JESUS NO APOCALIPSE | Evidências NT

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Rodrigo Silva | Em busca de evidências
Episódio 9 da temporada: Evidências Apocalipse. -- Texto, Roteiro e Apresentação: Rodrigo Silva D...
Video Transcript:
a guerras terremotos símbolos misteriosos Juízo Final estes são os elementos que marcam dos livros mais desafiadores de todos os tempos o Apocalipse estamos vivendo o fim do mundo podemos desvendar os mistérios desse livro começa agora evidências Temporada Especial Apocalipse 1 Oi e aí pessoal juntos mais uma vez por um programa Evidências feito com todo carinho para você e sua família mas eu não posso entrar na temática de hoje sem primeiro disponibilizar para você mais uma vez o guia de estudos evidências que foi preparado com muito amor para levar a você o conteúdo da palavra de
Deus o vídeo estudos evidências é um oferecimento da TV Novo Tempo e dos anjos da esperança e como você pode adquirir é fácil você tem várias opções você pode ver aqui na sua tela o QR Code basta você abrir a câmera do seu celular colocar ali no QR Code e o resto é fácil você também pode pedir pelo telefone zero operadora 1221 27 321 ou pelo site novo tempo.com/estudo ou ainda biblia.com.br é um capítulo 1 do Apocalipse contém uma revelação rica quase ofuscante do próprio Jesus Cristo os versos 48 apresentam três descrições básicas do mestre
parece que João descreve a Jesus aquele como ele conheceu pois não há nenhuma indicação de que ele recebeu esse aqui alguma Revelação adicional especial Este é o Cristo do passado do presente e também do Futuro aquele que é apresentado na forma do que era do que é e do que a de ver no passado Jesus foi a fiel testemunha o primogênito dos mortos no presente Ele é aquele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados e no futuro aquele que virá nas nuvens e Todo Olho Verá no início de 1930 Universidade de Oxford surpreendeu
o mundo ao saber que o seu mais eminente Professor havia se convertido há é mesmo o seu nome cinéfilos veja o que isso estiloso declarou de Jesus após a sua conversão estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral mas não aceito a sua afirmação de ser Deus peça é a única coisa que não devemos dizer um homem que fosse somente um homem dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral seria um lunático no
mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido ou então o diabo em pessoa faça sua escolha ou esse homem era e é o filho de Deus ou não passa de um louco ou coisa pior você pode querer calá-lo por ser um louco pode cuspir nele e matá-lo como um demônio ou pode prostrar-se aos seus pés e chamá-lo de Senhor a Deus mas que ninguém venha com paternal com descendência dizer que ele não passava de um grande mestre humano ele não nos deixou Essa opção não quis deixá-la são por declarações fortes como essa dissesse
luz que cada dia que passa estou mais convencido de que falar de Deus é falar de Cristo pregar a palavra de Deus é pregar a Cristo e eu não podia apresentar de forma diferente esse assunto ao partilhar o Apocalipse se não através de Jesus Cristo por isso que o programa de hoje vamos tratar justamente disso a imagem de Jesus na revelação que foi dada ao Apóstolo João no programa anterior Você viu a saudação que João faz da parte de Deus o pai e do Espírito Santo e finalmente da parte de Jesus Vamos agora desse continuar
mais a sua pessoa conforme ele Jesus atua no Apocalipse é de cara Jesus é retratado como a testemunha fiel e verdadeira o primogênito dentre os mortos e o que isso quer dizer interessante que a palavra grega para testemunha é a palavra Marte que até hoje usamos em português os apóstolos desde o início enfrentaram graves perigos até quase todos sofreram a morte por suas convicções assim nos primeiros anos da Igreja Cristã primitiva o termo Marte passou a ser usado no sentido inédito de uma testemunha que a qualquer momento poderia ser chamada a negar o que testemunhou
sobre a pena de morte a partir desse estágio a transmissão foi fácil para o significado comum do termo desde aquele tempo até os nossos dias um mártir ou uma testemunha de Cristo é uma pessoa que sofre mais que a morte do que nega a sua fé e do Calypso Se emprega a palavra com esse significado quando se refere aos membros da igreja mas no que diz respeito à Jesus há uma diferença Jesus não foi um mártir no mesmo sentido que Paulo foi um mártir do cristianismo Paulo morreu por uma causa mas Jesus morreu morte expiatória
Isto é no lugar de alguém Jesus não morreu apenas por causa de alguma coisa perceba Jesus veio destinado a cruz ele sabia que este seria o seu fim morrer em lugar do pecador mas essa explicação não estaria completa se eu não levar se encontra uma coisa João no Apocalipse se comunicavam em grego e provavelmente essa era a língua que ele usava entre as igrejas que ele pastoreava contudo a língua materna de João era o hebraico eo aramaico pois bem eu não que vemos em parte no talmud que foi redigida durante a Perseguição Judaica dos dias
de Adriano a palavra Marte ali a pressa em hebraico através da expressão que duchamp algo como santificar o nome de Deus em outras palavras para os judeus Como João o ato último distante ficaram o nome do senhor EA disposição de perder a própria vida se preciso for para não transgredir um dos mandamentos de Deus aliás é interessante que uma das marcas da Besta do Apocalipse Quem de estudaremos aqui nesse programa é justamente essa de abrir a boca contra os céus e dizer duas fêmeas Isto é de sacralizar o nome de Deus muito interessante na mesmo
e talvez foi por isso que Cristo mesmo em face da morte preferiu enfrentar a cruz a negar o desejo do pai que era a redenção da humanidade o próprio João ainda escreveria mais tarde em seu evangelho depois que Ele saísse da Ilha Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha vida eterna João 3:16 é justamente por isso que Jesus no Apocalipse é chamado de o primogênito dentre os mortos a palavra primogênito aqui é protocolos em grego e ela pode ter
dois significados o primeiro pode significar literalmente primogênito o primeiro que nasce se tiver esse sentido a referência é a ressurreição de Jesus Jesus obteve a vitória sobre a morte a qual todos nós que assim cremos também podemos obter ou também podemos dizer que o primogênito é aquele que herda o bem do e nesse sentido Jesus e aquele que tem a honra e o poder aquele que herda aquele que ocupa o primeiro lugar e quando o Paulo se refere a Jesus como primogênito de toda a criação Você pode ler em Colossenses 1 15 ele quer dizer
que Jesus é o Senhor da criação inteira que a criação pertence a Jesus em primeiro lugar e que a ele a criação deve a honra e o louvor em primeiro lugar Jesus é o Senhor dos Mortos o senhor dos vivos e provavelmente Esse é o significado que devemos interpretar ou seja não há no universo nem dentre vivos ou mortos ninguém sobre o qual Jesus Cristo não seja o senhor portanto nada nem na vida nem na morte pode nos separar do amor de Cristo Ele é o primogênito ele é o principal é a única coisa que
pode nos separar É claro é a rejeição E aí vem um paradoxo de Deus porque sendo ele todo poderoso ele assume uma vulnerabilidade o seu amor pode ser rejeitado e é justamente por isso que quando a gente vai para Apocalipse Capítulo 1 Versículo 7 você vê que João combina aqui o texto de Daniel 7 13 com Zacarias Capítulo 12 especialmente o verso 10 vamos ver o Apocalipse Eis que vem com as nuvens e Todo Olho o Verá até mesmo aqueles que o traspassaram aqui ao falar de trás passaram João Segue o texto hebraico de Zacarias
e não acertou a genta o texto grego que traz zombaram agora interessante que diferente de Mateus 24:30 onde Jesus Vem sobre as nuvens equipe e de Marcos e Lucas onde Jesus vem nas nuvens em aqui no Apocalipse Jesus é sobre as nuvens nem delas ele vem em meio azul as nuvens o que significa isso a presença Divina a divindade de Cristo igual a de Deus quando aparecia no antigo testamento envolto numa nuvem a nuvem sempre ocultava a glória de Deus para não ofuscar o povo com você vê no livro de ensino É nesse sentido que
Cristo bem em nuvens quanto ao lamento e todas as tribos se lamentarão por causa dele a lamentação aqui vem do grego corrupto que literalmente significa cortar o cortar se assim mesmo esse é o ato muito comum de desespero luto filamento de acordo com o primeiro Reis Capítulo 18 verso 28 os profetas de Baal se cortavam em desespero a à medida que sua oração não era respondida Jeremias 16 S6 e Jeremias 41/5 faz alusão a esta prática que era a lei de Moisés você pode ver Levítico 19 28 Levítico 21 verso 5 Jesus então aparece a
João de uma forma divina e gloriosa ele caminha em meio aos Sete Castiçais de Fogo João cai como morto diante de tanto poder mas a mesma voz que tantas vezes ouviram na Galileia falou novamente com mansidão dizendo não tenha medo eu sou o primeiro eo último estive morto mas eis que estou vivo para todo sempre e tenho as chaves da Morte e do inferno essas referências tanto a Cristo quanto a Deus Pai quanto aquele que vive para todo o sempre o primeiro eo último o princípio eo fim todas elas tinham um significado especial para os
primeiros leitores do Apocalipse e Especialmente quando esse mesmo conceito de eternidade foi atribuído ao reinado dos salvos na nova Jerusalém que você pode ver em Apocalipse 22 S5 e sabe por quê E é porque havia naquela época uma enorme propaganda no império romano que dominava a mente da maioria das pessoas que viviam sob o regime dos imperadores e a propaganda era de que Roma jamais haveria de passar eu tenho aqui minhas mãos uma moeda de Antonino Pio que governou Roma mais ou menos 40 anos depois da morte de João Aqui você vê de um lado
o Imperador com barba e logo atrás você vê uma mulher sentada de maneira Vitoriosa tendo ao redor a frase Roma eterna não precisa nem Traduzir eu vou mostrar uma imagem dessa mesma moeda para você ver de um exemplar um pouco mais bem preservado para que você perceba alguns detalhes nela presta atenção de um lado já falei você tem Antonino pio e do outro Roma divinizada ela está sentada num trono com capacete na cabeça segurando um Palladium na mão direita estendida uma lança e ao lado e a direita e como escudo redondo e perceba a frase
Roma eterna uma versão Rara dessa moeda foi expedida por Adriano e nela a Roma eterna segura na mão o sol EA lua mostrando a sua eterna divindade E essas embalagens até trazem alguma semelhança com a mulher vestida de sol que tem a lua e as estrelas fazendo parte do seu vestuário e você verá isto no capítulo 12 do Apocalipse agora por enquanto basta dizer que para João era a Nova Jerusalém como povo de Deus que seria eterna e não Roma com seus imperadores era tão arrogante a maneira Romana de pensar de si mesma que diziam
que se a cidade de Roma desaparecesse o mundo acabaria junto de modo que Roma nunca deixaria de existir jamais até um templo foi erguido para ela que era adorada no monte palatino juntamente com a deusa Vênus Estas são as ruínas desse Santuário que foi dedicado pelo Imperador Adriano No segundo século de Nossa era agora eu quero chamar sua atenção para outro quadro do Apocalipse João vem Jesus em meio ao caos o tour os Castiçais de Ouro esses castiçais lembram um Candelabro parecido com esse que eu tenho aqui que estava no lugar santo do Santuário erguido
no deserto original era de ouro puro ouro maciço e tinha sete pontas e cada uma delas era alimentada por um azeite de oliva extra-virgem e o fogo que as em dia essas Chamas era tirada do altar de incenso que também ficava dentro no santuário e que por sua vez era provavelmente alimentado com fogo do altar do holocausto que foi aceso pelo próprio Poder de Deus eles tiravam As Brasas de um altar para alimentar o outro e assim alimentar o Candelabro de sete braços a palavra Hebraica para Candelabro Eu já falei é a palavra menorah ela
deriva de um verbo hebraico O que significa flamejar o nome menorah simplesmente ressalta o propósito utilitário desse Candelabro da Luz a Dotz que serviam dentro do lugar santo no Tabernáculo em Êxodo 25 verso 40 Deus disse a Moisés que a melhorar deveria ser feita especialmente segundo o modelo que foi mostrado no monte de fato todo o Santuário e todos os seus móveis seriam construídos Com base no padrão Ou modelo fornecidos por Deus ex do 25 verso 19 O Tabernáculo deveria ser integralmente o modelo de uma outra coisa deveria ser uma réplica da perfeição original que
era o Santuário Celestial assim as próprias especificações da melhorar foram dadas por Deus diretamente a Moisés no Monte Sinai e note esse formato do Candelabro ele parecia com uma árvore não é mesmo e de fato as árvores utilizadas na época do antigo Oriente Médio tinham mais ou menos esse formato no antigo Oriente próximo artisticamente a a constante de Uma Árvore Sagrada que significava a vida eterna a prosperidade o a produtividade temos várias representações dessa árvore da cultura Açoriana para o povo de Deus a melhorar no templo simbolizava a a mesma coisa a vida e as
bênçãos que Deus tem dado ao seu povo no entanto o Candelabro deveria também lembrar o povo hebreu de uma árvore em particular e talvez os próprios sumérios também tinha uma reminiscências de outra Árvore Sagrada veja que essa Tem Dois seres alados que a vigiam Isto certamente lembra vocês alguma coisa não é exatamente o Jardim do Éden EA árvore da vida que teve Depois da queda de Adão e Eva a presença de dois querubins vigiando o caminho dela para que ninguém se aproximasse e como muitos eruditos reconhecem tanto o tabernáculo quanto o Templo de Salomão foram
planejados e projetados para que os adoradores se lembrassem do Jardim do Éden o Jardim do Éden que seria como um santuário onde Adão era o sacerdote e você se lembra no meio do Jardim o Santuário era a Árvore da Vida a melhorar portanto seria um símbolo não apenas da vida mas da vida eterna aquela que Deus prometia ao seu povo eu e Deus não olhou somente para trás para a árvore da vida que estava no Jardim do Éden mas também antecipou a árvore da vida que estará nos novos céus e Nova Terra descritos em Apocalipse
Capítulo 22 lá naquele Santuário e de Nico da Nova Jerusalém o apóstolo João tem uma visão e o que ele ver Vamos ler a Bíblia está justamente aqui eu quero ler com você e o Rio da Vida brilhante como Cristal que sai do Trono de Deus e do cordeiro no meio da sua Praça de uma margem a outra do Rio está a árvore da vida que produz doze frutos dando seu fruto de mês a mês e as folhas da árvore são para a saúde dos povos Apocalipse 2212 aliás e curioso que quando o João tem
essa visão ele disse que não viu Santuário na nova Jerusalém E por quê Porque o próprio Cordeiro de Deus estará com eles Jesus será o Santuário vivo no meio de nós Originalmente era o plano de Deus que o Candelabro do Santuário ficasse aceso para sempre essa foi a instrução que Deus venha a Moisés e você pode ver aqui na Bíblia ordenar as aos filhos de Israel que te Tragam azeite puro de Oliveiras batido para o candelabro para fazer arder As Chamas continuamente na tenda da congregação fora o que está diante do testemunho Arão e seus
filhos as Porão em ordem desde a tarde até amanhã perante o senhor isto serão estatuto Perpétuo para os filhos de Israel pelas suas gerações Êxodo 27 21 e 22 outras palavras Deus estabeleceu a conservação do Candelabro aceso como se fosse um testemunho Perpétuo ou seja esse mandamento não deveria jamais ser revogado mas a história nos mostra que essa prática foi interrompida especialmente depois que Tito o general romano marchou com Fúria sobre Jerusalém EA sitiou destruindo o templo EA cidade no ano 70 depois de Cristo no arco de Tito em Roma é possível ver o relevo
dos Romanos levando a melhorado o Templo de Jerusalém como espólio de guerra essa destruição impediu que os judeus continuassem a obedecer além de manter a melhorar acesa e de fato depois do novo testamento já não se fala mais acerca desse dessa ordem dada por Deus que daí como ficamos com o mandamento Perpétuo do Senhor então ele teria deixado de ser o mandamento Perpétuo Não de jeito nenhum Deus tem maneiras surpreendentes de mostrar a sua soberania na história esta ordem continua cumprindo se nos dias de hoje no cumprimento do velho testamento que era apenas uma figura
eu vou explicar isso para você o antigo ritual do Santuário é como uma planta na mão de um engenheiro não se trata do edifício em si mas mostra como ele será depois de construído assim também era a lei de Moisés ela não tinha imagem exata das coisas que apontava mas prefigurava a salvação vindoura Isto é a nova aliança é Jesus que haveria de se manifestar veja não sou eu que estou dizendo Isto é Paulo você quer ver está aqui a lei não tem a imagem exata das coisas mas a sombra dos bens vindouros Hebreus 10
Versículo 1 sabe os mandamentos perpétuos que o senhor estabeleceu na velha aliança continuam mantidos na Nova Aliança porém não mais como figura e sim como cumprimento às vezes para valorizar os dez mandamentos nós somos até tentados a rejeitar a lei cerimonial como se ela fosse mar transitórias sem efeito positivo Porém nada estaria mais longe da Verdade a vulgarmente chamada lei de Moisés era igualmente a lei de Deus que inspirou o Moisés vai escrever lá ademais a lei cerimonial tinha um caráter pedagógico que os dez mandamentos não possuiu é que os dez mandamentos apontavam para o
pecado é mas a lei cerimonial aponta para a graça o perdão EA solução para o problema era a lei cerimonial que apontava para o cordeiro segundo Apocalipse o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo agora se assim alguém pode perguntar porque que não continuamos matando o cordeiro celebrando as festas judaicas até hoje justamente pelo que eu falei a pouco não guardamos a lei cerimonial como figura mas como cumprimento veja o que é a Santa Ceia O que é o batismo a unção dos enfermos são leis cerimoniais A diferença é que enquanto as antigas
leis cerimoniais apontavam para o Messias que haveria de vir as novas apontam para o Messias que já veio e voltará e o serviço do Santuário continua sendo exercido como onde pelo nosso Sumo Sacerdote no santuário Celestial por tanto se fez necessário que a as ações das construções que estão no céu fossem purificadas mediante Tais sacrifícios mas os próprios elementos Celestiais por meio de sacrifícios muito superiores a estes pois Cristo não adentrou a um santuário erguido por mãos humanas uma simples ilustração do que é verdadeiro ele entrou no céus para agora se apresentar diante de Deus
em nosso benefício ele também não se ofereceu muitas vezes como procede o sumo sacerdote que entra no santo dos santos de ano em ano portando o sangue alheio Ora se assim fosse seria necessário que Cristo sofresse muitas vezes desde o início do mundo mas agora ele manifestou-se de uma vez por todas no final dos tempos para aniquilar o pecado por intermédio do sacrifício de si mesmo Hebreus 9 23 a 26 e foi isto que João Viu a transferência para o céu dos ritos que eram feitos de maneira tipológica aqui na terra mas evidentemente uma dimensão
superior aquele cerimonialismo e deu a antiga oferta de incenso por exemplo que havia sido estabelecida também como o estatuto Perpétuo Êxodo 30 verso 8 não foi revogada mas cúmplice hoje nas orações dos Santos como você pode ver e Apocalipse Capítulo 5 verso 8 e 8 verso 3 agora sobre o Candelabro lembremos havia um princípio de manutenção das chamas acesas já falei disso e Esse princípio é mantido no Novo Testamento como o Apocalipse em Associação com outros textos nos dá resposta Apocalipse 1 verso 5 e 6 diz o seguinte o Cristo que nos ama e mediante
o seu sangue nos libertou de todos os pecados e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Deus o seu pai esse texto é claro mesmo e esta praticamente e a declaração básica de Êxodo capítulo 9 verso seis séculos mais tarde citada por Pedro essa passagem queria dizer que nós somos sacerdotes portanto temos de manter acesas As Chamas do Candelabro de Deus como faziam os Levitas da velha aliança e como podemos fazer isso hoje veja o que diz a Bíblia não apagueis o espírito primeiro até sua nesses cinco 19 à E aí e embora exista
um debate aberto ainda com relação aos detalhes do vestuário nos tempos bíblicos parece quase certo que a maioria dos homens usavam túnicas curtas a altura dos joelhos isso porque eles trabalhavam com serviços braçais e precisavam de mobilidade com todos os mais velhos os reis e os anciãos do Povo usavam túnicas mais longas Porém na altura do tornozelo a Jesus no entanto Iam até os pés por isso são chamadas de vestes talares Isto é que vão até os talões os calcanhares esta precisamente era a mesma descrição que o antigo testamento empregava em grego para descrever a
vestimenta do Sumo Sacerdote ex do 28 verso 4 Levítico 16 quatro Josefo também descreve os hábitos elevarem os sacerdotes os sumos sacerdotes túnicas até os pés quando estavam no Ofício do templo pênis usava uma túnica que ele chegava até os pés e ao redor é um pouco mais acima que os cotovelos uma faixa não muito apertada que eles dá várias voltas de igual modo Reis e altos dignatários também usavam vestes talares conforme vemos nesse antigo relevo da assíria tudo isso significa que a descrição da vestimenta que levava Cristo no Apocalipse fazia o leitor ou o
ouvinte do livro A se lembrar das roupas dos Reis dos sacerdotes e dos sumos sacerdotes do Templo de Jerusalém aqui temos então uma representação simbólica do caráter monárquico em sumo sacerdotal do Messias ressuscitado ele é um rei dos reis reis segundo a dinastia de Davi e sacerdote segundo a herança de Melquisedeque tendo em vista que temos um grande Sumo Sacerdote que foi capaz de adentrar os seus Jesus o filho de Deus mantenhamos com firmeza a nossa declaração pública de fé pois não temos um sumo sacerdote que não seja capaz de com o preço de nossas
fraquezas mas temos O sacerdote Supremo que a nossa semelhança foi tentado em todas as formas porém Sem Pecado algum portanto a Chegamos nos com toda a confiança ao trono da graça para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos ocorre no momento da Necessidade E aí [Música] E aí E aí [Música]
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