Foucault • Sexualidade e poder [Ditos e Escritos V]

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Alfredo Oliva
No vídeo de hoje falo de um artigo de Foucault que está no quinto volume da Coleção Ditos e Escritos...
Video Transcript:
Oi e aí tudo bem sofredor Iva sou professor universitário e eu quero então voltar a falar de Michel ficou e eu vou falar de novo sobre este livro aqui ó é um livro da coleção ditos e escritos Esse é o volume 5 ética sexualidade e política e ele é publicado no Brasil pela Editora forense universitária hoje eu vou falar sobre um ensaio que tá no interior desse livro é uma coletânea de ensaios do pho.co chamado sexualidade e poder eu então vou já já contar toda essa história para você então vamos começar lembrando se você ainda
não é inscrito no canal lembre-se de se inscrever e ao final do vídeo Se tiver gostado deixe aí o seu like vamos conversar um pouquinho então primeiro lembrando Quem foi o fuh cor né quando filósofo francês que viveu entre em 1926 em 1984 ele foi um especialista no debate sobre o poder ele estabeleceu uma cronologia própria no modo como ele interpretava de como ele lidava com as questões que envolviam poder esse ensaio que que eu vou então analisar a partir de agora chamado sexualidade e poder faz parte de um da coleção ditos e escritos e
são Volume 5 Lembrando que a edição publicada entre nós aqui no Brasil né Ela é feita em dez volumes a edição em francês inicialmente tinha três volumes atualmente ela tem apenas 2 volumes eu tenho essa edição francesa também dois volumes Esse é um texto de 1978 e ele cobra Então as páginas 56 A 76 dessa edição Nossa em português eu vou destacar então o que aparece aqui nesse texto sobre o que o que o focou chamava de poder Pastoral é vão ter que discutir um pouco isso porque o poder Pastoral ocupa no espaço bastante específico
no âmbito do pensamento do Forro cor porque a gente sabe que o focou trabalha com uma cronologia própria entende de joia no motivo medieval até início da modernidade funciona o que funcionava o que ele chamava de poder soberania a partir do século 16 17 principalmente 1718 em diante muda o conjunto de Tecnologia de poder para aquilo que ele chama de poder disciplinar e na atualidade estaria funcionando um conjunto de técnicas de poder que ele chama de biopoder E aí ele vai falar em poder Pastoral também então é difícil entender que espaço poder passar o culpa
dessa cronologia própria do trabalho do cocô no meu ponto de vista isso é só uma hipótese poder passar o funciona como uma ser o poder disciplinar uma central religioso do Poder disciplinar que seria uma forma de poder laica né então poder disciplinar seria uma laicização do Poder Pastoral e por isso no interior do Poder disciplinar nós teremos alguns elementos São muito parecidos com aquilo que ele chamava de poder Pastoral Então vamos checar essa hipótese observando que ficou Disney ensaio e eu vou começar então procurando definir a partir do próprio texto do ficou quem não entende
por poder Pastoral para depois então fazemos algumas considerações sobre as características do Poder Pastoral tão na página 65 ele diz o seguinte a questão é Então quais são os novos mecanismos de poder que o cristianismo introduziu no mundo Romano valorizando essas proibições que já eram reconhecidas e aceitas esse poder é e o que chamarei ou melhor ao que se chama de pastorado Ou seja a existência dentro da sociedade de uma categoria de indivíduos totalmente específicos e singulares que não se definiram inteiramente por seu status sua profissão nem por sua qualificação individual intelectual moral mais indivíduos
que desempenharam na sociedade Cristã o papel de condutores de Pastores em relação aos outros indivíduos que são como suas ovelhas ou seu rebanho clica introdução desse tipo de poder desse tipo de independência desse tipo de dominação no interior da sociedade romana da sociedade antiga foi um fenômeno muito importante então me parece que o que for que está procurando aqui é entender o que existiria de específico do cristianismo em relação ao poder ou seja qual seria a contribuição fornecida pelo cristianismo a uma produção de poder quando nós estudamos história do Poder qual seria a contribuição fornecida
pelo cristianismo para quem estuda história do poderio ou vai dizer bom o cristianismo contribuiu para a produção de um conjunto de Tecnologia de poder que ele tá designado de poder Pastoral e o que caracteriza o poder Pastoral o poder Pastoral caracteriza pelo fato de que existem pessoas dentro dessa concepção existem pessoas que seriam pessoas especiais ou sejam os pastores pastoras que seriam responsáveis por conduzir outras pessoas numa determinada direção naturalmente com a palavra pastor designava no mundo antigo né como pensar no mundo do Antigo Testamento designava um ofício tá nós temos lá para o centro
e o Senhor é o meu pastor né ele me faz caminhar por pastos verdejantes querer você tá usando a analogia da figura do pastor que era uma figura do cotidiano do mundo do Antigo Testamento né a figura de um de um trabalhador de uma pessoa que cuidava de rebanho principalmente de rebanho de gado pequeno de ovelhas e eles tinham a responsabilidade de cuidar dessas ovelhas desses animais você transfere essa experiência da vida pastoril né que o mundo metafórico e de irmão Deus Cuida da gente como pastores e também existem figuras que vão cuidar umas às
outras com pastores e pastoras né então Você projeta sobre Deus a ideia da figura do pastor e depois utiliza essa metáfora por exemplo para se referir a figura do rei de Israel como a figura é uma figura de um condutor né é dessas pessoas que estão sob responsabilidade dele em uma determinada direção o cristianismo vai utilizar e esse esse Universo metafórico para falar de poder Então você vai vai ver a incorporação dessas ideias do Antigo Testamento no Novo Testamento por exemplo no Evangelho de João Jesus está identificado como o bom pastor o bom pastor dá
a vida pelas ovelhas o bom pastor cuida de suas ovelhas do Bom Pastor conduz as suas ovelhas numa determinada direção então o cristianismo usa todo esse conjunto de ideias presentes na literatura bíblica para fazer a sua própria produção de ideias acerca do poder e vai utilizar isso né vai ser bom então existem homens e mulheres sobretudo homens que são pessoas especiais e que devem conduzir outras pessoas numa determinada direção e essa é a grande contribuição do cristianismo nesse debate sobre questões que envolvem o poder tendo mais ou menos definido o que seria o poder Pastoral
e ficou Então passa a apresentar algumas características do Poder Pastoral né então por exemplo ele diz assim nas sociedades gregas e romanas antigas jamais Houve essa modalidade de poder que é caracterizada por uma forma individualizante mas isso ocorreu apenas na sociedades vétero orientais mediterrânea da insanidade olha essa ideia de um poder individualizante essa é uma característica do poder Pastoral e esta também é uma característica daquilo que ficou definir como poder disciplinar é o que é o poder de esquina é um poder que é exercido sobre a individualidade né então o poder Pastoral tem que agir
sobre o corpo de um indivíduo específico e parece que o que foi e não é que a partir dessa literatura vétero oriental né que vem do Judaísmo e passa pelo cristianismo é que se produziu Essa Ideia de um poder individualizante e aí que você caracteriza o poder Pastoral e é a partir desse elemento do Poder Pastoral que se constitui nas sociedades contemporâneas o aquilo que ficou chama de poder disciplinar outro aspecto é que o pastor não reinar sobre um território mas sobre uma multiplicidade de indivíduos que pode ser descrita com um rebanho então é interessante
né Essa é uma era uma característica do poder soberania ou seja o tipo de poder presente no mundo antigo e medieval que o poder do soberano era exercido sobre um território ele vai dizer ó ficou vai dizer o poder disciplinar é caracterizado não pela exercício de poder sobre um território mais o poder exercido sobre o indivíduo né agora o que que tá dizendo não poder Pastoral pastor não reina a pena não Reina Sobre um território ele Reina Sobre um agrupamento de pessoas que é chamado de rebanho um conjunto de indivíduos então dá a impressão que
embora ele seja uma tecnologia de poder individualizante que tem que atingir a vida de cada componente desse rebanho A ideia é de coletividade ainda e mantida no sentido de que existe um rebanho e que as pessoas devem pertence ao rebanho e deve caminhar conjuntamente com esse rebanho em terceiro lugar em diz o pastor é aquele que se sacrifica pelo rebanho derivando daí a legitimidade dessa forma de poder né me parece que isso semana diretamente de um preceito bíblico do novo testamento né quando de acordo com o João Jesus diz que o eu sou o bom
pastor o bom pastor dá a vida pelas o ver e o cristianismo está Esse princípio e traz para a vida concreta dizendo oia Existem pastores no âmbito do cristianismo e esses pastores São pessoas que se sacrificam pelo seu rebanho e o Fado ele se sacrificarem pelo seu rebanho torna o poder deles legítimo vamos é assim o sacrifício é o elemento legitimador próprio poder quando eu me sacrifico pelo outro então é legítimo que o Exerça poder sobre o outro em quarto lugar e diz o poder Pastoral uma forma de poder individualizante O que significa quer exercidas
sobre pessoas e não sobre territorialidades Então existe a dimensão da coletividade que é o rebanho mas o fundamental do Poder Pastoral é que ele é exercido sobre a pessoa sobre o sujeito seja ele destacado do rebanho seja ele inserido nessa corporação é de república né que é o que importa não é o espaço territorial né não é o território nós passo o que importa são as pessoas e o poder deve ser exercido pelas pessoas é característica muito Claro no poder disciplinar que aparece tantas vezes aí no debate Na temporalidade né no nove como ficou estabelece
uma temporalidade específica do Poder talvez agora a gente pudesse Então indagar a partir do ficou o que significa viver em nossa sociedade em que existe o poderão em que existisse o poder Pastoral bom então ele vai dizer em primeiro lugar o poder Pastoral fará de tudo para que as pessoas sejam obrigadas a buscar a sua salvação então é produzido um discurso que diz que você precisa de salvação e uma vez que você precisa de salvação né e não estão falando agora necessariamente de religião né fazer se você pegar o âmbito da política não religiosa existe
esse discurso de que você tenha e se você tem alguma necessidade que não é atendida e portanto essa necessidade precisa ser atendida esse essa necessidade precisa ser atendido você precisa de alguém que possa suprir a sua necessidade né eu vou pensar por exemplo na minha dos políticos populistas que atendem necessidades específicas das pessoas naturalmente que eles não atendem às necessidades das pessoas né a dentadura a consulta médica consulta Odontológica Seja lá o que for naturalmente que não está interessada em suprir a necessidade dessa pessoa Ele está preocupado em criar uma relação de independência dessa pessoa
em relação a ele e à medida que ele se apresenta como um supridor de necessidades específicas ele então se torna uma pessoa necessária ele passa serviço com uma pessoa necessária isso legitima o seu próprio poder em segundo lugar e diz as pessoas serão vigiados e controlados permanentemente de modo que Busque as suas e a uma necessidade salvação existe a figura de um Redentor entre aspas que vai conduzir essas pessoas a salvação e a figura desse pastor que é quem vigia quem cuida dessas pessoas em direção a sua salvação é a tarefa dele é fundamentalmente a
tarefa de cuidar para que essa salvação se realize então ele legítima não sua busca pela salvação mas ele legítima a prova vigilância na busca por essa salvação ele vai estar ali o tempo todo para que seja garantido que você vai chegar até a sua salvação Então você tem um elemento do âmbito religioso que é transposto também para o hábito no religioso que a figura de um vigilante que ser você legítima a vigilância a partir desse discurso Olha a vigilância não é vigilância vigilância não é algo ruim a vigilância é feita em função de um benefício
que essa figura do pastor deseja a sua própria vida então ele é um bem-feitor Então você deve aceitar a vigilância né e a gente sabe que a vigilância é o principal elemento presente no poder disciplinar tal como foi descrito pelo for terceiro lugar ficou dizendo na sociedade cristã ou pastor é aquele que deve exigir uma obediência absoluta né então assim como era a figura do pastor no âmbito do cristianismo Desde a antiguidade até à atualidade também no âmbito do Poder pastor lado Pastoral quando ele é secularizado a figura do líder político ou a figura do
pastor é aquela figura que exige uma obediência a tolo é você deve seguir essa pessoa sem questionada quando você olha inclusive no âmbito religioso vai para ligar esse é um discurso que a veiculado né já que esse poder do pastor é um é um poder totalmente legítimo também a agência é legítima e portanto falar não pode ser questionada e em quarto em outro lugar o pastorado trouxe uma série de técnicas de produção da verdade é que existe aí uma aproximação entre poder e verdade então já que esse poder legítimo esse poder então consegue extrair a
verdade ele faz as pessoas dizerem a verdade faz as pessoas revelarem a verdade sobre se ele também denuncia a verdade e portanto como ele não se a Verdade Aquilo que é dito deve ser seguido cegamente talvez a gente devesse terminar fazendo uma reflexão é se o poder Pastoral não estaria de alguma forma funcionando no Brasil Contemporâneo guardadas as devidas proporções né eu fico tá discutindo fenômenos em momentos diferentes de contextos diferentes de qualquer forma e me parece que isso é muito próximo do que está acontecendo no Brasil Contemporâneo no sentido de que há uma o
são por parte de líderes religiosos de uma ocupação da cena pública né onde em tese uma sociedade que era secularizada ela vai deixando de ser secularizado para que a religião venha para ser na pública de novo e que pessoas estejam defendendo publicamente a necessidade de valores religiosos serem assumidos como valores de todas as pessoas independentemente da religião e não estamos falando aqui de valores religiosos em geral estão falando de valores religiosos cristãos e não apenas de valores religiosos cristãos valores cristãos de um grupo específico da atualidade né e me parece que o grupo específico que
mais fez indica isso e que mais ocupa a cena é aquele grupo que é majoritário no âmbito do cristianismo em projeção na atualidade que é o neopentecostalismo né mas é neopentecostais os neopentecostal que constitui o grupo religioso que mais cresce no Brasil ele não é o maior grupo ainda o catolicismo romano forma o maior grupo de adeptos do Brasil mais o neopentecostalismo é um grupo religioso que mais cresce com o grupo religioso que mais cresce é o grupo que quer ocupar toda a cena não só religiosa mas que eu passei na pública também e quer
universalizar para a sociedade brasileira os seus valores quer que os valores neopentecostalismo sejam assumidos como valores de todos os brasileiros e brasileiras e naturalmente é o discurso se legitima na ideia de que eles são pastores e são pastores que estão interessados em Cuidado o interesse das pessoas não de pessoas que estão buscando seus próprios interesses é políticos e materiais é não me parece que há algo daquilo que eu fico analisar com o típico das sociedades antigas ou que se pro E aí nas sociedades antigas como uma grande contribuição do cristianismo para tecnologia de poder me
parece algo similar está sendo utilizado aqui no âmbito do cristianismo ou de um cristianismo contemporâneo brasileiro que ela tem ao pentecostalismo a gente tem que pensar um pouco nisso é isso que nós queremos nós queremos uma sociedade brasileira que seja permeada pelos valores neopentecostais é isso que nós queremos mas me parece que é isso que tá acontecendo e está acontecendo de uma forma um tanto quanto o seu hacker e parece que tem muita gente dormindo no ponto aí né pense nesse diz aí o que é que você acha disso tá bom Um abraço e até
o nosso próximo vídeo
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