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Video Transcript:
olá meu nome é carlos eu sou uma pessoa de filosofia e sociologia ea gente está aqui pra mais uma aula do percurso é nossa aula de hoje é sobre natureza versus cultura e sobre o processo de socialização basicamente o que a gente quer dizer quando a gente fala de natureza versus cultura a gente está querendo fazer a diferenciação entre nós seres humanos e os outros animais enquanto os outros animais estão determinados naturalmente e agem por instinto somente nós seres humanos temos influências sociais aprendemos como agir e somos seres de cultura é um exemplo para que
fique mais claro se pegarmos agora por exemplo no japão um bebê que acaba de nascer e mesmo que acaba de nascer na amazônia brasileira lá está no shin e trocarmos esses bebês levados para serem criados 1 com a família do outro o que acontecerá quando esses bebês se tornarem adultos o filho de índios se tornará um japonês como qualquer outro vai comer de haxixe vai falar japonês vai adorar sushi e coisas do tipo enquanto esse japonês que vai ser criado pela família indígena a ser criado uma tribo indígena na amazônia brasileira ele agirá e seguirá
como qualquer outro índio porque com todo esse exemplo porque nós seres humanos a gente não tem já na nossa nascem no nosso nascimento como seremos se seremos japoneses índios brasileiros sul-americanos a gente aprende a ser gente e aprender a ser gente dentro de uma sociedade que tem uma determinada cultura outro exemplo para que fique mais clara essa diferenciação entre os seres humanos e os outros animais se pegarmos também fazendo experiência um ovo de um ninho de pássaro ninho de é por exemplo tv por outro lado pegamos um ninho de joão de barro e trocarmos esses
ovos ou seja o ovo de joão de barro vai ser colocado no ninho de bem-te-vi e um ovo de dente ele vai ser colocado no ninho de joão de barro esses bebês vão nascer esses passarinhos vão ser criados pelas famílias diferentes da sua origem mas quando eles crescerem que tipo de língua eles farão o bebê que a gente tirou do ninho de joão de barro vai fazer nenhum diz joão de barro mesmo ele tendo nascido um ovo de bent num ninho de 20 v e o contrário também o bebê teve ainda tenha sido criado por
para o pai joão de barro vai fazer linho de bem te vi porque porque não importa a influência que eles tenham o aprendizado que eles tenham tido um bem te vi um pássaro um cachorro um papagaio peixe eles já sabem desde o nascimento neles como é ser peixe como é ser um passo como é ser um cachorro diferentemente de nós seres humanos inclusive a diferença é tão grande que no caso deles já nascem cachorro passa anualmente ver nós não a gente tem que se humanizar a gente tem que se tornar seres humanos uma vez que
a gente tem que aprender uma cultura é isso me remete ao caso dos as histórias dos meninos selvagens há vários relatos ao longo da história da humanidade de meninos encontrados meninos ou meninas encontradas e meio vivendo com lobos vivendo com primatas e outros animais e outros casos por exemplo como é o caso do casco house que mostra seres humanos encontrados já uma fase de adolescência na fase adulta mas que tiveram pouco ou quase nenhum convívio social convívio com outras pessoas o que esses exemplos nos mostram no caso por exemplo das meninas logo um fato ocorrido
no século 20 na índia é elas faziam exatamente aquilo que fazemos novo vivendo uma alcateia as duas irmãs a mala e kamala andavam de quatro patas elas levavam à noite tinham hábitos noturnos comiam carne podre como fazem os lobos e em nada se diferenciavam em termos de comportamento ao dos seus irmãos lobos aos lobos que conviviam com ela naquela cartéis é no caso do caso na house por exemplo ele quando foi encontrado apesar de ter por volta de 15 anos ele não conseguia andar não diferenciavam homens e mulheres não sabem se comportar como as outras
pessoas ou seja apesar da aparência física igual ao de qualquer outro seres humanos tanto as meninas lobo quanto o menino selvagem já verón ocorrendo no sul da frança tanto kaspar hauser que ocorreu na alemanha todos eles apesar da aparência física não se diferenciar não se aproximavam dos seres humanos uma vez que não tinha cultura os seres humanos da sua sociedade diferentemente eles se aproximavam sim daqueles animais com os quais eles viviam fazendo aquilo que era comum aquela espécie que os acolheu que os criou essa discussão entre as diferenças entre os seres humanos e os outros
animais entre natureza e cultura ela faz mais sentido para alguns filósofos na verdade alguns filósofos contratualistas o missô e locke que a gente vai estudar algumas aulas na posteriores é eles tentavam pensar o ser humano antes do convívio social na verdade eles pensavam como era como seriam os primeiros seres humanos antes da realização do contrato que teria estabelecido a sociedade e portanto a convivência entre as pessoas é então eles pensavam teoricamente como deveria ser a vida das pessoas no estado de natureza que é como eles chamavam esse momento anterior ao momento social o momento da
sociedade para as ciências sociais e para a sociologia é isso faz menos sentido ou seja pensar um ser humano antes da sociedade para a sociologia o ser humano é o centro social por lá empresa uma vez que a gente só encontra seres humanos exceto esses casos raríssimos e super com controvertidas a gente só encontra seres humanos vivendo em sociedade e portanto já que eles são tão influenciados e aprendem a viver em sociedade o mais importante o foco da sociologia é o estudo das sociedades contemporâneas o estudo da cultura que de alguma forma molda a maneira
como as pessoas vivem a maneira delas pensar em maneiras elas agiram essa discussão entre natureza e cultura nos mostra portanto e esses casos de meninos ou meninas selvagem são fundamentais para nos mostrar isso nos mostram a relevância importância fundamental do processo de socialização nas nossas vidas o processo de socialização humanização a gente entende o convívio ea experiência social que temos gente pode definir de uma forma bem simples processo de socialização o processo a partir do qual vivendo em sociedade a gente adquire a simula incorpora a cultura dessa sociedade na qual a gente vive ou seja
vivendo no brasil a gente aprende a ser gente aprender a ser gente como são os brasileiros vivendo no japão uma comunidade indígena a gente aprende a ser japonês ou índio sem esse convívio social seria impossível para nós vamos humanizados ou seja libertarmos nossas potencialidades humanas a idéia é basicamente o seguinte nós seres humanos somos como sementes fazendo uma analogia a gente é potencialmente uma árvore a gente pode se transformar numa arma na medida em que estiver determinadas circunstâncias a luz solar e umidade outros nutrientes da terra e tudo mais nós seres humanos somos assim também
a gente se humaniza ou seja desenvolve nossas potencialidades humanas o raciocínio da consciência e outras tantas características da linguagem da fala só se vivemos em sociedade só se passarmos pelo processo de socialização só se formos humanizado tá nascemos muito dependentes portanto temos ser criados por outros e na medida em que a gente vai sendo criado a gente vai não só recebendo alimento e as condições necessárias à nossa sobrevivência como também uma série de valores uma série de divisões de mundo uma série de normas de forma de se comportar de forma de agir que vão de
alguma maneira sendo incorporadas em nós nos tornando próprias de nós mesmo influênciando nossa visão nossa relação não só com as pessoas como com todo mundo além disso outro aspecto fundamental no processo de socialização é o que a gente chama de papéis sociais a partir do processo de socialização a gente aprende adquire é assimila liberar alguns papéis sociais ou seja a gente aprende como agir com que papéis interpretar em diferentes contextos da nossa vida seja na infância na idade adulta na velhice seja enquanto o professor enquanto o aluno seja enquanto pai enquanto filho tudo isso são
papéis sociais que a gente adquire a gente aprende como incorporar como interpretá los ao longo do processo de socialização ao longo da nossa vida em sociedade convivendo com outras pessoas outro aspecto fundamental do processo de socialização é que na relação com esses outros indivíduos nesse convívio a gente vai tomando consciência de quem nós somos muito provavelmente as meninas logo a maluca a mala não tinham consciência de quem era zero e de que elas eram diferentes dos lobos por isso que elas faziam justamente aquilo que os lobos faziam sem perceber que elas eram de outra espécie
e que portanto poderiam agir de outra forma poderiam libertar outras potencialidades diferente daquela dos outros é a gente disse também que o processo de socialização ele é ativo na medida em que ao nos relacionarmos com outras pessoas ao mesmo tempo quente é socializado agente socializa é é a idéia é mais ou menos a seguinte em um pai e uma mãe aprendem a ser pai e mãe na relação com os filhos a mesma coisa a gente poderia dizer de um professor é é há tempos atrás não nesses tempos modernos tende a ser professor na relação com
seus alunos direta com eles é a mesma coisa os alunos aprendem a seda estudantes na relação com seus professores e mostra também nessa relação de pais e filhos fica ainda mais claro mas também na relação entre professor e aluno que o processo de socialização de connecta gerações na medida em que a sociedade se estabelece é alguns papéis prioritários para pais e mães professores por exemplo na transmissão dessa cultura para que os indivíduos se tornem socializado se torna então portanto brasileiros alemães japoneses ou qualquer outra cultura do qual gente esteja tratando é a gente costuma dividir
o processo de socialização uma vez que ele dura toda a nossa vida desde o minuto em que a gente nasce até a hora que a gente morre vivendo em sociedade a gente está sendo socializado e socializando ao mesmo tempo nessa relação dialética nesse processo ativo a gente costuma dividir para a simplificação em duas fases até pelas diferenças que existem entre elas uma que seria a socialização primária ea outra seria a socialização secundário a socialização primária ela se dá na primeira infância nos primeiros anos de vida provavelmente por volta dos 456 anos e nesse momento nesse
período da vida a gente tem a família com o principal agente de socialização ou seja nesses primeiros anos de vida o mais comum é que nós passemos a maior parte do nosso tempo vivendo em família apesar do que isso tem mudado também e cada vez mais a escola que seria o agente de socialização por excelência da fase secundário ela tem cada vez mais começado mais cedo para muitos de nós é comum com alguns meses de vida induz indivíduos já estarem na escola uma vez que as mulheres já têm cada vez mais trabalhado ocupada no mercado
de trabalho assim como os homens e fica cada vez mais difícil para os pais estarem presentes e cuidando dos filhos no tempo integral mas a gente foi destacar um agente de socialização como o principal da fase primária agente destacaria a família está ainda que outros participem também nesse processo de socialização e na fase secundária a gente tem na escola e outros agentes socialização e entrando e fazem influi em importantes na transmissão da cultura no processo de socialização dos indivíduos na humanização do sujeito é por agente de socialização a gente considera é grupos ou instituições sociais
que têm um papel preponderante um papel super importante na transmissão da cultura e no cuidado das novas gerações aí a gente pode pensar não só das novas gerações mas que como o processo socialização dura ao longo da nossa vida toda o trabalho também entra que a religião os grupos iguais ou grupos de amigos com os quais a gente convive ea própria mídia quando ele está ouvindo uma música quando a gente está vendo um filme lendo um livro tudo isso a gente recebe parte de nossa cultura tudo isso também faz parte da nossa socialização tudo isso
faz parte da nossa organização é uma questão fundamental também para a diferenciação das fases secundária e primária é que na primeira infância é um momento de grande aprendizado de muito intenso em que a gente vai aprender por exemplo andar a falar à começará a ter essa auto consciência da qual a gente tratou e também uma certa independência para que a gente possa participar de mais grupos e mais convites sociais que são mais característicos da fase secundária que estão aqui nos outros agentes de socialização então só sintetizando a gente associação tanto família escola amigos trabalho mídia
religião e outros grupos com os quais a gente convive grupos ou instituições destacando que na fase primário principal seria família na fase secundária escola o trabalho e outros então em tem muita participação também é isso o processo de socialização e natureza cultura obrigado
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