porque o nosso convidado chegou no programa de hoje o intelecto e a Sapiência estarão presentes na figura de um dos maiores filósofos dessa nação Tom Jerry Talvez hoje não se pudesse mais fazer esse desenho porque ia falar titinha bullying do rato para com o gato sei lá essa chatice toda aí o iluminador de haters o professor e autor de grande Garbo e elegância Pera aí que eu vou liar a água aqui sim o Luiz Felipe Pondé muito bem Fala Pondé como é que você tá bom tranquilo tranquilo tranquilo e calmo ou não ou semi tranquilo
eu tô sempre semi tranquilo tranquilo é um luxo né é tranquilo tranquilo não dá pra gente ficar você acha que também é isso acho que a morte é é tranquila tranquil Tem gente que fala isso eu acho uma bobagem fala não eu gosto de aproveitar agora porque quando eu morrer eu descanso não a vida tem as suas oscilações né é quando você morrer Provavelmente você não tem consciência que tá descansando tão pouco exato então não adianta nada a não ser que tem a vida depois da morte e seja mais trabalhoso que aqui né Tem gente
que acredita nisso o bom de descansar é você falar eu sou um vagabundo e tô descansando agora enquanto tá todo mas você ter consciência da sua vagabundo sem fé isso esse que é o que é o bom né ter a consciência das coisas vagabundo não precisa descansar né Hã praia praia de semana 3 da tarde Claro claro é um luxo Você acha que a gente estava falando sobre isso que tinha o seis por um e o quatro por trê é o dia o negócio do trabalho trabalho e a gente tava pensando e falando aqui muita
gente discorda porque a audiência sempre sempre dá um Pitaco fala isso que vocês fazem não é trabalho não consideram o que a gente faz um trabalho tem que ser aquele trabalho aquele trabalho ardo né quebra pedra tal aquele trabalho trabalho isso que você transpira muito e a gente estava falando o seguinte que muita gente é favorável a isso por quê Porque é óbvio que ninguém quer trabalhar você quer ganhar muito ganhar mais fazendo menos e trabalhar pouco e essa pauta ela mostra que você vai trabalhar mais você vai trabalhar menos E vai ganhar mais isso
é o quê é um é uma [ __ ] do brasileiro olha ou é uma ou querer ter vantagem do Talvez uma ingenuidade burrice eu acho que há há alguns elementos disso aí Sem dúvida nenhuma há um elemento de ingenuidade de quem acha que de repente dá para funcionar um país desse jeito mais um país pobre é que é uma ideia boa Tipo na Nova Zelândia né de repente ou na Islândia e agora eu acho que isso tem muito de do ponto de vista político tem muito de truque para você ganhar simpatizante entendeu Ah nós
estamos defendendo você você vai trabalhar menos normalmente a minha suspeita Aqui no Brasil é se você trabalhar menos onde você trabalha regularmente você vai ter que arrumar bico porque ninguém ganha bem todo mundo ganha mal muito raro vai ter mais tempo para fazer bico é mais tempo para fazer economia informal né E aqui ninguém pensa muito no salário por hora porque no fundo o seu salário é por hora trabalhada que é hora de produ idade então obviamente se mantiver o salário E você trabalha menos horas é como se tivesse ganhando mais por hora uma conta
não vai fechar agora eu queria te perguntar o seguinte você acha Pondé que o brasileiro n tem alguns países que a pessoa toma mais responsabilidade fala assim ó o meu sucesso depende de mim é meritocrático e vou para cima em outros países o cara fala assim não não depende de mim depende do governo ou eu tô indo mal porque é uma injustiça social você vê que isso tem alguma coisa com a cultura brasileira assim a passividade é a passividade em relação ao sucesso na vidaa Eu acho que o Brasil é um país bastante pobre né
a gente sabe que eh aqui a gente teve uma colonização diferente estilo de colonização diferente a gente quase não saiu de capitania Ária do ponto de vista político então ah há um discurso acho que que no mínimo desde Getúlio Vargas para não ir tão longe há um discurso assim de um estado que cuida dos Pobres dos Fracos dos oprimidos Sem dúvida nenhuma a a lógica digamos assim capitalista anglo-saxã aqui no Brasil essa de eu sou responsável pelo meu trabalho pela minha vida ela não pegou nos últimos tempos tem até gente que tira sarro disso chamado
pobre empreendedor né da pessoa que gosta de se ver como empreendedora livre sem patrão trabalha as horas que quer Talvez venha alguma mudança nesse tipo de mentalidade se de fato esse liberalismo Popular evangélico pegar né que isso é meio tipo liberalism é essa Ética Protestante agora eh eh aquilo que a gente tava falando um pouco antes que tá ligado a isso a minha impressão é que às vezes o Brasil e o governo brasileiro a liderança política brasileira gosta de importar ideias aplicar ideias aqui que vira modinha sabe então assim eh Ah tipo o Brasil achar
que ele pode ser um um vou dar um exemplo aqui hipotético o Brasil achar que ele tem direito e Pode ocupar um lugar fixo no Conselho de Segurança da ONU entende é tipo uma ideia dessa né quando geopoliticamente a América Latina hoje é um zero geopoliticamente no cenário das brigas internacionais é a classe classe C do futebol é É isso aí né é a categoria 15 de piraba jogando a mrid jogando a champ ouos isso is para poder entender mesmo só que no caso o 15 de Piracicaba que vocês citaram não sabe sim parece não
saber da sua posição ou e ele exige ou está jogando pra torcida interna sim que eu acho que é o caso muitas vezes está jogando pra torcida interna para que e a gente acaba vendo isso e não só inclusive isso no ambiente Universitário da Imprensa da mídia acaba gente que parece que acredita de fato que o 15 de Piracicaba pode vencer o Real Madrid né então é é um jogo assim que é jogado pra torcida jogado para dentro para parecer que de fato Sei lá o presidente do Brasil pode de fato resolver o problema no
Oriente Médio sim entende que é fácil imagina né então mas por que que a gente se julga tão bacana esse ponto a gente que eu digo as redes o pessoal de porque o brasileiro ele é muito ele ele tá muito em rede social ele é muito participativo orc ele gosta ele gosta e ele é muito sabe ele dá uma opinião muito bem formada das coisas T é bonito o jeito que ele fala mas não sabe muito bem o que tá falando né Por que que a gente é assim ponder eu não sei se dá pra
gente comparar por exemplo não sei como é o argentino como o mexicano para falar de latinoamericano né mas eu acho que no no Brasil na realidade a a possibilidade de você se manifestar em redes sociais ah a emitir opiniões aparentemente sólidas é seguramente uma das formas que você pode se sentir relevante né sentir relevante no mundo ninguém te perguntou mas você vai É mas você tem opinião a você tem opinião sobre tudo né tudo você sabe de tudo você é especialista em futebol em acidente aéreo em guerra é em guerra inclusive super especialista Só que
eu acho que Emílio esse comportamento de se achar importante se achar relevante ocupar um espaço no debate público via as redes sociais eu acho que ele ele percorre vários extratos sociais e o que eu tava querendo dizer é que mesmo na universidade na imprensa ou na mídia você encontra pessoas que também partilham dessa expectativa Não nós somos relevantes enquanto país enquanto governo sabe não é só digamos assim o cidadão comum que na realidade não é relevante no debate público né mas que ali tem a sua participação ali Coloca sua opinião e no final do dia
todo mundo pode dizer que isso é democracia Aham Porque abriu espaço a democracia como todo sistema todo não só sistema político tudo no na espécie humana Ela é super ambivalente né então ela tem aspectos que são fundamentais alguns deles da minha opinião um deles que me parece fundamental é a separação dos poderes né a possibilidade de accountability como se fala quer dizer de você cobrar responsabilização do governo e também essa ideia da soberania Popular né das pessoas poderem votar e escolher e a Democracia Ah Como já dizia toqueville olha nos final dos anos 20 começo
dos anos 30 do século XIX nos Estados Unidos democracia da América ele dizia que a democracia americana é tagarela Olha só quando todo mundo emite opinião todo mundo acha alguma coisa eu acho que isso tá bem bem entranhado a noção de que eu sou cidadão a soberania é Popular então eu devo dar opinião sobre tudo então mas o toquen villea ele vai ele vai fazer um estudo dos Estados Unidos Ele vai tentar entender porque ele é ele é francês e tem o soberano lá tem o rei e nos Estados Unidos não tinha rei nunca existiu
Rei nunca houve aristocracia Realeza isso e teve o presidente que não sabia também como se portar como presidente é porque na realidade se pensava na época na democracia americana Aliás toqueville foi bem importante para colocar a expressão democracia Americana em circulação né porque muitos dos autores americanos pensavam no seu experimento como experimento Republicano não que não seja a mesma coisa mas o o toqueville ficou impressionado Ah com essa ideia de que o povo participava mas tem algumas características na observação do toqueville que de fato ele ficou cerca de 9 10 meses viaj mochilando digamos assim
visitando penitenciárias que oficialmente essa era a missão o objetivo dele era ele era de família aristocrata né Conde na Normandia ele e ele observou que uma coisa que ele admirou muito nos americanos era capacidade que eles tinham de se organizar em pequenos grupos que a gente vê até hoje um pouco né é a igreja é a escola sociedade comunidade né é o movimento de se organizar em comunidades e que constitui aquilo que em sociologia chama de Corpos intermediários quer dizer não só o governo Mas você ter ali Associação de bairro ou da cidade ou a
comunidade das pessoas que ajudam pessoas com tal característica né E que ele achava que isso era na realidade uma grande riqueza da sociedade americana que hoje parece que às vezes tem perdido espaço Então mas por exemplo você acha que porque muita gente fala que você tem democracia do Brasil e a Democracia americana eu acho que a democracia é democracia mesmo só nos Estados Unidos é aqui a gente tá aando então mas historicamente eles falam o seguinte que a democracia americana ela começou de baixo para cima ou seja o povo resolveu fazer aquela bagassa foi e
aqui foi de cima para baixo Então a gente tem aqui aquele negócio da autoridade é autoridade que nos D autoridade que dá pra gente o direito de ter a democracia mas desde que eles seja o cara que assine o negócio pra gente poder aí você tem uma liberdade que é meio meio Eng anation societ será que é assim mesmo Olha a aquilo que a gente entende hoje em dia por democracia Liberal ela tem componentes históricos que na realidade as pessoas não sabiam que estavam fazendo isso o processo na Inglaterra lento e gradual da Constituição finalmente
de uma uma câmara de comuns ou seja não só dos Lordes aristocratas que acaba constituindo o governo executivo de fato Ou seja uma divisão do Poder com o rei que isso vem paulatinamente desde a idade média né Muito gradualmente a França com aquele vai e volta da revolução francesa que a gente conhece e o Estados Unidos é o o país que de fato faz digamos assim uma imersão na experiência que os ingleses e Fran eles tinham concebido filósofos e tal os Estados Unidos faz uma imersão nessa experiência né Essa Tal experiência democrática que a gente
fala agora Emílio Tem gente por exemplo durante a eleição americana tem muito brasileiro e seja jornalista seja cidadão comum o que for que fala não porque a democracia americana não é tão democrática porque a eleição para presidente é indireta é é os o colegiado lá os os representantes é dos Delegados lá os delegados voto distrital é e não porque assim porque a democracia americana ela ela ela ela enseja dentro dela um processo de descentralização decisório que é muito importante e que tá na própria mentalidade Americana os estados são muito autônomos o presidente não tem o
mesmo poder que tem aqui uhum né aqui Brasília o Presidente da República é um verdadeiro rei Imperador República Federativa é uma coisa não tem nada de República Federativa esse federativ lá É de fato aqui não é aqui na realidade é uma capitania hereditária que nos últimos anos tem perecido ao PT grosso modo com algumas interrupções entendi entendi então quer dizer eh o Brasil é o que era mais ou menos na época do Pedro do Pedro I que ele deixou lá o sul deixou uma turma lá falou vocês tocam ali toca aqui deixa comigo aqui eu
pego o dinheirinho eu vou distribuindo de acordo se vocês estiverem de acordo e vamos tocando o barco e é assim que funciona de que o Brasil é Brasil é a impressão que dá é que o Brasil tem dono é entendeu tem dono assim grupos que são donos a impressão não é meio que verdade né você vai organizar alguns donos no legislativo alguns donos no executivo eh na Federação em Brasília se tem o grande Don não alguns donos no judiciário dono de partido partido polí Pardo exatamente os partidos TM donos assim e E então a o
o É claro que a democracia no Brasil eh ela é é é tão eh eh aqui é tão digamos assim às vezes incipiente que se usa o nome democracia o tempo inteiro da impressão que fala para ver se acontece mas você acha que a gente evoluiu Pondé porque várias vezes eu vejo não vejo falando assim ah mas tem que entender que o Brasil é uma democracia mais recente que a gente tá aprendendo que democracia não é só votar existe a cobrança existe a transparência existe a responsabilização você acha que sei lá nos últimos 12 anos
a gente conseguiu evoluir como democracia assim o brasileiro entendeu melhor o que é uma democracia Olha eu acho que tem alguns elementos É claro se a gente comparar por exemplo com a rura institucional da ditadura sim sim mas o pós-ditadura mas de lá para cá ó ah a gente tem conseguido manter de alguma forma as instituições operando mas o Brasil tá sofrendo uma uma digamos assim uma pressão que o Estados Unidos também tá sofrendo que a maior parte da Inteligência pública fica em pânico com isso não sabe muito bem o que fazer é que eu
vou fazer uma analogia que não é minha na realidade é do Leonardo Trevisan professor da SPM da e da PUC que é seguinte com as redes sociais surg um terceiro estado no Brasil que que é o terceiro estado o terceiro estado nos estados gerais franceses no final do século XV pouco antes da Revolução que foi 1789 a revolução então na década de 80 digamos assim do século XVI na França você tinha o estado da aristocracia digamos o Estado um ou dois tanto faz você tinha o clero que era o outro estado a igreja é é
a igreja eles mandavam em Tudo sim o surgimento do terceiro estado o terceiro estado é aquela parte dos estados gerais Entre aspas uma espécie de Assembleia né ah na na França monárquica do 18 que representava o povo pequeno comerciante pequeno eh eh que tinham pequenas terras ou trabalhavam a terra pequenos logistas aqueles caras que que eram artesões seja P comércio o serviço pequeno que era a maior parte da população quando o terceiro estado aparece e principalmente depois que cada voto começa a valer pessoalmente e não só o voto do Estado porque quando é voto do
Estado os dois primeiros sempre votavam juntos e o terceiro dançava mas quando começou a contar as cabeças Digamos que nação francesa é quase um mau gosto fazer essa expressão contar as cabeças certo quando começa a contar as cabeças o terceiro estado é maior e a gente sabe muito bem o impacto que isso teve no sistema francês da época eu acho que as redes sociais tá trazendo um pouco isso então em rede social controle muita gente aparecendo que não aparecia em rede social eu tava tem então mas aí mas isso isso vai não vai perder o
controle então o sistema perde o controle em relação a isso mas por exemplo se você deixar a população escolher o rumo ela sabe para onde ir você tá me perguntando ou tá afirmando Não não eu tô dizendo o seguinte por ex Estados Unidos vamos pegar Estados Unidos Estados Unidos essa votação última eleição útima agora do trump foi contra todo todo o establishment establishment inteligente o quê as Big Tex os artistas os artistas arst mídia a mídia foi cont o povo foi lá e escolheu eu acho que foi porque o esse w aí foi longe demais
começou a pegar criança começou a mexer com criança começou dar desordem na Califórnia aqueles assido pode roubar umas externalidades negativas severas e aí você vê que o povo o povo mesmo o cara que era Democrata ele votou no outro porque aquilo lá não tava legal para ele ou seja o povo El ele sabe ele não sabe da onde vem o vento mas ele sabe controlar a vela da do navio o vento a gente nunca sabe mas o povo ele se acha ali ó ele arruma aqui o negócio não deix negócio sair muito então mas lá
tem uma democracia que funciona É lá você tem uma cultura democrática mais instalada eu diria quase mais dramática ao longo da história você teve por exemplo o caso da guerra civil para acabar com a escravidão e acabar com o regime meio aristocrático que tinha no sul mas sobre essa coisa que o povo sabe o que faz há na filosofia política uma suspeita de que gente comum para falar em relação ao povo e não digamos o establishment ao qual você faz errado não não é tem gente que acha que faz errado mas não ia falar isso
que gente comum acaba sendo melhor para tomar decisões sobre a vida cotidi entendi entendeu o povão que vai ao encontro dessa ideia de que não sabe da onde vem o vento né mas sabe mexer com a vela ideias como essa aparece por exemplo naquele economista filósofo cientista social vivo americano chama Thomas sell que ele se diz inspirado pelo Adam Smith né mas eu li isso no Thomas sell quando ele fala de que existe um conhecimento disperso pela população que ninguém detém ele na sua totalidade e na sua sistematicidade mas é juntando um monte de gente
que é o povo existe um conhecimento ali disperso que esse conhecimento se manifesta em horas como essa né em situações que tá apertando a vida e ele consegue identificar Mas aí o que que os caras falam eles falam o seguinte a democracia tá em crise que é o que que vende aí ahi a democracia Vou defender a democracia vou eu acho que a democracia a prova éessa aí dos Estados Unidos que a democracia não tá em crise tá em crise é o jornalismo Ah isso com certeza porque o jornalismo o jornalismo então mas é onde
a gente sempre é onde a gente vai se informar é é onde a gente acredita no tem duas coisas primeiro que isso essa ideia assim ah o povo sabe tá muito ligado a uma ideia bem estabelecida em economia que é a sabedoria da multidão fala assim isoladamente ninguém sabe do povo para onde mas na multidão a média certa mas eu queria te perguntar o seguinte teve um livro até acho que o Emílio leu chama desinformação do Dan Arielle você não leu Depois eu vou te arrumar um de presente o que que o que que ele
fala das redes sociais ele fala o problema da rede e ele tem uma posição que até você pode ser controversa em regular a rede eu queria sua opinião ele fala o grande problem da rede é que o cara não tem um custo de reputação porque quando eu vou lá você Pondé ou eu Emílio gué e a gente fala uma besteira isso cai na nossa conta de reputação a gente tem um tracking erro cara fala É mas o Emílio falou aquela bobagem é vai ser o corte pode perder emprego Patrocínio n na rede social Às vezes
você não tem o custo de reputação e a falta de custo de reputação ela permite que a pessoa exagere ele fala que isso vem do Mundo Animal o o pavão por exemplo ele fala assim ó o pavão ele abre eh a a as plumas e chama atenção para mostrar pra fêmea duas coisas primeiro que ele é forte suficiente para carregar aquela Pluma e segundo para mostrar que mesmo tendo predadores ele abrindo a a pluma ele consegue se manter então Aquilo é uma sinalização Você acha que a rede social deveria ir por um caminho de ter
uma reputação um um tracking de Ah quando você falou de de coisas que são ah informações corrosivas para não chamar de fake olha eh primeiro eu acho que mentir a o manual de comunicação de todo o governo é a mentira o racional Como se fala em filosofia a mentira como método ah na imprensa como você falava a crise do jornalismo quer dizer acho que há a questão da da reputação a a a questão do gatekeeping Como se fala em jornalismo de quem é responsável que assume responsabilidade aqui nós estamos dentro de uma empresa conhecida de
muitos anos ou seja nós nós não somos só indivíduos falando o que quer né Nós trazemos marcas de veículos de mídia importante conosco e isso acaba fazendo com que você possa ser cobrado pelo que você falou que que você descrevia eu acho que há no caso do Jornalismo e eu acho que é esse o tema do establishment e eu já volto para que você estava dizendo é porque eu acho que essa crise do jornalismo hoje ela também tá muito ligada ao fato de que grande parte dos atores desse território ório social eh São contaminados com
princípios ideológicos muito claros Então você tem uma maioria imensa que tá à esquerda né que forma consórcios amizades formam sociabilidades e isso acaba isso vem da Universidade porque os seus professores já eram assim isso deságua por exemplo da incapacidade quase absoluta da mídia da Imprensa Americana e nós repetindo a mesma coisa com relação à eleição americana pesquisas a gente sabe que tem muitos donos de instituições de pesquisas que partilham da mesma do mesmo sistema ideológico que grande parte dos Jornalistas certo então as pessoas que querem se formar como você dizia elas acabam ficando na mão
e eh por quê porque alguém vai analisar uma coisa essa análise acaba sendo enviesada pela expectativa de que aquelas pessoas que estão montando a a editoria ali no caso querem passar aquela imag Então acho que isso põe o estabelecimento em crise muito e gera muito aquilo que muita gente em redes sociais fala que eu não acredito no seu veículo não porque seu veículo é todo mundo petista né ou tem gente que fala o contrário porque seu veículo é todo direita agora essa questão da reputação né Eu Eu normalmente tenho falado eu sou muito eu desconfio
muito da ideia de regulação das redes né desconfio a priori e desconfio no caso brasileiro a mais boa porque acho que no caso brasileiro a regulação das redes vai ser normalmente o governo da hora sim fazer o que quer mandando o judiciário perseguir quem não concorda com ele mentiras do outro só pode só pode mentir eu pro nosso lado você não mas não necessariamente é regulação é você saber a reputação de cada agente então então eu acho que do ponto de vista das redes Você quase tem uma Você quase tem um mecanismo de controle do
que pessoas falam ainda que não é um mecanismo jurídico oficial que é o processo de cancelamento sabe o processo de cancelamento que funciona aqui ali eu também não sou simpático esse processo de eu não sou simpático a nenhuma forma de censura Apesar de que eu acho que é claro há um risco Claro na Liberdade há um risco claro né você precisa de estado mas vale a pena pagar é Quando você trabalha com a palavra pública e você é a favor da censura eh é é Provavelmente porque você tá levando alguma vantagem que a censura exista
inclusive do ponto de vista do mercado de repente menos concorrente você tem menos concorrente né agora a a você conseguir chegar no mecanismo em que ah você consiga cobrar a reputação das pessoas que usam isso eh eu acho difícil o estado conseguir montar isso né é as próprias o x tentou fazer uma verificação a plataforma Então as plataformas podem tentar fazer isso né a através daquilo que Alguns chamam de curadoria né mediação eh mas eu ainda acho que uma das grandes características das redes ainda hoje em dia é que elas são quase selvagens mesmo na
forma que elas funcionam na dificuldade que você tem de controlar Porque mesmo as plataformas podem começar a fazer algum tipo de cobrança de reputação que seja envasado sim você mesmo citou as biques Americanas São Democratas Ahã n conção do X po não e o e a meta também foi um pouco deixa aqui tá muito bom he perguntar então é o converso hoje é estamos aqui com um papo muito bom pô o pé eu queria queria perguntar a gente tá falando essa questão das redes sociais e a gente vê que como vocês estavam falando até agora
o povo sabe né como mexer na vela sabe para para onde quer ir a gente viu não só nos Estados Unidos né Essa mudança mas a gente viu aqui no Brasil também nessas últimas eleições municipais o tanto eh é que a turma debandou de um de um de um certo viés e foi para outro e mas agora a questão da rede social queria saber ah como que faz se porventura Porque a turma tá tentando dar aquela regulada ah a gente vê muito que na canetada tira certas pessoas que TM opiniões fortes que eh muitas pessoas
corroboram tiram elas ah das redes sociais se se porventura se hoje assim às vezes é por canetada só mas tem uma regulamentação como que qual que vai ser a bússola da turma porque hoje a gente vê ou seja aqui ou seja em qualquer outra emissora vê fala não acredito naquilo vai aonde vai na rede social procurar aquela informação e checar se aquilo que tá falando tá enado ou não como que a turma vai ter essa bússula vai vai voltar que nem antigamente panfletos jornais inhos e tudo mais não você fala a o povo que vai
fazer a regulação do governo é não sendo regul entado E aí a gente sabe que o que o governo vai colocar ali nas redes sociais vai sumir com quem não interessa como que o povo vai ter essa essa bússola vai voltar como antigamente jornais panfletos porque assim se fica na mão do da turma né [Música] Ah isso isso isso como que como que a gente ah vai vai voltar antigamente ou a gente eu digo voltar voltar antigamente Mas você fala o qu da narrativa isso isso porque assim o que a gente tem hoje só é
rede social ainda tem é é aquele lance que é é é a praça pública só que aí se os caras controlam e tem a narrativa também na rede social como que o povo fica Liber ou não ou volta como era antigamente tudo que a Globo falava a gente acreditava se eu entendi o que você falou o povo em geral primeiro nunca teve muito acesso a nenhuma informação porque Inclusive a maior parte do tempo nem sabia ler uhum né que foi a primeira forma de de mídia digamos assim né a leitura ah a gente não consegue
pensar por exemplo o surgimento do fascismo sem um rádio sim né então a gente sabe que a a a própria invenção da Imprensa e a tradução da bíblia é um dos fatores que se levou a guerras religiosas na Europa entre católicos e protestantes então a gente sabe que o acesso à informação e a divulgação da informação tem Impacto político importante né agora eh primeiro eu não sei se a gente vai chegar no ponto de ter uma uma regulação de rede é esse ponto que faz com que as pessoas não vão mais às redes entende quer
dizer mesmo que exista regulação as pessoas continuarão indo à rede agora me parece que você está perguntando é o seguinte se as redes estiverem ah controladas se a a mídia oficial tem seu viés alguns diferentes de outros onde que as pessoas vão conseguir uma informação pura né como se conseguiria numa rede sem sem regulação em lugar nenhum ou você fala vai voltar panfleto a gente sabe que às vezes métodos analógicos são mais difíceis de controlar sim né Por exemplo nenhum grande rei ou Imperador Seja lá o que a gente queira ou mesmo a igreja na
Idade Média conseguiu ter controle sobre sua população como o Estado Moderno tem então nós somos livres nós somos livres Bá naquelas mas assim é claro mas assim o estado Hoje ele tem controle sobre nós um nível que nenhum nenhum soberano jamais teve porque não existiam mecanismos positivos entende não tinha estrada não tinha canetada não tinha online é o dinheiro deixando rastros né quando você usa dinheiro Cash por quê Porque dinheiro cash não deixa Rastro na operação imediata né então hoje a gente é muito mais controlado de certa forma do que era antes para você conseguir
saber que é você que tá votando é um outro tem que ter um controle em cima de quem é você exatamente então o Estado ele só cresce mecanismo de controle há muita literatura especializada disso agora o que que as pessoas iam fazer as pessoas iam continuar a sua vida iam continuar aí as redes que tem regulação elas iam continuar falando uma com as outras elas iam continuar de vez em ver vídeos aqui e ali não acho que eh eh a a ideia de que como é que as pessoas iriam sobreviver eh na sua relação com
informação a partir daí como sempre sobreviv eu mais ou menos meia boca confirmação despedaçada porque é assim que é hoje sim então mas você acha que a gente sempre foi enganado por exemplo eu eu sou velho sim ah dá para ver muito velho eu eu por exemplo eu eu pegava a folha de São Paulo que era um jornal que eu gostava S eu abri a página dois da folha eu li aquela página dois inteira e eu ficava muito feliz sim de estar informado eu tinha informação eu tinha o editorial aqui eu tinha um pensamento que
corroborava tudo aquilo que eu pensava Será que esses caras estavam me enganando e eu não tinha rede social não tinha nem como checar eu não tinha nem como checar ou realmente esses jornalistas eles tinham o princípio do jornalismo que é o quê é levar uma informação com a maior isenção possível o fato é que manda o jornalista você tem que ser escravo do fato Por mais que você tenha um pensamento político o O que vale é o fato Esse é o pensamento que é bonito do jornalista esses caras eram assim ou me enganaram ou sempre
foi enado Olha a gente nunca vai saber a resposta definitiva disso né nunca vai saber nunca vai saber agora eu continuo achando que o bom jornalismo continua sendo aquele que busca se pautar pelo pelo que há de mais possível de próximo do fato a gente sabe se você vai entrar numa aula para discutir a relação entre fato e interpretação meu você vai ficar 50 anos discutindo o próprio Humberto Eco discutia até onde vai a interpretação e quando começa o fato sem interpretação Então essa discussão ela é Infernal e na realidade ela não é nem da
comunicação ela é filosófica aqui em cima o que a gente chama de teoria do conhecimento teoria da ciência agora eu continuo achando que o trabalho jornalístico ele precisa ser ah pautado por um esforço de superação ah do seu viés seja ele qual for uma das características da Democracia que também o toqueville percebia nos Estados Unidos no século XIX é que a democracia tende a transformar tudo em política política no sentido ideológico participação política Então eu acho que hoje por exemplo quando se combatia o jornalismo no Brasil combatia a ditadura era fácil fácil não no sentido
que era fácil combater Mas você tinha o inimigo definido claro que nem filme de nazista Ah é um filme de guerra legal porque você sabe exatamente que é o bandido e é binário é é binário Exatamente isso é bem versus mal agora eu eu hoje em dia eh nos Estados Unidos aqui na rebarba também tem gente que critica o jornalismo baseado em fatos por exemplo na primeira eleição do trump aconteceu esse debate nos Estados Unidos eh que o jornalismo não deveria ser guiado pela busca da objetividade o jornalismo devia entrar que nem muitos jornais americanos
fazem New York Times por exemplo entrar de cabeça na disputa eleitoral e assumir um lado de economist também é economist também fez e faz ou seja a apoiar claramente uma linha ideológica então Emílio eu tenho a impressão que essa como todas as grandes perguntas essa pergunta não tem uma resposta Clara porém eu entendo que o bom Jornalismo e eu eu eu con eu conheço pessoas que continuam fazendo isso é um jornalismo que busca o máximo possível de objetividade Mas aí o cara não se apaixona Porque o pela objetividade ou pelo trab não não não eu
digo o seguinte eu digo é é um perigo político o cara se apaixona sim o cara é religião o cara se apaixona time de futebol o cara mata pelo time dele política também apaix política também é tudo apaixonante Então não é perigoso um veículo de com se colocar só se emocionar com em eu acho que é eu entendo eu acho que o cara tem que ser tem que ser o em cima do muro [ __ ] em cima do muro entar l toal então apresentar lados diferentes trazer trazer inclusive como você falava da folha que
faz parte da da da intenção editorial apresentar lados uma abordagem mais plural pessoas que pensam a pessoas que pensam menos a ou de fato não entrar nisso que você chamou de paixão agora o difícil é sabe que eu acho que é uma coisa Sutil quem observa não é não é Sutil mas parece Sutil é que esse apaixonamento do qual você fala no âmbito político ele vem associado à ideia de que eu estou lutando pelo bem sim todos lutam pelo bem são valores todos T valores Então mas deixa eu fazer só mais uma pergunta sobre esse
aspecto do jornalismo eu pensei outro dia a gente trabalha muito aqui com jornalistas que vieram da das redações e passaram a ter vida na frente da câmera com esse negócio de internet com hoje todo mundo tem uma câmera e tem uma cara esses caras que tavam na redação quando eles vieram pra frente da câmera eles ficaram muito mais vaidosos e começam a brigar entre eles então aí o cara assume uma posição porque quando ele tava na redação ele era um cara que ninguém via ele era invisível então ele ele tinha muito mais era mais técnico
Ele era mais técnico podia ser menos bonito inclusive isso isso hoje todos querem ser bonitos e você acha que isso isso faz sentido de hoje em dia eles serem tão sei lá tem cara de direita e cara de esquerda é pela vaidade Sem dúvida nenhuma exposição na câmara para homens e para mulheres puxa a vaidade muito mais pro centro do que quando você tá trabalhando numa redação rádio já tem um pouco isso porque tem a vossa identidade mas quando você trabal Olha numa mídia impressa numa redação não tinha isso esse é o nome no máximo
se você fosse quem assinava artigos né porque um monte de gente nem assina artigos Ah no seu cotidiano Então eu acho que sim a ideia de você aparecer inclusive de você começar a ser reconhecido porque você aparece seja na TV seja em redes sociais ou nos dois Isso seguramente joga você numa situação e inclusive do ponto de vista da sociabilidade de você se posicionar então o que que acontece em muitos ambientes ideologizado como universidades também que é um ambiente que eu conheço se você não faz parte daquela patota ideologizada Não Te chamam para jantar atrapalham
você no colegiado podem perseguir um aluno seu de pós atrapalhar do ponto de vista de bolsa certo atrapalhar inclusive do ponto de vista de grade horária de disciplina tudo isso acontece Então eu acho que no jornalismo isso também acontece Apesar de que a mídia Eu ainda acho a universidade sofre mais do que isso com a mídia porque a mídia é mais aberta aham mais veículos em jogo tem uma coisa você falou da mentira como método e dos departamentos de comunicação do estado e eu fiquei também pensando o seguinte o cara às vezes no jornalismo ou
no governo ele justifica e falando eu tô mentindo ou eu tô fazendo mal mas é para um bem maior a gente teve no Brasil caso o cara ser preso gritando o nome do partido porque assim por mais que o cara cometeu um crime desviou dinheiro e muitos casos até eh ré confesso existe essa justificativa né o ser humano às vezes ele fala assim ninguém se julga como uma pessoa ruim então isso você acha também faz parte do jornalismo assim tá bom eu sei que eu não tô sendo tão isento e mas eu tô fazendo isso
por um bem maior da sociedade eu acho que no caso que eu falava de eu tô associado ao bem e eu diria que tem Talvez um elemento a mais nisso ah que é o seguinte quando o sujeito tá é pego numa uma investigação de corrupção por exemplo e vai preso e primeiro que as pessoas que aderem aquele sujeito continuam achando que a investigação foi falsa né um complô é uma das grandes crises com com o aumento de fontes de informação e aumento de emissão de informação onde todo mundo é emissor e receptor como hoje é
o fato de que diminuir a credibilidade dos dos elementos e das instituições entendeu então todo mundo duvida de tudo então se fulano foi preso e eu eu tenho aderência a ele ao partido dele então a prisão foi falsa se cicrano foi preso e eu não tenho aderência a o partido então a invica é correta certo e é muito difícil então você ter a a a a capacidade cognitiva Como se fala em filosofia ou mesmo a capacidade de discernimento para chegar a isso é claro que o sujeito que é político e ele vai preso num caso
como esse ele vai continuar dizendo que tá sendo perseguido que é preso político e tudo mais no caso que eu falava do jornalismo assim como eu acho que professores e Universidad se acham que se se eles representam o bem É no sentido de que eles se vem com uma espécie de exército que carrega a salvação política da sociedade isso que eu quero dizer com eles acham que representam o bem né então é é mais ou menos como no século XIX ou no metade do 20x a classe oper áa que carregava história na mão né no
sentido marxista Então essas pessoas acreditam que é tão Óbvio para elas dizer assim não fulano Ah Fulano não presta Fulano não presta porque ele ele falou uma frase que não encaixa naquele conjunto de 10 frases que você tem que usar para garantir que você faz parte do pacote mas esse é o Politicamente correto Politicamente correto é uma das coisas dentro disso O cara dizer quem pode e quem não pode falar Ele Decide ou Politicamente correto é porque a gente acha que a palavra politicamente correta é um negócio Bonito não é isso daí que é ele
é ele é o cara que vai ele que tem o discernimento isso ele tem ele tem isso e o poder para acabar com o poder para dizer quem pode e não é o que você fala é quem fala é quem pode e quem não pode é danado né Essas técnicas são danadas né P assim queria ser amigo dessa turma Eu queria aprender com essa turma el Eu queria aprender com essa turma é incrível é incrível tem perguntas pro Pondé gué Então o que eu ia perguntar é mais ou menos nessa linha que vocês estão falando
porque hoje a gente vive assim eh meio que convivendo com duas verdades ou duas mentiras só que algo também que a gente tem visto é que principalmente a política do cancelamento ela tem perdido muita força muita então eles detêm uma certa verdade só que por outro lado tem a a verdade que eles querem cancelar vai ser possível meio que viver com essas duas verdades ou duas mentiras Olha acho que a humanidade sempre viveu atolada em sem saber exatamente o que que era verdade o que que era mentira essa digamos ass esse déficit de verdade como
se fala em relação à democracia eh já era um elemento que tava presente por exemplo na democracia ateniense essa sensação de que no fundo era tudo retórica sim demagogia né e na verdade para usar uma frase performática as pessoas no seu dia a dia elas podem est lá seu conjunto de crenças Mas elas vivem sem necessariamente ficar perguntando se a É verdade ou menos a é verdade né agora com relação ao cancelamento eh eu sei que inclusive algumas pessoas falam que o cancelamento saiu de moda mas quem não eh quem tiver preocupado porque o cancelamento
ele tá muito associado a eu provar a minha pureza ideológica sim então eu sou normalmente cancelado se eu sou de um grupo A eu corro o risco de ser cancelado pelo grupo A exatamente esse medo você não é tão puro quia agora eu acho que o cancelamento ele ainda é um risco na medida em que o mundo corporativo Abraça o cancelamento isso é a pior coisa é então fulano ou fulana Ah tá tão xingando na internet porque falou x né falou X você tá demitido Sim Acabou a vida do profal acabou a vida dela para
ela conseguir emprego em qualquer lugar você é o inferno então eu acho que o o cancelamento ele hoje ele quase se transformou ah numa numa numa numa decorrência do branding assim da preocupação com a marca né então eu tenho uma marca importante alguém que trabalha para mim se envolveu numa polêmica n redes sociais postou uma frase duvidosa independente do contexto ninguém Analisa comtece quando quer queimar o filme de alguém e eu demito essa pessoa mas tem um grande erro aí porque a marca supõe que o pessoal que está pedindo cancelamento é é um espelho do
do mercado consumidor e não é não não é geralmente o cara que reclama mesmo no chat aqui que nem é cancelamento o cara que fica do chat Claro ele é uma parte do público mas nem sempre ele é o público o público AB que é o analfabeto e burro é o o público nosso é a é analfabet é um público muito especial que que é o a as empresas adoram esse público que é OAB a gente sempre trabalha a gente a gente foca classe AB mais analfabeto é que nem aquilo que você falava antigamente o
afegão médi afegão Médio Mas eu acho sabe uma coisa que não só o público ah necessariamente o o público o seu público está apoiando o cancelamento mas eu acho que acontece eu acho não seguramente isso acontece é que as pessoas responsáveis pelo trabalho de marca apoia ao cancelamento dentro da empresa sim não mas você tem que pensar Você tem que pensar ent iso é um problema que a plateia quer ver o circo pegar fogo e o palhaço se [ __ ] a gente assim sempre assim isso isso corre nas nossas vi que vai jogar ovo
no herge é claroo joga é se tem um pra gente xingar a gente a gente toor isso é fato histórico não é é e esse hoje em dia antigamente se fazia isso hoje em dia até bem mais Gentil você cancelar um Avatar antigamente o cara ia enforcava matava cortava a cabeç permite a pessoa né ela perde emprego ela perde a vida Prof mas é praticamente hoje é praticamente isso você não vê o mas é mais Gentil do que antigamente antigamente cortava a cabeça do caraá vai ser cancelado láa o pescoço no século no século para
não morrer queimado morria queimado mas já tinha morrido primeiro né com a guilhotina Com certeza S menos a guilhotina era para facilitar para ter uma morte mais mais humana mais digna exatamente cara é e vocês reclamam do cancelamento é hoje não dá para jogar ovo em ninguém senão a galera vai reclamar que tá jogando comid for pessoal Pondé queria que Pondé fosse meu amigo pra gente conversar toda a noite mas ele não é mas ele não quer ser seu amigo você foi cancelado ele não gosta de você você queria mas ele não quer conversar com
você vou passar o Instagram do Pondé LF underline Pondé tem os cursos online sim muito bom que que são cursos muito bacanas Pondé curso online.com que tá aí para você nas redes sociais não é isso Pondé isso aí tem a TV Cultura T culturas cruzadas Ah o programa toda quinta-feira na televisão na grade da televisão É quinta das 10 às 11 da noite e depois vai pro YouTube né mas tem no YouTu folha coluna da folha tem no YouTube também que é muito legal tem é muito legal esse programa e o bom do Pondé é
que a gente conversa com ele a gente consegue entender a gente não chega a nenhuma conclusão mas a gente pensa muito e Esso que eu acho muito gostoso é a gente ter esse exercício de ficar pensando junto uma grande com uma grande audiência aqui obrigado viu pond Eu que agradeço obrigado por você ter vindo mais uma vez aqui