Neorrealismo Italiano | História do Cinema #12

23.66k views2619 WordsCopy TextShare
Caról Moreíra
De volta com os vídeos de História do Cinema, nesse episódio eu conto o início do Neorrealismo Itali...
Video Transcript:
Olá Brasil Olá você aí de casa hoje temos um vídeo muito especial de história do cinema Sim estamos de volta e hoje vou falar do Neo Realismo italiano e especialmente Esse vídeo é muito especial porque se você se lembra lá dos primeiros vídeos de história do cinema já fazem 125 anos que o cinema existe e para comemorar isso Telecine criou um festival que tem vários filmes da história do cinema então assim é uma programação completamente especial Então se vocês forem nos meus vídeos antigos lá do primeiro cinema do expressionismo alemão Impressionismo francês tem da era
de ouro de Hollywood Inclusive tem filme do neorealismo italiano lá então assim o Telecine preparou um festival muito legal que vai ser exibido no Telecine Cult nos próximos meses mas que também já tá disponível no streaming até porque quem assina Os canais né quem assina Telecine Telecine Cult e tal também tem acesso ao streaming Mas você também pode assinar só o streaming se você não tiver os canais ou não quiser você pode de ter o Streaming para você assistir aos filmes então vou deixar um link aqui na descrição para quem ainda não é assinante do
telesine vale muito a pena e assim não tem filme só de história do cinema também tem um monte de filme contemporâneo mas eu tô falando desse festival específico que tá muito legal que é o festival 125 anos do cinema então assim tenho certeza que vocês vão amar e mais pro fim do vídeo eu vou falar que filmes do neorrealismo italiano estão disponíveis lá então vamos lá o neorrealismo que significa novo Realismo é uma das vanguardas artísticas modernas pernas assim né como muitas daquelas outras que eu falei se manifestou de várias Artes como pintura literatura música
e o cinema e isso vem de uma forte corrente ideológica que foi em resposta à guerra e o pós-guerra lá na Europa a maior característica aqui do neorrealismo italiano é uma preocupação em mostrar os problemas sociais que o povo estava enfrentando do jeito mais cru e mais realista possível e não tem como falar do neorrealismo sem falar de política na verdade nenhum né movimento do cinema porque esse caso aqui principalmente era extremamente político era um movimento inspirado pela Escola de Cinema russa pelo socialismo E pelo antifascismo o neorrealismo aconteceu em diversos países europeus e acabou
influenciando a produção artística no mundo inteiro inclusive aqui no Brasil falando especificamente de cinema alguns historiadores falaram que o neorrealismo chegou aos cinemas italianos inspirados pelo Realismo poético francês ali meados da década de 40 logo depois da segunda guerra mundial então o neorrealismo italiano se estabeleceu como um movimento forte e se tornou uma das vanguardas mais importantes do século XX vamos lá vamos voltar na história um breve resumo das aulas de história que você dormiu vamos lá que eu dormi também provavelmente a Itália foi um dos países mais atingidos pela segunda guerra junto com a
Alemanha e o Japão a Itália fez parte do que era o eixo né também conhecido como a Tríplice Aliança que enfrentava as potências aliadas a França Reino Unido Estados Unidos e União Soviética e desde 22 a Itália vivia sob o regime do ditador Benito mussoline líder do partido Nacional fascista que se uniu ao Hitler em nome do anticomunismo e o cinema nessa época era muito de propaganda e escapismo escapismo é aquela coisa quando a gente quer escapar da realidade então a gente quer ver um romance quer ver um negócio que não tem nada a ver
um filme de comédia e a guerra com meno solto e você lá ah que lindo o mundo e tal isso é escapismo em 34 o Mussolini criou o ent nationale Industry cinematographic o enck que em português seria a autoridade Nacional das Indústrias cinematográficas e isso serviu para unir toda a produção e exibição dos filmes em 35 ele começou a construção da tinet que é o estúdio cinematográfico que é gigante lá na Itália que existe até hoje e que eu fui tem um vídeo aqui no canal que eu fui lá conhecer a Tina tit então vou
deixar linkado aqui na descrição é muito legal esse vídeo e ele também criou o centro experimental de cinematografia que é o centro experimental de cinema que era uma escola para jovens diretores e tudo isso parece show né muito cara que gente boa Mussolini ó de boa cara legal ele tava criando várias coisas para fomentar o cinema Como diz minha amiga mab até aí tudo bem o problema é que o que que ele queria com isso que que tu queres obviamente ele queria que esses filmes essas pessoas que ele tava ali criando passassem a mensagem que
ele queria passar sempre bom lembrar que o Mussolini era um ditador fascista então assim que que você acha que ele queria passar né ele queria melodramas ele queria comédia ou filmes de propaganda que eram para divulgar as ideias do governo dele em 45 a Itália foi invadida pelos Aliados e o Mussolini foi deposto pouco tempo depois os alemães e os Japoneses se renderam e a guerra acabou só que quase 500.000 italianos morreram na guerra e mais de 150.000 eram pessoas civis não eram militares o país ficou devastado e em 45 estava pobre as pessoas estavam
passando fome e ainda estava sendo ocupado por exércitos estrangeiros a população tinha vivido décadas de fascismo e agora a nova política era muito frágil estava rolando muita pobreza fome desemprego a maior parte da população estava ferrado e nesse contexto a classe artística viu a necessidade de expressar essa crise da maneira mais realista possível fora do escapismo o cinema foi um dos maiores expoentes desse movimento então surgiu o neorrealismo italiano a abordagem dos cineastas era muito apoiada em elementos da realidade e era tão crua era tão realista que parecia quase um documentário Outro ponto importante é
que o neorrealismo surgiu como uma antítese né ele surgiu contra o fascismo que além da política também tinha um projeto cultural e estético inclusive no cinema e o cinema fascista tinha o objetivo da propaganda política e ele retratava a sociedade de uma forma moralista e idealizada Então tinha muitos romances melodramas filmes épicos E essas histórias não representavam o que o povo italiano tava vivendo porque elas tinham aquele objetivo de ser aspiracionais né para você ficar sonhando além de ficar moldando a opinião pública para que eles não vissem a verdade o que estava acontecendo de verdade
então o neorrealismo serviu como uma resposta veio de frente querendo aproximar o cinema do que eles acreditavam que era a verdade a situação real das pessoas além de denunciar que o regime fascista propagava mentiras falsas imagens que estava alienando as pessoas eles acreditavam que o cinema podia contribuir para formar uma consciência democrática e eu estou toda arrepiada em vez de castelos e mansões os cenários dos filmes neorrealistas são as ruas os bairros pobres as comunidades ao invés de atores e atrizes ricos chiques glamorosos as estrelas dos filmes são as pessoas comuns são o pescador é
a fachineira os cineastas acreditavam que mostrar os problemas no cinema Era uma maneira de fazer com que eles fossem enxergados e talvez resolvidos eu tô toda arrepiada gente com esse vídeo Hoje quase chorando Além disso retratar o povo nas telas do cinema Era um meio de resgatar a moral de uma população que não tava se sentindo importante e muito menos representada e logo os críticos e os cineastas de outros países começaram a olhar para essa cena italiana com outros olhos principalmente porque teve uma ruptura de estilo muito grande com relação ao que tava sendo feito
na época e o neorealismo Italiano obviamente encontrou Barreiras na igreja católica Porque a igreja censurava eles a igreja tinha que aprovar todos os filmes que entram em cartaz Olha isso que absurdo Então vamos lá Quais são as características de um filme neorrealista principalmente a temática né problemas sociais o contexto desses problemas e a proposta é encarar esses problemas de forma clara e objetiva não tem melodrama não tem nada a própria história já é o conflito e já traz os dramas necessários então não tem firula nenhuma e os filmes também tem uma preocupação com a factualidade
histórica então ele situavam a narrativa dentro da realidade imediata que a sociedade estava inserida e também tem um comprometimento político Progressista que busca mudanças reais que vão além da tela do cinema não era só mostrar eles queriam muito mais e os temas Óbvio se falava muito do fascismo da guerra e principalmente das consequências da Guerra Então os problemas no campo desemprego subemprego e visualmente a característica que mais se destaca é a escolha das locações porque os filmes se passam quase totalmente em lugares abertos e boa parte emen ários urbanos autênticos que não eram modificados em
nada pras gravações e Isso é óbvio se opõe diretamente aos filmes lá de Hollywood que estavam sendo filmados dentro de estúdios e os atores também como eu falei né os filmes do neorealismo eram estrelados por pessoas é gente como a gente né pessoas amadoras que não eram atores e assim nem sempre era assim tem alguns filmes com atores profissionais mas assim isso era muito comum nessa época os personagens sempre Vinham da classe trabalhadora e retratavam as injustiças sociais que eles estavam vivendo então assim pobreza desemprego uma busca por uma vida mais digna e uma coisa
muito legal é que por isso eles usaram muitos dialetos de cada região junto com o italiano eles queriam que fosse o mais real possível e o estilo estético também inspirava muito na cinematografia dos documentários buscando sempre uma perspectiva mais neutra Sem muitas sugestões do que o público devia sentir sabe inclusive isso era muito Óbvio assim pelo jeito de filmar porque eles usavam muito câmera na mão Takes longo sabe take meio que plano sequência assim poucos efeitos visuais e pouca intervenção na edição e na montagem e isso também é óbvio que se refletia no orçamento dos
filmes né que não era super grandioso até por causa do momento que eles viviam pela ética né do que eles estavam falando então vamos falar um pouco dos diretores e dos filmes desse momento em 43 foi lançado filme Obsessão do luino visconte que já apresentava características desse cinema mas foi em 45 que o neorrealismo realmente foi inaugurado com o lançamento de um filme clássico Roma cidade aberta o Roma tit aperta de Roberto Rosselini que estreou com ótima recepção do público o filme se passa em 43 e conta a história da rendição da cidade de Roma
na época a cidade estava ocupada pelos nazistas mas sob ameaça de ataques dos Aliados e foi declarada cidade aberta para evitar bombardeios e mais destruição em termos de guerra uma cidade aberta é uma cidade rendida que abre a porta pro seu inimigo invadir e assim tô de boa vem aí sabe tá tudo bem não vamos resistir Nesse contexto grupos comunistas e católicos se uniram para expulsar as tropas nazistas abrindo o caminho pros Aliados Roma cidade aberta foi filmado de maneira clandestina ch sem autorização e tem tantas cenas reais que é é praticamente um documentário os
soldados e membros da resistência de verdade participaram do filme em 46 o Rosselini estreou o filme paisa que é dividido em seis episódios e mostra a relação do Povo italiano com os soldados americanos que estavam ocupando o país em 46 também estreou o filme vítimas da Tormenta do Vitório decica e foi o primeiro filme estrangeiro a ganhar um oscar mas como ainda não existia a categoria de de melhor filme estrangeiro ele levou um prêmio honorário conta a história de dois jovens amigos que tentam ganhar vida na Itália no pós-guerra fazendo bico e tentando juntar um
dinheiro aí para mudar de vida em 47 o Rosselini lançou Alemanha ano zero que se passa lá na Alemanha também destruída pela segunda guerra em 48 foi lançado o ladrões de bicicletas filmaço gente é muito triste na verdade todos esses filmes do nalismo são um pouco tristes né é um filme dirigido pelo Vitório decica e é um dos filmes mais famosos conhecidos e está disponível lá no telesine foi o terceiro longa a vencer um oscar com o melhor filme estrangeiro que ainda não não era uma categoria própria nessa época a história acompanha um homem pobre
na Itália pós-guerra que consegue um emprego de colador de cartaz mas para exercer o job ele precisa de uma bike uma bicicleta e daí ele penhora tudo que tem gente para comprar bicicleta só que um dia a bicicleta é roubada então ele percorre a cidade inteira com o filho dele pequeno tentando achar os ladrões é um filme assim muito intenso muito emotivo e muito bonito assim o que ele quer passar em 48 estreou o filme a terra treme de lutino visconte e o filme fala de um jovem pescador que se revolta contra a exploração que
ele sofre dos seus patrões então ele hipoteca sua casa abre um comércio mas continua enfrentando dificuldades além de ladrões de bicicleta tem vários outros filmes aqui no Telecine disponíveis Tem belíssima milagre Milão onde está a liberdade e era noite em Roma que são todos dessa época e aí não tem muito um consenso sobre quanto foi o fim né do neorrealismo então tem filmes aqui disponíveis no Telecine tem um que é de 60 já sabe que eu sou um pouquinho mais pra frente mas que ainda tem tudo a ver com o movimento e assim como a
maior parte das vanguardas e os estilos estéticos né de arte e de cinema o neorrealismo surgiu aos poucos então ele levou um tempo até que ele fosse observado em um número suficiente de filmes para que fosse considerado uma corrente sólida né Então ironicamente apesar de falar sobre a situação do povo e das massas o neorrealismo italiano não teve apelo Popular logo a Itália entrou no plano Marshall a estratégia de investimentos americana para recuperar a Europa do pós-guerra E aí a economia começou a melhorar e houve uma forte entrada de Cultura americana por todo o continente
e isso incluiu o cinema Além de que lá tinha um forte grupo católico que pressionava muito os meios de comunicação e o cinema né fazendo censura controlando as distribuidoras inclusive tinha um centro católico cinematográfico que decidi o que era próprio que é um absurdo e o que respondia o que correspondia aos princípios e Morais que a igreja queria né passar e educar a população então assim eles deixavam passar muitos filmes americanos escapistas e isso Acabou sufocando bastante a produção local do neorrealismo então aos poucos o neorrealismo foi deixando de ser pertinente quanto ele era ali
na época do pós-guerra Já que com o tempo a Itália foi se restabelecendo foi crescendo novamente né E aí o neorrealismo já não fazia mais tanto sentido Então é isso coloca aí nos comentários O que que você achou desse movimento se você vai assistir aos filmes lá no Telecine e coloca aí nos comentários Qual é o seu movimento Favorito que eu falei até agora aqui na história do cinema e sim gente eu vou voltar com os vídeos e a gente vai fazer pelo menos um por mês aí de história do cinema que eu sei que
vocês gostam bastante e aí isso quem quiser assinar Telecine tá o link aqui na descrição um beijo tchau
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com