o Olá gente tudo bom com vocês Espero que todos estejam bem no dia de hoje é Hoje venho com mais uma parte né do livro jeito nisso Michel ficou né Para dar uma continuidade para os nossos estudos que já iniciei estou na terceira parte do esse livro né que é a parte da disciplina Vamos agora para o primeiro capítulo né os corpos doces a parte dos corpos dóceis né que na disciplina e é mais assistir iniciar gostaria de avisar que eu tenho outro outras obras de me chocou no meu canal se você tiver interesse consulte
minhas playlists também tenho outros autores outras obras obras completas também tem um a história da sexualidade né Volume 1 na udemy que tiver interesse eu tenho essas aulas gravadas lá disponíveis Ok Pois então vamos agora começar o nossos estudos né sobre a terceira parte desse livro A parte da disciplina Vamos agora para o primeiro capítulo é os corpos doces Qual é o século 18 por cobrar dizer aqui o corpo do soldado né o soldado que também é esse modelo do corpo do soldado é iria difundir né É para toda a sociedade e é esse corpo
que é um era um corpo considerado inapto é o corpo do camponês por exemplo ele tem um projeto de tornar esse corpo o corpo máquina Oi e para que esse corpo se torna um corpo eficiente um corpo máquina assim como um corpo do soldado né é necessário corrigir pouco a pouco as posturas e é isso nesse nesse momento o como dizer que o corpo ele se torna alvo de poder o corpo se manipula é se multiplica as habilidades treina modela torna o corpo do Ócio e obediente um corpo homem-máquina um corpo útil é um corpo
é inteligível não eram e só um projeto e ele vai dizer que não é a primeira vez né que o corpo ele é objeto de poderes que impõe limitações proibições obrigações né não isso já ocorria há muito tempo na região dos meus monásticas nos exércitos né é mas oficinas entretanto ele vai dizer que no século 18 ou surgir novas técnicas né novas técnicas de manipulação do corpo do corpo social e não se trata de cuidar do corpo tá certo mas exercer sobre ele uma coleção sem folga emitindo de uma maneira bem minuciosa o controle do
corpo dos indivíduos é onde em Põe assim uma docilidade e ao mesmo tempo uma monte lidade Oi e aí se fabrica corpo submissos onde se utiliza né as forças para as questões econômicas e ao mesmo tempo diminui essas mesmas forças do corpo para a obediência é um tipo de manipulação Isso vai acontecer isso já vai isso vai iniciar nos colégios né na as fábricas no espaço hospitalar nos quartéis vamos espaço os militares é uma microfísica do poder que vai ocorrer no corpo então é o século 18 né Essa essa forma de manipulação do corpo vai
se difundir e vai cobrir todo o corpo social é inteiro né de forma abrangente e é são arranjos que são sutis Na aparência que não se reconhece que parece ser inocente mas que vai causando assim uma uma disciplina a ligação e um obediência crescente né que obedecem à economias é isso que ocorre um detalhe ocorre na denúncia é ocorre as mínimas parcelas da vida dos indivíduos certo acontece através dos regulamentos das pressões do controle da vida das pessoas nos detalhes e uma um espertinho nova racionalidade não é uma racionalidade que como eu já falei já
ocorre na escola no quartel no hospital e são técnicas nessa processos de saber sobre o corpo bom e que vai ser assim esguio Sante aí o cocô vai dizer que assim nasceu o homem moderno e agora vamos para a arte das distribuições é é necessário então é distribuir os indivíduos né para esse controle no corpo dos indivíduos nos espaços e assim Existem várias técnicas né Ele disse que vai inicia com a cerca né que que era o encarceramento dos vagabundos Os Miseráveis a formação de quartéis para pegar a massa de vagabundo né e pedir pilhagens
então também fixar o exército né para controlar a massa existe colégios fábricas para concentrar as forças da produção e a etirama dela o proveito máximo para o UPA econômico para as vantagens econômicas né E nesse locais seja nos quartéis na escola nas fábricas os indivíduos são colocados em quadrados para que ele seja rapidamente localizado né então cada um no seu lugar cada um tem o seu local correto de ficar para evitar para evitar que os indivíduos não se descontrole é para que eles sejam facilmente localizados é é é preciso acabar com o descontrole das massas
sociais é preciso evitar a aglomeração a a coagulação E utilizável você acha que não existe que não tem utilidade é preciso acabar com a circulação de fusão é preciso fazer técnicas antes vadiagem antes de sessão é preciso saber exatamente para que haja Esse controle onde cada indivíduo está localizado rapidamente e facilmente para que ele seja facilmente localizado e rastreado então é e assim é necessário para poder controlar o comportamento de cada indivíduo saber né os seus métodos suas aptidões é o que o que ele sente pensa desejo certo bom então é a disciplina né a
disciplina o essa carta arte distribuir os indivíduos para rastreá-los e conhecê-los é uma forma de ter esse controle certa de ter um espaços analíticos para vigiar para constatar a presença certo das fábricas para ver a qualidade do trabalho comparar os funcionários classificá-los por quê Goku rapidez por Constância EA disciplina também exige muito filas né nas escolas os alunos das colocados em fila para para alinhar né E também não só a questão das filas nos corredores nos pátios nas salas de aula como e a classificação insere é esse alinhamento das classes escuridades é também uma forma
de controle dos indivíduos né que a sociedade foi construindo né trazendo E aí é é uma forma de hierarquizar também certo mais de vigiar certo de transformar esse esses Passos uma máquina de análise e de controle e dirige dos indivíduos e e agora vou almoçar o controle da atividade é agora vamos a questão do horário né questão do tempo é essa é a forma como a sociedade ela ela passou a utilizar o tempo ficou vai dizer que tem assim digamos assim foi apropriado o modelo da das disciplinas as comunidades monásticas né que existia uma forma
disciplinar de ocupar o tempo e eram era uma atividades regulamentadas né e determinadas e Rê partidas Nos períodos de tempo do dia certo era uma É sim uma postura bastante religiosa que o como dizer que as fábricas ela se apropriaram principalmente para disciplinar né O Camponês é que tinha outra outra forma de ver o tempo né que era totalmente diferente certo então a indústria ela pegou a sua população rural né E tentou enquadrá-la em tempos tempos disciplinados como uma espécie de fábricas com ventos isso também se deu os colégios nas oficinas nos hospitais essa essa
forma religiosa de ver o tempo né onde o tempo ele e ele determinado por ciclos de repetições obrigatórias e cada um em seu determinado momento e assim né eram eram é uma técnica de ritmos regulares que né tem essa essa herança é Religiosa e assim também vai acontecer na escola certo é o tempo na escola ele é cada vez mais esguios anti e com ritmos impostos com regularidade cada cada momento ele é disciplinado e colocado cada atividade ela é posta em um determinado tempo e para poder facilitar o processo de aprendizado né então tem ritmo
Socorro vai dizer a escola começa com ritmos sinais apitos comandos né para acelerar o processo de aprendizado e nas fábricas também deve garantir a qualidade do tempo empregado né final não se pode desperdiçar o tempo é porque tem tem a questão Econômica né o controle econômico do tempo nas fábricas para o lucro então cada segundo cada momento ele tem que ser útil é ele tem que ser utilizado de uma forma útil nada deve perturbar nada deve distrair na nenhum tempo deve ser inútil eu iria soar todo mundo fiscalização né fiscalização de fiscais de vigias de
controle porque o tempo pago ele não pode ser impuro né e o cocô vai falar isso ele vai dizer que isso tem um viés religioso Esse é o tempo ele tem que ser disciplinar e é um ritmo coletivo o ritmo que toda a sociedade tem é um ritmo obrigatório último encaixado imposto do exterior para o corpo dos indivíduos como um programa né como uma máquina é o esquema que que ele vai chamar aqui de Anatomy cronológico do comportamento é que atinge o corpo de forma cronológica para disciplinar o comportamento dos indivíduos bom então o tempo
penetra o corpo com ele todos os controles minucioso minuciosos do Poder nada deve ficar Ocioso nada daí ficar inútil Afinal é proibido perder tempo né porque o tempo é contado por Deus e pago pelos homens ficou vai dizer então não se pode expressar o tempo né já ouvimos falar que o tempo é dinheiro inspeção um tempo é desonroso certo é um erro moral e uma desonestidade Econômica desperdiçar o tempo com coisas inúteis né cada momento dos indivíduos são contados então tempo e não colocou um princípio de utilização teórica teórica sempre crescente do tempo para extraído
do tempo o máximo de forças úteis e economicamente viáveis a cada instante a cada segundo o tempo seu funcionamento se torna inesgotável cada segundo cada momento dos indivíduos no tempo é é racionalizado é utilizado é inesgotavelmente infinitamente utilizado com uma organização é racional de uma máxima minúcia né para o máximo de eficiência então o tempo ele é esgotado certo uma tipo de seta crescente Tá certo uma festa crescente do tempo onde esse tempo ele tem que ser utilizado nada pode ficar fora né nessa nessa nesse objetivo de sempre chegar a algo né de um progresso
bom então vamos ver aqui a parte da organização das Gênesis né Como como capitalizar o tempo dos indivíduos acumular os seus corpos em suas forças né e extrair dela extraía as forças para utilização Econômica para controle ele vai dizer né que acontece já nas disciplinas das escolas essa questão das atividades que as séries do tempo em cada série dos alunos né É já um aparelho para capitalizar o tempo Esse é um tempo é uma forma pedagógica de hierarquia é de arquiza os indivíduos em graus certo no tipo de fase de progresso essa colocação e série
né das atividades sucessivas é e é uma forma de ver essa questão do templo em cada momento certo momento do nível da série que a escola já traz isso né já bem essa questão que nós estamos tratando aqui dessa vez controle né do tempo dos indivíduos é um tempo linear é um tempo terminal que vai quê que tende a um progresso a chegar em algum local no local Terminal certo é um tempo como eu falei evolutivo é um tempo serial e acumulativo certo e como espécie de evolução como se o tempo fosse tá frente como
seu tempo seguisse uma linha reta né de uma forma evolutiva e progressiva não é bem bem característica da forma pensar ocidental é acha maneira de ver o tempo né então é só novas técnicas de poder novas maneiras de ingerir o tempo que antes não se tinham certo era só é uma nova maneira de tornar o tempo útil que não existirem outros tempos atrás né em outras sociedades essa forma essa forma segmentar essa forma de seriação é é uma ele vai chamar isso de uma mácula microfísica do Poder né que permite uma integração de uma dimensão
temporal unitária como se o tempo fosse único e disse uma linha reta certo e como G1 e é para o controle e práticas de dominação né então tempo ele existe na vida dos indivíduos como uma forma de controle e dominação dos indivíduos né sendo esse olhar de progresso de evolução né então é está ligada Essa maneira de nós vemos o tempo a uma funcionalidade um determinado poder certo é um efeito e objeto disciplina Essa maneira como nós chegamos o tempo outras sociedades não não tinha o tempo dessa forma né e e e é solução ele
vai dizer né e com impõe aos corpos tarefas repetitivas diferentes mas sempre graduados dirigindo um comportamento para um estado terminal é uma forma de bem disciplinar de desistir certo que que ele vai dizer que é sem dúvida de origem religiosa e é tem esse esse tema da perfeição tem esse tema do Paraíso tem esse tema da Salvação em direção no colégio o mestre né de uma forma autoritária ele conduz o aluno certo uma perfeição o tipo de aperfeiçoamento autoritário certo com exercícios vigorosos com tarefas mais complexas de cada vez mais aumentando a complexidade a complexidade
das tarefas né marcando tipo de aquisição de aquisição de dessa habilidade né progressiva do saber e do Bom Comportamento né do comportamento cada vez mais alinhado a disciplina eu esforço que se dá em toda a comunidade para a salvação é né Essa forma de ver não é bem religiosa é uma espécie ele vai chamar torna-se um concurso coletivo e permanente dos indivíduos que explicasse ficam uns em relação aos outros e é para Sem dúvida um processo de salvação né então assim os devidos eles eles concorrem né nesse processo de salvação certo e é uma forma
que se dá tanto individualmente né no corpo dos indivíduos que produz é é aptidões individuais certo mas que ao mesmo tempo cidade forma coletiva né a qual torna e isso importante e útil para a coletividade certo mas todos visando um progresso onde visando uma salvação todos visando um olhar no progresso lá na frente certo é é uma forma e ficou ver dizer que tem origem Mística as ética é uma maneira de ordenar um tempo aqui debaixo para conquista de algo algo que vai salvar os indivíduos né mas apesar de não ter mais aquele velho da
salvação é temos o que essas obras Econômica né vai pouco a pouco no ocidente servir para economizar tempo e torná-lo útil e o exercício é transformado em um elemento de uma tecnologia política do corpo a duração que que combina no mundo além como antes mas tende para uma Ele tá dizendo aqui que não não está mais avisando como antes nessa salvação certo mais uma sugestão para se alcançar algo que nunca termina de se completar que nunca chega é que nunca nunca chega porque algo que fica sempre visando alcançar ao que está ali na frente né
é o que progressivamente alcançaremos essa forma acidental de ver a vida de ver o tempo e agora eu vou almoçar a questão da composição das forças e encerramos esse essa parte né do livro é ele vai dizer que existe assim o sonho de uma sociedade perfeita é é facilmente atribuído aspiradores a filósofos a jurista no século 18 Sim certo mas também existe um sonho militar certo uma certa influência o regime napoleônico ele fala né uma foi Militar da sociedade com engrenagens perfeita se ajustando umas às outras com coleções permanentes né Assim como ocorre em uma
guerra com soldados certo não tá mais é tão ligada aos direitos fundamentais à sociedade perfeita atribuída Aos juristas aos vereadores filósofos certo é não está mais ligada à vontade geral da população certo mas assim uma doce Ltda é uma disciplinarização de toda a sociedade para fazer com que os indivíduos que correm cada vez mais doces serão automaticamente docilizados né sejam automaticamente Submisso é esse pão projeto né um projeto desses período né a e é e ele vai dizer que não devemos esquecer né que esse projeto ele não foi só preparado por juristas mas também por
soldados Conselheiro gestado e oficiais de baixos oficiais baixos né homens da lei né que quem influenciou Essa maneira é que a sociedade elas organismo né que você que seria a sociedade e perfeita é um o quanto que ele vai dizer os olhos procuravam um pacto né Impacto modelo primitivo para construção reconstrução da sociedade civil os militares e os técnicos procuravam se maneira desconheci tivos né maneira disciplinário de controlar né de vigiar o comportamento dos indivíduos certo é uma forma de quais são individual né e coletivo dos corpos Então essa essa esse Pina militar Ela vai
para o ver Izar e quando a sociedade certo não é mais uma forma de uma arte de repartir cox para distrair é o tempo para a economia certo e fazer disso um aparelho eficiente para o compor forças o que o que quer agora certo é colocar esse corpo o e articular um com os outros né no seu determinado período de tempo certo onde Cada corpo seu cu para um lugar né não determinar uma uma certa cronologia né com certa regularidade e os indivíduos eles tornam-se a ideia mesmo tornar os indivíduos máquinas né como uma engrenagem
social onde cada um tem o seu seu corpo está programado coletivamente nas relações com os outros cronologicamente a relação com os outros né o tempo de uns deve-se ajustar o tempo do outro e é para se obter o máximo de resultado assim como ocorre no quartel assim como ocorre na guerra para ter o máximo de eficiência né no caso aqui é um eficiência Econômica certo é tornar é tudo útil tudo economicamente pensado e ele vai dizer que isso vai acontecer muito nas escolas né exatamente a escola é o alvo principal certo ele vai dizer aqui
que no começo do século 17 existia um projeto de escola né que sim ocorreu é no engrenagem perfeita para tornar a escola uma máquina de ensinamento de disciplinar perfeito certo é onde todos todos os tempo dos alunos seria viciado ele vai falar aqui né havia um controle do trabalho dos alunos pelos alunos mais e os alunos mais velhos É tinha sua função né diz de ensino também de controle do trabalho de fiscalização dos alunos mais novos né Isso aí é criando tipo de hierarquiza São na escola né e também de controle para pôr na escola
uma máquina de ensino certo mesmo jeito como ocorre no exército e o projeto era uma escola sem muitas muito que explicar Sem muitas falas mas consegui nos Palmas apitos olhar do mestre e eu já vi falar que escolas antigas existe essa questão da palmatória né e e o aluno não precisava mesmo pensar nem discutir em falar mas aprendeu os códigos né os códigos automaticamente e assim é uma forma de difundir na sociedade é um controle de guerra e ele vai dizer é uma espécie de estratégias de guerra aí ele vai dizer é possível que a
guerra como estratégia seja a continuação da política É mas não devemos deve esquecer que a política foi concebida como a continuação se não exato e diretamente da Guerra pelo menos um modelo militar como meio fundamental para prevenir o distúrbio civil né Então essa forma assim de toda a sociedade se militarizar né é uma forma de manter também um espécie de controle social para evitar ficar nessa guerra surda nessa guerra muda né Daí o motivo das disciplinas militares a sociedade é esse dispositivo do exército que está em toda a sociedade através do controle do tempo do
corpos dos indivíduos no detalhes a minúcia certo é um tipo de foi pensado o tipo de disciplinamento da massa né de uma forma geral Ok ou gente eu finalizo aqui essa parte eu e quem assistiu logo estarei com outro muito obrigada