nos anos 70 eu era muito fã de um cantor romântico Um pouco triste que falava das desilusões do mundo acelerado já naquela época Paulo Sérgio ele cantava assim não sei o que faço a minha vida é uma luta Sem Fim Há dias na vida que a gente pensa que não vai conseguir que é bem melhor deixar de tudo e fugir que outro mundo tudo vai resolver o convidado de hoje do provoca parece que está na mesma vibe ele não acredita mais em nada nem na ordem das letras do alfabeto ele vai explicar isso ele é
filósofo psicanalista escritor músico militante desde o berço Vladimir safatle bem-vindo ao provoca bem-vindo muito obrigado um prazer estar aqui com você [Música] este daqui é o provoca no ar para todo o Brasil pela TV Cultura e emissoras afiliadas E também pelas telas das plataformas digitais no app cultura Play e você ainda pode ouvir esse programa no podcast no provoc no seu tocador preferido o livro do Vladimir é esse que tá aqui nas minhas mãos alfabeto das colisões tá vendo aqui ó filosofia prática em modo crônico é um provocador o cara é tão provocador que ainda
tem o seguinte eh ele não acredita na ordem das coisas porque não tem nada o alfabeto começa na letra q que que você tá querendo você tá querendo é nos confundir Vladimir não só lembrar que na verdade nesses momentos de crise um pouco como o momento que a gente vive né são crises bastante Profundas a gente nunca viu nada parecido assim crise ecológica crise política crise social Econômica crise demográfica tudo ao mesmo tempo né nesses momentos talvez a melhor coisa que a gente possa fazer é aprofundar essa crise mostrar que ao invés de tentar responder
de uma vez aprofundar vê que essa crise também toca a nossa maneira de pensar toca a nossa maneira de construir problemas de organizar de ordenar daí essa ideia de falar não até o alfabeto fica desordenado exatamente o que aprofundar uma crise você traz para você né você você percebe que ela também é uma crise sobre a maneira como você entende o que significa si mesmo O que que significa se relacionar a sua história fazer sua própria escrita quem fala quantas pessoas falam na tua escrita quer dizer é uma uma é uma uma compreensão também de
como essas crises elas tocam a maneira com que as pessoas elas se autoc compreendem você fez isso com você nesse livro você trouxe uma crise para dentro de você se fosse só no livro ia ser bom né não não Senor vem de trás né Liv esse livro é diferente de outros livros mais cabeça como se diz que você já escreveu é eu escrevi Acho que mais ou menos uns 15 livros né todos eles eles tinham uma característica que eram livros mais pro público acadêmico Mas é verdade que chegou um momento que eu achei que eu
precisava mudar de de modelo de escrita até para conseguir falar coisas que eu não conseguia falar com essa escrita né hum ao O que por exemplo ah essa experiência por exemplo o livro ele é um livro de ensaios de pequenas formas né é ele é um livro de ensaísmo coisa que eu nunca tinha feito e um pouco essa coisa Nessas horas onde você começa a tentar um tipo de escrita sobre si mesmo não é só uma escrita que você fala sobre as suas experiências é uma escrita que você fala sobre as suas afeções né sobre
o que que te afeta sobre o que te toca sobre sobre as coisas que você leu que você viu pois me pongo música poras tardes para lorar me pongo música de já lorar si a min me gusta llorar pola tarde Pero ties necesidade de lorar si si si porque éi lenitivo me salten as lágrimas me encanta Pero E por que Pois porque está nostalgia de tarde Deon Logo no início você manda essa eu sempre quis começar um livro perguntando por textos de ética costumam ser tão ruins Pois é Rapaz isso é impressionante você descobriu por
é porque acho acho que eles querem falar numa posição que você não pode ocupar né hum eles querem falar num posição assim do cara que é o apóstolo do Bem Viver que vai te explicar o que você tem que fazer para ser feliz ou vai explicar que você tem que fazer para lidar com seus sentimentos para lidar com as suas relações que vai ter um tipo de saber suposto né isso acho muito miserável ainda mais um momento como agora acho mais intelectualmente honesto você partilhar colisões o pessoal da academia não ficou bravo com você não
Vladimir rapaz já faz tempo então assim já deixar estão bravos já faz tempo então já nem cont mais e E por que que é importante essa provocação é porque eu acho que talvez nem seja uma provocação no sentido é é um pedido de partilha é um convite de partilha né é uma coisa do tipo sabe quando você tá numa situação você começa a falar e ao invés do do outro simplesmente chegar para você e te dar conselho ele ele partilha com você também dificuldades que ele tevea né é isso cria um certo tipo de cumplicidade
que te permite junto consegir alguma coisa abrir um outro caminho era essa um pouco a ideia e por que que a gente anda tão uma dificuldade tão grande de ouvir ou ou de partilhar eu acho que é porque na verdade eh nessas situações tudo que você quer é uma resposta rápida problema é a incapacidade de saber lidar com o processo é outra coisa Qual processo esse processo através do qual você coloca em questão a maneira não só como você procura resposta mas a maneira com que você organizou os problemas você em questão a sua Pria
for deab tem um problem tem uma limitação maisos seg um filósofo Chin uma frase que eu acho muito boa era os limites da linguagem são os limites do meu mundo então quando o mundo entra em colapso talve a primeira coisa que você tem que fazer é mudar de linguagem mudar de linguagem é coisa mais difícil que tem é coisa mais complic a linguagem const as pessoas gur na linguagem que estamos usando Foi ela que nos construiu a gente é um fruto dela né ela ela linguagem não vem depois do ela vem antes né Pode parecer
estranho mas é verdade então esse movimento de voltar para trás né e e e fazer a linguagem que te que te garantiu até agora um tipo de orientação no seu pensamento desabar e você conseguir segurar isso sustentar isso por um tempo até que alguma outra coisa apareça bem isso é todo um esforço deixa na sua vida um minutinho sua vida é muito tranquila Cara você não tem uma dívida você não tem uma namorada Você não tem uma mulher você não tem um cara para você você não tem nada você tem que arrumar um problema cara
vai fazer trilha vai andar de feit quebrar alguma coisa você parece que de pelana você é muito perfeitinho um lado é bom é mas é só no visual Mas por outro é ruim você não tem problema o que que é a sua filosofia prática em modo crônico Parece nome parece uma doença ou não tem V como com biologia é é porque tem a ideia do das doenças em estado crônico né né É tem um pouco isso também é porque era em em um momento onde você parece inclusive que que a doença é que as o
que as pessoas têm de mais real Ah porque a doença é aquilo que mostra que você tá tá eh desacostumado que você tá desadaptado né e é muito interessante você falar isso porque eu dirijo uma série de livros e a gente publicou agora um livro de um grupo grupo chamado coletivo socialista de pacientes Hum e o livro chamava fazer da doença uma arma a ideia mais ou menos é o seguinte numa sociedade doente você Curar as pessoas é só você adaptá-las a um outro tipo de doença né então muitas vezes é isso que a gente
entende por doença por sintoma certo é o que as pessoas têm de mais real e é o caminho da cura se é que ela existe é o caminho da produção de alguma coisa singular saída isso que vai poder sabe fazer com que ele consiga consiga criar a sua singularidade tá você é um filósofo antipop que que é um filósofo pop essa é uma boa pergunta é mas é isso é você que tem que me dizer você é do contra por exemplo primeira palavra do pensamento é não isso é verdade ou é a dúvida né É
é é sem ela não vai né ninguém ninguém pensa ninguém pensa sem desconforto né se você não sente um desconforto em relação ao existente você não consegue pensar né E você não consegue pensar Qual o seu grande desconforto hoje eu não consigo entender uma sociedade onde igualdade não seja um princípio concreto da existência né e a gente está muito longe disso muito longe sobre Tod sobre todos os aspectos por quê Ah porque nossa forma de produzir uma forma na qual que é contra a ideia de igualdade né a nosso tipo de organização social é contra
a ideia de igualdade nossa ideia de poder é contra essa ideia de igualdade né nossa relação à alteridade é contra a ideia de igualdade né então acho Nessas horas por mais que sejam horas difíceis é importante voltar essas questões elementares eu acho mas tem uma saía toda verdadeira criação foi feita tentando ultrapassar aquilo que parecia impossível hum tudo que é realmente relevante para nós foi impossível um dia né e acho que é isso acho para mim faz todo sentido faz todo sentido impossível não é só um limite Ah é o ponto que mostra que a
situação na qual a gente tá É intolerável então ele não é uma coisa que não pode ser realizada ela não pode ser realizada a partir da situação atual na qual a gente tá Tá mas talvez a questão seja abandonar essa situação filos ao lado estão ind par eu eletrnicos automaticamente eu imagino a molecada lá da área como é que tá prov correndo para lá e para cá jogando bola desgo nas ras de terra do jeito que D muitos dos seus colegas da academia tão muito excitados com esse negócio da Inteligência Artificial e você eu acho
que esse é um problema meio clássico né Eh que na na que vai ganhando várias formas que é qual a diferença entre entre o pensamento e o que uma máquina é capaz de fazer né isso bemo a gente pode encontrar o descart tinha ti de problema quer dizer até que ponto uma máquina vai conseguir operar linguisticamente como um ser humano né mas eu insistiria o seguinte Talvez seja importante lembrar que para uma máquina eh ser efetivamente um pensamento tal como a gente é capaz de produzir ela precisa ter capaz de duas coisas ela prisa ser
capaz de se autodestruir hum né porque o nosso pensamento faz isso ele se autodestrói na crença de que essa autodestruição é uma forma de construção Uhum Então isso é seria eh absolutamente Central ela precisaria ter inconsciente inconsciente como que seria um inconsciente de de uma máquina seria Não essa questão é fantástica essa questão é é uma questão muito interessante onde ela está né Essa essa A é então e o inconsciente não é um fato cerebral né não é um fato ligado à miliza dos axion alguma coisa parecida Na verdade ele é um sistema de regras
e normas e leis que age em você mas AGE em você assim não como uma coisa que você tá programado né Mas como uma história contraditória né de vários desejos que te que te atravessaram que atravessaram vários tempos de várias temporalidades de várias dimensões da experiência social certo que fazem com que você seja eh de uma certa forma em em larga medida eh você sente essas intervenções né Então as suas motivações para agir não são completamente Claras então ao contrário elas são uma decisão a respeito desse processo e uma decisão que é tomada em silêncio
então tem todo uma outra ideia do que significa deliberar do que significa decidir a gente nunca delibera como uma máquina você só delibera como uma máquina para as coisas mais mais estúpidas possíveis Ah vou não sair desse emprego né vou não comprar um carro né ISO mas essas deliberações não contam as coisas realmente importantes você percebe a deliberação já feita você reconhece el você já tava já aquilo já tava decido você olha para trás e fala n aconteceu carac [Música] vamos ver o que que o pessoal tá querendo te perguntar aqui da nossa conversa Nelson
Camargo a filosofia ainda faz sentido no mundo de hoje um dos meus professores de filosofia da USP disse que filosofia não serve para nada é quero saber quem foi o colega do no meu departamento que tá colocando nossa profissão em perigo né vamos ver olha eu diria basicamente o seguinte eh o pensamento crítico serve para alguma coisa hum exercer a crítica de forma Implacável rigorosa com todos em todosos seus Campos serve para alguma coisa hum se ainda servir então a filosofia tem lugar porque a filosofia vai lembrar para além das das crises sociais econômicas políticas
que a gente conhece tem uma crise que a gente podia chamar o termo pode assustar mas eu poderia chamar de crise epistêmica epistêmica quer dizer que é giz Nossa forma de saber nossas condições de possibilidade da nossa experiência certo então da nossa língua da nossa linguagem nos falta língua né então ou seja nos falta nos falta língua termos é nos falta term para definir o que tá acontecendo nos fal nos falta sintaxe nos falta saber como organizar os termos certo porque a gente o que a gente tem é da experiência de um mundo que já
tá des já caiu aí o que que a gente tem que fazer buscar outras coisas que não palavras ou ou ou talvez sabe recuperar as palavras que foram perdidas né recuperar as dimensões das tradições que foram deixadas para trás dizer eu acho que também tem um jogo de de frente vero quer dizer recuperar as as potencialidades que foram recalcadas esquecidas aterradas né tem um tem um jogo Arqueológico também ae feito E aí a filosofia tem alguma coisa a dizer porque a gente faz isso todo dia a gente lê texto de dois 2000 anos achando que
o cara tá conversando com você quer dizer ou isso é um tipo de Delírio ou efetivamente a gente é atravessado por essas múltiplas temporalidades e um dos erros fundamentais do presente é achar que a gente está exilado num instante é né ou Que Nós Somos especiais é o que o que nada mais estamos vi Nós Somos especiais esse momento é especial Vladimir sim sim com certeza não isso não tem menor dúvida eh mas eu direia ele especial pela sua catástrofe né pela força do seu do pela força da crise pel força da crise e quando
você fala de palavras que perderam o sentido no próximo bloco eu quero entender o significado de esquerda e direita agora começa meu caro Pensador eu volto já com o meu convidado filósofo antipop Vladimir safatle até já O Mundo Anda difícil de entender para todo canto o jogo político coloca em cheque os partidos à direita à esquerda o centrão tudo misturado naquele Balaio das conveniências o meu convidado é um Pensador de esquerda respeitado e sai agora com uma provocação radical pro Vladimir safatle a esquerda morreu simples assim ô Vladimir como é que a sua turma percebeu
essa provoca é não mas isso não foi uma provocação eu gostaria realmente de não ter falado nada não eu gostaria adoraria não ter falado isso certo mas eu acho que não isso é uma é uma descrição analítica de um fato isso realmente está acontecendo Então é uma provocação braba mesmo é a provocação é a situação descrição é um diagnóstico eu diria o seguinte Olha só esquerda uma coisa relativamente simples esquerda é defesa de igualdade radical e soberania Popular tá né igualdade radical significa não existir hierarquias no campo do trabalho no campo do desejo o campo
da linguagem você permite múltiplas formas digamos de experiência de saber que circulem você não recalca elas você permite que os corpos que os desejos eles possam ocupar o espaço público de forma absolutamente igualitária as relações Elas têm uma estrutura igualitária e você que no interior do campo do trabalho você não seja mais subjulgar submetido certo sendo que você é quem trabalha no entanto tem alguém que decide como você trabalha que tem o fruto do seu trabalho certo que você não pode efetivamente est no processo de autogestão é evidente que esse ponto saiu da pauta de
todos os debates da esquerda a qual a última vez que você ouviu autogestão da classe trabalhadora Qual a última vez que alguém saiu para defender isso eu poderia contar histórias absurdas de empresas que foram ocupadas por por trabalhadores no Brasil dentro de governos de esquerda que não tiveram nenhum tipo de apoio sendo que para mim seria a coisa mais natural do mundo essa seria a nossa prioridade Que tipo de apoio que você acha que deveria acontecer apoio significa bem você permitir que a que que a classe trabalhadora tome os Tome o espaço que ele é
próprio sabe assim Tome o espaço de trabalho que ela decida pelas suas questões de trabalho quea que ela e que ela mais que ela possa dividir os o que o trabalho produz entre ela né então Ou seja a inteligência prática das pessoas é muito maior do que a inteligência de qualquer Cao é certo inteligência Quem tá dentro do processo de trabalho é infinitamente superior mas como que funcionaria isso na prática após que muita gente tá com isso agora querendo te perguntar posso dar um exemplo para você aqui em Sumaré aqui do lado né Sumaré tem
uma fábrica chamada flasc que ela foi ocupada a partir de 2013 certo ela foi ocupada durante 10 15 anos até que a o Governo do Estado de São Paulo eh cortou a luz o governo federal também cortou a luz e ela não pode mais mais produzir durante esse tempo que ela produz que ela produziu ocupada ela Aumentou a produção Hum ela diminuiu o tempo de trabalho e ela aumentou o salário então eu te falo Veja a gente tem exemplo é o que não falta tá o que falta É outra coisa quer dizer falta é a
disposição política porque é um processo complexo Claro você vai colocar em questão quem tem o qu quem decide sobre o qu quem tem poder Aonde isso não é uma coisa simples não é um ajuste não é uma gestão tradicional é uma é uma transformação uma ruptura isso tá fora da nossa pauta e eu acho que no momento toda a esquerda de é praticamente de toda certo é claro e a gente fala isso para que a para que esse para que essa sensibilidade ela seja acordada para que a gente fale não de fato tá faltando alguma
coisa dentro da nossa discussão não só da nossa discussão mas da nossa ação sabe as pessoas precisam ver que você entra no governo você já entra tentando fazer Desculpa assim eu eu eu meu grande amigo é extrema direita mas olha só um sujeito como milei na Argentina ele entra primeira coisa que ele faz na primeira semana ele apresenta 600 medidas econômicas hum ah mas passaram só 100 o cara conseguiu passar 100 medidas econômicas sabe o que que é isso você reconstruiu o país ou seja eu gostaria que a gente fizesse uma coisa parecida você gostaria
que a gente no Brasil tivesse líderes que fizesse o que o milei fez eu sei eu entendo sua colocação vai me gerar uma série de problemas certo mas eu eu diria veja o problema é que a ruptura passou pra Extrema direita ah existe mais essa figura a gente a política foi pros extremos e quando a política vai pros extremos Se você não for pro outro extremo como uma balança tudo cai outro lado você precisa do outro exem até para você conseguir reinstaurar algum tipo de equilíbrio [Música] O que que a direita aprendeu que a esquerda
esqueceu ou precisa aprender existe um desejo anti-institucional da população esse desejo diz respeito ao fato de que as instituições que Nós criamos na democracias liberais elas não conseguiram realizar as promessas que elas que elas haviam feito hum elas elas criaram Promessas de que não existe espaço de conflito esse espaço de conflito vai pode resolver a partir de distribuições mais equânimes mais igualitárias mais justas isso não aconteceu as pessoas aos exatamente que não tem Horizonte não tem Horizonte não tem uma saída né assim só para um grupo né como se a gente não tivesse no mesmo
barco Mas tem uma certa coerência esse que é o problema porque assim as pessoas elas V como discurso realista ah realista assim não é de fato assim não dá para você o a esquerda fala em solidariedade Mas onde é que tá a solidariedade quando os caras ganham que que eles fazem mesmo desse sentido criam uma macroestrutura de proteção você tá vendo alguém criando uma macroestrutura de proteção Ness área de saúde pública no mundo não tá vendo fazendo um sistema de educação público enorme assim a gente tá teve greve de de professores aqui que foi do
professores fados federais foi uma vergonha foi uma vergonha eles eles pediram 3,5 por sairam com zero certo então assim é uma coisa um governo que deveria entender que que esse é um setor fundamental estratégico pro país se eles estão falando isso é porque eles estão vendo que a Universidade Federal tá precarizada ela tá numa situação completamente eh vulnerável certo se Viar uma extrema direita de novo aí a gente quebra de uma vez Então assim não ouvir isso mostra uma série de coisa a respeito do que é o nosso Horizonte real Então vamos supor que o
nosso Presidente esteja te ouvindo agora como ele já deve ter te ouvido outras vezes qual é a diferença desse mandato atual do presidente Lula é não Alguém tem que falar pro Lula que 2024 não é 2004 Hum acho é a primeira coisa né o horizonte de pacto de conciliação que ele foi capaz de mobilizar naquele momento não existe mais porque aquele país não existe mais esse país entrou numa divisão profunda essa divisão ela vai continuar durante durante um bom tempo essa divisão Ela tem ela tem caracterização ideológica caracterização política caracterização Econômica a estrutura do O
agronegócio que tem sua seu sua posição e são as igrejas conservadoras que elas têm um processo de consolidação ideológica de um setor da sociedade é o discurso do empreendedorismo que a gente naturalizou durante muito tempo certo então Ou seja eu acho que você tem aí uma uma posição completamente nov e ela exige um outro tipo de abordagem social Ah mas a gente não tem maioria né ah mas a gente não tem não tem maioria no Congresso a gente nunca vai ter maioria nunca teve percebeu mesmo com 84% de aprovação popular do do presidente do Lula
82 83 certo você você falava que que ainda não tinha correlação de forças favoráveis ou seja Quando que você vai ter o congresso foi feito exatamente para isso para você nunca conseguir ter correlação de forças favoráveis mas o fato é que assim a existem poderes dentro da Democracia congresso é um deles você tem poderes populares sa você tem mobilização Popular certo você vem você você percebe isso sendo colocado em circulação só que a gente tem medo a gente hoje hoje a gente tem medo de rua a gente tem medo de mobilização porque a gente sabe
que do outro lado também vem certo e aí querer você tem medo de transferir poder PR pras estruturas de democracia direta porque acha que não vai conseguir criar hegemonia mas essa situação de medo você já perdeu se você entra no embate assim terceira lei de Newton para toda a força de ação temos uma força de reação [Música] [Música] o governo Lula é de esquerda não mas isso ele mesmo assume não sou eu que digo Zé Dirceu falou o Zé dir é é não preciso nem falar assim só só ouv o Zé já foi lá e
mandou essa Isso é um problema é sim com certeza mesmo que você tenha e pessoas que assim eu respeito muito dentro do governo eu sei que estão lá com com uma grande boa vontade lutando com o que é possível fazer mas você tá dentro de uma estrutura que vai contra você a todo momento né entre outras coisas por causa disso pela pela crença de que é possível momento histórico como nosso operar grandes coalizões não é possível não é possível como que se deve operar Então olha eu acho efetivamente que você deve eh eh organizar o
seu campo primeiro hum né organizar o campo dos seus eleitores eu posso dar um exemplo eu acho que foi um dos poucos exemplos dentro do governo Lula que eu que eu diria foi foi um exemplo ável né Eh que foi a posição dele em relação à questão Palestina ele comprou uma briga né e comprou de uma maneira corajosa sim difícil eu reconheço reconheço que ela é complicada né mas isso essa questão é uma questão orgânica Por que por que que essa questão eu acho que é porque a política externa é um campo mais mais livre
pro governo atuar né e ele ele entendeu de maneira eh inteligente estrategicamente que isso sensibiliza o o eleitor orgânico dele né e o eleitor orgânico foi paraa frente defendê-lo e mesmo aqueles que já tem milhões de críticas como eu quer dizer são obrigados a dizer não essa posição é uma posição louvável né É uma situação mesmo de de catástrofe humanitária né Tem uma série de questões coloniais envolvidas Então ela ela nos diz respeito né então eh eu acho que eu insistiria que esse modelo é um modelo que mostra que é possível você fazer o que
aconteceu Teve muita crítica Teve muita mas você também teve um apoio enorme mas mas vai ser assim daqui para frente certo Quer dizer você vai ter e você vai ter que ter força dentro desse processo você não vai ter um um um um um um espaço assim não vamos estabelecer um programa mínimo de conciliação de você não vai conseguir mais agora Vladimir eu queria entender Por que que nós não conseguimos fugir de figurinhas carimbadas nós estamos no horizonte agora no grande império do Norte biden e trump e aqui de novo estamos caminhando Lula e bolsonaro
por que que vivemos travados nas mes porque extrema direita é resiliente né Ela é resiliente direita ela mostra resiliência é é bem no o caso dos Estados Unidos acho que é mais isso né porque os partido Democrata ele não vou dizer que ele renova os seus quadros porque acho que o biden é a expressão máxima de exat você já não conseguiu mais renovar nada né O que inclusive é um problema e diz respeito a alguma coisa algumas escolhas que o partido fez né é um momento sendo que poderia ter ter tido uma inflexão um pouco
M que né mas o partido trabalhista britânico tentou fazer isso tem uma inflexão mais à esquerda né com corb tal então foram escolhas que produziram o que produziu no caso brasileiro eu acho que tem aí tem uma coisa muito interessante mesmo porque di por um lado você tem essa extrema direita ascensão que teve no bolsonaro é sua figura de liderança né mas ela pode ela pode trocar de figura ela tem outras pessoas dentro do quadro né então ah ela tem ela tem govern o Tarcísio Ela tem os moro ela tem eha tem mesmo lá do
circul do bolsonaro tem mulher do bolsonaro essas figuras como surgem como Pablo Marçal por exemplo é então exato você tem você tem inclusive surgem porque porque você tem uma uma estrutura mais nova né Veja por exemplo o Quem são as lideranças de extrema direita não são políticos tradicionais era Carla Zambelli não é um política tradicional jun ela ela vem de fora então você tem esse processo Onde você tá trazendo pessoas de fora e e não é a direita Oligárquica de sempre sim é outra figura E aí você tá dizendo que a mesma coisa não acontece
na esquerda não aconteceu AC por a gente profissionalizou oo Campo da política da esquerda certo você criou estruturas muito rígidas né você é muito impermeáveis a a a transformações a movimentos sociais que não fossem simplesmente movimentos que vão que vão se integrando à sua órbita mas que vão pressionando você de fora certo então você eu lembro tava falando sobre partido de uma vez ter feito essa proposição vamos fazer o seguinte candidato é decidido em Assembleia aberta quem vem quem quer não precisa nem ser filiado vem quem quer pessoal não vai topar né não top nenhum
partido toparia mas veja mas isso mostra um limite é da ideia de partido que seria importante até aqueles dentro de partido que tem uma um um comprometimento real e efetivo né com algum tipo de transformação e estrutural que levem ISO em conta e que a gente pense a partir disso já tava bom dis que a mudan para melhor não tava muito bom tava meio ruim também tava ruim agora parece que piorou você aqui pode fazer perguntas com a hashtag em todas as plataformas da TV Cultura Pedro Vicente como você avalia o atual contexto de polarização
na política é possível alcançar a harmonia entre diferentes pontos de vista então eu já começaria dizendo assim eu não vejo polarização alguma eu gostaria que ela existisse eu acho que falta polarização Exatamente porque o campo da esquerda não se polarizou como a gente ao contrário a gente a gente a gente a gente é a figura da eterna negociação hum de quem que eterna não V vamos garantir os direitos anteriores Vamos negociar com todas as instituições vamos vamos criar uma pluralidade que só nos paralisa você tá dizendo que a esquerda ficou mais conservadora sim sim é
a força conservadora atual caramb não eu sou a favor da polarização é o contrário eu acho que falta pouco que que tem pouco falta polarização né acho que acho que a gente vai sair dessa situação quando existi uma polar real porque a polarização real ela trava é como Guerra Fria entendeu ela trava inclusive as posições você não AD não tenta vi mais porque tenta que eu tô aqui ó lut judou também pois é tem mas tem momentos que a sociedade precisa reagir dessa forma sabe que assim é uma coisa foi assim que a gente conseguiu
retirar consolidar direitos a partir da segunda guerra mundial certo Por que que você criou uma coisa como estado bem-estar social que também tem uma série de problemas mas bem do ponto de vista da classe trabalhadora tiveram ghos por quê Porque você sabia que se você não desse uma resposta à altura esse pessoal ia desertar pro outro ladoo já ia aqui né já exatamente já ia pro outro lado já ia pro Bloco comunista já ia fazer outra coisa então você você você percebe é uma coisa assim você tá numa situação onde o outro tem força Então
se tem força Ele mostra que tem força precisar parar o país greve geral de um mês gente para o país tem greve geral de um mês foi assim que você conseguiu universalizar direito você conseguiu melhorar condiç de classe trabalhadora e vai ser sempre não tem outra alternativa você ainda sonha com o socialismo todo dia qual socialismo igualdade real igualdade radical soberania Popular o dia que eu parar de pensar isso você pode botar no asilo Então nós vamos lá pro nosso próximo bloco porque eu vou viajar pela trajetória cheia de colisões da vida do filósofo Vladimir
safatle que nasceu no Chile poucos meses antes do golpe do pinoche não tem jeito o cara não consegue fugir da polí até [Música] loguinho em 1968 o chefe do departamento de filosofia da USP o professor Bento Prado Júnior recebia assim os novos alunos bem-vindos ao departamento de filosofia aqui vocês vão aprender a metafísica de Bergson e a correr da polícia essa história está em alfabeto das colisões livro mais recente do meu convidado Vladimir safatle você foi aluno do Bento Prado Sim ele foi meu professor de de meu orientador de Mestrado quem quem foi esse cara
olha além de ter sido um dos filósofos Com certeza mais importantes que o Brasil já conheceu mais Corajosos em todos os sentidos né com uma obra absolutamente impressionante né H muito ensaísta né H mas são ensaios que são obras obras primas eu acho filosofia da literatura da psicanálise reflexões muito estruturadas que articulavam várias tradições ele é a pessoa que me que que me fez ficar em filosofia hum né com certeza né Por quê eu tinha essa formação meio meio errática assim de tentar juntar várias coisas música psic então mesmo enquanto ainda fazia o mestrado ainda
era uma questão para mim se eu ia continuar ou não né e eu lembro dele de uma aula porque el dava aula em São Carlos onde ele começou a falar sobre sobre as escritas da primeira pessoa em filosofia Agostinho Pascal descart né e num dado momento ele começou a falar do rousse né As Confissões do rousse né E quando ele começou a falar ele chorou né emocionado pelo texto né marcado pelo texto sentindo o texto e pra gente que tinha aprendido o Rigor do conceito né Eh vê que tinha uma dimensão do pensamento conceitual né
te fazia chorar era como andar de cabeça para baixo assim né E foi engraçado é engraçado como essas decisões acontecem eu não percebi que aquilo tinha sido tão forte no naele momento mas aos poucos me parecia completamente foi cada vez mais normal mais natural continuar e tá na filosofia Hum então a ele eu devo muito mais do que eu saberia expressar ele é filósofo vocês estão percebendo agora Ele estudou publicidade na ESPM Filosofia na USP música é e e o que que liga essas coisas todas olha publicidade é porque eu precisava esconder que tava fazendo
filosofia assim hoje eu tenho 51 anos hoo que eu posso falar as coisas como elas realmente aconteceram né porque quando quando eu falei que ia fazer filosofia meu pai entrou em Pânico Nossa Senhora a gente vou ter que ficar pagando até quando você sabe que foi essa frase mesmo imago foi exatamente essa frase ter até quando não tem condição né aí você falou Fique tranquilo eu tô fazendo publ é não foi foi ferido do meu orgulho no sentido mais fora do termo aí eu fui fazer publicidade e eu escondi que fazia filosofia Olha só eu
só fui dizer que tinha feito filosofia no final 4 anos depois né que que ISS não teve situações até muito engraçadas porque eu lembro de est lá casa dos meus pais el estavam vendo uma novela não sei o que e alguém passa na USP e aí ele meu pai fala tá vendo ele passou na úp eu tinha passado há do anos e não falou para eles Cac depois no final então foi um pouco uma vida escondida na USP n isso que é engraçado tava quieta demais né Bianca tava quieta demais lá no começo eu falei
que você é militante desde o berço e e é sem exagero mesmo você filho de militantes exilados no Chile você nasceu lá aí a família veio pro Brasil que trajetória foi essa é que meu pai fez parte da Guerrilha né meu pai fez parte da luta armada na de qual grupo a Elene o grupo do Mariguela tá aí quando o grupo Cai ele foge ele acaba conseguindo ir pro Chile né E que é porque era época do aliende né da tentativa de invenção do socialismo democrático tentão só que aí teve o golpe lá também e
a gente tinha a possibilidade de de pular um muro de Embaixada e ser exilado logo depois que você nasce né É É a ideia era ser exilado na Suécia aí ao invés de ter uma infância sueca eu fui pra Brasília Brasília e depois Goiânia É porque a minha avó bem essa história M maluca né minha avó era ela foi uma era uma candanga Ah é meus ajudou a construir BR eles estavam na construção eles moraram Núcleo Bandeirante né então ela ela sabia sabia defender naquele ritório né então ela ajudou bastante Nossa ol e Goiânia aí
eu quero entender uma coisa como você vai parar numa banda gótica em plena ô como é que você descobriu isso capital do aggo falou is a banda se chama departamento de T eu achei esse nome sensacional que banda era essa era uma banda gótica em Goiânia exatamente departamento de testes É isso mesmo que a ideia era como é que era se o mundo é uma fábrica a arte é o departamento de test Olha aí é bem mas assim o peço perdão eu tinha 14 anos então Band mas não precisa perd aliás Goiás tem uma força
no rock incrível né Tem tem bandas boas inclusive é é que na época tinha uma cena tinha uma cena muito interessante assim agora falando sério H que era uma mistura de artistas plásticos de eh gente do teatro de gente da música alguns Ficaram bem mais conhecidos assim hã continuaram como artistas tal né então a gente fazia parte um pouco disso e eu acho que como era uma cidade muito muito agrária né então Aqueles que se rompiam com isso eh tinham eram muito interessantes porque você rompia com tudo né E também porque você tinha que criar
estruturas de de digamos de de grupo para poder sobreviver então era uma era uma experiência de grupo muito forte assim tinha penteados góticos que imagens que você tem dessa época que você guard é tinha tinha né e assim eu bem já que a gente entrou nessa conversa né Eh uma coisa se você gosta em Goiânia outra coisa você você gosta de em Manchester exatamente aí eu quero ver quem realmente tem amor pela causa entendeu ali que é a prova final você usar um sobretudo em 40 G um curno rapaz aqui isso você admitir que o
calor é um estado de espírito maquiagem maquiagem pancake branco que que isso Professor os alunos sabem disso não Eu espero que não saibam né assim estão sabendo agora né [Música] sabo a que já [Música] deixou alfabeto das colisões vou mostrar como é que o rapaz olha aqui no começo do livro ele coloca um diálogo do schimberg com John Cage você compõe como quem bate a cabeça contra a parede aí o John cade responde então eu quero bater a cabeça até a parede rachar é isso que você tá fazendo o pior que esse jgo parece foi
verdadeiro mesmo né e não consigo imaginar nada mais singular do que do que essas duas personagens são completamente distintos e um era professor do outro conta Quem são eles são dois m músicos fundamentais do século XX né o schenberg né construiu o sistema dodecafônica que que terminou com o sistema tonal né pelo menos com a sua hegemonia e o cade que era uma espécie de anarquista musical né então mas que ia numa praia ele então que ele procurava ele procurava retomar a a a natureza como elemento fundamental de construção do sonoro então é toda uma
questão de como você parar de fazer coisas entendeu E não como você construir cada vez mais então tinha uma ideia completamente diferente do que significava comp e é interessante esse diálogo porque é como se o k insistisse olha pouco importa se eu for ter que bater a cabeça várias vezes isso não faz a menor diferença eu eu sei que eu não tenho muito escolha Então vai chegar uma hora que a parede vai cair tinha uma outra ideia do que significa compor uma música não é organizar sons né não é estabelecer as alturas dos sons e
duração coisa que a gente faz normalmente organizar partir de um de um de uma ideia de Harmonia de uma ideia de contraponto era decompor o quanto quanto eu consigo tirar Para que alguma coisa daordem De um acontecimento realmente ocorra né então é é quase um mundo invertido nesse caso são figuras que não têm medo de operar num né em algo que aparece para nós como um caos hum né eles não eles não a gente tem aprender então com esses caras que todo causo é aparente Ah que todo causo é aparente né todo causo é o
início de motra ordem né Eh e que é importante saber pensar a partir disso [Música] tem um capítulo do seu livro eh no L de lar eh que fala de voltar para casa onde que você se sente em casa [Música] hum essa foi as perunas mais complicadas que que eu já ouvi H me veio assim eh eu sei que pode parecer passadista mas talvez por causa de Brasília né da arquitetura modernista assim eu me sinto em casa mas H mas também ah um pouco em todo lugar onde acho essa uma questão interessante mas é uma
questão de conexão e desconexão né como é que você com que você se sente conectado né É porque a conexão Ela te dá essa impressão de que você tá em um ambiente que é que te é próprio ão o que o que é próprio né Ah e eu não sei eu eu tenderia a dizer hã que que tem uma dimensão de de experiências e de ideias que eu me sinto próprio assim eh e que e que me constituíram eh e que eu não saberia como abandonar de forma nenhuma né Por exemplo eh na época do
bolsonaro eu eh eu acabei passando um tempo fora eh dentro de um programa que era um programa de proteção acadêmicos em perigo tal por causa das coisas que a gente tinha feito pedidos de impeachment do da ação Comissão Direitos Humanos tal e aí eu recebi essa proposta eu eu aceitei mas eu pensei pô mas o que eu quero fazer agora é escrever um livro sobre música né música e um livro de música sobre música do século XIX assim sobre sobre betoven sobre chopan né Ah porque acho era como se alguma coisa daquela experiência tivesse a
pesse me falar alguma coisa num momento como aquele sim eu sei que pode parecer estranho mas mas eu entendi por quê Porque porque eu fui criado a partir delas elas me criaram sim é ela elas foram a sua casa de uma certa maneira né a sua Fundação sim sim [Música] [Música] e o que que um filósofo um psicanalista teria dizer para os pais nessa era de aceleração que a gente tá vivendo qu os próprios pais ou os pais em geral os pais em geral Olha o que eu tenderia a dizer é que assim saiba lidar
com o fato de que de que você vai quebrar várias vezes dentro das relações quebrar é quebrar várias vezes né que E essas quebras elas vão ser fundamentais né Eh acho que a questão da da filiação né da transmissão e da filiação porque acho que é isso um pouco que a pergunta eh indica né ela ela só é possível sobre fundo de de dissonância hum né de dif n é você tem uma tem assim tem uma como em música assim nessa ideia da emancipação da dissonância né Eu acho que as transmissões tem isso assim talvez
por isso que seja tão difícil transmissão também na universidade todos esses lugares onde você tem que entender que que não é uma relação de filiação Talvez as relações de filiação tenha um pouco desaparecido mesmo né talvez elas tendam a desaparecer mas mas isso talvez seja uma condição para para um tipo de transmissão ser possível que é um um pouco essa das das dissonâncias né você tem no seu Horizonte deixar herdeiros futuras dissonâncias bem eu sou contra herança já começa por aí sou organicamente contra a ideia mesma de heranças n seria seria a favor de de
uma taxação brutal na herança para que ninguém pudesse viver de herança né já começar por aí né mas não eu acho que a gente é a gente a gente é legatário de de processos assim Eu acho assim as pessoas não pensam o tempo pensa nas pessoas como é que é isso significa que que os processos históricos pensam nas pessoas pessoas têm que se abrir um pouco para que isso ninguém tem ideia ISO uma das coisas mais mais abstrusas que eu consigo imaginar você teve uma ideia ninguém tem ideia as ideias as ideias ocorrem em certos
lugares elas ocorrem certas pessoas certo mas as ideias elas não têm não tem dono nesse sentido né então Sempre achei graça do sujeito falar senh roubou minha ideia Ah você p eu já você copiou me e você você acha que você te tirou do nada você acha que você também não copiou né a sua saiu de uma caixinha que S tinha na Su cai exato que nunca ninguém tinha visto do nada assim não faz menor sentido nada disso é uma ideia de propriedade que é que é que é estúpida em todos os sentidos Então acho
que tem um pouco isso talvez uma herança que interessante passar é é explicar paraas pessoas mas não existe isso que erança não funciona dessa forma né não é isso que que que que conta né Vladimir Pinheiro safatle O que é a vida a vida é um Delírio bque onde todos os membros estão ébrios né era uma frase do heg né acho uma bela frase é boa mesmo mas então me responda uma outra pergunta o que é a vida Vladimir a vida é isso que que que que nos faz sentir que alguma coisa nos foi tirada
eh e que e por isso que a gente a gente anda insatisfeito né e acho que essa satisfação é a expressão máxima da vida eu não consigo imaginar alguém que numa situação como essa possa se sentir satisfeito né só só morto no pior sentido né Eh e acho também que a vida é aquilo que não inclusive que não teme não tem medo da morte assim h não tem medo da morte como porque ela sabe que ela não tem essa esse compulsivo sabe de de uma afirmação meio trans uma afirmação positiva de tudo não ela ela
sabe lidar com com as sombras ela sabe lidar com as paradas el sabe lidar com com com com a com distension momento lindar com fingir de morto a vida não tem medo de se fingir de morto né para para ela poder criar alguma coisa que ainda não tá pronto que ainda não existiu ela Talvez seja isso a vida é uma é uma profundo desejo do [Música] inexistente o Vladimir esse nome foi homenagem à aquele cara foi a ao Len ou lateral do corin foi Não não não sou Flamengo vermelho é o único time que nunca
foi rebaixado que ideia mais capitalista para terminar é verdade é corta aí desculpa valeu [Música]