Olá pessoinhas, tudo bem? O Nosso vídeo de hoje é sobre o Reino do Congo. Mas antes de começar, dá uma ajuda pra gente?
! É só curtir o vídeo e se inscrever no canal! Agora sim, podemos começar, vem comigo!
O Reino do Congo, estava localizado na parte centro ocidental do continente africano, exatamente na costa oeste, como você pode ver no mapa. Ele foi fundado entre os séculos XIII e XIV. Neste território, assim como em outros além do Império do Congo, viviam os povos chamados de bantos, que aliás foi a origem da maior parte dos africanos trazidos para o Brasil no sistema de escravidão.
Estes povos eram diversos entre si. Possuíam diferentes etnias, características físicas, religiosidades e costumes. Porém, possuíam línguas semelhantes derivadas do tronco linguístico banto.
O quimbundo, quicongo e umbundo foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso português. Mas voltando para o reino do Congo, o poder era centralizado na figura do Manicongo, que era o líder soberano do território. Mas apesar disso, ele possuía um conselho que o auxiliava nas decisões administrativas.
Um dos diferenciais desse reino era o fato de ter moeda própria, chamada de nzimbu, era uma concha marinha e sua obtenção era dominada e controlada pelo rei. O forte da economia do reino Congo era o comércio, principalmente de ferro e sal. Mas também eram praticadas diversas atividades, o que tornava o reino bastante produtivo.
Outra fonte de economia eram os impostos que eram pagos para o manicongo, que por sua vez, repartia parte desses impostos entre os líderes regionais, e assim garantia alianças políticas. No século XV, os portugueses aportaram na região do império do Congo e os primeiros contatos ocorreram através de alianças comerciais. Com o tempo, a relação entre os dois reinos se estendeu para além do comércio.
O manicongo se converteu ao cristianismo e tentou se aproximar ainda mais dos portugueses. Porém, cada vez mais se intensificava o tráfico de africanos escravizados (principalmente para o Brasil) e aumentava o interesse dos portugueses em explorar as minas de ouro do reino. A exploração humana e territorial provocada pelos portugueses gerou conflitos entre ambos e os portugueses levaram vantagem, e consequentemente, foi um dos motivos para o enfraquecimento do reino do Congo.
Após esse contato, aumentaram as guerras internas, as lideranças locais ficavam cada vez mais enfraquecidas e o despovoamento causado pelo tráfico humano no sistema de escravidão, levaram ao fim do reino. E por hoje é isso, até mais e bons estudos!