Maquiavel e seu pensamento político - Brasil Escola

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Veja este vídeo para compreender o importante legado político deixado por Nicolau Maquiavel para o p...
Video Transcript:
[Música] Fala galera tudo bem com vocês eu sou Francisco Porfírio professor de Filosofia aqui do Brasil Escola E hoje nós vamos falar sobre um dos mais importantes pensadores teóricos políticos da história da humanidade que foi o Pensador Florentino Nicolau Maquiavel nicolal macavel e o seu pensamento político vamos paraa nossa aula mas antes não se esqueça Deixa aquele like aqui já pra gente que a aula tá bacana tá massa Compartilhe o nosso conteúdo se você chegou aqui agora ainda não é inscrito em nosso canal se inscreva tá esperando o quê se inscreva e Ative o Sininho
para receber notificações do que a gente postar aqui vamos [Música] lá este que vocês estão vendo é Nicolau Maquiavel um filósofo teórico político e funcionário público Florentino nascido ali na cidade de Florença né o a atualmente na Itália Lembrando que antes dessa unificação Italiana nós tínhamos cidades ali Independentes Florença era uma dessas cidades Independentes né E E no caso Florença ela tinha uma tradição já na época de macavel de um governo Republicano Maquiavel Ele viveu ali inclusive diferentes repúblicas dentro dessa dessa cidade de Florença e a transformação vamos dizer assim do pensamento de Maquiavel do
pensamento maqui Avelino não confundir aqui não trazer maquiavelo tá maqui Avelino né É É uma transformação que acompanha essas transformações também políticas da situação da cidade de Florense então ele tá ali e eh num meio político ali muito eh de constantes transformações golpes né que acontecem ali sucessivos golpes então Maquiavel ele tá meio que reagindo a tudo isso também parte da sua filosofia da sua teoria política em reação àquilo que ele estava vivenciando pessoalmente bom até a década de 1490 nós temos aqui Maquiavel vivendo dentro de uma república de Florença controlada pela família Mice tá
E aí você tem ali e os irmãos mce né você tem e toda uma dinastia M que segue no poder até que sofre o golpe do Bispo de savor anola né que ele instaura uma nova república ele dá o golpe ali ele tira de de lado ali os mic né E aí tem toda a questão de de expulsá-los do Poder de Né manda Ali quem quem quem quem ele achou que deveria mandar pro exílio e toma o poder da cidade né então continua sendo uma república mas ele restaura ali toda a organização política eh Depois
de toda todo o problema ali de toda a Trama inclusive o Bispo de savor anola ele foi eh depois esc comungado né teve problemas com a Igreja Católica nós vemos aí um novo golpe que coloca ali a democr a a república tá democracia não a república de César borgia no poder né E aí inicia-se um novo período dentro dessa democracia Florentina até que depois de 1500 ali né já em 153 1512 13 nós vemos o retorno da República dos ã dos meds né os meds voltam ao poder né E aí eles conseguem restaurar todas aquelas
estruturas eh baseadas na antiga dinastia então o Maquiavel ele tá acompanhando essas transformações né e o seu principal livro de teoria política o príncipe é dedicado a Lourenço de Mice né o príncipe ali dessa nova dessa desse retorno da dinastia Med ao poder em Florença acontece que desde lá do passado quando Maquiavel entra na sua e já na sua vida aduta ele segue os caminhos do pai né E se torna um funcionário público ali se destaca depois na chancelaria da da cidade de Florença quando nós temos o retorno do Mice como ele tinha trabalhado em
governos anteriores a gente vê né Principalmente ali no Borge a gente vê eh uma a princípio uma exclusão de Maquiavel dessa dessa vida política e ele é mandado para o exílio depois ele consegue voltar pra Florença né consegue mostrar el demonstrar apoio ao governo dos meds a dinastia dos meds e ele volta a trabalhar para o o governo Florentino agora dos meds né se tornando uma espécie de historiador oficial eh da cidade de Florença ali da da da República da atual república e nesse momento ele tem também ele volta a ter uma certa intensidade da
sua produção intelectual mas a sua obra capital a sua obra prima ali ela já tinha sido produzida apesar de ser divulgada publicada só após a sua morte que foi justamente o príncipe ali já mencionado em que ele vai colocar grande parte da sua visão política condensada em uma obra simples em um manual e uma espécie de manual que fala ali sobre a questão do poder né como chegar ao poder conservar o poder se manter no poder porque isso era uma coisa muito importante para o Maquiavel segundo Maquiavel essa conservação do poder ela é essencial para
a manutenção da ordem ele é um teórico que a gente pode chamar de conservador Nesse sentido porque ele acreditava que eh a a era necessário né uma certa conservação das estruturas sociais para que a ordem política fosse garantida para que não houvesse ali maiores percalços né e que não tivesse ali um Abalo eh radical nas estruturas porque isso levaria a problemas políticos sérios a problemas sociais sérios então ele mantém-se nessa questão de um conservadorismo político eh ele é defensor ali de uma cidade né de uma forma de governo republicana mas representada por uma monarquia ou
por um Principado né ou melhor na monarquia nessa figura do Principado aqui tomando o príncipe Lourenço de meds bom e algumas leituras de Maquiavel Vão colocar Maquiavel como um dos primeiros teóricos do absolutismo né existe um respaldo teórico para isso e outros eh pensadores ali outros estudiosos da academia no Brasil já colocam Maquiavel não como absolutismo colocam absolutismo na conta de de Thomas robbs né e Maquiavel ele estaria aqui em outro momento pensando de outra forma não de maneira absolutista mas claro nessa nessa maneira que a gente fala de de uma certa conservação do poder
é fato que em algumas leituras em algum ponto pelo menos em algum vij de interpretação a gente pode identificar em Maquiavel uma necessidade de centralização do poder centralizar o poder seria essencial segundo Maquiavel justamente para aquela manutenção da ordem conservação do poder que muita gente interpreta de maneira errada o Maquiavel Porque pensa assim Ah então o Maquiavel ele é um teórico que defende a manutenção do Poder pelo poder né O Príncipe chegar ao poder e se manter no poder aquela ideia do maquiavélico né o maquiavélico é aquele que faz de tudo para se manter no
poder pelo poder não mas essa não é a questão é justamente o poder pela Conservação da ordem A Conservação da ordem moral da ordem política da Ordem Social Então tudo passaria por essa Instância assim e é é é necessário que haja Então esse esse elemento aqui que a gente faça essa distinção até para fazer justiça com com Maquiavel né para não ficar como aquele teórico então que defendeu Absurdos é fato que ele propõe uma separação entre ética e política eh porque segundo ele muitas vezes a ação política Ela precisa passar por cima de certas questões
Morais Como eu disse não pela manutenção do Poder pelo poder mas para que haja essa Conservação da ordem e aí a gente entraria numa espécie de conservação da sociedade né de ordem social H A Rebelião por exemplo levaria aquele caos né e o caos político institucional jurídico levaria a mortes por exemplo então tem toda essa questão por trás Maquiavel então ele está propondo uma ética finalista né Eh que parte aqui do princípio de que há uma finalidade ali da ação moral e essa finalidade ela deve ser eh encarada e não a ação em si né
e eu separei aqui duas citações para vocês do livro O Príncipe de avel tô usando aqui a edição da lpm Pocket tá de de 2008 eu tiro aqui a página 80 eh a seguinte citação nasce daí o debate se é melhor ser amado que temido ou inverso Dizem que o ideal seria viver-se em ambas as condições Mas visto que é difícil acordá-las entre si muito mais seguro é fazer-se temido que Amado quando se tem que renunciar a uma das duas que é uma famosa passagem do Príncipe de Maquiavel né acabou virando meio que um jargão
popular é melhor ser temido do que armado né Ele diz o seguinte o líder o príncipe né o líder político ele tem essas duas opções né de ser alguém Amado pelos súditos ou temido pelos súditos né Eh o príncipe no caso aqui um governante que seja pelo menos no mínimo respeitado pelos súditos que tenha legitimidade né que tem aquela questão da legitimação do Poder então nessas condições entre ser amado ou ser temido é melhor segundo ele se tiver que renunciar a uma das duas ser temido por quê Porque o povo que teme ao seu governante
não se rebela contra ele né o povo que ama o seu governante pode em algum dos em algum caso ele se rebelar contra ele se tiver a possibilidade dos dois né de ser amado e ser temido ótimo perfeito a outra citação ela diz respeito aos conceitos de virtu e Fortuna né dois conceitos importantes dentro da teoria política de Maquiavel né a virtu como a capacidade de prever de previsão né como uma característica ali que o governante deve ter né de ter uma certa força capacidade de liderança prever antever né Eh trabalhar com as adversidades saber
trabalhar nas adversidades Então essa virtu ela se aproxima no do termo virtude por exemplo apesar de ter problemas com a tradução direta para virtude mas é eh algo semelhante porque seria da ordem daquilo que o governante aprende né da sua competência enquanto Líder enquanto governante enquanto Fortuna seria a boa sorte fazendo uma referência a figura ali mitológica né a a deusa Fortuna tá que gerava a sua roda ali e com a Roda da Fortuna ela decidia o destino dos homens olha só a citação mesma edição aqui lpm Pocket de 2008 página 30 em o príncipe
dois exemplos retidos pela nossa memória e estes são o De Francesco sforza e o de César Borge Francesco com suas com sua grande qualidade pessoal virtu E com o recurso das próprias forças de simples cidadão tornou Duque de Milão e aquilo que a duras penas conquistara pode facilmente conservar de outra parte César Borja né o o César Borja que antecedeu novamente a segunda dinastia mic né então ele ele entra depois ali da saída do Bispo de savor anola eh de outra parte César Borja vulgarmente chamado Duque Valentino obteve o estado graças à condição for boa
sorte de seu pai com a qual o perdeu né no caso aqui o pai dele tinha essa condição né Essa fortuna que não pode ser traduzida simplesmente como dinheiro tá mas essa boa sorte ele contou ali com a provisão do pai tá eh de seu pai com a qual o perdeu embora todo houvesse feito e tudo houvesse tentado no sentido de conduzir-se como um homem Virtuoso e prudente que deita as suas raízes nas terras que as armas e a fortuna alheias lhe outorgaram as armas e a fortuna alheia né a boa sorte de outro deu
a ele isso só que ele não era um homem Apesar dele tentar aquela virtuosidade ele não era um homem de virtu de qualidades para ocupar o cargo por isso ele não consegue se manter no poder por isso ele tem que entregar o poder né ele sofre novamente a perda do Poder para o retorno de outro grupo político bom galera por hoje é só espero que vocês tenham gostado da nossa vídeoaula curtam compartilhem à vontade se ainda não fo inscrito se inscreve no nosso canal nós temos também nosso site brasilescola.com.br vocês encontram brasilescola nas redes sociais
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