paz e bem seja bem-vindo ao nosso canal Padre Alisson Parro oficial canal de reflexão bíblica de evangelização de divulgação sobre a fé católica e de maneira especial sobre a riqueza da sagrada escritura se você está vendo pela primeira vez fique até o final da nossa reflexão curta se inscreva no nosso canal chegaremos a 5.000 inscritos e o nosso canal tem crescido de maneira orgânica por meio da divulgação de uma pessoa para outra e você pode fazer isso a a dando-nos a Evangelizar é importante que você escute a nossa reflexão mas também que você leia o
evangelho faça sua anotação tem um caderno de estudo o nosso objetivo realmente é capacitar os católicos em relação ao estudo e o conhecimento da sagrada escritura e antes de eu entrar no evangelho deste final de semana eu tenho apenas um recadinho para você em maio do dia 13 a 25 eu farei uma uma peregrinação um grupo do Brasil virá em peregrinação e aqui a Roma Nós faremos a peregrinação pela pela porta Santa pelos lugares que marcam a presença de Paulo e de Pedro aqui na cidade eterna e outras cidades também ao redor ligados a Assis
a São Francisco de Assis a Acácia que é a terra de Santa Rita se você tiver algum interesse na na comunidade eu fiz algumas postagens lá tem o número da da agência que está organizando então não perca essa oportunidade de viver vir viver o ano jubilar aqui comigo em Roma eh será uma experiência única para você além do mais além desse recado agora sim de maneira prática neste domingo terceiro domingo do tempo comum nós viveremos o sexto domingo dedicado à palavra de Deus eh que foi instituído pelo Papa Francisco no ano de 2019 o de
o dicastério para a evangelização já disponibilizou no seu site um material Pastoral para que as nossas paróquias os leigos as comunidades pudessem utilizá-lo então é importante que a sua comunidade faça o uso desse material divulgue pá mas nós não temos o mes da Bíblia no Brasil sim temos há mais de 50 anos é alguma bênção para nós mas em termos mundiais agora nós temos o domingo da palavra de Deus então que você possa fazer a divulgação distribuir um exemplar da sagrada escritura valorizar o Ministério do dos leitores dos catequistas de pessoas que realmente eh trabalham
com a palavra de Deus como esse canal nós temos buscado o lema do domino da palavra de Deus este ano será espero na tua palavra é o tirar do Salmo 119 já que o Jubileu de 2025 é o Jubileu da Esperança então é importante que você trabalhe isso se você é Padre Bispo nós temos alguns que acompanham aqui o nosso canal que você faça e mencione explique para as pessoas para que as nossas comunidades paroquiais estejam em sintonia então com com o santo padre tendo dito isso vamos lá para o evangelho deste final semana terceiro
domingo do tempo comum vocês vão ver que o Evangelho é Lucas Capítulo 1 de 1 a qu depois o Capítulo 4 de 14 e 21 vocês vão me dizer mais pad porque esse corte litúrgico eu já expliquei isso que a finalidade da a finalidade da Bíblia na liturgia é para conduzir as pessoas a celebração do Mistério Pascal da vida das pessoas na vida no mistério de Jesus mas o o corte litúrgico ele tem um um um certo sentido eu vou tentar explicitar isso eh para vocês vamos lembrar o seguinte que há dois sinais semana nós
escutamos já Lucas eh a cena do batismo do Senhor Quando o senhor de fato foi ungido com o Espírito Santo essa informação ela é fundamental domingo passado nós celebramos as bodas de canal o senhor que revelou a sua glória por meio do sinal da água eh transformada em vinho e os seus discípulos ceram nele e agora então nos apresentar novamente o texto de Lucas porque nós estamos no ano no ano C Então guarde a informação do batismo porque ela vai ser interessante eu para que a reflexão não fique tão longa A tá chegando fazer uma
reflexão em torno de 20 minutos eu gostaria de abordar as outras leituras por exemplo a primeira leitura deste final de semana tirar de Nemias tem uma nítida ligação com a com o evangel mas não dá porque a internet ela é um meio de que a informação tem que ser veloz a gente faz 20 minutos deveria fazer 8 n mas Elí ficaria muito pobre na minha eh opinião então se você conseguir ficar até o final Beleza se você eh puder voltar depois o canal fica aí gravado para o seu para o seu estudo para o seu
crescimento Então os quatro primeiros Versículos é tirado do do do prólogo de São Lucas eh O que que é um prólogo vem do grego pro o que vem antes né Logos quer dizer é uma introdução o prólogo é uma espécie de introdução que nos coloca o panorama em relação a uma uma obra nós podemos ter um prólogo narrativo aqui não se trata de de um prólogo narrativo então o autor Lucas quer nos mostrar qual que vai ser o objetivo da da sua obra O que que nós vemos aqui nesse prólogo eu vou ler aqui para
vocês né os quatro Versículos iniciais né Essa são assim muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós como nos foram transmitidos por aqueles que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra assim sendo após fazer um um estudo cuidadoso de tudo que acontecera desde o princípio também eu decidi escrever de modo ordenado para ti el excelentíssimo Teófilo deste modo poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste se vocês olhar lá no livro de Atos Apóstolos erá que também terá um prólogo porque Lucas e as apóstol é o
mesmo escritor é Lucas que escreveu essas duas obras Unidas inicialmente depois elas foram separadas para deixar então os quatro Evangelhos no nosso cano quer dizer na ordem dos livros sagrados do novo testamento juntos né porque eh para falar sobre a centralidade de Jesus mas nós deveremos ler sempre Lucas e atos juntos para nós compreendermos qual que é o projeto que tinha na cabeça desse grande escritor desse grande Evangelista Lucas que a tradição diz que é discípulo de São Paulo médico também né que era médico Lucas bom o objetivo do prólogo o que que é o
objetivo primeira coisa a comunidade de Lucas é uma comunidade majoritariamente formada por gentios quem é eram gentios pessoas que não pertenciam ao povo de Israel que não eram judeus pessoas então que aceitaram por meio da pregação Apostólica a fé em Jesus Lucas ele tem um objetivo mostrar que pelo fato deles serem gentios essa comunidade para qual ele escreve não significa eles são cristãos de segunda categoria porque eles são eles se inseriram na história da salvação que sim iniciou com Israel mas por meio da pregação Apostólica eles puderam a acolhê-la então Lucas quer mostrar que os
gentios a fé dessa comunidade constituída por cristãos gentios está em perfeita continuidade com a fé eh de Israel e para mostrar isso para fazer essa catequese esse ensinamento para essa comunidade Lucas como nós vimos o prólogo ele mostra que o seu texto a sua narração ele vai ser de modo ordenado então Lucas se inspira em alguns escritores nós vemos exatamente que ele tinha uma consciência literária esse modo de introduzir uma obra não não é exclusiva do Evangelho alguns Escritores da época faziam isso que para possar para para para escrever as suas historiografias ou seja história
sobre determinados personagens Lembrando que as histórias a visão histórica da época era um pouco diferente muitos escreviam uma história para passar um conteúdo moral para educar na fé para gerar certos valores não é Então não vamos projetar sobre o passado aquilo que não de fato não existia como que Lucas tenta então compreender a pessoa de Jesus compreender essa história da salvação por meio do modelo Profético então é alguém que vai reler a a escritura principalmente a Bíblia em grego chamado septuaginta eh a partir do modelo Profético Elias Eliseu vendo em Jesus essas categorias nos Apóstolos
também para construir toda essa grandiosa obra literária que ele nos propõe então Lucas que tinha uma grande consciência literária conhece a forma de outros prólogos de his de outros historiadores basta ali Flávio José que é depois de Lucas mas escreve nesse sentido Luciano de samosata tem vários aí personagens da da da da da época o que eu chama atenção aqui no prólogo nãoé essa curiosidade eu quero chamar atenção aqui no no prólogo o seguinte eh dos acontecimentos que se realizaram entre nós quando a gente olha no grego que que se realizaram que foram cumpridos entre
nós o termo é muito interessante vocês vão perceber que algum esse termo cumprir vai aparecer inclusive no texto texto que o evangelho eh apresenta daqui a pouco em Lucas Capítulo 4 quer dizer entre nós Lucas tá querendo mostrar o seguinte Olha você que é meu leitor você que é meu ouvinte imagina o pessoal na época escutando isso tudo isso que eu vou narrar aqui para vocês isso chegou até nós vocês puderam constatar o cumprimento das promessas de Deus então Lucas tem uma certa consciência de que aquilo que foi prometido a Israel se cumpre na vida
do povo de Israel daqueles que aceitaram Cristo mas se cumpre na vida também de sua comunidade formada por cristãos genti o Versículo 2 fala como nos foram transmitidos por aqueles que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra que nos foram transmitidos lá no grego o verbo transmitir é parad e a palavra tradição É para paradis quando falamos nós est falando de uma tradição o que que é a tradição é uma transmissão a fé chegou até essa comunidade de Lucas Inclusive a Lucas por meio da transmissão como que se dá a tradição Ou
seja a transmissão da Fé por meio da pregação da palavra Mas como que vai haver pregação da palavra se não tem quem prega essa palavra quem foram aqueles que transmitiram a fé para Lucas e consequentemente para essa comunidade aqueles que são classificados testemunhas oculares e ministros da palavra me lembro quando eu fiz a minha minha dissertação de Mestrado em Lucas inclusive eh eu fui orientado pelo professor máximo grille que já está aposentado ele pegava esse início aqui e falava ministro da palavra que lá no Grego é eh hietai que ele fala não é bem só
minist da palavra são os remadores da palavra lembra a questão do do barco da imagem do barco que Rema ou seja como que a palavra ela chega como que a palavra el se ela se espalha por meio que desses que assumiram o papel na barca de remar de de evangelizar de levar Jesus Cristo para as pessoas Então esses essas testemunhas culares que se tornam ministras ministros da palavra são a aqueles que de fato possibilitaram a fé de Lucas inclusive de Teófilo e de toda essa comunidade então no Evangelho de Lucas em toda a obra lucana
nós veremos o quê o caminho que a palavra de Deus faz pelo mundo então Lucas quer mostrar como que a salvação atinge os gentios e todos os povos todas as pessoas isso é bem claro na teologia de Lucas por meio da palavra de Deus a palavra ela faz o seu caminho veremos como que a palavra por meio da obra do Espírito Santo em Cristo né que é a própria palavra de Deus que se fez carne e depois nos apó atinge até essa comunidade cada um de nós ele fala que vai escrever de maneira acurada e
ordenada que alguns já procuraram escrever sobre isso quer dizer Marcos provavelmente é um evangelho que vem antes de Lucas já tinha o evangelho de de Marcos tinha outras histórias tradições Então mostra que Lucas não foi alguém que conviveu pessoalmente com Jesus mas como nós foi evangelizado estudou pesquisou para apresentar de maneira ordenada os acontecimentos relacionados não somente a Cristo mas também a igreja a pregação Apostólica já que Lucas e atos estão juntos gente a gente chegando do 12 minutos hoje eu vou passar me permitam eh isso aí porque precisa disso o versículo três mostra que
ele escreve para esse que é o excelentíssimo Teófilo pode ser alguém o segundo ex alguém que patrocinou o escrito de Lucas porque era muito caro escrever em pergaminhos não é não era barato pode ser alguém que é o Mecenas o patrocinador ou Teófilo Alguns vão falar que não não éa uma pessoa mas todo aquele que o escrito de Lucas já que a palavra Teófilo vem do grego teófilos aquele que ama a Deus aquele que é amigo de Deus ou seja todo aquele que acolhe o Evangelho de Lucas quer dizer a pregação que Lucas vai nos
fazer da essa essa narrativa é consistente nós tornamos amigos de Deus na medida que Nós aceitamos a palavra do evangelho a Boa Nova na nossa vida tem essas duas possibilidades então eh não tem problema quanto a isso depois por que que ele escreve a obra dele Versículo 4 deste modo poderás verificar a solidez dos ensinamentos que bestes a fé precisa de solidez então Lucas não está escrevendo para quem é de fora Lucas está escrevendo para quem é da comunidade alguém que fez recebeu o anúncio do Evangelho passou a crer em Jesus Cristo até foi batizado
mas precisa agora de solidez a pergunta que eu me faço será que as nossas paróquias a nossa prática Pastoral está dando solidez Ou nós estamos ficando só numa fé superficial nós nos importamos mais com os números se as nossas igrejas estão cheias do que formar as pessoas no conhecimento da palavra é uma pergunta vejo que o evangelho sempre nos coloca questões pastorais seríssimas então uma igreja que não se preocupa com a solidez da formação dos seus membros é não está cumprindo a vontade de Deus aqui é bem claro e o evangelho deste nossa semana nos
fala que nós temos que ter o quê Lucas escreve para dar segurança no grego né no do grego que significa convicção quer dizer Lucas não quer apenas informar dizer quem é Jesus como aconteceu só não Lucas quer formar educar catequisar na fé Esse é o objetivo que você tá aqui nesse esse canal encontrando aqui uma voz no no deserto eu e outras vozes tentando ajudar os católicos a crescerem na fé veja como que o prólogo é interessante né você vai viver tudo isso durante esse ano litúrgico que você ajude a sua comunidade a fazer essa
experiência seja você como leigo não importa eh qual queer o grupo que você esteja bom nós iros para a segunda parte do evangelho finala semana é Versículo 14 nós não lemos a cena da Tentação antes veia a cena da Tentação que era logo depois do batismo você vai se lembrar do batismo H duas semanas as vamos ver então agora o o evangelho vamos chegar uns 25 minutos hoje gente porque realmente o Evangelho é muito grande Precisava dessa introdução o vers Capítulo 4 Versículo 14 Jesus voltou para a Galileia com a força do espírito e sua
fama espalhou-se por toda a redondeza Espera aí a força do Espírito aqui não é novidade para nós leitores já escutamos o no poder do Espírito que Jesus tinha recebido essa unção no dia do seu batismo foi o espírito santo que na realidade fez com que o verbo se fiz esse carne presente no no Vent de Maria e também na cena da Tentação nós vamos ver que o espírito levou Jesus para o deserto então o espírito é esse que que age na vida de Jesus já vimos isso no Lucas 3:22 e na cena da t da
Tentação então o leitor já já está capacitado para depois entender a citação que Jesus vai fazer do Livro de Isaías eh aplicando a si mesmo o que chama atenção Versículo 15 ele ensinava nas suas sinagogas e todos elogi a principal atividade de Jesus foi o ensino o ensino da palavra Jesus buscava catequisar as pessoas sobre o reino de Deus o que que Jesus falava qual que era o conteúdo central da pregação de de Jesus o reino de Deus Lembra que uma vez eu dei uma formação em uma diocese eu perguntava o que que Jesus pregava
qual que foi o principal conteúdo catequista minista da Eucaristia um monte de gente pastor não sabia responder isso aqui é é preocupante porque as pessoas estão na igreja não sabe que o conteúdo base da preg de Jesus era o reino de Deus ele ensinava sobre isso vejam ensinava o pretérito imperfeito era uma constante na vida de Jesus uma das dimensões da igreja é ser mãe e mestra a igreja precisa ensinar as pessoas sobre a palavra de Deus fazer a catequese senão o povo padece por falta de conhecimento é uma caracteriza do ministério de Jesus já
aparecer isso várias vezes em Lucas Capítulo 4 Versículo 31 Capítulo 5 Versículo 3 Versículo 17 Capítulo 6 Versículo 6 eu poderia falar vários Versículos aqui que você fica fique com essa com essa imagem e aqui na tradução tá elogiar mas lá no Grego educat é glorificar então glorificavam Jesus pelo seu ensino as pessoas têm necessidade de ser ensinadas mas o ensino com autoridade como a palavra de Deus fala sobre Jesus então aqui Lucas já nos está nos mostrando que havia uma acolhida da pregação de Jesus domino da palavra de Deus será que a maneira como
nós pregamos a palavra de Deus para as pessoas é com convicção como Lucas nos apresentou no seu prólogo é com solidez gera essa adesão das pessoas essa glorificação esse elogio Será que realmente nós eh geramos isso essa dimensão positiva na vida das pessoas Versículo 16 e veio a cidade Nazaré onde se tinha criado conforme seu costume entrou na sinagoga de no sábado e levantou-se para fazer a leitura veja então Lucas coloca em Nazaré a cidade eh onde Jesus Ele viveu a sua infância sua adolescência mas o que mais importante conforme o seu costume Lucas tá
querendo nos mostrar que Jesus é um deu Pio né alguém que eh se dirige regularmente à sinagoga a gente vê isso no Capítulo 4 Versículo 15 versículo 31 mas nós já vemos isso num relato da infância porque os pais de Jesus levaram o senhor para Jerusalém para viver a Páscoa né o consagraram no oitavo dia do nascimento quando lhe deram o nome de Jesus então Lucas quer mostrar que Jesus viveu profundamente as tradições seu povo foi um judeu Pio que colocou a palavra a Torá no cento da sua vida Depois nós vemos aqui que falando
da Sinagoga que foi o primeiro lugar da pregação Cristã vocês vão ver isso nosos Apóstolos o que Jesus fez no evangelho os apóstolos farão também na sinagoga alguns se converteram a Cristo os não aceitaram os apóstolos mas veremos isso nosos Apóstolos e o que nos revela aqui uma prática sinagoga da leitura da palavra de Deus que aos poucos vai ser est eh estabelecida uma liturgia da palavra Então a nossa liturgia da palavra ela tem raízes na tradição Judaica Versículo 17 gente vamos ficar mais CCO minutinhos hoje vamos fazer um esforço merece hoje deram-lhe o livro
do profeta Isaías abrindo o livro Jesus achou a passagem que está escrito o espírito do senhor está sobre mim porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista para libertar os oprimidos e para proclamar o ano da Graça do Senhor Ora nós temos aqui o discurso programático de Jesus Qual que é o programa da missão pastoral de Jesus qual que é o programa o projeto pastoral da igreja é aqui se nós fugirmos disso podemos dar nomes podemos
fazer projetos pastorais chamar especialistas não viveremos aquilo que o senhor quer aqui está o CNE da nossa ação Pastoral da nossa evangelização como igreja o Versículo 17 veja que Lucas faz questão de citar que Isaías estou estudando isso pro doutorado a questão de Isaías era muito forte inclusive na comunidade C ran né porque Isaías era consider o profeta que por Excelência anuncia o Messias então nós estamos dentro dessa perspectiva Messiânica que Jesus é o messias que veio ensinar o povo libertar o povo por meio do seu ensino sobre o reino de Deus e na na
liturgia sinagoga Nós não sabemos se isso ainda era na época de Jesus já estava solidificado en curran tinha já uma liturgia mas na liturgia da Sinagoga se leu um trecho da Torá e se leu um trecho do dos Profetas Jesus é faz então a leitura dos Profetas e ele poderia ser convidado qualquer homem pelo che da Sinagoga a fazer a homilia então Jesus tá fazendo a homilia Veja a liturgia da palavra Você vai à igreja você faz as leituras né o ministério o leitor nós falamos graças a Deus cantamos o Salmo e depois Jesus faz
essa homilia para nós depois do evangelho em cada Eucaristia isso acontece essa citação aqui são várias citações juntas Lucas fala eh une né Isaías 61 1 586 612 e quando fala do livro não é bem um livro é um rolo tá gente é um pergaminho né a imagem que nós temos do livro não existe o livro da Bíblia como nós temos hoje o que que eu chamo a atenção Versículo 18 o espírito do senhor está sobre mim está mesmo a gente já escutou isso no batismo e vai dizer Jesus porque ele me consagrou com unção
então o batismo é considerado uma espécie de unção o verbo lá no Grego é o verbo e crio aqui tá falando ecen quer dizer ungir então o espírito A Unção Do Espírito esse verbo eh esse verbo crio que deu cristos que deu que vem do machia que que é o Cristo é o ungido pelo Espírito quando a gente fala que Jesus Jesus Cristo nós estamos falando de Jesus é ungido pelo espírito né E essa Qual que é a finalidade dessa unção que ele recebeu no dia do batismo Quando vai começar oficialmente a missão é é
oilo que ele fala para anunciar a Boa Nova aos pobres então Jesus não recebe a unção do Espírito qualqu coisa mas para para anunciar o reino quem são esses pobres aqui a gente pode ver no cântico de Maria para Lucas os pobres são uma categoria fundamental Não só os pobres economicamente falando em primeiro lugar sim na Ótica de Lucas mas não só os pobres dentro da lógica de Lucas são os que são marginalizados ou excluídos na relação humana o Zaqueu é um pobre porque não vive a plenitude da misericórdia de Deus ah o o publicano
né que era Zaqueu eh o filho o filho pródigo Então a gente vai ver que Lucas vai trabalhar exatamente quem são esses pobres para quem Jesus vai falar nós podemos também ser ess ser esses pobres nidad da riqueza da Graça de Deus A Libertação aos cativos e oprimidos veja que aparece duas vezes libertação aos cativos e para libertar os oprimidos quer dizer Lucas tá querendo dar ênfase aqui tava lá no ano jubilar inclusive que quando você proclamava a libertação o ano da Graça pode ser associado isso com o ano que nós estamos vivendo quer dizer
Jesus vem nos dar liberdade isso tá já desde o início do Evangelho de Lucas né para proclamar a remissão dos pecados eh se a gente ler o cân do magnífico Isso aqui vai ficar muito claro eh para nós Então veja a libertação aos cativos Quem são os cegos que precisam de recuperação de vista Quem são os oprimidos hoje que precisa da nossa presença como igreja então não basta ter uma igreja de louvor gente se a gente esquece de tocar as realidades cruas da vida se a gente deixa o evangelho fora da realidade não uma igreja
consente é uma igreja que vai fazer com que o evangelho seja encarnado que fale a realidade das pessoas podemos louvar também e é bom que louve mas sem perder a dimensão Pastoral do ensino de Jesus Então tudo isso que é o Reino de Deus Jesus veio ajudar os homens a adorarem o senhor né a reconhecer Deus como pai a se converterem e a viver a nova vida a experiência da Graça como os gentios veja quem tá escutando isso são os gentios eles viveram isso por meio dos ministros da palavra que por meio do esforço de
remar como se fosse um barco fizer com que essas pessoas conhecessem Jesus por isso que elas são chamadas a ter solidez agora na experiência da conversão depois fechou o livro e entregou ajudante a palavra ajudante é a mesma coisa que Ministro que nós vimos lá no início Os ministros da palavra mas no hebraico é razão eh provavelmente e todos na sinagog est com os olhos fixos em Jesus isso aqui é muito importante Lucas trabalha muito a questão do olhar eu no meu mestrado eu trabalhei um pouco isso e o final hoje se cumprir essa passagem
da escritura que acabaste de ouvir essa passagem da escritura que acabaste de ouvir no Grego é essa passagem da escritura que que está em vossos ouvidos porque a fé vem pela escuta da palavra então a palavra anunciada e as pessoas que escutam aderem essa palavra e geram a fé como Paulo diz lá em romanos capítulo 10 Então gente pra gente encerrar chegando quase a 25 minutos aí pra gente finalizar quando a gente vai à missa a gente escuta a liturgia da palavra a gente escuta a humilia essa humilia realizada a gente também realiza a gente
consegue perceber hoje essa palavra da escritura cumpriu em nós em cada Eucaristia em cada liturgia da palavra precisamos anunciar ao povo exatamente que o espírito Age para que por meio da palavra as pessoas sejam libertadas da cegueira as pessoas sejam libertadas da da opressão para que para que as pessoas reconheçam que Jesus é o centro que continua a nos ensinar a explicar escrituras e veja como ele explicou aqui as escrituras no início ele vai explicar lá como ressuscitada em Lucas 24 a escritura para para as pessoas gente me perdoe que eu fui bastante mas veja
a questão hoje se cumpriu essa passagem da escritura se relaciona com o início do prólogo de Lucas né que aquilo que que que se cumpriu entre nós as promessas de Deus que se cumpriu no passado se continua a cumprir entre nós mas essa promessa só pode a gente só pode ver o cumprimento dessa promessa se entendermos que a salvação é é destinada a todos Lucas inclusive ao citar essa eh essa questão de Isaías tira nos mostra exatamente eh eh esse esse carinho de Deus para com toda a humanidade então o Evangelho é uma boa nova
para todas as a humanidade as pessoas deveriam ir à igreja escutar o evangelho e sair da igreja felizes às vezes até um pouco triste por caus da necessidade de conversão mas com uma alegria de querer viver a esperança Como que o o Dominho da palavra nos propõe então divulgue esse canal né né retome um pouco é que possamos esperar na palavra como é a proposta para esse domingo da palavra de Deus sexto domingo da palavra e convocado pelo Papa Francisco Deus abençoe hoje sempre Guarde no seu coração hoje essa passagem da escritura também cumpriu-se entre
nós ela é para nós é pra comunidade é paraa vivência da igreja