Olá meus queridos irmãos minhas queridas irmãs uma grande alegria iniciarmos mais uma vez o nosso programa testemunho de fé aqui é o Padre Paulo Ricardo e quero convidar você nos próximos minutos refletirmos a respeito da palavra de Deus que a igreja nos propõe nesse domingo que será oo domingo do tempo comum a igreja nesse domingo lê o final do Capítulo sexto do Evangelho de São João aquele grande famoso discurso de Jesus a respeito do pão da vida não sei se você se recorda que alguns Domingos atrás Nós já estávamos falando deste discurso do pão da
vida e interrompemos no domingo passado por causa da festa transferida da solenidade da Assunção de Nossa Senhora e por isso perdemos um pouco a continuidade só para a gente não perder o fio da meada vamos Recordar qual teria sido o evangelho do domingo passado no domingo passado sempre Capítulo 6 de São João Jesus que já havia dito para os seus discípulos que ele era o pão vivo descido do céu começa a falar mais explicitamente da Eucaristia ou seja Jesus estava dizendo que ele ele é o pão descido do céu ele é o pão descido do
céu em todas as circunstâncias quando eu ouço a palavra de Deus quando eu me encontro com ele etc existe sempre um alimento espiritual Jesus realmente nos dá uma vida nova é a vida eterna é a vida de Deus e entrar em contato com Jesus alimenta não a nossa vida biológica mas a Vida divina muito bem e é por isso que Jesus é o pão vivo descido do céu agora os discípulos e as pessoas que estavam ali ouvindo começaram a ficar intrigadas o que que isso quer dizer não é possível que Jesus esteja falando isso literalmente
não não dá não dá eles começaram a se perguntar como é que ele pode dar a sua carne a comer e Jesus que estava falando de forma geral dele como pão vivo descido do céu começa a falar de forma específica da Eucaristia ele diz que a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim eu nele então vejam só quem come este pão viverá para sempre Jesus então começa a falar claramente da Eucaristia e é então Neste contexto de Jesus falar minha
carne é a verdadeira comida o meu sangue é verdadeira bebida que as pessoas Então se escandalizam e é Neste contexto que nós podemos compreender o evangelho deste 21º domingo do tempo comum que é o evangelho de São João Capítulo 6 Versículos de 60 a 69 os discípulos que escutaram minha carne é verdadeira comida meu sangue é verdadeira bebida ficaram escandalizados e começaram a dizer essa palavra é dura como quem consegue escutá-la e então as pessoas começaram a se afastar de Jesus vejam nós estamos aqui um ano antes da Paixão de Cristo no início desse Capítulo
6 do Evangelho de São João São João nos advertiu que nós estávamos perto da páscoa a Páscoa seguinte vai ser a Páscoa na qual Jesus vai morrer na um ano antes Jesus fala da Eucaristia e um ano antes os discípulos começam a abandoná-lo e Jesus então vendo que todo mundo estava deixando ele pergunta a seus Apóstolos então vocês também vós quereis ir embora e aí São Pedro responde a quem iremos Senhor tu tens palavras de vida eterna então São Pedro ali professa a fé mas nem todos se você continuar lendo depois do versículo 69 Jesus
diz Pois é eu escolhi vocês todos e no entanto um de vocês Apóstolos é um diabo tava falando de Judas queria traí-lo quer dizer um ano antes de trair Jesus Jes Judas já perdeu a fé e perdeu a fé onde perdeu a fé na Eucaristia e aqui nós estamos diante de um drama que nós podemos já imediatamente aplicar para a igreja atual nós vemos muita gente disposta a seguir Jesus mas a pedra de tropeço é a Eucaristia por quê por uma razão muito simples não há nenhuma forma de você crer verdadeiramente na presença de Jesus
a presença real de Jesus na Eucaristia sem que você Admita que na igreja católica existe um sacerdócio E que esse sacerdócio ordenado dos padres e dos bispos tem o poder de consagrar a Eucaristia E aí nós vemos Onde está o grande drama atual as pessoas começam a deixar de ter fé no sacerdócio e a consequência a próxima consequência é deixar de crer no Eucaristia veja seja por uma razão seja por outra seja porque as pessoas tem uma mentalidade meio democrática Ah o padre o padre é igual a nós é um homem como os outros etc
etc essa mentalidade igualitária seja por outras razões seja porque viram escândalos de sacerdotes problema de pedofilia sei lá o que etc crimes cometidos por sacerdotes as pessoas terminam sem notar escorregando para fal de fé no sacerdócio e quando eu digo que as pessoas começam a perder a fé no sacerdócio eu não tô falando só dos leigos não eu tô falando às vezes os próprios padres e bispos começam a deixar de crer que eles são diferentes das outras pessoas João Paulo II quando fez uma viagem à África durante uma ordenação sacerdotal ele disse o seguinte a
primeira missão de um padre é crer no seu próprio mistério então aqui está o grande drama da Igreja Católica as pessoas facilmente dentro ou fora da igreja começam a deixar de crer no sacerdócio por razões várias e deixando de crer no sacerdócio você fatalmente deixa de crer na Eucaristia Veja por exemplo os protestantes desde Lutero em 1517 quantas seitas e facções protestantes nós temos no mundo milhares e milhares milhares de denominações igrejas etc muito bem esses milhões e milhões de Protestantes no mundo não existe uma única igreja protestante que CREA na Eucaristia por quê Porque
uma boa definição de protestantismo é a seguinte em duas palavras cristianismo sem sacerdócio isso é o protestantismo ou seja não exe em nenhuma igreja protestante fé no fato de que há padres e bispos ordenados sacerdotes que eles e somente eles e ninguém mais do que eles validamente ordenados t o poder de consagrar a Eucaristia Por isso os protestantes podem até ter uma ceia podem até ter alguma espécie de liturgia que se assemelha vagamente à liturgia católica Mas nenhum protestante no planeta crê na Eucaristia por quê Porque nenhum protestante do planeta crê no sacerdócio o protestantismo
é o cristianismo sem sacerdócio eles sim claro Jesus é Sacerdote para eles sim claro todos os batizados são sacerdotes mas não é disso que eu tô falando estô falando de um sacerdócio ordenado instituído com um poder especial de consagrar a Eucaristia Ora se você não tem um sacerdócio você não tem a Eucaristia e se você for ver historicamente falando é aqui que começou a briga de Lutero quando Lutero começou a ver os desmandos os pecados e as fraquezas do clero olhando inclusive para os pecados dele mesmo ele começou a se escandalizar e então ele começou
a inventar um cristianismo sem sacerdócio esse cristianismo sem sacerdócio ele era muito cmodo e oportuno para os príncipes ou seja para autoridades civis da época de Lutero Porque aí se viam Livres das influências da igreja romana você veja historicamente se você for estudar a vida de Lutero um dos livros mais completos é o livro Escrito pelo padre um padre Jesuíta chamado Padre Garcia villoslada publicado pela bac na Espanha dois volumes a respeito de Martinho Lutero a vida dele e você vê claramente que o protestantismo não teria ido para frente sem que Lutero tivesse o apoio
dos Príncipes e você vê claramente que na verdade o que Lutero queria não era fundar uma nova igreja ele queria pegar toda a Igreja Católica toda tirar do Poder do Papa dos bispos e dos sacerdotes e entregá-la na mão dos Príncipes das autoridades civis então é evidente que a primeira coisa que você tem que fazer para desacreditar a hierarquia da igreja católica é dizer que ela não não tem poder nenhum espiritual se você não tem poder espiritual você não consagra o pão e o vinho e aqui está em Breves pinceladas a descrição da grande diferença
nesse Campo da Eucaristia entre católico e protestante o protestantismo é um cristianismo sem sacerdócio ordenado e portanto não há padres capazes de a Eucaristia com a presença real de Jesus quando você chega e diz que não há padres com esse poder e que na verdade quem celebra Eucaristia são todos os batizados então a Eucaristia torna-se um símbolo uma recordação Ah aquele pão e o vinho lá não é nada diferente porque se se qualquer batizado pode pegar aquele põe Aquele vinho e celebrar a ceia o que que é o aquele Põe o vinho é põe vinho
acabou nada mais mas nosso senhor Jesus Cristo é bem descritivo no seu discurso do pão da vida e nós podemos ler isto no Evangelho de São João nos versículos que precedem o evangelho desse domingo ele diz e não dá para dizer que ele não diz Evangelho de São João Capítulo 6 Versículo 55 minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida Jesus é muito descritivo e claro nisso daqui el não tá dizendo que minha carne simboliza Não ele está dizendo que nós temos que comer da Carne dele e nós temos que beber do
sangue dEle e em seguida ele diz que é o pão que desce do céu ele está falando Eucaristia agora tudo bem vimos isso Vimos a crise de fé em Lutero há 500 anos atrás mas essa crise de fé continua hoje quando você pega teólogos como Hans King teólogos como Leonardo bof você vê que esses teólogos modernos eles têm uma única coisa eles estão lenta e gradualmente e às vezes não tão lenta e não tão gradualmente assim tirando o poder da hierarquia da igreja e entregando nas mãos da ONU que são os príncipes dos tempos modernos
para organizações internacionais para Fundações ou para partidos locais que vão fazer depois um grande projeto internacional seja como for você vê claramente que os bispos os padres ficam destituidos de poder e se entrega o poder nas mãos da ONU nas mãos dos Príncipes dos Tempos Modernos então só se fala de obediência à hierarquia da igreja quando é para você obedecer a igreja supostamente que estaria entregando o poder e se rendendo aos poderes mundanos aí sim aí você tem que obedecer se você ouvir algum Padre tirando o poder da hierarquia tirando o poder do Papa tirando
o poder dos bispos e do magistério da igreja para entregar nas mãos da ONU das Fundações internacionais que é quem realmente vai mandar no futuro do planeta e você se revolta você diz não não vou fazer isso eu vou continuar obedecendo ao magistério de sempre eu vou continuar seguindo aquilo que a igreja sempre ensinou Ah você não é obediente mas obediência a obediência a Se nós formos ver na época de Lutero como é que eles faziam um príncipe fechava acordo com Lutero de que o território dele seria protestante eles iam numa vila onde havia uma
paróquia durante a semana pegavam o padre o aprisionavam davam uma surra nele fazam alguma coisa pro padre sumir dali colocavam um pastor vestido de batina no lugar do padre e as missas continuavam no mesmo horário dizendo olha vocês podem vir nós só só estamos reformando a igreja a igreja continua a mesma Nós só estamos colocando um novo jeito de sermos igreja e assim o povo era ludibriado a entrar na transformação protestante sem que minimamente eles tenham optado por entrar numa outra igreja eles achavam que era tudo a mesma igreja ora Hoje os métodos tornaram-se um
pouquinho mais digamos assim sutis sutis no sentido de que não necessário agora fazer tantas coisas como por exemplo aprisionar um padre ou dar uma surra nele e tirá-lo da igreja só é necessário que você consiga colocar no coração do próprio padre que ele é igual a todo mundo e uma vez que você colocou isso no coração do padre porque claro né o padre olha para si e ele vê Nossa eu tenho fraquezas como todo mundo tem Nossa eu sou um pecador miserável como todo mundo é então vai ver que é verdade mesmo que eu não
tenho nada demais nada de diferente eu só sou o coordenador da comunidade Eu só sou o animador da Comunidade então o padre já não crê que ele tem o poder de consagrar a Eucaristia não parece que ele deixou de crer que ele tem poder de consagrar a Eucaristia por uma heresia ou uma falta de fé não por humildade não é uma coisa muito humilde a só chega a dizer não eu sou igual a todo mundo não precisa me beijar minha mão eu não vou ter uma vida diferente eu tenho que ter a vida de todo
mundo então o padre deixa de crer a comunidade vai deixando de crer Essa é a grande realidade quando o padre deixa de crer no seu próprio sacerdócio a comunidade também vai deixando de crer no próprio sacerdócio dele e portanto o passo seguinte inevitável é deixar de crer na Eucaristia aquilo lá é uma partilha vamos partilhar o pão é um serviço é um Lavapés não é o sacrifício não é o santo sacrifício da missa porque se não há sacerdócio não há sacrifício e a fé na Eucaristia desaparece do planeta [Música] meus queridos irmãos Jesus nos Pergunta
hoje e vós também vos quereis ir embora essas palavras de Jesus São duras de ouvir as palavras de que existe uma presença real na Eucaristia e que portanto nós temos que crer um sacerdócio verdadeiro de homens ordenados para nós é muito mais cômodo ao ver que os padres têm fraquezas pecados ou crimes é muito mais cômodo chegar a dizer padre é igual a todo mundo Essa foi a solução de Lutero por quê Porque é mais trabalhosa a solução do Concílio de Trento A solução do Concílio de Trento foi o seguinte quando eles viram a decadência
do clero decadência é essa que vinha por causa da pece negra decadência que vinha por causa da Renascença que tava influenciando a igreja desde dentro decadência que vinha da decadência das Universidades e da formação quando o Concílio de Trento viu a decadência do clero ao invés de chegar e dizer ah se os padres estão se comportando como qualquer pecador desordenado Então os padres são iguais a todo mundo o conilho de Trento disse não Nós cremos no sacerdócio católico vamos fazer o seguinte vamos pelo caminho mais difícil vamos reformar o clero vamos fundar seminários vamos fazer
projetos formativos onde os padres os novos padres se convertam verdadeiramente e busquem a santidade é claro que foi muito mais trabalhoso é claro que foi um trabal que a igreja se propôs e que não durou décadas durou séculos só que agora com os nosos seminários muitas vezes Pou cuidados imensa dificuldade na seleção de candidatos e na formação verdadeira desses candidatos É claro que começam a aparecer cada vez mais numerosamente os escândalos na classe sacerdotal podemos aqui temos uma escolha a escolha de Lutero dizer ah sacerdócio não existe bobagem é um homem igual a todos e
portanto Estamos jogando fora a nossa fé na Eucaristia que se não há sacerdócio não há Eucaristia e portanto fica totalmente sem sentido o discurso de Jesus a respeito do pão da vida nós estamos num outra religião e não aquela que Jesus deixou ou então vamos pelo caminho árduo e difícil que é o caminho de que eu Padre eu estou falando de mim eu preciso reformar os meus costumes preciso reformar a minha vida buscar verdadeiramente a santidade crer no mistério do meu sacerdócio porque eu creio no mistério da Santíssima Eucaristia minha carne é verdadeira comida meu
sangue é verdadeira bebida rezemos rezemos generosamente para que se mantenha a nossa fé na divina e Santa eucar que esse augustín da Eucaristia mas para isso precisamos entender que Jesus hoje olha também para os seus Apóstolos como olhou há 2000 anos atrás e diz para os seus padres vós também vos quereis ir embora rezemos pelos nossos sacerdotes Deus abençoe você em nome do pai e do filho e do Espírito Santo amém [Música]