o olá pessoal eu sou américa almoço psicóloga e esse é o meu canal teria ficar sentadas indivíduo história chora como ele é vera fora gol na vida de hoje eu vou dar continuidade a temática que a gente conversou sobre colonialidade a gente já viu então a colonialidade do poder e a colonialidade de você e hoje vamos falar sobre a colonialidade do saber acabei deixando passar um detalhe importante essa teoria da colonialidade ela foi cunhada por aníbal quijano galeria uma das minhas referências de estudo sobre a colonialidade e na colonialidade do saber a gente vê como
a herança estrutural e sistêmica do eurocentrismo influencia também não saber epistemológico da gente quando eu digo isso que eu tô falando de um saber científico teórico e é considerado e legitimados tanto na academia como em qualquer outro espaço de decisão e se essa sabedoria esse conhecimento ele era centrado ocidentalizado porque quando vemos nas formações apenas teórico da dos estados unidos da europa percebemos o quanto apps emicidio negro tem sido presente injustificadamente e desde sempre a negritude produzir o conhecimento produzir o cultura só não é legitimado só não é visto como válido o que já sabemos
e as pessoas negras são inferiorizados nesse sistema fascista e que ele é estrutural e de certa forma garante o poder de decisão e da economia nas mãos de outras pessoas as pessoas brancas e se encaixam no padrão então a gente vê por exemplo como não nunca nem ouvimos falar da filosofia africana é temos uma estudiosa brasileira a partir do seu ribeiro e fala muito bem sobre a filosofia africana e sobre como toda a nossa teoria nosso conhecimento e para voltada apenas um tipo de saber quero saber eurocêntrico e tendo tantos outros variedades de saber científico
não somente na áfrica mais aqui na américa latina como saber indígena mas a gente ver como há muito tempo histórico isso a branquitude e se apropria do conhecimento de outros povos utiliza esse conhecimento como se elite como se abrange tudo tivesse produzido e não dando crédito por exemplo que a áfrica ela é o berço da civilização e do conhecimento e sendo assim reconhecida o que que a branquitude faz para retratar sabe esse conhecimento e essa nossa história né ciúmes e nas comunicações os personagens africanos são quase sempre embranquecidos viver como jesus por exemplo se você
falar para um cristão que jesus era negro já que teoricamente e a ficar o que o território hebreus se encontrava na áfrica as pessoas não aceitam pessoas imaginam e jesus esteja branco então é só mais um exemplo bem raso de comum conhecimento da maneira como ele é manipulado e apresentada constrói na gente uma ideia de que apenas a branquitude é capaz de produzir conhecimento válido e isso é colonialidade do saber e é por isso que a decolonialidad ela parte de raízes américa latina porque a ideia é justamente entender com os nossos ancestrais indígenas e os
nossos ancestrais negros ó destruíram juntamente derramando suor e sangue esse país mas não é reconhecido não é vale é isso pessoas eu espero ter sanado essa dúvida com relação a colonialidade do saber esse é um tem marinho problemático o que nos leva até embate com academia com relação ao epistemicidio porque toda vez que vamos tratar sobre racismo sobre sexismo e outras opressões quase sem os academistas digam isso compra o militância e não como produção de conhecimento e é isso eu espero que vocês tenham gostado de vida não se esqueçam de se inscrever no canal curtir
e compartilhar com outras pessoas aquele informação eu agradeço a atenção de todo mundo um