Olá bom dia boa tarde boa noite eu me chamo Felipe reina e nesse canal eu compartilho a minha trajetória de conversão para a igreja católica eh eu queria usar o vídeo de hoje para conversar um pouco sobre um tema que é fundamental e que foi fundamental no meu processo também de conversão e o tema de hoje é sobre o sol escriptura ou seja a fé protestante né um dos fundamentos mesmo um doss pilares da da reforma protestante que é a fé de que toda Eh toda a fé toda toda a teologia toda a prática da
igreja deve vir somente da escritura né e por isso o sola né sola escritura a a fé católica a igreja católica ela não pensa assim né ela na verdade divide em três pilares né é o Pilar da tradição escrita que é a Bíblia que é a escritura a tradição oral da igreja e também o magistério da igreja que é aquele que é responsável por tomar decisões quer dizer os bispos reunidos com o Bispo de Roma o Papa eh tomando decisões em conjunto em concílios em em em reuniões para tomar as decisões que a igreja precisa
Então são esses três os fundamentos da fé na na da igreja católica e como protestante certamente eu acreditava no sola escritura né me parecia razoável mas pouco a pouco eu fui percebendo as limitações né dessa desse Pilar da reforma protestante eu queria compartilhar com vocês pelo menos três argumentos e também discutir um pouquinho a respeito da tradição oral né quando quando ainda era protestante eu ouvia sobre tradição oral me parecia muito estranho né porque a oralidade por si só ela já não parece ser algo que consegue preservar uma mensagem uma verdade ao longo do tempo
basta você pensar naquela brincadeira do telefone sem fio né uma pessoa fala uma mensagem para alguém que fala para alguém que fala para alguém quando chega na última pessoa ela tenta repetir a mensagem Inicial e a mensagem já foi totalmente deturpada né Eh então essa simples brincadeira já mostra como a oralidade ela tem uma uma uma fragilidade de preservar a informação ao longo do tempo quanto mais pensa na história pensa nas gerações que se passaram e eu meditando nisso tudo eu sempre pensava que essa ideia de tradição oral me parecia muito muito estranha muito frágil
né Eh e errônea mas fui meditando um pouquinho mais né pensando um pouco mais lendo mais e fui começando a perceber que na verdade a oralidade ela também Principalmente nos povos antigos meus amigos você tem que pensar que a gente vive num mundo com tecnologia e a nossa capacidade de memória também se esvaiu muito por conta da tecnologia né mas os povos antigos utilizavam de várias técnicas de preservação de memória e de transmissão de de memória usando oralidade não só a a linguagem escrita então por exemplo vou dar alguns exemplos para vocês aqui e o
uso da rima dos versos né a o uso da Melodia Então quando você coloca né uma uma uma mensagem dentro de de algo musicado ou de algo versificado é muito mais fácil o processo de decoração e de transmissão ao longo de gerações e se você coloca isso dentro de uma ideia de sacralidade como por exemplo orações repetidas credos que se repetem rotineiramente e a pessoa tá sempre fazendo aquela mesma oração sempre fazendo aquela ou cantando Aquelas mesmas canções eh religiosas canções litúrgicas isso tem uma capacidade poderosíssima né de de preservação de memória e de transmissão
também ao longo das Gerações nós mesmo temos Ainda temos algumas músicas né Músicas mesmo do universo da secularidade mas que a gente grava músicas cantigas infantis Parabéns para você coisas que a gente a gente aprende sem nunca ter lido em lugar nenhum né a gente é passado de gera geração uma uma tradição que sequer tem o peso né de de sacralidade mas que tem essa capacidade de eh de se transmitir e e e de se preservar né sem a utilização da da linguagem escrita então só por aí você percebe como na verdade existe sim mecanismos
de transmissão oral orais né que não não necessitam da língua escrita né E que são sim poderosos né em em em se preservar ao longo do tempo um outro exemplo que talvez seja ainda mais poderoso é a liturgia a ideia de liturgia que tá muito associado O primeiro exemplo né mas quando você tem um ato litúrgico né que tá envolvido com atos né com com todo um gesturi uma forma de fazer tudo isso é é são formas né de de preservação também e de e de transmissão de conhecimento que dificilmente você consegue traduzir plenamente no
na linguagem escrita né Isso que é isso que é curioso que também começou a mexer com um pouco na minha na minha percepção das coisas né quando eu comecei a meditar em como ainda que você contente de escrever liturgia de escrever atos litúrgicos por escrito você nunca consegue passar a totalidade né do que é o conhecimento de uma liturgia se você não participa de fato de uma liturgia se você não vê se você não não faz aqueles atos né e dificilmente você consegue transmitir n em todas as suas minúcias esse tipo de conhecimento né isso
é uma coisa assim transversal em todas as sociedades antigas né e também no universo da nossa fé da fé cristã certamente é uma coisa muito importante poderia pensar em outros aqui mas eu vou me ater por aqui pra gente começar a nossa conversa sobre o sol escritura né porque o sol escriptura ele justamente apresenta alguns problemas sérios né porque uma das fragilidades do Sol escriptura é exatamente essa né se você parar para pensar a a experiência protestante No fundo ela é experiência de alguém eu tô fazendo aqui um só uma uma imagem né como se
alguém que nunca viu a igreja nunca nunca ouviu falar de Jesus nunca ouviu falar de nada não conhece nada encontrasse um livro Como por exemplo imagina um beduino no deserto nunca ouviu falar de Jesus de igreja de judaísmo de nada e de repente ele encontra esse livro aqui no no nas areias do deserto né e ele pega esse livro e a partir da leitura desse livro Ele vai tentar recriar igreja do zero na sua comunidade eh de beduínos lá essa experiência ela está obviamente Fada ao fracasso né Por quê Porque a Bíblia meus amigos ela
não foi escrita para alguém que nunca tenha visto a igreja e isso é uma coisa muito importante de se pensar os livros do novo testamento quando eles foram escritos Eles foram escritos por uma comunidade que já existia que já estava viva né já Existiam os apóstolos já existiam aqueles que foram apontados pelos Apóstolos como seus sucessores suas as lideranças das igrejas que eram os bispos Ou seja já existia uma hierarquia colocada em em em eh em movimento já existia liturgia acontecendo já existia o batismo já existia ou seja todas essas coisas já estavam acontecendo quando
os livros do do novo testamento foram escritos né E eles não foram escritos para alguém que nunca viu a igreja Eles foram escritos para uma igreja viva né Eh então por exemplo pensa nas cartas do apóstolo Paulo todas elas foram escritas para igrejas que ele fundou né que ele mostrou como fazer né ele ele eles participaram por exemplo da liturgia da da Eucaristia a santa seia do Senhor vendo o apóstolo fazer na frente deles vendo o apóstolo batizar vendo o apóstolo ordenar lideranças né vendo como viver a igreja né a partir do exemplo do apóstolo
e o próprio apóstolo Paulo passou três anos na Arábia estudando e com outros irmãos também depois se mudou paraa Antioquia onde ele vivia numa Comunidade Cristã numa igreja né foi ordenado como tá lá em Atos dos Apóstolos ele e Barnabé foram imposto as mãos sobre eles para que eles começassem as viagens missionárias ou seja o apóstolo Paulo ele transmite né aquilo que ele diz por exemplo em primeira Coríntios Capítulo 11 né aquilo que eu ouvi do Senhor eu vos transmiti que na noite em que ele então aquilo que eu ouvi do Senhor o quê o
apóstolo Paulo ele teve uma visão provavelmente não Provavelmente o que ele tá dizendo é eu recebi do Senhor através da igreja corpo de Cristo Ele recebeu aquele conhecimento que ele transmite pra igreja que ele fundou ah sobre a liturgia do da Eucaristia da santa seia do Senhor ele recebeu da igreja na qual ele participava agora quando ele escreve É isso que é curioso se você parar para perceber quando ele tá escrevendo sobre a santa seia que é o texto sacramental que praticamente todas as denominações mesmo protestantes usam no momento da Santa Ceia que é primeira
Coríntios Capítulo 11 o texto mais antigo que nós temos eh da sobre a Santa Ceia mais antigo que os que o dos Evangelhos né esse texto ele é falado num contexto em que o apóstolo Paulo na verdade está dando uma bronca nos Coríntios né pela forma como eles estavam eh fazendo a a liturgia eucarística de forma displicente né então ele tá dando uma bronca nele você vê desde o capítulo captulo 10 como ele tá falando e e e chateado né porque eles não não tão fazendo da forma como ele ensinou e isso significa o quê
significa que ainda que ele tenha falado e ele nos dê muitas muitos elementos na nas escrituras sagradas Nós temos muitos elementos para para vislumbrar Como era a liturgia da da Santa Ceia ainda assim não era a preocupação do apóstolo Paulo explicar com minúcias aquela aquela aquele atto litúrgico porque ele já havia explicado ele já havia feito junto deles né ele tá falando para pessoas que viram a igreja né que viram a igreja acontecendo diante diante dos seus próprios olhos e isso é verdade para quase tudo na igreja meus irmãos Se vocês pararem para pensar eh
até do ponto de vista por exemplo da hierarquia da igreja né Pensa só que você lê nas cartas de Paulo principalmente a gente consegue perceber que que já havia bispos já havia presbíteros os diáconos desde de Atos dos Apóstolos né a a consagração dos primeiros diáconos mas não fica digamos assim extremamente Claro na escritura o que realmente qual realmente é a atribuição de cada um desses cargos na igreja Claro que nós temos vislumbres daquilo a partir das cartas de Paulo a partir dos Atos dos Apóstolos nós conseguimos ter alguns elementos mas aquilo não é totalmente
claro porque não era essa a preocupação dos autores sagrados quando eles escreveram o Novo Testamento uma vez que eles estão escrevendo para igrejas que já tinha uma hierarquia no lugar mais uma vez eles não estavam escrevendo para um grupo de pessoas que nunca viram a igreja e isso é muito importante meus irmãos porque daí vem a ideia de de tradição oral a tradição oral como eu tava dizendo no início desse vídeo tem a ver com liturgia tem a ver com a passagem de um conhecimento de forma litúrgica com a passagem de conhecimento na forma de
orações na forma de credos né que não ficaram registrados Ou pelo menos f não ficaram registrados com todas as suas minúcias nas sagradas escrituras e quando da reforma protestante já depois de 1500 anos de igreja se resolve ignorar ou jogar fora ou ou dar Pouca importância paraa tradição oral da igreja pra história da igreja e tentar refazer do zero a igreja a partir somente das escrituras e essa ideia do sola escritura essa experiência tá fadada ao fracasso e é por isso que nós vemos no universo do protestantismo tanta tanta variedade tanta diferença tanta briga por
exemplo do ponto de vista da hierarquia né você tem igrejas que tem bispos você tem igrejas que só tem presbíteros é Igreja Presbiteriana você tem igrejas que não tem nem Bispo nem Presbítero nem pastores por exemplo a ideia de pastor você já começa a ter igrejas orgânicas que não tem uma liderança Clara que é tudo feito na no universo da coletividade e no que diz respeito a própria organização da igreja e na e na tomada de decisão da igreja você tem igrejas com estrutura monárquica você tem igrejas com estrutura democrática você tem igrejas com estrutura
parlamentar caso da Presbiteriana por exemplo da Congregacional acredito eu então você vê só desse só nesse assunto que é o assunto da hierarquia da igreja você tem todas as possibilidades de organização humana e todos eles se tentando se basear nas escrituras E por que isso Por que essa variação toda Porque de fato as escrituras sozinhas não deixam totalmente claro de forma Cristalina eh qual qual era essa essa estrutura e qual eram as atribuições você tem pistas obviamente Mas você Você precisa olhar para a história da igreja Você precisa olhar para outros elementos e o próprio
elemento desse arraste que é a tradição moral eh incutida na liturgia da igreja incutida nas práticas da igreja e que foi se arrastando ao longo da história por isso que quando nós lemos os pais da igreja os documentos do primeiro século do segundo século que estão fora da das escrituras sagradas esses documentos fazem parte do do Acervo digamos assim da tradição oral da igreja que que ficou registrado também por escrito e que é um testemunho dessa tradição oral sendo transmitida mesmo sem ter digamos uma uma clar evidência na na nas escrituras a respeito disso eu
vou dar mais um exemplo ainda sobre esse assunto Esse é o meu primeiro argumento né da da fragilidade eu ainda vou fazer falar mais dois tá o primeiro argumento sobre a fragilidade da da sola escriptura é esse é que a escritura em si ela não foi feita para ser exaustiva em todos os detalhes a respeito da igreja porque ela foi entregue a uma igreja já viva e ela pressupõe a tradição oral Esse é o primeiro argumento de fragilidade da sola escritura e o outro e o exemplo que eu mais um exemplo ainda desse primeiro argumento
que eu quero dar é em relação à celebração dominical quer dizer a ideia do Domingo Olha vocês vão concordar comigo né que quase todas as denominações protestantes guardam o domingo né el elas elas elas mantiveram essa tradição da Igreja Católica de onde elas se separaram mas nós temos entre nós os sabatistas né os Adventistas do Sétimo Dia outras eh grupos mais judaizantes por exemplo que guardam o sábado quando nós lemos o o Novo Testamento nós conseguimos depreender que de fato os cristãos estavam se reunindo aos domingos né então assim Existem várias passagens nos Atos dos
Apóstolos e nas cartas de Paulo e mesmo no Apocalipse né de João em que o domingo indica Tudo indica que no domingo os cristãos estavam se reunindo para repartir o pão porém não não tem nada no Novo Testamento não existe nenhuma passagem que nos diga com clareza quando isso foi decidido e por por quê Por por que houve essa mudança em relação ao sábado e de fato se você acredita somente na escritura só na escritura você não olha pra história da igreja você não olha para outros documentos que nós temos você não olha para corpo
né de conhecimento envolto na história da igreja você fica em dúvida né e por isso esses grupos passam por exemplo a guardar o sábado porque quando você olha o velho testamento parece muito muito claro que você deve guardar o sábado e quando você olha o novo não existe nada muito explícito te explicando por dessa alteração que parece muito relevante então para você ver esse exemplo o exemplo do dia da semana da da Guarda né que foi alterado com a Nova Aliança nos mostra claramente né que isso vem sobretudo da tradição oral da igreja da tradição
litúrgica da igreja provavelmente os autores das sagradas escrituras inspirados pelo Espírito Santo não não viram necessidade de explicar com com minúcias isso por quê Porque a igreja já estava se reunindo aos domingos e quando você lê os documentos do primeiro século isso está claríssimo né você vê por exemplo eh Santo Inácio de Antioquia já ainda no ano 100 110 no máximo falando claramente que os cristãos se reúnem aos domingos são Justino Marte eh Santo Irineu de Leon e todas esses documentos dos do do primeiro da Virada do primeiro pro segundo e também por exemplo a
didaquê que ainda é do primeiro século você encontra vários documentos que carregam essa tradição oral da igreja mostrando que os cristãos se reuniam aos domingos né Eh então assim fechando esse primeiro argumento né é o argumento em que o sola escritura Ele está ele é frágil e está equivocado por quê Porque a escritura não foi escrita e aqui eu tô me atendo ao novo testamento não foi escrito para para alguém que nunca viu a igreja ele foi escrito para uma igreja viva Jesus deixou homens e mulheres né para levarem a a sua igreja foi estabelecida
sobre pessoas né E essas pessoas impuseram a mão sobre outras pessoas batizaram outras pessoas e a Bíblia foi o resultado desse eh desse movimento de pessoas vivas e que já estavam ali e estabelecidas então o primeiro argumento é esse só escritura não se sustenta de pé porque a Bíblia não foi escrita para ser a única fonte de de conhecimento da igreja havia já pessoas vivas transmitindo um conhecimento e você lê o próprio apóstolo Paulo falando né aquilo que eu vos transmiti seja por escrito ou por fala né eh guardar aí né Eh um segundo argumento
né Muito que eu acho que também é muito relevante e seguindo essa mesma linha de raciocínio que eu tô fazendo aqui tem a ver com a própria condição material de seguir essa ideia do solo escriptura nos primeiros séculos da igreja por quê o que que eu quero dizer com isso meus irmãos Imaginem comigo a dificuldade que era na época do primeiro século por exemplo para ter acesso à Bíblia né hoje em dia é muito fácil né Você tem aqui um livro editado publicado uma máquina produz isso daqui em série naquela época como Vocês bem sabem
era tudo manuscrito tinha que ser copiado manualmente pelos escribas e era caríssimo aquilo era escrito em pele de Cordeiro em rolos gigantescos né existem alguns estudos que dizem que para você ter por exemplo o conjunto de livros do velho testamento eh aquilo custava em torno de um salário anual ou talvez um até 3 anos de salário médio no Império Romano para você ser capaz de custear um um Escriba né que fizesse uma cópia inteira da Bíblia para você então você vê que isso não era uma coisa que as pessoas tinham de forma particular né você
imagina por exemplo que naquele tempo só quem tinha acesso de fato à Bíblia ou era um judeu muito rico e que podia se dar ao Luxo né de eh ter esses livros de forma particular ou o que era a experiência comum de todo judeu era a sinagoga eles iam à sinagoga e por isso o apóstolo Paulo eh pode dizer né a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Deus ele não diz a fé vem pelo ler Porque as pessoas não tinham acesso à leitura as pessoas iam à sinagoga para ouvir né o o
velho testamento sendo lido e eu queria fazer um pequeno exercício aqui com vocês um exercício mental imagina comigo quando o apóstolo Paulo enviou eh a primeira carta do do novo testamento o primeiro escrito do novo testamento é a primeira é a primeira carta aos Tessalonicenses a maior parte dos estudiosos acreditam nisso né Agora pensa comigo aqui quando o apóstolo Paulo eh antes dele enviar essa carta né quando ele foi lá pessoalmente e pregou Aos aos Tessalonicenses Nós lemos no Ato dos Apóstolos que toda vez que o apóstolo chegava o apóstolo Paulo chegava numa cidade a
primeira coisa que ele fazia ele era ele ia na sinagoga né e ele aproveitava a leitura que tava tendo sendo feita naquele dia do velho testamento para pregar e fazer uma leitura cristológica daquele texto do dia eh e nós lemos que assim alguns poucos se convertiam criam mas a maioria se revoltava contra explicação do apóstolo Paulo e expulsavam ele muitas vezes embaixo de paulada né de pedrada ele mais de uma vez ele quase morreu né então normalmente o apóstolo Paulo só conseguia ir na sinagoga uma vez ele ia uma vez pregava e depois daquilo ele
não conseguia voltar lá porque ele era Persona não grata né E aí o apóstolo continuava pregando pela cidade juntando outras pessoas e eles começavam a se reunir na casa de algum irmão e Priscila iak lá algum algum irmão da cidade e eles se reuniam para partir o pão para aprender e para louvar ao Senhor e aí eu faço uma pergunta para vocês você acha que nessa casa na qual eles se reuniam eles tinham acesso ao velho testamento Muito provavelmente não você imagina que nessa cidade talvez só tinha um livro do velho testamento no na sinagoga
ou dependendo de quantas sinagogas tinham nessa cidade Mas essa casa que reunia gentios e alguns judeus convertidos provavelmente não tinha acesso a livro algum do velho testamento o apóstolo Paulo talvez no máximo que ele tinha era alguns pergaminhos pequenininhos com anotações talvez pequenos trechos do eh da tanac mas ele não tinha um livro para ler um livro do velho testamento para ali ele não não viajava com uma carroça com todos os rolos do velho testamento para pela pela Ásia menor né pegando navio quase naufragando obviamente dá para perceber pelos atos do Apóstolos que ele não
tava viajando com uma Bíblia porque naquela época para você carregar a Bíblia você precisava de uma carroça no mínimo Então meus irmãos vocês percebem que essa igreja que foi fundada pelo Apóstolo não tinha Bíblia para ler provavelmente né e E que provavelmente seria muito difícil eles conseguirem o velho testamento porque você precisava de um Escriba um Escriba judeu né qual seria a facilidade por exemplo de um grupo herético aos olhos dele conseguir um desses livros sagrados não não devia ser muito fácil agora imagina comigo eu quero que você faça esse exercício de imaginação o apóstolo
pregou ficou um tempo com eles depois ele foi embora voltou paraa Antioquia E aí eu te pergunto o que que esses irmãos ficavam fazendo quando se reuniam eles não tinham ainda o Novo Testamento que ainda não tinha sido escrito também não tinham o velho o que que eles faziam segundo a ideia do solo escritura toda a nossa fé e prática deve estar baseado na escritura eles não tinham acesso à escritura alguma então esses irmãos o que que eles faziam eles tinham orações que foram ensinadas pelo Apóstolo memorizadas orações que eles repetiam Talvez o credo dos
Apóstolos nesse tempo você vê que até e eu me esqueci agora aonde mas o apóstolo Paulo ele já faz um proto existe uma proto eh um proto Credo né Jesus Cristo que morreu so Pilatos foi ressuscitado ao terceiro dia apareceu a mais de 400 pessoas depois apareceu a Pedro e por último a mim como um abortivo né enfim o apóstolo Paulo ele provavelmente passava e fazia com que aqueles cristãos aqueles novos conversos se decorasse eh Talvez um pequeno Credo e os ensinava atos litúrgicos o O Mistério da Eucaristia da Santa Ceia do Senhor Como celebrá-lo
qual o significado dele como batizar um novo um um um novo converso como ungir um enfermo como fazer esses atos litúrgicos né que fazem parte da tradição oral da igreja né Eh e essas coisas eram ensinadas e os cristãos se reuniam para orar para cantar canções hinos que foram aprendidos junto do apóstolo e fazer esses atos litúrgicos fora do contexto da tradição escrita que ainda não havia acesso E aí digamos o primeiro livro do Novo Testamento foi escrito a carta de Paulo aos Tessalonicenses chega uma carta para eles eles Nossa Finalmente nós temos aqui um
texto para ler vamos incluí-lo na nossa assembleia litúrgica e vamos lê-lo meditar nesse texto que o apóstolo nos escreveu olha que alegria finalmente agora eles TM algum texto para ler e aí eles ficam sabendo que os Gálatas né também receberam uma carta do apóstolo E aí eles vão envi um irmão para lá para copiar essa carta letra por letra e vi se Versa um um irmão de da galáxia vem para também copiar a carta dos Tessalonicenses então agora cada cada igreja tem duas cartas dos Apóstolos agora Digamos que se converte um judeu que por alguma
razão tem acesso à à Torá os cinco primeiros livros do do velho testamento e consegue custear consegue comprar o a Torá então agora essa essa igreja já tem os cinco cinco livros do velho testamento e Duas cartas de Paulo então eu tô fazendo você pensar nisso para você ver quanto tempo demorou só para para as igrejas conseguirem ter acesso aos livros e mesmo Imagina os séculos o as décadas passando até eles conseguirem por exemplo juntar os livros do velho testamento e aos poucos irem coletando as cartas do apóstolo que estavam espalhadas cada uma enviada para
um lugar diferente na na seja na na Ásia menor que é atual Turquia seja na Grécia seja em Roma Olha a distância imagina por exemplo aquelas igrejas que foram fundadas lá pros lados da Babilônia onde o atual Iraque na Pérsia que é atual o atual Irã os apóstolos chegaram até a Índia imagina quantas décadas e talvez séculos Demorou até os livros do novo testamento alcançarem essas comunidades né Então essas comunidades elas viviam da tradição oral da igreja sobretudo né E claro se esforçando para ter acesso ao velho testamento que a igreja sempre adotou eh e
aos livros do novo só que E aí vem a aqui eu eu termino um pouco o meu segundo argumento né que é o argumento de que eu sola escritura é frágil Resumindo aqui né o sola escritura é frágil também porque a as próprias condições materiais acesso às escrituras eram fragilíssimo séculos da igreja imagina mesmo depois Primeiro porque demorou quase 100 anos para que todos os livros do novo testamento fossem escritos pensa nos livros de do apóstolo João por exemplo foram escritos no finalzinho do primeiro século o Apocalipse já quase no ano 100 já na velice
avançada do apóstolo é isso que concordam quase todos os especialistas né então nós podemos pensar que nos 70 primeiros anos da Igreja sequer tinham todos os livros do novo testamento ainda fechados e depois mesmo depois com os livros fechados a dificuldade de acesso a esses livros de juntar esses livros primeiro que eles nem havia unanimidade ainda né em quais eram os livros que eram canônicos e que deviam ser os livros A serem lidos no contexto da liturgia da igreja naquele momento e você im que cada nova igreja aberta em cada Nova Cidade tinha essa mesma
dificuldade de acesso as escrituras Porque toda a escritura tinha que ser copiada à mão aquilo era era uma dificuldade enorme então pensar que e um pilar da igreja é somente a escritura é é é é a histórico né é negar o próprio processo histórico de formação da igreja e de formação das escrituras e aqui eu começo o meu terceiro argumento o terceiro e último desse vídeo para não ficar tão longo assim que eu acho que é um argumento Talvez o mais poderoso na época que eu que eu ainda tava meditando sobre essas coisas né E
que mais me tocou e mudou um pouco a minha forma de pensar é pensar no próprio processo de formação do Canon do novo testamento né porque meus irmãos o Novo Testamento se você segue o solo escritura eu devia ser capaz de somente pelas escrituras ser capaz de discernir Quais são as escrituras Quais os livros compõe as escrituras do novo testamento O problema é que não existe nenhum livro do Novo Testamento uma lista com os livros do novo testamento então você não pode você não consegue somente pelas escrituras saber sequer Quais são as escrituras E aí
você vai estudar um pouquinho sobre a formação do Canon do novo testamento e você descobre que o Canon não estava fechado até o quto século Então você tem pelo menos ali uns 350 anos da Igreja viva a igreja dos Mártires a igreja gloriosa dos primeiros séculos que nós tanto admiramos tanto católicos quanto protestantes né essa igreja gloriosa não tinha ainda um cân fechado do novo testamento ou seja havia igrejas que tinham livros a menos que não tinham acesso a todos os livros nem todos os livros chegaram àquela comunidade havia igrejas que rejeitavam alguns livros porque
não tinham convicção de que aqueles livros eram fidedignos que eram inerrantes e havia igrejas que aceitavam livros a mais né você tem a carta de Clemente você tem a carta de Barnabé papias Ou papias você tem a o pastor de hermas vários textos que foram escritos ali no primeiro século por homens apostólicos ou seja homens que viveram junto dos Apóstolos e que tinham um grande consideração por parte da igreja e alguns consideravam como palavra Sagrada em igualdade de de valor com as cartas do apóstolo Paulo por exemplo e você vê por exemplo no livro História
eclesiástica de eusb de cesareia que é um livro escrito já no quto século no ano 320 e pouco não me lembro muito bem mas é ali no mais ou menos na primeira metade do do IV século você vê que lá no livro dele ainda não estava fechado o Canon e você vê que o próprio Eusébio de cesareia que era um bispo da igreja de cesareia um um homem importante na igreja ele não acreditava por exemplo na autoria do Apocalipse eh que a autoria do Apocalipse era do apóstolo João por exemplo e ele diz claramente que
várias igrejas não consideravam alguns livros como fidedignos como por exemplo segunda e terceira João segunda Pedro o próprio livro de Hebreus Então você tem alguns livros do novo testamento que são aceitos hoje por todos os protestantes né como livros canônicos ou seja inerrantes inspiração do Espírito Santo e eles estão certos de crer assim Porque de fato são porém o que o que discerniu né Quem discerniu que esses são os livros que são canônicos e verdadeiros não é não foi a própria escritura foi a igreja foi a tradição oral da igreja ou seja a experiência prática
da igreja católica da Igreja Universal espalhada pelo Mediterrâneo espalhada pela pelo levante ali pelo Iraque pela Pérsia pela Europa é a experiência dessa igreja reunida em concílios né o Concílio e de ipona concílio em Roma com a anuência do Bispo de Roma que é o papa e aquela época Ainda não era chamado assim mas com a anuência do Bispo de Roma que tinha primazia é que foi decidido quais eram os livros que eram canônicos e quais não eram então foi a junção da tradição oral que é a experiência de todas essas igrejas a prática litúrgica
dessas igrejas Quais livros vocês aceitam Quais livros vocês não aceitam quais são unânimes quais são controversos né Quais que estão postos em causa e então o magistério da igreja que é o terceiro Pilar que é o um Concílio de bispos reunido com o Bispo de Roma tomando a decisão final guiado pelo Espírito Santo e dizendo Esses são os livros canônicos Esses são os livros inspirados pelo Espírito Santo e que devem ser considerados como inerrantes lidos na na nas nossas assembleias litúrgicas de forma universal para a igreja católica ou seja a igreja toda a igreja que
está em União Então isso que é é curioso né você vê como o Sol escritura é uma é a ideia uma ideia protestante que aparece já no ano 1500 de que toda a fé deve estar baseada nesse conjunto de livros porém o só da escritura não é capaz de me dizer quais são os livros que deveriam estar aqui eu preciso sim da tradição moral e preciso do magistério da igreja ou seja dos outros dois pilares que a Igreja Católica crê como os pilares da da transmissão da fé e do propósito da fé para que eu
possa se sequer saber qu Quais são as escrituras sagradas Então meus irmãos assim para fechar esse vídeo aqui eh eu queria que vocês meditassem sobre isso né as escrituras sagradas como diz o catecismo da Igreja Católica elas são a alma da teologia ou seja nenhuma teologia pode ser feita sem estar embebida nas escrituras as escrituras são importantíssimas né Elas são aquilo de mais puro que nós temos né do da tradição Apostólica escrita aqui e confirmada pelos outros Pilares como letra inerrante digamos assim porém sozinha esse sola é que está errado né as escrituras são sagradas
são santas né mas elas não são solas não é sozinha ela sozinha causa essa confusão essa verdadeira Torre de Babel que se tornou o universo protestante onde não há acordo em nada né todos os tópicos importantes da igreja o batismo eh a a a a santa ceia do senhor a salvação o dia de celebração a hierarquia da igreja tudo que diz respeito à igreja tudo que é importante tudo é posto em causa e tem enorme variação no universo protestante por é o sol escritura é ignora-se a igreja viva ignora-se a história da igreja ignora-se o
magistério da igreja que Senor estabele sobre os apóstolos e seus sucessores e vamos tentar reconstru a igreja do zero só a partir da bíbl só a partir da srada escritura oado é que nós viamos sendo o mundo protestante hoje essa confusão generalizada ninguém concorda né então assim Esses são os três elementos né as três grandes fragilidades que eu queria tocar é claro que eu podia falar de outras coisas mas são as que para mim foram mais caros meu processo de de meditação pensando na igreja pensando no processo de formação da igreja e de formação das
escrituras e vendo como essa fé que é um dos pilares do protestantismo não se sustenta diante da da história e da Verdade né E é claro que não foi só com esse conhecimento que eu cheguei à conclusão de que ah então a Igreja Católica está certa no meu processo né que foi um processo longo de mais de 10 anos esse Foi um momento importante para mim quando eu concluí que de fato o sol escritura não se sustentava de pé sozinho mas daí ainda foi uma longa jornada até eu chegar as convicções que tenho hoje né
mas isso é para outros vídeos né Obrigado por terem ficado até aqui se vocês gostaram desse conteúdo por favor curtam compartilhem se inscrevam e que eu colocarei sempre novos vídeos sobre novos temas falando um pouco dessa minha trajetória um grande abraço tchau tchau