ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah bem-vindo ao nosso canal youtube.com falando de início de hoje e uma pergunta que vai dar trabalho para bulli ea nossa super produção foi christian bela exposição parabéns você poderia comentar um pouco sobre a partir de que momento e porque ela campo a sua da menor importância linguística partir dos anos 60 ea quais outras teorias além da loja ele deu ênfase até dar prevalência a topologia ea teoria dos nós um nova home ano um abraço de show lers alberto ramos albergamos então é é conhecida com a
partir final da obra da cana começa com uma introdução desse modelo é dos nós do home anos lá no seminário 19 depois no 20 é mais ainda depois 21 leandro bear depois dos 22 rs depois no 23o sintoma nesse tom depois a 94 no lanço césar não bebo e cinnamon são quatro os seminários né que compreendem então essa parte final e que uma cama muda o seu registro de formalização é ele que vinha até então durante os anos 70 é trabalhando com a lógica não é com os limites da lógica os impasses de formalização para
falar do real para falar do gozo pra falar dada a situação é ele que vinha antes disso trabalhando com a topologia né com os grupos e claro pra falar da teoria dos quatro discursos e antes disso é 0 60 no tempo do retorno froid de 53 63 e leve usando então método ou estrutural baseado na linguística estrutural e antes disso ele vem usando para ações do método fenomenológico com a dialética né no tempo da tese no tempo do tempo lógico no tempo do primeiro lá cantando são vários momentos a gente chega nesse desafio que para
muitos seria sim um momento sintético da obra lacan onde ganha relevo os três registros que fizeram sendo teorizadas ao longo de todo o conjunto da obra mas que aqui então a gente chega numa espécie de meta a teorização a gente tem as noções que se apresentar de forma narrativa depois tem os conceitos depois a gente tem a escrita dos conceitos que são os maternos nem a gente tem a formalização dos matemos né em cima da formalização dos matemáticos uma quem inventou ainda esse modelo baseado nos três anéis nos três touros nos três registros então vamos
pensar né ô ô ô real o simbólico e imaginário eles estão reunidos por um sistema de cruzamentos e de tal maneira que se você corta um anel os três se separam e essa é a estrutura ea propriedade bonomi anna browning viana fundamental é que elas estão unidos de um jeito que se você cortar os três se separam os anéis olímpicos você tem uma montagem dos anéis é que a própria da psicose onde você tem um real o simbólico e imaginar só que se você cortar último os dois primeiros continuam articulados é tão lacan se interessa
por essa por essa propriedade na medida em que aqui a gente vai conseguir responder essa exigência epistemológica que dizer a um nada né a r$1 simbólica imaginário fazem uma unidade mas é uma unidade precária unidade que se desmancha é uma unidade que está sujeita portanto operações de corte o corte tem dupla valência é a operação analítica fundamental é da interpretação da disjunção de demandas né do corte no gozo mas há a discussão a separação e ela também é nos leva para esse registro da nova ligação na nova articulação que é o processo de simbolização ou
de e no andamento que está em jogo nesse modelo que para alguns o modelo clínico em minhas dúvidas de que isso seja de fato um modelo clínico a mais além da idade e do esforço de de síntese é então a uma propriedade importante do novo home ano é que ele ele se distribui com os cruzamentos periféricos e com os cruzamentos nodais e esse cruzamento sem uma ordem então 1 o circuito passa por cima e depois por baixo por cima e por baixo por cima e por baixo é pra você ter uma montagem do home ano
em seu colar que chamou de a trança 2 a 2 sempre se cruzando por cima ou por baixo de um sistema de dupla alternância essa construção da trança e que a gente poderia ler com ela né seis pontos nessas seis em intersecções né elas compreenderiam alastrado seria o momento de constituição do sujeito a gente quiser voltar é dado nova home ano lá pra a teoria do seminário sínteses e teria seminário 6 além disso a gente tem então regiões separadas e religiões e intersecção por exemplo entre o imaginário e o simbólico bacana vai colocar o inconsciente
ali é entre o simbólico e imaginário né mas num dos courts ela vai localizar a emissão então aí a gente tem uma outra tradução nephu real simbólico a gente tem um sintoma e do imaginário real a gente tem angústia então que o placar faz né ele insere nos três registos essas três categorias básicas da psicopatologia psicanalítica floridiana né que é ea angústia e inibição e sinthon uma coisa interessante que há uma espécie de realocação introdução de novos conceitos com esse modelo novo home ano por exemplo ele vai associar o corpo com um imaginário mas ele
vai associar a vida como real ele vai associar a morte com o simbólico ele vai associar o imaginário com aquilo que faz consistência ele vá à social simbólico com aquilo que faz buraco levar social real com aquilo que faz existência ou seja aquilo que está sempre em exterioridade constituindo um laço entre dois desde afora ele vai por exemplo localizar o gozo o outro entre o imaginário eo real assim como ele vai localizar o gozo fálico entre o simbólico eo real ou seja as categorias elas começam a ter assim uma espécie geografia de um de distribuição
mantendo sempre no centro dos três anéis né o objeto a é que seria assim a sobreposição dos três buracos a concentração das três consistência ea a a síntese das três existência portanto o objeto a continua aí como conceito conceito importante né pra esse momento dos surdos anos home antes o sujeito é às vezes apresentado como o tecelão é como aquele que escreve que tece os três registros e em conjunto então a gente pode dizer cada sujeito é e se define pela samarra ações que ele vai criando e as quais ele vai responder ao longo da
sua vida cada um tem o seu rsi então como a gente lê momentos e desencadeamento momentos de crise momentos de transformação corporal ação momentos em que há um de exatamente um desenho andamento que depois pode ou não ser feito então o papel da sublimação papel da escrita o papel da arte papel dos amores então é relido né nesse processo maior de escrita então vamos associar os três registros a hbo home anos com a qual a dimensão da letra é isso que se escreve é isso que não cessa de não se inscrever é a definição que
ela vai dar do real que não cessa decide não se inscrever o real enquanto impossível aquilo que cessa escrever aquilo que pára de se inscrever é o possível aquilo que cessa de não se inscrever é o contingente e aquilo que certos não cessa de se inscrever é necessário então a gente tem essas quatro lógicas da escrita que estão sendo aplicadas as relações entre os nossos três touros os nossos três anéis é muito interessante que há duas formalizações há duas leituras possíveis para o novo home ano o nó planificado é então aí em duas dimensões que
quando a gente escreve ele com essas intersecções e o nó tridimensional né que é por onde ele vai então ler ou nova paranóia no seminário sobre o sintoma é como como um novo emprego então aí de fato a gente não tá mais nesses lançamentos mas a gente está num nó concedido mais trivial né no módulo como uma amarração am continuar né de um fio a si mesmo com dobraduras internas time então apresentado e me parece que o motivo pra que a gente tem essa nova redistribuição é de conceitos do macaé entre outras coisas a idéia
de pensar o real verticalmente né é pensar a partir do real a relação com os dois outros registros sem que isso é textual neste momento a obra do acaso e sem que exista mais hierarquia muitos lêem o primeiro na casa da alcindo bólico em cima do imaginário álbum o primeiríssimo macaé o imaginário sendo pensado a partir do estágio speak então real que estaria em soberania em relação aos outros e isso é textual é um dos das coisas interessantes e você tem sabor ligeiramente na clínica é que a gente tem um problema contínuo de orientação nem
qual é a orientação que define a orientação de cada um dos anéis e de nomeação como é que você no meia que aqui é real ou imaginário e aqui o simbólico é essa é um é um problema que cabe então a ação clínica resolver no seminário 23 sobre o sintoma teste essa hipótese a partir da leitura da obra de joyce e da função que a obra tem na vida desse escritor ele testa hipóteses de que esses três anéis elas permanecem juntos a partir de um quarto é o anel que com corresponderia a um nominando de
ferro os nomes do pai então cada um mantém os três juntos a partir de 1 414 a meo que seria assim e um sintoma que o ph diferente dos sintomas em th que é mais assim uma actividade como a escrita foi pra james joyce espero ter apresentado vocês aí minimamente os elementos dessa dessa última parte da obra do a cam que é a sua teoria dos nós a encomenda vocês também esse trabalho magnífico de colégio o leque é um comentário de lactose e na terceira e já kan que é um dos textos mais importantes para
a gente entender a teoria do nó esse texto é de 1973 quem quiser receber mais fragmentos burrovianus nominativos escriturais aperte aqui em uma pergunta mover essa você vai [Música] ó [Música]