Se você ainda não está utilizando a inteligência artificial no seu dia a dia, você está perdendo tempo. Só que eu quero mostrar para vocês, aqui na prática, como você pode implementar algumas tarefas, algumas atividades, até trazerem sites para que vocês automatizem rotineiramente alguns pontos do seu dia e ganhem assim muito mais produtividade. Sem mais delongas, roda a nossa vinheta e eu vejo você já já.
[Música] [Música] Fala, pessoal! Tudo bem? Meu nome é Carlos Sandra, eu sou aqui da Fron Educação e o vídeo de hoje são três tarefas do seu dia que você pode otimizar, que você pode delegar 100% para a inteligência artificial.
Apesar de todos os rumores e tudo que está acontecendo nos últimos dias a respeito do ChatGPT, de PSC, OpenAI, Anthropic, Cloud, enfim, depende da empresa ou da ferramenta. Muita coisa tem se falado, mas eu vou utilizar o queridinho mais comum, o ChatGPT, aqui para que a gente consiga implementar isso daí ou, pelo menos, demonstrar algumas coisas para vocês. A primeira atividade que você pode realizar ou que você pode delegar: ó, antes de mais nada, deixa seu like, se inscreve no nosso canal e curta esse vídeo, porque isso nos ajuda muito a produzir esse tipo de conteúdo, tá?
E ativa as notificações para receber sempre as novidades. A primeira coisa que você pode delegar é: se você faz revisão de textos ou se você escreve, por exemplo, procedimentos operacionais, processos, etc. , você pode fazer isso utilizando a inteligência artificial ou delegar para a inteligência artificial.
"Só que, Carlos, isso daí é uma coisa que eu já sei, é muito comum. " Então, quero mostrar para você uma forma de fazer um certo ajuste, um "bend" fino ou melhorar isso baseado no conhecimento empresarial, no seu conhecimento ou em alguma documentação. Aqui no ChatGPT, que vocês estão vendo, estou compartilhando a minha tela e tem algumas possibilidades.
Ah, muito importante: traz de volta para mim aqui a câmera. A grande maioria das funções são pagas, tá? Está na versão 20 do ChatGPT.
Tem a versão lá de 200, não é essa. A versão 0 já vai te permitir fazer coisas suficientemente maiores do que a versão free. Quando você clica no seu nome, na sua foto, aqui no canto superior direito, você tem lá a opção "Os meus GPT".
Você pode clicar aqui e você pode criar um novo GPT. Qual que é o interessante? Você vai criar um assistente, basicamente, que faça aquilo que você determinar, um assistente específico.
Só que o legal aqui é que, se você tem essa rotina ou essa frequência de criação de documentos, de procedimentos operacionais, de processos, enfim, e você quer automatizar, você pode vir aqui em "Criar", em "Configurar", e vai colocar uma fotinha bonitinha aqui, né, que você pode utilizar até "Oi" para executar a foto ou carregar uma foto sua. Dê um nome, né? Você pode colocar "Assistente de Procedimentos Operacionais", de descrição.
E aqui que é importantíssimo, tá? Você vai dar as instruções. Então, é muito diferente você pegar uma mensagem, um procedimento operacional, uma regra e você delegar isso para a média gestão ou para profissionais 100% operacionais.
A linguagem precisa ser diferente e, quando você dá as instruções exatamente para quem que ele vai escrever, a linguagem vai ser ajustada. Então, o importante é você dar as instruções corretas. "Mas, Carlos, não é possível então eu dar as instruções no ChatGPT do jeito que eu quero?
" Lá sim, só que toda vez você vai ter que ficar dando as mesmas instruções. Então, você pode personalizar um assistente especificamente para essa tarefa e acelerar muito mais essa criação. Só que não é só isso.
Aqui, acho que vem o ponto mais importante: você pode até pegar os temas de conversas, né? Que são os "starts", aqueles botõezinhos flutuantes, que você simplesmente inicia a conversa só de clicar neles. Você pode colocar aqui, mas o mais importante, pessoal, aqui, são as ações.
Perdão, que acabei de falar. O mais importante é você carregar os arquivos. Ou seja, você pode subir documentos PDFs para entregar o conhecimento e, nas instruções, fazer com que ele responda especificamente, tá?
Baseado nesse documento, use isso como base. Então, olha o potencial: você pode criar um assistente, um mensageiro, ali como a gente chama aqui dentro, que vai fazer as respostas baseado no documento que você enviou. Isso para suporte ao cliente, para venda.
Você pode treinar sua inteligência artificial. Eu nem estou falando de fazer "fine-tuning", né? Isso é um assunto mais avançado, onde você faz um ajuste fino.
Não, só quero que você carregue os documentos e responda baseado nesses documentos. Então, se alguém perguntar, por exemplo, no nosso caso: "Qual é a data do MBA de Inteligência Artificial? " Se eu tiver um calendário aqui, ele vai saber pegar essa data e vai te responder de maneira adequada.
Dê ainda mais instruções de como responder: "Olha, quero que você faça isso, entregue o link", etc. Ele vai fazer isso de maneira que. .
. Beleza, então, se você cria procedimentos operacionais, cria mensagens ou comunicações com muita frequência e precisa, principalmente, distribuir isso para diferentes níveis hierárquicos, o ChatGPT ou a inteligência artificial como um todo vai te ajudar e vai aprimorar, tá bom? A segunda forma, então, de implementar a inteligência artificial no seu dia a dia: vou sair aqui da minha tela, vou voltar para o meu chat normal, tá?
O meu GPT. Deixa eu voltar aqui e criar um novo chat. E aqui, pessoal, eu posso trabalhar com ele, né?
Como, puxa aqui, ó, como um assistente de dados, como uma análise de dados. Então, se você, por exemplo, trabalha com análise de dados com muita frequência ou se você precisa criar relatórios com muita frequência. .
. Ah, eu posso fazer isso via Power BI, pode. .
. Posso fazer isso via Python? R?
Tablô? Pode, não tem problema, mas você pode também subir os seus dados aqui e pedir, né? Insights, cara!
Mas o Microsoft CoPilot faz isso, sim, para quem assina o pacote Microsoft e tudo mais. Faz para quem assina o Google Workspace e tem o Data Studio, e tem outras ferramentas que podem fazer também de maneira mais simples. Se você não tem, pode subir um arquivo aqui no ChatGPT, tá?
Ver se eu consigo subir aqui, ó! E eu posso publicar, né? Vou pedir um gráfico.
Opa, pedir? Não quero que você faça um gráfico sequencial. Ele vai analisar a minha tabela de dados.
Só que é interessante, tá? Eu não vi outras inteligências artificiais no Free fazerem o carregamento. ChatGPT uma hora deixa free, uma hora não deixa, tá?
É uma zona isso daí. Então, nesse caso aqui, tá na versão paga e aqui você consegue subir tabelas e bancos de dados em Excel, mas ele vai fazer uma análise do documento e vai, talvez, pedir algumas informações, tá? Mas de qual aba, o que você quer que eu faça, e etc.
Você vai interagindo e ele vai plotar o gráfico de maneira adequada. Por exemplo, aqui, ó, como só tem uma aba, né? Ou melhor, duas abas ali com notas de Yellow e Green, eu já tenho essa informação.
Quer ver? Deixe gráfico de Green, de notas Green, né? De notas Green em verde.
E, por favor, me traga insights. Engraçado, né? Por favor, me traga insights como se ela me respeitasse, né?
Esse "por favor". E aí eu vou fazer algumas alterações e vou pedir insights. Quanto mais específico você for, mais insights você vai ter.
Então, aqui, os insights estão ao lado. Só vou dar uma puxadinha aqui, ó! As notas Elo mantêm-se consistentes, né?
Oscilando levemente entre 8. 99. As notas Green apresentam, então, maior variação, ou seja, maior variabilidade dos dados.
Tem aqui tendência geral, pontos de atenção e oportunidades de melhoria. Você pode pedir mais informações, como ele mesmo sugeriu, cálculo de média, desvio padrão, tendências preditivas, etc. Quanto mais dados você tiver, dados mais consistentes, mais reais, maior a análise que você consegue fazer.
E olha que interessante: para você que trabalha com análise de dados, você pode fazer também o caminho reverso. Você pode pedir um insight e aí você pode, muitas vezes, questionar como ele chegou nesse insight. Qual foi o passo a passo para isso?
E aprendendo, não só para poder apresentar esse relatório de maneira adequada, mas também ter essa informação e saber trabalhar. Olha, me indique quais são as análises possíveis ou recomendadas nesse caso, se eu quero extrair essa e essa informação. Você consegue também extrair isso daqui.
Se você dominar um pouquinho de webhooks, etc. , de comunicação entre sistemas, você consegue integrar, por exemplo, um Google Sheets com o ChatGPT e isso direto no seu e-mail, tá? Inclusive, se vocês quiserem que eu faça um vídeo simples sobre esse tópico, comenta aí que eu construo na prática, tá?
E você recebe, por exemplo, a informação desse relatório no seu e-mail. Beleza? Esse é um ponto muito importante que a gente precisa e pode trabalhar.
Agora, terceiro tópico aqui ou tarefa que você pode delegar para o ChatGPT ou para a inteligência artificial como um todo. Eu trago uma novidade para vocês. No dia 20 de janeiro, se eu não me engano, 20 de janeiro, por aí, teve o lançamento lá do Beta de tarefas.
O que significa tarefas? Pessoal, vou entrar aqui nas tarefas pra gente poder comentar. Olha que engraçado, né?
Eu deixei agendado aqui algumas tarefas como teste, mas eu posso, por exemplo, entrar no chat. É um chat normal. E aí eu posso colocar: "Me envia a previsão do tempo para Bauru em São Paulo", que é onde estou gravando esse vídeo nesse momento, "com as informações da semana, todos os dias às 20 horas, horário de Brasília.
" É importante ser específico, senão ele considera tudo o horário da Califórnia, tá? Mas aqui, por exemplo, eu mandei e ele vem agendar a tarefa para que isso possa ser realizado. E aí ele pede, né, permissão e tudo mais.
Qual que é o grande ponto aqui, pessoal? Isso aqui é uma pontinha do que está acontecendo. O ChatGPT fazendo uma reserva num restaurante, tá?
Baseado num simples comando. Então você escreve: "Reserve um restaurante para quatro pessoas em tal lugar", uma mesa, né, para quatro pessoas em tal lugar ou "no melhor restaurante da cidade. " Ele vai lá e acessa o site, e isso é transmitido para você, tá?
Mostra o acesso ao navegador fazendo a reserva. E as tarefas são um pontapé inicial para isso. Ou seja, tudo que você gostaria de receber na sua agenda, de receber notificação, de ser avisado, etc.
Você pode, por exemplo, "Me lembre sempre às 8 horas da manhã de fazer exercício com aquilo que eu tenho em casa. " Ele vai te lembrar e vai te passar exercícios diferentes, então, se você com frequência. .
. E aí cabe a gente entender um pouquinho de processo. Se você com frequência pede informações, né, repetitivas ao ChatGPT, você pode muitas vezes traduzir isso ou colocar isso em tarefas.
Eu queria muito me lembrar agora, mas eu esqueci de cabeça qual que é o nome da ferramenta que faz esse agendamento, né, ou essas atividades de maneira autônoma para você. Só um segundo que eu vou lembrar aqui. Vou consultar meus universitários.
Muito bem, voltei para cá porque eu lembrei. O nome do recurso chama-se Operator, né? Vai entrar aqui no Brasil muito provavelmente como Operador.
Mas você pede algo e ele executa 100% de maneira autônoma. Pessoal, isso é simplesmente fora do comum, fora do imaginável. Ali, que a gente tinha antigamente, para fazer isso, você precisava conhecer muito de.
. . Programação, e agora basicamente qualquer pessoa consegue ter acesso.
Ponto negativo: tarefas já estão em versão Beta. Aqui no Brasil, você consegue na versão paga, de ó, como eu te mostrei, né? Coloquei até aqui para agendar, por exemplo, voos de São Paulo para Istambul, menos de R$ 5.
000 todos os dias. Mande alerta: ele manda os alertas dos voos, né, que estão nesse preço. Então, já está em fase, agora o operador só funciona nos Estados Unidos por enquanto e só funciona na versão de 200.
É bem caro, mas é possível que, com essas informações, essas coisas, lançamentos de A, de psic, etc. , as coisas sejam mais barateadas e quem sabe até entre futuramente numa versão free. Ok, pessoal?
Então, três coisas que vocês podem delegar de maneira muito clara para a criação de documentos, procedimentos ou até comunicação, tá? Procedimentos operacionais, análise de dados. E aí pedi o raciocínio inverso para que você então tenha essas informações em mãos e tarefas no seu dia a dia que você consegue agendar utilizando o próprio ChatGPT.
Preparem-se porque logo menos o operador estará por aqui. Espero que vocês tenham gostado. Qualquer dúvida, nós estamos à disposição.
Eu vejo vocês no próximo encontro. Até lá! Ah!