[Música] [Aplausos] Fala aí galera tudo bem com vocês eu sou o Francisco porfiro professor de Filosofia e hoje nós vamos falar sobre um tema muito interessante a estética né mas não é aquela estética lá que trata da pele de cosméticos e de beleza não aliás trata também de beleza sim mas não uma beleza pessoal e sim o que é a beleza dentro das Artes e não só a beleza outros elementos também que dentro de uma forma artística são importantes a estética também pode ser chamada de filosofia da arte Então vamos lá vamos falar sobre estética
na filosofia mas antes né vou deixar aqui para vocês meu recado já deixa aqui o joinha no nosso vídeo se inscreve no nosso canal se ainda não fori inscrito né Ative o Sininho para para receber as notificações e sigam-nos também nas redes sociais né Twitter Instagram Facebook Vamos lá [Música] galera antes de passar pro conteúdo da nossa aula vou fazer um exercício aqui com vocês primeiramente observem esta tela estão vendo aí se chama Judite holofernes foi pintada pelo pintor caravagio tá pintor italiano caravá e observem a composição né ela fala que ela retrata um tema
religioso e talvez no vídeo não fique aqui 100% né para vocês terem ideia dos dos detalhes se vocês quiserem depois ir lá no Google pesquisar lá no Google Imagens essa tela essa pintura ela é belíssima né Eu quero que vocês vejam os detalhes caravagio conseguia pintar lá no século X detalhes né que são matematicamente precisos como veias dos corpos rugas pelos expressões né então são pinturas realistas extremamente realistas algumas já gastas pelo tempo fica às vezes difícil né mas ele conseguiu ali com tinta óleo fazer essa representação certo agora observem aqui essa outra essa outra
obra de arte que é uma escultura do australiano Ron muek tá que é uma de suas cabeças né Essa daqui é a cabeça de R muak R muak ele é conhecido por fazer esculturas hiperrealistas também vou deixar a dica aqui para vocês se você não conhece este este artista né vai lá no Google Imagens faz uma busca lá e Vejam as obras de arte desse cara são magníficas são fantásticas né como que ele consegue expressar tanta realidade com tanto Realismo o corpo humano figuras animais né e figuras que às vezes são até um pouco incômodas
de tão reais ele se você for prestar atenção eu tive a oportunidade uma vez de assistir uma exposição né de obras dele e é magnífico assim e algumas São enormes inclusive imensas tá essa cabeça dele mesmo por exemplo ela é grande Ele tem esculturas ali de que chegam a 3 m de de altura por exemplo né agora olha essa outra obra né que eu acho assim super divertida o modo como ela foi composta que é o a fonte de Marcelo do champ né e é um mictório tá ele tirou o mictório do seu lugar né
é uma expressão aqui do chamado dadaísmo dentro das Artes que tem como marca com essa coisa de tirar objetos do seu lugar de origem e colocar num cenário inusitado e foi o que ele fez né ele colocou o mictório exposto como uma obra de arte em uma Galeria né e assinou e até hoje ele é conhecido por este feito né além de outras obras suas de instalações né que ele também fez de esculturas e tal mas eh olha olha olha a diversidade que a gente teve até aqui né dois um pintor realista um Escultor hiper
realista contemporâneo o pintor do século X né um um artista mul do século XX no dadaísmo aí né nessa nessa composição diferente e por último vou deixar aqui um filme né outro elemento artístico né da chamada sétima arte do cinema né o filme irlandês do diretor Martin scor é aliás um filme que apesar do cumprimento de suas 3 horas me de duração né uma maratona ali para você assistir mas se você consegue maratonar uma série de 10 Episódios você consegue assistir de boa aqui o irlandês porque é um filme muito bom deixa a dica também
para quem gosta de filme de gangster né de filme ali de de máfia e tal assistam esse filme que ele é genial excelente e aliás né ele tem uma composição também com os atores eles fizeram efeitos né geralmente o o a maquiagem ela é utilizada para deixar o ator mais velho quando ele precisa interpretar o papel mais velho aqui nesse filme scores usou efeitos contrários Ele usou a tecnologia é para deixar os atores que já estão já estão né na faixa dos 70 anos com cara ali de 40 50 anos né um filme magnífico também
mas por qu por que que eu trouxe esses elementos aqui por que que eu trouxe eh um um filme uma instalação do duchamp um eh uma escultura uma pintura porque todos têm uma coisa em comum são obras de arte uns prezam mais pela técnica né como o muek ou o caravagio né outro já não é uma questão técnica Mas é uma questão elementarmente conceitual que é o mictório do duchamp né outros já TM uma mistura de técnica com tecnologia com reprodutibilidade que não seria possível existir cinema Sem estudo né que já é o filme irlandês
todos eles são obras de arte todos eles podem ser estudados pela chamada estética ou filosofia da arte pessoal a palavra estética vem do grego aeses que significa percepção sensação tá então a aeses é essa percepção que nós temos essa sensação esse sentido que nós temos e ela está diretamente ligada a um elemento que é o gosto por isso que isso está relacionado à obra de arte né porque nós estamos falando aqui daquilo que você percebe daquilo que você vê das Sensações que você tem com aquilo que você você vê e do gosto aquilo que você
gosta e aquilo que você não gosta aquilo que te agrada e aquilo que não te agrada né hoje existem estudos contemporâneos ligados por exemplo que ligam a a questão de beleza né A beleza tanto em uma obra de arte como em uma paisagem natural ou até mesmo a beleza que você enxerga em uma pessoa que você vê né ligados a elementos cerebrais né que liberam ali os chamados neurotransmissores do prazer né então o o o isso o gosto ele está diretamente ligado ao prazer se a gente for pegar as obras de arte as mais variadas
obras de arte as mais variadas formas de arte a gente entende isso quando a gente fala por exemplo da culinária a culinária é uma obra de arte é uma forma de arte sim né Por que não né a gente lembra muitas vezes de pintura de escultura mas a gente esquece dos elementos que não são visuais que estão ligados por exemplo ao olfato A Arte da Perfumaria ou né ao Paladar A Arte da Ária e é importante por exemplo o gosto de uma comida sim é importante que o visual daquela daquele prato que está sendo feito
ali agrade né que a apresentação agrade a quem vai comer sim né então vejam que está tudo interligado portanto a estética ela vai falar ali sobre a essência e sobre os fundamentos das Artes tá a essência fundamento base né todas as questões que envolvem as mais variadas formas de arte por isso que ela pode ser chamada também de uma filosofia da arte estética ou filosofia da arte tá essa filosofia da arte ela vai tentar entender ali como que se dá essa organização como que se dão essas questões como que está preso aqui os elementos ou
como que estão amarrados os elementos que vão fundamentar as diversas formas de fazer artístico tá é isso que a estética tenta entender é isso que a estética tenta compreender né as discussões a respeito do gosto por exemplo gosto não se discute né E aí vão ter filósofos que vão falar não pelo contrário gosto deve ser discutido né existe um aprimoramento do gosto alguns filósofos vão falar não gosto se gosta e pronto outros vão falar não sim né você vai refinando o seu gosto o que me parece bem plausível né Eu gosto de comer coisas de
Saborear coisas que há anos atrás eu não saboreava né quando eu era criança eu gostava de tomar leite com achocolatado né E hoje né já adulto com quase 30 anos de idade eu já não gosto mais disso já não tomo leite com achocolatado eu já tomo café né Por exemplo eu gostava de certas coisas de comer certas coisas que hoje eu não gosto mais hoje eu como certas coisas que com certeza há 15 20 anos atrás eu não comeria Então vai havendo esse refinamento tá E assim como há um refinamento e um desenvolvimento do gosto
uma pessoa a filosofia da arte ou a estética ela também foi se desenvolvendo ao longo de sua história se a gente for pegar na antiguidade você tinha algumas teorias sobre a estética desenvolvidas ali por exemplo por Platão né e Aristóteles Sócrates Platão Aristóteles aliás nós temos uma aula sobre isso a estética tá para na filosofia de Platão e Aristóteles tá aparecendo o Card aqui para vocês para vocês clicarem tá não deixem de conferir essa aula também tá bem bacana mas veja só na teoria né mais rudimentar por exemplo de Platão eh a estética ela era
algo que poderia Em algum momento ali de alguma forma eh corrompu o ser humano porque algumas formas de arte elas eram simplesmente imitações da realidade então elas não passavam à verdade tá ao passo que outras formas de arte como a música por exemplo poderiam ser complementares para a educação do do homem dentro da da pce fazendo um salto histórico agora saindo da idade média Vamos para o período que na minha opinião é o mais interessante dentro dessa história da estética que é o século XVII é o século XVI ele começa ali um movimento muito grande
que perdura até o final do século XIX também de tentar entender a estética a partir de elementos muito interessantes porque o que está em jogo aqui principalmente né era o chamado romantismo e nós temos autores aqui como freder Schiller por exemplo ou como hilder né o Schiller ele está falando de uma educação estética do homem é uma educação estética uma educação que levaria não só aquele refinamento estético é aprimoramento do gosto mas que para Schiller ela teria aspectos ali de uma vida geral né de um aprimoramento Geral do ser humano Então veja bem o ser
humano com a sua educação estética né ele seria levado ali a novos patamares inclusive do comportamento ético e político né holderlin tá fazendo por exemplo grandes análises sobre a tragédia né e trazendo isso à luz do Romantismo falando principalmente aqui sobre a tragédia grega tá aliás eh o drama trágico né O Chamado drama Barroco alemão Entra muito em cena também e nós temos aqui grandes estudos por exemplo da da filosofia da das tragédias né shakespearianas Eh de tragédias espanholas também datadas ali do século XV do século X né Tem uma análise muito grande muito eh
muito muito bem fundamentada sobre isso agora o mais interessante aqui né Eh são os elementos que entram em cena neste nessa estética romântica tá começa a se falar por exemplo da acepção de Belo Não não é esse belo aí Não não é esse belo não não não não não não é esse não o belo né O que é o belo que não é esse belo né O que é o belo o que é a beleza O que é o belo dentro da obra de arte né como que ele se fundamenta por que que é considerado
Belo além do Belo né aquilo que segundo os estetas do século 18 né Por exemplo get ele vai falar muito disso né aquilo que faa o belo o Sublime né O que seria o Sublime Sublime é aquilo que está né sobreposto que está como se tivesse flutuando Porque nessa concepção o Sublime ele ultrapassa o belo ele está além do Belo dentro da obra de arte ele vai além né e é bom lembrar de uma obra do Yan Wolfgang né que é o Sofrimentos do Jovem verter que é um livro que ficou proibido em muitos países
porque ele estava supostamente ali levando os jovens a cometerem suicídio né uma daquelas obras do ultra romantismo ali que que leva né que leva um sentimento melancólico muito forte do jovem verter eh que não tem o o amor correspondido e que tem uma vida miserável e aquilo tava levando os jovens ao suicídio Tá mas isso vai já entra no Sublime né Isso está além do Belo outro elemento que entra em cena é o pitoresco né que vem de pictor né de pictur e de de pintura tá de elementos da pintura elementos de uma pintura que
devem né aparecer numa paisagem por exemplo que devem ser incorporados nas mais variadas formas de arte seja propriamente na pintura seja por exemplo na literatura então nós temos aí por exemplo a descrição de cenários né longas descrições de cenários dentro do Romantismo levando em consideração o que que era trazido por exemplo por esse pitoresco dentro da obra de arte e nós temos também né isso a estética seja a estética antiga moderna contemporâneo nós sempre teremos as discussões mais Gerais essas discussões Gerais elas dizem respeito por exemplo a criação a técnica né há vários elementos que
compõem a obra de arte né E que você fica na dúvida ali isso é isso não é obra de arte Isso faz parte isso não faz parte até que ponto Isto é criação até que ponto é reprodução por exemplo E aí nós temos aqui os elementos né técnica criação sentimento sentido expressão ou seja técnica aquilo que é empregado para fazer né a dificuldade técnica que se tem para para criar uma obra de arte algumas obras de arte tem uma dificuldade técnica maior outras Menor Mas será que aquela obra de arte que tem uma dificuldade técnica
Menor Ela é necessariamente inferior né então o pintor que consegue por exemplo como caravá que que eu apresentei aqui no começo da aula que consegue representar detalhes mínimos né na sua pintura ou Home consegue n colocar um hiperrealismo ali aquilo tem uma dificuldade técnica tremenda mas um pintor né que vai fazer uma pincelada ali mais leve mais solta ele é necessariamente inferior ou o do chamb que simplesmente criou uma instalação ali com um mictório tirado de lugar Será que aquilo é inferior né talvez em relação à técnica Provavelmente sim mas eh não tem um sentido
um conceito um trabalho conceitual ali por trás que também a torna uma obra de arte digna e de de apreciação e de e de admiração por isso E aí tem os outros elementos como a percepção como a o entendimento dos conceitos né como essa relação estética do ser humano com o seu meio o Emmanuel Kant por exemplo o filósofo ele vai falar né da daquela obra de arte que ela consegue se desprender de conceitos né então ela tem uma beleza por si só que se desprende de conceitos mas você tem obras de arte que estão
necessariamente ligadas a conceitos você tem obra de arte que tem algum sentido por trás você tem obra de arte que simplesmente quer representar uma paisagem ou uma cena ou algo que aconteceu e que não tem um sentido por trás você tem obras de arte que provocam sensações em determinados espectadores e em outros não né mas o O importante aqui o fundamental paraa estética é sempre aquele refinamento do gosto pensar no gosto discutir o gosto e aí eu lembro de uma passagem aqui do Don shot né onde Sancho pansa ali contava a história né do e
de um Vilarejo né em que tinha um um feito ali da cidade um um líder da cidade um chefe da cidade ele foi encontrado dentro da cidade um dois tonéis de vinho né de um vinho muito antigo supostamente muito caro eh e aí o foi feito um desafio né E aí chega um enólogo na cidade para provar os vinhos e ele prova de dois Barris ele faz um teste cego né de dois Barris um supostamente um um que seria muito antigo e muito caro e o outro seria um vinho comum né bom mas comum E
aí ele prova dos dois vinhos e ele fala olha né esse daqui o que era o vinho do teste a Sega é o que era o vinho caro antigo né que supostamente Seria muito bom porque ele estaria envelhecendo há muito tempo e fala Olha esse vinho ele tem suas qualidades tal etc né dá todas as as características lá mas ele tem um tom ferroso de ferrugem desagradável ao fundo né E aí todo mundo inconformado com aquilo falou não não é possível se V né tá tá tá tá muito tempo aqui envelhecendo e tal eles esvaziam
o Tonel de vinho e descobre que lá no fundo tinha uma chave de ferro que estava já enferrujada que estava lá há muito tempo provavelmente tanto tempo quanto o vinho né então o que que esse enólogo tem ele tem um refinamento do gosto um refinamento tão apurado e tão Preciso que ele consegue identificar os mínimos elementos dentro da obra de arte e a estética em geral o estudo de estética ele vem para isso para você conseguir observar uma obra de arte e para além do seu gosto ou da sua primeira impressão você tem um olhar
apurado né ou uma audição apurada ou um Paladar que seja um Paladar um olfato apurado para conseguir determinar né Eh eh para conseguir entender aqueles elementos aqueles elementos que estão por trás e a gente deve lembrar que as formas de arte e de fazer artístico são as mais variadas não é só pintura música escultura né mas a gente e cinema mas a gente pode encontrar também a obra de arte o fazer artístico na fotografia na moda né no Design na arquitetura Eh Ou seja nas mais variadas na culinária na Perfumaria nas mais variadas formas e
técnicas de fazer artístico É isso aí pessoal por hoje é só espero que vocês tenham gostado da nossa aula aí sobre estética assunto bacana n assunto agrado de se falar e vejo vocês numa próxima não se esquece aí hein deixar o joinha no nosso vídeo se inscrever em nosso canal ativar o Sininho e nos seguir nas redes sociais até [Música] mais