MARCO TELLES - HISTÓRIA DE VIDA NO PODCAST JESUSCOPY COM DOUGLAS GONÇALVES #150

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Marco Telles Belohuby é músico e escritor. Nordestino, marido de Monique, pai de João Telles e Théo....
Video Transcript:
Fala galera diz as cartas Gonçalves por aqui para mais um Jesus Craft podcast ó toda segunda-feira 10 da manhã Nós estamos sentados nessa mesa aqui para um tempo de comunhão inspiração testemunho tem hora que a gente irrita tem hora que a gente chora e a gente aprende muito e todo o objetivo é do que a gente faz aqui deixar você mais parecido com Jesus eu tenho certeza que é isso que vai acontecer hoje nessa conversa antes de começar eu quero fazer um convite 11/11 sem compromisso 11 então já desmarca Desmarca Por que conferência diz a
escravo de 2023 você tem que estar com a gente vai ser São José dos Campos igreja da cidade e você é o nosso convidado Olha eu não sei nem qual lote tá aqui nessa época que eu tô gravando tá no lote 2 depois eu não sei ele vai tá acabando Então corre vou deixar o link na descrição faz sua inscrição aí para você estar com a gente aqui fechou vamos embora podcast de hoje [Música] Marco Teles meu Deus tamo junto Pera aí que meu minha filha aqui tá me ouvindo tudo cara ela tá dizendo não
encontrei essa música E aí meu Obrigado você tá aqui que é isso alegria é minha alegria enorme que bom que deu certo né de gravar e ficou todo mundo doente e até vir junto eu tava meu vai vir o combo ia ser massa mas o João vem aqui pessoal aos pouquinhos cada um vai chegando né Que legal mas uma alegria enorme tá aqui esse espaço é uma vitrine bonita que Deus tem usado na nossa geração e é uma alegria fazer parte disso aqui hoje e vi que você trouxe um livro para mim eu quero que
você me fale feio muito legal o tema e eu quero que você me fale sobre ele mas eu queria começar te perguntando até até indicar para todo mundo tá aqui é uma das coisas mais me marcou né quando eu penso matérias é Timóteo né eu fui eu tava indo para o Rio de férias com a família e a Val colocou e a gente foi ouvindo e aquilo ali assim marcou profundamente e esse poder né da pregação misturada com a música né que eu acho que a gente explora pouco mas que foi assim penetrando o coração
assim com aquelas verdades como é que nasceu essa ideia de cantar expondo uma carta pregando isso é muito louco eu acho que vem da influência que eu tenho dos meus pais né porque meu pai é um pregador plantador de igrejas teólogo então lá em casa sempre teve uma biblioteca Meu pai sempre me ofereceu livros para eu ler sempre teve essa preocupação de que eu me antenasse para essas questões né então houve um incentivo enorme por parte do meu pai para isso mas a minha mãe era quem tocava né violão e cantava nas igrejas que meu
pai plantava e ela me ensinou meus primeiros acordes e também me deu esse incentivo musical de alguma maneira eu acho que os universos do meu problema e se fundiram em mim é se fundiria aí ficou essa coisa por muito tempo Douglas eu tive uma crise enorme assim tipo Será que eu tenho que Pregar ou será que eu tenho que cantar qual das duas áreas eu devo focar mais porque a sensação que eu tinha é que se eu se eu fechasse com com a teologia eu tinha que andar numa linha eu tinha um grupo para conviver
eu tinha aquelas pessoas ali para né que as pessoas do seminário e tal teólogo gente chato de pregação e tudo vai né eu tinha que seguir a cartilha do pregador entendeu do teólogo e só que ao mesmo tempo eu não conseguia seguir essa cartilha completamente porque metade de mim tava na calçada com a galera da arte churrascando falando besteira fazendo piada dando risada então metade me estava ali naquela calçada e tava inteira naquela calçada não dá eu não era um peixe fora da água naquela calçada e nem nesse ambiente daqui e eu ficava pensando que
se eu investir demais na música Eu não vou ser o pregador que eu gostaria que eu acho que devo ser com relação a responsabilidade do estudo e tudo mais agora se eu investir na pregação nos livros na teologia eu não vou ser o artista que eu acho que eu deveria ser né com relação a o exercício do meu potencial na na canção na música e essa crise foi longa assim né Eu acho que eu tenho ela um pouco hoje mas eu Amate resolve Porque Não matemóvel Eu juntei exatamente eu juntei essas duas coisas e falei
não vamos trabalhar junto aqui o Marcos que prega e o Marcos que canta e aí formou essa coisa estranha que é uma matmote e que eu não esperava que as pessoas fossem sequer gostar tá mãe é estranheza né Por ser uma coisa muito exótica assim porque foi eu feedback nossa assim o feedback é o seguinte eu estou no discop conversando com você você tá dizendo que você tá dizendo que vocês e sua esposa se sentiram tocados por isso pra mim é tanto que a gente é no ano seguinte teve uma reunião toda liderança tal e
a gente faz mais um ano e tal a gente queria dar uma palavra em relação ao ano e aí a gente fez uma agenda para todos líderes tal e a capa era Tu porém Que lindo cara acaba dizendo fazendo o que você comunicou né eles podem Tu porém eu vou falar para você uma coisa Douglas sobre a repercussão que eu ainda não falei nenhum podcast vai ser aqui exclusivo corta para mim o Bial tentou mas ele não tirou porque eu sempre falo da surpresa que é a quantidade de missionários que entra em contato a quantidade
de pessoas que ouviram me tirou de uma zona de de conforto que eu estava né minha música eu faço desde os 18 anos mas era ali na minha região João Pessoa no máximo chegava em alguma cidade de Pernambuco Rio Grande do Norte e tava tudo bem Eu nunca fui ambicioso eu preciso meu Deus alcançar o Brasil o que que tá faltando para não faltava nada para mim eu não tava na expectativa de absolutamente nada sobretudo quando eu fiz uma Timóteo eu estava hiper convencido do meu sucesso em fracassar eu tava certo de que nasci para
caçar em todos os meus projetos fracassar no sentido da repercussão dá vontade com isso então você tava tranquilo em não dar resultado grandiosos para mim o resultado E por que que você fazia então eu fazia porque eu tinha que fazer eu fazia porque aquilo me incomodo desde que eu nasci compor cantar é é como Respirar para mim né pregar como Respirar para mim o resultado que trazia me alegrava demais a minha cidade me abraçava as igrejas ali cantavam minhas músicas iam para os meus eventos eu conseguia pagar as contas do disco né não conseguia pagar
completamente as contas de casa mas a gente como qualquer brasileiro ia suando contando moeda mas aí eu matemote vem e causa essa essa coisa dessa repercussão que eu não esperava mesmo assim me tira completamente do meu conforto e eu já falei muito sobre essa repercussão Mas o que eu não falei ainda é que isso causou um mal enorme assim pra mim alto Imagem assim para a maneira como eu me via né eu comecei a ter sérios problemas em sair de casa logo depois do lançamento do Matte Mota eu fiz uma torneira com o João mandou
então a gente começou a passar por várias cidades foram eu não me lembro mais foi um ano inteiro de cidade foi mais de 30 mil pessoas que a gente atendeu né espalhados pelo Brasil inteiro várias regiões do Brasil só não fomos da região norte desculpa não significa nada não é porque a gente não ou vocês é porque realmente o investimento era alta aí aí quando eu comecei a sair com o João mandou eu comecei a receber das pessoas um feedback que eu não esperava as pessoas iam me abraçar chorando com rosto Tremendo com as mãos
tremendo porque de alguma maneira Timóteo foi um impacto muito grande na alma delas e elas que queriam me abraçar e dizer isso para mim obrigado e como eu nem esperava que isso fosse impactar seu ninguém essa reação das pessoas começam a me assustar demais assim do tipo as pessoas me conta teve uma vez que a gente tava andando na rua eu e o João na Bahia em salvador quando a gente virou uma esquina tinha um grupo de rapazes chegando eles olhou viu que era a gente botou a mão no rosto ficou assim emocionada e voltou
para esse Marco eu posso tocar na sua barba já pensou aí eu queria dizer assim não não pode eu queria dizer que não mas eu sou muito educadinho para dizer que não eu queria dizer não pode não porque como porque aí eu falei Pode aí ele comeu isso não serve para absolutamente nada mas entendeu e eu fiquei e isso me assustava demais não sei o que aconteceu talvez se eu me conheço bem tem mais chance é ter mais chance dele tá Hoje realmente mas assim áudio de missionários teve um áudio que eu nunca vou esquecer
de uma missionária eu não sei onde é que ela estava sendo Paquistão Não sei não sei mas o áudio dela dizia assim Marco eu acabei de ouvir Amado de moto e ela tava assim chorando ela falou assim isso eu só vomitei e vim aqui mandar esse áudio para você eu vomite i aí eu falei por que que ela achou que era importante dizer para mim que vomitou sabe Olha o nível que a mata causou e isso começou a me assustar as pessoas olhavam para mim e tinha gente que dizia assim nunca mais eu eu li
as as cartas de Paulo de outra maneira se não imaginando a sua voz para mim você é a voz de Paulo Isso é uma pressão enorme só de falar nisso também um pouquinho mas eu vim para dizer isso para você aqui eu falei eu vou dizer quando chegar lá eu quero dizer uma coisa que eu ainda não disse eu quero dizer isso e isso Começou a causar um desconforto tamanho que na hora de sair de casa para atender alguma agenda ou para seguir a turnê eu não queria sair eu começava a querer chorar às vezes
eu chorava e a minha esposa quem dizia amor calma vá você tem que ir eu não quero não quero e eu fui investigar porque é que eu estava com todo esse acesso de pânico assim quando terminava o evento que a fila formava sabe eu ficava meu Deus eu não quero falar com essas pessoas eu não quero e eu fui entender Óbvio acionei terapia também e conversando muito com a minha esposa e tudo orando também eu fui entendendo que eu estava passando por um processo de de de de síndrome do impostor sabe eu tava com a
sensação de que a pessoa que aqueles que que esses irmãos construíram na cabeça deles não não é eu não sou eu porque é bonito a mata fala de um Paulo gigante fala de um Timóteo gigante eu não sou nenhum dos dois eu preguei para mim porque eu sou um fracasso eu preguei para mim porque eu tinha dificuldade de lidar com a igreja local com os machucados que eu sofri na igreja local junto com a minha família então eu eu selecionei a carta de segunda Timóteo porque eu tinha problemas para perdoar um grupo de irmãos de
João Pessoa que me machucaram profundamente e eu conversei com minha esposa falei Nega eu preciso eu preciso dar uma acelerada no processo de cura e de perdão no meu coração e eu sei que a cada carta de Paulo a segunda Timóteo trata disso Olha Timóteo se o coletivo fracassar você fica de pé e eu não era esse Timóteo eu não fiquei de pé eu caí entendeu eu não queria mais congregar Mas eu sabia que eu tinha que congregar porque é uma ordem de Deus então quando eu compus por eu ser um fraco homem fraquíssimo e
as pessoas agora estão olhando para mim e achando que eu sou um cara absolutamente forte espiritual demais uma espécie de Paulo da modernidade que ia tocar na minha barba Como assim então aquilo tava me causando mal enorme Então essa é uma repercussão que eu nunca falei em público mais que eu tive dificuldade de lidar e que se eu pudesse voltar no tempo eu não fazia matim-motion simplesmente porque eu não queria que as pessoas olhassem para o lugar errado entendeu eu queria que as pessoas eu não queria nem que eu não pensei em ninguém eu só
pensei em mim eu não sabia que ia ter pessoas envolvidas nisso entendeu então é isso obrigado eu vim para falar isso mas como é que tá hoje isso eu tô em paz assim você quando você chega nessa nessa compreensão Quais foram as competições Então quando você chegar nessa compreensão de que as pessoas estão absolutamente tocadas e atravessadas pela verdade do evangelho que a gente colocou ali né numa Timóteo e que elas precisam expressar isso para alguém e elas com alguma dificuldade elas elas projetam isso na sua pessoa Isso é um problema que é delas não
é um problema meu entendeu e eu não posso carregar isso como problema meu então eu pedi perdão Inclusive a Deus né Não não eu pedi perdão Inclusive a Deus senhor porque outra coisa que eu nunca falei também Hoje realmente o dia das crianças Amado Timóteo é o filho é o filho da minha da minha casa da das obras que eu já compus do sociologia primitiva Sublime bem Levi devanei meus discos o livro décima marca o livro após o gospel Colcha de Retalhos tudo que eu já fiz de arte e que é filho meu né às
vezes Filho Meu sozinho filho meu sempre coletivo obviamente Mas enfim tudo que é filho meu amado Timóteo é o filho que eu não me vejo nele é como se fosse um filho adotivo entendeu ele não tem a mesma cor que eu ele não tem os mesmos traços que eu ele foi trazido para eu cuidar ele é filho meu de coração eu tenho a impressão de quando eu olho paradoxologia todo mundo que comentadoxologia fala exatamente o que eu planejei caramba doxologia primitiva é um disco que meu Deus cantando música do novo testamento Parabéns mano na hora
que do caramba Então os comentários estão dentro daquilo que eu que eu planejei para o doxologia para mim personalidade com relação aos livros com relação a coxa de retalhos eu digo é foi para isso mesmo que eu fiz é isso quando as pessoas nem comentar sobre a morte cada uma faz um comentário mais assim maluco que outro eu não pensei nisso eu não esperei por isso eu não projetei isso Esse filho não é meu Entendeu caiu no meu colo caiu do céu assim sei lá e eu nem solar você sabe que eu não sou tão
espiritual assim não sei eu não sou analisando não sou tão espiritual assim eu sou eu eu tenho dificuldade com coisas muito místicas entendeu é uma dificuldade minha é um dia conversando com o pastor Paulo Borges né E aí eu conversando com ele sobre o que estava acontecendo no Campos online né a gente começou a transmitir o culto por causa da pandemia e de repente um pouco começa a segregar ao redor do Brasil passou não sei o que eu o que eu faço porque tem um grupo lá no nordeste reunindo lá e eu não sei eu
não tô lá eu não sei o que eles estão falando direito lá e tal e né e de alguma forma ele se tão ligado onde as cópias E aí ele falou assim Douglas a sua crise é porque você quer ter controle da interpretação é o que você tá falando né Cada um chega e fala eu entendi isso eu entendi isso E aí ele falou assim e se você olha para o novo testamento é o evangelho os Evangelhos o que embaixo que você tá tendo dos intérpretes da lei que estão agora no embate contra a palavra
encarnada ele falou então a gente tem que ser um tradutor traduza a Bíblia em português traduz a palavra e agora Deixa o Espírito fazer né O que vai o que vai surtir de efeito é totalmente dele né mas tem muito controle e o amante é isso eu não controlo talvez você tenha acertado na mosca eu acho que você acertou na música com certeza eu acho que com certeza Então é isso é uma Timóteo ali mas hoje eu tô realmente em paz inclusive Depois de dois anos voltei para o estúdio para fazer outro sermão musical né
voltei com todo uma pressão porque quando não saiu ainda não saiu ainda tá terminei de comprar Posso posso sim já tá já anunciei eu tô fazendo musical em cima de Estevão o discurso é a morte dele é tá sendo bem bacana tá sendo lindo o processo assim e só que quando eu fui fazer uma timote foi eu sozinho e da guia pra dentro do estúdio né que foi o produtor né então a gente foi junto só tinha nós dois e nossas piadas nossos risos nossas lamúrias nossos momentos nossas crises foi compondo escrevendo fazendo é coisa
aconteceu hoje quando eu vou para o estúdio fazer o Estevão eu tenho impressão que eu tô levando um monte de gente comigo e que eu não devo satisfação a elas mas a sensação que eu devo entendeu então ali mas eu tô lidando com isso cara Não lembro nem qual é mas é porque porque no início do livro O cara falou assim antes de começar o assunto deixa eu falar umas reflexões minhas aleatório e não era nem não é um livro cristão não e aí ele acharam de gestão de tempo sei lá alguma coisa E aí
o cara poder falar umas reflexões minhas aqui aí ele deixa um artigo que ele era um ele era um programador né e ele falou que um dia ele tinha um blog e era tipo diário dele esse blog né então ele nem também nem esperava que ninguém Lia era diário dele então a noite um dia a noite ele escreveu lá dizendo que ele não gostava de uma linguagem de programação lá que era muito ruim porque não fazia isso e aquilo e tal escreveu E aí dormiu quando ele acorda no outro dia na madrugada tinha viralizado só
que quem pegou todo mundo que era apaixonado por aquela linguagem de graça E aí cara descavam ele em todos e né dentro do contexto dele lá milhares de pessoas acessaram e milhares de comentários e falando muito mal dele ele falou que ele acordou e começou a ler né os cara falando mal os caras xingando os caras e aí ele falou que nos primeiros minutos aqui do começo a afetar ele começou a ficar mal e tal e aí ele falou que ele teve um Insight naquela hora ele falou assim cara não é de mim que eles
estão falando porque ninguém ninguém dessas pessoas me conhece exatamente aí ele aí ele montou essa figura Sabe aqueles totem né que você imprime a foto de alguém você faz um totem eles estão falando esse pedaço de papelão aqui caraca ele só sabem ele só conhecem um artigo que eu escrevo Então como vocês conhecesse uma folha minha ele só falando disso não disso aqui porque eles não conhecem exatamente só que aí achei muito legal que ele termina com a reflexão contrária e quando eles me aplaudem não é a mim que eles exatamente nessa folha porque ele
também não me conhece isso né então eu acho que é um pouco disso né quando o cara chega ele tá ele acha que é você que ele tá é falando Obrigado mas é uma obra né e é o evangelho atravessa a gente a verdade do Evangelho atravessa a gente de verdade mesmo assim isso tem um efeito poderoso assim e aí eu queria até já pular para um outro assunto que vai ter muito a ver que você me mandou falou ó vou voltar aí então ouve aí o disco pra gente conversar tal e a primeira música
que eu coloco é viral versus varal Nossa cara achei uma reflexão incrível né e eu acho que tem tudo a ver com isso que a gente tá conversando porque nós estamos nessa época de Vamos acertar uma parada viral né e o que você tá me falando eu nunca fiz nenhuma das obras nesse sentido né me fala um pouco essa reflexão né não é viral é o nosso varal Essa é a música que abre o Colcha de Retalhos né e a gente o coxa de detalhes foi construído para ser um Manifesto a gente queria que ele
fosse o Manifesto do coletivo candeeiro o que que o coletivo candeeiro quer dizer pro mundo se ele acabasse hoje eu acho que o coxa de retalho seria o nosso resumo assim né falece aqui o coletivo candeeiro que disse o seguinte isso isso isso isso então é o nosso Manifesto assim então é um Manifesto estético a gente tá ali para se posicionar veementemente contra essa estética pobre americanizada básica que se canta na igreja é um Manifesto teológico então a gente tá ali para se posicionar veementemente contra essa essa teologia Rasa superficial que se coloca nas letras
das canções é um Manifesto poético então a gente tá ali para falar das formas mais bonitas possíveis sobre os assuntos que a gente quer abordar a gente não aceita que a frase seja uma frase básica a gente vai trabalhar nela torcer esticar até que ela seja Bela o bastante para lembrar de longe um Salmo de Davi né então é um Manifesto poético também é um Manifesto também contra a individualidade a singularidade do cantor cristão portanto todo o disco são faixas todo disco foi composto no plural não tem nenhuma música que diz assim eu isso eu
aqui somente a viral na primeira frase se tu é viral eu sou varal e a partir dela vira plural porque se eu represento a ideia do coletivo candeeiro nós estamos aqui enquanto o coletivo para ser um varal varal é um elemento coletivo né virar uma coisa que você lança beleza aí a gente comparou com o varal foi uma ideia de dar guia é varal é primeiro a gente está no quintal da casa então não tá nos lugares nobres tá no lugar mais assim comum né mas ordinário exato e ali naquele varal está a roupa de
todo mundo junto é a blusa de um é cueca do outro é a calcinha do outro é o chapéu do Pai então não existe nada mais coletivo na casa do que o varal então a gente a gente tá aqui pra ser quintal pra ser varal então é um Manifesto também contra individualidade portanto todas as músicas são compostas no plural e é um Manifesto também contra esta ambição contemporânea na igreja de ser viralizar querer ter relevância querer ser importante demais querer ser Olha a primeira música Vai COmeçar dizendo o seguinte a gente não quer isso não
vamos nem descer do Nosso Quintal para ir para o Sudeste para não sei o quê para morar no sudeste que era o movimento da maioria dos Artistas nordestinos que queriam algum reconhecimento precisava sair de lá e para o Sudeste e nessa canção a gente fala coisa de quando era diferente a gente aqui então se você quiser você que venha para cá entra faz de Tai pra essa Ciranda quer dizer não é uma Ciranda de ouro não é de madeira e Barro vamos brincar aqui vamos ficar aqui no nosso quintal se tiver gostando da gente venha
buscar aqui no nosso quintal entendeu Venha brincar com a gente no nosso quintal mas daí que a gente não sai então é a música que mais revela essa essa ideia inicial do coletivo candeeiro quando a gente começou pra isso pra ser uma brincadeira de Quintal entre amigos pra gente expressar a nossa poesia a nossa fé a nossa arte da maneira mais simples singela e menos ambiciosa possível né é se eu não sento pra fazer a minha obra e aqui o cara tem ampliar né porque pode ser um vídeo como que eu faço né uma pregação
ou pode ser uma música ou pode ser se eu não faço pensando como é que eu acerto para viralizar Qual é a motivação que a gente deveria sentar para fazer a motivação do artista não é a demanda o artista não trabalha por Demanda quem trabalha por Demanda é a indústria né e isso é uma questão que se confunde muito hoje em dia na indústria e ambiente artístico estão Entrelaçados então é difícil você contratar o que que é indústria o que que é arte puramente e arte né Porque a indústria viabiliza a arte mostra a arte
também né e dentro do ambiente artístico existe também em formato de comportamento Industrial então é uma coisa que tá bem entrelaçado mas via de regra de maneira geral o artista não trabalha por Demanda o artista trabalha por necessidade é por necessidade que se faz o que se faz ou eu compõe o eu morro ou eu desenho ou eu morro ou eu canto ou eu morro quem vai ouvir quem vai gostar não importa o artista não trabalha com quem vai ouvir quem vai gostar né agora o artista passa fome então tá entendendo o artista passa fome
o coitado sobretudo nordestino então o artista embora ele tenha essa demanda que é que é intrínseca dele é uma necessidade de se expressar ele vai vendo o mundo ele vai desde a sua infância e tudo que ele vê é como se fosse um prato de comida do qual ele se alimenta ele internaliza aquilo que gera uma digestão e essa digestão sai para fora e é o artefato dele vai sair para fora um dia talvez daqui 10 anos daqui 15 anos mas o que ele produz é fruto de tudo que ele viu e viveu coisas que
a gente vê porta cadeira guerra Xuxa na televisão qualquer coisa por causa do documentário sei lá E aí Enfim tudo que se vê gera nele um impacto uma gestação uma gestação isso vai sair para fora naturalmente um dia sai um dia sai o artista vai botar para fora essa visão de mundo Isso aqui é uma narrativa meio antropofágica né que é coisa do que no modernismo começou a falar acerca dessa desse movimento do artista de comer a realidade visível e se alimentar disso e colocar para fora seu artefato então agora como ele passa fome ele
também se preocupa com que a demanda tá pedindo tá E essa que é a grande crise da arte tá eu quero fazer o que é só meu O que é autêntico que me representa Mas e se isso não vender e se eu passar fome aquilo ali tá dando certo sabe eu acho que eu vou para aquele lugar ali eu preciso pagar as contas da minha casa meu filho está para nascer então isso tudo se mistura muito e tá tudo junto e misturado Às vezes a gente impulso industrial e às vezes a gente age por impulso
puramente artístico entendeu foi muito tocado uma reflexão foi até na ideia como Jesus o Paulo compartilhando sobre essa essa diferença de servo né É lógico é só semântica né mas para explicar ele falando sobre fazer um serviço e trabalhar né E aí falando dos serviços se você trocar por dinheiro né o trabalhar e se é trocar por dinheiro e até você fazer pensando naquilo que te falta né trabalhar seria multiplicar o que você tem exatamente então eu percebo eu percebo isso de você falando tipo assim eu não sentei para fazer para é virarizar ou para
dar certo né mas eu tinha que multiplicar o que eu tenho eu tinha que pôr para fora o que está borbulhando aqui dentro e cara como eu sinto falta disso assim porque como a gente tá nessa era da mídia social da da do capitalismo Vorazes ali assim né a gente tá muito movido a resultado e como estamos perdendo a nossa criatividade nisso né que seria sentar e falar o que que tem dentro de mim que Deus me deu aqui né como é que eu poderia expressar isso e que vai achar né vai achar um grupo
que Deus vai tocar através daquela ali né que é o que tá acontecendo né um pastor o pastor do João mandou uma vez quando ele estava para lançar o Discovery eu não me lembro exatamente as palavras mas é alguma coisa mais ou menos assim se eu errar vocês me corrijam aí pastor Rodrigo Mas ele falou assim o João mandou tava preocupado quem é que eu vi a quem ia ser direciona quem quem seria atingido pelo pelo álbum e o pastor dele falou algo como Olhe quando Deus envia a sua né a sua a sua obra
de arte sua poesia ele envia sempre endereçado tem endereço certo então fique tranquilo né Isso sempre foi uma tranquilidade assim para mim né nos meus primeiros anos de atuação na arte na música Eu nunca porque porque convenhamos eu não tinha precedentes ninguém de João Pessoa foi ouvido pelo Brasil ninguém do ponto de vista da música cristã né porque ninguém da Paraíba ninguém da Bahia ninguém bom da Bahia a gente teve Lázaro né mas aí é outro caminho é a vida da conversão o cara veio de um de um ambiente então tem tudo mas não pode
ser natural alguém de uma igreja um jovemzinho de uma igreja do Nordeste que de repente a partir do próprio Nordeste sem vir para São Paulo conseguiu isso não tem precedente o candeeiro está sendo a primeira vez na história do Brasil que o Nordeste Está contribuindo com o repertório Cristão na igreja brasileira é a primeira vez Então como não havia precedente não havia também um sonho nem é expectativa que aí tinha gente falava Por que que você não muda para lá Deus é quem me livre morar em São Paulo que ela tava de gente doida tudo
bom mas assim obrigado mas é difícil você mora em Bragança é maravilhoso cidade pequenininha mas agradável Mas é uma loucura não é você morar naquela cidade e sobretudo você que vem do Nordeste uma terra tão mais pacata tão diferente então eu falava eu não posso sair daqui e eu sei que por causa disso aquilo que o produto também vai ficar circunscrito ao meio ambiente não havia essa expectativa eu lidava muito bem com isso eu acho que hoje é que nós do candeeiro precisamos nos auxiliar mais para refletir de novo essas questões hoje você acha que
é essa essa produção Menor Ela tem mais a ver hoje hoje né com um fator externo a pressão externa que não deixa com preconceito e tal ou Hoje é mais um fator interno como você tá falando então eu nem eu nem imagina eu nem penso nem né que que você acha hoje assim Eu não me acho capaz de fazer então nem faço né ou a uma pressão externa maior de não dar certo matar os artistas acho que as duas coisas acontecem em simultâneo né uma geral inclusive se reto alimentam mesmo então se eu sou um
artista que não vejo precedente nenhum não tem o identificação porque se eu sou de São Paulo Aqui começa a querer cantar eu rapidinho eu eu vejo uma igreja onde o Paulo César Baruk vai tá eu bato na porta da casa dele entendeu E tem outras 300 mil portas que eu posso bater em São Paulo no sudeste no Espírito Santo em Belo Horizonte no Rio de Janeiro aqui meu amigo se você for talentoso E você tá no lugar certo exatamente Então como não há precedente não há identificação alguém fala assim caramba saiu do lugar que eu
saí eu posso também como não há isso então eu perco a motivação interior eu perco um pouco da motivação anterior né E ao mesmo tempo do lado de cá do sudeste da indústria nunca houve interesse em investir na arte cristã na arte feita por cristãos nordestinos nunca houve esse interesse né você vê que o Brasil inteiro é alimentado pela arte nordestina né a arte nordestina rege das cores e o Tom do Brasil para arte brasileira sempre foi assim mas os cristãos não não tem muita ação não tiveram muita essa preocupação de olhar o que que
o Nordeste tem para oferecer não tiver essa preocupação eu acho que tem relação com preconceito acho que tem relação com com não sei um monte de coisa assim eu acho que até a coisa da logística também da logística entendeu Poxa como é que eu vou trazer lá de João Pessoa lá lá de Recife lá de Salvador como é que vai ser isso né então é que eu digo que hoje é até a lojista quebram um pouco por causa da internet essas coisas não necessariamente você tem que vir aqui né você produz e vai ser tocado
no planeta né então assim agora eu creio que Mas eu creio que muda muito a partir dessa entendimento da identidade como aconteceu com vocês sabem e tipo assim a gente é bom a gente é bom demais a gente tem algo para oferecer porque Deus nos deu bora fazer e ver o que vai acontecer né porque foi muito marcado que o o cara veio pregar aqui na igreja o duende que até lá do shopping que era do hip hop ele falou conta uma história que um cara ele foi fazer a prova como se fosse o vestibular
lá nos Estados Unidos né para ver em qual faculdade você vai entrar e aí ele fez a prova lá tal e foi mal assim tipo assim saiu falando Ah foi muito mal não sabia fazer e tal certeza que eu vou conseguir entrar em faculdade nenhuma e tal e aí chegou pelo correio a nota dele e ele tentou tirar uma nota altíssima Assim entre os primeiros assim entendeu E aí Ele olhou aquele Falou cara tava me supondo errado isso aconteceu comigo no ENEM só que o contrário eu voltei para cá assim ei realmente que redação essa
redação vou te falar vamos publicar você fica vendo vamos publicar quando chegou eu falei espera aí gente porque essa galera não me respeita [Risadas] e aí ele recebeu aquilo a nota altíssima e tal e aí cara ele foi para faculdade se tornou um mega empresário empreendedor e tal passado tipo assim 15 20 anos eu não lembro agora na história ele recebe uma carta do órgão lá da educação nos Estados Unidos dizendo cara a gente tava ver ificando aqui e tal e foi enviado errado pra sua casa e você tirou uma nota baixíssima Será que foi
que aconteceu comigo será que acabou a prova o ponto é Ele acreditou que ele era bom exato É isso e ele saiu fazendo empresa ele saiu entendeu então eu acho que passa muito disso também isso não só Nordeste né cara o Brasil no geral né porque a gente tá nessa ainda muito copiar os outros e tals falando de não sei aonde que é muito melhor ele pregando e quando a gente acordar e falar espera aí espera aí sua imagem semelhança de Deus o espírito santo habita em mim e existe uma Vontade Divina missão uma Vontade
Divina que eu fosse brasileiro que eu morasse no nordeste que eu falasse como eu falo que eu que eu gostasse de rede tapioca da natureza é foi vontade de Deus que que eu me desenvolvesse nessa terra porque é que eu me Rebelo porque é que eu me visto de outra pessoa porque é que eu Sabe por que que eu desprezo no Brasil por que que eu sei localizar no mapa massachuset mas não sei onde é que tá o atuador por que que eu sei descrever o que é o que que é sei lá Disney mas
eu não sei descrever o que é o que é Caiapós não sei contar a história dos yanomamis porque por que que eu não sei o que significa Amazônia Por que que aconteceu o que significa meu Deus do céu os nomes indígenas do meu pai por que que eu não gosto de mim entendeu por que que eu me Rebelo contra a vontade Soberana de Deus em me fazer brasileiro porque você não entende o quanto Deus gosta né ele gosta sim como diria da Guia na música ele gosta sim veleja muito bom ele criou e deixou um
tantinho de ti de si aqui e ele gosta que a gente louve ele assim é muito bom muito bom muito legal E aí uma outra que me marcou muito a nascer foi foi a prosa né era uma conversa foi maravilhosa e o que que você falasse um pouco sobre isso pegando um gancho que a gente tá falando aqui de um Deus que decidiu que a primeira coisa que ele ia revelar para eu sou criada eu sou arteiro sou arteiro Cara essa essa faixa prosa ela existe primeiro porque como ali estava sintetizado tudo que o candeeiro
É nesse disco né a gente não tem que ter tudo que o candeeiro É tem que ter uma marca aqui dentro e o candeeiro sempre desde o seu começo foi mais do que música A gente é um discurso Ok tem música mas a gente também é um discurso por isso Amado Timóteo por isso que enfim toda hora nos discos do candeeiro tem alguma Fala tem fala no disco da calmará uma terapia Eles criaram uma terapia ali no meio é enfim tem tem poesia logísticos do João mandou que é discurso também é falado tem os textos
que eu fiz em outros lugares assim então o candeeiro sempre foi um discurso também ele falou não no contexto de retalhos tem que ter alguma coisa aqui que reforça essa ideia da gente ser um movimento de fala muito mais do que não apenas movimento de música e a gente criou a ideia da prosa que vai tocar na numa das questões que eu mais tenho pensado sabe sobre que essa questão da pergunta o que é música Congregacional essa pergunta tem me tirado o sono Douglas pensa Vai virar o meu terceiro livro né sobre música talvez se
Deus quiser o último não aguento mais falar sobre esse assunto não não aguento não aguento mais falar sobre isso que bom que tem os bravos aí lançando livro bom demais já eu lancei vida após o gospel décima marca e eu preciso sinto meu coração que eu preciso fazer um terceiro livro que vai ser porque o vida após o gospel falou muito sobre o gospel gospelsão mesmo 90 anos 2000 e tal o décima Marca então atinge mais os Pentecostais o décima marca é uma uma falador desse aqui o décima marca que já o título vai fazer
diálogo com o livro nove marcas de igreja saudável do mar que deve ele é um diálogo assim que que incomoda mais a comunidade reformada porque tipo assim beleza vocês adoram olhar pro espetáculo é altamente reformado muito e ele é muito respeitado né e foi uma obra assim que é base para Muitas igrejas que ele vai falando discipulado evangelismo isso E aí eclesia observou que ele não fala de música não fala de música aí você colocou a décima marca é E aí por que é que ele não fala de música essa que a grande pergunta porque
o terreno reformado hoje não se preocupa mais com a expressão da teologia deles estão correta no louvor e eu falo de dentro porque eu sou conformado sem cortar aqui só sai institutas lá na minha carteirinha sou doador de Tulip eu sou eu sou doador de tolipe então assim ai por que que você fala hoje já foi importante é é um nome Áureo da música cristã é da história da música cristã e ele vem né de de de da da reforma do terreno da reforma Lutero usou a música Como uma ferramenta impressionante zuing um dos reformadores
foi quem quem formou a orquestra sinfônica da sua cidade então assim a música sempre esteve conectada a historicidade da reforma protestante Mas nos dias de hoje os reformados adora falar que os Pentecostais faz errado porque eles faz bem brincadeira não brincadeira não brincadeira não um pouco então mas o reformado tem apresentado pouco conteúdo e aliás aí eu apresento esse aqui no livro a boa parte eu diria que 90% das músicas que são assim imprescindíveis num culto reformado são presentes dos nossos irmãos Pentecostais tu é soberano sobre a terra sobre o céu tu não vai achar
uma Presbiteriana aqui no canto dessa música uma vez por mês tu não vai achar entendeu então grande ao Senhor e tantas outras então é um presente que nós vamos reformado então no décima marca eu meto a mesma nos Pentecostais mas aqui eu Alivio pra eles e eu digo o problema é a gente que não compõem a nossa teologia não está brotando louvor tem que produzir né E aí eu faço uma investigação a marca da música ao longo de toda a linha tem três partes do livro né doxologia aqui ó até dividida em francês tem três
partes a primeira parte se chama doxologia antiga e aí eu vou buscar no antigo testamento né todas as os textos bíblicos do Antigo Testamento que a música vai aparecer e eu vou investigar o uso da música Ali etc e tal depois a segunda parte uma doxologia primitiva e eu faço essa mesma investigação em todos os textos do novo testamento e a terceira e última parte chama doxologia tradicional que eu faço isso na longa linha da história da igreja desde que Gregório Magno no século 4 até Paulo César do Logus no Brasil nos dias atuais eu
vou Citando os principais nomes que contribuíram na configuração do que a gente conhece como tanto Congregacional ele é muito bom mas eu acho que eu preciso falar sobre uma terceira coisa que eu ainda não falei nem no primeiro livro nem nesse que é um movimento ao chip não tá aqui e não tá no primeiro momento da Adoração flagrante entendeu então o terceiro livro vai se chamar Adoradores do banco dos réus uma análise do movimento moship brasileiro entendeu E aí aí eu acho que eu preciso encerrar esse livro e mudar mesmo de país O importante o
Legal seria o ideal Você tem todos os inimigos é todos Exatamente exatamente já bati no Pentecostal clássico no reformado não me sobra ninguém né então mas aí Douglas você mantém amizade perfeito vai caminhar o terceiro livro sim aí na prosa eu vou lidar com essa pergunta que tá me incomodando que é a grande pergunta que eu vou tratar nesse terceiro livro O que é música Congregacional muito bom né quando você fala assim é quando alguém fala não não pode fazer assim um anjo morre e que mentira ela infelizmente eu preciso dizer que eu estava eu
menti ali realmente não Mas explica porque eu acho que eu falei muito por cima como é que é porque eu faço eu faço uma brincadeirinha nessa nessa conversa nessa conversa Quem quem dialoga no álbum sou eu e da Guia a gente colocou um som de chuva e eu ia perguntar pra você é tudo adicionado é tudo questionado até uma ambulância a gente conversava passou uma moto então e a gente deixou mas assim eu falo olha Toda vez que você que alguém tenta uniformizar as coisas né o louvor de Deus e tal louvor a Deus um
anjo morre em algum lugar né e toda vez que alguém eu não me lembro exatamente mas toda vez que alguém diz que toda batatinha quando eu não lembro o texto não lembro mas é maravilhoso né e a ideia é o seguinte se Deus aí você fala mais ou menos isso assim né Toda vez que que alguém fala não música da igreja tem que ser só assim um demônio da risada Exatamente exatamente uniformizar né uma paleta de cores usar uma paleta de cores cara Deus não usou paleta de cores para criar o mundo eu tenho uma
versão agora tu acredita quando o povo fala assim Marco olha vamos montar aqui o palco a gente tá na paleta de cores tal eu digo beleza eu vou Florido eu vou na hora Florido só para mostrar quem manda entendesse é Deus é Deus que manda mano olha pra natureza olha pro Brasil a gente tá vivendo no país de Carmen Miranda A gente vive no país do Tropicália a gente vive no país de Djavan de todas as cores de todos os ritmos de todos os tambores e a gente quer assumir uma estética vazia pálida enriquecida comum
para um país tão magnífico assombroso como o Brasil então isso me leva muito assim então eu vou desde Deus é criativo até vamos assumir essa criatividade Divina na nossa vida diária e vamos entender que o louvor Cristão brasileiro precisa estar comprometido com o atributo da criatividade de Deus preciso estar comprometido com a diversidade Divina Deus foi diverso a criar diversos Porque é que você estético ao criar estático desculpe por que que você estático se ele foi diverso Isso vai acontecer quando eu tiver coragem de ser eu né Na expressão de quem Deus me fez para
ser e liberar você para ser você né exatamente e a gente conseguir conviver né aí vai ser essa isso essa miscelânea para citar o Ariano Suassuna rei do Nordeste lá paraibano escritor do Alto da Compadecida eu não tenho problema nenhum com a terra dos outros um negócio dos outros meu negócio só não venha desprezar o meu oxente entendeu não venha te pesar mais mesmo não tem problema com Ok dos outros não tem problema qualquer de ninguém agora não desprende mais gente não tem problema com isso então quem ouve o candeeiro falar às vezes pensa e
diz que o candeeiro É Bairrista que a gente não tem nada a ver que a gente não gosta da cultura global e tal não é verdade eu tava cantando com o iPhone esses dias né a música é o único menino é mais ouvida inclusive é um musicalmente de uma estética altamente Global Embora tenha um Eita lá porque eu tô no meio do Rolê Então vou usar uma camisa Florida era você Eita mesmo eu entendi certo era para ser pior ha ha ha ha ha mas assim então o problema não é com a cultura dos outros
o problema é com desprezo que nós temos pela nossa entendeu problema com o desperta ela é Nossa a gente não pode continuar assim porque isso é um ato de rebelião contra Deus no céu que João descreve ele vê gente de toda tribo língua povo raça nação adorando a Deus como é que identifica isso certamente não tem uma paleta de cores entendeu não tem uma parede de cores tinha uma bagunça de cores aí ele ficou claro para ele a diversidade no canto na dança na roupa no jeito então se esse é o céu que ele vê
para que que eu vou continuar cooperando nessa empreitada que eu acho maligna maléfica no mínimo né de uniformizar o globo terrestre inteiro na sua expressão de louvor isso é maléfico eu vou usar maléfico que é menos mal do que é maligno mas para mim essa empreitada da da do imperialismo estético isso é um pecado contra a diversas Deus quer louvor de toda tribo língua povo raça e Nação enquanto a gente não cantar com samba e com cores a gente está se rebelando contra a vontade de Deus ele quis que a gente nascesse no Brasil no
Brasil Entendeu então na traduzindo na prática aqui do que você tá falando não faça a menor ideia como traduz isso na prática mas não como fazer Mas o que você está falando na prática é uma expressão de louvor que contenha tudo que o Brasil é exatamente quando a gente fala de música fala de música vamos começar assim que admita admita eu não quero nem que todas as vezes saiam cantando samba por aí eu só quero que Parem de dizer que o samba não é próprio para o culto porque ao fazer isso você tá apontando para
uma série de problemas que vai esbarrar no racismo entendeu porque quando a pergunta é o que é uma Congregacional você vai ouvir os profissionais do assunto a maioria dos quais não sabe tocar um violão um sino não assobia afinado entendeu então quando você vai o que a música convencional eles vão dizer bom você constitucional é assim é assim é assim é assado Ah tá Se você observar o que eles dizem ficou de fora tudo que é negro sobrou só a música branca então a descrição mesmo do que é a música convencional É uma descrição Possivelmente
racista entendeu então eu admito o rock que que foi embranquecido por Elvis Presley e foi usado pela winnerd Então tá santificado venha eu admito o clássico dos do europeu que foi que foi uma entrega dos prostitutos clássicos da Europa que morreram tudo de sífilis tudo com três quatro cinco casamento é o admito a música deles Sem problema nenhum uso clássico aqui para mim de boaça agora o samba não porque porque faz a relação com a a bebê a bebida que as pessoas a festinha na na laje não sei o quê beleza mas essa cachaça da
laje é a mesma cachaça usada nos shows de rock e pelos autores das músicas clássicas é a mesma cachaça então por que que eu não tenho problema em aceitar esses outros ritmos embranquecidos e eu tenho problema em aceitar os ritmos que são que são de natureza Negra e brasileira eu preciso lidar com essa questão Por mais difícil que ela seja eu preciso dizer porque que o tambor não pode por que que não pode ah porque elevoca tal tal espírito Vamos acabar esse podcast aqui agora porque senão você é muito cancelado a questão que você tá
levantando né não necessariamente está trazendo a resposta exata porque seria presunção né de qualquer um falar nessa que é a resposta exata Mas é uma pergunta isso isso tem que ser feita exatamente mas é eu acho que começa muito nessa reflexão do dessa dessa do quanto Deus deu nos entregou uma mensagem a se revelar de primeira nisso né eu crio e ali ele faria eu criei vocês a minha imagem e semelhança ou seja vocês são filhos de criador né e Vocês nasceram para criar até uma coisa que eu sempre falo é criatividade não é um
dom né era um músculo ah que legal tem que ser exercido né todo mundo tem tem alguns que fala exatamente isso que é o Alma a alma artesã daquele cara que eu esqueci o nome que é da mosaico Church lá nos Estados Unidos Pronto ele escreveu esse livro e a tese é essa que todo mundo é criativo você só precisa e você não você não pode acreditar mentira de que tu não é criativo isso é mentira é exatamente mas é porque também acharam que criatividade é desenhar pintar ou fazer música né sendo que o cara
souber fazer o Excel de um jeito que ninguém fez você criatividade se vocês não vai lavar a louça numa sequência que ninguém fez é arrumar a casa de um jeito é criatividade fazer uma comida né criatividade exatamente e é um músculo né de mentir é muito doido que é eu acho que eu li um pedaço desse livro viu é porque eu não sei se é nesse que ele vai falar assim que os caras fizeram uma pesquisa chegando na pré-escola e fazer a pergunta Quem é que é artista todas as crianças aí eles vão para a
primeira série quem quer artista 90% da mão aí é uma segunda série quem é que artista tipo 70% até você chegar lá no colegial ninguém levanta a mão é isso a sociedade Vai Dando uma abafada nessa nossa nesse atributo que é compartilhado entre deuses e a sua criação e aí eu acho que entra num negócio aqui que você começou a citando ele né é eu acho que o que assassina isso é a cultura do resultado porque aí a gente vai ter que ser fantasiar com aquilo que dá mais certo então se eu sento aqui Pergunta
assim ó qual tipo de música Bomba já era já sasinei né O que tá de Deus em mim de criatividade e tal então se o meu foco é o resultado aí eu já não vou mais expressar quem eu sou e nessa nessa colcha de retalho já vai ficar faltando um pedacinho exatamente Vai ficar faltando a nossa contribuição o Brasil é muito novo nós temos 500 anos né um pouco mais de 500 anos então essa invenção chamada Brasil é algo novo e algo que gera muito conflito de questões dentro da os antropólogos se degladiam atrás de
responder o que essa é Brasileiro né mas uma coisa é óbvia ser brasileiro é ser miscigenado é ser misturado né então o Brasil é uma a gente admite a cultura Americana a gente admite a cultura japonesa a gente admite a cultura enfim cigana a cultura afro né a gente vai admitindo assimilando entranhando isso tudo vai gerando algo muito muito nosso muito próprio porque a gente vai chamar de Brasil Então eu acho que isso precisa ser expresso na hora da nossa reunião entendeu a nossa reunião não pode ser uma máquina do tempo citando agora já São
Borges do livro Ser Cristão ser evangélico sem deixar de ser brasileiro nossa igreja Não pode ser uma máquina do tempo que nos leve para para uma máquina uma cabine de como é que transporte mas não é do tempo né não leva pro tempo é que transporta assim para outro lugar novinho a nossa igreja Não pode ser uma máquina de teletransporte que nos leva para outro país sem passar pela alfândega porque a gente a gente deixa o ser brasileiro do lado de fora da igreja quando a gente entra nós estamos no ambiente americano nós estamos em
outro país sem passar pela alfândega E ali a música o jeito ou yea tudo isso a gente a gente começa a assimilar todo esse comportamento sem nenhuma dificuldade Estamos nos Estados Unidos de alguma maneira sabe então a gente precisa assumir a realidade brasileira e tudo bem se você quiser falar ou e é calma mas mete um Eita aí também entendeu coloca em um oxente sabe Enfim então isso eu acho que isso é uma é uma como eu estava falando né O Brasil é novo é um processo tá na hora de agora a gente assumir Nossa
brasilidade e entender cantando uma missão nós temos uma missão porque a gente pode ensinar as outras Nações como é que a conviver várias raças e tribos e nações no mesmo lugar o Brasil sabe que a gente tem isso entendeu a gente tem assim por é com tudo isso que você falou e essas questões né são muito importantes mas assim a gente não deve ter em algum lugar mas assim a gente não vê por exemplo ali aquela igreja de negro né não tem isso no Brasil né aquela Igreja de Cristo aquela igreja não tem aqui né
Graças a Deus e você vê a galera misturada e orientais e tal todo mundo misturado ali Então essa é a nossa pregação pro mundo exatamente então é o que você falou chegou a hora de começar a exportar um pouco mais né o Ariano Suassuna de novo ele falou assim só vou acreditar em globalização essa essa invenção de globalização Ai que no globalização só que ele está em globalização quando tiver uma tapiocaria na Times Square enquanto só a gente tiver McDonald's eu não acredito globalização entendeu mas é mais uma colonização Mas é mesmo a colonização intelectual
Sim né e a gente precisa pensar sobre isso a gente precisa pensar sobre isso que Deus tem é muito mais do que critá-los é se levantar reproduzir Olhe recentemente eu recebi um convite para participar uma grande banda e não vou citar o nome não mas uma banda muito importante que as pessoas regravam muito as músicas deles aqui no Brasil lá dos Estados Unidos muito famosa eles iam enviar uma equipe deles aqui para o Brasil enviaram né E aí um dos assessores deles lá dos Estados Unidos embora brasileiro entrou em contato comigo e mandou uma mensagem
Marco Olha eu sou assessor aqui da da haverá uma equipe indo para o Brasil a gente vai promover uma reunião com líder de louvor e pastores da Igreja brasileira a gente queria lhe convidar aí ela me mandou um PDF oficial Desse pessoal né Eu li e tal e basicamente dizia o seguinte nós queremos juntar essas referências aí do Brasil para comunicar um pouco do que Deus tem nos falado sobre o Brasil eu lendo aqui eu tava em casa eu falei eu não vou eu não vou a minha esposa não vai não falei eu vou de
jeito nenhum tem mais o que fazer lançou agora a sério mas vou assistir Com certeza não vou Deus é quem me livre não vai não falei não vou gente eu não quero saber o que Deus fala sobre o Brasil para um povo lá dos Estados Unidos se eu quiser saber o que que Deus está falando acerca do Brasil eu vou visitar a Ana Heloísa lá no Rio Purus que é o rio menos evangelizado do Amazonas artista do candinheiro que tá lá dedicando a sua vida um ano e meio lá morando na beira do rio para
os uma das mulheres mais inteligentes que eu conheci uma das vozes mais bonitas das maiores compositoras do Brasil certo ali vivendo no Rio Purus com um violãozinho cantando para indígena na beira ela eu quero saber dela o que Deus está dizendo sobre o Brasil se eu quisesse saber eu vou visitar lá no Jardim do Seridó no sertão do Rio Grande do Norte e ele vai me dizer aí eu faço até um empréstimo para ir para lá se eu quiser saber eu vim conversar com o Douglas aqui em Braga desse tamanho com 150 habitantes o cartão
postal deles é um latão bonito de lixo que eles pintaram aí postal da cidade me tira um laguinho lindo um lado desse tamanho aqui ó no Lago maravilhoso uma cidade tem que mas isso tudo para dizer da grande graça de Deus de uma cidade tão pequena o ministério tão relevante Pois é para você que eu quero perguntar que que Deus está falando sobre sobre o Brasil eu não vou atrás da Americanas procurar saber o que que Deus está dizendo sobre o Brasil não não vou eles que vão porque eu já tenho o tamanho bastante eu
Brasil já tem o tamanho bastante para ouvir Deus Deus fala com a gente antes dos portugueses chegarem aqui Deus já estava aqui os portugueses não trouxeram Deus para o Brasil e os americanos também não vão trazer Foi Deus que trouxe os portugueses para cá fala mais sobre isso em terra que antes então é a gente fica com essa sensação de que de que Deus né é um objeto trazido dentro do navio de né da Europa para cá para o Brasil e aí era uma terra de gente eh os próprios portugueses narravam isso né a gente
Bárbara a gente que não tinha noção de não tinha senso de moral não tinha senso de ética não tinha senso de nada era bicho era uma evolução né do macaco sei lá então aí trouxe esse elemento da fé para cá trouxe Deus para cá e Deus começou a botar as coisas em ordem Isso é uma visão colonizadora do Brasil né mas uma visão uma visão evangelística do Brasil entende que Deus já estava que Deus criou todas as coisas né Deus atrai Deus cria os meios de que a sua mensagem seja pregada aqui até por meio
de gente vai sem futuro como os Jesuítas entendeu que fizeram um trabalho maravilhoso e também fizeram um trabalho horroroso entendeu então a gente precisa ter uma visão equilibrada essas coisas portanto Deus já estava aqui Deus está no Brasil eu eu quero saber o que que Deus está falando para fulano tá lá nos Estados Unidos não e digo mais para esse pessoal muito famoso é muito famoso mesmo você não faz ideia todo mundo que canta música dele para isso pessoal muito famoso é interessantíssimo ter líderes de louvor aqui reunidos numa sala com eles enquanto eles apresentam
as novas músicas deles porque se alguém regravar uma o Brasil é o lugar onde mais se ouve música cristã no Spotify se alguém gravar o que eles ganham de direitos autorais é dinheiro de arrastar com rodo e às vezes muito mais muito mais do que lançando lá né Eu quero que eu quero que o brasileiro grave música brasileira porque eu quero que o pobre do Brasil fique rico com direitos autorais eu não vou enriquecer não sei quem lá Não não vou não vou eu vou enriquecer o Brasil porque aqui tem brasileiro que houve Deus e
que transforma essa experiência com Deus em canção vamos regravar essa canção desse vídeo game desse brasileiro vamos gravar a canção do Ana Heloísa porque quando ela ganhar os royals direitos autorais isso tudo tudo vai para o Rio Purus entendeu não vai para o bolso não vai virar sanduíche não lá naquela bexiga daqueles Estados Unidos não Amém entendeu vai virar vai virar a Bíblia para para vai vamos regravar o Ana Heloísa Vamos ouvir Ana Heloísa Vamos ouvir João Manoel Vamos ouvir camarada Vamos ouvir é mídia Nascimento o drible Brasil Entendeu amém fazer uma pergunta recentemente você
nos falou em almoçando que vocês estão na nova empreitada aí da plantação de uma igreja né e de um selo musical um coletivo de artistas tal da onde nasce essa essa esse desafio aí de plantar uma igreja Pois é cara eu eu é outra coisa que eu me sinto um pouco frustrado porque eu sempre quando eu era adolescente 12 13 anos de idade no pré-adolescência eu pedia muito para Deus para você um missionário eu queria morrer no campo Meu sonho era ser um Martini e inclusive quando eu fiz 14 anos eu recebi um e-mail meu
pai né você pastor a gente recebeu uma propaganda sobre tavam escolhendo missionários para levar para um projeto para África lá né a junta Batista de missões e com meu pai pastor recebeu isso se ele tivesse alguém enviaria eu na gana de e mandei um e-mail dizendo meu nome é martelo eu tenho 14 anos eu quero ir para essa prova não sei o quê e Recebi uma resposta fiquei toda ansioso e a resposta era mais ou menos assim on pelo amor de Deus vai estudar era mais ou menos essa resposta vai estudar sai muito novo para
isso mas a resposta bonita Obrigado isso aqui pelo interesse mas a gente tem que ser pessoas com tanta idade que tem feito tal curso etc fiquei Olhe Pense como eu fiquei triste vida inteira eu quis ser um missionário que morresse no campo mas Deus não me respeita Douglas nem um pouco Deus é impressionante tanto Deus não me respeita e aí Deus foi me levando para esse lado da arte de falar com a igreja de pregar para crente de sabe tá rodando quando dei por mim já tinha passado o bonde da missão embora tivesse ajoelhado várias
vezes chorando eu quero ir para o campo agora eu tava casado barriguinho com filho nas costas você ter gravado em um bocado de artista em volta E eu precisando lidar com as crise com os conflitos que é estar numa comunidade artistas servir no Brasil Então Deus não me respeita outra coisa eu não me respeita parceiro né impressionante Eu já falei com ele que sua mãe não tem jeito e depois depois desse sonho emocional Eu experimentei várias vezes plantar igreja com meu pai e depois que eu já me forquei com meu pai eu plantei uma igreja
com a minha família a comunidade crer e ao plantar igrejas eu tive uma sensação de que nasci para isso que todos os meus dons O Dom do canto o dom da fala o dom da Poesia o dono da empatia do serviço ali Deus me deu com a intenção de que eu fosse um contador de igrejas porque ali se usa muito esse tipo de Dom num processo de plantação de igreja você tem que bater perna de correr para cabecear e tudo mais e só que Deus não me respeita Então hoje estou plantando uma igreja que é
um sonho igreja com alguns amigos meus e tal e estou vivendo a fase mais exigente da minha carreira na arte da do meu serviço itinerário então eu saio mais de casa do que fico lá dentro e eu fico me perguntando como é que vai ser isso como é que eu vou dar continuidade junto com meus irmãos na plantação de uma igreja se eu não paro lá todo o tempo inteiro necessidade então o tempo inteiro para cima para baixo dentro do aeroporto não sei o que e a resposta que eu sinto no meu coração é a
seguinte é assim que tem que ser porque a obra não é feita pelos seus talentos não ou bonzão quem faz obra sou eu é a sensação que eu a resposta que a gente encontra nas escrituras né em vasos de barro Então eu estou na minha pior fase na fase que a minha voz está pior de tanto que ela está sendo usada meu corpo nunca esteve tão cansado os meus compromissos nunca exigiram tanto dinheiro estou na minha pior fase Deus me livre a pessoa que faz amizade comigo agora tá conhecendo o pior Marco tédio de todos
tá conhecendo bagaço do Marco Teles é parceiro é isso aqui isso aqui é o bagaço Você tinha que ver quando era laranja Então mas assim mais ao mesmo tempo é nesse terreno do bagaço que eu vejo essa igreja começando e nascendo ali em João Pessoa então é uma experiência linda maravilhosa que exige muito e é que tá vendo o terreno do candeeiro a pergunta é como é que como é que o candeeiro seria se ele fosse uma igreja essa ideia de Vamos ser brasileiro vamos se expressar em louvor a Deus a partir das nossas da
nossa linguagem da nossa estética do nosso jeito como é que Isso se traduz dentro do ser igreja vão para essa aventura aí da Guia falou vamos Minha esposa falou vamos outros irmãos falaram vamos e a gente tá nessa aventura de tentar construir uma igreja que converse com a com a identidade brasileira e que se expresse a Deus com fidelidade as escrituras com profundo amor e reverência pelo evangelho e com a privacidade e as cores de um brasileiro Luzeiro Luzeiro isso mesmo é o Marcos o que que é definição você daria de Adoração adoração eu vou
emprestar aqui a definição de de Abraão né quando foi chamado por Deus para oferecer seu filho sacrifício eles fica aqui eu já vamos lá e havendo adorado tornaremos a voz então vou usar o que ele né O Que Ele propôs ali como adoração é um sacrifício duração não tem nada a ver com música Nada adoração é uma rendição é uma é uma confissão de que ele é Deus ele manda e eu não nem que eu não me respeita adoração é entender que Deus não te respeita é você que tem que respeitar Deus é você que
tem que mesmo que isso comprometa o objeto do seu amor toma agora teu filho teu único filho Isaque a quem amas e oferece alguém então que Abraão tava levando não era mais um item da sua vida era ou item da sua vida ele botou ali e chamou isso de não tinha instrumento não tinha música não tinha ninguém batendo palma não tinha ninguém assobiando quem assobiava era o vento frio cortando a alma de Abraão ali em cima um instrumento que tinha um cutelo né e ele chamou essa esse quadro de adoração hoje nós chamamos de adoração
o nosso ganho porque você subir numa plataforma cantar é um ganho é uma evidência quem tá ali em cima daquela plataforma vai casar primeiro na igreja vai ter oportunidade de emprego vai ter prestígio e vai ter carona para casa o irmão que não tem esse talento de cantar lá em cima ele não vai ter nada disso ele vai ter que ralar mais para casar entendeu vai para casa andando tá E para conseguir emprego ele vai ter que distribuir currículo assim ó de mão então a gente e a gente e essa cena do cara cantando lá
em cima esse quadro a gente chama de adoração o nosso ganho o nosso prestígio de adoração e pra Abraão a perda a morte o sacrifício a dor ele chama de adoração então a gente tá bem distante por isso que o livro três vai se fazer nesse exato momento necessário para mim eu preciso refletir mais sobre isso e colocar no papel bom muito bom é o que que tem pela frente aí você falou desse projeto né Estevão e o terceiro livro que o sonho não tem que fazer mais nada mais CD para ninguém ouvir nem fazer
livro nenhum eu sonho no dia em que a gente não vai fazer mais livro porque todos nós seremos livres andando por aí entendeu eu quero que até outubro novembro ele esteja aí já nas plataformas o sermão musical de Steven e também quero muito que que o terceiro livro saia também é a minha expectativa eu fiz o esqueleto dele mas ainda não comecei nem mergulhar nos estudos eu fiz também uma lista bibliográfica do que eu preciso consultar mas ainda não comecei a ler enfim deve sair por aí parceiro mas eu sobreviver farol Estevão Tem mais algum
que você queria fazer sermão musical você fala projetos eu queria fazer musical a partir de Amado Timóteo eu não quero mais gravar um disco que não sejam musical a não ser assim em coletividade né com candeeiro e tal mas diz que os meus eu quero fazer um sermão musical só sobre as minha aventuranças eu quero fazer um sermão musical sobre Filipenses eu quero fazer um sermão musical sobre Gênesis quero fazer um sermão musical sobre tanta coisa tem coisa e Deus dê graça e dinheiro quer uma coisa realmente aqui chega bem pouco no nossos bons que
eu gosto de fazer para dar continuidade a isso aqui depois que a galera desligar fala para mim é três livros que marcaram na sua vida assim para a galeria atrás legal legal legal O Legado da Alegria Soberana de John Piper O Legado da Alegria Soberana ai cara porque ele vai falar sobre sofrimento na vida de gente Como por exemplo o Johnny que escreveu Peregrino e ele vai narrar o sofrimento como sendo um processo Divino para produção das maiores belezas que o mundo já viu né E ele fala também que mesmo no meio do sofrimento existe
uma alegria que é soberana que é superior a essa dor então é a coisa do chorar enquanto rir né Esse livro me marcou profundamente me ajudou abraçar as minhas limitações e dores né ao longo da minha jornada outro livro que me marcou profundamente um pouco controverso para os de ouvidos mais sensíveis na teologia o evangelho maltrapilho de bernade me marcou profundamente e um terceiro livro que eu vou deixar porque é liberal né aí é bom a gente sempre tá equilibra tudo você pega um bando manipular E aí você vai equilibrar na vida só que a
expectativa do terceiro mas mas é realmente ele é considerado por alguns uma escrita difícil assim porque ele ele tem um público-alvo muito específico ele escreve para quem é mesmo muito trôpego né o grupo C ali da parábola do Grande Banquete né tem os primeiros convidados que não quiseram ir tem um segundo convidados pobres aleijados sexo moravam dentro da cidade e tem um terceiro grupo que foi convidado que é uns que moravam fora dos limites da cidade bandido prostituta leproso então Breno mano escreve para essa galera né alcoolismo ele se identifica também nesse lugar né então
o livro do Berna me auxiliou a entender a extensão da Graça Divina Ela vai para além das minhas preferências ela não alcança só a gente padrãozinho ela alcança a gente que vai para além das minhas preferências então o livro do Berna ele me cortou atravessou a minha alma atravesso a minha alma quando era adolescente e eu agradeço muito a Deus por isso o terceiro livro terceiro livro Vou colocar aqui um romance que eu li recentemente que é vou colocar Clarice Lispector o livro Ai meu Deus A Hora da Estrela que ela vai narrar aí a
história de uma moça pobre né que com toda a sua pobreza o que ela tem para apresentar o trabalho Clarice Lispector nesse livro de se colocar inclusive no sapatos de um escritor do sexo masculino como se ela fosse um escritor do sexo masculino é um trabalho genial Fantástico e lhe apresenta um Brasil profundo um Brasil que a gente não tá acostumado a ver inclusive dentro das igrejas né ele apresenta a personalidade de um brasileiro periférico de um brasileiro enfim que que vive uma vida muito mais feliz por ser ignorante então a ignorância é a alegria
dessa personagem principal do livro O livro é encantador é maravilhoso é lindo demais A Hora da Estrela Clarice Lispector Você já viu provavelmente agora que aí o cara fala Faz uma pergunta não quero responder isso cara ela é muito maluca Clarice aqui mas a gente precisa ler né literatura brasileira a gente precisa conhecer quem que é Brasil e isso tá nos livros de história também tá nos livros de romance tá em Machado de Assis tá em fim a memória tá horrorosa tá em Augusto dos Anjos né tá eu tô lendo agora o livro O meu
Deus da baleia do Sertão esqueci completamente segue adiante mas os nossos romancistas descrevem que é Brasil a gente precisa ler isso tá bom Obrigado meu amigo Eu que agradeço foi maravilhoso que tempo bom foi bom mesmo o almoço aqui sim sai muito abençoado obrigado tá levantando essa bandeira obrigado por estar pregando essas verdades para gente e fazendo perguntas tanto quanto desconfortáveis mas quer alguém tem que ter a coragem de fazer e que o Espírito Santo possa nos guiar nessas respostas aí a tudo isso e que Deus abençoe muito muita sabedoria aí nas próximas etapas dessa
jornada aí grandes Sertões Veredas você vê que eu tô cansado para caramba mano foi uma delícia gostei mesmo eu sonhei com esse dia viu eu queria de todos os podcast que eu já participei esse aqui era o que eu mais queria participar estou sendo bem sincero verdadeiro não precisa nem entrar se não quiser tô usando sincero porque eu tenho a sensação eu tenho a sensação de que isso aqui é uma mesa mais intimista quase uma terapia os podcast que eu assisti teu as pessoas se sentem muita vontade para abrir certas coisas eu falei velho eu
queria naquele podcast Eu acho que eu me senti à vontade para ser mais mais sensível mais humano mais mais assim despojado e eu me senti assim obrigado que eu tenho no meu coração é que tá ouvindo muita gente que vai se envolver na obra de Deus e eu queria muito que eles ouvisse a realidade mesmo tipo assim dá onde dói da onde a gente erra onde a gente acerta para que as pessoas pudessem é usufrê testemunho né amém é muito bom obrigado mas obrigado Guimarães Rosa que Guilherme de Carvalho que ele só queria falar Guilherme
Guimarães Rosa obrigado Você que ficou aqui com a gente assistindo ou ouvindo nas plataformas aí de Podcast pega esse link cara sai mandando para todo mundo aí vamos espalhar essa mensagem testemunho inspiração e conversa é que mais pessoas possam ter acesso Deus abençoe você e não se esqueça você é uma cópia de Jesus [Música]
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