Resgate do Primogênito | Aula 5 - Função do Primogênito - Parte 1 | DESAFIO 365 | #41

889 views2081 WordsCopy TextShare
Adeildo Silva
Video Transcript:
Olá, meus queridos! Mais uma vez estamos aqui para a continuação do nosso curso, né? O Resgate do Primogênito.
Nós estamos aqui nesse trabalho tão importante e eu tenho certeza de que Deus vai falar comigo. Agora vamos entrar direto no assunto. Você assistiu às aulas anteriores, né?
E agora, assistindo com o intuito de aprender e entender esse assunto, nós vamos percorrer na Bíblia alguns versículos. Então, pega sua caneta, aponta, volta, ouve de novo e tenho certeza de que você vai entender. Então, o título desta aula é: Qual era a função do primogênito?
O porquê de Deus escolher os primogênitos para Ele, né? Os primogênitos têm uma função específica para com Deus. Deus os criou com um propósito, e esse propósito foi o mesmo que criou Adão.
Adão foi criado para governar a terra, dominar o mundo e governar todas as coisas: o mar, os peixes, os animais, as aves. Quem colocou nome nas coisas foi Adão, e a Bíblia diz que como Adão chamou, assim foi. Então, Adão tinha uma sabedoria esplêndida; ele tinha sabedoria tanto no mar quanto na terra, no espaço.
Ele tinha acesso direto ao Criador, ao Pai. Então, Deus criou Adão como um primogênito, né? E esse primogênito viveu muito tempo sem pecar, tendo toda a provisão de Deus para ele.
Então, Adão é o tipo, podemos dizer, do que todos os primogênitos deveriam viver. Ou seja, não deveria faltar nada para os primogênitos. Mas é isso que tem acontecido.
Um dos motivos é que Adão foi bombardeado e acabou sendo vencido pelo próprio inimigo. A maioria dos primogênitos, você pode fazer um apanhado em geral da sua família, mas a maioria dos primogênitos está passando hoje por uma luta muito grande. Talvez, em alguns casos, não foram os que mais sofreram, mas na maioria dos casos, são os que mais sofrem.
Assim que eles crescem e vêem um segundo filho, a responsabilidade já é do primogênito ajudar a cuidar. Depois, também tem todo o detalhe que, quando ele começa a trabalhar, ele é o primeiro a trazer dinheiro para casa, então ele já tem a responsabilidade de cuidar de alguém, de cuidar de algo. Os primogênitos, por sua vez, também são os que mais passam por lutas na área sentimental, na área psicológica, na área financeira, na área familiar.
Se você fizer um levantamento geral dos primogênitos, eles estão passando por lutas terríveis. Outro detalhe: a maioria dos filhos dos pastores, os primogênitos, estão desviados. Muitos filhos de pastores não querem saber de igreja; outros filhos estão tão fora da presença de Deus.
Aí você começa a juntar essas coisas e pergunta: "Mas por que isso acontece com os filhos dos crentes, os filhos dos pastores, e principalmente com os primogênitos? " O porquê dessa situação? O que eu fiz de errado?
Não é o que você fez de errado, é o que você não fez de certo. É o que você deixou de praticar que trouxe uma consequência. Nem sempre fazer o errado traz consequência; às vezes, só o fato de não fazer o certo já traz consequências gravíssimas.
Então, ao analisar tudo isso, vendo passagens bíblicas que nós vamos revisar hoje, nós vemos pessoas que foram totalmente resgatadas e vemos pessoas que não foram resgatadas. Nós vemos pessoas que tinham tudo para ter sucesso e não tiveram. Vamos percorrer desde a Bíblia até o Novo Testamento, de Gênesis até o Novo Testamento; você vai encontrar algo extraordinário, algo que vai mudar sua vida, mudar sua história.
Então, qual era a função do primogênito? Trazer a presença de Deus sobre a terra. A função do primogênito é ter o mesmo trabalho que Adão tinha.
Agora, algo interessante: nós pregamos uma parte e pregamos outra parte, mas não aprofundamos o que está no meio, e é muito importante você ver o terceiro lado da moeda. Mas pastor, a moeda só tem dois lados. Esse aqui é o maior problema.
Olha para essa moeda aqui. Essa moeda é uma libra, né? Ela tem um lado e ela tem o outro lado.
A pessoa fala que ela tem cara e coroa. E ela tem! Porque ninguém vê?
Porque a moeda tem três lados: tem o lado de cima, o de baixo e o lado lateral. Por menor que ela seja, ela tem um terceiro lado. E esse lado aqui, talvez você não consiga ver, mas ela tem umas ranhuras.
Essas ranhuras vão definir a identidade dela. Ou seja, essa é a digital da moeda. Quando ela é jogada na máquina, passando nesses sensores, vai identificar o tipo de moeda que está.
Todas elas têm uma digital. Toda moeda tem digitais porque isso é para identificar a moeda. Ela é identificada pelas digitais e pelo peso.
Se você limpar a moeda, a máquina não aceita porque ela não tem identidade. Então, o que eu quero dizer para você? Por que só falamos que Adão estava no Éden e encontrava com Deus na viração do dia?
Esta noite, eu estive pensando e analisando onde Adão dormia, porque não tinha casa. Onde Adão repousava? Por que Deus permitiu que Adão encontrasse com Ele na viração do dia?
Porque é nesse lugar que ele dormia, é nesse lugar que ele descansava. Porque no Salmo 91 diz: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente, descansará. " Direi do Senhor: "Ele é meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza.
" Minha fortaleza, Ele me cobrirá com as Suas asas. Adão, na viração do dia, não ia lá só para fazer culto e voltava para casa; ele só saía da presença de Deus de manhã porque Deus não o escondia. Por isso, é que ele tinha que se esconder atrás das árvores, porque ele não tinha lugar aonde se esconder, já que teve vergonha de chegar nu na presença de Deus.
Você compreende o que eu estou dizendo? Então, quando Adão estava na presença de Deus, Adão se repousava na sombra do Onipotente. Agora, interessante que nessa vinda de Adão, ele já trazia primícias a Deus; lá tinha ouro, lá tinha diamantes, ônix, pedras preciosas e também as primeiras frutas que nasceram.
Então, Adão fazia um altar para Deus e foi nessas idas e vindas de altares que, um dia, estando ali recolhendo as frutas para fazer um altar com cereais, estou aqui criando um cenário para você entender: você já nasceu no Éden. Ninguém aparecia de mãos vazias, porque o primeiro era do Senhor. Talvez, isso é um pensamento meu, já tinha colocado todo tipo de fruta naquele altar, menos uma.
E, naquele dia, depois de, talvez, milhares de anos, Adão pode ter pensado: "Por que essa não pode ir? Por que nós não podemos experimentar para saber se pode levar? " E aí é que foi todo o problema, mas não é esse o caso.
Quero voltar para o assunto do primogênito para não me desviar, porque é um assunto muito vasto; é só para você pensar, tá bom? É algo interessante. Adão tinha a obrigação de trazer a presença de Deus, e quando Adão traz a presença de Deus sobre a Terra durante muitos anos, estava sobre esse primogênito, e o diabo sabia disso.
Que todo primogênito é de Deus e tudo que é de Deus, o diabo quer tomar. Então, ele começou a investir em Adão. Agora, detalhe: não tem como eu pular o assunto.
Por que ele não falou para Adão? Por que ele atacou Eva? Porque, se ele falasse para Adão e Adão caísse, e naturalmente mandasse Eva comer, Deus não poderia penalizar Eva, porque a ordem tinha sido dada a Adão, e Eva apenas obedecia.
Ela poderia dizer: "Adão, eu não. Para Deus, só não pode me punir, porque Adão é o cabeça e ele mandou eu comer; eu tinha que obedecer, estou debaixo da sua permissão. " O diabo sabia desses detalhes.
Que os princípios estabelecidos por Deus, ele taca Eva; come, não acontece nada, e Adão come. Então, aí acontece. Então, Eva foi punida porque foi ela que trouxe.
Se fosse Adão que tivesse levado, ela não teria sido punida. Por isso, que o diabo, sabendo sobre esse princípio, não atacou Adão; atacou ela, porque se ataca ela e ela come e faz com que Adão coma, os dois seriam condenados. E a maldição veio, não veio porque se, olha o texto, não veio porque Adão comeu o fruto, né?
Nem pensar! Não é isso. Está escrito assim: "Porque tu deste ouvido à tua mulher e comeste", ou seja, deu ouvido a outra voz que não era a minha.
Agora, maldito será a terra por tua causa. Então, a maldição vem na terra porque primeiro deu ouvido a quem não deveria ouvir. Era ela que tinha que ouvir Adão.
Se acaso ela toca no jardim, no fruto e venha: "Adão, eu comi! " Ele falava: "Opa! Espera aí que eu vou falar com Deus para nós resolvermos esse problema.
" Com certeza, Deus teria dado um jeito. Mas não. Quando ela pega consciente, ele come consciente, ambos então estão agora nus e não tem como esse primogênito.
Não tem como ele, a presença de Deus, porque agora ele se considera nu, ele está vendo sua nudez. Ele se sentiu vergonha, então não teve coragem de chegar. Então, o primeiro primogênito que foi bombardeado pelo diabo foi Adão e de lá para cá, o diabo investiu com toda a sua força contra os primogênitos.
Os primogênitos têm sido muitas vezes massacrados. Quer ver um exemplo? O aborto é feito, primeiramente, o primeiro aborto é para os primogênitos.
Por que é feito nos primogênitos? Porque o diabo sabe que um primogênito resgatado, ninguém segura. Ou ele será o melhor pastor, ou o melhor empresário, ou ele vai estar no governo em algum lugar.
Mas um primogênito que não é resgatado pelos princípios estabelecidos por Deus, ele é bombardeado. Vou dar um exemplo: se você é primogênito e está ouvindo aqui agora, quero dizer algo para você: o que já passou pela sua mão ou pela mão do primogênito já enriqueceu, três, quatro, cinco oportunidades perdidas. Ministério que não vai, o casamento, tudo.
Então, trouxe grande luta sobre a vida do primogênito, mas a situação vai mudar. Essa situação vai ser transformada. Tenho certeza de que, quando você terminar esse curso, a sua vida nunca mais será a mesma e você terá total entendimento, total do entendimento para fazer o que se deve ser feito, porque até para derrubar o homem, até para destruir o homem no Éden, ele pegou os princípios estabelecidos na Bíblia.
Ele não quebrou o princípio. A Bíblia colocou o homem sobre a mulher e depois ela era dominada por ele. Então, o diabo disse: "Eu não posso tocar nele; eu toco nela.
" Porque se ela pecar, por ordem dele, não é pecado; está sob obediência. Então, não vou quebrar o princípio. O diabo não quer nem o diabo, porque o princípio, ele taca para destruir o homem.
Então, se o diabo, se o inimigo, se a serpente usa princípio para destruir, você imagina se você usar os princípios para te construir? Você pode dizer para mim: "Ah, mas isso que o senhor vai falar é Antigo Testamento. " Pois é, é neles que estão escondidas as maiores vitórias.
Quer ver um detalhe interessante para a gente parar? Essa aula é um pouquinho e começa outra, ou você só com muita atenção. A gente vai falar sobre um congresso de família.
Você acha que alguém quer destruir sua família? Não, é um congresso de família. O que a pessoa está querendo fazer é construir sua família.
Mas se o congresso é um congresso de cura, você acha que alguém quer roubar sua saúde? Não. Mas se o congresso é um congresso de casais, no seminário para casais, alguém quer que você destrua o seu casamento?
Claro que não! Pois é. Então, por que fazer um congresso financeiro e as pessoas pensam que é para roubar o dinheiro?
Olha que interessante: tudo que o diabo quer é que você fique ignorante sobre este assunto de dinheiro, de prosperidade e de resgate. Porque o diabo sabe que é uma chave, uma chave extremamente importante, que se você aprender, sua vida muda para sempre. Então, se prepare: na próxima aula, nós já vamos entrar bem profundo nesse assunto.
Vou dar uma pausa agora para que você possa também respirar um pouco, pensar, escrever seus apontamentos e passarmos para as próximas aulas. Deus abençoe, até a próxima!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com