07. Natural, espiritual e carnal (1Co 2.13-3.4)

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Augustus Nicodemus
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queridos nós vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 2 e nós vamos do verso 13 até o capítulo 3 verso 4 primeiros Coríntios Capítulo 2 do verso 13 até o capítulo 3 verso 4 somos a leitura da palavra de Deus disso também falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana mas ensinadas pelo Espírito conferindo coisas espirituais com espirituais ora a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque eles são loucura e não pode entender elas porque elas se discernem espiritualmente Porém a pessoa espiritual julga
todas as coisas mas ela não é julgada por ninguém pois quem conheceu a mente do senhor para que eu possa instruir nós porém temos a mente de Cristo eu porém irmãos não pude falar a vocês como a pessoas espirituais e sim como a pessoas carnais como crianças em Cristo eles dei leite para beber não pude alimentá-los com comida sólida porque vocês ainda não podiam suportar nem ainda agora podem porque vocês ainda são carnais Porque se é ciúmes e brigas entre vocês Será que isso não mostra que são carnais e andam segundo os padrões humanos quando
alguém eu sou de Paulo e outro diz eu sou de Apolo não é evidente que vocês andam segundo padrões humanos até aqui a leitura da palavra de Deus queridos nós vamos mais uma vez orar dessa feita por iluminação para entendimento da escritura o Senhor nos diz aqui que somente pelo teu espírito Nós podemos conhecer as coisas do Senhor e também o senhor diz que nós temos a mente de Cristo e que ser espiritual é compreender as coisas da perspectiva do senhor nós pedimos então que teu espírito santo nos conduza nessa compreensão dá-nos uma atitude espiritual
aprovada por ti dá-nos ao Deus um coração aberto para aprender a tua palavra estar dispostos a fazer aquilo que ela nos ensina nós pedimos que nessa noite o Senhor falha ao coração que o senhor me dê graça para expor a tua palavra e também graça ao coração dos que ouvem de maneira que tu sejas glorificado e teu povo seja edificado confortado instruído tudo de acordo com a necessidade de cada um Oramos também por aqueles que nos acompanham pela internet que o Senhor abençoe a vida de cada um deles onde quer que estejam em nome de
Jesus amém Cris nós chegamos no ponto aqui da primeira parte da carta capítulos de 1 a 4 em que Paulo confronta o verdadeiro problema que estava por detrás das divisões da igreja de Corinto e é aquilo que ele vai chamar de carnalidade ele menciona esse termo carnal várias vezes na passagem que nós acabamos de ler e ele aponta isso como sendo a razão de todos os problemas que ele tá tratando aqui nessa primeira parte da carta mas para chegar aqui Paulo fez um longo caminho que eu vou tentar resumir apenas para que a gente siga
o fio da minha Ele disse que tinha tomado conhecimento das divisões que havia na igreja formação de partidos em torno de celebridades que faziam parte da história recente da igreja Pedro Paulo e Apolo que tinha um outro grupo de Cristo e sempre vai sempre tô dizendo ele vai chegar a hora que vai falar dele ele disse então que comparar pregadores e formar grupos em torno deles eram reflexo da sabedoria humana e não da sabedoria de Cristo que é a cruz do Calvário os sábios e os entendidos da época é que a elite da época que
valorizava retórica eloquência sabedoria de palavras demonstração de erudição comparavam escolas filosóficas tinham seu filósofo Predileto o senhor orador Predileto se eu sou Vista Predileto mas não era assim na igreja na igreja o que predomina é a sabedoria de Deus Cristo crucificado não tem Glória para homem não tem espaço para glorificarmos homens e darmos aos homens a um destaque que pertence somente a Jesus Cristo Paulo faz isso no capítulo 1 do verso 18 a 25 depois ele faz uma razoado com os Coríntios a partir de uma análise da a natureza da membresia deles Paulo diz assim
olhem para vocês quantos de vocês são de Nobre Nascimento são sábio segundo mundo são ricos e poderosos e que tem alguma influência e Paulo queria que os Coríntios percebessem o óbvio que a igreja cristã no primeiro século era feita exatamente daquela categoria de pessoas que as elites desprezavam eram destituídos Humildes não tinham força política não tinham força Econômica poucos eram letrados poucos eram de fato formados ou tinha uma educação superior naquela época e Deus nos havia escolhido exatamente por isso para mostrar que ele não se impressiona com as conquistas humanas e com o progresso humano
porque Deus conhece os corações Deus sabe que o coração do homem é mau continuamente ele pode ser erudito ele pode ser capaz pode ser de Nobre Nascimento pode ter uma série de predicados Mas o mais importante Eles não têm por si mesmo que é o conhecimento de Deus e o reconhecimento da cruz do Calvário então não fazia sentido aquelas divisões dentro da igreja depois ainda nessa linha de argumentação Paulo lembra para eles o tipo de pregação que Deus usou para iluminar o coração deles e tirá-los das trevas e trazê-los para a luz ele diz aí
no Capítulo 2 de 1 a 5 que quando esteve lá em Corinto ele decidiu que iria pregar Cristo Cristo crucificado e que ele não usaria os recursos que ele poderia usar em termos de eloquência retórica e demonstração de conhecimento sendo ele um dos homens mais curtos daquela época formado em estruturas escritos que impactaram o mundo até o dia de hoje os escritos de Paulo impactaram a sociedade a sociedade ocidental Na verdade o mundo todo muito mais do que os escritos dos filósofos daquela época grandes filósofos influência deles é nada comparada com a influência dos inscritos
do apóstolo Paulo na formação da sociedade das sociedades através dos séculos Então mas Paulo Abriu Mão de todo o seu conhecimento e ele pregou Cristo com simplicidade em temor e tremor para usar as próprias palavras dele porque ele não queria que os Coríntios tivessem uma fé baseada na pessoa de Paulo no Carisma de Paulo mas que o foco fosse a pessoa de Cristo Jesus depois Paulo argumenta mostrando que a verdadeira sabedoria que Deus embora ele esteja falando o tempo todo né que ele é contra a sabedoria de palavras mas ele tinha uma sabedoria para pregar
e essa sabedoria ele falava para os maduros para os espirituais que era o conhecimento da Cruz e suas implicações e esta sabedoria ela só pode ser reconhecida através do Espírito Santo Esse é o ponto dele no Capítulo 2 de 6 a 12 que foi o que a gente viu na segunda-feira passada Deus nos deu o seu espírito santo porque é o espírito santo que conhece os mistérios de Deus as profundezas de Deus para usar a expressão de Paulo aqui e Deus nos deu esse espírito exatamente para que a gente conheça aquilo que Deus nos dá
gratuitamente que é o evangelho que é o evangelho de Cristo agora nós vamos ver mais um ponto que é onde Paulo fala o que é o verdadeiro espiritual verdadeiro espiritual é aquele que entende a cruz e suas implicações esse ponto é muito importante porque a igreja de Corinto achava que era uma igreja espiritual já já a gente vai chegar lá eles achavam que era espirituais Paulo Então vai dar uma definição do que é de fato ser espiritual e ele faz isso expondo a postura das pessoas diante da Mensagem da Cruz que ele categoriza em três
ele vai falar do homem natural que não tem como ele não compreende as coisas do Espírito de Deus depois ele vai falar do espiritual que aquele que tem o espírito e que entende as coisas de Deus e vai chamar os Coríntios de nenhum nem outro vai chamar de carnais sejam eles eram crentes mas pensavam como pessoas do mundo por isso eles não entendiam a cruz e as suas implicações e por isso eles exaltavam homens porque é assim que o mundo funciona assim que as pessoas no mundo fazem então eles eram crentes Paulo não tá dizendo
que eles não é no início não são no início da carta Paulo inclusive se dirige a ele dizendo a igreja de Deus que está em Corinto aos que foram chamados queridos de Deus pai eles eram crentes mas pensavam como as pessoas do mundo pensam ao formar aqueles partidos em vai celebridades que eles conheciam que era o que eles faziam quando não eram cristãos Tá bem então é isso que nós temos diante de nós nessa noite e Deus nos dê graça e garganta para poder chegar até o final e terminar essa essa missão Essa Noite Mais
uma vez Então vamos lá primeiro Paulo fala a respeito da pregação Apostólica pregação dele e dos Apóstolos de Cristo aí no verso 13 disto também falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana mas ensinadas pelo Espírito conferindo coisas espirituais com espirituais o disto aí no início do verso aí eu tô usando a versão Almeida a Nova Almeida o dígito aí faz a conexão entre o verso 13 e o verso 12 no verso 12 Ele disse que nós recebemos o Espírito que vem de Deus para conhecer o que por Deus nos foi dar o gratuitamente ele
tá falando da Cruz tá falando do Perdão de Pecados e da vida eterna E aí ele continua disto dessas coisas da Cruz do perdão da vida eterna é conciliação com Deus destas coisas também falamos E lembramos aqui a discussão a respeito de quem é o nosso né lembra eu falei disso na segunda-feira passada o nós aqui é primeiramente os pregadores Apóstolos a quem esse mistério foi encarregado foi dado revelado que é o mistério da Cruz e essa revelação eles passaram para sua geração e registraram na Bíblia e nós hoje já recebemos o mistério revelado tá
aqui na escritura sagrada nós utilizamos da iluminação do Espírito Santo para sua coleta compreensão e aplicar a nossa vida mas o caminho pelo qual Deus trouxe essa verdade a verdade da Cruz e do Evangelho era através da fala de Apóstolos como o apóstolo Paulo e ele diz né que disto dessas coisas nós falamos que ele fazia isso não em palavras ensinadas pela sabedoria humana sabedoria humana não tinha palavras para explicar o mistério de Deus que é Cristo caminho da salvação o conhecimento toda a erudição humana toda a filosofia daquela época não tinha vocabulário não tinha
não tinha como acessar o conhecimento de Deus não tinha então por isso que Paulo na sua pregação ele falava destas coisas não se valendo da ret foi dos recursos que os sábios entendidos da época usavam para difundir as suas ideias destas coisas falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana ao não aqui é bem enfático né E isso lembro que nós dissemos na segunda-feira passada que nem todo tipo de pregação nem todo tipo de comunicação se presta a transmissão do Evangelho nem todo se todo se prestasse não tinha essa esse limite aqui não em palavras
ensinadas pela sabedoria humana ou seja não vale qualquer método não vale de qualquer jeito então tem um método que se adequa ao evangelho que é esse aqui que ele vai dizer mas usando palavras ensinadas pelo Espírito palavras ensinadas pelo Espírito Santo a origem do Evangelho espiritual e a transmissão dele também é o espírito santo não somente nos revela quem é Cristo e nos chama mas ele nos dá as palavras ele nos dá a argumentação ele nos dá a lógica para nós falarmos de Cristo para o mundo são palavras ensinadas pelo Espírito Santo o Evangelho é
espiritual na sua origem e também na sua transmissão como ele diz em seguida e aqui nós estamos diante de uma passagem que tem desafiados intérpretes né tem três ou quatro possíveis explicações para essa expressão aqui no final do verso 13 conferindo coisas espirituais com espirituais essa é uma tradução possível agora existem outras outras traduções possíveis e são três ou quatro eu peguei as duas mais importantes além dessas aqui além essa tradução aqui conferindo coisas espirituais com espirituais essa expressão pode ser traduzida como explicando coisas espirituais em termos espirituais perfeitamente possível fazer tradução desse jeito ou
a interpretação que eu considero a melhor interpretando coisas espirituais para pessoas espirituais que é Inclusive a opção da NVI da nova tradução na linguagem de hoje nova versão transformadora e várias traduções em inglês eles preferiram entender que Paulo Aqui está dizendo o seguinte o raciocínio de Paulo é o seguinte nós falamos destas coisas não em palavras ensinadas pela sabedoria humana mas ensinadas pelo Espírito Santo explicando estas coisas para aqueles que são espirituais Por que que a gente deve preferir essa opção porque é o que ele já disse no início do bloco Capítulo 2 verso 6
transmitimos sabedoria entre os que são maduros e nós vimos aqui que os maduros são os espirituais então é disso que ele tá falando né Nós transmitimos sabedoria para os maduros mas aqui adiante no capítulo 3 ele vai dizer não pude transmitir isso para vocês Coríntios porque vocês são carnais então a tradução que melhor se adequa ao contexto é essa quando ele diz conferindo coisas espirituais com espirituais Ele tá dizendo explicando as coisas de Deus para pessoas que são espirituais que podem entender aquilo que está sendo falado o que é uma tradução perfeitamente possível gramaticalmente e
que faz todo sentido aqui dentro do texto Além do mais essa questão do que do que espiritual termo espiritual aparece 15 vezes aqui nessa carta 15 vezes aqui nessa carta nem sempre falando de pessoas mas aparece 15 vezes essa questão de espiritualidade era muito importante para os Coríntios era muito importante serem espiritual por isso que é mais isso reforça ainda mais a nossa opção por essa interpretação Tá certo então se a nossa interpretação é correta esses espirituais aqui a quem Paulo Explica as coisas de Deus eles são aqueles maduros do capítulo 2 verso 6 que
entendem a sabedoria de Deus que percebem as implicações da Cruz e que portanto jamais exaltariam o homem porque eles entenderam o que é que a cruz representa a cruz é o juízo de Deus sobre a humanidade O que é que Deus pensa de mim tá lá um carpinteiro pendurado numa cruz isso é o juízo de Deus sobre a humanidade e portanto como exaltar homens como colocá-los em posição de você chegar a dizer eu sou de Paulo eu sou de eu pertenço a Fulano Então já era os Coríntios ainda não tinham entendido o que é que
a cruz representa não tinha entendido por isso essa nossa explicação muito bem então a pregação Apostólica ela era essa e diante dela Havia três posturas que Paulo explora aqui é do verso 14 até o capítulo 3 verso 4 primeira postura da pessoa natural como é que a pessoa que não tem o espírito santo reage diante dessa exposição espiritual das coisas espirituais pregada pelo Apóstolo Paulo ele diz no verso 14 hora a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque eles são loucura e ela não pode entender porque elas se discernem espiritualmente ela
se disseram espiritualmente são duas a posturalidades a postura da pessoa que não tem o espírito é de não aceitar as coisas de Deus quando ele fala a pessoa natural ele ele se refere a pessoa no estado em que nasce nós Não nascemos convertidos não pelo menos com exceção de João Batista a gente não conhece nenhum caso não é João Batista já era crente no ventre da mãe tanto é que era cheio do Espírito Santo já no ventre da mãe mas normalmente as pessoas não nascem convertidas elas elas por natureza nós nascemos Inimigos de Deus é
isso que Paulo tá dizendo aqui por natureza nós nascemos num estado em que nós não podemos compreender as coisas de Deus porque porque nós somos filhos de Adão e Eva somos herdeiros da natureza corrompida incrédula e hostil a Deus que nos foi dada por geração ordinária a partir dos nossos primeiros pais quando eles desobedeceram a Deus e precipitaram toda a sua descendência nesse caos nessa cegueira espiritual nós nascemos cegos para Deus nós nascemos sem o conhecimento de Deus esse conhecimento de Deus ele tem que ser imputado por Deus ele tem que ser inserido por Deus
no nosso coração isso aí é o que a gente chama de conversão Novo Nascimento vem depois mas o ponto aqui é que a pessoa no seu estado natural diz Paulo aqui ela não aceita as coisas no espírito de Deus as coisas do Espírito de Deus a cruz A Ressurreição de Cristo a vida eterna perdão de Pecados a esperança da Glória tudo aquilo que tem a ver com Deus e que o Espírito Santo se encarrega de transmitir de revelar através da pregação a pessoa que não tem o espírito santo ela não aceita a palavra aceitar ela
significa literalmente não dá as boas vindas não não recebe aquilo e diz eu concordo com isso também é verdade eu creio nisso eu quero isso para mim por natureza nós somos Inimigos de Deus nós não queremos as coisas de Deus o homem natural ele não aceita as coisas que provém da parte de Deus e há duas razões que Paulo coloca aqui para isso no verso 14 A primeira é porque lição loucura para o homem do mundo que não tem o espírito santo que não é convertido o Evangelho é loucura quando ele tenta entender ele ele
vai chegar à conclusão de que isso aí não pode ser verdade primeiro a existência de Deus segundo Um Deus tão cruel que mata o filho para salvar um monte de gente pecadora terceiro Porque que a salvação a minha salvação tem que ser feita por outra pessoa eu sou uma pessoa justa eu sou uma pessoa reta não sou tão ruim Tem gente pior do que eu então eu compro os meus deveres eu sou bom marido sou boa esposa eu compro as minhas obrigações pago os meus impostos por que que eu preciso de um Salvador Ou seja
a pessoa Parece loucura mensagem do evangelho para ela parece uma coisa absurda Que Deus tenha se revelado através de Jesus de Nazaré como sendo aquele por quem vem a salvação isso não cabe na cabeça do descrente não cabe ele pode dizer que ele vai dizer que crê em Deus muita gente vai dizer que crê em Jesus Cristo nosso país é um país que foi catolicizado foi catalisado só se você for aprofundar dis e você chegar a esse ponto de inquirir-se a pessoa de fato entende compreende a necessidade e de todo o coração abraça recebe essa
doutrina de Cristo pendurar na cruz como sendo a sabedoria de Deus você vai chegar no ponto em que você vai perceber que a pessoa vai dizer não isso aí não faz não faz sentido né não é isso que nós que nós queremos bom então é a primeira razão é que porque Parece loucura segunda razão que Paulo daqui pela qual o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus é porque ele não pode entender existe primeiro um problema com a vontade né ele não aceita ele não quer a vontade é contrária e tem um
problema com não com inteligência porque o descrente ele entende o evangelho ele sabe o que é que o a mensagem do Evangelho é mas é um problema epistemológico um problema de compreensão que aceita ele não ele não consegue perceber não clica para ele não junta os pontinhos não não fecha o evangelho ele não consegue compreender a natureza da Cruz e o caminho da salvação porque estas coisas veja aí no final do verso 14 se disser nem espiritualmente Ou seja você só pode entender estas coisas mediante a ação do Espírito Santo Então tá aqui a primeira
categoria de pessoas que é a maior parte do mundo diante da pregação da Cruz da pregação do evangelho essa pessoa não aceita ela não aceita porque Parece loucura e Parece loucura porque ela não pode entender e não entende porque para entender precisa do Espírito Santo porque são coisas que se discernem espiritualmente isso aqui tem um impacto muito grande para nós não quis respeito a missão da igreja evangelização e apologética e também ativismo Cristão nas redes sociais às vezes eu vejo os Cristão batendo boca nas redes sociais com descrentes não é sem perceber que não tá
falando de igual são dois níveis diferentes são duas visões de mundo completamente diferente e que elas não podem se sobrepor não conseguem se sobrepor então às vezes o crente está perdendo tempo nas redes sociais batendo boca com ativista é de ideologias bem contrárias a palavra de Deus né falando e discutindo não vai levar absolutamente a nada isso não quer dizer que nós não podemos argumentar com os descrentes a respeito das coisas de Deus Nós podemos nós podemos falar das evidências da existência de Deus das provas da veracidade da Bíblia de toda a confirmação histórica que
a gente tem para os Evangelhos que de fato exigiu existiu Jesus de Nazaré nós podemos apelar para consciência dele você sabe que você faz coisas erradas podemos apelar para as emoções dele você sabe que você é uma pessoa que não tem paz você vive em busca de alguma coisa a gente pode usar todo esse tipo de argumentação se Deus porém não se o espírito santo Deus não mandar o espírito santo abriu o entendimento e ensinar a essa pessoa o evangelho ela não vai compreender ela não vai entender nunca nunca ela vai entender o descrente ele
pode até ter um conhecimento claro do Evangelho uma experiência que quer uma constata essa constatação ficou Clara para mim durante os meus estudos durante o durante o meu mestrado na África do Sul na área de Novo Testamento eu tinha que ler comentários bíblicos e críticas bíblica feita por todo tipo de comentarista gente que era crente e gente que não era Liberal E por incrível que pareça os liberais às vezes tinham uma compreensão do texto que parecia muito mais clara do que o próprio comentarista que era Cristão comprometido não é porque porque ele conhecia mais o
grego conhecia mais o hebraico conhecia mais história arqueologia trazia perspectivas e um exemplo que me chamou atenção foi o famoso Rudolf bultman O último é considerado um dos ícones da crítica bíblica Especialmente na área de Novo Testamento ele é muito conhecido através da crítica da forma ou seja ele acha que tudo que nós temos um novo testamento surgiu num determinado ambiente vivencial onde a igreja escreveu essas a respeito de Jesus para como Apologia como evangelização para se defender dos ataques dos judeus dos ataques dos pagãos para promover suas ideias é inventou histórias Como Jesus andando
sobre as águas Jesus multiplicando pães e tudo mais e ele tinha esse programa de tirar esses mitos da Bíblia para que o homem moderno pudesse entender e eu trouxe para ele que atualizar a Bíblia ao homem moderno né Para que o homem moderno pudesse então ler a Bíblia e aceitar tirando os entraves já que o homem moderno científico não acredita em milagre não acredita em Sobrenatural e tudo mais ele tem um comentário no Evangelho de João butman comentário no evangelho de João e eu tive que ler aquele comentário e chegou lendo no final do Evangelho
de João da Ressurreição quando Jesus aparece aos seus discípulos Goodman dá uma exposição do texto é pouco superada por outros autores ele faz uma exposição faz uma exposição mas o tempo todo ele está dizendo isso é o que o autor do Evangelho acreditar isso é o que o autor do Evangelho acredita ele pessoalmente não acreditava que Jesus ressuscitou dos Mortos literalmente Jesus ressuscita no Querigma na pregação na memória dos discípulos mas nunca literalmente dentre os mortos Mas quem escreveu O Evangelho de João acreditar é o que ele diz no seu comentário e por isso por
isso por isso por isso por isso homem brilhante mas que não cria não recebia a veracidade do texto bíblico para si para mim um exemplo disso aqui que o homem natural ele não aceita as coisas do Espírito de Deus porque ele parecem loucura e não pode entender elas porque elas se discernem espiritualmente se disser espiritualmente erudição é bom conhecimento profundo é bom mas se não for aliado a ação do Espírito Santo ele não vale muita coisa não vai lhe salvar não vale levar mais para perto de Deus não vai lhe levar mais para perto de
Deus então primeira categoria primeira postura que Paulo coloca aqui diante da pregação do evangelho é essa do que ele chama da pessoa natural ou seja como nós nascemos aqui nesse mundo a segunda tá no verso 15 que ele coloca em contraste porém veja aí o verso 15 a pessoa espiritual julga todas as coisas mas ela não é julgada por ninguém pois quem conheceu a mente do senhor para que o possa instruir nós porém temos a mente de Cristo Paulo já tinha se referido aos espirituais né no verso 13 quando ele disse ensinamos coisas espirituais aos
espirituais e aquele volta a usar o termo dessa feita em contraste com um homem natural o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas o que ele quer dizer com isso é ela consegue entender avaliar e receber todas as coisas que o Espírito Santo ensina encontrar com um homem natural que não entende o homem espiritual ele julga julga no sentido positivo ele avalia ele Analisa ele entende e ele aceita as coisas do Espírito de Deus embora veja o final do verso 15 essa pessoa espiritual que
é o crente não é que é o crente mesmo ela não é julgada por ninguém ou seja as pessoas do mundo o homem natural olha para o homem espiritual que é aquele que tem o espírito que é crente que entende as coisas de Deus e vive assim e não entende né não não não não consegue entender discernir Porque é que ela é assim e porque aquela Age dessa maneira tá explicado porque é que o seu amigo descrente estranha muito o que você crê a sua maneira de viver a sua postura né tá aí porque o
Mundo Estranho os cristãos porque enquanto que nós podemos avaliar discernir as coisas do Espírito de Deus o homem natural ele não faz isso ele não consegue Portanto ele também não consegue entender a postura a crença as práticas do verdadeiro Cristão aí chama de fundamentalista vai chamar de retrógrado vai chamar de sei lá né quantos adjetivos aí tem sido usados para se referir ao evangelho simples e Puro onde as pessoas querem apenas viver o evangelho de Cristo Jesus a razão pela qual nós podemos encontrar-te com o homem natural conhecer as coisas de Deus é que nós
temos o Espírito Santo e Paulo diz assim ele coloca isso no verso 16 da seguinte maneira ele faz aqui uma citação do profeta Isaías eu vou ler a citação essa situação tá Isaías 40 40 verso 13 Isaías pergunta Quem guiou o espírito do senhor ou como seu Conselheiro o ensinou quem guiou o espírito do Senhor que ser humano deu conselhos ao Espírito Santo ou quem foi o Conselheiro do Espírito Santo para ensinar o espírito santo Paulo resume essa citação da seguinte maneira verso 16 pois quem conheceu a mente do senhor Note que lá em Isaías
a pergunta é quem conhece o espírito do Senhor e o guia e o ensina mas aqui ele troca isso dizendo quem conheceu a mente do senhor uma vez que o Espírito Santo é quem conhece as profundezas de Deus ele já tinha dito isso nos versos anteriores quem conheceu a mente de Deus para que o possa instruir quem é a pessoa que conhece Deus a ponto de dar conselhos a Deus a resposta é ninguém mas veja o final do verso 16 nós porém temos a mente de Cristo em contraste com o homem natural que é refletido
aqui nessa citação de Isaías que não conhece as coisas de Deus nós temos a mente de Cristo o que ele tá dizendo o cristão ele pensa como Cristo Ele tem a maneira de ver o mundo que Cristo tinha Portanto ele entende as coisas de Deus ele percebe as coisas do Espírito Santo percebe as coisas do Espírito Santo gente que privilégio Já pensou nisso que nós temos a mente de Cristo que é que isso significa que Nós pensamos como Cristo pensava que nós olhamos para o mundo como Cristo olhava nós temos a visão de mundo que
Jesus Cristo tinha e como é que essa perspectiva nos é passada mediante o espírito santo nascemos homem natural somos convertidos somos transformados pelo Espírito Santo que nos é dado por Deus para que a gente possa conhecer estas coisas Ou seja a gente a diferença entre o Crente e o descrente é que quando a gente quando a gente converte a gente passa a pensar como Cristo pensa Ou pensou enquanto ele estava aqui nesse mundo nós temos a mente de Cristo que declaração ousada do apóstolo Paulo e quantas implicações sérias disso aqui se nós temos a mente
de Cristo e se isso é alguma coisa que o Espírito Santo faz significa que toda vez que eu raciocinar toda vez que eu tomar decisões que não estejam de acordo com a mente de Cristo Isso significa que eu não sou espiritual ser espiritual é isso aqui é você ver as coisas da as coisas do espírito da perspectiva de Jesus Cristo é você tem uma compreensão profunda do que é a cruz e das suas implicações e agora Paulo junta tudo isso e faz o que ele queria fazer desde o começo ele confronta os Coríntios no problema
fundamental das divisões que era exatamente a falta da mentalidade de Cristo de uma mentalidade espiritual no meio da igreja que tava causando todos esses problemas e aqui nós chegamos no capítulo 3 versos de um a quatro Paulo diz aqui são quatro coisas rapidinho primeiro vocês não são espirituais como vocês se consideram Capítulo 3 verso 1 eu porém irmãos não pude falar a vocês como pessoas espirituais e sim como pessoas carnais com uma crianças em Cristo Já pensou na virada de mesa aqui Qual foi a reação dos Coríntios quando eles leram isso aqui porque você puxa
vida Paulo vem construindo né Ele veio preparando a forca vem preparando preparando aqui no capítulo 3 verso 1 ele ele puxa e enforca os Coríntios aqui eu porém irmãos o contraste é conversa anterior o que é que diz o verso anterior nós temos a mente de Cristo porém vocês não têm por isso que não pude falar com vocês como eu costumo falar com as pessoas que têm o Espírito Santo eu não posso falar não pude falar a vocês como pessoas espirituais pessoas que têm o Espírito Santo e que tenha mente de Cristo Paulo se refere
provavelmente é o tempo que ele passou lá em Corinto a primeira vez lá na sua viagem missionária quando ele Funda a igreja ele passou algum tempo em Corinto pelo menos talvez dois ou três anos lá em Corinto Desde aquela época Paulo já tinha sentido que não conseguiria Ou seja que o progresso dos Coríntios estava sendo lento e lento por isso ele diz eu Desde quando tive aí eu já naquela época eu já não consegui falar com vocês como pessoas espirituais mas sim como a pessoas carnais isso aqui é o segundo ponto que Paulo diz aqui
vocês são carnais crianças em Cristo é muito importante aqui fazer uma distinção por causa de uma ideia que vem sendo proliferada no meio evangélico há muito tempo e que foi popularizada pelo Scofield naquela famosa Bíblia de Scofield é um dos maiores representantes do dispensacionalismo e ele foi que difundiu a ideia de que existem três tipos de crente três tipos de pessoas o natural Tudo certo tem problema o espiritual que aí é o crente Maduro e o carnal que é uma pessoa que é salva mas que ainda vive uma vida impecável tá vivendo ele é salvo
Mas ele vive na imoralidade ele vive em compromissos errados ele pratica desonestidade E aí essa divisão em três que Paulo faz aqui são três categorias não tem dúvida ele tá falando aqui de natural espiritual e carnal só que o canal que Paulo tá falando aqui não é em termos Morais ele chama os Coríntios de carnais encontra a posição a espiritual que aqui no texto é uma pessoa que tem a mente de Cristo e que entende as coisas de Deus então carnal aqui como ele explica é ser criança em Cristo que não tem compreensão uma criança
Ela tem uma compreensão de uma criança tem uma compreensão infantil do Evangelho ela é imatura não tem nada a ver com moralidade porque a Bíblia diz que se você viver na prática do pecado não tem crente carnal nesse sentido se você viver na prática do pecado você tá condenado que é nascido de Deus não vive na prática do Pecado Sem Santificação Ninguém Verá o Senhor então a Bíblia não deixa margem para isso da pessoa ser crente e viver no pecado Paulo carnal aqui é uma pessoa que é crente mas que ainda raciocina tá pensando como
as pessoas do mundo sob certas coisas e no caso aqui em particular em formar grupos em torno de celebridades que Paulo disse que isso aí é carnalidade então só existe crente carnal nesse sentido gente novo convertido que ainda tá aprendendo as coisas de Deus e que às vezes raciocina como pessoa do mundo é muito comum isso pessoas se convertem entra na igreja ela crê em Cristo é crente verdadeira mas quando chega em questões de dinheiro ela ainda continua pensando do mesmo jeito ela lida com seu dinheiro da mesma forma em relação a maneira como trata
as pessoas ou como desenvolve o seu negócio ela continua pensando do mesmo jeito Isso é um processo que se chama de santificação maturidade e que leva tempo até a pessoa reagir a cabeça a igreja de coerente estava a caminho estava no processo a essa altura eles estavam para trás estavam atrasados e Paulo diz olha eu queria falar a vocês como espirituais como vocês acham que vocês são e vocês deveriam ser mas na verdade vocês são crianças em Cristo vocês são carnais E aí ele traz as evidências né Aliás ele diz aí no verso 2 eu
dei leite para vocês beberem quando eu tive aí não pude alimentá-los com comidas sólida porque vocês ainda não podiam suportar nem ainda agora podem porque vocês ainda são carnais seja um problema crônico daquela igreja uma igreja que realmente não amadureceu não percebeu as implicações da cruz de Cristo não é de estranhar agora nós chegamos na raiz do problema lembra que desde o início dessa série eu disse que essa igreja mais complicada do novo testamento é uma igreja onde tinha problema de visão a culto a personalidade igreja com problemas de disciplina problema de imoralidade problema no
culto problema com os dons espirituais problema teológico tinha gente que negava ressurreição qual a raiz disso tudo chegamos nela é exatamente isso aqui a falta de crescimento espiritual falta de maturidade ou em outras palavras Era por isso que aquela Igreja era tão complicada e é claro essa é a razão porque igreja são complicadas boa parte dos problemas que nós temos nas igrejas é exatamente por conta disso aqui por conta disso aqui as evidências que Paulo diz então não é Paulo diz olha vocês são carnais porém por dizer assim por aí como aí Paulo nós somos
espirituais nós temos todas as manifestações do Espírito Santo aqui nós temos línguas durante o culto pessoas falando em línguas Isso é do espírito santo nós temos pessoas profetizando durante o espírito santo durante o culto Isso é do espírito santo nós temos pessoas que fazem sinais e prodígios tem visões e revelações Isso é do espírito santo Por que que você tá dizendo que a gente é carnal o problema todo é que a igreja de Corinto tinha construído uma ideia do que era ser espiritual que estava associada a manifestação dos dons mas Paulo não pode considerá-los como
espirituais porque manifestações extraordinárias não garantem a espiritualidade eu já mencionei da última vez Judas fez todos os sinais e prodígios que todos os apóstolos fizeram e Jesus disse que no dia do juízo muitas pessoas vão chegar dizendo assim Senhor em teu nome expulsando os demônios exames Milagres e curamos as pessoas e Jesus vai dizer nunca vos conheci apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade então é uma concepção errada infelizmente muito popular hoje associar espiritualidade com manifestações os dons espirituais eles não são evidência nem de salvação às vezes como é o caso de Judas mas
são ferramentas que Deus deu para edificação da igreja não são indicadores de espiritualidade se fosse Paulo não teria dito que disse para a igreja de vocês são carnais apesar de ter todas essas manifestações aí e ele das duas evidências porque se há ciúmes e briga entre vocês será que isso não mostra que vocês são carnais e andam segundo os padrões humanos ele está se referindo aquele espírito faccioso que havia na igreja de Corinto que os Coríntios brigavam tudo e por qualquer coisa então Paulo diz isso aí é uma prova e a briga particular que ele
tá se referindo agora vem logo em seguida no verso 4 quando alguém diz eu sou de Paulo e outro diz eu sou de Apolo não é vidente que vocês andam segundo padrões humanos ou seja padrões carnais voltamos a questão dos grupos né voltamos Como eu disse Capítulo 1 2 3 e 4 é sobre as divisões é sobre a formação de grupo Paulo aqui volta a tratar do assunto vocês são carnais porque quando vocês dizem eu sou de Apolo eu sou de Pedro eu sou de Paulo vocês estão procedendo segundo os padrões humanos porque são as
pessoas que não conhecem a Deus que se dedicam que se consagram que se entregam sem reservas a líderes e celebridades e consideram aquelas pessoas como fosse seu Deus a ponte dizer assim eu sou de fulano então vocês são no fundo carnais queridos aqui eu quero concluir aqui eu quero concluir dizendo o seguinte em seguida depois desse verso aqui a partir do verso 5 Paulo vai entrar em mais um argumento o que ele vai dizer ele vai mostrar o que é que os pregadores Na verdade são diante de Deus e como eles deveriam ser tratados em
vez de ser cultuados como celebridade ele vai falar isso a partir do do verso 5 nós vamos tratar disso semana que vem Deus permitir mas eu fecho aqui com algumas aplicações para nós essa passagem ela ela é devastadora em vários sentidos primeiro com relação à natureza da pregação bíblica a pregação trata das coisas de Deus que nos foram reveladas pelo Espírito Santo e que estão contidas na escritura não tô falando aqui de Revelação especial particular tudo aqui é a revelação pública o que Deus queria nos revelar revelou e o mistério já foi desvendado e está
registrado aqui na Bíblia então falando aqui de uma sociedade secreta gnóstica que tem mistérios que são Dados aos iluminados não todo e Deus já foi revelado tá aqui na Bíblia Precisamos do Espírito Santo para compreender é isso ponto aqui a pregação bíblica tarefa dela é falar das coisas de Deus é ensinar essas coisas como Paulo diz conferindo coisas espiritual com coisas espiritual é isso que é o nosso chamado e esse é o nosso método e é algo que não pode ser feito pelos padrões humanos nós dependemos do Espírito Santo Precisamos do Espírito Santo para compreender
o evangelho e para transmiti-lo a natureza Espiritual do evangelho e da sua transmissão é alguma coisa que precisa ser urgentemente resgatada porque nós estamos misturando metodologia humana a gente tá trazendo recursos de todo tipo com o objetivo de alguma forma de interessar os nossos ouvintes chamar a atenção deles mover as emoções dele e esquecemos a pureza da pregação simplicidade o poder da palavra sabe o que é que fazem isso porque não creem no poder da palavra o evangelho não precisa de desses recursos adicionais para fazer efeito no coração prega a palavra com simplicidade ensino evangélico
e você vai ver como o espírito santo usa isso no coração das pessoas não precisa muita coisa não precisa muita coisa não segundo essa passagem também ensina que sem a revelação do Espírito Santo as pessoas nunca poderão compreender o sentido da Cruz e as suas implicações porque algo completamente avesso e hostil a mente natural por isso mais uma vez os pregadores os membros da igreja todos os crentes nós precisamos depender do Espírito Santo para entender as coisas de Deus e para transmitir e essa implicação aqui que é muito importante da passagem com respeito a definição
do que é ser espiritual todo mundo quer ser espiritual todo mundo deseja ser cheio de Espírito Santo Qual a principal coisa de ser espiritual ou Qual a principal atuação do Espírito de Deus eu sei que muitas pessoas vão responder em termos de manifestações extraordinárias eu quero dizer que eu não tenho eu creio que Deus é Poderoso creio que Deus age que Deus faz o que ele deseja Eu apenas questiono se a prioridade sobre Essas manifestações é bíblica é isso que eu questiono porque o que eu vejo em passagens como essa é Paulo estabelecendo a prioridade
da compreensão da Mente de Cristo sobre as outras coisas Essa é a principal obra do Espírito Santo me dá um entendimento das coisas de Deus saber as coisas de Deus compreendê-las recebê-las no meu coração e aí transmitila de uma forma que glorifica a Deus sem chamar atenção para mim a pessoa ou para o meu carismo ou qualquer outra coisa que eu seja eu tenho é esse o ponto o espírito santo glorifica a Cristo e não o pregador e não A Celebridade qualquer ele glorifica a Jesus Cristo é isso que a gente tem que entender essa
esse é o evangelho na sua simplicidade na sua pureza e nós Devíamos recebê-lo assim mantê-lo assim e transmitido dessa forma Amém por último desejo da é óbvio que o que Paulo queria dos Coríntios é que eles tivessem isso Nos alerta para necessidade e primeiro para o reconhecimento de que crescimento na fé é alguma coisa que se faz progressivamente nós não nos tornamos maduros do dia para noite novos convertidos eles eles eles são eu sempre que eu fui um e um novo método muito chato né sinal fiz muita coisa assim no fervor e no calor da
conversão cheia de entusiasmo não é parecia mais um elefante numa loja de porcelana né sem sem muito muito critério leva um tempo até a gente amadurecer e eu queria que você lembrasse disso investisse no seu processo de santificação e crescimento e que você olhasse a sua vida para ver em que áreas Você raciocina Talvez os problemas que você esteja enfrentando é porque você tá olhando para os problemas da perspectiva mundana padrões humanos como as pessoas olham como as pessoas resolvem nós somos diferentes nós somos outro povo nós temos a mente de Cristo que Deus nos
deu através do Espírito Santo amém vamos orar senhor que privilégio sermos renovados no espírito da nossa mente de forma havermos as coisas como cristovia senhor é uma promessa muito grande e a gente fica estonteado diante da grandeza do que tá sendo dito aqui será que eu tenho essa mente eu penso como Cristo pensa eu analiso as coisas da perspectivas do Espírito Santo sou cheio do Espírito Santo guiado pelo espírito santo senhor eu não quero ser carnal Eu não quero fazer as coisas segundo os padrões mundanos Por favor nos ajuda assim como o senhor mandou o
apóstolo Paulo para ajudar a igreja de Corinto assim também ajuda a igreja brasileira a pensar biblicamente a pensar de acordo com os padrões que só revelou na cruz obrigado pelos queridos que aqui se encontram nessa noite aqueles que nos acompanham também através da internet Oramos pelo nosso país pelas eleições que vão se realizar no próximo domingo nos de governantes que queiram bem do povo e que garantam a nossa liberdade de culto e de religião é o que nós pedimos senhor agradecidos em nome de Jesus amém amém
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