5 SINAIS DE QUE VOCÊ É MUITO EGOCÊNTRICO(A)

27.05k views1431 WordsCopy TextShare
Minutos Psíquicos
Sabe aquelas pessoas que agem como se tudo girasse em torno delas? Hoje descreveremos 5 sinais de qu...
Video Transcript:
Você já conheceu alguém bem egocêntrico? Me conta  aqui nos comentários o que exatamente essa pessoa fazia que te dava essa impressão. Geralmente  usamos esse termo para nos referir a alguém que é muito centrado em si mesmo, mas como  explicarei, essa característica pode se manifestar de várias formas na personalidade de alguém.
Oi! Eu sou o André e o meu objetivo hoje é te ajudar a analisar se você anda exagerando um  pouco no seu foco em si mesmo. Vou te explicar o que é o egocentrismo, quais são alguns  sinais marcantes dele e no final tem dicas do que fazer para caso você se identifique  mais com esses sinais do que gostaria.
O egocentrismo envolve perceber a si mesmo  como o ponto de referência mais importante para várias coisas. É como se a vida da pessoa  fosse mais relevante que a dos outros ou devesse ser priorizada, até mesmo pelos outros. Todo mundo tem algum nível de egocentrismo.
Alguns mais, outros, menos, mas hoje vamos  falar daqueles que dão uma dose exagerada de importância para si mesmos, o que afeta  como eles tratam os outros no cotidiano. Um sinal de que uma pessoa é muito egocêntrica é  ela quase sempre buscar ser o centro das atenções nas conversas. Se o assunto da conversa  não for ela ou um evento na sua vida, a tendência é ela fazer isso acontecer.
Quando você conversa com alguém assim, a sensação é a de que a conversa gira na maior  parte do tempo em torno dos problemas e dos acontecimentos na vida dela, de uma forma muito  desequilibrada em relação à vida dos outros. Todo mundo acaba monopolizando um pouco  mais uma conversa ou outra por conta do seu momento de vida, por exemplo, já uma pessoa  bem egocêntrica faz isso com bastante frequência. E muitas vezes a pessoa não faz isso porque tem  algo super interessante ou relevante para falar, o que mais importa para ela  é falar de si e ser ouvida.
Outro sinal de que alguém é bem egocêntrico é  ser bem egoísta. Como esses indivíduos se focam muito nas suas próprias vontades, as vontades  dos outros tendem a ficar em segundo plano. Isso leva muitos deles a tomarem decisões bem  focadas no que eles querem e que desconsideram os desejos e necessidades dos outros.
Nesse impulso de só pensar em si mesmo, uma pessoa pode fazer várias coisas ao longo da vida  que deixarão os outros frustrados. Por exemplo, talvez uma pessoa já tenha o hábito frequente  de marcar saídas com os amigos e desmarcar de última hora ou simplesmente não aparecer sem  que tenha motivosrazoáveis para fazer isso. Outro sinal do egocentrismo excessivo é a menor  empatia.
O foco da pessoa é tão grande em si mesma que ela tem uma maior dificuldade  em prestar atenção ou se sensibilizar com os sentimentos e necessidades dos outros. Pode ser mais difícil notar com clareza o que outras pessoas precisam ou estão  sentindo se você já está tão acostumado ou acostumada a pensar só no que você está  sentindo ou precisando ao longo do dia. Uma possível manifestação do egocentrismo é a  ruminação mental sobre si mesmo.
Nesse caso, a pessoa foca a própria atenção de forma excessiva  e repetitiva em pensamentos sobre si mesma. Isso pode ter repercussões como deixar  a pessoa mais ansiosa como um todo, mais perfeccionista ou autocrítica,  já que ela dedica muito do seu pensamento para analisar suas próprias  vontades, sentimentos e comportamentos. Embora pensar sobre si mesmo e analisar  suas necessidades possa ser saudável, quase tudo em excesso faz mal, né?
Esse mesmo  raciocínio se aplica para pensar excessivamente sobre si mesmo. Uma das possíveis razões para  isso é que todos nós somos imperfeitos e com vidas imperfeitas, então ficar pensando muito  em si mesmo pode reafirmar com mais frequência nossos defeitos e frustrações com a vida. O quinto e último sinal que abordaremos é a dificuldade em assumir a própria responsabilidade  nos eventos.
Esse é inclusive um dos motivos pelos quais é tão difícil que essas pessoas  mudem, já que várias delas não percebem o quão egocêntricas elas são. A culpa é quase sempre  dos outros, especialmente se algo deu errado. Em vez de pedir desculpa a um amigo  por ter vacilado feio e reconhecer a gravidade do erro que cometeu, uma pessoa muito  egocêntrica poderia culpar o próprio amigo por se importar demais com aquilo.
A tendência de  indivíduos assim é a de se ver e se colocar numa perspectiva muito mais favorável do  que os outros em situações conflituosas. Quando uma pessoa é muito egocêntrica, ela  pode achar inclusive que aqueles que não se submetem aos seus desejos e necessidades  é quem são egocêntricos, quando na verdade ela que está agindo de forma egocêntrica. Isso exemplifica uma de várias estratégias que esses indivíduos vão aprendendo  ao longo da vida para conseguirem ser priorizados em diferentes situações ao  mesmo tempo em que protegem a autoestima.
Não é de se surpreender então que pessoas muito  egocêntricas tenham uma chance maior de viver conflitos em seus relacionamentos do que quem  possui níveis mais moderados de egocentrismo. Afinal, pode ser complicado manter uma relação  saudável com alguém que frequentemente ignora os seus sentimentos na hora de tomar  decisões e age pensando principalmente nas próprias necessidades imediatas. O egocentrismo excessivo é bem comum em vários transtornos da personalidade, tais  como os transtornos da personalidade narcisista, histriônica, antissocial e borderline.
Quem  tem algum desses transtornos pode ser bem egocêntrico, agora quem é bem egocêntrico  não necessariamente tem algum transtorno. Um indivíduo super egocêntrico pode exibir um,  dois ou todos esses sinais que descrevi ao longo do vídeo, e isso vai depender muito de cada um.  Ou seja, o egocentrismo se manifesta de várias formas possíveis.
Em alguns indivíduos, buscar ser  o centro das atenções será o sinal mais gritante, enquanto em outros, será o egoísmo, por exemplo. Se você acha que é uma dessas pessoas que se focam muito em si mesmas e isso atrapalha a  sua vida de alguma forma, aqui vão algumas dicas. Que tal ouvir mais, perguntar mais  e falar menos nas próximas conversas?
Talvez isso pareça simples, mas para alguém  bem egocêntrico pode ser extremamente difícil ter um papel mais secundário em conversas. Outra dica é você se fazer a seguinte pergunta antes de tomar decisões mais relevantes:  eu tô levando em conta os sentimentos, necessidades e desejos de todas as partes que  serão afetadas por essa decisão ou só tô focando em mim? Identificar as pessoas que seriam  afetadas pela suas decisões pode ser difícil para alguém muito egocêntrico e é por isso que  exercitar essa capacidade poderia ser tão útil.
Uma última dica é exercitar a habilidade em  perceber e assumir a sua responsabilidade nos eventos. Selecione um acontecimento mais  recente na sua vida que te incomodou para fazer esse exercício. Em seguida, imagine e anote como  você poderia ter contribuído para que esse evento ocorresse.
Depois faça essa mesma análise com  outros eventos negativos e recentes na sua vida. A minha suspeita é que você fará umas descobertas  bem interessantes com esse exercício se levá-lo a sério. Vale ressaltar que não tem nada de  errado em se priorizar em certos momentos, isso é até necessário no dia a dia para não  sermos prejudicados ou explorados.
O problema é quando você se prioriza excessivamente,  quase o tempo todo e esquece que esse seu lindo umbiguinho não é o centro do  universo e nem a medida de todas as coisas. Chegou aquela hora especial de agradecer a  todo mundo que ajuda a manter esse canal vivo! Se quiser mais detalhes sobre como você  pode ajudar nisso também e ainda ganhar alguns benefícios em troca, é só clicar em "SEJA  MEMBRO" aqui embaixo.
E para fazer uma doação, é só mandar um pix pelo QR code que tá na tela. Hoje descrevemos 5 sinais de que alguém é muito egocêntrico, sendo eles os seguintes: buscar  sempre ser o centro das atenções em conversas, ser muito egoísta, exibir pouca empatia,  pensar muito sobre si mesmo e não assumir sua responsabilidade nos eventos. Mais para o  final, demos algumas dicas do que alguém pode fazer caso se identifique com esses sinais.
E aí, gostou do vídeo de hoje? Se sim, clica no joinha aqui embaixo, deixa a sua  opinião, inscreva-se nele e siga a gente nas redes sociais! Um ótimo complemento ao vídeo  de hoje é o que a gente fez sobre o altruísmo.
Olha só essas coisinha mar fofinha que resolveram  aparecer hoje aqui no estúdio de gravação. Vou dar um zoom. Ah nhaaaum!
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com