Nos últimos anos, dificilmente você teve alguma conversa sobre política que não envolvesse o termo "polarização" ou, ainda , sobre como um cenário político do Brasil é extremamente polarizado. Mas o que isso significa? A gente te explica hoje!
Quer aprender mais sobre política? Então, se inscreva aqui no canal do Politize! Toda semana tem vídeo novo sobre política e outros temas essenciais da vida em sociedade.
E vamos para o vídeo de hoje! O termo polarização vem da palavra “polo” que significa cada uma das extremidades de um eixo. Pensemos nos pólos geográficos ou magnéticos da terra, o Pólo Sul e Pólo Norte, eles se encontram em lados diretamente opostos, não é mesmo?
Justamente por essa conotação de “lados opostos”, o termo polarização é muito associado à política, mas ele também existe de forma independente. Por isso, antes de falarmos em política, temos que entender como a “polarização” naturalmente começou a ser usada pela nossa espécie. Nos primórdios da civilização, uma das estratégias mais úteis para preservar a si mesmo era se juntar a outros indivíduos e formar grupos.
Afinal, dá pra entender que dessa forma era mais fácil conseguir alimentos e se proteger de predadores e adversários, por exemplo. Contudo, existia um preço: para ser aceito em um grupo, era preciso se mostrar digno de confiança, e isso exigia lealdade e de certo modo, implicava em abrir mão da própria individualidade para aceitar as normas, crenças e ideias do grupo. Podemos dizer então que para sobreviver fomos “programados” a encontrar uma turma, se adaptar, fazer parte e manter-se fiel à ela.
Por essa razão nos sentimos mais confortáveis em conviver com quem pensa igual a gente. Essa tendência faz com que se criem diferentes grupos, ou seja, naturalmente a polarização Mas por que a polarização pode ser um problema hoje em dia? Vamos pensar sobre como funciona a democracia.
Um dos fundamentos da democracia é que o poder deve ser administrado não por meio da violência, mas pela discussão de ideias e apresentação de propostas para melhorar a vida de todos. E isso requer tolerância e diálogo. Entretanto, quando há excesso de polarização, o diálogo raramente acontece.
Ou seja, se dois grupos estão em extremos opostos do pensamento, qualquer opinião advinda “do outro lado”, automaticamente, passa a ser vista como invalidada. Você já deve ter presenciado alguma situação assim: duas pessoas pensam totalmente diferentes e não conseguem nem conversar, pois nenhuma quer realmente parar para tentar entender a outra. Sem ter tempo para reflexão, construção de ideais e, provavelmente, sem ter tempo de criar um caminho que beneficia mais os dois “lados”.
E por que a polarização política tem ganhado tanto destaque atualmente? Bom, é provável que um grande motivo seja o ambiente criado nas últimas décadas. Esse ambiente é formado por alguns fatores, vamos ver alguns deles.
Primeiro, temos as Redes sociais Com tanta informação disponível nas redes nem tudo chega até nós. Para determinar os conteúdos que iremos ver na timeline do nosso Twitter, no feed do Instagram ou Facebook são usados algoritmos que levam até nós conteúdos e informações que se encaixam com a nossa visão de mundo O problema disso é que acaba nos colocam em bolhas e nós so recebemos informações que reforçam o nosso ponto de vista. E, é claro, que o ponto de vista oposto parece falso.
O segundo fator tem a ver com os políticos e as lideranças. A alta polarização pode favorecer algumas lideranças políticas. Políticos, partidos e grupos mais extremistas se alimentam do descontentamento e da intolerância para ganhar mais apoio às suas ideias.
Afinal, medidas extremas têm maior chance de aceitação quando se vê o outro grupo como um inimigo perigoso que é preciso eliminar, ao invés de um concorrente no debate. Terceiro, como formamos nossa opinião No nível individual, a ciência já descobriu que, em muitos casos, uma opinião formada sobre determinado assunto importa mais do que os fatos relacionados a ele. Ou seja, evidências têm pouco poder para mudar a visão de mundo de uma pessoa.
Chamamos isso de “raciocínio motivado” Isso mostra, por exemplo, por que fake news se espalham com facilidade: elas se aproveitam da nossa vontade de acreditar em notícias que vão de acordo com nossas ideias, independentemente de serem verdadeiras ou não. Bom, depois de tudo que vimos, você deve estar se perguntando: é possível diminuir a polarização no nosso país? A situação é desafiante, mas existem algumas coisinhas que podemos fazer, em relação aos outros e a nós mesmos, para diminuir a polarização e estabelecer um debate mais saudável.
Como, por exemplo, analisar as informações, fatos e evidências, para depois formar uma opinião. Normalizar o diálogo e o debate saudável e, claro, lembrar que empatia é essencial! É muito importante se colocar no lugar daquele com quem debatemos.
Para entender a sua visão de mundo. Bom, depois desse vídeo, conta pra gente aí nos comentários se ficou mais fácil de entender quais os efeitos da polarização na vida em sociedade. Aliás, você quer entender outros conteúdos relacionados à política?
Então, se inscreva aqui no canal, deixe o seu “gostei” e compartilhe com os amigos e a família; Até o próximo vídeo!