Oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo do parabólica eu sou Pedro Rennó Professor meu óculos tá bem embaçado aqui mas eu sou professor Pedro menor aqui para gente fazer mais uma aula de filosofia e hoje nós iremos fazer a iniciar o nosso estudo de obra prometido já muito tempo aqui no parabólica de política de Aristóteles já mostrei esse livro aqui diversas vezes e aula de história inclusive e é isso aí então já se inscreve no canal se ainda não for inscrito curte esse vídeo para ajudar o canal a crescer tem
história Filosofia Sociologia muito conteúdo em é conteúdo completo porém demais vestibulares e tá embaçando aqui de novo mas vai ficar assim vai ficar assim e e outra coisa importante também não deixe me procurar lá no passei direto amanhã a rede de estudos do Brasil gente contando com cerca de 18 milhões de pessoas entre estudantes professores tem muito conteúdo as vocês procurado lá o meu no meu perfil lá no passei direto lá no canal parabólica inclusive o acesso a conteúdo exclusivo coisas que eu só coloco lá do passei direto é o primeiro link da descrição certo
bom gente a primeira eu quero falar um pouquinho da importância dessa obra aqui eu tenho essa versão de há muito tempo aqui da matrícula É esse aqui é uma versão minha delivery bolso ela não é resumida tá não é Resumindo ela só tem uma fonte menor a tenho algumas críticas em relação à a tradução tada Martin clar é mas é versão que eu tenho e é a versão uma atenção de política do Aristóteles a gente Possivelmente vai fazer também ao estudo de obra da República de Platão e outras obras também tá do de filosofia não
só do mundo Beco A tá tendo algum jogo de futebol aqui perto tá não sei se é no clube que tem aqui perto na escola só falta fechada mas o ó se vocês ouvirem o barulho vamos lá porque é interessante estudar essa obra do Aristóteles para conhecer um pouco do as duas só que eles Nas questões materiais que vão para além do que além do do conceito de metafísica de Aristóteles mas conhecer a entender o que ele pensava sobre organização política sobre cidades isso é muito importante dentro da Ótica de Aristóteles a lembrando que você
pode concordar ou discordar mas nunca pode esquecer que Aristóteles ele tá lá no mundo grego tá Ah mas não existe essa de falar nossa tudo que ele falou se aplica hoje não muito pelo contrário na verdade mas não deixa de ser uma obra importante a até mesmo porque é uma das fontes que a gente tem para poder estudar costumes do mundo grego formação Organização das cidades estados e por aí vai a gente vai fazer se esse conteúdo aqui é esse não é não é um vídeo inteiro sobre essa obra que não há uma obra grande
esse livro é formado por oito livros existem oito par o que a gente chama de oito livros hoje a gente vai fazer a primeira mas a vai ser um vídeo por parte então você nem 18 vídeos não não é assim mas a primeira eu achei interessante de fazer uma sol do primeiro livro né eu vou nesse primeiro vídeo porque ele dá conceitos aqui que são fundamentais para a gente entender os próximos próximas partes certo então esse é o conceito a iniciarem como a obra chama política a gente tem que fazer aquela famosa aquele famoso entendimento
do que que é política na concepção de Aristóteles tomar água aqui ó tá bom e vamos lá a a gente precisa entender que para Aristóteles política é uma busca certo pela felicidade em comunidade no geral então a política tem como o Finn certo isso está inserido inclusive na formação da cidade no próximo vídeo a gente vai falar melhor das polis aqui a gente já dá uma produção mas a gente vai explicar inclusive no próximo vídeo Aristóteles ele define quais e inclusivos são os melhores exemplos de pobres no mundo grego inclusive ele gosta inclusive eles até
sigla e elogia e partes o exemplo de Esparta é um militar Espartano mais então vamos entender que para fazer a diferenciação entre é muito importante que você sabe fazer a diferenciação entre a política EA ética para Aristóteles a política então é a busca é quando o grupo de governantes dentro de uma Polly dentro uma cidade grega busca e a felicidade dessa desse grupo dele a felicidade de todos os cidadãos aqui vivem naquela cidade tá uma política tem por objetivo fim da política Buscar a felicidade buscar uma vida boa a uma vida regular para todos os
cidadãos que compõem a tela cidade diferente da ética a ética ela tá mais voltada por uma busca por felicidade mais individual o dia a dia então a ética é algo para o Aristóteles também a busca por felicidade até mais porque trabalho com fatores individuais você a gente já falou isso aqui em outros vídeos antigos de Aristóteles hoje a gente tá tá mais aprofundando na política mesmo né mas atende a a ética ela busca a felicidade individual no seu dia a dia o que o Aristóteles vai chamar de justa medida segundo ele isso vai dar influência
inclusive para os helenísticos né que é você viver sempre o meio termo é a saber tem um equilíbrio entre o excesso e a ausência sabe o não é viver sem nada e não viveu com muita certo mas viver preferido então do seu dia a dia você busca essa felicidade agora quando a gente fala de política a busca para fazer pela felicidade é como um todo é para todo mundo então é um grupo de políticos ou vai alguns grupos maiores ou menores independente do modelo aplicado ser uma monarquia se é uma uma democracia e uma oligarquia
independente tem que buscar a felicidade para todos aqueles que são considerados cidadão de dentro daquele contexto certo vamos só lembrar que no mundo ateniense o cidadão era o o Opa querida né o homem nascido em Atenas e em determinados períodos que era o que possui as melhores terras ou de as famílias que tinham os melhores posse EA tenso não eram considerados cidadãos os escravos mulheres a e não eram considerados cidadãos e e a também Angeles eu conceito de cidadão cozido defendida por Aristóteles e já foi muito cobrado enganem pode continuar sendo cobrado ou talvez sem
a parte de Grécia que pega a filosofia é transversal o tema história e filosofia o sempre tem uma questão lá falando citando Aristóteles é aquele que participa politicamente em outra sociedade cidadão como por exemplo na Roma antiga o cidadão em determinados momentos só não no período completo ele ele não é necessariamente só aquele que participa politicamente nascido em Roma total né porque por exemplo quando você tem Júlio César O estrangeiro se torna os cidadãos né na república de César mas ele rouba também você tem concepções às vezes de que outras pessoas que não têm direito
ao poder político em Roma como na verdade ela maioria mas que a considerados cidadãos porque tinham direitos a benefícios né a assistência judicial em Roma entre outras coisas na Grécia não mais é apenas não que foi um diário só que eles vivem apesar de não ser de Atenas ele foi para lá para estudar na academia de Platão né na escola de Atenas mas em Atenas especificamente o cidadão é aquele que participa politicamente que ele tem que ter esses requisitos ser homem acima de 21 anos nascido em Atenas filhos de pais atenienses nascidos em Atenas lindo
determinados momentos possuidores das melhores terras atenienses e por em outros momentos ele se abre né final só não precisa ter as melhores terras e tal por aí vai tá então é só uma concepção muito importante e aí entra o fator cidade cidade estado ou Pólis as Polis gregas que o Aristóteles nessa obra ele estuda bem ele fala de Corinto ele fala de Mileto ele fala de dessa cidade ele fala de Esparta e fala de Atenas a que as cidades-estado na verdade então é as famílias as cidades estavam ou as Polis gregas e elas surgem como
uma necessidade dos seres humanos a Passarem a se organizar ele fala assim ó então antes a gente era de um jeito surgiram a partir de uma necessidade da gente começar a se organizar independente do regime político adotado vai ser uma monarquia começou a chover vai ser uma uma república se vai ser a Seja lá o que for certo um outro fato importante que pode inclusive confundir a cabeça de muitas pessoas é que ele fala que de forma natural de uma formação da cidade e das famílias que a gente vai falar já ela é natural ela
a cidade surge como uma necessidade natural do ser humano disse organizar de buscar apoio de apoiar de fazer diversas coisas de ter um governo e de ter governantes e governados a para para para pro Aristóteles a cidade ela antecede inclusive as famílias e os seres humanos com exceção daqueles que formaram eu não ouvi barulho essa chuva maravilhosa que a gente tá precisando de fato tá então assim com exceção música visitas com exceção aí do primeiro que dos primeiros grupos que formaram as primeiras aldeias e depois posteriormente a cidade então a cidade são elas antecedem as
famílias e os seres humanos elas acabam tendo um grau de importância muito grande nessa questão macro Porque a partir daí a sua amigas que nasce ele já nasceram dentro da cidade sujeitos nasceram nesta cidade que já estão inseridos de um processo tá de natural de entender o que que são governantes O que são governados e é daí que a gente chega na nossa primeira citação aqui da obra política certo do Aristóteles vamos lá então vocês acompanhe comigo a citação sobre essa parte que a gente tá falando aqui de aluguel em primeiro lugar deve-se unir em
Paris aqueles que como um homem EA mulher não podem ficar um sem o outro para geração a tal Associação é formada por um propósito deliberado por parte deles a mulher não fica sem não sei o outro porque para ele é natural isso Inclusive a ideia de criar né fazer uma nova geração mas sim por uma tendência da natureza Olha só em comum com os outros animais e plantas aí ele faz a comparação a os homens sem desejo natural de deixar em um outro ser a imagem de si mesmo faz em todos os animais têm o
desejo de fazer a sua própria reprodução ele tá falando isso né Tem filhos até filhotes e há tempos no caso de animais Racionais há tempos por natureza visando a conservação das espécies com cerca e comando um outro e outro que obedece aquele que é capaz de previdência por sua inteligência e por natureza ao Senhor e aquele que é capaz de vigor de seu corpo de pôr em Ação aquilo que o senhor prever é um súdito e por natureza um escravo Por conseguinte senhor escravo tem o mesmo interesse então ele tá falando para gente da forma
só dessa cidade E aí ele já entra na questão da escravidão que a gente vai trabalhar hoje aqui ainda em Aristóteles A então ele fala que essas coisas são naturais é o desejo a necessidade de formar cidade de ter um governo e governantes e governados e com assim como ele fala da relação de homens e mulheres que tem que ficar junto né a gente use tem um vídeo aqui eu não vou trabalhar nesse vídeo mas a gente tem um vídeo aqui no sobre o que que ela está a nova sobre beleza e o cartão também
né são concepções daqui a pouco diferente naquele grupo tem muita gente reclamando Aristóteles né pra puxar só fez pensar é que nesse nessa obra Inclusive eu utilizei parte dessa obra cozinha para produzir esse vídeo antigo deve ter uns três anos eu deixo no card para você mas ele então ele trabalha com essa ideia de que então é natural então e aí quando ele fala assim lá no final que os senhores e escravos tem no mesmo propósito é uma felicidade que na concepção deles os escravos eles têm que entender que a natural escravidão que você tem
que buscar uma felicidade ou buscar um bem comum sabe viver bem de acordo com a sua capacidade o Senhor ele é dotado de inteligência e o escravo é dotado de vigor né são essas as questões ficou Aristóteles logicamente Então você já perceberam que quando ele fala inclusive então de família ele tá defendendo para gente que a família também é algo natural certo então a formação de família algo natural Anthem a família na concepção do Aristóteles ele vai chamar de poder doméstico tá que é o poder do Homem Sobre a mulher e sobre os demais a
ele até faz uma diferenciação que é bem interessante que ele fala assim que as mulheres é é um pouco diferente o poder do homem em relação aos filhos em relação às mulheres o poder de um homem do marido do Patriarca em relação às mulheres é um poder que ele é permanente ele é a pela vida toda porque segundo Aristóteles o homem é superior às mulheres no vídeo que eu falei para vocês que ele tudo sobre a concessão de mulheres e até explico lá ele fala nessa obra inclusive uma situação que as mulheres elas são parecidas
com os escravos em alguns aspectos só que são inferiores até os escravos segundo Aristóteles porque elas não têm a capacidade de pensar como os escravos né ela ele inclusive faz essa relação e o poder dos filhos por exemplo é um poder que daqui a pouco os filhos estavam crescendo principalmente se podem filhos homens e por exemplo o filho mais velho vai assumir os negócios da família entendeu então não é o poder que é permanente nesse sentido agora em relação às mulheres ele é para vida toda de qualquer forma ele fala que esses grupos familiares esses
cursos familiares que se formaram por necessidade por uma necessidade natural aos poucos foram se organizando foram se juntando formando as primeiras aldeias gregas até depois chegar nas Polis E aí onde você vai ter a entrada da política então para ele o governo doméstico essa esse dia a dia de você administrar sua própria família é algo menor mas que tá ligado a ética de buscar a felicidade minhas os meus familiares tal e o aí é quando a gente fala do poder de uma cidade que as famílias vários grupos familiares formal aldeias depois forma cidade formam a
as poles né as Polis gregas e levantou o poder político né que vão trabalhar tentando trabalhar para o bem de todos que englobam essa essas famílias é um grupo maior política um grupo maior né formado por vários grupos pequenos que são as famílias ou no mundo grego a gente já viu isso história são os genos ou os games né que lá no período a pré-homérico que aquele período de mais ou menos a 1.100 antes de Cristo há 800 de Cristo as famílias mais fortes mais poderosos ficavam com as terras mais férteis Lembrando que a Grécia
não tinha muitas terras férteis Então as mais espertas acabar ficando com as famílias que tinham mais riquezas ou mais poder ter um domínio militar eram mais numerosas de alguma forma conseguiu amedrontar outras famílias por exemplo a sociedade gentílicas né E esses grupos familiares foram crescendo crescendo formando as primeiras aldeias e depois as poles vão para situação né Gente olha só tem que ser passar um sobre isso também hora o homem que não com a sociedade o que não o que não necessita viver nela porque pasta assim mesmo não faz parte da cidade que tá você
precisa viver em sociedade antes de prosseguir é nessa obra inclusive logo no começo eu não coloquei a situação aqui mas eu faço a citação é o que ele vai definir como bem no início cozido do livro Um ele fala isso um homem é um animal político por natureza né que ele fala assim você está buscando contato com outras pessoas fazer política em busca desse bem como essa felicidade coletiva A consequente a deve ser uma aparelho necessita viver nela porque embaixo assim mesmo não faz parte da cidade porque aquele que não faz parte da cidade porque
o seguinte deve ser uma besta ou um Deus quem não faz parte da cidade no vive politicamente na cidade deve ser uma besta não ser mitológico um Deus né assim a em todos os homens uma é natural a uma tal Associação associar-se com os outros aquele que afundou no princípio foi o maior nos dos benfeitores aí não eu já aqueles que fundaram a cidade né trouxeram eu só nos melhores pois o homem quando atingir esse grau de perfeição é o melhor dos animais mas quando está separado da Lei e da Justiça ele é o pior
dentre os outros então ele tá falando para gente da importância que a associação de se formar cidades e para ele é natural em relação à escravidão a gente sabe que ele especificamente a sociedade ateniense era uma sociedade escravista a gente vive ali um modo de produção baseado escravidão a escravos que são ou escravos capturados em guerras ou determinado momento depois parou mais só não eram feitos por dívidas A então ele vive Ele viveu isso e esse período e presenciou muito a escravidão né em Atenas escravos estrangeiros né Principalmente capturados por dívidas em guerras é encontra
a sociedade sou cidades-estados estrangeiras barulho da alto mesmo é a chuva não posso fazer nada mas vamos lá é para ele também a escravidão ela é um bem tá é um bem a natural pertencente aos cidadãos então ter escravos é algo natural na sociedade grega segundo Aristóteles e para ele ele vai definir para gente que é um bem animado né um instrumento animado voltado para o trabalho ele faz a diferenciação que existem instrumento ele faz a comparação olha só que terrível terrível mesmo ele faz a comparação entre instrumentos inanimados e animados avaliar a situação que
eu vou mostrar para vocês a um machado seria um instrumento de trabalho e não anima descubra quem animado já o escravo também um instrumento de trabalho só que animado que para ele o prefeito de todos os instrumentos de trabalho trabalha com um instrumento de trabalho da escravidão e o escravo é um bem que pertence à família ele está dentro desse dessa concepção de governo doméstico é natural a ele até faz uma definição determinados momentos fala que existem aqueles que não são os escravos não são naturais aqueles que foram se que não aceitaram né que na
verdade não aceitaram serem considerados bens naturais e esse estão totalmente errados porque eu estou próprio escravo tem que entender que ele é um bem natural ele é um bem natural pertencente ao grupo familiar Ou pertencente a administração doméstica como ele disso vão para citação sobre isso ó hora e sempre nossa senhora né Entre esses instrumentos função inanimadas e outros são Aline Barros assim o timoneiro do navio o Leme para de maneira do navio o lema é um instrumento inanimado e o marinheiro e na proa é um instrumento animado em todas as artes arte significa prática
ou técnica tá favor arte principalmente no mundo grego a arte de dialogar a técnica de viola em todas as artes o trabalhador é uma espécie de instrumento um bem que se possui é um instrumento útil para a manutenção da existência e a soma dos bens possuídos é uma quantidade de instrumentos e o escravo é uma propriedade animada em geral superior a todas as outras ele é superior ao Machado EA superiora novas ele é ou escravo ele continua sendo um instrumento de trabalho e natural ao seu senhor Lembrando que a relação pro Aristóteles entre governantes e
governados tanto na cidade Polly quanto no que ele vai chamar de administração doméstica são relações e naturais e todos precisam compreender tanto os os os governantes quanto os governados Lucas uma cidade por causa de uma administração Doméstica o pai o marido não entendi isso a esposa tem que entender os filhos tem que ter os escravos preciso entender é isso que ele vai tentar falar a gente vai buscar a felicidade dessa forma certo bom Espero que vocês tenham gostado acho que a chuva deve tá atrapalhando aí o barulho cedo até Vou ver esse livro depois para
ver se é isso mesmo mas eu acho que a gente deu uma boa introdução nesses princípios na formação de cidades no conceito de política de Aristóteles na relação a família e na relação de propriedade em relação aos escravos a gente vai seguir aí para frente o estudando mais mais um pouco essa obra A gente vai falar das principais famílias a vai falar das principais exemplos de cidades segundo ar estoque logo no livro dois Ele já fala isso inclusive mas é isso aí gente eu vou ficando por aqui amo vocês de todo o coração do mundo
Deixa aquela curtida o canal a crescer né que beijo fui