D-09 - Clássicos da Sociologia: Karl Marx

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UNIVESP
Programa da disciplina Sociologia da Educação, produzido pela Univesp TV para o curso de Pedagogia U...
Video Transcript:
[Música] Tempos Modernos de 1936 é um Marco na filmografia de Charles Chaplin a linha de montagem da fábrica que o filme retratou havia acabado de nascer na época em que viveu k Marx Marx era alemão e viveu de 1818 a 1883 no século 19 período em que o capitalismo industrial estava se consolidando na Europa a máquinas se disseminavam operadas por trabalhadores assalariados no filme Tempos Modernos o Carlitos Operário criado por Charles Chaplin evidencia como na fábrica capitalista ocorre a exploração do trabalho que os operários realizam justamente o ponto de partida para a discussão e análise
da sociedade capitalista de Marx que concepção de sociedade Marx descreveu a partir da observação do mundo capitalista o que ele troue de novo especialmente para a sociologia para responder a essas perguntas fomos a Sabaúna um distrito isolado de Mogi das Cruzes a menos de 70 km de São Paulo aqui a economia gira em torno de uma única fábrica são 320 empregos para uma população de 5000 pessoas seria pro Marx no século X uma típica Cidade Operária porque no século X as cidad em geral se reuniam em torno de uma fábrica ou de uma mina o
professor de Ciências Sociais antnio Carlos mazeu da Unesp de María nos acompanha as perguntas sobre Marx e a sociologia também nos levaram ao encontro de um dos mais renomados pesquisadores em sociologia do país Gabriel con da Universidade de São Paulo o professor vai ficar conosco n nosos programas sobre outros dois autores clássicos Max Weber e Emílio durkeim primeira pergunta a ele que importância a obra de Marx tem para a sociologia olha houve uma época até que se dizia que ele não tinha importância nenhuma viu porque ele era considerado um economista um filósofo sei lá um
grande revolucionário mas ninguém diria que ele tivesse contribuição para a sociologia eh que Aliás quando ele escreveu ET e tal pouco mais existia do que o nome inventado pelo conte um autor contemporâneo do Marx que o Marx não gostava especialmente ele tinha antipatia pelo conte até porque o conte na Perspectiva do Marx era muito conservador e con se refere ao filósofo francês oist conte que em torno de 1830 foi o primeiro a usar o termo sociologia no entender do Marx o capitalismo produz uma primeira a relação social fundamental da qual derivam n outras que é
a relação de assalariamento a relação de compra e venda de força de trabalho que não é uma relação natural ela teve que ser inventada né Alguém tem a a a a indústria Alguém tem capacidade de trabalhar a relação que se estabelece é eu vendo minha capacidade de trabalho para quem tem a indústria essa relação é Central quer dizer que quando o pesquisador Flávio sa no programa sobre capitalismo no Brasil a ideia do trabalho assalariado seria vamos dizer o núcleo da concepção de Capitalismo então ele estava pensando de acordo com as descobertas de Marx a história
de Sabaúna se confunde com a expansão do capitalismo no Brasil lugar de passagem da antiga ferrovia São Paulo Rio de Janeiro era ponto de parada obrigatório para o abastecimento dos vagões com a produção agrícola local qualquer sociedade capitalista vai ter como como desde a sua origem vai ter como fundamento a ferrovia Por que a ferrovia porque a ferrovia antes de mais nada é um instrumento de circulação da produção hoje a estrada de ferro não transporta mais produtos agrícolas a produção da fábrica de aquecedores tomadas e chuveiros elétricos sai daqui pela Rodovia Presidente Dutra que praticamente
acabou com transporte Ferroviário o trem é usado apenas para porte de carga a fábrica é a principal fonte de renda dos habitantes de Sabaúna Sabaúna ela está numa numa área de preservação então não podemos ter unidades Fabis aqui a não ser essa que já existia quando essa legislação foi foi feita né eu diria Até que a gente olhando alguns setores da produção lembra aquele F filme do Chap em tempos modos nãoé exatamente o trabalhor enlouquece pelo trabalho repetitivo ele enlouquece lembro que o Chap sai apertando o botão ele vê um vestido vê os botões el
vai querer apertar o botão do vestido da Muler Marx tem como todos os grandes autores tem um grande problema o problema dele era como é que eu posso explicar a dinâmica extraordinária dessa sociedade que se transforma de uma maneira verdadeiramente revolucionária por força de mudanças econômicas que tem como propulsor uma determinada classe um determinado conjunto de de de de de de pessoas a eu não tô definindo com precisão Mas enfim eh tem como propulsores o conjunto dos capitalistas o conjunto daquilo que Ele chamaria a classe burguesa como é que essa coisa eh caminha Quais são
as tendências o que que ela está produzindo Quais são os limites disso no capitalismo o trabalho é livre nãoé e o trabalhador vende a sua força de trabalho e o ário capitalista compra a força de trabalho é uma sociedade baseada na propriedade privada dos meios de produção e é uma sociedade fundamentalmente organizada em função da produção de mercadorias então obviamente isso implica numa necessidade de um trabalho livre e de um trabalho transformado em mercadoria então obviamente que o Marx Quando vai analisar a construção da categoria trabalho ele vai dizer olha toda forma social tem uma
forma Histórica de trabalho e no capitalismo como elemento Central é o trabalho livre e a venda da força de trabalho que move vamos dizer assim a estrutura social comprador da força de trabalho consome fazendo vendedor dela trabalhar este ao trabalhar torna-se realmente no que antes era apenas potencialmente força de trabalho em a trabal serem mercadorias tem de ser empregado em coisas que sirvam para satisfazer necessidades de qualquer natureza por isso temos inicialmente de considerar o processo de trabalho a parte de qualquer estrutura social determinada O que acontece no capitalismo primeiro o trabalhador não é mais
não tem mais os meios de produção ou seja não tem os instrumentos de produção trabalhador vende de só sua força de trabalho então cheg quero trabalhar pois não o que que o senhor sabe fazer eu sou marcineiro dier eu não tenho a madeira eu não tenho o machado eu não tenho a serra eu não tenho tenho uma plaina não tenho nada eu chego na fábrica a fábrica Me fornece tudo ó todos os instrumentos de produção estão aqui você vai pegar a sua a sua capacidade de trabalho vai utilizar os meus instrumentos e vai produzir isso
que são os meios de [Música] [Música] produção um dos grandes lenços de gênio dele é que ele não falava simplesmente em produção Ah eu quero ver qual é a produção ele não falava simplesmente e no no no trabalho ele falava no modo de produção quer dizer como é que se organiza isso O que significa o seguinte que tipo de relações sociais estão envolvidos numa certa maneira de produzir que o usa Tais recursos Tais tecnologias Tais matérias primas e claro Tais trabalhadores e Tais proprietários de indústria né porque é o homem que está o tempo todo
em busca das relações sociais não necessariamente daquelas que você vê à tua volta mas daquelas que estão escondidas por trás do modo como se apresentam as coisas na sociedade em que nós vivemos né era era esse o grande argumento dele quer dizer não fique olhando só PR as relações que você vê as tuas voltas procure aquelas que estão escondidas porque se você descobrir as que estão escondidas você vai entender melhor as que você vê à tua volta ele é o mais visceralmente sociológico dos grandes clássicos por isso A análise de Marx do capitalismo vira uma
análise da sociedade capitalista Então veja Qual é a lógica se o trabalho é Essência humana se o homem é produto do seu trabalho quando o ser humano que vai numa numa numa fábrica e vende a sua força de trabalho e tem expropriado uma parte dessa força de trabalho né que não que não lhe é paga não é o Mark vai chamar isto é uma alienação do trabalho humano então uma parte do seu trabalho está alienada por quê Porque quando a gente pensa no trabalho humano Nós pensamos no no resultado do trabalho então você imagina isso
o Marx vai chamar de processo de de produção de mais valia tentando exemplificar se eu faço um contrato com o capitalista Olha eu vou trabalhar 8 horas por dia e vou receber R 10 nessas 8 horas por dia em 4 horas de trabalho eu já paguei meus r$ 1 o qual eu recebo aí eu trabalho mais 4 horas que são mais r$ 1 que eu por tô produzindo só que esses mais R 10 Não vem para mim vão pro capitalista o Mark vai dizer o seguinte Isto é a eh uma expropriação da do trabalho humano
e essa expropriação do trabalho humano eu vou chamar de mais valor ou mais valia o que que o capitalismo está produzindo capitalismo é uma criação Histórica de uma determinada classe social a burguesia proprietária dos meios de produção ela tem que se relacionar com quem efetivamente Produza ao se relacionar e colocar esse pessoal nas empresas nas fábricas e tal ela é obrigada a trazer para perto e organizar de alguma maneira essas esse conjunto que estava disperso por aí de trabalhadores diretos na produção resultado o capitalismo produz além de produtos materiais além de mercadorias produz uma nova
configuração social para comeo conversa uma nova classe ele sugere que se o capitalismo gera uma nova classe que pode se orientar orientar combinar organizar seus interesses de uma maneira que não tem compromisso algum com a manutenção da ordem capitalista então na cabeça dele significa o seguinte Inexoravelmente Em algum momento essa nova classe vai fazer valer a sua capacidade e os seus interesses e vai gerar um outro tipo de sociedade Marx Sem dúvida apostava nesse outro tipo uma sociedade tipo socialista que você não tivesse mais compra e venda de força de trabalho não tivesse mais apropriação
privada do trabalho e na cabeça dele tendencialmente não tinha nem mais o estado como grande órgão coordenador da sociedade socialismo seria a realização inteira da ideia de sociedade que significaria no caso Associação livre de homens livres não sujeitos a qualquer tipo de dominação externa isso seria na cabeça de um autor como Marx a realização plena da sociedade Esse é o modelo digamos ideal que ele tinha na cabeça ele achava que havia condições históricas para Claro que num processo bastante longo chegar a isso dessa análise de Marx nasceram no século XX as correntes de pensamento chamadas
marxistas que dizem lutar pela criação de uma sociedade em que homens não explorem outros homens em 1917 a Revolução Russa baseada no Marxismo buscou colocá-las em prática juntaram-se à União Soviética países do leste europeu que em 194 depois da segunda guerra mundial passaram a ser chamados de cortina de Ferro metade da Alemanha de Marx fez parte da cortina de Ferro a queda do muro de Berlim em 1989 simbolizou o fim da União Soviética 72 anos depois de sua criação a primeira tentativa Histórica de realizar aquilo que real supostamente era o propósito do Marx não não
não funcionou na realidade teve foi efêmera em termos históricos foi uma coisa minúscula minúscula 70 anos não é nada a história foi uma espécie de espirro dentro da história eu não tô eh com isso desqualificando é claro eu tô me referindo sem dúvida a revolução Soviética não estou desqualificando como como como eh fenômeno histórico é importantíssimo tem marcas gigantescas no Século XX e não só negativas certamente não só negativas muitas positivas mas eh tem que considerar isso quer dizer não não é por uma um um ato revolucionário assim meio voluntarista que você muda esse negócio
Então temos que considerar que o capitalismo está aí está firme e não há a não ser que você tenha uma concepção totalmente catastrófica não há muita perspectiva de uma mudança no curto prazo e nem se seria desejar nessa sociedade capitalista analisada por Marx a educação tem um papel decisivo primeiro a primeira criança que nós trabalhamos quem foi ele não tem pessoalmente uma reflexão sistemática sobre educação mas a tendência maior do Marx e dos seus seguidores é de que desenvolver uma visão crítica sobre os limites de Educação na sociedade contemporânea que no entender deles estaria demasiado
voltada pra reprodução das condições já dadas de vida social e não suficientemente voltada para criar indivíduos capazes exatamente de ir além de transcender isso né e o que Marx pensaria do mundo de hoje olha o Marx ficaria espantado por dois motivos segundo a minha avaliação primeiro ele dizia ele diria o seguinte tudo aquilo que eu avaliei que eu analisei está acontecendo né a mercadoria se transformou Não mais não é mais um fetiche Mas é uma reificação o mundo vive uma reificação todas as relações sociais se mercantilizar não é eh o Marx cam imagina o Marx
caminhando pela Avenida Paulista e olhando as revistas de mulheres nuas ele iria dizer tá aí o ser humano que virou mercadoria de vez se vende pessoas nas ruas não é e ele diria que a mais-valia se realiza hoje de uma forma eh brutal de que é uma concentração de que uma houve aquilo que ele dizia que era uma tendência aconteceu a fusão do Capital financeiro com capital Industrial que são que é o capital monopolista do do mundo contemporâneo não é e também iria dizer o seguinte Puxa vida eh essas experiências socialistas falharam e falharam muito
pensamento marxista se defronta entre outras coisas no momento com o seguinte problema a forma tradicional de construir uma alternativa histórica ao predomínio unilateral da sociedade capitalista que seria a organização política de um poderoso de uma poderosa classe trabalhadora no Poderoso proletariado essa essa condição não existe mais a grç da trabalhadora está na defensiva perdeu as suas condições de negociação e não não não é uma força e não será em futuro próximo os trabalhadores da produção não serão uma força capaz de de mudar a sociedade então essa alternativa se foi o problema é eh qual é
historicamente a alternativa possível e como é que ela pode se organizar a partir de que de que indicações Por que modos nacionalmente internacionalmente localmente em nome de que Bandeiras E por aí vai
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