Educação de má qualidade limita as liberdades individuais I Eduardo Giannetti

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[Música] eu chamo o escândalo da má qualidade do ensino no Brasil o análogo do século XX da escravidão [Música] Olá canal Brasil Recebe hoje o economista filósofo integrante da Academia Brasileira de Letras Eduardo Janete Janete muito obrigado por nos receber aqui na sua casa hoje prazer é meu Galeno eu vejo vários janets e na minha frente né alguns já anunciados tem vários outros também deixa-me começar conversando com o economista e Janete você tem bom meditado sobre o Brasil há tempos mas mais recentemente você tem eh dito em determinadas palestras que você dá uma delas inclusive
pro pro Canão Brasil recentemente ah sobre o fim de alguns eh ciclos que eh permearam o mundo econômico n nos últimos anos últimas décadas né seria o fim do período de juros muito altos desculpa muito baixos eh essa rápida ascensão eh chinesa e o que que você chamou da hiperglobulinemia as Finanças adquirem uma fluidez por muitos continentes e regiões e há períodos de autarquia períodos de fechamento de introspecção pegando o século XX a gente percebe com muita clareza que houve um período de forte globalização internacionalização tanto de comércio como de Finanças e comunicações na segunda
metade do século X até exatamente a Primeira Guerra Mundial foi um período muito forte as trocas internacionais o fluxo de capitais as novas tecnologias de rápida rápido transporte permitiram uma integração muito grande da economia mundial esse momento foi subitamente interrompido com a primeira guerra mundial só que não ficou na primeira guerra mundial eh depois nós tivemos outra segunda guerra tivemos o acordo de Breton Woods que estabeleceu um regime de controle cambial e de restrições ao ao fluxo de capitais a economia mundial só foi restabelecer o grau de integração que ela tinha as vésperas da primeira
guerra mundial em meados dos anos 1980 E aí começa o período que eu chamei de Hiper globalização porque dessa vez foi muito longe essa esse momentum esse esse vetor de integração eh no comércio Sem dúvida nenhuma nas Finanças o fluxo de capitais com o colapso do acordo de Breton wes Foi bastante acirrado Bastante exacerbado e com as novas tecnologias de comunicação e transporte que permitiram também uma rápida integração Qual é o aspecto fundamental para todo o mundo dessa hiper globalização para mim o mais fundamental de tudo foi a incorporação em poucas décadas de centenas de
milhões de trabalhadores asiáticos ao Mercado Global de trabal Esse é um enorme contingente de trabalhadores que estava completamente à margem completamente separado da do mundo integrado das Finanças e do Comércio e que foi em curto período de tempo incorporado ao Mercado Global de trabalho são trabalhadores que vem do mundo Rural asiático especialmente da China da Índia e de outros países da Ásia mas são trabalhadores extremamente produtivos eficientes e que como estão vindo de uma situação de miséria radical eles trabalham eh por uma remuneração que é uma fração pequena do que recebem os seus pares No
resto do mundo inclusive o Brasil então diante dessa possibilidade de obter custo de produção muito mais baixo num espaço econômico que passou a se integrar houve um deslocamento em grande escala dos investimentos e dos fluxos de Capital dentro dessa l da Hiper globalização buscando eficiência produtividade e competitividade isso levou a um grau de integração e de internacionalização das relações econômicas como jamais visto na história da humanidade nunca houve nada parecido esse período nós podemos falar das ramificações e das implicações disso mas é um outro Capítulo eu vou apenas descrever esse período eh se encerrou esse
período de Furiosa globalização e ele começou a sofrer um refreamento na crise financeira de 2008 2009 todos os indicadores mostram que a partir dali Ah o crescimento das trocas internacionais e dos fluxos transnacionais de Capital começou a refrear agora com a pandemia esse processo sofreu uma brecada bem mais eh contundente bem mais profunda e eu acredito que agora nós estamos vendo não o fim e um retrocesso da globalização mas certamente o fim daquela vertiginosa hiperglobulinemia e se é um problema num Elo da cadeia para toda a cadeia e isso é um problema que não estava
perfeitamente identificado e que ficou muito claro durante a pandemia e com o aumento das tensões geopolíticas a consultoria Maquin tem um estudo mostrando que para 180 produtos críticos das cadeias globais de produção tem menos de três fornecedores no mundo se você pegar chips de alta tecnologia estão muito concentrados exat ente em Taiwan é praticamente um fornecedor e logo em Taiwan que que é um foco muito nervoso de tensão geopolítica diante dessa vulnerabilidade aquela lógica profunda da eficiência e da produtividade que presidiu a hiper globalização passou a ser questionada porque ela pressupõe a uma estabilidade e
um um grau de confiabilidade de fornecedores que são praticamente monopolistas eh que não se com o qual não se pode contar ah produtos farmacêuticos ativos ingredientes farmacêuticos ativos 80% deles são produzidos em dois países China e Índia eh isso mostrou mostrou-se uma coisa muito complicada durante a a pandemia então há todo um movimento de revisão hoje buscando duas coisas buscando segurança e buscando diversificação o near shoring o friend shoring e a a busca de um um sistema que não seja tão vulnerável a súbitas paradas por causa de um elo da cadeia que se interrompeu a
a a ideia conceitual por trás disso é interessante é é abstrata quanto mais interdependente um sistema mais vulnerável ele fica a cada Elo do sistema e isso aconteceu na prática com a a globalização durante a pandemia e durante a guerra isso e e pegando esse esse ponto Janet eh eh no pensamento econômico clássico Smith mas talvez Mais especificamente David Ricardo tem a ideia da da busca pela pelas condições ideais pelos menores custos de produção eh que tornaria eh o o um equilíbrio econômico geral melhor faz faz todo sentido sei lá Mad Smith pensando mais para
dentro mas o Ricardo já pensando nas relações internacionais essa busca pela eficiência pelo menor custo de produção eh geraria tenderia a gerar um equilíbrio econômico geral deixa eu te fazer uma uma provocação então Eh esse esse momento em que na busca Global eh pelos menores custos de produção a a mão invisível Global deixou de nos guiar vai ter porque como o mercado conseguiria se organizar a ponto de conseguir pensar near shoring FR shoring resolver o que era espontâneo até então essa pergunta é muito interessante galin ela abre várias questões uma delas eu não vou resistir
como Historiador de ideias econômicas o caso do Adam Smith Adam Smith não à toa colocou o princípio da divisão no trabalho logo no início da sua obra fundamental que é a riqueza das Nações a fábricas alfinetes né É aí a divisão interna do trabalho mas a divisão social do trabalho que depois virou a divisão internacional do trabalho é o princípio do ganho de eficiência e produtividade por meio da subdivisão dos setores econômicos mas o adans smit não é especialização é especialização o admita era tudo menos dogmático vou dar um exemplo concreto havia uma discussão no
final do século XVII na Inglaterra sobre se os fretes marítimos deveriam ser também tratados como mercadorias quaisquer e portanto submetidos ao princípio do Livre Mercado você imaginaria que Adam Smith defende Lógico é muito mais eficiente paraa Inglaterra contratar frete da Holanda que é mais barato do que o frete da própria Inglaterra ele foi contra e o argumento dele era segurança nacional uma ilha como a grã-bretanha não podia ficar a mercê de compra de frete marítimo de um outro país que durante uma guerra poderia fazer um bloqueio e poderia impedir e matar de fome a Inglaterra
então ele explicitamente se posiciona contra o livre mercado de serviços de frete buscando segurança alimentar e segurança de fornecedores de matéria prima curiosamente foi Profética essa ideia porque logo Depois vieram as guerras napoleônicas e a Inglaterra foi submetida a um bloqueio continental se a grã-bretanha não tivesse uma Frota naval e uma autonomia marítima ela tava de joelhos e não ia resistir ao ataque de Napoleão Então os economistas não são tão eh ciosos de apego a princípio de maneira dogmática Como pode parecer mas os sucessores deles Talvez tenham se tornado a escola austríaca já é bem
mais fechada em relação a esses pontos do que eram os economistas clássicos Ingleses Outra ideia dos economistas clássicos essa se mostrou eu não vou dizer falsa mas pelo menos questionável era a ideia de que as trocas internacionais garantiriam a paz na Europa porque na medida em que aumenta a interdependência aumenta o custo para um país de atacar outro ele perde perde mercado e ao mesmo tempo ele perde o que ele compra eh eles imaginavam que o caminho para uma Europa pacífica passava pelas trocas internacionais e pela maior integração dos mercados a Alemanha acreditou nisso com
a Rússia a Angela Merkel quando era primeira ministra achou que ia manter a Rússia Zen pacífica submetendo ao princípio da divisão do trabalho integrando o mercado de energia de modo a que fosse muito caro PR os russos fazer algum tipo de Aventura militar e no leste europeu Não funcionou porque ela não levou em conta a loucura humana isso os economistas têm muita dificuldade de internalizar os desvarios de governantes uma das preocupações mais intensas e antigas eh eh que você tem Janete é a questão da educação ah você tem uma frase que eu gosto muito até
para falar da o o as mudanças vou ter deixar que você fale que que as mudanças principais talvez não ocorram nos nos ambientes suntuosos né mas Para efeito de clareza eu queria falar com dois dianet diferentes Se fosse desejável não é ou mesmo possível separar o economista do filósofo do pensador primeiro eu queria conversar com um economista num filósofo tá para falar filósofo para falar sobre o f da educação Qual é a importância eh de um sistema eh eficaz eh de educação para produtividade pro progresso econômico de uma sociedade uma sociedade como o Brasil então
eu já que estamos na toada de história do pensamento econômico eu foi me permitir fazer uma rápida recapitulação a primeira geração de economistas clássicos olhava pro crescimento econômico como função da acumulação de Capital físico é o mundo de Adam smi joh de Marx Ricardo quando eles pensam em crescimento A acumulação de Capital físico é o nome do jogo O que aumenta a produtividade é o trabalhador acordar de manhã e acionar uma máquina poderosa com o seu trabalho com a segunda revolução industrial que ocorre no último quarto do século X começa a ficar claro que há
um outro componente da formação de Capital que é tão ou mais importante do que o capital físico material tangível que é o capital humano o grande Pioneiro na abertura dessa dimensão da formação de Capital foi um economista inglês chamado Alfred Marshall que se deu conta durante a segunda revolução industrial de que a inovação tecnológica entre outras coisas a inovação tecnológica passava a depender como não tinha sido o caso na primeira revolução industrial de insumos de conhecimento científico é curios isse uma máquina a vapor foi inventada sem que se soubesse a teoria da física que é
a termodinâmica que permite o seu funcionamento ela foi feita na base de tentativa e erro quando vem a indústria elétrica e quando vem a indústria petroquímica a relação entre ciência e tecnologia muda se na primeira revolução industrial a ciência veio depois da tecnologia na Segunda Revolução Industrial a ciência vem antes da tecnologia começam a ter os laboratórios de pesquisa e a Alemanha que liderou esse processo começa a ter laboratório de pesquisa do qual saem as grandes inovações e o grande conhecimento necessário para a segunda revolução industrial Especialmente na indústria elétrica que começa a surgir nessa
época e na indústria petroquímica aí o capital humano ganha muito mais força como agente de crescimento e de prosperidade das nações também os processos econômicos passam a depender mais de autonomia e de capacidade decisória dos dos agentes econômicos e e quem traz isso para a teoria Econômica é o Alfred marcho eu cito muito uma frase dele que é o seguinte o mais valioso Entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos isso pode suar uma coisa humanitária meio caridosa Mas não é nada disso é estritamente econômico é um raciocínio estritamente econômico e o mar
muito preocupado com o fato de que a Inglaterra não acompanhou a Alemanha nessa virada da Segunda Revolução Industrial a Inglaterra tinha excelência de primeira linha ciência de primeira linha de maior excelência mas não era capaz de integrar a produção de conhecimento científico ao processo tecnológico a Alemanha tava despontando como uma potência de geração de conhecimento mas com muito mais Artic institucional entre os laboratórios e o mundo da produção e não é à toa que a Alemanha assume o protagonismo da economia mundial na virada do século XIX pro século XX Alemanha Com base no conhecimento científico
e os Estados Unidos com base na produção em massa a linha de montagem o crediário o marketing a massificação da produção a partir daí o capital humano se torna uma peça absolutamente Central no enredo do crescimento econômico recentemente dois grandes economistas americanos o Gary Becker e o Robert fogel fizeram uma estimativa sobre a importância do capital humano no estoque de Capital nos Estados Unidos é difícil mensurar o estoque de capital humano ao contrário do Capital fixo Você não tem o valor de mercado a característica definidora do capital humano é que ele não é transferível ele
não tem mercado secundário o conhecimento que tá no seu cérebro e que tá no meu eu eu não posso tirar e vender como uma máquina uma casa um pedaço de terra é muito difícil avaliar Ah mas eles conseguiram por uma metodologia bastante sofisticada chegar a uma ordem de grandeza sobre a presença do capital humano no estoque total de Capital americano o número é muito surprendente eles estimam que do estoque total de Capital nos Estados Unidos cerca de 2 terços é capital humano de todo de todo o capital máquinas prédio infraestrutura terra do estoque total de
Capital americano segundo a estimativa de Becker e fogo cerca de 23 é resultado do investimento em capital humano é estoque de capital humano cheg a tentar fazer essa pesquisa em outros países também ou não não Ten o conhecimento disso sendo feito para outros países mas na na economia americana que é uma economia muito intensiva em capital humano com centro Universidade centros de pesquisa design inovação realmente é um número me surpreendeu eu achei é é mais do que eu imaginava mas não há menor dúvida quanto a à presença e a centralidade do capital humano no processo
de crescimento é curioso que um dos grandes economistas desenvolvimentistas do pensamento econômico brasileiro que é cels Furtado conseguiu um feito extraordinário ele escreve a formação econômica do Brasil sem falar em capital humano não tem educação na formação econômica do Brasil eh é escreve o Hamlet sem o príncipe dinamarquês ah falando sobre educação ainda gente mas agora não falando mais com o economista falando com filósofo não economista né dessa vez Ah eu sei que você cita em conversas e Até em alguns livros seus um um um Pensador muito conhecido que é o Vik Einstein né sim
que ele faz uma ligação entre o domínio da linguagem e o pensar né pescando algumas frases deles eh do do Vit gensin os limites da linguagem são os limites do meu mundo não só dele os limites da linguagem de um indivíduo são os limites do Mundo desse indivíduo e que a língua é o veículo do pensamento por que que eu tô citando isso né Eh nessa abordagem do do fenômeno da da Educação de você aprender uma linguagem que pode ser uma língua ou a linguagem matemática mesmo na verdade isso não apenas faz que uma pessoa
seja menos capaz de se expressar mas talvez limite até mesmo o horizonte do pensar ou seja negar Educação de qualidade para uma criança é profundamente doloroso eu queria que você me falasse dessa dimensão humana da educação não a produtividade agora agora o aspecto da dimensão humana e do que torna vergonhoso um país não ter um sistema de educação decente como Brasil você tem absoluta razão tá muito bem colocado o que você disse a falta de educação e de domínio do instrumento de comunicação e de pensamento que é a linguagem to a capacidade de expressão e
de articulação interna de pensamento e de desejos a pessoa não consegue formular para si mesmo exatamente o que o que se passa com ela ninguém consegue fazer isso plenamente a linguagem é limitada mas um certo domínio do instrumento linguístico e das possibilidades da linguagem nas relações interpessoais é mental porque a riqueza dessa relação vai passar necessariamente pelas trocas verbais e também internamente pra pessoa quando ela pensa o que tá acontecendo com ela o que ela pode fazer vou te dar um exemplo bem concreto que me aconteceu um dia caminhando a pé eu não tenho carro
eu gosto muito de andar a pé eu tava passando em frente a uma obra de construção civil e eu vi que tinha um sujeito andando de um lado pro outro sem saber o que fazer de repente ele Tom cor viu que eu tava ali observando ele me chamou falou posso fazer uma pergunta pro senhor pode Lógico essa placa que eles estão procurando alguém para trabalhar o sujeito não conseguia ler a placa e não sabia se ele poderia ter um emprego naquela obra imagina o grau de de de tolhimento de cerceamento da Liberdade que representa a
pessoa não ser capaz de ler uma placa para saber se tem emprego Imagina você pegar uma condu na rua sem conseguir ler direito o roteiro do ônibus as os e a vida fica extremamente limitada Só de cortar porque você falou de umaa experiência pessoal a mais antiga lembrança que eu tenho é e e muito pequeno é uma placa de neon eu me lembro que era neon com algumas coisas escritas e eu não consegui não ler porque eu não sabia ler ainda a dor ficou até hoje é uma lembrança dolorosa que eu tenho Pois é é
é é é o equivalente de uma de uma grave deficiência sensorial é muito grave né a pessoa fica muito tolhida por isso que essa ideia de Liberdade como ausência de restrições é muito limitada a liberdade não é apenas ausência de restrições embora também seja ela é a capacidade de afirmar escolhas não adianta dizer para uma pessoa analfabeta que ela é livre para ler Machado de Assis ou Nelson Rodrigues ou Guimarães Rosa é uma liberdade completamente vazia assim como dizer para mendigo que tá passando fome que ele é livre para ir no melhor restaurante da cidade
isso não quer dizer absolutamente nada essa liberdade é muito Rasa a liberdade genuína profunda é quando a pessoa tem meios para exercer a escolha de ler a escolha de gastar o dinheiro dessa ou daquela maneira senão ela ela realmente é quase uma piada de mau gosto dizer que o analfabeto é livre para fazer o que ele quer ele não é ele vive numa situação que eu diria exagerando um pouco na tintura análogo a escravidão né a escravidão da ignorância eh eu chamo o escândalo da má qualidade do ensino no Brasil o análogo do século XX
da escravidão é é o é o é é da ordem de gravidade no sentido de tolher liberdades humanas e possibilidades humanas do que foi a escravidão mudando um pouquinho de assunto e um tema que é um dos que e mais lhe preocupa já há muito tempo que é meio ambiente mas no primeiro momento ligar a ideia de meio ambiente com o ambiente político Ah eu eu não gosto de usar muito a palavra polarização porque polarização pode ser positiva é só duas pessoas discordando o problema é é o extremismo político Eu acho que o meio ambiente
é uma área que sofre com isso ah eu me lembro na na na década de 1980 na onde eu era relativamente jovem e ainda eh numa parede da minha cidade ao sul do Rio de Janeiro que tinha uma frase escrito ah escrito na na frase nesse muro na rua assim gente também é bicho e como havia outros escritos na parede claramente era um movimento de extrema esquerda que devia achar que ter alguma preocupação com a extinção do Mico Leão Dourado impediria que a classe operária chegasse ao paraíso talvez alguma coisa assim ah eu talvez não
precise descrever que nos tempos atuais a a a a a os ataques que a Extrema direita fazem a questão ambiental no Brasil talvez especialmente no Brasil mas também outros lugares do mundo e quando eu tava pensando nessa pergunta ah que eu gostaria de fazer para vocês lembrei Uma Outra experiência pessoal eu tava cobrindo uma uma eleição na Alemanha a a eleição que já mencionada Merkel foi reeleita pela primeira vez ela foi Eleita por segundo mandato tava em Berlim e quase que literalmente esbarrei no Líder do Partido Verde eu que hoje tá na coalisão da da
do Governo da Alemanha mas era oposição naquele momento eu perguntei consegui fazer duas perguntas ele queria acabar lá votos naquele momento né mas eu fiz duas perguntas a ele e uma eu eu perguntei eu esqueci o nome do do dele agora mas não importa é o Partido Verde é de direita ou é de esquerda ele ficou olhando para mim durante uns do segundos e falou não sei há elementos ligados a a um pensamento liberal associado à direita mas outros elementos de esquerda Qual é a questão que eu quero levantar a relação entre meio ambiente um
ambiente político eh Será que já não deveríamos ter chegado não apenas enquanto brasileiros mas enquanto humanos de que a questão do meio ambiente não é uma questão ah de caráter político partidário e que todos os movimentos do ambiente moderados ou os Democráticos ou seja aqueles que não estão nos extremos da direita à esquerda deveria ser um consenso que faremos a partir daqui eu eu concordo eu acho que a questão ambiental ela ela tá muito a ela transcende em muito essa oposição binária direita e esquerda ela é uma questão de bom senso e de e de
respeito ético pela condição ameaçadora humana que nós estamos vivendo transformando a biosfera numa espécie de de experimento cujo fim ninguém sabe qual Pode ser né ah a Sedução do pensamento binário é muito perigosa né Você é contra ou a favor quando na verdade não é uma questão de zero um é uma questão de grau e de como e de quais são as questões que realmente importa eu acho que uma boa maneira de driblar essa polarização é é é colocar a questão qual é o problema nós temos algum grau de acordo em relação a qual é
a natureza do problema quão grave ele é e o que pode ser feito em relação a ele e deixar de lado as veleidades de achar que é bom ser de um lado e é ruim ser do outro tentar ser mais objetivo e focar na questão Qual o que que tá em jogo o problema dessa questão ambiental é que ela ela ela tem duas características com as quais nós não estamos acostumados a lidar A primeira é que ela nos obriga a pensar numa dimensão temporal longa pra qual nós não estamos ah adaptados e e com a
qual nós não estamos treinados familiarizados que é pensar 50 100 anos à frente muito menos os governos e as democracias que estabeleceram um prazo de 4 anos de Mandato o que dá um enorme incentivo para que os governantes se preocupem com os próximos 4 anos e com a sua reeleição e qualquer tentativa de pensar em prazo muito longo provavelmente será custosa do ponto de vista eleitoral e da viabilidade política daquele grupo então a questão temp é realmente uma grande novidade a segunda questão é que ela ela não nenhum país resolve essa questão isoladamente é um
momento em que as as fronteiras nacionais e a própria ideia de estado nação se torna muito muito relativa e muito falsa porque os problemas com quais nós estamos enfrentando que nós estamos enfrentando hoje são problemas de uma abrangência e de uma amplitude planetária que que estão muito além da capa de qualquer nação isoladamente resolver esta coordenação é muito difícil e a tentação para cada país isoladamente é contar com que os outros façam o que precisa ser feito sem ter que fazer no seu próprio caso o que precisa jogar o problema pro vizinho né e e
o tempo tá passando e o quadro vai se agravando a gente vê uma sucessão de eventos climáticos extremos que que é realmente muito assustadora e parece que vai ser a pedagogia da dor vai ter que acontecer muito sofrimento para que finalmente aconteça algum tipo de ação mais eh consequente mais decisiva eh quanto as mudanças que nós vamos ter que encarar para resolver esse problema deixa eu dar mais um dado que que eu acho que é interessante para ter um pouco da dimensão do problema vamos supor que nós somos esse número foi foi feito quando éramos
ainda sete bilhões de habitantes no planeta hoje já é mais do que isso mas vamos vamos ficar com sete esses 7 bilhões de habitantes se dividem em três grupos se você olhar a pirâmide de consumo tem 1 bilhão que tá no topo da pirâmide esse bilhão é responsável por metade das emissões de carbono anuais no planeta então 1 bilhão metade 3 bilhões que estão na classe média são responsáveis por 45% das emissões e os 3 bilhões que estão na base 5% das emissões esses 3 bilhões que estão na base vão sofrer e estão sofrendo desproporcionalmente
muito mais a irresponsabilidade do bilhão e dos 3 bilhões que estão acima e na lógica em que nós estamos em que o sucesso na vida é consumir muito é gastar muito eh o bilhão que tá o 3 bilhões que estão na base sonh em ser a classe média e a classe média sonha em ser elite e é uma corrida armamentista do consumo a gente já conversou sobre esse assunto essa conta não fecha eh por mais otimista que se seja em relação à inovação tecnológica eu acredito que nós vamos ter que repensar profundamente a questão do
que dá sentido e e realização existencial pro ser humano essa lógica muito calcada no modelo Iluminista mas que se exacerbou muito nos Estados Unidos de que o sucesso na vida o se dar bem na vida é ser rico é ser afluente é ser Próspero isso isso vai ter que ser repensado até porque não entrega essa felicidade se você me permitir mais um dado que eu tenho repetido bastante Porque para mim é é o sinal mais claro e contundente da crise da ecologia psíquica Ah para um jovem do sexo masculino de 18 anos a probabilidade de
morrer antes dos 50 hoje é maior nos Estados Unidos do que em banglades São mortes por desespero para um jovem do sexo masculino de 18 anos a probabilidade de morrer antes dos 50 é maior nos Estados Unidos do que em banglades mortes por desespero opioide abuso de drogas alcoolismo e suicídio no país mais rico com a melhor tecnologia de medicina mais pujante com altíssima renda per capita as pessoas estão completamente sem perspectiva sem sentido recorrendo a a métodos completamente autodestrutivos para se manterem minimamente à tona da vida e se autodestruindo no processo Então esse modelo
realmente ele esgotou nós vamos ter que buscar para encontrar uma saída além das correções de ordem econômica eu acredito que uma correção de Rumos em relação ao que significa uma vida plena para o ser humano é Janete é a terceira vez que nós conversamos nós já conversamos sobre a corrida armamentista do consumo mas um dos temas que eu queria há muito tempo já conversar sobre esse é um dos livros seus que são os meus preferidos que é o alto engano não posso perder oportunidade de puxar agora não vou tentar descrever alo engano vou pegar palavras
suas tá a sua concepção de Alo engano como a capacidade que temos de sentir e acreditar de boa fé que somos o que não somos e que a melhor maneira de enganar o outro consiste em estar Auto enganado em primeiro lugar eu sei que que a ideia você tá falando da da da própria ordem do funcionamento do do indivíduo humano mas deixa eu tentar trazer por analogia talvez esticando demais acord inclusive e me corrija me contenha se eu estiver fazendo isso nesse mundo em que se generalizou a a ideia que talvez seja barcada por uma
inspiração de língua inglesa fake News nesse mundo que muitas informações que não são verdadeiras são transmitidas muitas vezes se afirma que essas informações são mentirosas mentira uma inverdade consciente o alto engano não é isso é quando as pessoas acreditam em inverdades e sinceramente Será que não se poderia levar em consideração que essa massa de inverdades que circula se claro que há pessoas que fazem isso de má fé não haveria um segundo risco talvez ainda mais poderoso que é uma massa de de informações eh que são no campo das ideias mesmo que são inverdades mas são
inverdades que vêm de uma concepção de Alto engano sincero ou seja ideias erradas de coletividades auto enganadas e como combater isso combater a mentira talvez seja mais fácil do que combater o auto-engano existem situações históricas em que você tem uma espécie de sincronia do auto-engano em que muitas pessoas embarcam coletivamente numa mentira que contam para si mesmas o princípio psíquico que tá por trás disso foi identificado há muito tempo por um filósofo francês chamado malebranche que diz o seguinte abre aspas as nossas paixões sempre se justificam ou seja elas nos sugerem as opiniões que ajudam
a justificá-las a gente pensa que a gente acredita naquilo que a gente escolhe mas muitas vezes nós só acreditamos que estamos controlando algo que está sendo espontaneamente acontecendo espontaneamente dentro de nós um belíssimo exemplo literário desse princípio que o malebranche enunciou tá no na peça do Shakespeare hotelo uma pessoa tomada pela paixão do ciúme tudo que acontece no mundo reforça o ciúme que ela tá sentindo qualquer acontecimento o Bentinho no Dom Casmurro é o mesmo caso tudo conspira no Universo para justificar o sentimento que tomou conta dela que é tá com ciúme e não há
mais evidência não há mais argumentação a pessoa vai encontrar aquilo que ela precisa para dar sustentação a paixão que assola a sua mente pessoas que estão muito contrariadas que estão muito desapontadas que estão muito ressentidas e que T muito medo acabam se apegando no universo informacional a tudo aquilo que reforça o que acreditam e tem atores políticos que se tornaram altamente especializados em alimentar a pessoa que tá com raiva de tudo isso que aí está que quer destruir que não aguenta mais que não acredita mais em ninguém que quer virar a mesa que quer mudar
tudo que quer partir paraa ignorância tem gente que deliberadamente fica como Iago no hotelo jogando eh pistas e e e e iscas e E aí cria o que você tá descrevendo que é um auto-engano sincronizado agora o viés de confirmação que é o termo da Psicologia contemporânea é é essa ideia e ela existe desde sempre eh o o Mont tem uma frase que eu gosto para um ateu todos os escritos justificam o ateísmo qualquer coisa que ele Leia vai justificar o ateísmo ele tá tomado do sentimento de que Deus não existe então tudo no universo
é uma evidência é uma prova do ateísmo eh esse mecanismo é tão antigo quanto a humanidade a novidades é tecnologia que permite uma rápida e e e contagiosa é epidêmica viralização a palavra vírus aí se presta muito bem desse tipo de de de sincron de de autoengano né mas você pega um fenômeno como Alemanha nazista as pessoas acreditavam o próprio Hitler eu me pergunto será que ele acreditava na superioridade racial ou será que ele usava a superioridade racial como instrumento de poder e eu me pergunto qual das duas é pior eu concluí Galeno que é
pior quando acredita porque se tá instrumentalizando é passível de revisão se a pessoa realmente acredita é que nem a pílula do Câncer o que que é pior acreditar na pílula do Câncer ou usar a credulidade para usar a crença da pílula do câncer para se promover e para se engrandecer é pior que não acredita porque é muito mais enraizado aí é é um alto engano muito mais perigoso do que a mentira do que a instrumentalização eu gostaria de ficar falando com você durante muito mais tempo mas vamos para para uma última pergunta eh Janete no
no seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras você mencionou uma frase do Machado de Assis quando ele falava de que Resumindo um pouquinho um dia quando não houver mais Império britânico não houver mais a língua inglesa as pessoas falarão Shakespeare E aí você que ocupa a mesma cadeira de Guimarães Rosa eh falou que quando não houver mais Brasil quando não houver algo não houver mais Itaipu haverá Guimarães Rosa o que eu queria saber de você além de Guimarães Rosa o que você almeja que o Brasil pode deixar pra humanidade depois que não houver
mais Brasil o que o Brasil pode deixar de de perene pr pra espécie humana essa é uma pergunta pra qual não tem uma resposta na ponta da língua o meu sonho a minha mais alta aspiração é que o Brasil ofereça pro mundo e para si mesmo antes de oferecer pro mundo ah uma uma um vislumbre de uma forma de vida que não esteja calcada na métrica da competição e do Sucesso material Em que outros valores eh preencham ah e e confiram sentido a uma existência humana especialmente os valores da afetividade e a capacidade única brasileira
e isso eu falo com convicção de desfrutar o momento independentemente de qualquer outra consideração ou qualquer lógica é uma alegria pré-lógica que nós devemos fundamentalmente a presença na cultura brasileira dos africanos e dos ameríndios que que que que nos dão e o alento de de originalidade diante de um modelo de civilização que como a gente conversou e poderíamos continuar falando por muito tempo mas de um modelo de civilização que faliu duplamente ele faliu na relação externa com a natureza o mundo que está fora e que está se se se degradando a olhos vistos né e
e de maneira assustadora mas ele falhou também na ecologia psíquica na natureza interna porque ele frustra os anseios mais profundos e mais arraigados do psiquismo humano que são os anseios de de contato de afetividade de amor e de amizade então a minha mais alta pretensão assim de sonho em relação ao possível Brasil a um Brasil seria exatamente o resgate e a construção simbólica e prática de uma outra forma de vida uma convivência calcada no dom da vida como valor e motivado a celebração da vida como valor im motivado é isso que eu gostaria que poder
muito modestamente contribuir para que a gente formule isso e a gente discuta pelo menos se é isso que nós sonhamos porque antes de mais nada nós precisamos ter clareza sobre em relação a um possível sonho brasileiro ele ele existe e se existe no que consiste acho que simplesmente fazer essas duas perguntas já é um passo adiante Muito obrigado pel prazer como sempre [Música] k [Música]
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