Colossenses || Bible Project Português ||

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Visão Geral: Colossenses Assista o nosso vídeo com a visão geral da carta aos Colossenses, que expli...
Video Transcript:
é a carta de paulo aos colossenses foi escrita durante um dos aprisionamento de paula por anunciar jesus como o senhor ressuscitado e a carta dirigida a um grupo de pessoas que paulo nunca conheceu o que fazer um parte de uma comunidade que ele não havia iniciado essa igreja em colossos foi iniciada por um colaborador de paulo chamado epafras que era dessa cidade e é para as tinha visitado o paulo recentemente na prisão de deu boas notícias sobre os colossenses mas ele também mencionou algumas das expressões culturais que ostentavam a se afastar de jesus e assim
paulo escreveu essa carta para encorajar os colossenses a abordar as questões mencionadas por e palavras e depois os desafiou uma devoção maior a jesus o conceito e o fluxo da carta são bem fáceis de seguir o movimento de abertura se concentra em jesus como messias exaltados paulo então mostra como seu sofrimento na prisão é para jesus exaltados então ele aborda as pressões que tentam os colossenses a se afastarem de jesus depois disso ele explora um novo modo de vida que a ressurreição de jesus criou para eles então a carta começa com duas orações paulo pre
eu agradeci a deus por ter ouvido de palavras que os colossenses tem sido totalmente fiéis a jesus mostrando amor a deus e ao próximo tudo por causa da esperança que tem na nova criação que jesus tem reservado para eles então ele continua orando para que eles cresçam em sabedoria incompreensão sobre jesus e aqui paulo coloca um poema para ajudar os colossenses e nós a fazer exatamente isso é a peça central do capítulo 11 poema sobre o messias que foi crucificado e exaltado tem duas estrofes paralelas e a cheio de linguagem imagens dos livros de gênesis
e êxodo dos salmos e dos provérbios a primeira estrofe fala como jesus é a verdadeira imagem de deus nele o caráter pleno e o propósito de deus são demonstrados em um ser humano ele é o primogênito uma frase do antigo testamento sobre o estatuto real de jesus sobre toda a criação ele compartilha a identidade do único verdadeiro deus criador e através dele toda a realidade todos os poderes e autoridades espirituais e humanos foram criados em e descobrimos o messias como o próprio autor e rei da criação e assim na segunda estrofe também descobrimos que ele
é o único que pode trazer uma nova criação ele é a cabeça de um novo corpo referindo-se ao povo de jesus que a nova humanidade exemplificado através da existência da sua própria ressurreição nele habita gloriosa presença do templo de deus e assim é através da morte e da ressurreição de jesus que deus se reconciliou com toda a humanidade com todos os poderes espirituais com toda a criação é um poema notável e paulo continuará se referindo a ele ao longo da carta então ele primeiro mostra como a verdade desse poema transforma sua própria experiência de sofrimento
na prisão ele está sendo punido por anunciar ao mundo grego e romano que jesus ressuscitado é senhor e rei de tudo e de todos e assim o seu sofrimento pensa ele não é um sinal de derrota mas sim a maneira dele participar do sofrimento de jesus como um ato de amor e desse modo as suas dificuldades são na verdade o motivo de alegria é preso pela notícia surpreendente que o messias ressuscitado de israel está criando uma nova família multiétnica e muito mais assim como a glória divina habitava em jesus jesus também habita no meio de
sua família internacional ou como paulo disse o messias que está em todos vocês é a esperança da glória paulo então uma boa das expressões culturais que estão tentando os colossenses a se afastarem de jesus eles foram confrontados com uma combinação de politeísmo místico junto com uma pressão para obedecerem às leis da torá então todos esses novos cristãos cresceram adorando os vários deuses gregos e romanos que governavam diferentes partes da vida humana e muito simplesmente adicionar um jesus como mais uma divindade que eles poderiam adorar houve também uma grande pressão da comunidade cristã judaica para que
esses não-judeus demonstrar seu compromisso com o messias adicionando a observância às leis encontradas naturar especificamente ele menciona a adoção de uma dieta à coucher a observação dos dias sagrados ea circuncisão é muito parecido com o problema que ele abordou na carta aos gálatas para paulo ceder a qualquer uma dessas tentações a se comprometer demonstra uma falha no entendimento sobre quem jesus realmente é e o que ele fez por você o colossenses viviam com medo de poderes espirituais e espíritos elementais como paulo chamava mas jesus triunfou sobre estes através da sua morte e ressurreição e libertou
os colossenses de qualquer obrigação da mesma forma jesus cumpriu em nosso nome todas as leis da torá que de qualquer maneira nunca tiveram o poder de transformar o coração humano é egoísta e assim o que jesus fez em vida sua morte e ressurreição não carece de nada não precisa ser complementado com o segmento das leis e de qualquer maneira ele é a realidade para a qual todas as leis naturais estavam apontando em vez das leis os seguidores de jesus tem o poder da ressurreição para mudá-los que é o que ele vai explorar seguir a jesus
significa a unir-se a sua nova humanidade porque as suas vidas agora se uniram a vida de jesus ressuscitado e é por os desafios colossenses a colocar em suas mentes nas coisas acima onde o messias está sentado o governo à direita de deus paulo não está querendo dizer pense como você um dia deixar a terra irá para o céu pelo contrário os céus um lugar transcendente do qual jesus governa sobre toda a criação ea partir daí um dia ele voltará aqui para transformar todas as coisas como paulo diz quando o messias é revelado você também será
revelado com ele na glória então são paulo desafia a viver no presente como os novos seres humanos que eles um dia serão ele usa a imagem de sua antiga humanidade caracterizada por uma sexualidade distorcida em um discurso destrutivo para os cristãos essa humanidade morreu com jesus e foi substituída por uma nova humanidade que é caracterizada pela misericórdia e generosidade pelo perdão e pelo amor e essa é a humanidade transcende as fronteiras étnicas e sociais do nosso mundo para criar nas palavras de paulo um povo onde não há grego sou judeus circuncisão e incircuncisão o escravo
ou livre o messias é tudo e está em todas as pessoas são paulo então se torna realmente prático e mostra os colossenses como essa nova humanidade pode existir em uma casa romana do primeiro século que era uma instituição altamente autoritária onde o patriarca masculino tinha o poder da vida e da morte sobre sua esposa seus filhos e seus escravos não é bem assim uma família cristã aqui o jesus ressuscitado é o verdadeiro senhor e assim no senhor a esposa permite que o seu marido seja responsável por ela e o marido está sujeito a jesus amanda
sua esposa e colocando o bem-estar dela acima do seu hein ladrão de jesus é o senhor os filhos não são objetos são chamados a maturidade e ao respeito e os pais devem criar seus filhos com paciência e compreensão cristãos que são escravos devem honrar os seus mestres humanos precisamente porque eles não são o verdadeiro mestre jesus e os cristãos que têm escravos devem entender que esse escravo não é sua propriedade mas sim um membro do corpo de jesus a ser honrado incluído em amor aqui paulo está indo por um caminho é difícil ele está reformulando
a instituição romana mais básica em torno de jesus que a governa através do amor ao próximo e assim embora ele não tem abolido a estrutura do agregado familiar o messias exaltado exige que seja transformado quase além do ponto que compreensão para qualquer romano que vivem colossus você pode ver isso mais claramente na conclusão da carta após um pedido de oração paulo aplica essas instruções sobre escravos e mestres cristãos e descobrimos que típico é quem leva e leia a carta aos colossenses ele acompanhado por um certo onésimo que foi um ex-escravo de um cristão colossense chamado
filemon e descobrimos por outra carta endereçada a filemon que onésimo havia escapado de seu mestre era um crime digno de prisão mas paulo pede a toda a igreja para saudar onésimo como irmão fiel e amado no senhor e então na carta a filemom paulo diz que ele deveria receber onésimo não mais como escravos e não com meu irmão ele termina a carta em grande estilo da carta aos colossenses paulo nos convida a ver que nenhuma parte da existência humana permanece intocada pelo domínio amoroso e liberar a jesus ressuscitado o nosso sofrimento a nossa tentação de
abdicar os nossos valores do nosso caráter moral a dinâmica em poder em nossos lares tudo isso deve ser reexaminado e transformada somos convidados a viver no presente como se a nova criação tivesse realmente chegado quando jesus ressuscitou dos mortos e é disso que se trata a carta aos colossenses
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