Quando você vai na rua e pergunta o que é niilismo as pessoas costumam relacionar niilismo a a a ausência de valores né a ausência de referências absolutas a ausência de um paradigma eh Universal aplicável a todos etc pois bem para nietê o niilismo é mais ou menos o contrário disso [Música] então vamos tentar nos explicar e nos entender também você imaginará que o mundo da vida para MIT é constituído pelas forças vitais um pouco aquilo que Espinosa já chamou de potência de agir e portanto somos movidos por essas forças vitais forças vitais que também movem
todos os demais viventes nitcher dirá que Por muitas razões o homem é rebaixa o mundo da vida em nome de um outro mundo um outro mundo um mundo é que pairaria sobre o nosso que seria eterno que seria imutável E que transcendeia ao nosso mundo nesse sentido O homem é costuma trabalhar com duas realidades a realidade das forças vitais que os discípulos de Platão chamam de mundo das coisas sensíveis ou o mundo das aparências né e a realidade é das ideias a realidade dos edos realidade daquilo que transcende as forças vitais os apetites os desejos
Enfim tudo que tem a ver com o que me chama de a terra né a terra então nós podemos dizer que ao longo da história foram várias as formas de rebaixamento do mundo da vida em nome de uma transcendência imaginária sugerida etc poderíamos começar com a alegoria de Platão dentro e fora da caverna né o mundo o mundo da vida para mim te o único que existe Claro seria o dentro da caverna e o fora da caverna é uma transcendência imaginada uma espécie de forma de rebaixar o mundo em que vivemos a própria ideia de
Cosmos como um todo integrado organizado lógico finito e ordenado é uma transcendência em relação ao mundo da vida aonde as forças vitais são caóticas são loucas são inexplicáveis são enfim resultantes de de encontros e desencontros de difícil explicação depois é vai surgir a ideia de um Deus Universal único criador do universo transcendente que sempre terá existido Sempre existirá e que criou o homem a sua imagem e semelhança mais para frente as transcendências são transcendências patrocinadas pelo próprio homem assim você tem uma sociedade sem classe por exemplo é uma idealidade imaginada e todo tipo de Utopia
que o homem criou é para servir como referência para sua própria vida mentira girar que existe portanto uma espécie de tradição que ele chama de estrutura religiosa do pensamento que é justamente essa tendência de rebaixar o mundo da vida né rebaixar o mundo dos homens rebaixar a Cidade dos Homens rebaixar o que é de César O que é é desejo apetite força tesão impulso criação etc ligado à terra em nome de uma transcendência única ideal e mutável etc que é o mundo sugerido pelo homem como um mundo hierarquicamente superior então justamente chamará de niilismo esse
rebaixamento essa negação do mundo da vida essa negação do mundo dos encontros vitais das experiências das Sensações das forças das iniciativas e assim por diante muito bem essa é a primeira ideia crítica do niilismo entendendo o niilismo no caso do nit como esse rebaixamento do mundo da vida em nome de uma transcendência a segunda ideia que eu gostaria de propor a você é esse mundo da vida é constituído por forças limite as categorizará em forças ativas e forças negativas as forças ativas são aquelas que tem a sua origem e são genuinamente originárias é de quem
é as empreende de quem as implementa de quem as torna iniciativa e as forças reativas elas só existem para opstar para enfrentar as forças ativas Ok vamos imaginar que você cria um determinado Esporte você inventa lá um esporte qualquer e nesse esporte é faz-se um campeonato mundial e no primeiro ano ganha um fulano José né podíamos chamar de Schumacher Remington né ou quem sabe de a Real Madrid ou de Cristiano Ronaldo ele ganha no primeiro ano segundo ano ele ganha também no terceiro ano ele ganha também no quarto ano ele ganha também então Acontece uma
coisa curiosa é preciso enfrentar o forte e aí naturalmente você vai poder surgir né uma espécie de associação de pessoas que tem um interesse comum esse interesse comum é derrubar o forte Então você tem aí uma espécie de genealogia né surgimento da moral título de uma obra coincidíssima de mídia a genealogia da moral Então quem é que quem é que tem interesse é na defesa de princípios Morais é quem é fraco é quem não tem força por si mesmo você pode imaginar o quanto isso pode ser polêmico em vista da tradição filosófica Que nós conhecemos
Então é existe uma genealogia da moral que banca uma oposição de fracos Associados em nome dos fortes chega a dizer é preciso proteger os fortes dos fracos porque porque o forte que é o talentoso o forte que é o genial o forte que é o incrível e se os fracos ganharem sempre eles acabam matando o gênero acabam matando o talentoso eles acabam matando aquele que é o excepcional Beleza acho que essa segunda ideia é importantíssima uma terceira ideia o Crepúsculo dos Ídolos outro título de uma obra de niet Qual é a ideia é que nos
dias de hoje né os Ídolos e quais são os Ídolos as transcendências né é o mundo das ideias é o Cosmos é Deus é a sociedade sem classe é o Direitos Humanos né noção de democracia etc todos esses Ídolos estão caindo por terra né pagarão caro o preço de ter pés de argila e o homem hoje estaria voltado a vida apegado a vida Aquilo que a vida tem de imanente aquilo que a vida tem de material aquilo que a vida tem de concreto né E tudo o que diz respeito a ela Então haveria segundo esta
tendência do Crepúsculo dos Ídolos que resume na famosa frase que Deus morreu [Música]