no final dos anos 50 quando residia nos Estados Unidos Hannah arent escreveu um livro sobre o ser humano cujo título seria La Vita activa a Vida Ativa mas sua Editora propôs que o livro fosse intitulado a condição humana para ser mais apelativo ao público e gerar mais vendas arent adorou a sugestão do novo título por quê Porque o seu livro fala sobre a importância da ação na existência humana e dá um título ao livro sobre a de a condição humana marca justamente com mais força esse sentido quando arent se refere a Jesus Cristo ela usa
o nome Jesus de Nazaré por quê justamente para situar Cristo não como figura divina mas como um homem de ação assim como thalis de Mileto ou Heráclito de Éfeso Jesus de Nazaré um sujeito cujos atos e palavras tiveram impacto no mundo um mundo inelutavelmente político no vídeo de hoje nós vamos analisar a condição humana de Hannah [Música] arent vamos falar um pouco sobre o conceito revolucionário de hann arent sobre a política para Hana arent pensadora da política que foi orientando de heidegger e aspers o ser humano é um ser no mundo e o mundo é
um mundo de relações A autora argumenta que a tradição ocidental da Grécia antiga à modernidade compreendeu a política de maneira equivocada como se a política fosse um problema teórico pro filósofo resolver na sua vida do Espírito isso é no seu recolhimento da sociedade Platão hobes montesquie até mesmo Rousseau e Marx foram teóricos que propuseram um sistema de governo a ser simplesmente adotado e implementado pelos políticos a política se vira reduzida à política administrativa e a mercê da teoria filosófica contudo para hann arent política não é isso política é aparecer em atos e palavras no âmbito
público um exemplo de ação política é o famoso discurso de Martin Luther King I have a dream que teve Impacto e contribuiu para o combate ao racismo e para uma sociedade mais igualitária na sua época com relação aos negros ou então a marcha de gande que contribuiu para a independência da Índia ou então a Revolução Francesa ou a Revolução Americana hann arent gosta de citar Sócrates como um exemplo de um homem político Sócrates é um filósofo que não escreveu para Sócrates a filosofia era uma atividade realizada ao vivo cara a cara no âmbito público portanto
hann arent reivindica uma dignidade para a política quando em uma famosa entrevista o interlocutor se dirigiu a ela como filósofa da política ela respondeu que não é uma filósofa mas uma pensadora da política porque filosofia política no sentido dessa tradição que vai lá desde Platão até Marx e aos autores modernos existe uma clara discrepância uma hierarquia em que a filosofia está superior posta acima da política propriamente no capítulo um de a condição humana arent escreveu com a expressão fita activa pretendo designar três atividades humanas fundamentais Labor trabalho e Ação o labor é a atividade que
corresponde ao processo biológico do corpo humano a condição humana do labor é a própria vida o trabalho é a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana o trabalho produz um mundo artificial de coisas nitidamente diferente de qualquer ambiente natural a a condição humana do trabalho é a mundanidade a ação única atividade que se exerce diretamente entre os homens sem a mediação das coisas ou da matéria Corresponde à condição humana da pluralidade ao fato de que os homens e não o homem vivem na terra e habitam o mundo todos os aspectos da condição humana temm alguma
relação com a política Mas esta pluralidade é especificamente a condição de toda a vida política portanto temos labor trabalho e ação é importante observar que existem duas traduções diferentes uma mais antiga uma mais recente com relação a esses termos de a condição humana eu vou passar a palavra para o meu amigo e pesquisador de han arent especialista nesse tema que está gravando um curso comigo nós estamos preparando um curso muito em breve vai sair para vocês um curso de política e esse trecho que eu vou mostrar desse curso que está sendo editado tem ele esclarecendo
esse ponto da tradução para quem se interessar para vocês tomarem cuidado e entenderem esse contexto complexo Sim a gente tem uma nova tradução no Brasil que vai buscar traduzir de forma diferente aí e Labor trabalho e Ação né Por trabalho obra e Ação né Particularmente eu como pesquisador prefiro a forma antiga porque eu acho que que os argumentos são muito bons para para optar pela Nova Tradução mas Eu gosto da forma como o labor remete né uma atividade propriamente do corpo né E como o trabalho em português traz de fato essa esse significado de algo
que é criado né de um artefato de algo que é criado pelas mãos humanas mas os argumentos são muito bons também para optar por trabalho obra e Ação tá se vocês quiserem verificar tem na tradução nova da condição humana se eu não me engano foi revista pelo Correia tá que é um dos melhores inclusive intelectuais aí no Brasil sobre rar acabou de lançar um livro inclusive sobre o caso ashman eu particularmente prefiro a tradução antiga de Labor trabalho e Ação Então vamos ficar com ela nesse vídeo o labor é como comer dormir se reproduzir e
tudo que diz respeito à nossa existência biológica garante a nossa sobrevivência trabalho work diz respeito a produção de um produto ou obra Como construir uma casa ou escrever um livro ela diz no livro que a arte por exemplo é aquilo que confere permanência e durabilidade ao mundo em a condição humana a autora cit tua a arte nesta categoria work trabalho que compreende a produção de objetos no mundo por parte do homem muito embora a arte seja também pensamento há segundo arent um necessário compromisso com a fabricação de um objeto durável Assim a obra de arte
confere permanência ao mundo é ao mesmo tempo algo mundano e rigorosamente inútil e também objeto de admiração e cuidado as obras de arte não são fundamentais para a vida mas se apresentam como fundamentais para o mundo os museus talvez sejam um exemplo mais concreto disso ela escreve nada como a obra de arte demonstra Com tamanha clareza e pureza a simples durabilidade deste mundo de coisas nada revela de forma tão espetacular que este mundo feito de coisas é o lar não mortal de seres Mortais a ação categoria destacada na obra de hann arent diz respeito ao
mundo propriamente humano da comunicação do engajamento e da política a pensadora escreveu no capítulo ação que na ação e no discurso os homens mostram Quem são revelam ativamente suas identidades pessoais e singulares e assim apresentam-se ao mundo humano enquanto suas identidades físicas são reveladas sem qualquer atividade própria na conformação singular do corpo e no som singular da voz além de promover o aparecimento da identidade um conhecer-se a si mesmo por parte de quem aparece em Atos públicos a ação também Marca um novo início a ação promove natalidade gera o novo arent afirma a revelação da
identidade através do discurso e o estabelecimento de um novo início através da ação incidem sempre sobre uma teia já existente e nela imprimem suas sequências imediatas juntos iniciam novo processo que mais tarde emerge como a história singular da vida do recém chegado que afeta de modo singular a história da vida de todos aqueles com quem ele entra em contato portanto a ação torna as coisas humanas imprevisíveis ninguém previu por exemplo a Revolução Francesa do jeito que ocorreu ou o golpe militar no Brasil de 1964 do jeito que ocorreu como vimos han arent argumenta que a
esfera pública onde as pessoas se reúnem para discutir e agir politicamente teria declinado ao longo da história Aristóteles ao menos teria reconhecido em sua política que o homem é um animal fundamentalmente político ao contrário de Platão que considerou os negócios humanos como inferiores não achou que eles eram dignos de importância Platão estava preocupado com as ideias eternas Isso sim é digno de importância e na sua República a gente vê claramente que a questão da política é uma questão de administração de política administrativa inaugurando essa longa tradição preconceituosa com relação à política em Platão há uma
mudança epistemológica muito diagnosticada por heidger por Hannah arent e por outros filósofos em Platão verdade deixa de ser desvelamento e passa a ser uma relação coercitiva uma relação normativa uma relação de correção da opinião da doxa pela episteme uma relação de adequação à ideia eterna a contemplação da ideia eterna de verdade ou da ideia eterna de Justiça ao contrário de Platão hann arent nos mostrou que não podemos desconsiderar a dimensão da ação em nossas vidas que precisamos nos engajar conscientemente uns com os outros segundo ela a ação e o discurso necessitam tanto da circunvizinhança de
outros quanto a fabricação necessita da circunvizinhança da natureza da qual obtém matéria prima e do mundo onde coloca o produto acabado após séculos de declínio da esfera pública e a emergência da cultura de massa da ideologia e da alienação lições que o século XX nos ensina temos muito a aprender com o pensamento de hann arent se você quiser ler a condição humana você pode adquirir a obra pelo link aqui na descrição E caso você goste dos meus vídeos e aprenda bastante comigo considere adquirir o meu curso completo educação filosófica nesta mega promoção Black November com
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relação entre a imprevisibilidade do resultado e o caráter revelador da ação e do discurso o agente se revela sem que se conheça a si mesmo ou saiba de antemão quem revela