Você tem dificuldade de postar conteúdo nos Stories? Faltam ideias para você? Como é que a gente pode fazer para planejar conteúdo nos Stories?
Então vem comigo que nesse vídeo vou te ajudar com isso. Olá, seja bem-vindo, seja bem-vinda, se você é novo por aqui eu sou Wanessa Castro, eu sou fundadora e também CEO da Faz Teu Nome, que é uma empresa focada, especializada, em capacitar profissionais que desejam se tornar social media ou gestores de redes sociais. Se você quer trabalhar cuidando das redes sociais de empresas, de marcas, de empreendedores, se inscreve aqui no meu canal e também me segue lá no Instagram, no Instagram @curso.
socialmedia. Lá tem conteúdo todos os dias para você e esse conteúdo vai te ajudar a ingressar nessa carreira. Além disso, também tem um canal no Telegram que é um canal exclusivo, onde eu compartilho com vocês dicas de conteúdo, estratégias, ferramentas, experiências nessa área de social media e que vai agregar muito na sua carreira, pra você que quer ingressar nessa profissão.
O link do meu canal do YouTube, do Instagram, tá tudo aqui embaixo na descrição, é só você clicar, se inscrever gratuitamente e começar a consumir todos os conteúdos, tá certo? E pra você que gosta de acompanhar bastidores de negócio, me segue lá no meu Instagram pessoal, @euwanessacastro, que lá eu compartilho com vocês os bastidores do meu dia a dia, principalmente nos stories, tá? E eu quero te fazer um convite super especial.
No início de Janeiro de 2022 eu vou fazer um desafio durante 7 dias para te ajudar a se tornar um social media profissional, pra que você comece a viver essa profissão. É um desafio totalmente gratuito e durante cada dia desse desafio eu vou te passar uma tarefa para você executar e ao final das desafio você ainda pode concorrer a uma vaga gratuita no meu curso Fórmula Social Media. Pra você participar é só você se cadastrar aqui embaixo no primeiro link da descrição, e se você tá assistindo esse vídeo depois de Janeiro de 2022 e o desafio já passou, acompanha o nosso Instagram @curso.
socialmedia que lá tem todas as novidades, e quando acontecer um novo desafio você pode participar também. Então vamos lá para o conteúdo de hoje? Como é que você pode fazer para planejar o conteúdo estratégico para os Stories?
Aqui nesse canal você sabe que eu falo para social media profissional e também para social media iniciante, e é comum, independente se você tem muita experiência ou não, você passar em algum momento por algum bloqueio criativo, sabe aqueles brancos que dá? E aí para evitar ou combater esse problema de falta de ideias, a gente tem algumas ferramentas que nos ajudam a conseguir criar conteúdo de qualidade mesmo quando acontece essas situações, tá certo? E são justamente essas ferramentas, essas estratégias, que eu quero compartilhar com você nesse vídeo aqui.
Então, já pega o papel e caneta e deixa o like nesse vídeo aqui que eu tenho certeza que ele vai te ajudar. É importante você saber que existem basicamente dois tipos de conteúdo que podem ser postados nos Stories. Esses dois tipos eu classifiquei como conteúdo espontâneo e conteúdo planejado, e eu vou te explicar melhor o que significa cada um deles e como eles podem interagir entre si.
Conteúdo planejado, assim como o próprio nome já diz, é aquele conteúdo que você planeja com antecedência, que tem toda uma estrutura para você seguir, tá certo? E o conteúdo espontâneo, assim como o nome já diz, também tem estratégia. Não é um conteúdo aleatório, porém, ele é um conteúdo que surge ali no seu dia a dia, tá certo?
E os dois devem ser trabalhados simultaneamente. Começando pelo conteúdo planejado. Assim como pro feed, a gente trabalha todo um planejamento.
Pra fazer conteúdo pro feed, a gente tem um calendário editorial, a gente tem linhas editoriais, a gente tem o funil de conteúdo, a gente tem os tipos de conteúdo e os formatos de conteúdo que a gente vai utilizar naquele feed. Esse planejamento também deve ser realizado pro Story. Por mais que no feed tem uma proposta de ser um conteúdo permanente, né, um conteúdo que, teoricamente, vai ficar ali para sempre, no story a proposta diferente.
É um conteúdo efêmero, que fica aí somente por 24 horas. No entanto, o planejamento deve existir também dentro do story e isso vai te ajudar justamente a não sofrer com essa falta de conteúdo, tá? Então uma organização simples que você poderia fazer é estipular linhas editoriais para postar em cada dia da semana.
Então vamos considerar que o intervalo de cinco dias, de segunda a sexta, é claro que se falando de Story, a gente fala de conteúdo diário, tá? É importante que você tenha conteúdo todos os dias, principalmente fim de semana e feriados, que geralmente audiência é maior, tá certo? Então assim, é importante você estabelecer uma linha editorial para cada dia que você vai postar conteúdo.
Então, um exemplo, na segunda-feira você pode fazer uma postagem de dica voltada para o seu nicho, ok? Você vai lá, faz um storyzinho, pode ser um story em vídeo, pode ser um story digitado, apenas texto, compartilhando alguma dica rápida. Pode ser um story ou pode ser vários stories, uma sequência de stories.
O importante é a tua audiência saber que toda segunda-feira tem dica de valor lá nos stories, porque você vai acostumar a sua audiência, ela vai ficar ciente de que sempre tem conteúdo de qualidade lá nos stories. Não é apenas repost, ou postagem de meme, ou conteúdo vazio. Não.
É importante ela saber que ela tem que assistir os stories porque vai agregar conhecimento para ela. Na terça-feira, você pode fazer uma sequência de enquetes. Aí você pode escolher um tema voltado para sua área, do nicho do seu cliente, daquele perfil ali que, claro, a sua audiência tenha interesse em responder, e aí você faz uma sequência de perguntas.
Geralmente quando a gente trabalha consequência de enquetes, a gente tem um aumento muito grande nas visualizações dos stories. Por que? Por que as pessoas respondem as enquetes, e aí o Instagram entende que está tendo bastante engajamento e acaba aumentando a entrega.
Então nesse dia que você for fazer a sequência de enquetes, é provável que tenha um aumento significativo aí nas visualizações, tá? Agora, assim, não faz enquete que não tem nada a ver. "Ah você gosta de café ou chá?
", "Ah, você gosta de loira ou morena? ", "Ah você gosta de pegar sol, de mar ou de fazenda? ".
Entende? Então, assim, a não ser que você fale sobre isso no seu perfil, mas se você não fala de café, não fala de chá, não fala de fazenda, não fala de praia, não tem por que fazer esse tipo, entendeu? Então, tem que ser enquetes relacionadas ao tema que você aborda naquele perfil.
Na quarta-feira, você pode fazer uma caixinha de perguntas, e aí caixinha de perguntas é uma coprodução de conteúdo, né? Tem uma colaboração aí na produção de conteúdo. Por quê?
Porque a tua audiência vai te ajudar a criar conteúdo. Você pode ali abrir a caixinha de pergunta, obviamente que no começo sempre tem menos engajamento, mas conforme você vai abrindo as caixinhas de perguntas, cria aquela constância, e a tua audiência sabe que você responde, traz conteúdo de valor, eles acabam com o tempo engajando mais, tá certo? Então você vai responder às perguntas que a tua própria audiência tem feito.
Já na quinta-feira, por exemplo, você pode compartilhar uma dica de uma ferramenta da sua área, um aplicativo, um site, uma extensão do Google Chrome, uma dicazinha de tecnologia, uma ferramenta, qualquer coisa que possa facilitar a vida do teu seguidor. Claro, voltado ali para o nicho que você é atua, tá certo? Então entenda, eu dei aqui quatro exemplos para você de conteúdos diferentes que você pode postar todos os dias nos stories.
Então, toda segunda você vai ter ali um conteúdo, uma dica. Quando você for fazer ali o planejamento mensal e o mês que você tá trabalhando tem quatro semanas, você sabe que você vai precisar dar quatro dicas, porque se são quatro semanas, então a gente tem quatro segundas-feiras. E aí você vai precisar colocar ali uma dica para cada semana.
Então você vai planejar com antecedência. Qual é a dica que eu vou compartilhar na primeira semana? Qual é a dica que eu vou compartilhar na segunda semana?
na terceira? na quarta? Ok?
Qual é a sequência de enquetes que eu vou fazer na primeira semana? Na segunda semana é uma sequência de enquetes relacionado a outra o tema, então você vai pegar e vai planejar isso com antecedência. Quando você faz isso com antecedência, você tem tempo para explorar muito bem os conteúdos que você vai trazer pra tua audiência.
Não vai ser nada com pressa, não vai ser nada no susto. Então tu não vai pegar o teu celular e fazer uma sequência qualquer aqui enquete só porque naquele dia tem que fazer sequência de enquete, entende? Então você pensar nesse conteúdo com antecedência vai te economizar muito tempo lá na frente e vai te ajudar a trazer esse conteúdo de qualidade que você precisa.
Até mesmo a caixinha de perguntas. Não é porque você abre uma caixinha de pergunta toda quarta-feira, que você vai abrir da mesma forma, entende? Por exemplo, na primeira semana você pode abrir uma caixinha de perguntas falando assim "se você fosse tomar um café comigo, ou se você fosse fazer uma consultoria de uma hora comigo, qual pergunta você me faria?
". Entende? Isso na primeira semana.
Na segunda semana você pode abrir uma caixinha de perguntas e falar assim "qual a sua principal dúvida relacionada ao tema. . .
", aí o tema da sua área. Na terceira semana você pode fazer uma caixinha assim "você já passou por alguma situação difícil nessa área? compartilha aqui comigo", e aí você vai comentando as respostas que as pessoas vão dando.
Entende que não é porque você vai usar sempre um formato de conteúdo que tem sempre que ser a mesma coisa? Você pode ir dinamizando, diversificando, e isso faz com que as pessoas engajem mais. Além de ter essas linhas editoriais, esses conteúdos programados por dia nos stories, você também vai levar em consideração aqueles dias em que você precisa compartilhar um aviso, um lembrete, por exemplo, se você faz Live ou se aquele perfil ali faz Live toda quarta-feira, então um dia antes, ou então dois dias antes, você pode abrir aquele lembretezinho.
Sabe aquele lembrete que a gente coloca no story para a pessoa ativar e ser notificado do evento online? Então, você pode colocar toda semana e já é um conteúdo que você tá postando, você vir nos stories, gravar um story, no caso, o seu cliente né, gravar um story falando "olha, pessoal, hoje é quarta-feira, é dia de live hein, então não esquece, te aguardo aqui, às sete horas da noite pra nossa live da semana", entende? Então tudo isso também é conteúdo, avisos, lembretes, datas comemorativas para você compartilhar um conteúdo, uma felicitação, alguma coisa do tipo, isso também você pode planejar com antecedência.
Já o conteúdo espontânea, como o nome já diz né, é aquele conteúdo espontâneo, porém não significa dizer que ele seja sem estratégia. No story, muita gente pensa que por ser um conteúdo que some depois de 24 horas, pode se postar qualquer coisa, de qualquer jeito. Você tem que levar em consideração que sempre que você tá postando alguma coisa nas redes sociais, você tá trabalhando a marca daquela empresa, ok?
Ou daquela pessoa, né? Então, tudo vai comunicar, seja a imagem, seja linguagem, seja os gestos, a forma como vai passar aquela mensagem, tudo isso vai trabalhar a marca daquele cliente. E se você tem uma estratégia, você com certeza deve ter uma estratégia para trabalhar a marca daquele cliente, você tem que pensar no que pode ser compartilhado de maneira espontânea e no que não pode ser compartilhado de maneira espontânea, tá certo?
Eu fiz uma live aqui no YouTube, inclusive toda quinta-feira às 8 horas da noite tem Live aqui no YouTube, você pode se cadastrar para participar, aqui embaixo na descrição do vídeo tem um link de um canal, o outro canal no telegram, que é um canal somente para as pessoas que querem participar dessas minhas aulas ao vivo aqui no YouTube, tá? Tá assim "aulas gratuitas de Wanessa Castro", se cadastra lá que toda semana eu envio o link da aula por esse canal no telegram. Então vamos lá, é conteúdos espontâneo?
beleza, é conteúdo espontâneo, porém, a gente tem que pensar no que pode o que não pode, e essa orientação você vai dar para o seu cliente, porque esse conteúdo espontâneo geralmente é feito pelo teu cliente no dia a dia dele ali, tá? Então, por exemplo, você trabalha um perfil de um advogado, tá certo? Ou de uma advogada, tá trabalhando a marca dela, o nome dela como advogada, o escritório dela e tudo mais.
Faz sentido ela ir à praia e compartilhar uma foto dela bebendo com as amigas? Normalmente não, tá? É claro que tem que avaliar muito bem o contexto de tudo que está sendo feito.
Então, se não faz sentido, já deixa orientado "olha, cuidado, não compartilha coisas relacionadas a isso, aquilo, toma cuidado com tal coisa", entende? Então, essa orientação você precisa dar. Agora, se o teu cliente tá lá, no dia a dia dele, e aconteceu alguma situação que possa ser interessante para o público, para audiência acompanhar, pra gerar a conexão, pode compartilhar a vontade.
Por exemplo, é um perfil de um e-comerce, tá certo? Chegou uma encomenda de produtos novos, é legal gravar um story ali, mostrar "olha pessoal chegou novidades aqui", por mais que você não mostre o produto na hora, você fala "olha pessoal, temos novidades aqui e em breve a gente vai compartilhar com vocês" Porque? Por que isso gera uma expectativa.
Isso, inclusive, é um gatilho chamado o gatinho da antecipação, você tá antecipando para as pessoas que está chegando novidade, tá? E aí já vai gerar uma ansiedade, a galera "opa, quero saber o que que é", e ficam ali querendo acompanhar quais são esse produtos novos que chegaram, por exemplo. Ou de repente seu cliente está ali, embalando um produto para ser enviado pelos Correios, enfim, pode mostrar o processo, como é que faz para embalar, os cuidados que tem, tudo mais, isso é legal de compartilhar e é uma coisa espontânea também, tá certo?
Um outro exemplo de conteúdo espontâneo é quando você tem uma ideia, um insight. Então, você tá ali no seu dia a dia, na sua rotina, aconteceu uma situação, "poxa, isso aqui seria legal compartilhar para que minha audiência saiba como que funciona o meu dia a dia". Olha, veja bem, não é que você vai compartilhar só coisas que vão gerar um grande valor pra tua audiência, tá certo?
O story, ele tem essa possibilidade da gente compartilhar as coisas, assim, mais informais, justamente para criar essa conexão, para gerar essa proximidade. Então, quando acontece uma situação e você compartilha, é claro que sempre tem que ser avaliado né, qual é o impacto do que você tá compartilhando ou não, mas é legal para gerar conexão. Por exemplo, se você passou por uma situação "ah, beleza, hoje eu não tô tão bem passei por uma situação ruim", ou até para uma situação boa, é legal às vezes você vir e trazer alguma aprendizado, algum insight, daquilo que aconteceu com você.
Não é trazer uma situação ruim porque eu quero desabafar, porque eu quero falar para o mundo que eu estou infeliz. Não é isso, mas trazer um aprendizado, "olha, pessoal aconteceu tal coisa assim comigo e eu aprendi isso, isso e isso e é assim mesmo, bola para frente, espero que vocês não passem por isso", mas é claro, situações relacionadas, ou que você pode puxar um gancho, uma conexão, para aquilo que você faz ali, entendeu? A dica aqui para você não errar a mão é você pensar sempre que você for postar alguma coisa.
Pensa assim, se pergunta "como que isso vai agregar pra minha marca? ". Vai agregar de maneira positiva?
E olha, esse "agregar" não significa dizer que tem que ser, nossa, um conteúdo super, ultra, mega técnico, blaster, uma informação super valiosa. Como eu falei, às vezes um conteúdo muito simples, ele vai causar um efeito muito maior porque vai gerar identificação. Ó, um outro exemplo para você.
Se você é empreendedora, mãe, mulher, tá? E aí você tem um público-alvo que também são mães, que são donas de casa, tudo mais. Se você compartilha algum momento ali, alguma situação, de maternidade, de você com a sua filha, alguma situação, isso vai gerar conexão com teu público que também é mãe, por mais que esse conteúdo não tenha exatamente a ver com um produto ou com o serviço que tu presta, entende?
Mas o objetivo é trazer algum aprendizado, compartilhar experiência, gerar conexão. Então, nesse caso, vai agregar, e aí pode postar. Então, a dica é essa, o que você tem que fazer é se perguntar, "quando eu postar isso aqui isso vai agregar de alguma forma?
Qual que é o impacto que isso vai trazer? ". Se é positivo, pode postar à vontade.
Se é negativo, se você ficou em dúvida, é melhor dar uma segurada. E como eu falei para vocês, esses conteúdos, eles não competem, eles vão somar, tá? Então durante um dia ali, você vai ter o teu conteúdo programado e, pra somar, você vai ser o teu conteúdo espontâneo.
Então, o teu story, o conteúdo, vai ficar bem cheio e vai ser um conteúdo que não vai ser um conteúdo massivo, chato, vai ser dinâmico, então aí você vai arrebentar nos seus stories. E aí gostou dessas dicas? Espero que você tenha gostado, não esquece de conferir se você já deixou o seu gostei aqui e também se já se inscreveu no canal.
Eu tenho vídeos novos toda semana, então vem conferir, aproveita e confere a minha playlist de social media que tem aqui no canal do YouTube, tá? Um beijo para você e até o próximo vídeo. Tchau, tchau!