E aí [Música] e o livro do profeta Jeremias Jeremias foi um sacerdote Israelita que viveu e trabalhou em Jerusalém durante as décadas finais do reino do sul de Judá Deus não chamou para ser um profeta e advertir Israel sobre as graves consequências de romper sua aliança com ele por meio de sua idolatria e justiça e ele mesmo previu que o Império da Babilônia viria como o servo de Deus para trazer esse julgamento sobre Israel destruindo Jerusalém levando o povo ao exílio e infelizmente as suas palavras se tornaram realidade e é mesmo e ver o cerco
EA destruição de Jerusalém e testemunhou o exílio pessoalmente agora esse livro surgiu de uma maneira muito interessante o Capítulo 36 nos diz que depois de 20 anos de Jeremias pregando em Jerusalem Deus o chamou para coletar todos os seus sermões e poemas e ensaios e escrever luz que foi o quê Jeremias fez quando empregou um escrivão chamado Baruk que escreveu e compilou todo esse material em um pergaminho agora Baruk também reuniu muitas histórias sobre Jeremias e Juntou todas as peças é por isso que dá para ler o livro como se fosse uma antologia uma coleção
de coleções tudo foi organizado para apresentar esse profeta como Mensageiro da justiça e graça de Deus então o livro começa com Deus chamando Jeremias para ser um profeta e ele tem uma dupla vocação ele será um profeta para Israel e também para as nações e suas palavras vão tanto arrancar e derrubar mas também plantar e construir em outras palavras ele vai acusar Israel e avisar os do julgamento vindouro de Deus mas ele também tem uma mensagem de esperança para o futuro essa abertura resume perfeitamente a primeira grande exceção os capítulos de 1 a 24 é
uma coleção de escritos de Jeremias antes do exílio e a ideia Central aqui é que Israel rompeu a aliança com Deus e violou todos os termos do acordo que eles fizeram que estão inscritos natural e de várias maneiras eles adotaram adoração de todos os tipos de deuses cananeus construindo santuários por toda a terra Jeremiah desenvolveu a metáfora da idolatria como um adulto o e usa a linguagem da prostituição promiscuidade e infidelidade para descrever como Israel deu a sua lealdade a outros Deuses Jeremias também acusa repetidamente os líderes de Israel os sacerdotes os reis e os
outros profetas todos se tornaram corruptos eles abandonaram a Torá e a aliança o que levou a um resultado trágico a injustiça social desenfreada as pessoas mais vulneráveis das Comunidades israelitas as viúvas os órfãos os imigrantes estavam sendo usados e maltratados uma violação Clara das leis da Torá e os líderes de Israel nem pareciam se importar então um lugar clássico onde todas essas ideias são Reunidas e no Capítulo 7 é o chamado o sermão do Templo de Jeremias os israelitas estão vindo para adorar o seu Deus no templo como Se Tudo estivesse bem mas fora do
templo eles estão adorando outros deuses e alguns estavam até adotando a terrível prática Cananéia de sacrifício de crianças e então o Jeremias faz o seu o tempo em Popular o Deus de Israel está vindo em julgamento ele vai destruir o seu próprio tempo e punir Israel enviaram o inimigo do Norte Esse é um exército a quem Deus permitiria a conquista de Jerusalém E à medida que você lê você descobre que ele está falando sobre o grande império da Babilônia e tudo isso leva a uma transição no capítulo 25 Israel não voltou para o seu Deus
e assim no primeiro ano do novo Rei da Babilônia Nabucodonosor Deus diz a Jeremias para anunciar que os exércitos babilônicos estão indo em direção a Israel EA todos os seus vizinhos para conquistá-los e levá-los ao exílio por 70 anos ele compara a Babilónia um cálice de vinho cheio até a borda com a ira de Deus Diante de toda a injustiça a idolatria de Israel Deus fará com que Israel e as nações e bebam de se cale-se agora esse capítulo é o segredo do conceito do livro Porque tudo que se segue vai se concentrar no ataque
proveniente da Babilônia primeiro em Israel nos Capítulos de 26 a 45 e depois nas outras nas o capítulos 46 a 50 e um a seção sobre Israel primeiro continha história sobre como Jeremias e implorou a Israel que voltasse atrás como ele os advertiu até o último minuto mas os líderes de Israel continuavam a rejeitá-lo a sessão conclui com uma grande coleção de histórias sobre como Jerusalém foi sitiada e eventualmente destruída pela Babilônia e sobre como Jeremias foi perseguido durante todo esse tempo e eventualmente sequestrado e levado contra a sua vontade para o Egito por um
grupo de Rebeldes israelitas agora bem aqui no meio entre todas essas histórias sombrias de desastre em julgamento está uma coleção de mensagens de esperança de Jeremias para o futuro de Israel então ele pega a previsão de Moisés de que depois de Israel ter rompido aliança e do para o exílio Leia Deuteronômio 30 Deus não abandonaria o seu povo em vez disso ele renovaria a sua aliança com eles e transformaria os seus corações Jeremias desenvolve essa promessa e diz que Deus um dia escrever as leis da Torá o tablet mas sim nos corações do seu próprio
povo ele vai curar a sua rebelião para que eles possam realmente amá-lo e segui-lo plenamente um dia e assim um dia Israel retornará à terra e o Messias da linhagem de Davi virar e é quando todas as nações reconheceram o Deus de Israel como o verdadeiro Deus então desses capítulos mostram que apesar da rejeição de Israel Deus não permitirá que o pecado de Israel receba a Palavra Final pelo contrário a sua própria fidelidade trará o comprimento das suas promessas não importa o que aconteça depois disso encontramos a grande coleção de poemas sobre como Deus usar
a Babilónia para julgar as nações ao redor de Israel ou seja o Egito a filístia Moabe Edom Amon Damasco Raptor mais surpreendente mente os poemas mais longos são salvos para o final eles tratam do juízo vindouro de Deus sobre a própria Babilônia Então embora Deus tenha usado essa nação para executar a sua justiça Deus não endossa a sua violência a idolatria e a Babilônia também estará sobre o padrão da justiça de Deus e assim Jeremias denuncia também o orgulho EA injustiça dessa nação agora a Babilónia exageradamente grande nesses poemas e nos lembra da imagem da
Babilônia de Gênesis Capítulo 11 a Babilônia se tornou nação Rebelde ar que típica na sua glorificação da riqueza e guerra Deus vai dar a essa nação a sua própria destruição o livro conclui com uma história tirada do final do livro de segundo reis ele fala sobre o ataque final da Babilônia a Jerusalém como eles destruíram as muralhas da cidade e queimaram tempo e levaram o povo para o exílio a história mostra como as advertências de Jeremias do Capítulo 1 ao 24 foram cumpridas Mas então o capítulo termina com um conto sobre o rei Israelita cativo
jeoaquim que é o herdeiro da linhagem de Davi e o Rei da Babilônia O libera da prisão e o convida a comer na mesa real pelo resto da sua vida e assim que o livro tem portanto um pequeno vislumbre de esperança isso Lembra as promessas de esperança de Jeremias dos Capítulos e três Deus não abandonou o seu povo ou a promessa de um futuro Rei vindo da linhagem de Davi e assim esse livro contém uma enorme quantidade de aviso de julgamento as palavras finais concluem com uma nota de esperança para o futuro E é disso
que se trata o livro de Jeremias