de que ele é o messias prometido para esse grupo de pessoas Jesus vai revelar os detalhes sobre sua morte ressurreição e ascensão ao pai
no livro dos sinais Jesus fala para as multidões e mesmo para os descrentes no livro da glória Jesus fala apenas para aqueles que aceitaram os sinais e os milagres que ele praticou agora que nós já entendemos isso que o capítulo 12 é um capítulo de transição nós vamos iniciar a leitura e vamos comentar expressão por expressão então acompanhe o texto na tela João Capítulo 12 verso um diz assim seis dias antes da páscoa foi Jesus para onde estava Lázaro a quem ele ressuscitar dentre os mortos deram-lhe pois ali uma ceia Marta servia sendo Lázaro Um
dos que estavam com ele à mesa esse episódio é geralmente descrito como o banquete de Jesus na casa de Simão e essa mesma história aparece também no evangelho de Mateus no capítulo 26 no evangelho de Marcos no capítulo 14 e no Evangelho de Lucas no Capítulo 7 esses relatos dos Evangelhos sinóticos dão outros detalhes que não são abrangidos pelo Evangelho segundo João por exemplo Quem foi o anfitrião desse banquete dessa ceia o Evangelho segundo João não revela mas Mateus 26 verso 6 diz que foi Simão o leproso Quem deu esse banquete e Lucas Capítulo 7
Diz que esse Simão O anfitrião era fariseu e nós podemos ainda acrescentar uma outra característica Simão o leproso o fariseu era um homem rico porque ele estava dando um banquete para várias pessoas e nesse banquete havia até mesmo serviçais é dito que Marta servia os que estavam à mesa agora note o seguinte se em Mateus Capítulo 26 Simão é chamado de o leproso como poderia uma pessoa leprosa estar dando um banquete se pela lei Judaica os leprosos não podiam ter associações com as demais pessoas que não estavam doentes a resposta é a seguinte Simão era
um ex leproso um leproso que tinha se recuperado de sua doença um leproso que tinha conseguido a cura e como Simão obteve a cura da lepra por meio de um milagre de Jesus e embora muitos comentaristas eles Avent essa hipótese nós encontramos no livro desejado de todas as nações Exatamente Essa descrição veja só desejado de todas as nações página 390 segundo parágrafo diz assim Simão fora curado de lepra e isso é o que o atraí a Jesus desejava mostrar sua gratidão e na última visita de Cristo à Betânia ofereceu um banquete ao Salvador e aos
seus discípulos Então essa ceia esse banquete na casa de Simão é uma espécie de agradecimento de honraria a Jesus por ter curado Simão da lepra agora note o seguinte esses versos que nós acabamos de ler eles enfatizam a presença de Lázaro nesse banquete Lázaro estava na mesa como um convidado e Lázaro havia sido ressuscitado no Capítulo 11 só que agora nós estamos no capítulo 12 então é relevante nós perguntarmos quanto tempo ocorreu desde o momento em que Lázaro Foi ressuscitado e o momento desse banquete e a resposta é menos de 3S meses menos de 3S
meses quanto 2 meses e meio do meses um mês 15 dias 20 dias não podemos falar com precisão mas podemos dizer com razoável margem de segurança que foram menos de 3 meses e como nós chegamos a essa conclusão bem o verso de João 12 um diz que Jesus foi para Betânia nessa ceia seis dias antes da páscoa então nós podemos definir que a data desse banquete dessa ceia foi o dia 20 de Abril do ano no 31 porque essa é a data exata de seis dias antes da páscoa daquele ano porém a Bíblia dá alguma
informação da data em que Lázaro foi curado não a Bíblia não dá essa informação porém no capítulo 10 note bem Lázaro é ressuscitado no Capítulo 11 e ao final do capítulo 10 nós temos a informação de que celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação e era inverno e depois dessa festa da Dedicação Jesus sai de Jerusalém e vai para a pereia e nós estudamos isso na semana passada Jesus vai para da lém do Jordão não sabemos quanto tempo Jesus passou da lém do Jordão mas nós podemos localizar a data da Festa da Dedicação de que
trata o capítulo 10 de João e possivelmente a data provável dessa festa da Dedicação foi o dia 78 de Janeiro do ano 31 portanto entre o mês de janeiro do ano 31 e o mês de abril nós temos pouco mais de 3S meses mas considerando as viagens de ida e volta de Jesus a pereia e o tempo que ele passou lá é razoável então nós concluirmos que entre a ressurreição de Lázaro e o banquete na casa de Simão passaram menos de 3 meses podem ter sido dois mes meses pode ter sido um mês pode ter
sido 20 dias não sabemos dizer mas podemos responder que se passaram menos de 3S meses e eu fico imaginando quais eram as conversas naquele banquete na casa de Simão ali estava Jesus que certamente era o centro das atenções mas a presença de Lázaro também era muito relevante e eu fico imaginando as pessoas conversando com Lázaro Lázaro você voltou dos mortos conte-nos o que acontece depois da morte é verdade Lázaro que que você se sentiu saindo do seu corpo e você olhou o seu corpo eh da parte externa e viu seu corpo lá deitado no túmulo
É verdade Lázaro que quando a alma Deixa o Corpo vê se uma luz branca lá no fim do túnel quem sabe algumas dessas perguntas foram feitas para Lázaro Porque como nós já vimos nos estudos anteriores a cultura popular dos Judeus do primeiro século estava grandemente contaminada pelo paganismo grego e eles acreditavam nessas interações entre alma e corpo mas quando Lázaro eraa indagado nada tinha a responder quanto a isso porque a Bíblia ensina que os mortos não sabem de nada Lázaro não ficava dando detalhes da vida após a morte porque os mortos não sabem de nada
mas uma coisa Lázaro falava Jesus me ressuscitou eu estava morto e agora estou vivo porque Jesus me deu vida veja que interessante esse comentário do livro O desejado de todas as nações muitos esperavam ouvir de Lázaro uma história maravilhosa das cenas testemunhadas depois da morte com segurança e poder declarava que Jesus era o filho de Deus esse era o assunto de Lázaro engrandecer e louvar a Jesus mas vamos continuar agora a nossa leitura no verso três então Maria tomando uma libra de bálsamo de Nardo puro muito precioso ungiu os pés de Jesus e os enxugou
com seus cabelos e encheu-se toda a casa com o perfume do Bálsamo existe alguns detalhes nesse texto que nós precisamos destacar Maria tomou uma libra de bálsamo Quanto é uma libra cerca de 325 G Esse é o peso da libra Romana e ali é dito que ela tomou uma libra de bálsamo de Nardo Puro O que é bálsamo bálsamo é um perfume ou umento pelo contexto da história nós sabemos que ali se trata exatamente de um perfume de um perfume que tinha qual fragrância e o texto complementa era bálsamo de Nardo Puro O que é
Nardo Nardo é uma planta que cresce nos himalaias lá na região da Índia e essa planta fornece um óleo essencial muito aromático quando os seus rizomas são esmagados aí na tela no canto direito você pode ver uma foto dessa planta que é conhecida como Nardo agora o evangelho de João não cita mas por exemplo o evangelho de Mateus Diz que esse perfume de Nardo estava em um vaso de alabastro Mateus 26 verso 7 o que era o Alabastro era uma rocha maciça esculpida então com base nessas características nós entendemos porque o verso 3 João 12:3
está dizendo que o perfume era muito precioso não apenas era um perfume importado e nós sabemos que ele era importado porque a planta do qual ele era produzido era de outra região era de outro país era dos himalaias era da Índia então o perfume era cortado mas também o vaso era uma obra artística era pedra esculpida e ali na tela você também pode ver a imagem de um vaso de alabastro e quando Maria prestou essa tão bela homenagem a Jesus Qual foi a reação daqueles que estavam no banquete Judas Iscariotes representando a reação dos demais
discípulos e mesmo a reação de Simão ele diz assim João Capítulo 12 verso 4 mas Judas Iscariotes um dos seus discípulos o que estava para traí-lo disse por não se vendeu este perfume por 300 denários e não se deu aos pobres isto disse ele não porque tivesse cuidado dos Pobres mas porque era ladrão e tendo a bolsa tirava o que nela se lançava o que nós vamos destacar Aí Judas Av o perfume em 300 denários o que era um Denário era uma moeda Romana de prata então estamos falando aí de um perfume que valia 300
moedas romanas de prata agora o que valia um Denário Se nós formos lá para Mateus capítulo 20 verso 2 na parábola que Jesus contou está escrito assim e tendo ajustado com os trabalhadores a um Denário por dia mandou-os para a vinha Então desse texto nós retiramos a informação de que um Denário era o pagamento por um dia de trabalho de um trabalhador braçal Então se o perfume valia 300 denários o preço dele era correspondente a 300 dias de trabalho e a lição diz que 300 dias de trabalho correspondem a cerca de um ano de trabalho
é que se nós tomarmos o período de um ano judaico E se nós subtrair 42 sábados por ano e também os demais feriados religiosos nós vamos chegar sim muito perto de 300 Dias líquidos de trabalho por ano então se nós fôssemos fazer essa conversão hoje nós estaríamos falando de quê estaríamos falando algo em torno de um perfume que valeria um frasco de 300 ml cerca de R 25.000 isso transpondo a realidade daquela época para os nossos dias de fato um perfume extremamente caro uma oferenda muito valiosa e porque Judas ele fica irritado ele fica bravo
ele fica insatisfeito com o gesto de Maria o texto diz assim porque era ladrão e tendo a bolsa tirava o que nela se lançava essa expressão tendo a bolsa indica que Judas era o tesoureiro do grupo dos discípulos de Jesus e na condição de tesoureiro do grupo ele furtava parte dos recursos que Jesus recebia para o seu ministério então Judas não tinha amor pelos pobres Judas tinha na verdade um grande egoísmo ele queria que mais recursos estivessem sob sua administração para que Ele pudesse furtar ainda mais em benefício próprio mas enquanto Judas representando os demais
convidados lançavam uma reprovação para aquela mulher como foi que Jesus reagiu veja o verso seguinte Jesus entretanto disse deixai-a que ela guarde isto para o dia em que me embalsamar porque os pobres sempre os tendes convosco mas a mim nem sempre me tendes essa expressão do verso 7 que ela guarde isso para o dia em que me embalsamar ela tem um significado em grego que é incerto então não faz muito sentido entender que Jesus estava pedindo para Maria guardar parte daquele perfume Porque nós já Lemos que o jarro o recipiente do perfume foi quebrado então
o seu conteúdo já tinha escorrido pelo chão então para entender o sentido disso nós precisamos comparar com a narrativa de outros Evangelhos por exemplo em Marcos 14 verso 8 Jesus diz assim ela fez o que pôde antecipou-se a ungir-me para a Sepultura Então esse tem de ser o sentido da fala de Jesus e uma tradução interpretativa que deixaria mais claro o texto de João 12 verso 7 poderia ser o seguinte Jesus falando o seguinte ela tem guardado isso para o dia em que me embalsamar e Jesus reconhece que aquele dia mesmo era o momento em
que o seu corpo já estava sendo preparado para o seu sepultamento lembre-se aqui nós estamos falando da última semana da vida de Jesus e novamente o livro O desejado de todas as nações faz um comentário muito interessante sobre esse comportamento de Maria em ter usado aquele perfume para aquela ocasião o texto diz assim Maria não saberia explicar por escolhera aquela ocasião para ungir a Jesus o espírito santo planejara por ela e ela lhe obedecer as sugestões a inspiração não se detém para dar o motivo presença invisível fala ela a mente e a alma e move
o coração para agir ela é sua própria justificação Então desse texto nós retiramos que foi o próprio espírito santo que conduziu Maria a agir dessa maneira naquele momento específico para não só mostrar o seu amor por Jesus mas também simbolicamente ungir o seu corpo para o seu sepultamento que em poucos dias aconteceria bem quais são as lições espirituais que nós podemos retirar dessa primeira parte do capítulo 12 a primeira conclusão a que eu chego é a seguinte as melhores homenagens são aquelas feitas em vida pois a Bíblia ensina que os mortos não sabem de nada
Maria prestou sua homenagem para Jesus em vida poucos dias depois quando Jesus estava morto José de arimateia e Nicodemos prestaram as suas homenagens Mas qual foi aquela homenagem aquele presente melhor recebido por Jesus aquele que ele recebeu em Vida Ou aquele que ele recebeu depois de sua morte certamente foi a homenagem de Maria as pessoas que nós queremos bem devem ser homenageadas em vida porque depois da morte esse carinho não é recebido não é entendido não é conhecido porque os mortos não sabem de nada há poucos dias tivemos o feriado dos finados e muitas pessoas
foram aos cemitérios e levaram muitas flores e ornamentar os túmulos dos seus parentes não há problema nenhum em fazer isso mas as grandes homenagens os presentes as palavras de carinho devem ser faladas em vida enquanto os seus pais a sua mãe os seus parentes os seus amigos estão vivos é o momento de você dar carinho é o momento de você prestar a sua homenagem porque depois de mortos eles não poderão apreciar o que você tem a dizer o que você tem para presenteá-los segunda conclusão segunda lição espiritual para nós cada um atribui um valor diferente
a Jesus para Maria Jesus valia sim 300 denários mesmo que isso custasse muito caro que fosse o valor de um ano inteiro de trabalho Porém para Judas Jesus só valia 30 moedas Segundo o Evangelho de Mateus capítulo 26 verso 15 Judas vendeu a Jesus por 30 moedas Jesus é o mesmo mas o valor que cada um atribuiu a ele foi muito diferente e o valor que atribuímos a Jesus é proporcional à percepção que temos do nosso pecado no relato dessa mesma história do banquete na casa de Simão que aparece lá em Lucas Capítulo 7 no
verso 47 Jesus diz assim por isso te digo perdoados lhe são seus muitos pecados porque ela muito amou Jesus diz que Maria tinha muitos pecados e ela foi então muito perdoada e por ser muito perdoada ela muito amou o valor que nós atribuímos a Jesus depende do senso que nós temos da malignidade do nosso pecado e do grande valor que é o perdão de Jesus se você não se sente um miserável pecador sujo imundo contaminado você não apreciará o valor do perdão e avaliará Jesus em baixo preço porém se você examinar o seu coração e
conseguir entender o tamanho da sua maldade o tamanho da sua rebeldia e portanto o sacrifício grandioso que Jesus teve que fazer para cobrir o seu pecado daí sim Jesus parecerá muito precioso para você ele será a pérola de grande preço que excede qualquer valor mas para isso é necessário você examinar o seu próprio coração e ter uma visão Clara sobre si mesmo é necessário que você tenha uma visão de raio x e e e tenha o senso da sua malignidade da sua pecaminosidade caso contrário Jesus não será precioso para você terceira Conclusão o Amor a
Jesus não é um mero sentimento mas um princípio que se manifesta de forma concreta e prática existe uma expressão externa do amor o amor a Jesus faz com que dediquemos o nosso tempo o nosso dinheiro e a nossa energia a causa dele o comportamento de Maria nessa história nos ensina isso Maria não ama Jesus só de palavra ela ama e porque ama ela age gastando o seu dinheiro em prol do mestre essa é uma advertência também para nós não adianta Amar Jesus só de palavra por declaração O Amor a Jesus não é um mero sentimento
é um princípio que se manifesta de forma prática de forma externa então se você verdade ente ama Jesus você vai gastar o seu tempo o seu dinheiro a sua energia as suas oportunidades os seus talentos tudo isso você vai consagrar a causa do mestre mas você pode se examinar agora se você não está gastando o seu tempo se você não está gastando o seu dinheiro se você não está gastando a sua energia em prol de Jesus em prol do avançamento do reino dele aqui na terra Esse é um indício de que talvez você sen não
o ame porque o amor se manifesta de forma prática tudo isso Nós aprendemos com a história do banquete na casa de Simão e pelas ações de Maria honrando a Jesus visto isso nós vamos passar agora para a próxima sessão desse Capítulo o texto vai estar projetado na tela e eu Convido você a acompanhar a leitura comigo João Capítulo 12 verso nove diz assim soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali ali aonde ali em Betânia onde era o lugar do banquete e lá foram não só por causa dele mas também para verem Lázaro a
quem ele ressuscitar dos Mortos Veja essa descrição aqui é muito interessante e nos faz lembrar daquele cálculo do tempo entre a ressurreição de Lázaro e o banquete na casa de Simão parece ainda que a ressurreição de Lázaro era uma uma novidade algo que ainda se comentava Porque de fato é algo muito extraordinário Então a nossa conta nos diz que é menos de 3 meses mas parece assim que o tempo tem que ser menor ainda quem sabe dois meses Quem sabe um mês porque era um fato que atraía ainda muita curiosidade Então as pessoas sabendo que
Jesus estava lá que Lázaro estava lá é a multidão vai até lá para ver eles queriam conhecer Será que isso é verdade mesmo talvez conversar com Lázaro talvez perguntá-lo a multidão vai para lá verso 10 mas os principais sacerdotes resolveram matar também Lázaro porque muito dos judeus por causa dele voltavam Crendo em Jesus a resolução deles não era não era matar apenas Jesus mas era matar também a Lázaro porque Lázaro era a prova literalmente a prova viva da messianidade de Jesus do milagre de Jesus porque a multidão também sabia que Lázaro ficou no sepulcro por
quro dias o seu corpo já cheirava mal quando Jesus o chamou dos mortos e sabe o que é interessante aqui com Lázaro Jesus atraiu para si o ódio dos vários partidos dos judeus porque em todos esses capítulos que nós Já estudamos aqui na escola Sabatina nós vimos Jesus desafiando a tradição dos anciãos não é verdade vimos tantos textos da literatura rabínica que mostram isso agora os que defendiam a tradição dos anciãos eram os fariseus com eles Jesus já tinha muita animosidade por outro lado os saduceus eles não criam na tradição dos anciãos os os saduceus
criam apenas na Torá nos cinco primeiros livros da Bíblia escritos por Moisés Além disso os saduceus não criam na ressurreição dos Mortos agora quando Jesus ressuscita Lázaro além da inimizade dos fariseus Jesus também ganha a inimizade dos saduceus porque na ressurreição de Lázaro existia ali uma prova irrefutável de que a doutrina dos saduceus era equivocada então era necessário acabar não apenas com a vida de Jesus mas também com a vida de Lázaro que trazia tanto incômodo para fariseus e para sadu seus vamos avançar vamos avançar agora para o verso 12 a Entrada Triunfal de Jesus
em Jerusalém e aqui não permita que a simplicidade e a singeleza dessas palavras que nós vamos ler agora não permita que a singeleza dessas palavras levem você a pensar que essa Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém Foi algo assim pequeno sem algo que aconteceu enquanto as pessoas seguiam a vida normalmente Não nós vamos ver que há vários elementos aqui de que isso foi algo grandioso então João 12 verso 12 diz assim no dia seguinte num domingo o domingo de manhã que é chamado hoje de O domingo de Ramos no dia seguinte a numerosa multidão que
Viera a festa Qual festa festa da Páscoa em Jerusalém a numerosa multidão que era festa tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém tomou os Ramos de Palmeira e saiu ao seu encontro clamando Hosana bendito que vem em nome do senhor e que é rei de Israel sobre essa multidão é interessante destacar que Flávio Josefo um Historiador judeu do primeiro século já falamos bastante dele aqui no canal Flávio Josefo diz que ao tempo da páscoa a população de Jerusalém chegava até mesmo a 2 milhões e meio de pessoas é muita gente para uma cidade
tão pequena os comentaristas modernos dizem que esse número de Flávio Josefo é exagerado é um número grande demais se é verdade Nós não sabemos mas nós sabemos que havia muita muita gente isso nós entendemos pela descrição aqui do texto de João uma numerosa multidão o que essa essa numerosa multidão faz ela sai de Jerusalém e vai para a Betânia onde Jesus estava porque elas ouvem dizer que Jesus estava saindo de Betânia para ir a Jerusalém então a multidão sai de Jerusalém para encontrar Jesus aqui no caminho de Betânia subindo para Jerusalém e quando essa multidão
encontra a Jesus eles começam a gritar Hosana que significa salve que é uma expressão de louvor Hosana bendito que vem nome do senhor e que é rei de Israel eles começaram a proclamar a Jesus como um rei o rei de Israel um rei no sentido político e pense no fluxo das informações que nós vimos até aqui porque eles proclamaram a Jesus como rei porque os milagres de Jesus faziam com que ele fosse o perfeito Rei político Como assim Jerusalém estava sob domínio Romano domínio do inimigo Jerusalém estava subjugada pagava tributo para Roma agora se eles
estivessem no poder um rei que em situações de fome pudesse multiplicar o pão em situações de doença pudesse Curar as enfermidades que em caso de morte pudesse ressuscitar os falecidos Ah o reino de Israel seria Invencível Jerusalém seria inexpugnável porque nenhum exército poderia prevalecer contra eles e Jesus com seus milagres alimentava nas pessoas carnais essa esperança e por isso eles dizem aqui Hosana bendito que vem em nome do senhor e que é rei de Israel Jesus era um Rei por meio dos seus milagres ele acalentava aquela Esperança carnal de um reino político que vencesse o
império romano verso 14 diz assim e Jesus tendo conseguido um jumentinho montou segundo está escrito não temas filha de Sião Eis que o teu rei aí vem montado em um filho de jumenta os seus discípulos a princípio não compreenderam isto quando porém Jesus foi glorificado então ele se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele e também de que isso e também de que isso lhe fizeram vamos entender isso aqui mais detalhadamente o que foi que os discípulos não compreenderam e vieram a compreender depois bem aqui nos versos no verso 13 quando o
povo canta Hosana bendito que vem em nome do senhor e também no verso 15 quando se menciona do Rei montado em um filho de jumenta o evangelho de João está fazendo citações do Antigo Testamento Como assim veja na tela o grito Hosana bendito que vem em nome do senhor é retirado de Salmo 118 verso 26 já aquela fala que é citada no verso 15 de João 12 é retirada de Zacarias Capítulo 9 verso 9 que diz assim alegra-te muito ó filha de Sião exulta Ó filha de Jerusalém Eis aí vem o teu rei justo e
salvador humilde montado em um jumento num jumentinho cria de jumenta Então essa profecia de Zacarias é uma profecia Messi o Messias ele viria na forma de rei um rei justo e Salvador mas ao mesmo tempo um rei humilde e essa palavra humilde aí tem o sentido de pobre é um rei mas é um rei pobre montado em um jumento e essa figura de um rei montado em um jumento ela é muito significativa ela evoca um símbolo que aparece em vários locais do Antigo Testamento por exemplo lá em em Gênesis 49 quando nós temos aquela parte
da Bênção de Jacó sobre seus filhos ele diz assim para Judá o cetro o que que é o cetro o cetro é aquele instrumento do Rei da realeza o cetro não se arredar de Judá nem o bastão de entre os seus pés até que venha siló até que venha o Messias e a ele obedecerão os povos ele amarrar o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta à Videira mais ex lente então nessa antiquíssima profecia o rei que é o messias ele vem num jumentinho da mesma forma no segundo livro de Samuel Capítulo
16 jumentos são oferecidos para Davi e ziba diz o seguinte os jumentos são para a casa do Rei para serem montados então jumentos são a montaria de um Rei por sua vez primeiro livro de Reis Capítulo 1 verso 33 nós temos uma cena de transição do governo de Davi para o governo de Salomão e Davi deu a seguinte instrução tomai convosco os servos do vosso senhor e fazei montar meu filho Salomão na minha mula e levai-o a Giom quando Salomão estava para ser proclamado rei Ele montou na mula que pertencia a Davi o seu pai
a mula não é exatamente um jumento A Mula é um animal híbrido porém a mula é o filhote feminino de um jumento em todos esses textos nós temos um símbolo um arquétipo o rei o dominador vem montado em um jumento e é essa simbologia que está sendo evocada aqui em João Capítulo 12 quando verso 16 diz assim seus discípulos a princípio não compreenderam isto está fazendo referência ao fato de que eles não compreenderam que a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém montando um jumentinho era o cumprimento das profecias do Antigo Testamento os discípulos não compreenderam
isso quando porém Jesus foi glorificado ou seja Depois da sua morte da sua ressurreição e depois da sua ascensão e o seu retorno para junto do pai quando Jesus foi glorificado então eles se lembraram desta as coisas então aquele evento foi entendido como o cumprimento das profecias do Antigo Testamento verso 17 dava pois testemunho disso a multidão que estivera com ele quando chamara a Lázaro do túmulo e o levantara dentre os mortos então entre aquela multidão que estava gritando hosanas louvando o nome de Jesus estavam outros que tinham sido testemunhas oculares da ressurreição de Lázaro
e diziam esse de fato é o filho de Deus ele tem de ser o rei ele é o messias porque ele tem poder para ressuscitar eu vi isso eu estava lá quando aconteceu e e fi imaginando essas esses gritos de louvores a Jesus juntamente com essas testemunhas do da Ressurreição testemunhas oculares da ressurreição de Lázaro disseminando essa confiança essa legitimidade a Jesus naquele naquela multidão que andando em direção a Jerusalém o quanto deve ter sido em I ante o quanto deve ter sido tocante o quanto deve ter sido convincente e o verso seguinte diz o
seguinte por causa disso também a multidão lhe saiu ao encontro pois ouviu que ele fizera este sinal então note são duas Multidões uma multidão está subindo de Betânia para Jerusalém com Jesus está cantando hosanas e outra multidão que está em Jerusalém percebendo aquele burburinho percebendo aquele movimento ouvindo as notícias de quem saiu de Betânia e voltou para Jerusalém as pessoas de Jerusalém ap percebidas desse movimento vão também encontrar aquela multidão que já estava vindo para Jerusalém no meio do caminho verso 19 de sorte que os fariseus disseram entre si vede que nada aproveita Eis que
aí vai o mundo após ele ou seja todo mundo está seguindo Jesus e essa multidão que foi ao encontro de Jesus e de Lázaro Deveria mesmo ser imensa muito grande porque o livro desejado de todas as nações diz o seguinte que os líderes religiosos querendo tirar esse prestígio de Jesus tocaram a trombeta no templo chamando as pessoas para o o serviço cerimonial que lá seria feito mas poucas pessoas compareceram porque a grande multidão estava seguindo Jesus queria encontrar Jesus queria prestigiar Jesus lançando suas roupas no chão cortando Ramos de Palmeira porque eles acreditavam que Jesus
se manifestaria como o rei aquele rei tão esperado que romperia o julgo Romano sobre eles Porém Aqui existe uma dissonância cognitiva quem quer Jesus como um rei político acabaria rejeitando o reino da Graça que jesus veio anunciar ele queriam algo que Jesus não prometeu e rejeitaram aquilo que Jesus prometeu e ensinou é por isso que muitos desses mesmos que no domingo Estavam gritando Hosana bendito que vem em nome do senhor na sexta-feira gritavam algo diferente queremos Barrabás quanto a Jesus chamado Cristo que seja crucificado porque queriam receber a Jesus como rei político mas não como
um um rei Espiritual do reino da Graça vamos seguir aqui a nossa Leitura para os próximos versos verso 20 ora entre os que subiram para adorar durante a festa A Festa da páscoa havia alguns gregos Ora se está dizendo que eles eram gregos é porque não eram judeus não eram pessoas circuncidadas não eram prosélitos mas eram pessoas que tinham simpatia pela religião Judaica e que queram aprender mais do Antigo Testamento queriam aprender mais sobre os sacrifícios dos judeus eram simpatizantes verso 21 estes pois se dirigiram a Felipe que era de betsaida da Galileia e lhe
rogaram senhor queremos ver Jesus Felipe foi dizê-lo a André e André e Felipe o comunicaram a Jesus por esses gregos eles se dirigem a Felipe e depois Felipe fala com André não podemos afirmar Com certeza mas Mas Felipe e André São exatamente os discípulos que TM nomes gregos então talvez por essa forma de semelhança os gregos se dirigem exatamente a Felipe e Felipe conversa antes com André Antes de Dizer para Jesus que os gregos queriam vê-lo e quando eles dão esse recado Como Jesus responde veja o verso 23 respondeu-lhe Jesus é chegada a hora de
ser glorificado O Filho do Homem repare que Jesus não responde exatamente o que eles foram falar Filipe e André chegam lá e dizem Jesus existem aí uns homens que não são nem circuncidados eles são gregos e eles querem ver o senhor senhor aceita falar com ele com eles Jesus não responde sim ou não Jesus responde é chegada a hora de ser glorificado O filho do homem por que é chegada a hora de ser glorificado O que Jesus quer dizer com isso ser glorificado nós já vimos significa É Chegada a Hora da morte de Jesus e
depois da sua morte ressurreição e ascensão ao pai e então ser recebido na glória é chegado esse momento mas por que Jesus fala isso exatamente Nesse contexto porque Jesus toma a ida dos gregos e o desejo de falarem com Jesus como um símbolo dos efeitos da sua morte Como assim Jesus antes da sua morte está atraindo as pessoas para si e quando ele for glorificado Ou seja quando ele morrer ressuscitar e ascender ao pai e for recebido na glória ele vai dizer logo em seguida então atrairei todos a mim então Jesus vê nesse movimento dos
gregos o resultado da sua morte e da sua glorificação que logo vai ocorrer e Jesus continua assim no verso 24 em verdade em verdade vos digo se o Grão de Trigo caindo na terra não morrer fica ele só mas se morrer produz muito fruto O que Jesus está falando aqui por meio dessa metáfora da Agricultura Jesus está novamente se referindo aos Gregos e a muitos outros que se converteriam depois da sua morte uma semente se ela for conservada longe da terra ela não vai morrer ela vai permanecer mas também não haverá fruto quando a semente
é enterrada ela morre mas ela solta raiz o caule é produzido e depois o fruto é produzido e quando o fruto é produzido muitas outras sementes são produzidas e esse ciclo vai aumentando cada vez mais Jesus está querendo dizer o seguinte eu quando eu morrer eu produzirei muitos outros frutos Porque da mesma forma que esse grupo foi atraído a mim com a minha morte grupos e Multidões muito maiores serão atraídas ao evangelho é isso que Jesus quer dizer e no verso 25 Jesus já discernindo o desejo daqueles gregos de se tornarem os seus discípulos de
aprenderem dele Jesus começa a refletir sobre o discipulado e diz assim quem ama sua vida perde-a mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la há para a vida eterna se alguém me serve como aqueles gregos estavam ali para aprender e consequentemente servir Jesus se alguém me serve siga-me e onde eu estou ali estará também o meu servo E se alguém me servir o pai o honrará agora ora está angustiada a minha alma e que direi eu pai salva-me desta hora ou seja eu estou muito próximo da minha morte que que eu vou pedir
para que o pai me livre de morrer não mas precisamente com esse propósito vim para esta hora pai glorifica o teu nome Jesus disse está muito próxima à hora da minha morte e eu não pedirei a Deus que me livre da morte porque foi exatamente para isso que eu vim ao mundo e o verso 28 diz pai glorifica o teu nome e olha o que que aconteceu preste atenção nesse detalhe então veio uma voz do céu eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei a multidão pois que ali estava tendo ouvido a voz dizia Ter
vido um trou outros diziam foi um anjo que lhe falou Note que cena impressionante os gregos vão falar com Jesus Jesus fala está chegando a hora da minha morte muitos outros além desses gregos vão ser convencidos e convertidos E agora pai glorifica o teu nome então Deus responde com uma voz forte do céu uma voz que foi confundida com um trovão eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei como Deus já tinha sido glorificado até aquele momento e como Jesus também já tinha sido glorificado pelos milagres que ele realizara nós podemos tomar por exemplo a
história de Lázaro quando Jesus recebe a notícia de que Lázaro está enfermo o que que ele diz essa enfermidade não é para a morte mas sim para que Deus seja glorificado e também para que o filho do homem seja glorificado Então por meio dos seus milagres Jesus glorificou o nome do seu pai e trouxe glória também para si trouxe legitimidade para si mas o pai aqui nessa voz Sobrenatural está dizendo E ainda o glorificarei Como Jesus ainda será glorificado por meio de sua ressurreição e de sua ascensão ao pai mostrando que ele tem poder Sobrenatural
ele tem vida própria e aqui a multidão uma parte da multidão não entendeu eles disseram que foi um trovão que foi um barulho sem distinção mas a outra parte entendeu porque eles dizem assim foi um anjo que lhe falou então para aqueles que haviam crido nos milagres de Jesus para aqueles que confiavam em Jesus como eles discernir a voz do céu e tiveram ali outra confirmação de que Jesus de fato é o messias verso 30 então explicou Jesus não foi por mim que veio esta voz Jesus não precisava de confirmação ele sabia que ele era
o Messias e sim por vossa causa os demais precisavam de mais uma prova de mais uma evidência de fortalecer a sua convicção 31 chegou o momento de ser julgado este mundo e agora seu príncipe será expulso e eu quando for levantado da terra atrairei todos a mim mesmo perceba que aqui Jesus ao falar da sua morte Que tipo de morte seria uma morte levantado da terra uma morte sobre a cruz pendurado em uma estaca a sua morte culminaria em este mundo ser julgado e o seu príncipe ser expulso Jesus não veio para julgar esse mundo
isso é uma obra que pertence a Deus o pai mas em que sentido a morte de Jesus faz com que o mundo seja julgado é que a presença de Jesus os seus ensinamentos as suas parábolas a sua doutrina os seus feitos miraculosos causam um efeito de polarização Como assim alguns aceitam alguns seguem alguns se submetem a Jesus outros rejeitam e o coração fica endurecido então Jesus faz com que dois grupos opostos se formem aqueles que o aceitam e aqueles que o rejeitam nesse sentido a vida de Jesus colabora com o julgamento porque faz com que
as pessoas tomem o seu lado no grande conflito agora o restante do verso diz assim e agora o seu príncipe será expulso quem é o príncipe deste mundo Satanás Satanás tomou o Principado O Reino que pertencia por direito Adão Satanás usurpou o trono deste mundo mas Jesus está falando o seguinte com a minha morte Satanás o usurpador será expulso Como assim Satanás será expulso muita gente confunde essa parte elas dizem assim ora o livro de Apocalipse não diz que o dragão antiga serpente foi expulso do céu como Jesus está falando que ele foi expulso agora
mas se ele já foi expulso do céu como explicar por exemplo a história de Jó em que Satanás aparece lá no cílio Celestial mas ele não tinha sido expulso como que funciona isso veja o slide acerca desse assunto nós precisamos separar em três momentos a expulsão de satanás em primeiro lugar Satanás foi expulso do céu como um morador antes ele era um anjo fiel a Deus e por isso Podia morar no céu mas depois da sua rebelião ele foi expulso do céu Como morador e nos slides você pode ver várias passagens que tratam desse momento
porém depois de expulso do céu Como morador Satanás continuou tendo acesso aos seres Celestiais na condição de príncipe deste mundo na condição de príncipe por usurpação do planeta terra e essa segunda condição ela é explicada no Livro de Jó porém depois da morte de Jesus Satanás perdeu o acesso aos seres Celes ais é por isso que Jesus diz no texto que nós lemos e agora será expulso o príncipe deste mundo se você quer se aprofundar nesse tópico Eu sugiro que você volte lá para um vídeo que nós já gravamos o vídeo da lição 7 do
segundo trimestre de 2024 lição de jovens de número S do segundo trimestre desse ano de 2024 nós dedicamos ali mais de 10 minutos só para falar desse tema da expulsão de satanás e eu vou deixar também o link desse vídeo na descrição aqui do nosso vídeo combinado seguindo Então a nossa leitura verso 33 isso dizia isso que eu quando for levantado da terra atrairei todos a mim mesmo isso dizia significando de que gênero de morte estava Para Morrer replicou-lhe pois a multidão nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre e como dizes
tu ser necessário que o filho do homem seja levantado quem é este filho do homem novamente aqui existe uma fala de incredulidade as pessoas vem a manifestação Triunfante de Jesus sendo aclamado rei e Jesus é aclamado rei por causa de seus milagres em especial a ressurreição de Lázaro e mesmo assim as pessoas tentam achar um defeito na fala de Jesus como o senhor diz que vai ser morto vai ser lev levantado da terra numa cruz e como o senhor pode ser o Messias ao mesmo tempo as coisas não combinam eles dizem aqui ó nós temos
ouvido da lei o que que é a lei nomos lei no sentido de antigo testamento nós temos ouvido que o Cristo permanece para sempre de onde eles tiraram essa expressão de que o Cristo permanece para sempre há vários textos no antigo testamento nesse sentido nós podemos fazer referência a Daniel Capítulo 7 por exemplo aquele capítulo que nós já comentamos tanto aqui na lição de jovens o capítulo em que o filho do homem recebe do ancião de dias o seu reino e Diferentemente do Reino dos animais mitológicos do livro de Daniel o O Reino que é
recebido pelo filho do homem é um reino que não tem fim um reino que não passa um reino que é eterno então por exemplo com base nessa profecia de Daniel vi a multidão diz assim para Jesus nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre e como dizes tu ser necessário que o filho do homem seja levantado ou seja seja pregado numa cruz e morto Jesus responde esse questionamento da multidão não veja o verso 35 respondeu-lhe Jesus ainda por um pouco a Luz está convosco quem é a luz é Jesus Jesus está falando
meu tempo é muito curto eu vou estar com vocês por poucos dias ainda então eu não posso gastar aqui o meu tempo explicando algo que já era para vocês terem entendido andai enquanto tende luz para para que as trevas Não vos apanhem e quem anda nas trevas não sabe para onde vai ou seja Jesus está dizendo eu tenho pouco tempo aqui aproveitem esse tempo para crer em mim e não para ficarem levantando outras suspeitas verso 36 enquando tendes a luz enquanto tendes a luz ou seja enquanto eu estou aqui com vocês crede na luz crede
em mim acreditem que eu sou Messias eu já dei provas abundantes disso mas vocês ficam suscitando outros problemas Mas para não crer em mim enquanto tendes a luz crede na luz para que vos torneis Filhos da Luz essa é a última coisa que Jesus fala em público e depois que ele deu esse recado o texto termina assim Jesus disse estas coisas e retirando-se ocultou-se deles Jesus sai do ambiente público e agora passa a lidar apenas com aqueles que são seus amigos apenas com os seus discípulos apenas com aqueles que eram mais com ele e que
não questionavam a sua messianidade e ao final aqui do capítulo 12 nós temos a explicação sobre a incredulidade dos judeus o verso 37 diz assim e embora tivesse feito os tantos sinais na sua presença não creram nele nós vimos a princípio o livro dos sinais o o livro de João relata sete grandes Milagres de Jesus mas muitos não creram em Jesus por qu verso 38 para se cumprir a profecia do profeta Isaías que diz assim Senhor quem creu na nossa pregação e a quem foi revelado o braço do Senhor essa citação que aparece aqui em
João Capítulo 12 verso 38 é a citação de Isaías Capítulo 53 verso 1 quem creu na nossa pregação Isaías 53 é a profecia do servo sofredor Jesus é esse servo sofredor que sofreu em favor do seu povo mas que foi rejeitado por ele então o comentário que João está fazendo aqui no final do capítulo 12 é o seguinte não é de se admirar que Jesus foi rejeitado porque estava predito que seria assim A Profecia de Isaías é que Jesus seria rejeitado verso 39 por isso não podiam crer porque Isaías disse ainda cegou lhes os olhos
e endureceu lhes o coração para que não vejam com os olhos nem entendam com o ação e se convertam e sejam curados isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou ao seu respeito vamos entender o que João está falando aqui João está fazendo referência a outro Capítulo do Profeta Isaías Isaías Capítulo 6 vamos lá nesse texto eu quero fazer a leitura de alguns versos de Isaías 6 com você é aquele tão famoso verso aquele tão famoso Capítulo da visão de Isaías e o seu chamado para ser profeta e o texto começa assim Isaías
6 verso 1 no ano da morte do rei Osias eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono e essa é uma visão muito impactante de Isaías porque a glória de Deus enche enche o templo e existe um tremor e aqui serafins estavam cantando ao redor do Trono de Deus Santo Santo Santo é o Senhor e diante dessa cena de Glória Isaías se desespera o verso 5 diz assim ai de mim estou perdido porque sou homem de lábios impuros Então vem um anjo com uma tenaz e uma brasa e toca a boca de
Isaías e a a impureza de Isaías é tirada então é feito o Chamado de Isaías no verso 8 da seguinte maneira a quem enviarei e quem Adir por nós Isaías responde eis-me aqui envia-me a mim e daí vem o verso 9 de Isaías Capítulo 6 que é exatamente o verso citado em João 12 que diz assim Então disse ele vai e dize a este povo ou seja como Isaías deveria pregar para qual público ele falaria o verso diz assim ouvi ouvi e não entendeis vede vede mas não perceba torna insensível o coração deste povo endurece
lhe os ouvidos e fecha-los olhos para que não venha ele a ver com os olhos a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração e se converta e seja salvo João está aplicando essa profecia do ministério de Isaías para o ministério de Jesus da mesma forma que Isaías pregou para um povo que não lhe deu ouvidos para um povo que o ouvia falar a mensagem de Deus mas não entendia e nem queria entender para um povo que ouvia a sua pregação mas não dava atenção não a colocava em prática da mesma forma que
esse foi o público de Isaías também Essa foi a atitude dos que ouviram a pregação os ensinos de Jesus e viram os seus milagres eles viam eles ouviam mas não absorviam o seu coração não era aberto o seu coração não era sensível o suficiente o seu coração estava endurecido quem endureceu o coração dos ouvintes de Isaías e dos ouvintes de Jesus foi Deus não porque o objetivo de Deus é salvar a todos foi o profeta foi o mensageiro foi Jesus que endureceu seus ouvintes não o endurecimento do coração é uma decisão do próprio ouvinte é
uma decisão minha e sua portanto a grande reflexão que fica para nós aqui é o risco de nós termos o nosso coração tão endurecido ainda que estejamos falando sobre coisas de Deus cantando hinos de Deus indo à casa de Deus Pode ser que o nosso coração se endureça e como ele se endurece quando nós vemos uma manifestação de Deus e rejeitamos quando nós vemos o testemunho dos Profetas um feito miraculoso e sobrenatural e nós rejeitamos e o nosso coração vai sendo endurecido e no final das contas rejeitamos a mensagem de Jesus mesmo Crendo em Deus
mesmo frequentando a igreja e mesmo cantando hinos no louvor Talvez meu amigo essa possa ser a minha e a sua situação talvez amamos uma parte da mensagem bíblica mas rejeitamos outra estamos Resistindo ao que sabemos ser verdade e ao que deve ser implementado na nossa vida tome cuidado o capítulo 12 do Evangelho de João nos ensina que rejeitar uma parte da Verdade nos leva a endurecer o coração contra a verdade toda portanto se existe alguma reforma que você precisa fazer na sua vida implemente a já porque se você esperar o seu coração ficará endurecido e
pode ser que você rejeite por completo A luz que você tem o pecado que você sabe que precisa abandonar abandone-o hoje porque cultivá-lo por um tempo a mais provocará endurecimento no seu coração assim como o coração dos líderes judaicos foi crecido mesmo diante dos Milagres e dos feitos Sobrenaturais de Jesus que essas histórias que esse relato que nós lemos inspire você a seguir Jesus mais Decididamente a correr a caminhada cristã com mais afinco a ter um coração ainda mais disposto a implementar as palavras de Jesus que Deus nos dê humildade abnegação para seguirmos o cordeiro
onde quer que ele vá que Deus abençoe sua vida que esse possa ser o seu propósito foi um prazer estar na sua companhia estudando a Bíblia hoje nos vemos então na semana que vem no próximo vídeo até [Música] lá h